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Ver Versão Completa : G N V: Vale a pena???



Vítor Martins
17/09/2006, 22:05
Amigos possuidores da Cherokee Sport, gostaria da opinião sincera e verdadeira de quem possui referido veículo, bem como se compensa ou não a instalação do GNV em uma Cherokee Sport. Já ouvi opiniões, a maioria depreciativa em relação ao custo/benefício, danos ao motor, perda de espaço no bagageiro, e outras críticas que, no momento, espero ou não a confirmação. Enfim, vale a pena??? Agradeço antecipadamente a quem responder. Vitor Martins

Ricardo Bambhoo
18/09/2006, 08:52
Eu coloquei e nao me arrependo.

Considerando o litro da gasolina a R$ 2,40:
- na cidade uns 6 Km/L = R$ 0,40 o quilometro rodado.
- na estrada uns 10 Km/L = R$ 0,24 o quilometro rodado

Considerando o m3 do GNV a R$ 1,20:
- na cidade uns 6 Km/m3 = R$ 0,20 o quilometro rodado.
- na estrada uns 10 Km/m3 = R$0,12 o quilometro rodado.

O que não sei dizer é o que acontece a longo prazo com o motor no GNV, se bem que sempre deixo esquentar o motor na gasolina e de vez em quando rodo um pouco na gasolina tb.

Com relação a perda de espaço: mesmo com um cilindro, sobra muito espaço. Se for viajar sozinho ou com mais uma pessoa, cabe coisa pra K7. Tem o espaço dos bancos traseiros que podem ser rebatidos pra frente. Já viajei em 4 pessoas e mesmo assim soquei tudo no porta malas.
Bom, quando penso em reclamar do espaço, lembro do "porta luvas traseiro do Feroza" onde cabia apenas uma barraca, uma bolsa e dois cobertores (este é o espaço total dele !) ...

[]'s

Arbass
18/09/2006, 09:19
Vitor,

Quem defende o GNV diz q a queima do gás é limpa e não produz resíduos e carbonização, portanto aumentaria a vida do motor.
Quem é contra o GNV diz q o gás queima numa temperatura muito mais alta q a gasolina, portanto diminuiria a vida do motor.

Tenho GNV na XJ e acho q a economia compensa.
Meu carro já teve uma série longa de problemas, q não existiam quando comprei, e nenhum relacionado ao uso do GNV.
Pela minha experiência e pelo que vejo no forum, o motor desse carro não é de dar problema, em compensação, outras partes sofrem muito com o desgaste. Como não comprei o carro novo por falta de $$$, assim como a maioria dos participantes do forum, pago pelo tempo de uso do carro. O q me deixa p. da vida é q com o q já gastei poderia ter comprado um carro muito mais novo a Diesel com um financiamento.

Mas essa é minha experiência pessoal. Pode ter sido azar...

Abs,

Fabio SW4 V6
19/09/2006, 09:21
A economia compensa muito, sem dúvidas.
Porém, como minha camionete já tinha gás por uns 4 ou 5 anos, o motor não aguentou. Pois é, tive que gastar R$ 7.000,00 para fazer toda a parte de cima.
Ou seja, compensa na bomba, mas os efeitos, a longo prazo, podem ser ruins.
Agora, se a camionete nunca teve gnv, eu colocaria.
Usa de forma a preservar o motor, ligando o carro e deixando-o esquentar ainda na gasolina, somente depois passando pro gnv. Na hora de desligar, mesma coisa, pouco antes da chegada no destino já passa pra gasolina denovo, para a assim o motor poder trabalhar com líquido novamente, o que ajuda a lubrificar as peças (ou pelo menos diminuir o atrito seco), bem como resfriá-lo.
Há um produto da Bardhal (?) para motores a gnv, que parece interessante, mas qdo escrevi para eles para saber sobre como usar e onde comprar aqui em Porto Alegre, ninguém do atendimento ao cliente me respondeu.
Abço.

csirani
19/09/2006, 09:46
Houvi esses tempos atrás, que o GNV era barato por que se tratava do mesmo gás destinado às indústrias, por isso era subsidiado pelo Governo Federal, mas que pouco há pouco este subsídio ia ser reduzido para a utilização em escala industrial e quanto ao veícular ainda não havia nada a respeito de como se faria a redução deste subsídio.

Obstante a isto, temos a crise instaurada recentemente com o país produtor que invarialvelmente ocasionará a eleveção dos preços, visto que temporariamente a Petrobrás alegou que não tem como canalizar o gás produzido no Brasil. (nem se sabe ao certo se ele vai atender a demanda)

Se realmente o gás veícular for o mesmo daquele importado para a indústria, eu vejo que independente das questões técnicas, essa questão dos valores é o principal ponto a se preocupar, visto que daqui há pouco, investe-se na instalação do kit e o preço eleva-se de forma a não compensar mais.