Conectar

Ver Versão Completa : CL2205D será que aguenta Perkins 4-203?



hpnardino
17/09/2006, 18:18
Em meio a desistencia do AP, sobrou o cambio CL2205D do cheva, este tem boa relação de marchas, mas será que o bicho aguenta o perkinho, este é com injeção direta e tem 22 mkgf de torque e 70 cv, motor da D10, o que originou a duvida é que o motor diesel tem torque em baixa rotação diferente do motor agasolina.
E agora?
Vendo e compro outro cambio mais resistente?
Compro o maldito kit da dee tec e arrisco quebrar ele?
Ou será que ele aguanta o motorzinho, e me deixa feliz com uma 5ª (1/0,837)?
[] com duvidas cruéis

José Augusto
17/09/2006, 20:59
hpnardinho, pelo manual do CL2205, a versão D aguenta 12.6 kgfm de torque, as versões A,B,E aguantam 29.8 kgfm, a versão C 19 kgfm e a F 10.8 kgfm.

Se eu fosse vc não arriscava, um motor AP gasolina/alcool com torque em alta até é mais dificil de quebrar, mas diesel de baixa rotação uma encostadinha no acelerador e o torque vem todo, a quebra é bem mais provável.

hpnardino
17/09/2006, 21:29
Então vou ter que arruma outro cambio mesmo né.
Qual seria bom para este motorzinho?

GH
17/09/2006, 21:54
Clark 260F 4m!!

Eta cambiozinho bem bom!

hpnardino
18/09/2006, 11:39
Opá, este cambio é aquele da f-350 antiga?

DinoGuimaraes
19/09/2006, 01:43
tenho um desses pra vender inclusive, é um cambio animal, o 260F é o da c20, f1000, etc....
ah e tenho tbm um de maveco 4M (q é quase igual ao 260F) so muda a relaçao se nao me engano, esse entro hje, tem q abrir e ver se esta tudo bom, sei q ele é bem longo, tem q ser motor bem forte.
abraço
publicitarioo@hotmail.com
qqer coisa
estamos ai.

hpnardino
19/09/2006, 21:28
Pessoal está a venda um cambio CL2205D, 5 marchas clark.
Relaçães de marchas:
1° 3,746 : 1
2° 2,157 : 1
3° 1,378 : 1
4° 1,000 : 1
5° 0,837 : 1
Ré 3,815 : 1
Preço: R$350,00.
O cambio vem com capa seca, alavanca, perinha de luz de ré, rolamento e garfo da embreagem.
Qualquer duvida estou a disposição.

hpnardino
19/09/2006, 21:30
Dinoguimarães,
Você não pegaria o meu cambio CL2205D no negocio?

pcervieri
19/09/2006, 22:28
tenho um desses pra vender inclusive, é um cambio animal, o 260F é o da c20, f1000, etc....
ah e tenho tbm um de maveco 4M (q é quase igual ao 260F) so muda a relaçao se nao me engano, esse entro hje, tem q abrir e ver se esta tudo bom, sei q ele é bem longo, tem q ser motor bem forte.
abraço
publicitarioo@hotmail.com
qqer coisa
estamos ai.
Pede quanto no 260F Dino?? Ta bom o cambio?
Um abraco.
Paulo

DinoGuimaraes
20/09/2006, 15:22
o cambio é o 240F, e nao o 260F
é mais pesado que o 260, e mais forte, estava em um motor 608 turbinado (pra ter ideia do torque q ele aguenta)
mas o preço é de 1100 reais,00,
esta em otimo estado o cambio.
tem um cara que comprou uma f600 de exercito e talvez utilize este mesmo, portanto se alguem tiver interesse me avise com antecedencia.
abraços

pcervieri
20/09/2006, 20:37
o cambio é o 240F, e nao o 260F
é mais pesado que o 260, e mais forte, estava em um motor 608 turbinado (pra ter ideia do torque q ele aguenta)
mas o preço é de 1100 reais,00,
esta em otimo estado o cambio.
tem um cara que comprou uma f600 de exercito e talvez utilize este mesmo, portanto se alguem tiver interesse me avise com antecedencia.
abraços

Ele e parecido com o 260 f??
Uso um adaptador da deeptec na caixa de transferencia do willys, sera q serve nele?

DinoGuimaraes
21/09/2006, 00:49
um parecido com esse 260F é o do maverick. q dizem ser a versao mais antiga desse 260.
pra ele vc tem q colocar uma chapa atraz e prender a reduçao, coisa facil de fazer tbm.
abraço

pcervieri
21/09/2006, 02:02
[QUOTE=DinoGuimaraes;291645]um parecido com esse 260F é o do maverick. q dizem ser a versao mais antiga desse 260.
pra ele vc tem q colocar uma chapa atraz e prender a reduçao, coisa facil de fazer tbm.
abraço[/QUO

Qual o modelo desse cambio, e clark?

hpnardino
21/09/2006, 18:34
hpnardinho, pelo manual do CL2205, a versão D aguenta 12.6 kgfm de torque, as versões A,B,E aguantam 29.8 kgfm, a versão C 19 kgfm e a F 10.8 kgfm.

Se eu fosse vc não arriscava, um motor AP gasolina/alcool com torque em alta até é mais dificil de quebrar, mas diesel de baixa rotação uma encostadinha no acelerador e o torque vem todo, a quebra é bem mais provável.
José Augusto, de que manual você conseguiu estas informações, pois o minuscolo motor do chevette já tem este torque 12,6 mkgf ABNT a 3200 rpm.
E aqueles caras que colocam motor de opala em chevettes os famosos chepalas, os caras não trocam o cambio, não sei o torque de um motor de opala, mas é bem maior que 12,6mkgf.

DinoGuimaraes
22/09/2006, 02:33
[QUOTE=DinoGuimaraes;291645]um parecido com esse 260F é o do maverick. q dizem ser a versao mais antiga desse 260.
pra ele vc tem q colocar uma chapa atraz e prender a reduçao, coisa facil de fazer tbm.
abraço[/QUO

Qual o modelo desse cambio, e clark?



nao deu tempo de ir ver a peça, mas hje sexta dou uma passada la e vej se ja foi aberto para verificaçao do estado.
abraço

José Augusto
22/09/2006, 13:42
José Augusto, de que manual você conseguiu estas informações, pois o minuscolo motor do chevette já tem este torque 12,6 mkgf ABNT a 3200 rpm.
E aqueles caras que colocam motor de opala em chevettes os famosos chepalas, os caras não trocam o cambio, não sei o torque de um motor de opala, mas é bem maior que 12,6mkgf.

Tirei do manual do cambio!
Veja as figuras abaixo.

[]'s passando as fontes.

hpnardino
22/09/2006, 18:20
Tirei do manual do cambio!
Veja as figuras abaixo.

[]'s passando as fontes.
Não consigo entender como este cambio aguenta um opala 250, pois os caras usam estes cambios nas adaptações. Na figura da para ver Nm (tá meio apagado), sera que estamos comparando unidades de medida diferentes?

José Augusto
22/09/2006, 20:40
hpnardino, a grosso modo para transformar Nm para kgfm é só dividir por 10 (na verdade 9.8, fica um pouquinho maior).

[]'s explicativos

hpnardino
24/09/2006, 13:30
José Augusto,
Dados:
1kgfm=9,8N
Torque do CL2205D= 12,6 Nm
Torque 4-203= 22 mkgf

Então:
Torque CL2205D passando mkgf ficaria 12,6/9,8= 1,29 mkgf
Então comparando 22 mkgf contra 1,29 mkgf (fudeu!)

Está certo isso?

[] ainda com duvidas.

José Augusto
25/09/2006, 13:14
hpnardino, quase, a transformação é assim:

Dados:
1 kgf.m = 9.8 N.m
torque admissível do CL2205D= 126 N.m
torque máximo do perkins 4203= 22 kgf.m

Então:
Torque CL2205D passando kgf.m ficaria 126/9.8= 12.9 kgf.m
Então comparando 22 kgf.m contra 12.9 kgf.m (fudeu!)

Isto está certo!

Vale um explicação, o torque admissível no cambio depende do estado dele e mesmo assim temos um fator de segurança em cima, isto quer dizer que o torque máximo é uma referência, pode ser que ele aguente um pouco mais.
O torque máximo do motor é um dado do motor "novo" original, este tb pode ser que já não esteja atingindo este valor, o que aproximaria um do outro.
Se o cambio que vc tivesse fosse o CL-2205C, poderia ser que esta relação pudesse passar batido (19.4 para 22), mas no seu caso 12.9/22 = 59% é muita coisa.

hpnardino
25/09/2006, 17:30
hpnardino, quase, a transformação é assim:

Dados:
1 kgf.m = 9.8 N.m
torque admissível do CL2205D= 126 N.m
torque máximo do perkins 4203= 22 kgf.m

Então:
Torque CL2205D passando kgf.m ficaria 126/9.8= 12.9 kgf.m
Então comparando 22 kgf.m contra 12.9 kgf.m (fudeu!)

Isto está certo!

Vale um explicação, o torque admissível no cambio depende do estado dele e mesmo assim temos um fator de segurança em cima, isto quer dizer que o torque máximo é uma referência, pode ser que ele aguente um pouco mais.
O torque máximo do motor é um dado do motor "novo" original, este tb pode ser que já não esteja atingindo este valor, o que aproximaria um do outro.
Se o cambio que vc tivesse fosse o CL-2205C, poderia ser que esta relação pudesse passar batido (19.4 para 22), mas no seu caso 12.9/22 = 59% é muita coisa.
Opá, o raciocinio certo com dados incorretos, muito obrigado pela aula José Augusto, e pela paciência.
[] entendidos agora

Edgar Oppitz
26/09/2006, 14:34
Olá...

Tô com o mesmo problema... Também uso um Perkins 4-203... E a caixa original do Willys que tinha foi pro espaço... Já tava pensando em trocar por causa da final, penso numa caixa com a 5ª desmultiplicada... A clark 2215 seria uma boa?! Aguenta o perkinho?!

vlw..

José Augusto
26/09/2006, 16:52
Edgar, esta caixa CL2215 é praticamente uma evolução da CL2205E só que com a ré sincronizada (não corre o risco ao arranhar a ré de danificar a 5a marcha), é uma caixa muito boa e aguenta o perkinho com folga.

Edgar Oppitz
26/09/2006, 18:55
Olá José Augusto!

Obrigado pela dica... Vou acabar com essa caixa mesmo... Me informaram que eu precisaria de um flange para adaptar no Perkinho... é isso mesmo correto?! Sabe onde consigo esse flange?!

Agradeço desde já!

[]'s

hpnardino
26/09/2006, 19:28
Edgar, eu estou instalando agora o 4-203, e estou meio cabreiro, comprei o motor e agora surge o montoeira de duvidas, você não teria como mandar umas fotos da sua adaptação, e relatar como se comporta esse motor no cj, eu comprei o motor pelo preço ser bom com um bom torque mas agora preciso instalar.
Recorrendo ao José, novamente, a relação da CL2215, a 5ª não é 1/1 também?
[] cheio de duvidas e querendo aprender

José Augusto
26/09/2006, 20:07
Quanto a flange não sei dizer, não conheço os detalhes do 4203, mas acho estranho pois o 4236 e o Q20b pelo que sei é plug and play com estes cambios da linha GM.

Em relação ao CL2215, ele é over drive (5a desmultiplicada ou "louca"), as informações quanto a relação das marchas vieram do próprio Fórum :

1a) 3.92:1
2a) 2.27:1
3a) 1.43:1
4a) 1.00:1
5a) 0.83:1 - a 5a muda de uma aplicação para outra.
ré) 3.56:1

Edgar Oppitz
26/09/2006, 20:20
Ola José Augusto!
A relação das marchas eu não sabia, obrigado, era isso mesmo que precisava, mais longa! ;)
Quanto ao flange, fiquei sabendo que precisava, mas isso eu dou um jeito, em jeep sempre se dá um jeito! heheheh

Hpnardino,

Quanto as fotos, posso te mandar sim, vou providenciar fotos mais específicas para ti... não só por cima, vou tirar de detalhes dos calços, espaços... te mando um book...
Gosto bastante do motor.... O torque, indiscutível, ignorante! ;) Vibração tem sim, diesel, sabe como é.... O grande problema é a relação, tem que ser longa, to com problemas, não tenho velocidade final, pretendo resolver isso com a caixa nova agora!
Vejo meu jeep esse final de semana... Daí tiro as fotos e te mando ok?!

hpnardino
27/09/2006, 08:17
Edgar, será de grande ajuda meu amigo, eu também vou atrás de um cambio desses CL2215, qual é a relação de diferencial que vc está usando, o meu esta com 8/43, muito curto, estou pensando em algo como 11/43 (acho que é essa a relação).

Edgar Oppitz
27/09/2006, 11:48
Hpnardino

Vou providenciar as fotos pra ti! Acredito que segunda feira consigo te mandar.
Quanto ao diferencial, uso esse tb 8/43, acho que é o original... Vou ficar com esse por enquanto, primeiro o freio a disco.. hehehe... depois talvez troque os diferenciais!

[]'s

hpnardino
27/09/2006, 12:40
Edgar, qual é a velocidade final que vc esta atingindo com o 8/43 e qual pneu vc usa?

hpnardino
02/10/2006, 11:51
Blz Edgar, conseguiu as fotos, estou com outro problema é o carter, do meu é um puto quadradão, cobe uns 30 litros dentro, vou ter que fazer outro, de que tamanho?

hpnardino
02/10/2006, 11:58
Hpnardino

Vou providenciar as fotos pra ti! Acredito que segunda feira consigo te mandar.
Quanto ao diferencial, uso esse tb 8/43, acho que é o original... Vou ficar com esse por enquanto, primeiro o freio a disco.. hehehe... depois talvez troque os diferenciais!

[]'s
Blz Edgar, conseguiu as fotos? Estou com outro problema, é o carter, do meu é um puto quadradão, cobe uns 30 litros dentro, vou ter que fazer outro, mas de que tamanho?