offroad
16/09/2006, 21:35
http://www.estado.com.br/editorias/2006/09/16/ger-1.93.7.20060916.8.1.xml
vi no estadao ...
"A polêmica sobre a importação de pneus usados ganhou mais um capítulo ontem. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou uma moção contra dois projetos que permitem tal comércio. Um deles tramita no Senado. Outro, na Câmara dos Deputados. No documento, integrantes do Conama recomendam que o governo envie ao Congresso um projeto de lei que proíba a importação de resíduos. Para conselheiros, o texto deve incluir tópicos que garantam as restrições à importação.
A manifestação é semelhante a documentos formulados pelo Conselho Nacional de Saúde e o Conselho de Cidades. Especialistas são contrários à importação. Afirmam que ela traria riscos ao ambiente e à saúde. O pneu é um produto de difícil degradação. Na União Européia há normas rígidas sobre seu descarte. Ao mesmo tempo em que países desenvolvidos sofrem esta pressão, aumenta a campanha para que o Brasil importe tais produtos. Em tese, para serem usados em segunda mão.
Apesar da opinião contrária de especialistas, no Congresso há uma corrente que defende a importação. Há menos de dois meses, o projeto prevendo a liberação do produto importado foi aprovado na Câmara, mas a votação acabou sendo anulada. O envio do projeto pelo governo seguiria também a linha defendida internacionalmente. Num processo na Organização Mundial do Comércio, o Brasil defende a proibição da importação de pneus reformados e rebate a acusação feita pela Comunidade Européia de que tal impedimento seria uma tática protecionista de comércio."
vi no estadao ...
"A polêmica sobre a importação de pneus usados ganhou mais um capítulo ontem. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou uma moção contra dois projetos que permitem tal comércio. Um deles tramita no Senado. Outro, na Câmara dos Deputados. No documento, integrantes do Conama recomendam que o governo envie ao Congresso um projeto de lei que proíba a importação de resíduos. Para conselheiros, o texto deve incluir tópicos que garantam as restrições à importação.
A manifestação é semelhante a documentos formulados pelo Conselho Nacional de Saúde e o Conselho de Cidades. Especialistas são contrários à importação. Afirmam que ela traria riscos ao ambiente e à saúde. O pneu é um produto de difícil degradação. Na União Européia há normas rígidas sobre seu descarte. Ao mesmo tempo em que países desenvolvidos sofrem esta pressão, aumenta a campanha para que o Brasil importe tais produtos. Em tese, para serem usados em segunda mão.
Apesar da opinião contrária de especialistas, no Congresso há uma corrente que defende a importação. Há menos de dois meses, o projeto prevendo a liberação do produto importado foi aprovado na Câmara, mas a votação acabou sendo anulada. O envio do projeto pelo governo seguiria também a linha defendida internacionalmente. Num processo na Organização Mundial do Comércio, o Brasil defende a proibição da importação de pneus reformados e rebate a acusação feita pela Comunidade Européia de que tal impedimento seria uma tática protecionista de comércio."