Ver Versão Completa : Câmbio 260F e FSO 2305
Pretendo instalar um motor diesel em meu jeep CJ 79 (MWM Sprinter 2.8), e após pesquisar verifiquei que dois câmbios bons para serem utilizados com esse motor são o 260 F e o FS0 2305.
Afinal, qual a diferença entre ambos?
Qual é o melhor para esse motor?
Qual é o melhro para se utilizar com a reduzida da Toyota?
Para essa reduzida há a necessidade de flange?
Obrigado a todos.
Antonio.
Antonio,
São diferentes, o 260F tem 4 marchas e o 2305 tem 5.
Se vc quer robustez e baixo custo, prefira o 260.
Foi usado até pelos Maverick V8 e é muito forte. Muita F-1000 e C-20 antiga ainda levam 1000 kg nas costas por aí, com esse câmbio.
Eu usei em minha ex-Camper por bastante tempo, com a reduzida da Toyota acoplada. Show de bola! Conjunto extremamente forte e com reduzida.
Pra acoplar, vc tem que usar o flange que já existe para o 260F p/acoplar ele à reduzida de Willys.
Daí tem que fazer o entalhado do 260 na medida e padrão de estria da Toyota;
Além disso, precisa refurar o flange e mais algumas coisas, mas não é muito difícil de fazer.
Pro motor 2.8, é uma ótima opção.
Não conheço bem o 2305, mas ouvi que é um cãmbio mais frágil.
Mas uma outra opção, bem mais fácil de adaptar, é o conunto completo da Band, de 4 ou 5 marchas. Na capa seca de C-20, encaixa muito fácil.
Eu iria nesse.
.....Daí tem que fazer o entalhado do 260 na medida e padrão de estria da Toyota........
Gustavo,
Uma duvida...vc retrabalho as estrias do eixo ou mandou fazer um eixo totalmente novo? :pensativo:
[]'s8-)
pcervieri
16/09/2006, 21:07
Tambem estou utilizando esse cambio no meu jeep, um Cj 5 com motor 4.3 V6, ainda nao intalei o conjunto mas me disseram que esse cambio e muito bom. Vou utilizar um pneu agricola 12,5 x 80 Aro 18.
Obrigado aos amigos pela colaboração.
Gustavo,
essa flange a que você se refere para adaptação entre o 260 F e a reduzida da toyota, por acaso, é aquela da Deep Tec?
Essa flange, como você já falou, é própria para a reduzida Willys. Não existe uma já pronta para a reduzida Toyota?
Você me deu outra opção que seria usar o câmbio Toyota (4 ou 5 m) e a reduzida Toyota. O câmbio Toyota se adapta no motor MWM Sprint 2.8 ?
Esse câmbio Toyota (4 ou 5 m) é melhor (mais resistente) que o 260 F, para o Jeep?
Você saberia me dizer as relações de marchas do câmbio 260 F?
Um abraço.
Antonio.
Pcervieri,
você está usando um motor 4.3 V6. Como é o consumo desse motor?
Um abraço.
antonio.
pcervieri
17/09/2006, 11:47
Ai depende do pe ne!
Na verdade ainda nao ta totalmente pronto.
Mas acho que nao vai beber muito nao, tinha uma blazer com esse motor e ela fazia uns 8km/l andando na moral.
Se finca o pe o bicho pega, ai vai pra 5 km/l
Hélio,
O eixo entalhado do 260F é imenso, muito comprido;
Para acoplar este cãmbio a uma tcase willys ou Toyota, o procedimento mais adequado é cortá-lo no tamanho certo (câmbio + tcase) e reestriá-lo no padrão da tcase a ser usada.
Depois disso, é aconselhável temperar o eixo inteiro, para aumentar sua resistência.
Antonio,
A flange comprei na Fenajeep, não sei se é da Recuperg, Ensimec ou Deep Tec.
É feita para tcase Willys; para acoplar a Toyota, tem que ser retrabalhada, precisa algum critério, mas dá para fazer.
Sinceramente acho muito mais fácil colocar o conjunto completo da Toyota 4 marchas.
Encaixa quase perfeitamente na capa seca GM.
E, pelo que sei, a capa seca também encaixa no MWM 2.8.
A relação de primeira do 260F é de 4,22:1.
A quarta é de 1:1. Não lembro a segunda e terceira marchas.
No câmbio Toyota, a primeira é mais reduzida, algo em torno de 4,8:1.
A segunda também é mais reduzida que a do 260F, mas terceira é praticamente igual e quarta marcha é igual.
Sim, com certeza o câmbio Toyota é mais robusto que o 260F.
Mas tem peças bem mais caras, na eventualidade de uma manutenção.
A vantagem é que voce não dependeria muito de adaptações.
Elmer_Jeep
18/09/2006, 10:26
Sinceramente acho muito mais fácil colocar o conjunto completo da Toyota 4 marchas.
Encaixa quase perfeitamente na capa seca GM.
Gustavo, vc poderia explicar o que seria esse "quase perfeitamente" estou pensando em montar no meu novo CJ um motor GM 6bocas com cambio/t-case Band.
[]'s
Elmer,
O estriado do eixo pilto é idêntico.
Só precisa fazer um (ou dois, não lembro...) novo furo na capa seca e esmerilhar um pouco a capela por baixo.
A impressão que dá é que esse câmbio já foi utilizado nesse motor...
Segundo li em algum lugar, as primeiras Band vendidas aqui, antes de usarem motores a diesel, usaram motores GM 6 cil.
Vai que é barbada!
Elmer_Jeep
18/09/2006, 10:42
Legal, obrigado pela dica, vou arrumar uma capa-seca GM pra conferir nos cambios Band que tenho aqui.
Sobre o lance das primeiras Band/Land Cruiser o motor gasolina 6 cilindros era TOYOTA 2F, muito parecido com o GM261 (das antigas C10).
Tem uma série antiga também das Land Cruiser(made in usa) que saiu com um GM V8 e cambio/t-case Toyota.
[]'s
Gustavo,
você sabe se o câmbio Toyota 4m é maior que o 260F. Será que ele cabe, junto com a reduzida Toyota, no CJ, em conjunto com o MWM 2.8?.
Um abraço.
Antonio.
Cabe sim.
Eu uso no meu CJ3 e com motor 4.1 (6 cil.)!
José Augusto
18/09/2006, 20:20
Antonio, o FSO-2305 tem 4 modelos, A até D, a faixa de torque máximo varia no A/B 42 kgfm, no C/D 38 kgfm.
Dependendo do modelo são os cambios que equipam os troller as Silverado e algumas Grandblazer com o MWM 4.2 6cc, a fama de frágil deve vir dessa última, onde o torque limite, aliado ao peso resultou em algums casos de quebra e fez a GM trocar por um cambio mais pesado (acho que o ZF-S5420).
No MWM 2.8 o FSO-2305 é plug and play, a piradiesel, fornece o conjunto (cambio+tcase) de toyota já pronto, mas já adianto que não é barato.
Não sei se o conjunto cabe no CJ, mas acredito que sim.
DinoGuimaraes
19/09/2006, 01:07
eu tenho uma reduzida toyota pra veder heim, ano 95, em otimo estado, e preço bom...
abraços
ps: publicitarioo@hotmail.com
dalmo cruz torres
16/11/2007, 00:46
reavivando o tópico.Será que os amigos poderiam me dar umas informações?
Sobre o cambio 240v dos engesa, ele é o mesmo que saiu nas D-40? Até que torque ele aguenta com segurança?
E o 260F, até qual o torque que ele aguenta? Para instalar esses cambios no MWM2.8 quais as peças a usar?
Elmer_Jeep
16/11/2007, 11:17
240V tem a opção de 5ª e aguenta muito mais que o 260F , pra usar ambos no sprint vai ser necessário a capa-seca da C20 com alguns pequenos ajustes.
[]'s
dalmo cruz torres
16/11/2007, 11:30
Ajuste na capa seca Elmer? E o conjunto platô disco de embreagem qual usar?
Elmer_Jeep
16/11/2007, 11:57
Veja bem, sobre a capa seca é coisa mínima já que a face de contato com o cambio é plug and play, o ajuste que falei seria na façe de junção com o motor, segundo vários amigos que já adaptaram mwm sprint nas viaturas a capa seca GM é a ideal pra esse motor.
Sobre o kit de embreagem acredito que o da própria D20 serve perfeitamente visto que alguns proprietários de Troller 2.8 utilizam esse kit sem problemas (com a vantagem de ser mais robusto que o conjunto original do sprint).
Anotou a receita?
[]'s
Dalmo, não há maiores problemas para o encaixa da capa seca da C20 no MWM Sprint, veja no tópico do meu jipe...
Pessoal,
Estava dando uma olhada em um 2305, e pelo que ví o velocímetro dele é elétrico... Existe alguma possibilidade de ligar um velocímetro a cabo nele? Ou vou ter que partir pra um velocímetro elétrico tipo Cronomac?
[]'s
lostensos
01/08/2009, 08:37
zoega, procure o pinhao que liga essa caixa das pickups F1000 o F4000 se nao me engano.
Esse cambio parece se o do troller 2004, e mudamos num engesa com algo assim.
Tem o miolinho com sensor de rotação, tira o conjunto completo, se der para desmontar vc vai ter que é uma adaptação em um antigo dessas pickps... bom nao tenho fotos nem mais detalhes, mas tenho essa dica...
Victor 4x4
28/09/2009, 20:37
Olá pessoal, permissão para entrar no topico.
Esses cambios e reduzidas de que vs estão falando,
aguentam uma RURAL ou F-75 com motor MWM SPRINT 6 cilindros F250?????
Qual o custo das adaptações??
Agradeço desde já
abs
Elmer_Jeep
01/10/2009, 10:05
Olá pessoal, permissão para entrar no topico.
Esses cambios e reduzidas de que vs estão falando,
aguentam uma RURAL ou F-75 com motor MWM SPRINT 6 cilindros F250?????
Qual o custo das adaptações??
Agradeço desde já
abs
Se for o FSO 2305B pode ser que aguente pois saiu de fabrica nas silverado mwm.
Aqui nessa empresa tem um kit pra adaptar reduzida da band: http://www.piradiesel.com.br/
[]'s
Sadlowski
27/12/2012, 19:52
zoega, procure o pinhao que liga essa caixa das pickups F1000 o F4000 se nao me engano.
Esse cambio parece se o do troller 2004, e mudamos num engesa com algo assim.
Tem o miolinho com sensor de rotação, tira o conjunto completo, se der para desmontar vc vai ter que é uma adaptação em um antigo dessas pickps... bom nao tenho fotos nem mais detalhes, mas tenho essa dica...
Boa noite Pessoal...
Alguém tem mais informações sobre esta adaptação??? será realmente possível?? pelo que vi é possível fazer a troca no ZF S5-420, mas no eaton tenho minhas dúvidas.
Vlw pessoal
Boa noite pessoal.
Eu irei colocar na minha rural um cambio EATON FSO 2305B com saída eletrônica, (sensor). Pretendo procurar um velocímetro digital para adaptação. Eu conheço aqui duas pick ups - D-10 e F-1000 que têm esse câmbio. Os proprietários fizeram autênticas ginásticas mecânicas para transformar o contador de giros em mecânico, (talvez para manter a originalidade), eu me cansei só de ouvir o relato das manhas para montar o pinhão mecânico, resumindo: se for remodelagem da viatura torna-se viável o sistema eletrônico.
NEUDO
Marcoscj5
31/12/2012, 11:14
Neudo, vc vai colocar qual reduzida com este cabio toyota ou wilys mesmo, tem como postar fotos?
Boa noite pessoal.
Eu irei colocar na minha rural um cambio EATON FSO 2305B com saída eletrônica, (sensor). Pretendo procurar um velocímetro digital para adaptação. Eu conheço aqui duas pick ups - D-10 e F-1000 que têm esse câmbio. Os proprietários fizeram autênticas ginásticas mecânicas para transformar o contador de giros em mecânico, (talvez para manter a originalidade), eu me cansei só de ouvir o relato das manhas para montar o pinhão mecânico, resumindo: se for remodelagem da viatura torna-se viável o sistema eletrônico.
NEUDO
Neudo, vc vai colocar qual reduzida com este cabio toyota ou wilys mesmo, tem como postar fotos?
Marcos, eu vou montá-lo com caixa de transferência Engesa, é um modelo divorciado, saiu na D-10/20 e em outros veículos militares. A montagem é simples, usa-se um pequeno cardan de acoplamento - caixa de marchas>cx. de transferencia 4x4.
Hoje a melhor solução é: um câmbio com a 1ª trator (acima de 5,98:1).
Os câmbios sem "over-driver" são sempre 1:1 na 4ª ou 5ª e um motor com 80 cv para cima é a mistura perfeita, porque vc elimina a caixa Willys que é um mecanismo fraco, projetado nos anos 40 e incompatível com as exigências das performance atuais .
Sadlowski
02/01/2013, 22:08
Boa noite pessoal.
NEUDO
Fala Neudo,
Eu estou com algumas cartas na manga.
Caso eu não consiga alguém que faça a conversão do velocímetro original da F-75 mecânico para eletrônico, tentarei a opção da cronomac, que é o velocimetro para o fusca que tem uma extrema semelhança ao da F-75 ( que vai até 200 km/h e tem tbm o contagiro): http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=547&category_id=394&option=com_virtuemart&Itemid=2
. porem teria que ver se eles fazem eletronico.
Caso eu não consiga desta forma, irei procurar algum sistema de adaptação, até mesmo mandar usinar as engrenagens se for necessário e ficar viavel.
Caso este modo não fique viavel, acho que optarei pela opção que encontrei no eBay : Cable x 3012 Cable x 30 Electronic VSS to Mechanical Speedometer Drive GM | eBay (http://www.ebay.com/itm/Cable-X-3012-Cable-X-30-Electronic-VSS-To-Mechanical-Speedometer-Drive-GM-/230905577528?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item35c30b8038&vxp=mtr)
Mas vamos ver pois ha muito chão até lá e vamos e convenhamos que a solução do eBay parece ótima, mas o preço....
abrasss
Elmer_Jeep
03/01/2013, 10:50
Fala Neudo,
Eu estou com algumas cartas na manga.
Caso eu não consiga alguém que faça a conversão do velocímetro original da F-75 mecânico para eletrônico, tentarei a opção da cronomac, que é o velocimetro para o fusca que tem uma extrema semelhança ao da F-75 ( que vai até 200 km/h e tem tbm o contagiro): http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=547&category_id=394&option=com_virtuemart&Itemid=2
. porem teria que ver se eles fazem eletronico.
Caso eu não consiga desta forma, irei procurar algum sistema de adaptação, até mesmo mandar usinar as engrenagens se for necessário e ficar viavel.
Caso este modo não fique viavel, acho que optarei pela opção que encontrei no eBay : Cable x 3012 Cable x 30 Electronic VSS to Mechanical Speedometer Drive GM | eBay (http://www.ebay.com/itm/Cable-X-3012-Cable-X-30-Electronic-VSS-To-Mechanical-Speedometer-Drive-GM-/230905577528?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item35c30b8038&vxp=mtr)
Mas vamos ver pois ha muito chão até lá e vamos e convenhamos que a solução do eBay parece ótima, mas o preço....
abrasss
Cronomac não faz velocímetro eletrônico, somente com cabo convencional.
A Guster tem modelos de velocímetro eletrônico digital e de ponteiro, ambos funcionam por sensor que é um pequeno ima que vai fixado na roda, simples de instalar e totalmente confiável, já instalei vários aqui em Jipes, Fuscas, etc.
de ponteiro
VO-31 – VELOCÍMETRO COM PONTEIRO | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/vo-31-velocimetro-com-ponteiro/)
Digital
VO-50 – VELOCÍMETRO COM ODÔMETROS TOTAL E PARCIAL | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/vo-50-velocimetro-com-odometros-total-e-parcial/)
Digital com RPM
MF-70 – MULTIFUNCIONAL | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/mf-70-multifuncional/)
[]'s
Sadlowski
04/01/2013, 23:44
Cronomac não faz velocímetro eletrônico, somente com cabo convencional.
A Guster tem modelos de velocímetro eletrônico digital e de ponteiro, ambos funcionam por sensor que é um pequeno ima que vai fixado na roda, simples de instalar e totalmente confiável, já instalei vários aqui em Jipes, Fuscas, etc.
de ponteiro
VO-31 – VELOCÍMETRO COM PONTEIRO | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/vo-31-velocimetro-com-ponteiro/)
Digital
VO-50 – VELOCÍMETRO COM ODÔMETROS TOTAL E PARCIAL | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/vo-50-velocimetro-com-odometros-total-e-parcial/)
Digital com RPM
MF-70 – MULTIFUNCIONAL | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/mf-70-multifuncional/)
[]'s
Então Elmer,
A Guster é uma opção que eu estou deixando em standBy, irei consulta-los pra ver a possibilidade de eles alterarem o velocímetro original da F, mantendo o visual original. aki na cidade vizinha tem um pessoal que só trabalham com velocímetros (consertos, voltar Km de painel, adaptações), tbm irei consulta-los.
Quanto a cronomac, é uma pena eles só trabalharem com a linha mecânica, pois adorei aqueles da linha volks.
Vlw pelo Toque,
abrass