PDA

Ver Versão Completa : Preparação De Motores Vw 1600 A Ar



Alexandre STZ
15/09/2006, 16:50
Aí Galera!

A tempos ando aqui pelo forum e nunca vi nada sobre preparação de motores! tenho uma gaiola com motor 1600 2 carburadores e tava afim de dar uma fuçada no menino! sei lá! trocar comando! taxar cabeçote! enfin! não sei bem o que fazer pra ter um resultado legal sem gastar muito!

Por favor me deem algumas sugestões!

Abraço

Alexandre

SERGIO-HJR
15/09/2006, 20:35
po...to na mesmo duvida que vc !
mas eu quero potencia...nao velocidade
me falaram de coloca o kit sp2 ou sp1, mas ai e velocidade
vc pode colocar tbm o escapamento dimensionado
tbm ouvi dizer de colocar carubrador de passat ou outra carro que eu nao lembro
quem souber alguma coisa fale
[]'s

zoega
15/09/2006, 20:38
O problema de trocar comando é que tem que abrir o motor, aí a mão de obra fica meio cara...
Mas existem algumas boas opções de comando pros Vw a ar, a SOBE tem vários modelos e graduações. Aí tb se usa uma polia regulável.
E tem também o famoso P33, que dizem ser o comando original da VW mais forte, tem gente usando esse comando em speedy.

Taxar o cabeçote tb é uma saída, já que os motores originais tem 6,8:1 de taxa se não me engano. Se taxar os cabeçotes vai ter que encurtar as varetas tb.

Fazer algum trabalho no cabeçote tb, polindo os dutos, fluxo, aumentar as valvulas, fazer ângulos...

Aí tb tem a parte de ignição, substituir o platinado por uma ignição eletrônica, usando bobina de 2 pinos do Gol MI (aquela quadradinha) que é mais forte,uma opção boa, funcional e barata. Aì tb se dá uma adiantadinha no ponto né, hehehe.

Isso tudo partindo do principio que seu motor esteja em boas condições (anéis, pistões, camisas, valvulas, compressão, etc).

Aí tb tem os kits da mahle para aumentar a cilindrada, nitro, turbo...hhehe

andre veiga
15/09/2006, 23:32
Oi
Tenho uma gaiola com este motor.
Uso um carburador do opala 6cil. DVF 446, com giclagem 27 e esguichos tbm menores, mas não me lembro quais, uso ainda uma bobina do gol gti antigo.
Enquando estou em baixa para média rotação ela é óóóóótima mas em alta parece que falta motor para a gasolina jogada nele...

Me disseram para, trabalhar dutos, trocar comando etc....
Mas... ganhei uma cx de verona 1.8 (ap transversal) e tenho um motor ap 1.6a alcool... com o mesmo carburador...
Acho que essa nova ideia vai ficar + barata quer abrir meu 1.6 a ar (ele tem uns 300km rodados apenas).

Se valer fica a dica... tbm aceito para minha nova ideia... hehe

abraços e boa sorte

DSCAIXETA
16/09/2006, 02:10
E aí galera,
Desculpem a pergunta, mas é que eu estva pensando isto hoje mais cedo, antes de ter gaiola eu andava de moto ( DT e RMX ) as duas dois tempos, na época falava-se que se mistura-se óleo de rícino ou naftalina no tanque melhorava o desempenho da moto, será que isto é realmente verdade? e se colocar no tanque da gaiola? fica mais forte? funde? se alguem souber alguma informação sobre isto me de uma ajuda, to querendo fazer um teste, mas to com medo de estragar o motor.......
Tenho uma gaiola AP 1.6 gas e um fusca baja 1.6 ar camara baxa.

Se isto funcionar pode ser um jeito bem barato de adicionar alguns cavalos de potência em nossas viaturas.

Fico no aguardo.............

SERGIO-HJR
16/09/2006, 04:33
me falaram esses dias de alguma mistura para colocar com a gasosa...
vou pesquisar e posto aki...
mas tem um amigo meu que tem uma jog, e ele conseguiu uns 2 litros de gasolina de aviao, dizendo ele que misturava um pokim, e ficava mto bom...
deve se conversa
[]'s

zoega
16/09/2006, 12:38
Aqui tem dá pra conseguir gasolina azul de avião. Custa R$3.60 o litro.

Tem aqueles oktane booster da STP, que vc mistura na gasolina normal, aumentando a oktanagem. Acho que custa R$12,00 cada frasco de se não me engano.

Quanto a naftalina, são mtas lendas né... Já ví mta gente falar que anda muito, mas é uma vez só, depois funde tudo. Já ouví dizer tb que a naftalina qdo misturada a gasolina, ela forma uma substancia que entope tudo, principalemente bicos injetores de carros com injeção. No programa caçadores de mitos, uma vez testaram tb, mas parece que não deu ganho não...

Quem quiser experimentar tb, dá pra colocar nitrometano. O pessoal lá de fora costuma usar em corridas e dragsters. Mas sei que é altamente inflamável, toxico, caro e dificil de conseguir....

SERGIO-HJR
17/09/2006, 00:24
Bem...por enquanto preciso arrumar meu motor que vive dando errado,
vou coloca essa bobina de gol mi e tbm o escapamento dimensionado
Como por exemplo hoje, tava andano e a embreagem acabo...meu amigo que tbm tava de gaiola teve o cabo estragado, mas a minha foi tudo eu acho.
E tem uma pergunta que eu queria deixar aki, o que pode ser, quando estou descendo um morro ou uma descidona, ou eu piso na embreagem (tralma da falta de freio que aconteceu um dia) ou coloco neutro, mas sempre em alguns lugares ela apaga, o que pode ser ?
E tbm tem otra, minha gaiola esta voltando muito as marchas, voltando pra neutro, o que e isso tbm ?
Obrigado

zoega
17/09/2006, 11:56
Quanto a apagar pode ser algo em relação ao relevo do terreno X nivel do carburador. Por exemplo numa descida, o nivel de gasolina dentro da cuba pode ir pra um lado só, aí o carburador não consegue pescar gasolina, só ar, aí o motor morre. Mas talvez não seja a unica justificativa pra estar morrendo, a minha dificilmente morre...

Quanto a voltar as marchas pro neutro, tá com cara de se algo do cambio mesmo hein... Como estão os engates das marchas?

Uma outra questão que eu gostaria de deixar é que no meu caso, quando passo dentro do rio, com o nivel de agua cobrindo o cambio, tem horas que acaba a embreagem, fica só patinando a embreagem e nada de patinar as rodas. Aí eu fico preso no rio, mas é só sair no seco que a embreagem volta ao normal. Será que é embreagem já indo pro brejo? (ela é praticamente nova)

truog2003
17/09/2006, 12:37
Estou montando uma gaiola apartir de um kit da DTM de BH ... tem um tempinnhoi que corro atrás das receitas de preparação vou mandar anexo algumas legais que consegui ... tem pra todos os gostos .... e bolsos ... eu particuarmente vou usar esta do arquivo "veneno_leve_1600_este_aqui" foi a que achei mais adequado por praticamente otimizar a mecânica original ... aumenta bem a pot. sem prejudicar tanto o torque .... sem garantias .... é só a título de sugestão - USE COM MODERAÇÂO ... ok ? :-D

andre veiga
17/09/2006, 12:44
Oi Pessoal

Qto. à Naftalina e oleo de ricino, nos motores 2t posso dizer que é só uma m... a naftalina detona o carburador, o oleo era usado para dar um cheiro parecido com um outro usado pelas motos de cross há uns 15 anos... so o cheiro.

Octane booster... numa Yamaha WR200 que tive não percebi nenhum efeito. Mas a gasolina Podium pura e ou mistura da gaolina de avião com a "normal" fazem um bom efeito com acelerações mais fortes, limpas e redondas.

Uso a pódium pura ou até 50% 50% na minha saveiro 1.8mi e o efeito é o mesmo além de ficar ligeiramente + economica.

Com relação à gaiola apagar, nas minhas duas contecia isso, acho que tem a ver com a trepidação da caixa, tem um colega que soldou o motor e a caixa de forma que eles não tenham nenhum movimento lateral, melhorou nas arrancadas em especial em subidas fortes mas não sei se no caso do motor apagar.

Não entendi, se tem trauma de falta de freio, porque não desce sempre engrenado?

Abraço

SERGIO-HJR
17/09/2006, 19:34
Não, eu disse trauma porque uma vez um, quando comprei, levei pra uma geral.
Quando eu tava andano com um amigo meu, numa descida gigante com um lago no final, o freio acabou comigo, e como era a 1° vez que isso acontecia desesperei, sorte que eu tava de 2°, ai tirei o pe da embreagem e ele desligou a gaiola. Purisso que sao raras as vezes que coloco neutro pra descidas, mas ja estou mais esperto com essas coisas hoje em dia.
O que tinha acontecido era que o freio colou no fundo e nao voltava, ai arrumou e nao deu problema + (acho que era a mola que fazia ele voltar). Agora quanto ao cambio vou ver isso e tentar resolver, essa semana vai passar 24h na oficina pra arruma o cambio que deu problema ai agente ja olha isso. valeu ae
[]''s

andim
14/07/2014, 18:22
Bem...por enquanto preciso arrumar meu motor que vive dando errado,
vou coloca essa bobina de gol mi e tbm o escapamento dimensionado
Como por exemplo hoje, tava andano e a embreagem acabo...meu amigo que tbm tava de gaiola teve o cabo estragado, mas a minha foi tudo eu acho.
E tem uma pergunta que eu queria deixar aki, o que pode ser, quando estou descendo um morro ou uma descidona, ou eu piso na embreagem (tralma da falta de freio que aconteceu um dia) ou coloco neutro, mas sempre em alguns lugares ela apaga, o que pode ser ?
E tbm tem otra, minha gaiola esta voltando muito as marchas, voltando pra neutro, o que e isso tbm ?
Obrigado



Bom o caso da marcha ficar escapando , pode ser o calço de cambio que quebrou o deve estar com o parafuso solto , a minha gaiola aconteceu a mesma coisa , em terrenos muito esburacado ela escapava a marcha!!!