PDA

Ver Versão Completa : Óleos do Motor, Transmissão e Diferenciais



Ribeiro
29/02/2004, 22:48
Amigos,

Acabei de comprar uma Hilux 2.8 CD 96 4X4 diesel (aspirada) e recorro a ajuda dos amigos p saber qual o óleo indicado p o motor, caixa e diferenciais. Li aqui no forum sobre a "Borra Assassina", gastaria de ter a opinião de vcs.

Abraços, Ribeiro

nepomuk
02/03/2004, 14:39
O óleo de motor que eu uso é o SAE 40, mas é aceitável o 30 ou 15w40.
Para Transmissão e diferenciais usar o SAE 90 ou aqueles "especiais" coloridos que custam "um pouco" caro demais.

Reengraxe as cruzetas, lubrifique a suspensão e é só jogar do barranco.

Abraço

Ribeiro
02/03/2004, 15:27
Prezado amigo,

Como a Hilux esta com 104 mil km (originais, pois era de meu vizinho) vc acha que seria conveniente "lavar" o carter com o tal STP antes de trocar o óleo para evitar a Borra assassina no futuro? O óleo que vc usa é o Ursa 40? Aquele filtro que separa a água do diesel troca-se com quantos km? Desculpe tantas perguntas, mas é meu primeiro veículo diesel e, confesso, ando meio perdido nos itens de manutenção.

Abraços, Ribeiro

nepomuk
02/03/2004, 16:02
Essas dúvidas são muito comuns quando adiquirimos o nosso primeiro DIESEL, mas com o tempo você vai ver que não é tão complicado quanto fazem parecer.

Infelizmente é dispendioso. Não tem jeito, vai grana mesmo.

Não vejo necessidade em "lavar"o cárter, tendo em vista que quando ele é vazado, leva junto quase toda a borra, e se você trocar a cada 5000km vai evitar o acúmulo. Evite trocas de óleo com bomba de sucção.

É aconselhado trocar os filtros de combustivel e óleo aos 5000 também, entretanto eu troco a cada 10.000 pois já ouvi fabricantes que garantem que eles duram até 15.000 tranquilo num motor bem regulado.

Eu uso o Ursa 40, mas estou pensando em passar para o 30 que é o mesmo efeito e mais barato.

Abasteça sempre perto de estradas ou em postos que você costuma ver caminhões de grande porte. Eles conhecem aonde o Diesel é bom.

De resto, numa Hilux acredito que você não vai precisar mexer muito. Como acabou de comprar e já tem uma boa Kilometragem, te aconselho levar numa concessionária e pedir uma vistoria para evitar surpresas (principalmente porque vc não sabe o pau que ele já pode ter levado). Ë investir agora pra sossegar no futuro.
Vou mandar meu Band 97 no final de semana para um Check-up

Aurélio
14/03/2004, 17:58
Ribeiro,

Como a sua Hilux já passou dos 100.000 quilômetros rodados, a primeira coisa a ser verificada é a correia dentada. Se foi trocada, ok; se não troque imediatamente. Se o antigo propeitário esboçar qualquer dúvida sobre o assunto, não vacile: troque e compre ORIGINAL.

Depois disso, bomba injetora. Revise bombas e bicos. É melhor gasar uns R$500,00 reais agora do que "morrer" com bem mais do que isso depois.
Eu não sei em que cidade vc está, mas procure um bombista idôneo e que seja conhecido. Não se arrisque em "curisosos"

Depois, vem os óleos: Para o motor 15W40, para os diferenciais e caixa de marchas e tranferências, consulte o Manual do Proprietário.
Na minha SW4 os óleos da caixa de marchas, de transferência e diferencial dianteiro, 75W90. Para o diferencial traseiro, que é bloqueado, 15W140.

Abra o carter e limpe a peneira da bomba de óleo; abra os diferenciais e observe ao drenar os óleos se há limalha em excesso. Se houver é sinal de desgaste acentuado dos rolamentos ou das bengalas.

Essas medidas simples, lhe garantirão uma Hilux confiável por mais 100.000km com certeza, pois, Toyota é Toyota e a resistência delas e durabilidade, desde que bem manutenidas, são as melhores.
Ah!, ia me esquecendo: prepare o bolso, pq se tiver que trocar peças....
[]'s

Valdir
02/07/2004, 14:44
Amigos,

Acabei de comprar uma Hilux 2.8 CD 96 4X4 diesel (aspirada) e recorro a ajuda dos amigos p saber qual o óleo indicado p o motor, caixa e diferenciais. Li aqui no forum sobre a "Borra Assassina", gastaria de ter a opinião de vcs.

Abraços, Ribeiro

para o motor; independentemente da marca troque por um oleo que seja no minimo API CF-4, mais baixo que isto é jogar grana fora
esta sigla normalmente esta na embalagem

Daniel RJ
24/08/2004, 20:16
Na minha SW4 os óleos da caixa de marchas, de transferência e diferencial dianteiro, 75W90. Para o diferencial traseiro, que é bloqueado, 15W140.

Como posso saber se o meu carro tem diferencial bloqueado. Tenho hilux 94 CD

demil
08/08/2006, 12:32
olá a todos! Daniel eu tbém sou toyoteiro novo e vou responder sua pergunta como um amigo respondeu-me em outro tópico: é só levantar uma roda e tentar girar com as mãos, se mesmo fzdo muita força não conseguir é porque é bloqueado.
Vou aproveitar p/ tbém fzer uma pergunta aos amigos + experientes:
-Qual a dif. entre óleos hipóides e multipurpose?

Minha dúvida é porque no manual da sw4 97 diz que pro diferencial dianteiro óleo hipóide 75w-90 e para a caixa de trasnsf. multipurpose 75w-90.

André 4Runner RJ
08/08/2006, 13:02
olá a todos! Daniel eu tbém sou toyoteiro novo e vou responder sua pergunta como um amigo respondeu-me em outro tópico: é só levantar uma roda e tentar girar com as mãos, se mesmo fzdo muita força não conseguir é porque é bloqueado.
Vou aproveitar p/ tbém fzer uma pergunta aos amigos + experientes:
-Qual a dif. entre óleos hipóides e multipurpose?

Minha dúvida é porque no manual da sw4 97 diz que pro diferencial dianteiro óleo hipóide 75w-90 e para a caixa de trasnsf. multipurpose 75w-90.

Desculpe a INGÜINORANÇA!!!

Levanta uma só roda, deixando a outra em contato com o solo???
Ou levanta pelo meio, no diferencial???

Abs,

André

demil
09/08/2006, 19:38
É melhor levantar uma só, deixa a outra no solo. Se levantar as duas vai ter q pedir pra alguém segurar a outra.

J.Carlos
18/08/2006, 19:03
Tenho uma hilux SR5, e utilizo no motor óleos Ipiranga Brutus T5 , categoria 15W40, e também o Castrol Tection 15W40. Ambos são óleos modernos que atendem pefeitamente as necessidades inclusive possuindo substância detergente que limpa o motor. Filtro de óleo é trocado a cada 5.000 Km , juntamente com o óleo. Pode apostar que é uma boa dica....

joarezw
19/08/2006, 23:11
Pessoal, sou novo na área... mas temos algo em comum... sou TOYTEIRO de carteirinha... tenho um HILUX CD 4x4 ano 97 (sempre foi minha). Com exatamente 200.000 Km resolvi instalar um kit turbo... a "cabrita" simplesmente virou num "bicho" anda pra caramba... só que antes fazia até 12km/litro hoje está fazendo 8, 8,5 no "pau da goiaba"... é normal essa queda toda???

Lembro que hoje ela está com 302.754Km, uso ULTRAMAX VISCUS, troco a cada 10.000km: óleo, filtros (ar, motor e combustível).

Não baixa uma gota de óleo. O detalhe é o consumo... as vezes penso em tirar o turbo mas quando pego a estrada e algumas subidas... quem não tem turbo sabe como é...

Alguém tem esse carro com turbo não original???

Abraço a todos.

Joarez W.
Florianópolis SC.

joarezw
19/08/2006, 23:14
Desculpa ai José Carlos... acho que postei a mensagem anterior no lugar errado... Abraço.

rafaelgdl
22/08/2006, 10:59
Joarezw

pode naum ser somente o turbo o motivo do alto consumo viu???
vc tinha q ter notado a diferença de consumo logo após ter instalado o turbo, pois agora jah complica, pois tem tambem os bicos injetores q podem estar comprometidos, tem os filtros de ar, e tbm a bomba injetora!!!
o certo seria dar uma olhada nos bicos, ja troquei os meus e a diferença foi enorme no consumo, de 8 para 12,5 km/l...

eh isso!!!

AlfPrym
09/11/2009, 10:10
Desculpe a INGÜINORANÇA!!!

Levanta uma só roda, deixando a outra em contato com o solo???
Ou levanta pelo meio, no diferencial???

Abs,

André
Tenho uma hilux 3.0 2001/2002 com diferencial bloqueado e para saber basta erguer a trazeira do carro com a caixa emponto morto e girar uma das rodas trazeiras, se a outra girar para o mesmo lado, o diferencial é (positivo) ou bloqueado, quanto ao óleo, se o diferencial for bloqueado o oleo da caixa é diferente do diferencial, e não for bloqueado o oleo da caixa é o mesmo do diferencial, isso tem no manual.