PDA

Ver Versão Completa : Chegando a beira da represa na Serra do Piloto em Mangaratiba!!!

wnicolino
15/09/2006, 13:53
Fala pessoal,

No feriado de 7 de setembro subi a serra do piloto a partir de mangaratiba atrás da represa (acho que de ribeirão das lages). Fui subindo, pergunta aqui e ali, erra pra cá e pra lá, cheguei no caminho. Depois de seguir uns tres km com uns atoleirozinhos de nada cheguei em uma casa num final de trilha sem ter como prosseguir. saltei da viatura, fui em direção da casa, ai vi que pela esquerda, totalmente coberto por mato tava lá a continuacao da trilha, bem escondido e fechado mesmo. Inspecionei, fui entrando devagarzinho, muito mato mesmo dois atoleiros que eu fiquei com medo de ficar preso ( como tava sozinho com meu filho acho que ia levar uns dois anos pra ser resgatado hehehe) mas fui seguindo com uma pequena dose de imprudencia e acabei chegando em uma cachoeira por onde a gente passa com o carro por cima com bastante firmeza (tudo filmado e documentado) e depois fui sair realmente a beira do lago da tal represa.
O visual é lindissimo e dois habitantes que passavam na trilha comentaram que aquela "estrada" seguia margeando a represa e a linha de transmisão elétrica até Angra!!! Deu vontade, mas sem guincho, sem comida e sozinho acho que ia ser fria. mas deu vontade de seguir. Alguem conhece esta travessia, alguem com guincho e saco quer um dia tentar?? Tá feito o convite!!
Abcs em todos!!

Daniel Engelbrecht
15/09/2006, 14:44
Não tenho guincho, mas topo tentar um dia, é só combinar! :concordo:

wnicolino
15/09/2006, 15:04
Valeu Daniel, vamos deixar o tópico por aqui ver se alguem mais se habilita ou se alguem conhece esta passagem. Mas tb sou da Tijuca e a gente pode depois combinar no papo. tenho um Vitara quase original, mas acho que dá pra passar, sozinho é que é dificil né???
Vamos esperar um pouco, de qq modo vi que vc tá combinando a Bocaina dia 23 e eu vou para o encontro de Rio Bonito. Depois a gente ve, tenho andado muito pela serra do piloto pq meu pai me dá apoio em Muriqui!
valeu já tá semicombinado!!!

Abcs

rafael.hh
15/09/2006, 16:03
Amigos,

Gostei da empreitada. Podem contar comigo e com a Dolores nesta missão. :concordo:

Já vou pilhar nosso amigo Ney, conterrâneo de Niterói.

vcs acham quer será uma trilha média que tende à pesada? se puder, manda umas fotos ou videos (pode ser link youtube)

abs!!!

Santoro
15/09/2006, 16:28
Opa, tou ae tb na dispo , moro em vargem grande , qlq coisa e so da um tok ein gente .

Daniel Engelbrecht
15/09/2006, 17:12
A gente pode começar a deixar umas sugestões de data para esse passeio. Pra mim só não rola 7 e 8 de outubro. E 23 de setembro, que vai ter bocaina. O restante é passível de acordo.

wnicolino
16/09/2006, 07:05
Valeu,
Vou postar as fotos e o vídeo, mas não vou poder colocar hj pq tenho uns compromissos e como nunca usei o youtubes vou ter que aprender rsrsrs. Mas acho que a trilha tende a ficar média, na verdade o que impressiona é como o mato tomou conta dela, quase escondeu. Mas os habitantes dizem que houve vezes de passar muitos jeeps por lá, só não lembram há qto tempo.Aguardem um pouco que eu tenho o maior interesse em construir este passeio!!
Em tempo, achei o nome Dolores o máximo!!!!

wnicolino
16/09/2006, 08:55
Pronto, coloquei no youtubes : pode buscar tag nicolino conta wnicolino ou nos links abaixo:
Agora me deu um trabalhinho fazer este UPLOAD, espero alguns comentários Ok!!!!
Vamos marcar uma data, pra mim já pode depois do dia 29 set!!!

http://www.youtube.com/watch?v=nymEOfRxRmY

http://www.youtube.com/watch?v=emTfc0oDDGQ

http://www.youtube.com/watch?v=o9rdsteCO-A

djalmab
16/09/2006, 09:52
Ainda mais que é e mais expedicao do que quebradeira de Jipe..

lurich
16/09/2006, 10:01
Tb to dentro qd quiserem é so chamar.Moro no Recreio.

Augusto Braga
16/09/2006, 18:16
Um passeio legal é subir pela Serra do Matoso aqui em Itaguai e sair na Serra do Piloto, se quiser esticar mais um pouco pode seguir em frente e pegar uma trilha que sai atras de Lídice, passando pela saida da Trilha do Chorão. Teve um dia que fiz este trajeto e desci p/ estrada velha até Angra, foram 4 horas rodando devagar.

Não esqueçam que dia 21/10 vai ter o Encontro do Campo Grande, aqui em Itaguai, a trilha eo passeio vão ser em Fazendas na Serra do Matoso.

Abrs.

wnicolino
17/09/2006, 06:50
Bom pessoal, para a tristeza do Daniel nos próximos fins de semana os únicos que posso são o do dia 7 e 8 de outubro e o do dia 14, como o do dia 14 é o do feriado(estradas cheias etc.) talvez seja melhor dia 7(sábado), mas aguardo o pessoal se pronunciar pois se para todos o feriadão não tiver problemas, pra mim tudo bem. Aguardo pra saber quem prefere qual dia.
A trilha começa a 20Km(estrada de terra) de Mangaratiba, que por sua vez, fica a 110Km do Rio pela rio santos. Sugiro partir do rio em um dos sábados as 7 ou 7:30 da manhã, chegar em mangaratiba cerca de 9:00hs e começar a trilha lá pelas 9:30.
Vamos ver qual é o dia de preferência , vamos votar!!
Outra coisa, preciso saber dos recursos das viaturas, principalmente se alguém tem cinta, hi-lift ou guincho. Para mim a trilha apesar de fechada com mato, tá mais para expedição mesmo, vi muito atoleiro mas passei sem qualquer dificuldade, até por que se for quebradeira eu desisto no meio(a viatura é a única que tenho rsrsrs). Aguardo as adesões.

Rogério Barthy
19/09/2006, 15:11
Passo uma vez por mês pela Serra do Piloto para ir à Mangaratiba e voltar para Resende, mas.. faço essa trilha de Pálio e agora gostaria de ir com a minha valente viatura "Preguiça".
Para participar, terei que marcar um ponto da serra para encontro, já que estarei vindo do lado contrário (Rio Claro).
Gostaria de saber em que ponto se sai da estrada principal para começo dessa trilha.
Estarei livre após a trilha do dia 23/09 Bocaina via Lidice.
aguardo contatos para confirmação.
Rogério

Daniel Engelbrecht
19/09/2006, 17:03
Bem, se resolverem ir dia 14 eu posso. Manterei-me informado!

rafael.hh
19/09/2006, 17:37
videos irados! o lugar é muito bonito!:concordo:

ratifico minha confirmação. minha band não tem nenhum aparato do tipo guincho, cinta etc... mas tem muita disposição. e como o nome diz (essa é pro wnicolino que gostou do nome), Dolores remete a idéia de uma mulher muito guerreira, sabe?

conte com a gente! por enquanto não tenho restrição com as datas apresentadas. se possivel, que não seja no dia 8/10, pois é meu aniversário, sempre rola um almoção familia... mas digo logo: se tiver que ser, vou curtir muito "parabéns pra vc off-road"!

abs!!!

wnicolino
20/09/2006, 10:42
Pessoal acho que o melhor seria então no dia 14 out sábado pois atenderia o Daniel que foi um dos primeiros interessados e mais empolgado, e o Rafael com a sua Dolores. para mim tb fica ok por que o difícil do feriadão fica por conta da quinta e do domingo.
Quanto ao colega Rogério que viria de Rio Claro, o melhor local seria no restaurante da Dona Santinha, lá no povoado bem no meio do caminho já perto de Mangaratiba. mas depois dou mais detalhes.
Vou me manter organizando o passeio e creio que só precisamos mesmo é conseguir uma cinta!!! Na pior das hipóteses eu compro uma. A trilha tá bem fechada mas tirando alguns atoleiros o piso parece firme, as grandes vítimas serão os retrovisores rsrsrsr!!!! Segui até aquele ponto do vídeo da represa, depois fiquei com receio de prosseguir. Mas mesmo assim só até lá já foi muito legal.
Dia 14 out então... vamos manter o tópico ativo. Mais para perto a gente do Rio pode marcar um Chope para acertar detalhes.
Valeu!!

Rogério Barthy
20/09/2006, 15:24
A trilha não começa em uma descida/subida da estrada, em que consta uma placa informando as ruinas de São João Marcos?
Essa Dn. Santinha, fica em que parte da estrada ? após as duas pontes ?
No primeiro povoada para quem vai de Rio Claro ?
Após o segundo trecho de calçamento, após o posto de saúde, para quem vem de Mangaratiba?
Rogério

Rogério Barthy
20/09/2006, 15:35
Cinta eu tenho em minha viatura e então menos uma para procurar.
Faltando somente saber se alguem irá com guincho.
E já falando nisso, é equipamento básico e necessário towbar ? Com que tipo de engate ? O da viatura é o "G" e argola, já que quando participava do Jeep Clube de Nova Iguaçú, era obrigatório, junto com o PX.
Rogério.

djalmab
20/09/2006, 16:53
Mas se a maioria topar tento ir no dia 14.. Infelizmente não tenho guincho mas tenho cintas...

jomlenom
24/09/2006, 15:56
fala rapaziada ... to dentro e com guincho mecanico ...
é so marcar !
valeuzzzzz

wnicolino
26/09/2006, 11:02
Pro Rogério, o sítio da D. Santinha fica numa subida a esquerda de quem está no sentido Rio Claro-Mangaratiba, logo antes do último trecho de asfalto antes de chegar em Mangaratiba.
For All: A data pra mim só pode ser dia 14, então não tem jeito, vamos ver se dá para o Djalma e para o Daniel.
Olha só, a minha neura com guincho ou cinta é pq no dia eu estava sozinho e se atolasse ia ficar uns dois anos tentando sair, mas o piso da estrada apesar de engolido pelo mato tá até bom, tirando os atoleiros é claro. Minha Viatura é normal com pneus AT Michelin, 205, PX , com proteçoes de cárter etc. Só isto. Quer dizer ,cheguei bem até aquela represa que vcs veem no video, depois arreguei. Agora se o bicho pegar, eu fico e quem tiver carro condizente prossegue. Nào sei o que vem adiante e só escutei a "lenda"do nativo do local que disse que aquela estrada acompanharia a linha de transmissão "inté prus lado di Angra"(sic).
Mas é claro que na pior coloco o vitarinha em cima do bagageiro de uma Toytona dessas e a gente segue rsrsrsrsr!!
Proposta de horário, sair do RJ as 0730 para estar em mangaratiba as 0900. depois mais perto mando pra todo mundo meu tel cel e os detalhes do ponto de encontro. Se alguem quiser encontrar pessoalmente antes para combinar melhor tb pode ser, manda uma MP ou posta aqui.
Abcs.

Daniel Engelbrecht
26/09/2006, 13:06
Desde que essa trilha não vá terminar numa das favelas de Angra, tudo bem. :grin:

Eu tenho cinta, manilhas e pá.

rafael.hh
27/09/2006, 18:14
Pessoal, boa tarde!

recaptulando nosso cronograma com algumas duvidas:

7:30 >> saimos do rio (iremos juntos? tem algum ponto de encontro definido?);
9:00 >> chegamos em Mangaratiba;
9:30 >> iniciamos a trilha (previsão de 4h? até angra isso?)

faremos paradas nas cachus, correto? na represa tb, correto?

>> Que horas pretendemos voltar? alguem pretende ficar e voltar domingo? se sim, lembrem-se que é volta de feriado...

obrigado!!!

FABIO RODRIGUES
27/09/2006, 21:35
fala rapaziada,
sera que tem vaga pra mais um nesse trem? vi os videos ,e realmente vale apena chegar la,a um tempo atras li uma reportagem sobre moutainbike justamente neste caminho para represa ,altas fotos.:palmas:

wnicolino
28/09/2006, 10:23
Pessoal, boa tarde!

recaptulando nosso cronograma com algumas duvidas:

7:30 >> saimos do rio (iremos juntos? tem algum ponto de encontro definido?);
9:00 >> chegamos em Mangaratiba;
9:30 >> iniciamos a trilha (previsão de 4h? até angra isso?)

faremos paradas nas cachus, correto? na represa tb, correto?

Pro Fabio, tudo bem, sempre cabe sempre mais um até pq até agora ninguém confirmou dando certeza rsrsrsrsr. Deixa chegar mais perto.

>> Que horas pretendemos voltar? alguem pretende ficar e voltar domingo? se sim, lembrem-se que é volta de feriado...

obrigado!!!

Fala, Rafael,

Olha só até a semana que vem eu posto um roteiro detalhado com sugestões de pto de encontro, etc e tal. Mas respondendo suas perguntas rapidamente. Podemos ter pto de encontro na saída do rio e em mangaratiba, depois eu escolho e sugiro cada um, já tenho até uma boa idéia para isto. O pessoal do Rio/Niterói pode ir junto ou se encontrar em Mangaratiba. Estarei em QAP no canal 5 do PX mas até lá encaminharei tb meu celular por MP.
Parar nas Cachoeiras é claro, até pq a cachoeira em que eu apareço passando com o carro por cima fica a 50m da descida para a represa.
A Trilha(na verdade mais uma estrada abandonada) começa a uns 35Km do asfalto em mangaratiba, depois da represa não sei o que vai aparecer nem onde vai chegar. por isto nào posso dizer qto tempo vai levar.
A primeira tentativa será:
Saída do rio 0730, encontro em Mangaratiba 0900 para que possamos usar banheiros calibrar os pneus para terra etc...
mas vou postar tudo organizadinho, deixem comigo!!!

rafael.hh
29/09/2006, 12:23
Show! Obrigado pelas respostas. Essa organização tá muito profissional.:palmas:

na verdade são algumas duvidas minhas, outras do Ney.

aguardamos os detalhes.

abraços a todos!

wnicolino
29/09/2006, 16:39
Poxa, Fábio, vi que não havia te respondido, claro que dá, vai acompanhando o fórum até chegar mais perto e aí vc decide se vai ou não!!
Abçs
Walter

wnicolino
04/10/2006, 15:15
Estou enviando para o email e por MP um arquivo em WORD do roteiro da expedição. Se alguem mais se interessar coloque um post aqui que eu encaminho.
Abçs
Walter

Ney _Niterói
05/10/2006, 10:21
Amigos,

Estarei em viagem de 14-10 até 28-10 e infelizmente não poderi participar desta grande empreitada! Espero uma próxima oportunidade!

boa trilha e muita lama para vocês!

Abraços,

Ney

FABIO RODRIGUES
05/10/2006, 15:47
Estou enviando para o email e por MP um arquivo em WORD do roteiro da expedição. Se alguem mais se interessar coloque um post aqui que eu encaminho.
Abçs
Walter

fala wnicolino tudo bem?
sera, que voce poderia me enviar o roteiro tambem .meu e-mail e fabium@gmail.com.vlw!

grato

FABIO RODRIGUES
05/10/2006, 15:48
fala wnicolino tudo bem?
sera, que voce poderia me enviar o roteiro tambem .meu e-mail e fabium@gmail.com.vlw!

grato

digo,
fabium@gmail.com

vlw!

wnicolino
05/10/2006, 16:03
Pessoal, apesar de tentar, não consegui anexar o roteiro em WORD, então colei no próprio texto da MP que vcs já receberam.
Em Word tava mais "bonitinho", mas fazer o que???
Se alguem quiser manda o email que eu encaminho do yahoo.
Abçs

Audi80
05/10/2006, 18:08
Passei por aqui e vi essa expediçao... se tiver lugar pra mais um to dentro no dia 14. A viatura é uma Sportage a gasolina, areia eu sei que ela aguenta bem, falta ver como ela vai se comportar na trilha... qualquer novidade, chopp, mudanças me avisem por favor!!

abs!

Fabio

Daniel Engelbrecht
08/10/2006, 12:25
Pessoal, eu estou meio enrolado, não posso afirmar ainda se vou poder ir. Minha namorada está querendo ir para outro lugar no fim de semana e é a vez dela escolher. E, como era de se esperar, ela não está muito a fim de lama. Mas ainda não me dei por vencido. :discordo:

Adão
12/10/2006, 09:26
Nicolino,

O passeio está confirmado? Tem vaga para mais um? Quantos vão?
Estão levando a família?

Me mande o roteiro e os locais de encontro por MP.

Qual o horário previsto de retorno?

Abs,
Adão

wnicolino
13/10/2006, 05:52
Nicolino,

O passeio está confirmado? Tem vaga para mais um? Quantos vão?
Estão levando a família?

Me mande o roteiro e os locais de encontro por MP.

Qual o horário previsto de retorno?

Abs,
Adão

Sim está confirmado. É claro que um novo colega é sempre bem vindo.
Estão confirmados 2 Vitaras, 2G.Vitaras, 1 TR4 e 1 Sportage, todos mais ou menos originais com pneus AT. è claro que no fim pode ter uma ou outra desistência mas todos estão garantindo faça sol ou chuva.
Todos levam a família sim, bom, os que tem, em geral vai um casal por viatura idades de 26 a 58... eu levo meu filho de 16 e outro Zuki um filhe de 14. O resto os filhos já estão em outra rsrsrs.
Horário previsto de retorno é estar de volta na Rio Santos(asfalto), na altura de Mangaratiba por volta do por do sol, cerca de 1800, mas qq um pode voltar antes, é passeio sem compromissos.
Mando o roteiro por MP.
Abçs

Adão
13/10/2006, 08:18
Encontro vocês amanhã às 7h30min no posto BR no Maracanã.

Abs,

Adão

Augusto Braga
15/10/2006, 10:28
Ontem, depois de fazermos o ultimo levantamento p/ o Passeio de Sabado que vem,resolvemos fazer a Trilha do Barro Branco. A trilha não tem mais o barro branco (tabatinga) que deu origem ao nome, mais tem uma certa dificuldade,algumas erosões bem divertidas . Já no final da trilha encontramos uma arvore enorme fechando o caminho,sem condições de remover ,teria de ser cortada.Resolvemos voltar e, de repente encontramos o comboio se dirigindo p/ a represa,gentilmente voltaram de marcha ré até um ponto onde a trilha fica mais larga. Espero que td tenha corrido bem com Vcs e, esperamos a Tds no nosso Evento Sabado (21/10).

Abrs.

wnicolino
15/10/2006, 13:02
Prezado Augusto,
Foi para nós uma grande satisfação o encontro fortuito no meio da trilha. Na verdade foi um momento de congraçamento especial para todos nós!! Vcs foram muito simpáticos e colaboradores, nos dando dicas preciosas que nos poupou tempo e esforço que seriam inúteis. Dos nossos oito carros, sete avançaram até depois da cachoeira e de lá regressamos, pena não termos confiado naquela água para um bom mergulho.Como voltamos por Mangaratiba, tivemos deliciosos atoleiros pelo caminho, e a galera se divertiu bastante!!!
Nossa próxima aventura provavelmente será atrás da ponte bela.
Todos se animaram com seu convite para o encontro de sábado. Eu, infelizmente, não poderei comparecer pois coincidiu com o aniversário de meu pai.
Desejo sucesso no evento e repito ter sido uma honra conhecê-los, onde os encontros tracionados devem ocorrer!!! Na trilha!!!!
Um brinde ao Jipe Clube de Campo Grande!!!!!!!!!!!!!
Abçs meus e de meu filho Bruno
Walter

Augusto Braga
15/10/2006, 13:29
Walter,

O prazer de conhecer Vcs foi reciproco, pensamos em aguardar Vcs p/ prestar algum auxilio,mas, verificando os Jeeps e os equipamentos, vimos ser desnecessario. O grande lance do 4x4 é como Vcs estavam: Unidos e com a FAMILIA! Como ontem foi um dia que saimos para fazer limpeza do passeio , não incentivamos as Patroas e Filhos p/ nos acompanhar,mas td trilha nossa é uma reunião de Familia.

Abrs.

wnicolino
16/10/2006, 12:02
Adào e Rafael,

Por favor me enviem vossos emails para que possamos convidá-los para as próximas aventuras.
Walter

rafael.hh
16/10/2006, 14:14
Olá pessoal,

que passeio show de bola, hein? foi um dia muito bom, bons atoleiros, ótimo visual e altas cachus!:dance:

isso sem contar que a galera é show! foi um prazer conhece-los e podem contar comigo e com a afamada DOLÔ para as proximas aventuras.

parabéns ao Capitão Walter, pela iniciativa e organização. :palmas:

"lama e atoleiro, qualquer dia tâmo aê...."
rafael.hh@gmail.com

abs!

p.s. a titulo de curiosidade: as engasgadas da DOLORES foi devido a >> ferrugem do tanque acumuladas no filtro primário (copinho) e principalmente COPINHO DO DIESEL MAL ENCAIXADO!!!! ai estava entrando ar pelo bendito...vá saber....:parede:

wnicolino
16/10/2006, 14:32
Pois é Rafael, foi dez mesmo. Até o sol ajudou para o banho de cachoeira. A Dolores foi muito bem, estes entupimentos acontecem, e para nós foi surpreendente vc tão jovem com uma carrão daqueles com quase a sua idade, ou mais.
Queria eu com a sua idade ter coragem de pilotar uma Toyotona daquelas.
Parabéns.
Antigamente tinha uma chamada para a propaganda da bandeirantes:
Ninguém pára uma Toyota!!! E não pára mesmo!!!
Abçs e já te coloquei na nossa lista de emails.

Adão
16/10/2006, 19:50
oi walter,

o passeio foi muito legal. quando combinarem novos passeios não se esqueçam de me convidar. meu email é

adaomartins@hotmail.com

abs a todos,

dnlqueiroz
08/06/2007, 11:08
PESSOAL, DEI UMA OLHADA NESSE TÓPICOE FIQUEI MUITO ENTUSIASMADO EM ENCONTRAR PESSOAL DO RJ FAZENDO ESTE TIPO DE TRILHA, SOU TOTALMENTE INEXPERIENTE NO ASSUNTO, SOU NOVATO MESMO, NÃO SEI ABSOLUTAMENTE NADA SOBRE OFF-ROAD, QUANDO VI QUE VOCÊS FIZERAM A TRILHA DA ESTRADA IMPERIAL, FIQUEI LOUCO, POIS SEMPRE QUIS CONHECER, SÓ FALTA OPORTUNIDADE, LOGO GOSTARIA QUE QUANDO VOCÊS MARCASSEM ALGUMA COISA, SE PUDEREM ME INCLUIR, SERIA MUITO LEGAL, MORO NO MÉIER, MEU NOME É DANIEL, TENHO UMA GRAND CHEROKEE 93 MOTOR 4.0 6CC, TODA CARETA, NÃO TEM NADA , MAS NADA MEMSO SOMENTE O CARRO ORIGINAL, RSRSRSRS PORÉM QUERIA ENTRAR PRA ESSA VIDA OFF-ROAD, DESDE LOGO AGRADEÇO, MEUS EMAILS SÃO, DMEDEIROS@IBMECRJ.BR, DNLQUEIROZ@GMAIL.COM E MSN: DNL_QUEIROZ@HOTMAIL.COM.
ABRAÇOS

Rogério Barthy
22/06/2007, 17:08
Vamos ver se marcamos um novo passeio para treinar e encarar a Bocaina com a turma do CAMOI e do GRUPINHO.
Rogério

fsoaresi
24/06/2007, 14:36
Sei que tem tempo que fizeram, mas, não tem nehuma foto? Acabei de subir por mangaratiba até Passa Três, errei o caminho e passei por Rio Claro tb... queria ver o caminho que fizeram para comparar com o meu. Abç

JairoM
20/08/2007, 19:20
Amigos,

Pretendo fazer parte deste caminho dia 7 de setembro proximo.

Voces tem alguma dica ou planilha pra ajudar ?? Alguem gostaria de participar? (só vamos eu e a dona patroa - de L-200).

Rogério Barthy
23/08/2007, 10:44
Jairo,
Domingo 26/08 vai ter um evento em Rio Claro (Ponte Bela/São João Marcos), com os Jeep's Clubes de Volta Redonda e Barra Mansa.
Veja se pode ir.
Rogério

JairoM
23/08/2007, 21:17
Rogerio,

Obrigado pela lembrança....
Parece que o evento será muito legal mesmo. Infelizmente neste final de semana já tenho compromissos que me prendem aqui no Rio de Janeiro.

Minha ideia, é ir mesmo 7 de setembro, Subir pela serra do piloto, ir as Ruinas de SJMarcos e tambem a PonteBela.

Se conseguir uma pousadinha pela regiao (uma amiga que mora por lá vai tentar achar pra mim), dormimos de 7 pra 8, e no dia 8 (sabado) quero visitar a Fazenda Santa Marta, que fica lá pertinho.

Pra quem conhece e gosta, lá eles tem a maior plantação de MACADÂMIAS do Brasil. Macadâmia é conhecida como a Rainha das Nozes. A Origem é Australiana, e até agora o 2o. maior produtor é o Hawai. O Brasil já está em terceiro neste ranking. E eu... gosto muito destas macadâmias torradas com sal. Pra acompanhar Whisky, Cachaça ou Cerveja, depois da companhia dos amigos, o melhor é a macadâmia.

Vou postar um mapinha com indicativos desta plantação.

Rogério Barthy
27/08/2007, 15:30
O evento na Ponte Bela foi bem legal, só lamentando a represa estar com a capacidade tão baixa / pouca água para melhor desfrutarmos do banho.
Não conhecia a trilha e o local, mas... bem que vale um acampamento e churrasco.
Rogério

LUIZ MOTTA
24/01/2009, 22:50
Um passeio legal é subir pela Serra do Matoso aqui em Itaguai e sair na Serra do Piloto, se quiser esticar mais um pouco pode seguir em frente e pegar uma trilha que sai atras de Lídice, passando pela saida da Trilha do Chorão. Teve um dia que fiz este trajeto e desci p/ estrada velha até Angra, foram 4 horas rodando devagar.

Não esqueçam que dia 21/10 vai ter o Encontro do Campo Grande, aqui em Itaguai, a trilha eo passeio vão ser em Fazendas na Serra do Matoso.

Abrs.

Pessoal, tenho interesse em conhecer essa região, subindo por Itaguaí ou Mangaratiba até Rio Claro, passando por represas, cachoeiras e ruínas, cidade de São Marcos, etc.
Algum próximo passeio sendo agendado ?
Alguem tem informações mais precisas, como mapa ou planilha para GPS ?
Abraços a todos.

plopes
06/02/2009, 17:51
Fala Luiz.

Andei por lá em 29/12/2008 e vale muito a pena.
Subi por Mangaratiba, passei na Ponte Bela e depois peguei uma outra trilha que inicia pouco antes do tunel de bambú e sai por trás de Lídice.

Tenho um tracklog gravado, mas não pude ir até as ruinas porque havia um pequeno desabamento já quase no meio da trilha e estava sem pá nem dinamite :mrgreen:

Se quiser te mando por e-mail.

Abs.

fsoaresi
07/02/2009, 01:19
Luiz,

O Caminho é mole. Para ter uma idéia, peguei um sábado e depois de olhar a estrada no GoogleEarth me mandei com um amigo na carona. Subimos por Mangaratiba e fomos levados pela obviedade para Rio Claro, depois descobrimos onde erramos (queria ir até Passa Três para voltar pela Dutra) - o caminho que queríamos era bem pequeno e com algumas porteiras, mas, muito bonito. A entrada para SJMarcos é fácil de passar tb, mas, com um pouco de atenção e vendo as info do forum não será difícil acertar.
Dê uma olhada nesta parte do tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25837&page=5
Tem dicas para vc.

Abs

Pessoal, tenho interesse em conhecer essa região, subindo por Itaguaí ou Mangaratiba até Rio Claro, passando por represas, cachoeiras e ruínas, cidade de São Marcos, etc.
Algum próximo passeio sendo agendado ?
Alguem tem informações mais precisas, como mapa ou planilha para GPS ?
Abraços a todos.

wnicolino
07/02/2009, 08:58
Pessoal, quando iniciei este tópico estava debutando no 4x4. De lá para cá muita terra passou debaixo de meus carros rsrsrsr. Eu mesmo, resolvi me profissionalizar no segmento e hoje levo grupos, para iniciarem-se nos mistérios do 4x4 (rsrsrsrs)
Realmente a travessia da Serra do Pilôto para Lídice é belíssima, uma das mais bonitas que já passei nas cercanias do Rio. Isto porque logo no início a gente passa por um riacho que é gostoso e fácil de atravessar, depois a gente vai abrindo porteiras e passa por pastos onde nem dá para ver as marcas dos pneus de outros carros. Uns subidões grandes porém seguros(se for sem chuva), tudo muito rural e bonito. Chegando à Lídice uma dica é subir para a cachoeira da Carmem, tanto pedregulho que chega a assustar, mas também sem risco à segurança, a menos que chova muito, cruza-se mais um riacho e a cachoeira é muito gostosa para um banho e tem uma área bucólica de estacionamento (se é que se pode chamar assim). Já levei uns três grupos de 4x4 para lá. Na última vez foi uma tripa de 16 carros.
A Ponte Bela é isto aí, é Bela, toda em cantaria do século 19, fica exatamente para o lado oposto de Lídice também na Serra do Piloto, mas a entrada das duas trilhas (Lídice e Ponte Bela) são próximas uma das outras. É difícil de achar sem uma boa explicação, e não recomendo a travessia para Lídice sem GPS e muito menos sozinho, aliás, sozinho em offroad é uma furada, mas tendo o tracklog é mole. Se eu conseguir achar o meu depois eu posto aqui.
Há dois probleminhas com a Ponte Bela: Primeiro não dá para tomar banho na represa pois a água é pouco confiável, pelo menos a mim pareceu assim (risos). Segundo, o caminho é todo "asfaltado" com pedras tipo paralelepípedo colocado certamente por escravos, isto é legal, mas a vegetação já invadiu a trilha e indo lá você certamente terá uns risquinhos na pintura (nada que uma cera grandprix não tire). Mas é seguro, são 6 Km e não dá para se perder ou atolar. Agora não vá no verão, pois o calor tornará o desejo de experimentar aquela água irresistível (rsrsrsr).
Quanto às ruínas de São Marcos, só valem pelo passeio, não há mais quase nada, há um cemitério semi-abandonado que da última vez, olhando por entre os jazigos, encontrei grilhões de escravos enferrujados. Deixei lá é claro!!!! A história da cidade fantasma abandonada é interessante e bonita, mas não há muito para ver. Ah sim, para não dizer que não avisei, há um "campo minado" de excremento de gado (risos), os peneus ficam com um senhor "futum".

wnicolino
07/02/2009, 09:00
Errata de digitação:"Pneus" ficam com "futum".

FABIO SAMPAIO
07/02/2009, 16:45
Ola´ WNicolino.

Estava querendo visitar esta represa e outras cachoeiras na regiao. Tem como me enviar mais detalhes de como chegar à represa ?

Ja´ passei por essa estrada saindo de Magaratiba e depois de passar Rio Claro fui bater do outro de Bananal. Depois subi e fui parar num abrigo do Ibama la´em cima, na descida chega-se a Bananal... So´ que nao paramos em lugar nenhum nesse trecho. Queria explorar mais e conhecher a represa .
Tem como ajudar ?

Abcs a todos

wnicolino
08/02/2009, 16:47
Qual seu GPS? Garmin, ou prefere arquivo GPX??? Você sai do Rio ou de outro local?? Vc usa o MAPSOURCE??Tracksource??
Abçs

Aurélio
09/02/2009, 23:30
Opa.
Se puder, por favor, envie para mim também. O meu GPS é Garmim e uso tanto o Mapsource quanto o TrackMacker.
Abs,

wnicolino
10/02/2009, 14:03
Pessoal, supondo que vcs estão com o Mapa do projeto Tracksource instalado no MAPSOURCE, segue abaixo as rotas que englobam as ruínas, a Ponte Bela e a Cachoeira da Carmem a partir de Rio Claro.
Se algum de vcs tiver disponibilidade para realizar uma exploratória durante a semana (é durante a semana pois estou de férias) posso tentar ir junto. Me avisem.

Abçs

Aurélio
11/02/2009, 20:22
Opa.
Obrigado, amigo.
E já que está de férias, o Jeep Clube de Volta Redonda, junto com o Jiperaço - também de Volta Redonda - promovem um acampamento de sexta até domingo na Ponte Bela. Então, se está a fim de um passeio e se divertir um pouco com a galera, é só chegar.
Maiores informações com Robson rmdesa@superonda.com.br
ABs

wnicolino
12/02/2009, 09:06
Obrigado Aurélio.
Será dificil ir este fim de semana, mas como estarei em Mangaratiba talvez passe para um alô.

Já até escrevi para o Robson.
Abçs

Rogério Barthy
16/11/2009, 11:46
Estou querendo fazer um passeio à Ponte Bela e precisaria saber como está o acesso e a altura da represa já que em certas épocas não é possível visualisar a ponte e nem passar por ela para o outro lado (quero fazer um churrasco).
Em sendo possível e viável, alguem se habilita a ir ? É só marcar o final de semana (sábado ou domingo).
Rogério

Daniel Engelbrecht
16/11/2009, 17:51
Rogério, você pretende ir no próximo fim de semana (o do feriado)?

Rogério Barthy
18/11/2009, 09:51
Se tiver outras viaturas quem possam ir comigo, arranjo uma forma de ir !!!
Só prcisaria saber onde seria o encontro, dependendo de onde as viaturas irão vir (Rio Claro ou Mangaratiba).
Rogério

andredon
17/05/2016, 03:13
Gente tentei ir a ponte bela este fim de semana mas não consegui, colocaram uns ferros fincados no solo impossibilitando a passagem de veículos na trilha, uma pena sempre quis conhecer o lugar. Alguém sabe mais alguma coisa a respeito? Porque fizeram isto?

Dimasi
17/05/2016, 20:27
Não sabia dessa. PQP. fecharam logo na entrada ?

RAMADE
08/09/2016, 10:18
Não sabia dessa. PQP. fecharam logo na entrada ? Amigos, levei a família para conhecer ontem em 7/09/2016 e realmente estava fechada a passagem para a Ponte Bela com estacas como o amigo informou. Pelo GPS cheguei há 1.5Km do local ( 22°49'7.90"S 43°59'43.30"W) e não pude mais passar. Fiquei preocupado em deixar o carro na trilha e sair andando pois estava sozinho e desarmado. Segundo o pessoal local que estava em São João Marcos a iniciativa ocorreu em virtude das pessoas que deixavam muito lixo no local.... Fiquei muito triste de não poder chegar ao local.