Ver Versão Completa : Som Automotivo em Picape
Então, alem de 4x4, vocês curtem som tambem?
Eu sou completamente viciado e fascinado por isso.
Minha maior frustração é meu atual carro ser horrivel para som interno.
Já testei de tudo na Ranger, mas nada parece se dar bem em sua cabine.
Hoje tenho nela:
- Cd-Player Pioneer 9880Bt
- Amplificador Kicker KX850.2
- Amplificador Kicker KX350.2
- Amplificador Clarion APA450 (esse tá fora do carro)
- Mid-bass JL-Audio 6,5" nas portas dianteiras
- Tweeters Bravox do Kit CS-60D
- Sub-woofer JL-Audio 10w0
- Trio com 2 woofers de 15", 2 cornetas e 2 super, na caçamba (removível)
Já testei de tudo na Ranger, de 1 sub-woofer de 15" (Kicker Solobaric) a 1 Bravox Premium de 8". Em todas as posições tambem. O melhor lugar para o sub-woofer é no chão do banco trazeiro, onde ficaria o pé do passageiro do meio. Atraz do banco trazeiro é apertado e a acustica é horrivel. Testei 2 Bomber Slim de 10", em uma caixa selada de 40L livres, e nossa, ficou triste. Então hoje uso atraz do banco para os amplificadores. Fora outras várias coisas que já testei na Ranger...
Então é isso, falem ai o que vocês tem no carro. Quem quiser trocar umas ideias, estamos aqui!
Abraços.
Algumas fotos do que é tentar ter um bom som em uma Ranger:
Vou postando aos poucos...
http://img65.imageshack.us/img65/4757/caixinha17wt.jpg
http://img105.imageshack.us/img105/2250/caixinha27ox.jpg
http://img60.imageshack.us/img60/7005/caixinha37yr.jpg
http://img60.imageshack.us/img60/4134/caixinha51on.jpg
http://img260.imageshack.us/img260/6316/02060612541lv.jpg
http://img260.imageshack.us/img260/563/02060612502ss.jpg
http://img260.imageshack.us/img260/9168/02060612496ds.jpg
http://img260.imageshack.us/img260/5664/02060612510jd.jpg
http://img165.imageshack.us/img165/9918/img10fw.jpg
http://img321.imageshack.us/img321/1858/img28ll.jpg
http://img165.imageshack.us/img165/2536/img33jk.jpg
http://img124.imageshack.us/img124/5636/img40ba.jpg
Abreu, também gosto de som para dentro do carro de qualidade, mas nas picapes isto fica dificel devido a vc não conseguir sub-graves bons e a propria acustica do interior mesmo. Vc tem um belo equipamento.
Abreu, também gosto de som para dentro do carro de qualidade, mas nas picapes isto fica dificel devido a vc não conseguir sub-graves bons e a propria acustica do interior mesmo. Vc tem um belo equipamento.
É verdade Wagner. Mas este local em que meu sub-woofer está favorece muito os ganhos de cabine. Mesmo sendo uma caixa selada de apenas 18L, agora com o JL de 10" tenho resposta de quase 30Hz audíveis. Corto o sub em 63Hz 6dB/8ª juntamente com as portas. Dá um bom resultado. Longe do resultado obtido em um carro hatch, mas ainda assim é um bom resultado. Eu tenho muitas outras boas coisas paradas tambem, por falta de onde botar. Algumas botei na Sorento (carro do pai), como o Alpine 9830, amp. Soundstream Reference, mid-bass Boston Pró 6,4Lf e por ai vai...
Meu antigo carro era um Focus, esse sim tinha um ótimo som! Era voltado para o que chamamos no forum de SQPL, um SQ com bastante pressão sonora.
Abraços.
Instalar um bom som interno sem mexer nas caracteristicas do veículo é meio complicado. Também já estive pesquisando pra S10 e em virtude do exíguo espaço interno é difícil montar uma boa configuração.
O maior problema é que fora da posição original dos falantes, não se tem muita opção para direcionar o som dentro do veículo, por isso acabei abandonando temporariamente a empreitada.
Minha intenção é instalar um som apenas para dentro do veículo, por isso estou pendendo para a instalação de falantes da Clarion que já são desenvolvidos especificamente para a linha GMC ou da JVC, visto que ambos tem uma boa acústica.
Quanto ao sub andei pesquisando estes ativos:
http://www.jvc.ca/en/consumer/product-detail.asp?model=CS-BB2
http://www.clarion.com/us/en/products/2006/audio/speakers/phaze_1_speakers/SRV303/us-en-product-pf_1132912143081.html
Ambos são compactos e este da JVC eu já tenho um HT que usa este mesmo falante e ele tem uma boa resposta de graves, mas é difícil achá-los por aqui e não faço a mínima idéia de preços.
Instalar um bom som interno sem mexer nas caracteristicas do veículo é meio complicado. Também já estive pesquisando pra S10 e em virtude do exíguo espaço interno é difícil montar uma boa configuração.
O maior problema é que fora da posição original dos falantes, não se tem muita opção para direcionar o som dentro do veículo, por isso acabei abandonando temporariamente a empreitada.
Minha intenção é instalar um som apenas para dentro do veículo, por isso estou pendendo para a instalação de falantes da Clarion que já são desenvolvidos especificamente para a linha GMC ou da JVC, visto que ambos tem uma boa acústica.
Quanto ao sub andei pesquisando estes ativos:
http://www.jvc.ca/en/consumer/product-detail.asp?model=CS-BB2
http://www.clarion.com/us/en/products/2006/audio/speakers/phaze_1_speakers/SRV303/us-en-product-pf_1132912143081.html
Ambos são compactos e este da JVC eu já tenho um HT que usa este mesmo falante e ele tem uma boa resposta de graves, mas é difícil achá-los por aqui e não faço a mínima idéia de preços.
É mesmo dificil fazer som em Pick-Up! A Ranger até tem um posicionamento razoável dos alto-falantes, mas nada que se compare a um pezinho. Infelizmente nela não dá para fazer, por conta do pedal do freio de mão.
Quanto ao sub-woofer, eu não compraria um desses ai. Eles são muito caros pelo que entregam.
Tem um sub-woofer da Pioneer, o SW1041D e SW1241D que são sub-woofers flat com 9cm de profundidade. Confira neste link: http://www.pioneerelectronics.com/pna/v3/pg/product/details/0,,2076_310069929_297969808,00.html
Ele pode ser usado em uma caixinha selada de 18L alimentado por um amplificador de 250w RMS.
Eu tenho 2 Bomber Slim (cópias deste pioneer) que vc pode ver nas fotos que postei, mas não gostei do sub-woofer.
Os Pioneer e qualquer outro produto para som vocês pode encontrar em www.somcuritiba.com.br, com o Wagner. Muito gente boa, conheço a anos, sempre comprei minhas coisas com ela, 100% de confiança.
Abraços.
Eu tambem andei testando uns sons na minha Ranger. Atualmente tenho um Fosgate 4.6x para tocar um Kit Bomber para a frente e dois coaxiais Selenium atrás para dar um acústico. Tenho também um B-52 de 800WRMS para tocar 3 subwoofers 10" Bomber, numa caixa que fica na caçamba, encosta na cabine (caixa de com armação de fibra por fora, para caber justinho na caçamba, e por dentro MDF) mas subgrave mesmo, muito pouco. Tenho que deixar bem alto o volume para ter um grave dentro do veiculo, só que ai o grave la fora ta algo absurdo, incomodando todo mundo.
Quando descia para praia, tinha uma outra caixa com 2 PW3 de 15" + 2 SW + 1 corneta para 'trio', no mesmo B-52, que era legal pro que se propunha (churrasco na praia, etc).
Ahh, o Headunit era um Sony M757 antigão, mas que devido ao problemas com FM Tuner, foi trocado por um DVD/MP3 Boss que é até bonzinho, junto com uma tela LCD de teto de 8".
Pretendia a muito tempo fazer uma caixinha igual a sua, no meio do banco traseiro, mas o meu projeto era um pouco diferente. Queria fazer uma caixa com uns pés de uns 5cm de altura, com a frente do subwoofer voltado para o chão, e na parte de cima da caixa fazer tipo um porta copos, e na lateral um porta revistas. Quem sabe mais um LCD pros passageiros de trás. Estilo console de carro de luxo, assim não chamaria tanta atenção e teria até um uso interessante. Bom saber que o grave é bom, assim posso usar um JL Audio 8" que tenho guardado aqui :-)
Eu usava o Fosgate debaixo do painel do lado do passageiro na dianteria, e o B-52 atrás do banco traseiro do lado do motorista. Mas queria fazer uma armação e botar tudo de amplificador, crossover ativo, etc atrás dos bancos.
Valeu!
Eu sou louco por som automotivo tbm!
Na ranger realmente eh muito dificil, por isso deixei o original =\
Na F250 o espaço interno é bem maior, já até cogitei usar 2 RF1410 atrás dos bancos e 2 pares de kit 2 vias nas portas. Mas como eu gosto mesmo é de trio, to qerendo montar um até o fim do ano.
"SQ TRIO"... woofers parar subgraves/graves, woofers para médios e super tweeters e drives para agudos. Quero algo bom que nao me faça parecer um vendedor de pamanha auehuaheuaheuae
Eu sou louco por som automotivo tbm!
Na ranger realmente eh muito dificil, por isso deixei o original =\
Na F250 o espaço interno é bem maior, já até cogitei usar 2 RF1410 atrás dos bancos e 2 pares de kit 2 vias nas portas. Mas como eu gosto mesmo é de trio, to qerendo montar um até o fim do ano.
"SQ TRIO"... woofers parar subgraves/graves, woofers para médios e super tweeters e drives para agudos. Quero algo bom que nao me faça parecer um vendedor de pamanha auehuaheuaheuae
Tambem gosto de Trio Miranda...
Estava montando um novo para a Ranger, mas como não sei se vou ficar com ela parei.
Seriam 2 Oversound 18/800, 2 Oversound 10/300 (mid-bass), 2 cornetas D250X da Selenium e 2 ST 302 tb da Selenium. Os amps seriam o Soundigital 2300D para os woofers (2300w RMS 4Ohms), Kicker KX350.2 para os mid-bass e o Clarion APA450 para super e corneta.
Eu gosto mto de som interno, mas tem horas que só o externo é que faz a festa.
Nos passeios que fazemos (sem as patroas) e com mtas amigas (hehehe), tem que ter um bom som para parar na beira de uma lagoa e fazer a festa.
Abraços.
[QUOTE=ojaneri]Tenho também um B-52 de 800WRMS para tocar 3 subwoofers 10" Bomber, numa caixa que fica na caçamba, encosta na cabine (caixa de com armação de fibra por fora, para caber justinho na caçamba, e por dentro MDF) mas subgrave mesmo, muito pouco. Tenho que deixar bem alto o volume para ter um grave dentro do veiculo, só que ai o grave la fora ta algo absurdo, incomodando todo mundo.
QUOTE]
Opa Ojaneri, o som tá legal, só não gostei dessa parte dos sub-woofer fora do carro!
Assim não tem como funcionar msm! :P
Eu fiz a caixinha com o sub-woofer virado para baixo tambem, mas com ele virado para traz o resultado foi melhor! Fiz com um sub-woofer Bravox Endurance Line (roxinho) de 10".
Melhor do que essa configuração que vc está usando é comprar um Bomber Slim de 10" e botar atraz do banco trazeiro, em uma caixinha selada de uns 15L. Não vai destruir seu carro, mas dá uma boa melhorada no seu som.
Abraços.
Quanto ao sub-woofer, eu não compraria um desses ai. Eles são muito caros pelo que entregam.
Tem um sub-woofer da Pioneer, o SW1041D e SW1241D que são sub-woofers flat com 9cm de profundidade.
Já tinha visto estes, inclusive estou cogitando o TS-SW841D da linha premier que exige uma litragem menor (vi na lista da pioneerinter no paraguay na faixa de 70-90 dólares cada dependendo do modelo), mas meu maior interesse em um sub ativo é pelo fato de que ligaria os falantes das portas diretamente no aparelho, por isso estava preferindo os JVC ou os Clarion cuja potência RMS é mais compatível e para os graves, um sub ativo compacto não compromoteria muito espaço, bem como ficaria mais adequado a configuração que estou pensando em colocar.
Há uns 2 anos atrás tinha visto este modelo http://www.jbl.com/car/products/product_detail.aspx?prod=BASSPROII/230&cat=SUB&ser=BPS&language=&country=BR®ion=EUROPE, tem um som muito bom e não era muito caro.
IGORFROTA
15/09/2006, 14:48
Como vcs estao conseguindo colocar amplificadores atras da Ranger?
O meu Pioneer de 4 canais esta atras do banco da S10, mas fica encostando no banco. so posso usa-lo para o som externo e tenho que levantar o banco senao ele esquenta toda hora e para.
Na Ranger tem alguma folguinha atras do banco ?
E em baixo dele, onde fica o macaco...nao cabe nada ali nao ?
Tambem gosto de Trio Miranda...
Estava montando um novo para a Ranger, mas como não sei se vou ficar com ela parei.
Seriam 2 Oversound 18/800, 2 Oversound 10/300 (mid-bass), 2 cornetas D250X da Selenium e 2 ST 302 tb da Selenium. Os amps seriam o Soundigital 2300D para os woofers (2300w RMS 4Ohms), Kicker KX350.2 para os mid-bass e o Clarion APA450 para super e corneta.
Eu gosto mto de som interno, mas tem horas que só o externo é que faz a festa.
Nos passeios que fazemos (sem as patroas) e com mtas amigas (hehehe), tem que ter um bom som para parar na beira de uma lagoa e fazer a festa.
Abraços.
Oversound é dahora..mas usar 200L pra cada falante de 18" pra ter bom rendimento mata a caçamba! uaheuaheuaheu
eu ando muito indeciso ainda.
um projeto como o seu, tpw.. 2 woofers de 18" 2 de 10 ou 12" e os agudos.
ou 6 StreetBass de 15 + 4 D210Ti (nesse caso..seria mais pra fazer pisero mesmo).
tamo ae pensando em como fazer ^^
Como vcs estao conseguindo colocar amplificadores atras da Ranger?
O meu Pioneer de 4 canais esta atras do banco da S10, mas fica encostando no banco. so posso usa-lo para o som externo e tenho que levantar o banco senao ele esquenta toda hora e para.
Na Ranger tem alguma folguinha atras do banco ?
E em baixo dele, onde fica o macaco...nao cabe nada ali nao ?
Os CLASSE A A/B geralmente necessitam de mais alimentação e esqentam mais mesmo. Se for usar pra trio eletrico, use amplificadores de classe D, que tem um rendimento bem mais aproveitavel e o custoxbeneficio eh melhor.
Bruno Sander
15/09/2006, 22:39
Coloquei na minha L200 Outdoor um Sub (Compact) de 12" (300W RMS), com caixa selada atrás do banco traseiro + Módulo Boss (Digital) + 02 Kits Componente Bravox (70W RMS cada par) no lugar dos alto-falantes originais.
O Som ficou MUITO bom, e o grave também ficou excelente!
acho que sei qual eh esse sub!
tpw.. som é foda. Tem gente que se contenta com 1 uxp de12" por exemplo... tem uns ignorante que tem 4 E2k de 15" =P
Dieselboy
16/09/2006, 14:29
Abreu:
1) Parabéns pelos equipamentos :palmas: :concordo: são marcas de 1º linhagem, sobretudo os amps e subs.
Anos atrás meu irmão e eu trabalhamos com som automotivo e esta era uma das dificuldades encontradas, tentar acomodar corretamente os equipamentos no pequeno espaço disponível nas pick-ups.
"... É mesmo difícil fazer som em Pick-Up! A Ranger até tem um posicionamento razoável dos alto-falantes, mas nada que se compare a um pezinho. Infelizmente nela não dá para fazer, por conta do pedal do freio de mão ..."
"... O maior problema é que fora da posição original dos falantes, não se tem muita opção para direcionar o som dentro do veículo ..."
O local ocupado pelo freio-de-mão (ou de-pé??? :lol: ) realmente dificulta, porém há alternativas melhores para o posicionamento dos falantes pode-se por exemplo instalar os tweeters nas colunas, fiz isto em uma das F-1000 e o resultado dos agudos ficou muito bom, deixei no local original somente o médio-grave (não é o melhor lugar mas também não é tao ruim a ponto de condenar o sistema) e o sub atrás do banco (não compromete em nada, pois freqüências baixas não são direcionais). É claro que com esta configuração não pretendo ganhar nenhum campeonato de qualidade e como já mencionei o resultado foi satisfatório em vista da dificuldade imposta pelo espaço disponível no veículo.
"... Corto o sub em 63Hz 6dB/8ª juntamente com as portas. Dá um bom resultado. Longe do resultado obtido em um carro hatch ..."
O corte do sub à grosso modo (na teoria) está correto, porém AbreU, como alguém aqui do fórum disse certa vez, “...na prática a teoria é outra ...”. Acho que este é um dos motivos pelo qual você não está obtendo o resultado esperado para as baixas freqüências.
Digo isto porque já montamos projetos vencedores tanto em qualidade quanto em SPL, os de qualidade tinham uma configuração perfeita em termos de campeonato e agradável para a audição “apurada” dos juizes, porém nunca foram minha preferência, sobretudo porque tinham uma resposta linear, um equilíbrio em todas as faixas do espectro audível. Nestes sistemas lembro que o corte era por volta de 50 hz (dependia do modelo da caixa e do sub) porém para meu gosto era LIXO!!! O que fazia? Ajustava perfeitamente para o campeonato e assim que saia de lá ajustava seguindo minha preferência, daí o corte do sub “pulava” para cerca de 100 Hz, acha alto demais? Realmente é bem alto, porém é nesta faixa que o Sub desenvolve um grave mais “encorpado”, muito melhor do que aquele desempenho “xoxo” obtido na freqüência de campeonato (50 – 60 Hz).
"... Já testei de tudo na Ranger, de 1 sub-woofer de 15" (Kicker Solobaric) a 1 Bravox Premium de 8". Em todas as posições também ..."
Vale lembrar que outro detalhe importante diz respeito à litragem da caixa, o Kicker Solobaric é excelente e foi desenvolvido justamente para trabalhar em caixas de pequeno volume, porém não existe milagre!!! Por exemplo, no catálogo que acompanha o Sub que utilizo (Kicker S10L5) a fábrica passa inúmeros modelos de caixas (vented, sealed e Band-Pass), e especifica muito bem qual é o melhor resultado para cada objetivo.
Obviamente um sub MESMO que projetado para pequena litragem terá melhor performance numa caixa maior (volume variável determinado pelo fabricante), se não me engano o S10L5 em sealed box varia entre 8 a 25 litros (SE NÃO ME ENGANO), optei por 14 litros devido à falta de espaço e mesmo assim tive que fazer modificações para que a caixa coubesse. O resultado poderia ser muito melhor inclusive com desempenho superior se montado em outros tipos de caixa, porém para mim a selada de 14L era a mais adequada, portanto em vista da dificuldade imposta foi o máximo que pude extrair do equipamento.
Daí você deve estar se perguntando por que ele trabalha melhor num volume maior se foi feito para trabalhar em pequena litragem? A explicação é simples, um sub trabalha melhor numa caixa maior porque nesta ele desloca internamente um volume maior de ar, consequentemente deslocará o cone com uma força maior.
Para que um Solobaric de 15 obtenha desempenho satisfatório precisaria pelo menos de uns 60L :shock: onde iria conseguir um espaço desses dentro da Ranger? Só retirando o banco traseiro :shock: Este é o problema das pick-ups, ou utiliza apenas o espaço disponível e obtém no máximo um bom SPL ou não está nem aí para o espaço (arranca tudo) e consegue um grave “arrasa-quarteirão”.
Nunca fui fã de sub´s de 8, sobretudo porque apresentam uma deficiência crônica na qualidade de graves, por 2 motivos; primeiro sua área de deslocamento (área física do cone) é pequena o que por si só já compromete seu rendimento; o segundo motivo diz respeito à qualidade de reprodução de graves, sobretudo freqüências abaixo de 100 Hz (se não me engano), portanto ele está muito mais apto à condição de médio-grave do que propriamente ao cargo de sub.
Há outros “detalhes” que também fazem MUITA diferença tais como: cabos de alimentação com bitola adequada, RCA´s de alta qualidade, fiação com bitola adequada e de boa qualidade, alternador(es) e bateria(s) compatíveis com o sistema, isolamento acústico adequado além é claro de profissionais qualificados para uma correta instalação e regulagem desses equipamentos.
Um detalhe que estive observando na sua Ranger é que os bancos são em couro. Pela experiência que tivemos ao longo do tempo chegamos à conclusão que este material causa uma reverberação mais acentuada no interior do veiculo se comparada ao tecido.
Pode parecer “preciosismo” de minha parte, exagero ou até algo insignificante, mas faz muita diferença!!! Pode experimentar um mesmo modelo de carro com couro e outro com tecido “tocando” os mesmos equipamentos, a qualidade no áudio do carro de tecido é melhor.
A propósito os equipamentos que estou utilizando são os seguintes: CD Pioneer (não lembro o modelo, mas é o modelo anterior ao top da safra de 2004) , Amp. MTX 895, kit 2 vias kicker, Sub Kicker S10L5 (quadrado), RCA’s Stinger, cabos de alimentação 2 gauge, fios paralelos (12mm sub) e 8mm (mid-bass e tweewer).
Estão “encostados”:
2 subs Precision Power PC12;
2 subs Precision Power PC10 (NUNCA foram usados);
1 Amp Precision Power PC650;
1 Amp MTX 2300;
1 Amp Alpine MRV-1000;
1 Capacitor Monster Cable 1 F;
O local ocupado pelo freio-de-mão (ou de-pé??? :lol: ) realmente dificulta, porém há alternativas melhores para o posicionamento dos falantes pode-se por exemplo instalar os tweeters nas colunas, fiz isto em uma das F-1000 e o resultado dos agudos ficou muito bom, deixei no local original somente o médio-grave (não é o melhor lugar mas também não é tao ruim a ponto de condenar o sistema) e o sub atrás do banco (não compromete em nada, pois freqüências baixas não são direcionais). É claro que com esta configuração não pretendo ganhar nenhum campeonato de qualidade e como já mencionei o resultado foi satisfatório em vista da dificuldade imposta pelo espaço disponível no veículo.
Então, meus tweeters estão na coluna. Sempre usei assim. Apesar de isto gerar um palco um pouco disperso, eleva bem o mesmo. Meus mid-bass ajudam muito, pois descem até quase 35Hz. Minhas portas são tratadas com manta asfaltica, isto melhora muito a acustica delas.
O corte do sub à grosso modo (na teoria) está correto, porém AbreU, como alguém aqui do fórum disse certa vez, “...na prática a teoria é outra ...”. Acho que este é um dos motivos pelo qual você não está obtendo o resultado esperado para as baixas freqüências.
Digo isto porque já montamos projetos vencedores tanto em qualidade quanto em SPL, os de qualidade tinham uma configuração perfeita em termos de campeonato e agradável para a audição “apurada” dos juizes, porém nunca foram minha preferência, sobretudo porque tinham uma resposta linear, um equilíbrio em todas as faixas do espectro audível. Nestes sistemas lembro que o corte era por volta de 50 hz (dependia do modelo da caixa e do sub) porém para meu gosto era LIXO!!! O que fazia? Ajustava perfeitamente para o campeonato e assim que saia de lá ajustava seguindo minha preferência, daí o corte do sub “pulava” para cerca de 100 Hz, acha alto demais? Realmente é bem alto, porém é nesta faixa que o Sub desenvolve um grave mais “encorpado”, muito melhor do que aquele desempenho “xoxo” obtido na freqüência de campeonato (50 – 60 Hz). [quote]
Eu acho 100Hz um corte altissimo para um sub-woofer. Um sub-woofer deve responder até no máximo 80Hz para um som voltado para SPL. Acima disso as distorções tornam-se muito aparentes. Imagina um sub-woofer com 12" de área de cone indo e voltando 100 vezes por segundo? Para sistemas voltados para uma qualidade básica, o corte do sub-woofer não deve passar os 80Hz com atenuação de 12dB/8ª.
[quote]Vale lembrar que outro detalhe importante diz respeito à litragem da caixa, o Kicker Solobaric é excelente e foi desenvolvido justamente para trabalhar em caixas de pequeno volume, porém não existe milagre!!! Por exemplo, no catálogo que acompanha o Sub que utilizo (Kicker S10L5) a fábrica passa inúmeros modelos de caixas (vented, sealed e Band-Pass), e especifica muito bem qual é o melhor resultado para cada objetivo. Obviamente um sub MESMO que projetado para pequena litragem terá melhor performance numa caixa maior (volume variável determinado pelo fabricante), se não me engano o S10L5 em sealed box varia entre 8 a 25 litros (SE NÃO ME ENGANO), optei por 14 litros devido à falta de espaço e mesmo assim tive que fazer modificações para que a caixa coubesse. O resultado poderia ser muito melhor inclusive com desempenho superior se montado em outros tipos de caixa, porém para mim a selada de 14L era a mais adequada, portanto em vista da dificuldade imposta foi o máximo que pude extrair do equipamento.
A caixa do Solobaric está com volume correto Dieselboy, tem 87L livres (90L brutos) e ficou em cima do banco do passageiro. Com os vidros abertos a pressão sonora era tão forte que não tinha como ficar dentro do carro. A janelinha trazeira da Ranger parecia que ia voar fora. Mas isso foi apenas um teste de acustica, não tem como andar com uma caixa dessas no dia-a-dia.
Nunca fui fã de sub´s de 8, sobretudo porque apresentam uma deficiência crônica na qualidade de graves, por 2 motivos; primeiro sua área de deslocamento (área física do cone) é pequena o que por si só já compromete seu rendimento; o segundo motivo diz respeito à qualidade de reprodução de graves, sobretudo freqüências abaixo de 100 Hz (se não me engano), portanto ele está muito mais apto à condição de médio-grave do que propriamente ao cargo de sub.
Ai é onde entra o projeto da caixa. Sub-woofers de 8" são excelentes, se bem usados.
Estamos falando de automóveis, com ganhos de cabine absurdos, chegando alguns a 9dB em determinadas frequencias. Na Ranger o resultado com o sub-woofer de 8" na posição em que está minha caixa é excelente. O sub-woofer desce a 30Hz ainda com boa pressão sonora. Mas claro, não vá esperando que ele toque como um MTX 9500 com 1000w RMS aplicados. Antes da Ranger (Focus XR), sub-woofer para mim tinha que ter 12". Usei de tudo no Focus, des de Bomber (bicho-papão), MTX (T5500, T8000 e T9500), Fosgate (RFD-3112, RFR-2212), JL-Auido (12W6), Kicker (Solbaric 12L7, 15L7, S15, CVR124), Bravox (UXP 12D4, E2k 12D2) e por ai vai...
Mas agora com a Ranger o conceito teve que mudar, e hoje tenho que me contentar com sub-woofers de 8 ou 10".
Há outros “detalhes” que também fazem MUITA diferença tais como: cabos de alimentação com bitola adequada, RCA´s de alta qualidade, fiação com bitola adequada e de boa qualidade, alternador(es) e bateria(s) compatíveis com o sistema, isolamento acústico adequado além é claro de profissionais qualificados para uma correta instalação e regulagem desses equipamentos.
Com certeza. Meu cabo de alimentação é de 35mm², tanto positivo quanto terra, meus RCA são com cabos Tecsound (série pró) e conectores Stº Angelo prata e etc. Bateria está complicado consegui lugar para uma auxiliar, mas meu som precisa disso urgente. O proficional sou eu :D Eu mesmo instalo tudo no meu carro. Tenho um marceneiro que faz as caixas para mim e o resto é por minha conta.
Um detalhe que estive observando na sua Ranger é que os bancos são em couro. Pela experiência que tivemos ao longo do tempo chegamos à conclusão que este material causa uma reverberação mais acentuada no interior do veiculo se comparada ao tecido.
Pode parecer “preciosismo” de minha parte, exagero ou até algo insignificante, mas faz muita diferença!!! Pode experimentar um mesmo modelo de carro com couro e outro com tecido “tocando” os mesmos equipamentos, a qualidade no áudio do carro de tecido é melhor.
Pefeitamente. Qualquer um que goste de som automotivo, sabe que o couro modifica um pouco o seu som. Não concordo que seja para pior, nem para melhor. É uma diferença audível, mas nada que um ajuste no som não corrija.
A propósito os equipamentos que estou utilizando são os seguintes: CD Pioneer (não lembro o modelo, mas é o modelo anterior ao top da safra de 2004) , Amp. MTX 895, kit 2 vias kicker, Sub Kicker S10L5 (quadrado), RCA’s Stinger, cabos de alimentação 2 gauge, fios paralelos (12mm sub) e 8mm (mid-bass e tweewer).
Bons equipamentos! Vou postar uma foto aqui da mala do meu antigo Focus para ver se vc reconheçe o amp (ainda na fase de acabamento, com o sub pregado torto, faltando acabamento e etc...)
http://focusxr.ubbihp.com.br/mala.jpg
http://focusxr.ubbihp.com.br/mala3.jpg
Pois é! Já tive um MTX 895. Ótimo amp 5 canais! Compacto, forte, qualidade razoável.
Abraços.
Dieselboy
18/09/2006, 22:23
”… Minhas portas são tratadas com manta asfáltica …”
Nacional ou importada? Dynamat, Stinger, Phoenix Gold??? Está utilizando Noise Killer????
”… Um sub-woofer deve responder até no máximo 80Hz para um som voltado para SPL …”
Só se as regras do dB Drag mudaram se é que esta entidade ainda existe. Lembro que na época que competíamos na categoria de SPL (96 a 99) nossos sistemas utilizavam 10, 14 subs com freqüência de corte em torno de 100 – 110 Hz.
Esta freqüência era obtida através do RTA, “ele” indicava que nesta faixa é que se obtinham os picos máximos de SPL. Não sei se você chegou a acompanhar as reportagens das publicações da época onde sempre estava em destaque a “vovó” americana Alma Gates com seu Bronco monstruoso equipado com dezenas de subs e amps da Precision Power, para conseguir os vários recordes mundiais na época ela utilizou 100 Hz.
Hoje não faço a menor idéia de como estejam as regras, porém sempre nos sistemas voltados para uso pessoal “corto” o sub a partir dos 100 Hz para baixo.
”… Para sistemas voltados para uma qualidade básica, o corte do sub-woofer não deve passar os 80Hz com atenuação de 12dB/8ª.…”
Disse bem AbreU, qualidade básica e para ouvidos “treinados”!!! Mas meu gosto musical (Rock, metal, electronic, reggae) NUNCA me permitiria deixar a “pancadaria” (melhor parte) para os mid-bass, os “pequeninos” trabalhando nesta freqüência não fazem o carro nem as janelas da vizinhança tremer :lol:
”… Acima disso as distorções tornam-se muito aparentes…”
Não necessariamente, pois se dosear corretamente o ganho, os controles do pré-amp e ainda utilizar um filtro subsônico adequado pode-se atenuar bastante ou até mesmo eliminar estas distorções.
”… Bateria está complicado conseguir lugar para uma auxiliar …”
Porque não coloca uma Optima ou uma Stinger (ambas de gel) no lugar da original??? Elas “seguram” a carga muito melhor que as convencionais e se optar por uma dessas nos modelos mais parrudos pode até ser que somente uma dê “conta do recado”.
”… A janelinha traseira da Ranger parecia que ia voar fora…”
Instalamos numa Ranger STX cabine estendida 4 MTX 15’ da série 7000 para SPL olha o teto dela DOBRAVA :shock: :shock: tamanha era a pressão sonora, o retrovisor interno não agüentou o “baque” e caiu!!! :shock:
”… Antes da Ranger (Focus XR), sub-woofer para mim tinha que ter 12" … Mas agora com a Ranger o conceito teve que mudar, hoje tenho que me contentar com sub-woofers de 8 ou 10 ...”
Enfrentei o mesmo dilema na F-1000, foi muito difícil vencer o preconceito tendo que aceitar um Kicker S10L5. No último carro pequeno que tive um Kadett GSI os subs eram 2 MTX de 15” com um amp para cada um, por aí você imagina o que eles “tocavam”. :dance: :dance: :dance:
Algumas das melhores configurações montadas por nós (apenas para “curtir”, nada a nível de campeonato):
3 JL Audio 10W6 + 1 amp Xtant 1001D; :concordo: :concordo: :concordo:
3 JL Audio 10W6 + 1 amp Audio Art; :concordo: :concordo: :concordo:
2 MTX 15 Serie 7000 + 2 amp´s MTX 2300;:concordo: :concordo: :concordo:
2 Cerwin Vega 12” Stroke + 4 amp´s MTX 2300;:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
jack_daniels
19/09/2006, 20:44
eu queria fazer o seguinte na minha ranger, deitar os bancos de tras e acomodar uma caixa com 3 e2k de 12, ligados num banda ice por exemplo, acho que ia tremer legal!
caralho cara! 3 e2k de 12" dentro de uma ranger deve ficar algo insuportável! uaeuahuehauehauehuehauehae
eu sou fã desses auto falantes.
jack_daniels
20/09/2006, 14:18
eles são muito bons, uma vez tirei um jl w0 12' que eu tinha e coloquei um destes, na boa, o som ficou a mesma coisa, claro que as regulagens todas estavam para o JL, mais acho que o jl tem o som mais nitido, mais eu gosto mesmo eh de pressao na cabeça!!! eheheheh
eles são muito bons, uma vez tirei um jl w0 12' que eu tinha e coloquei um destes, na boa, o som ficou a mesma coisa, claro que as regulagens todas estavam para o JL, mais acho que o jl tem o som mais nitido, mais eu gosto mesmo eh de pressao na cabeça!!! eheheheh
Eu tenho um JL de 8" na minha Ranger, pelo volume que ocupa (ele fica no lugar do banco escamoteável da estendida) ele faz bonito! os falantes dianteiros também são da JL, o conjunto é muito bom. Só que na próxima, que vai ser uma cabine dupla, vou querer uns graves mais pontentes... preciso pensar ainda no que fazer :)
André 4Runner RJ
20/09/2006, 16:10
Galera,
Tô qurendo fazer o som de minha 4Runner, que estou acabando de montar.
É identica às SW4 até 96 e gostaria de escutar um som de qualidade (médios, graves e agudos)
Já possuo alguns componentes como CD, amplificadores, caixa selada.
Alguem teria alguma dica???
Abs,
André
IGORFROTA
26/11/2006, 20:21
Alguém tem um projetinho para uma caixa de 35l +/- para colocar atras do banco traseiro da ranger ?
To querendo instalar uma sub de 10" para melhorar o som.
Observei que ao reclinar o banco, a parte de baixo do banco acaba fazendo um arco no espaço vazio atras do banco, de forma que qq coisinha q esteja acomodada naquele espaço acaba virando um calço, dificultando o acesso ?
Como vcs resolveram esse problema ?
Queria usar apeas 1 lado, e no outro colocar os módulos (1 Pioneer GMX 904 e 1 A400).
Vlw
Eu tou vendo a possibilidade de colocar 1 Kicker L5 S12" atrás do banco. Ele pede 35L.
DanOnTuba
27/11/2006, 22:39
como é que vocês audiófilos solucionaram o desafio do isolamento acústico? Quais são os melhores produtos para isolar os roncos do motor diesel e pneus lameiros?
Hehehehe... tem loco pra tudo sabia? uma vez vi um carro que o cara colo carpet debaixo dos paralama, pelo lado de fora.. uma verdadeira obra de artista, heheheh.. prefiro liga o som, aumentar um pouquinho mais o volume e escuta um hardcore... balança a cabeça (careca ainda por cima...) hehehe abraços
Dieselboy
27/11/2006, 23:16
Quais são os melhores produtos para isolar os roncos do motor diesel e pneus lameiros?
Quer silêncio absoluto no interior do habitáculo??? Não se importando com custos para obter o resultado desejado??? Manta acústica importada da marca americana Dynamat modelo Super-E (20 mm).
Se realmente você for exigente (chato pacas!!!:twisted: ) e quiser um serviço impecabilíssimo de padrão internacional, pede para que passem algumas demãos de Noise Killer da marca Stinger (tinta anti-acústica de coloração azulada) por todo o interior da cabine (é preciso desmontar e retirar TUDO; forros, teto, bancos, console ...) e depois pede para aplicarem o Dynamat. :concordo:
Se isto não atender o que você espera pode esquecer que mais nada neste mundo irá resolver seu problema.
PS - Podes tentar materiais alternativos de fabricação nacional, por exemplo há uma manta denominada de Toroflex (nunca utilizei, pois não encontrava por aqui) que "dizem" ser de muito boa qualidade, mas ... como disse nunca utilizei, portanto só testando para ver. Há também a opção de revestir o assoalho da cabine com feltro betumado, esta é uma alternativa mais acessível que trás também bons resultados, mas longe beeem longe de um tratamento com Noise Killer + Dynamat.
Dieselboy
27/11/2006, 23:25
'... vi um carro que o cara colo carpet debaixo dos paralama, pelo lado de fora.. uma verdadeira obra de artista, heheheh.."
O Fiat Stilo utiliza este artifício para diminuir a passagem de ruído externo para o interior do habitáculo, só que neste carro o material em questão parece ser uma placa adesiva de borracha betumada :pensativo: :pensativo: quem tiver um modelo destes basta olhar (passar a mão) no "teto" das caixas das rodas que sentirá um revestimento áspero e irregular neste local.
Esta solução parece interessante, creio que o único entrave será encontrar este material disponível para aquisição no varejo.
Edintruder
29/11/2006, 20:38
O Fócus também tem os pára-lamas acarpetados por fora.
Felipe SP
30/11/2006, 19:27
Gostaria de colocar um som bom em minha Ranger CD, porém vou ser sincero.....não entendo absolutamente nada!!! O que vocês poderiam sugerir como sendo o "básico" pra eu ter um som legal e sem gastar muita grana?
Dieselboy
30/11/2006, 20:22
Felipe
Pela experiência que tive em som automotivo, esse termo "básico" costuma ter variações incríveis de cliente para cliente, mas à "grosso modo" creio que o que você está querendo é curtir um "sonzinho" num volume razoável com uma certa qualidade, não é mesmo???
Pois bem, se esse for seu caso, já adequando ao segundo ítem por você mencionado ("sem gastar muita grana") te indicaria instalar nas portas 2 pares de coaxiais, agora não me recordo de cabeça qual medida se aplicava à Ranger :pensativo: :pensativo: + amplificador de 4 canais no mínimo de 40 W/RMS por canal + 1 Subwoofer de 8" ou 10" específicos para trabalharem em caixas de pequeno volume.
Por que 4 canais??? porque você pode utilizar dois desses canais no modo estéreo para ligar em paralelo os coaxiais instalados nas portas e ainda irá sobrar 2 canais livres que podem ser chaveados para trabalharem no modo "bridge" para ligar o sub.
Que fique claro que não é um projeto campeão de audiofilia, mas considerando o que você necessita creio que irá atender às suas expectativas.
PS - NUNCA em hipótese alguma queira economizar ninharias com cabos RCA´s, cabos de alimentação, fusíveis, etc, essa é a economia burra, que pode comprometer não só a integridade do seu veículo como também influenciará diretamente na qualidade de som.
:concordo:
Felipe SP
30/11/2006, 20:50
É exatamente por isso que gosto deste fórum! :palmas: Acabei de postar minha mensagem e, minutos depois, algúem com uma boa vontade enorme, não economiza palavras pra esclarecer minha dúvida.....incrível mesmo....nesse mundo tão individualista que a gente vive, é praticamente uma raridade você encontrar alguém com um espírito de ajuda desses hoje em dia ....por isso mesmo que esse tipo de atitude tem que ser elogiada!!! Valeu aí, Dieselboy!
Mas sem mais histórias e retomando nosso assunto....algumas dúvidas ainda:
> Os amplificadores fazem a mesma função de um módulo? Ou....são o próprio módulo?!?! heheh
> Qual a diferença entre caixas coaxiais e triaxiais? Qual vc recomendaria?
> Além de todos os itens citados, vc vê a necessidade de instalar tweeters?
Valeu mais uma vez e um abraço
Dieselboy
30/11/2006, 21:36
"... Os amplificadores fazem a mesma função de um módulo? Ou....são o próprio módulo?!?! heheh ..."
à "grosso modo" representam o mesmo equipamento, pois são variantes linguísticas peculiares de cada localidade, por aqui chamam de amplificador, módulo, potência ... é claro que existem inúmeras diferenças entre a infindável gama de opções disponíveis no mercado, mas um dos que melhor representam custo/benefício é o amplificador mosfet (fonte chaveada) que permite fazer o esquema de ligações que te passei.
"... Qual a diferença entre caixas coaxiais e triaxiais? Qual vc recomendaria?... "
Coaxiais acoplam na mesma peça o médio e o agudo, enquanto os triaxiais acoplam graves, médios e agudos. Quanto à recomendação, particularmente colocaria a coaxiais, por 2 motivos, primeiro porque pelo fato de você estar utilizando um sub que tocará exclusivamente frequências graves, para que então gastar mais comprando triaxiais que também irão tocar frequências graves??? Mas tem um"detalhe" nesta história o desempenho de reprodução dos graves nos triaxiais se comparado ao desempenho do sub fica muito aquém, portanto compensaria utilizar triaxiais somente se você não utilizasse o sub.
O outro motivo é que os coaxiais são "mais em conta".
"... Além de todos os itens citados, vc vê a necessidade de instalar tweeters? ..."
Não, há menos que você seja fanático por agudos :lol: como já mencionei os coaxiais já acoplam um médio e um agudo (tweeter). :concordo:
Edintruder
01/12/2006, 20:35
Bah, de som não manjo nada, apenas coloquei 4 auto falantes 6x9 decentes e um rádio com 4 saidas de 80w com mp3 e entrada usb. Pra mim já está muito bom, pois fecho os vidros e aumento o som o bastante pra não ouvir nem a minha voz desafinada cantando (ahahaha) e suficiente pra ficar com os ouvidos zunindo depois!
Dieselboy
01/12/2006, 22:36
Esses aparelhos com entrada USB estão sendo a "febre" do momento, está vendendo que nem "pão quente" na hora do café :lol: :lol:
Um amigo "muambeiro" que há cada 15 dias vai para Guaira me disse que no sábado passado os "turistas" haviam simplesmente esgotado o estoque de máquinas digitais e também de cd´s com entrada USB de uma das maiores lojas de eletrônicos daquela cidade. :shock: :shock:
A vantagem dessa entrada é que você pode conectar um I-Pod no qual você previamente armazena milhares de arquivos musicais e pode controlá-lo a partir do controle do Cd player. :dance: :dance:
Caso enjoe da seleção musical basta "deletar" os arquivos e adicionar outros do seu interesse :dance: :dance: é pessoal, pelo jeito o cd (disco) já era!!!:dance:
Edintruder
01/12/2006, 22:48
A vantagem é que eu não preciso ficar procurando pelos cds que a minha mulher esconde pelo carro... Conecto o meu mp3 player que é mais fácil. Levo cerca de 5 minutos pra achar um cd que procuro no meio de 2 portas-cds de 36 disco que rolam pela caminhonete.
É exatamente por isso que gosto deste fórum! :palmas: Acabei de postar minha mensagem e, minutos depois, algúem com uma boa vontade enorme, não economiza palavras pra esclarecer minha dúvida.....incrível mesmo....nesse mundo tão individualista que a gente vive, é praticamente uma raridade você encontrar alguém com um espírito de ajuda desses hoje em dia ....por isso mesmo que esse tipo de atitude tem que ser elogiada!!! Valeu aí, Dieselboy!
Mas sem mais histórias e retomando nosso assunto....algumas dúvidas ainda:
> Os amplificadores fazem a mesma função de um módulo? Ou....são o próprio módulo?!?! heheh
> Qual a diferença entre caixas coaxiais e triaxiais? Qual vc recomendaria?
> Além de todos os itens citados, vc vê a necessidade de instalar tweeters?
Valeu mais uma vez e um abraço
Se me permite..
um amplificador mosfet 4 canais
1 Kit 2 vias Bravox(portas dianteiras)
1 par de coaxiais(portas traseiras)
1 Sub de 8" ou 10".. se achar um Pioneer IMPP usado pra comprar, eu considero uma das melhores opções. Porem, se quiser novo, Bravox UXP 10" ou Bravox Premium II.
Isso tudo ae da pra ligar num Hurricane 4.120 ou se quiser investir um poco mais num Roadstar Power One.
*O kit 2 vias é composto por mid bass(que vai nas portas, door pod ou pezinhos) + tweeter(geralmente ele é colocado nas colunas, ali vc direciona pra vc) + crossover(divisor de freqencias). A qualidade é 200% superior a um coaxial e o som nao fica abafado pela sua perna.
Os medios graves dos mid bass fazem um bom papel ali e os agudos ficam por conta dos tw nas colunas.
O par de coaxiais atrás é só pra dar um sonzinho pra galera do banco de trás.. caso for cab dupla a caminhonete.
Dieselboy
04/12/2006, 12:04
Fala aí Miranda :concordo:
A qualidade de um kit 2 vias é muito superior mesmo, isso é indiscutível, mas tem um probleminha ... seu preço é diretamente proporcional à sua qualidade :putz:
Um par de coaxias de qualidade mediana deve estar custando algo em torno de R$ 250,00 ao passo que um kit 2 vias de qualidade similar composto de divisor de frequência + Mid-Bass + Tweeter deve oscilar num valor próximo aos R$ 600,00.:shock:
A diferença é significativa.
Ainda deve-se considerar que há ocusto adicional para confeccção do kick-panel ("pezinho") que dependendo da loja pode variar entre R$ 200,00 a R$ 500,00.
Some-se ainda a este custo a remodelação das colunas para acomodação dos tweeters R$ 100,00 (cada) e vejam quanto este projeto iria custar. :shock: :shock:
A instalação de 2 pares de coaxiais nas portas como havia mencionado anteriormente não visa de forma alguma conquistar pódios em campeonatos de qualidade de som, mas em contrapartida oferecem um custo/benefício bastante interesante, pois a instalação destes componentes nas portas da Ranger não irião custar mais do que R$ 50,00. :dance: :dance: mas é possível (dependendo da loja escolhida) até se for bem "conversadinho" com o dono da loja "ganhar" a instalação dos coaxiais como forma de brinde. Pelo menos nós fazíamos desta maneira quando o cliente adquiria todos os equipamentos conosco :dance:
Evidentemente que a instalação "grátis" era apenas para projetos básicos, pois são de instalação rápida e simples.
Alexandre Magno
04/12/2006, 14:27
Diselboy,
Na sua sugestão onde (e como) seria instalado o sub??
Alexandre
Dieselboy
04/12/2006, 19:45
Alexandre
O local mais indicado para a instalação do sub é a parte posterior do banco traseiro, mas com certeza você irá indagar, “mas lá não tem espaço”!!! Pois é, infelizmente este local não se destaca pela generosidade volumétrica, por isso é de suma importância escolher “à dedo” o subwoofer a ser utilizado, sobretudo deve-se priorizar os quesitos tamanho e desempenho de trabalho em caixas de volume reduzido.
Não me recordo exatamente as medidas do referido local na Ranger, mas estimo que ali consiga se acomodar no máximo uma caixa de 20 a 25L livres, deixando estrategicamente uma reserva mínima de espaço destinada para a instalação do amplificador.
O recomendável seria, portanto instalar um sub de 8” ou de 10” no máximo, o Kicker Solobaric atende muito bem a estas recomendações sobretudo porque demonstrou eficiência e versatilidade nos projetos onde foi utilizado.
Fala aí Miranda :concordo:
A qualidade de um kit 2 vias é muito superior mesmo, isso é indiscutível, mas tem um probleminha ... seu preço é diretamente proporcional à sua qualidade :putz:
Um par de coaxias de qualidade mediana deve estar custando algo em torno de R$ 250,00 ao passo que um kit 2 vias de qualidade similar composto de divisor de frequência + Mid-Bass + Tweeter deve oscilar num valor próximo aos R$ 600,00.:shock:
A diferença é significativa.
Ainda deve-se considerar que há ocusto adicional para confeccção do kick-panel ("pezinho") que dependendo da loja pode variar entre R$ 200,00 a R$ 500,00.
Some-se ainda a este custo a remodelação das colunas para acomodação dos tweeters R$ 100,00 (cada) e vejam quanto este projeto iria custar. :shock: :shock:
A instalação de 2 pares de coaxiais nas portas como havia mencionado anteriormente não visa de forma alguma conquistar pódios em campeonatos de qualidade de som, mas em contrapartida oferecem um custo/benefício bastante interesante, pois a instalação destes componentes nas portas da Ranger não irião custar mais do que R$ 50,00. :dance: :dance: mas é possível (dependendo da loja escolhida) até se for bem "conversadinho" com o dono da loja "ganhar" a instalação dos coaxiais como forma de brinde. Pelo menos nós fazíamos desta maneira quando o cliente adquiria todos os equipamentos conosco :dance:
Evidentemente que a instalação "grátis" era apenas para projetos básicos, pois são de instalação rápida e simples.
Penso que vc esteja um pouco equivocado.
A qualidade de um Bravox CS D é muito boa, e o kit custa 250reais. É um kit 2 vias intermediario, mas que tem um resultado melhor que qualquer coaxial.
Pode-se muito bem instala-lo na porta e se quiser melhorar a qualidade do audio, fazer um tratamento acustico na porta, o que nao sai muito caro.
Bom, mas o Alexandre ja acatou ao seu projeto, que sim, vai tocar bem.
Dieselboy
04/12/2006, 20:26
"... A qualidade de um Bravox CS D é muito boa, e o kit custa 250 reais. É um kit 2 vias intermediario, mas que tem um resultado melhor que qualquer coaxial ...".
Se for neste preço com certeza compensa :concordo: :concordo: só resta saber se este preço camarada não compromete a qualidade :pensativo: :pensativo: bem quanto a isso não posso afirmar absolutamente nada, pois nunca testei o referido produto, mas que o preço é um atrativo interessante, isso é!!!
Os preços que havia passado anteriormente são referentes a equipamentos importados, como por exemplo: coaxial MTX e kit 2 vias MTX, os quais testamos por diversas vezes e posso afirmar que apresentam uma qualidade boa mesmo nas séries mais simples.
"... Pode-se muito bem instala-lo na porta e se quiser melhorar a qualidade do audio, fazer um tratamento acustico na porta, o que nao sai muito caro...".
Não sei em que patamares os preços dos serviços se situam hoje em dia, mas há alguns anos atrás um tratamento acústico com manta Dynamat em 1 porta não saia por menos de 200 reais.
vxx creio que com certeza nao chega a 200reais.. mas to meio por fora do preço do tratamento.
Sobre o kit.. nao da pra comparar com um MB Quart, Diamond HEX, mas os bravox são muito bons mesmo, e o CS D é um otimo custo beneficio. Mas va la, ele acatou a ideia dos coaxiais.. oq importa é ele gostar.
cleberson23
30/09/2011, 16:52
boa tarde,
sou novo aki em postar mensagens.mais a muito tempo acompanho o site.
gostaria de saber se alguem tem algum modelo de sub para colocar atras do banco.E algum projeto de caixa tambem.F1000 1998
Francescolli
30/09/2011, 20:25
a minha é 94 e uso 2 18 na caçamba !! hahusahushuashauhashuas
MaurícioBsb
30/09/2011, 20:31
Pois é como ressucitaram esse tópico também me interessei, a maioria das pickups tem o mesmo arranjo básico de altofalantes de 6" nas portas dianteiras e de 5" nas traseiras, como saí de um sedã para uma pickup a questão de som sempre me incomodou, então vejam o arranjo que estou começando a montar, itens já adiquiridos:
aparelho
http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_183411717_1009.jpg
altofalantes todos de 6"
http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_158989888_2469.jpg
Módulo de potência, famoso pequeno notavél
http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_203226345_7272.jpg
Falta apenas a questão do subwoofer e onde colocar, atrás do banco eu olho e não sei, tem alguns modelos slim e caixas seladas e ativas mas vou aguardar a sugestão dos amigos que entendem de som, modelo pretendido abaixo:
http://www.hinor.com.br/images/produtos/fotos/g-active_box_l200_frontier.jpg
http://www.hinor.com.br/images/produtos/fotos/g-amplificador_l200_e_frontier.jpg
http://www.hinor.com.br/images/produtos/fotos/g-detalhe_caixa_final.jpg
Perrella
27/10/2011, 16:08
Aproveitando o tópico, estou com duvida sobre o que colocar na minha Ranger cabine dupla. Tenho instalado kit medio grave com tweeter e crossover nas portas Boston acoustics, Dvd 2 din pioneer 3150, e modulo Fosgate 4.6x . Na minha cabine simples eu tinha isto + caixa selada de fibra atras do banco com sub fosgate punch 10" era excelente. Que tipo de caixa e possivel fazer usando este sub fosgate atras do banco traseiro ou outro sub slim, etc ?
marciomeurer
27/10/2011, 16:25
n cabe nada la! mal cabe o modulo tem que ser pequeno!
Pedro Eduardo Patussi
27/10/2011, 20:16
como marcio disse....
não cabe nada la... mal cabe o modulo 2x....
coloquei 1 t2k , 1 t200 e uma fonte tef 100a.... ambos fica faltando 1 dedo pra relar no banco...isso parafusando direto na lata...queria colocar uma proteção em madeira pra não correr risco de pegar fogo no banco... mas é impossivel não cabe madeira nenhuma la....
q dira algum sub... kkkkk
Walter L. L. Casitta
27/10/2011, 21:55
O espaço é apertado, mas cabe alguma coisa lá sim. Tem que fazer sob medida. Também dá pra fazer alguma coisa embaixo do banco traseiro...
SAPO-BOMBA
28/10/2011, 00:42
Comprei ontem um DVD automotivo da Pioneer, tava de promoção na Americanas por R$ 449,90
O aparelho é 1DIN, tem tela de 3", USB, entrada pra câmera de ré, etc etc... Modelo DVH-7380AV
http://img.americanas.com.br/produtos/01/02/item/7470/2/7470212SZ.jpg
Pedro Eduardo Patussi
28/10/2011, 09:19
O espaço é apertado, mas cabe alguma coisa lá sim. Tem que fazer sob medida. Também dá pra fazer alguma coisa embaixo do banco traseiro...
só se for uma caixinha de sub de PC.... se as ranger tiverem tds bancos iguais o da ranger 1999...não cabe de jeito nenhum... nada maior q 1 sub de 8" isso com a litragem da caixa bem fora do recomendado pra dar um som bom...se a litragem da caixa selada ou dutada..estiver mto fora do padrão...o som do sub...vai ser o msm ele estando dentro duma caixa... ou solto....as vezes a caixa pode ate prejudicar + o som...
o caberia atras do banco da ranger... ou embaixo dele...apertando o banco ja... é uma bazukinha de 6"... o problema é encontrar no mercado...
mas o gasto...pra pouco som q vai fazer,não compensa... é melhor ja parti pra som na caçamba... ou deixar 1/3 do banco traseiro ou no assoalho com uma caixa pra 1 sub de 12"
Walter L. L. Casitta
28/10/2011, 09:30
só se for uma caixinha de sub de PC.... se as ranger tiverem tds bancos iguais o da ranger 1999...não cabe de jeito nenhum... nada maior q 1 sub de 8" isso com a litragem da caixa bem fora do recomendado pra dar um som bom...se a litragem da caixa selada ou dutada..estiver mto fora do padrão...o som do sub...vai ser o msm ele estando dentro duma caixa... ou solto....as vezes a caixa pode ate prejudicar + o som...
o caberia atras do banco da ranger... ou embaixo dele...apertando o banco ja... é uma bazukinha de 6"... o problema é encontrar no mercado...
mas o gasto...pra pouco som q vai fazer,não compensa... é melhor ja parti pra som na caçamba... ou deixar 1/3 do banco traseiro ou no assoalho com uma caixa pra 1 sub de 12"
Tem que fazer a caixa sob medida. Não existe nada pronto. Até na Triton que tem menos espaço que a Ranger eu já vi e vai funcionar bem se for bem feito...
marciomeurer
28/10/2011, 09:55
o que eu vou fazer na minha é por 2 6/9 nas portas traseiras e um modulo com x-over somente para configurar ele para bater... agora fazer uma caixinha de 10" mesmo e deixar em qualquer canto atras do banco da frente tbm serve... se for carregar 3 pessoas manda 1 levar no colo!!!
Pedro Eduardo Patussi
28/10/2011, 12:26
SEMPRE.... é melhor mandar fazer a caixa..doq comprar uma pronta de marca famosa...q da o msm som de uma mandada fazer...e só pelo nome é 5x + cara...
oq eu disse q é dificil de encontrar...e sub abaixo de 8" ... pois no Brasil quase não ha comercio para eles...td mundo vai direto em sub de 12" pra cima...
esse sub concerteza é o melhor custo X beneficio...
LEOSOUND - Tudo em som automotivo (http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=137_124&products_id=1573)
um sub q aguente bastante potencia...nunca q caberia debaixo do banco ou atras do banco da ranger... a bobina dele é enorme.... fora o tanto de espaço q teria q deixar na caixa...pra não ficar encostado...+ o espaço q deve sobrar pra o cone não ficar batendo no banco...
http://www.ddaudio.com.br/?pg=produto&pID=23
na minha opinião... é gastar dinheiro atoa...em um som q não vai "acompanhar" a musica...
Posicionamento de um Subwoofer - Artigos - AutoSom.net (http://autosom.net/artigos/posic_sub.htm)
Evitando a queima de subwoofers - AutoSom.net (http://autosom.net/artigo.asp?cod=59)
Calculando volume de caixas acústicas (http://autosom.net/artigos/box_design.htm)
a unica maneira de conseguir um litragem correta pra um sub atras do banco ou debaixo dele...é a bazuquinha...
pra qm não conhece...
http://sp1.fotolog.com/photo/1/14/61/rodrigo_rcf/1090782966_f.jpg
http://autosom.net/shopp/prod/b52_bazuca_atr835big.jpg
http://img185.imageshack.us/img185/3353/bazucamu6.jpg
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRdRt8SFoueIL975eZIkk13CjFBk7TRZ 1BEd_5i6MbWt3_DUivA168KykqB
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=163181442_422.jpg&v=E
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcThgvVUoYVZk0nIHTKupLrPQxhUqPy_U gUWWgeuOYqN64FIvyF76a2KUZP_
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQyR2r_0uNR7iSOx6hQj97AG-w4El3si-ME-YthEkT2U_nLSPHrCIbmi7qTeQ
Pedro Eduardo Patussi
28/10/2011, 14:20
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAGWs0VQnOpa7ykFaxeUvC9E7oQ65WUaoeBb9OfMyVtiphY ajH7mB_9emhJ98kqIXLP_9_gtVeXZwz61IjqHm434Am1T1UKLA 1vOUGvb6GdrzGBHBZldq47i5.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMgvmrV6maffRPRgs8PEXJ2sH_1yRgfk8JfWI_6EynE9If HYMGFAQ5qhrcqfwntrn8jsC7sza7v1HcXysMM9NAwAm1T1UEq4 v4DAdRhAJTQQtIA9fOWJxKzd.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAHyjlC5_Lmausmeq_H2zssWOPd05SmxcaP-tObcSRnJ57fOSAh7bWqva-dyRAxKtnT7_vr-J4lcCSy2UVWJl1UAAm1T1ULmoobrRXpjzq0agD_sbyJdZAdPW. jpg
Walter L. L. Casitta
28/10/2011, 14:29
Afff. Caí no meio dos agtoboyolas...
silvio rocha neto
06/12/2011, 11:06
ola pessoal , cheguei agora no mundo das picups , tenho uma ranger xlt 2008 cab dupla ,
i ta com um som paulada
li algumas coisas aqui i fui tendo ideias ,
ai rolo um dvd pioneer , com camera de re , kit duas vias jbl nas portas dianteiras , kit triaxial porta traseiras jbl , um bravox slim de 10
atraz do banco , i tudo ligado no modulo taramps t 800 , fico muito legal , quando uma hilux chego na loja mando faze igual ao meu fico muito bom . um abraço a todos , silvio
PauloLimited
12/12/2011, 11:13
SEMPRE.... é melhor mandar fazer a caixa..doq comprar uma pronta de marca famosa...q da o msm som de uma mandada fazer...e só pelo nome é 5x + cara...
oq eu disse q é dificil de encontrar...e sub abaixo de 8" ... pois no Brasil quase não ha comercio para eles...td mundo vai direto em sub de 12" pra cima...
esse sub concerteza é o melhor custo X beneficio...
LEOSOUND - Tudo em som automotivo (http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=137_124&products_id=1573)
um sub q aguente bastante potencia...nunca q caberia debaixo do banco ou atras do banco da ranger... a bobina dele é enorme.... fora o tanto de espaço q teria q deixar na caixa...pra não ficar encostado...+ o espaço q deve sobrar pra o cone não ficar batendo no banco...
http://www.ddaudio.com.br/?pg=produto&pID=23
na minha opinião... é gastar dinheiro atoa...em um som q não vai "acompanhar" a musica...
Posicionamento de um Subwoofer - Artigos - AutoSom.net (http://autosom.net/artigos/posic_sub.htm)
Evitando a queima de subwoofers - AutoSom.net (http://autosom.net/artigo.asp?cod=59)
Calculando volume de caixas acústicas (http://autosom.net/artigos/box_design.htm)
a unica maneira de conseguir um litragem correta pra um sub atras do banco ou debaixo dele...é a bazuquinha...
pra qm não conhece...
http://sp1.fotolog.com/photo/1/14/61/rodrigo_rcf/1090782966_f.jpg
http://autosom.net/shopp/prod/b52_bazuca_atr835big.jpg
http://img185.imageshack.us/img185/3353/bazucamu6.jpg
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRdRt8SFoueIL975eZIkk13CjFBk7TRZ 1BEd_5i6MbWt3_DUivA168KykqB
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=163181442_422.jpg&v=E
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcThgvVUoYVZk0nIHTKupLrPQxhUqPy_U gUWWgeuOYqN64FIvyF76a2KUZP_
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQyR2r_0uNR7iSOx6hQj97AG-w4El3si-ME-YthEkT2U_nLSPHrCIbmi7qTeQ
Acabei de adiquirir um DVD pra onça, mas agora eu estou na dúvida de qual sub usar. Estava querendo colocar 2 pionner slim atrás do banco traseiro igual a S-10 de um conhecido, mas ai todo lugar que eu vo, ninguem topa a parada, sempre fala que da pra colocar somente 1. Essas caixas selada da Bombar são boas mesmo ? Da um resultado bom ? 2 Bomber dessas vira alguma coisa ? O que eu quero mesmo é tentar colocar os 2 Pionner, mesmo que presise de chegar o banco um pouco pra frente, ninguem anda la mesmo.
Isso na L200.
Pedro Eduardo Patussi
12/12/2011, 12:28
Acabei de adiquirir um DVD pra onça, mas agora eu estou na dúvida de qual sub usar. Estava querendo colocar 2 pionner slim atrás do banco traseiro igual a S-10 de um conhecido, mas ai todo lugar que eu vo, ninguem topa a parada, sempre fala que da pra colocar somente 1. Essas caixas selada da Bombar são boas mesmo ? Da um resultado bom ? 2 Bomber dessas vira alguma coisa ? O que eu quero mesmo é tentar colocar os 2 Pionner, mesmo que presise de chegar o banco um pouco pra frente, ninguem anda la mesmo.
Isso na L200.
vc quer colocar a caixa de som na l200 no banco traseiro? ou atras do banco traseiro?
as imagens q coloquei... foi de bazucas..(formato da caixa) os sub vc pode colocar de qlq marca... eu não recomendo ngm comprar caixas de "marcas" prontas... pq são um absurdo de caro... é melhor mandar alguem fazer a caixa em fibra de vidro...
se ngm andar atras na l200... coloca logo uma caixa dutada comum nos bancos traseiro... ou no assoalho msm...(uma caixa com litragem correto para os subs... da muito mais som... doq uma caixa com litragem minina...)
PauloLimited
12/12/2011, 12:33
vc quer colocar a caixa de som na l200 no banco traseiro? ou atras do banco traseiro?
as imagens q coloquei... foi de bazucas..(formato da caixa) os sub vc pode colocar de qlq marca... eu não recomendo ngm comprar caixas de "marcas" prontas... pq são um absurdo de caro... é melhor mandar alguem fazer a caixa em fibra de vidro...
se ngm andar atras na l200... coloca logo uma caixa dutada comum nos bancos traseiro... ou no assoalho msm...(uma caixa com litragem correto para os subs... da muito mais som... doq uma caixa com litragem minina...)
ueueue, quero colocar atrás do banco traseiro. É muito díficil de achar sub slim, so acho os pionner é são caros e tirando eles acha esses Bomber já prontos.
PauloLimited
12/12/2011, 21:40
Essa potência guenta 2 subs slim ?
H-BUSTER (http://www.hbuster.com.br/produtoDetalhes.asp?p=6)
Pedro Eduardo Patussi
12/12/2011, 22:18
Essa potência guenta 2 subs slim ?
H-BUSTER (http://www.hbuster.com.br/produtoDetalhes.asp?p=6)
aguenta aguenta... desde q case os OHMS dos subs... com o do modulo... isso se resolve ligando os subs em serie ou paralelo...pra casar com os OHMS do modulo...qlq istalador de som faz isso pra vc e não cobra nada...
agora ele é muito fraquinho na minha opinião pra toca sub... 1 modulo pra da uma pegada legal no som... tem q ter um pouco mais de RMS...q os subs somando os 2...pra fica bom msm...tendo os dobro de potencia o modulo melhor ainda...(porem ai ja se começa correr risco de estragar os subs se mal utilizado...)
o pessoal da loja de som...não quer istalar os 2 sub pra vc pq vc vai comprar os 2 sub com eles? se for issu... eles não querem istalar pq sabe q a litragem da caixa vai estar pouca pros sub...e isso acaba estragando os subs com o tempo...e vc vai querer a garantia deles hehe...
na minha opinião... é melhor 1 sub com uma caixa de litragem boa....doq 3 sub com litragem errada...
PauloLimited
12/12/2011, 22:51
Então, to aqui na agulha pra comprar, um kit 2 vias da Bravox e um pentaxial da selenium. Vo colocar um sub só mesmo, num vo inventar moda não. Agora a potência que eu estou na dúvida, se eu compro essa H-Buster ou uma Hurricane H1 360.4, essa aqui KaBuM! - Hurricane Módulo de Potência H1 360.4 Digital 4 Canais 2800W RMS 38615 (http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:43:3658&tag=) .
Walter L. L. Casitta
12/12/2011, 22:59
Então, to aqui na agulha pra comprar, um kit 2 vias da Bravox e um pentaxial da selenium. Vo colocar um sub só mesmo, num vo inventar moda não. Agora a potência que eu estou na dúvida, se eu compro essa H-Buster ou uma Hurricane H1 360.4, essa aqui KaBuM! - Hurricane Módulo de Potência H1 360.4 Digital 4 Canais 2800W RMS 38615 (http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:43:3658&tag=) .
Tem um funcionário meu que tá vendendo umas tranqueira de som no ML, modulos e auto-falantes, não estou bem certo; Procura por esse link, quem sabe você se ajudam: Compressor De Ar - R$ 400,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213761084-compressor-de-ar-_JM)
PauloLimited
13/12/2011, 01:36
Pronto, foi assim: kit 2 vias da bravox, pentaxial 6" da selenium, a potência da H-Buster e esse sub aqui Bravox (http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=306) , vai ser so 1 dele.
Coloquei na minha L200 Outdoor um Sub (Compact) de 12" (300W RMS), com caixa selada atrás do banco traseiro + Módulo Boss (Digital) + 02 Kits Componente Bravox (70W RMS cada par) no lugar dos alto-falantes originais.
O Som ficou MUITO bom, e o grave também ficou excelente!
Brunão, vc ainda tem alguma foto deste esquema, sei que faz tempo mas to precisando pra por na minha l200 outdoor
sandersondf
13/11/2012, 12:08
pessoal, to vendendo meu sub slim Bravox, se alguem se interessar, tá aí:
Subwoofer Bravox Flt Box 10pol. 4ohms 180w - R$ 200,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448506141-subwoofer-bravox-flt-box-10pol-4ohms-180w-_JM)
pessoal, to vendendo meu sub slim Bravox, se alguem se interessar, tá aí:
Subwoofer Bravox Flt Box 10pol. 4ohms 180w - R$ 200,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448506141-subwoofer-bravox-flt-box-10pol-4ohms-180w-_JM)
Se fala que faiz mais barato ?