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Ver Versão Completa : Ajuda com temperatura alta



Daniel Engelbrecht
14/09/2006, 19:45
Pessoal, estou enfrentando há um tempo problema de temperatura alta do motor e queria pedir umas sugestões para os mais experientes.
Meu Samurai ano 94, quando está em velocidade média ou alta, mantém a temperatura num bom nível (menos da metade no marcador do painel). Isso acontece certamente por causa da ventilação. Quando ele está parado ou num engarrafamento, ou ainda numa trilha em baixa velocidade, a temperatura começa a subir e vai subindo ameaçadoramente até o nível vermelho. Não é muito rápido, mas aos poucos vai subindo. O correto seria ela se estabilizar não seria? Já fiz várias coisas para tentar corrigir isso, mas não tem dado certo. Foram as seguintes:

No início a temperatura começou a subir demais porque a válvula termostática estava emperrando. Mesmo na estrada, em alta velocidade, o ponteiro do marcador ficava acima da metade. O mecânico mexeu nela e tudo voltou ao normal, ou quase.
Depois a bomba d´água começou a dar uns problemas e foi trocada. O radiador também foi varetado. E, segundo o mecânico, não há nada de errado com a ventoinha.
O que mais poderia ser? :?::?::?:
Tem algum problema em retirar a válvula termostática e deixar sem nada, com água correndo o tempo todo? Um outro mecânico sugeriu isso. :pensativo:

Obrigado pela ajuda.

enio chagas
14/09/2006, 22:05
Daniel,

Meu primeiro carro foi um escort 87 que tava sem a válvula. Problemaço não tem, mas também não é bom. O motor tem que trabalhar na temperatura certa.
Uma coisa que acontecia era morrer na troca de marcha na estrada, e pegar no tranco assim que eu soltava a embreagem.
O carro fica ruim de marcha lenta, aí acabam compensando na mistura, e o consumo sobe, enfim... melhor tentar descobrir a causa do problema.

MUTS
15/09/2006, 08:25
Daniel

Muito estranho essa temperatura alta... o samurai trabalha normalmente em baixas temperatura...
Esse negócio de "varetar" o radiador na minha opinião não funciona, pois não desobistrui todo o radiador... Se vc já trocou bomba dágua, mexeu na vaulvula termostática, acho que seu radiador já era...

Outra coisa: veja se a correia do alternador não esta patinando..

Abraços

Daniel Engelbrecht
15/09/2006, 10:33
Só para eu já ir me preparando: qual radiador é possível colocar no Samurai?

MUTS
15/09/2006, 10:50
Daniel

Da uma pesquisada aqui no forum que tem algo sobre uma adaptação do radiador do chevete, se não me engano.

Abraços

Daniel Engelbrecht
15/09/2006, 12:05
Já pesquisei, mas não achei não. Todos os tópicos que encontrei foi de gente tentando arrumar radiador do próprio Samurai.
Mas tudo bem, estou só tentando me informar no caso de precisar trocar. Se for realmente preciso posso tentar, se não tiver nenhum adaptável, na Suzucar ou, tomara que não, na GM.

marcelo silva
15/09/2006, 13:48
Daniel, quando comprei meu Vitara a temperatura ficava aproximadamente no meio. Em trilhas e/ou transito subia um pouco. Qualquer problema no sistema de arrefecimento, como nível baixo de água por exemplo, já era motivo parar a temperatura disparar.

Após uma trilha meu radiador rachou e como não consegui recuperar o mesmo, tive que trocar. Comprei em uma oficina lá no Jaçanã que só comercializa radiadores, inclusive importados.

È um pouco caro mas foi a melhor coisa que já fiz em meu carro.

De lá para cá a temperatura nunca passou da marca mínima, aquele tracinho do lado esquerdo do marcador. Acho até que aquela marcação é proposital......se tudo estiver correto a temepratura do motor deve trabalhar naquele estágio.


sds

Daniel Engelbrecht
15/09/2006, 14:53
Marcelo, quando vc fica num engarrafamento a temperatura não passa desse mínimo?

bcantunes
15/09/2006, 15:46
Em São Cristovão têm dois fornecedores especializados em radiadores.
Um fica numa ruazinha de paralelepípedo que vai do prédio da Ipiranga a Quinta da Boa Vista (perto do Hospital Quinta D´or). Chama-se Arrefecentro.
O outro fica na São Luis Gonzaga - tem uma placa escrito "Radiadores" - dica de um amigo que fez um radiador de maior capacidade para o Maverick de corrida dele..

Dá um pulo lá...

Abraços!

Morcego
15/09/2006, 19:25
Daniel,
Confira se a quantidade de aditivo do radiador está na medida certa.

Daniel Engelbrecht
15/09/2006, 21:17
Atualmente está sem aditivo algum, justamente porque o radiador foi varetado. Mas antes estava e não fez muita diferença.
Amanhã eu vou tirar a válvula termostática e testá-la para ver se está abrindo por inteiro. Vou ver se ando também com o carro sem ela para ver se não vai aquecer, porque aí nesse caso vai ficar comprovado que é ela. E aí o problema vai ser conseguir uma nova.

marcelo silva
15/09/2006, 22:07
Moro em SBC e trabalho em São Paulo. Pego os maiores congestionamentos do Brasil: Marginal Pinheiros, Tietê, Av. Bandeirantes etc.... isso todos os dias!!!!

Depois que troquei o radiador, nunca mais o carro passou da marca mínima. Frio como um legítimo japônes..........


Ps. A loja que te falei: Paccini - 6241 1480 - (paguei 450 paus em um novo)

Daniel Engelbrecht
18/09/2006, 11:29
Descobri o que eu acho que é a causa do aquecimento. Foi feita alguma adaptação porca por um dos donos anteriores do veículo. Não sei porque razão, aquela coifa que fica em volta da ventoinha, que funciona como um duto para canalizar o vento, foi deslocada de posição, para cima. O resultado disso é que a hélice passou a bater na parte debaixo e aí o imbecil foi e serrou as pás, deixando elas curtinhas para não baterem. Isso muito provavelmente está influenciando no arrefecimento, porque a capacidade da ventoinha foi reduzida.
Vou tentar botar a coifa no lugar e colocar uma ventoinha com a hélice inteira.

Morcego
18/09/2006, 12:18
Boa sorte Daniel,
Verifique o eixo e os rolamentos da ventoinha, porque as helices deveriam estar desbalanceadas e forçando. Pode ter alguma folga.

bcantunes
18/09/2006, 13:07
Que lambança, hein... por causa de uma porcaria de hélice, poderia ter perdido o motor!
Gente porca, serviço porco!

MUTS
18/09/2006, 13:19
Moro em SBC e trabalho em São Paulo. Pego os maiores congestionamentos do Brasil: Marginal Pinheiros, Tietê, Av. Bandeirantes etc.... isso todos os dias!!!!

Depois que troquei o radiador, nunca mais o carro passou da marca mínima. Frio como um legítimo japônes..........


Ps. A loja que te falei: Paccini - 6241 1480 - (paguei 450 paus em um novo)

A Paccini tem radiador de Suzuki??? Bom saber.....:dance:

Luiz_akium
18/09/2006, 13:30
Muts.

Naum sei se els teim original mas mandei fazer o meu lá qdo deu pau , me fizeram um nos encaixes originais todo em cobre com o dobro da capacidade nunca mais passou da metade a temperatura !!! Mas acho q ele teim original sim !

Abraços

Daniel Engelbrecht
18/09/2006, 18:25
Foi um serviço digno de uma anta. Agora vou ter que arrumar uma ventoinha original ou similar para colocar no lugar da amputada. O que eu ainda não consegui entender é o porque de a coifa de plástico que fica em volta da ventoinha ter sido deslocada de posição.
Inicialmente eu pensei que a coifa tivesse sido posicionada mais para cima porque o radiador do carro, que é uma adaptação, tivesse encaixe diferentes. Porém vi depois que esse radiador foi preso nos suportes originais do samurai, que também servem para prender a tal coifa de plástico. É um mistério o motivo da trapalhada.

Morcego
18/09/2006, 18:58
Aqui no Brasil tem o famoso mecanico imbecil, que acha que determinadas peças testadas em fabrica por engenheiros que fizeram diversos testes podem ser substituidas ou simplesmente retiradas. É o caso da valvula termostática que eles dizem que só serve para paises de clima frio e outras gambis em radiadores e outras mil adaptações que estes "Entendidos" acabam estragando nossas viaturas.

Poc
21/11/2006, 11:50
Daniel, quando o radiador foi varetado, saiu muita sujeira?
Depois que foi remontado, a água sujou rapidamente?
O problema pode estar no motor, a sujeira ou calcário pode estar impermeabilizando a tubulação e dificultando a troca de temperatura.

Daniel Engelbrecht
21/11/2006, 20:08
Poc, o radiador estava com pouca sujeira, não saiu quase nada. E a água depois não ficou muito suja não. O problema estava mesmo na ventoinha, que estava ventilando fora do lugar. Colocada na altura certa, o carro não mais aqueceu. :palmas:

Aos poucos eu vou botando ele em ordem.

Poc
25/11/2006, 21:28
Beleza, a gente se encontra por aqui.