PDA

Ver Versão Completa : Problema Crônico Na Ranger 3.0 ???



PY5KJ
14/09/2006, 07:05
ontem se foi o segundo kit de embeagem da ranger. Aos 25000 troquei o primeiro e agora com 29700 se foi o segundo. Nunca carreguei peso nem mesmo patino a embreagem para locais onde costumo frequentar. Vamos ver o laudo da ford. Será que é um problema crônico?? Portanto, atenção aos colegas rangeiros.

abreu
14/09/2006, 07:42
Cronico não é.
Eu creio que seja problema de familiaridade com o tipo de carro.
Meu visinho quando saiu de um Golf a gasolina para uma Ranger 2.8 queimou a embreagem dela com 10mil Km.

Primeiro erro:
- Dirigir com o pé em cima da embreagem
Segundo erro:
- Trocar de marcha com o pé atolado no acelerador (esse eu cometo)
Terceiro erro:
- Parar em subidas e ficar fazedo meia embreagem, ao inves de freiar
Quarto erro:
- No off-road, evite ficar pisando na embreagem ao atravessar trechos com água (as vezes, eu cometo este tb)

- Dirigir com o pé em cima da embreagem:
Dirigir com o pé em cima da embreagem é um erro de muitos. Isso faz com que ela deslise, e com o tempo vá para o espaço.

- Trocar de marcha com o pé atolado no acelerador:
É um motor muito forte, que tem muito torque. Trocar de marcha com o pé dentro fazem com se sua embreagem receba mais de 38Kgfm de torque sem está completamente acoplada. Ela deslisa muito nessa situação.

- Parar em subidas e ficar fazedo meia embreagem, ao inves de freiar:
Parar em ladeiras e ficar fazendo meia embreagem para a maioria dos carros não é muito problema. Mas para um carro que pesa 2 toneladas, ai sim isso vira um problema.

- No off-road, evite ficar pisando na embreagem ao atravessar trechos com água:
Teoricamente a água entra no sistema de embreagem e impede o seu perfeito acoplamento, fazendo com que ela deslise. Eu nunca tive este problema, mas já vi alguns amigos terem.

Tenta evitar estes 4 erros.
Garanto que você não terá mais problemas com sua embreagem.

Abraços.

Abraços.

leovalle
14/09/2006, 09:28
Sabe tudo :shock: ???

joaquim
14/09/2006, 09:38
Se ele afirmou categoricamente que não patinou a embreagem esses conselhos não servem prá nada...

ramiro_eli
14/09/2006, 11:42
Compre um carro automático e seja feliz!

abreu
14/09/2006, 17:45
Se ele afirmou categoricamente que não patinou a embreagem esses conselhos não servem prá nada...
Amigo, uma embreagem se usada corretamente dura no minimo, NO MINIMO 50mil Km. Se a do amigo PY5KJ queimou com 5700Km rodados, algum motivo tem, e não é problema cronico.

Abraços.

murilloaquino
14/09/2006, 18:04
Tambem acho q nao é cronico porque nao houve nenhum outro relato, pelo menos d um pessoal cunhecido...
a minha ja ta cum 22 mil e nao apresenta nada na embreagem...
abrass

RABUGENTO
14/09/2006, 20:44
A minha está com 2 meses e 14.000 km. Prestarei mais atenção...

Edintruder
14/09/2006, 22:03
O que estraga uma embreagem:
-ficar parado com o motor ligado, a marcha engatada e pé na embreagem;
-segurar o veículo parado em subida com a embreagem;
-descansar o pé sobre o pedal;
-usar 4x4hi em terreno pesado;
-rebocar outros veículos;
-não reduzir a rpm para passar as marchas;
-pisar na embreagem com o veículo embalado e não usar o freio motor para virar esquinas ou parar em sinais;
-demorar para retirar o pé do pedal quando arranca;
-não elevar a rpm para reduzir marchas.

A embreagem se usada corretamente dura tranquilamente 100.000km na Ranger. A minha durou 50.000 km pois o antigo proprietário tinha o hábito de ficar com ela engatada nas sinaleiras esperando o sinal verde, resultado, o platô perdeu pressão e patinava, porém o disco está novo e guardado.
embreagem deve ser usada apenas para arrancar e passar as marchas, porém eu uso só para arrancar mesmo pois na maioria do tempo eu troco as marchas no tempo.

nem vou falar sobre Câmbio Automático senão criarei mais polêmica aqui! E cuidem que tem abutre rondadndo carcaça para voltar à discussão!
Ehehehe!

Pequeno jr
14/09/2006, 23:01
Edi,

A minha ja paasou dos 200.000 km rodAdos e ainda com a embreagem original. Claro q não é mais a mesma coisa, e o pedal é ate um pouco duro, mas ela ainda deve ter uns 20 ou 30.000km d vida útil, eu espero.

Leonel Lousa
14/09/2006, 23:14
Eu vendi a minha Ranger com 164.000 km com a embreagem original, eu acho que ela ainda ia longe, e olha que ela carregava muito peso.

Telmo Petrucci
15/09/2006, 00:33
aqui em casa já tivemos duas Rangers, uma com motor maxion e outra power stroke.

nas duas as embreagens duraram mais de 40 mil km, e só foram trocadas pq minha mãe tem mania de dirigir com o pé na embreagem, eu tinha a mania de ficar com a embreagem acionada nos semáforos e meu irmão era meio pé de boi, tanto que a quebra sempre vinha quando ele inventava de colocá-la na areia...

Stephan
15/09/2006, 09:26
aqui em casa já tivemos duas Rangers, uma com motor maxion e outra power stroke.

nas duas as embreagens duraram mais de 40 mil km, e só foram trocadas pq minha mãe tem mania de dirigir com o pé na embreagem, eu tinha a mania de ficar com a embreagem acionada nos semáforos e meu irmão era meio pé de boi, tanto que a quebra sempre vinha quando ele inventava de colocá-la na areia...

Pé na embreagem em semáforo (claro que totalmente acionado) não gasta o disco (não há contato entre disco e platô) apenas detona mais rápido o rolamento.

edubelem
15/09/2006, 10:40
PY,
Deve ser um problema da sua ranger aqui eu tenho duas 3.0 minha e do meu irma respectivamente 22000 e 15000 e nem uma tem sinal de desgaste, a sua patina ou não está debreando??? Pois se não esta debreando é problema de vasamento.

PY5KJ
16/09/2006, 08:17
Pessoal, não era disco nem platô e sim o cilindro de embreagem que estava com dificuldade de retornar. Isto fazia com que o sistema ficasse acionado, pelo menos um pouco. Foi exatamente o que ocorreu na outra vez em que trocaram o disco e platô. portanto, menos mal!!!
obrigado pelas dicas.

edubelem
18/09/2006, 09:14
Pessoal, não era disco nem platô e sim o cilindro de embreagem que estava com dificuldade de retornar. Isto fazia com que o sistema ficasse acionado, pelo menos um pouco. Foi exatamente o que ocorreu na outra vez em que trocaram o disco e platô. portanto, menos mal!!!
obrigado pelas dicas.

PY, manda trocar o conjunto completo, atuador, tubulação, cilindro e reservatório, pois pode ser esmagamento na tubulação (comun), sugeira ou o atuador do pedal.

Edu MB
18/09/2006, 22:09
Senhores , óleo errado no reservatório do sistema hidráulico , pode inchar as borrachinhas dos cilindros (mestre e escravo) ocasionando retardamento na volta da embreagem . O kit de reparo dos cilindros pode resolver o problema (kit de borrachinhas ) , mas dependendo da cituação , deve ser trocado o cilindro completo .

Exemplo mais comum de erro : colocar óleo de direção hidráulica no reservatório de embreagem hidráulica.