Ver Versão Completa : Dúvida entre 302 e 4.9i....
Olá pessoal!
Mais uma vez expondo dúvidas cruéis aos amigos do fórum.
Pretendo fazer um "up grade" em meu "veículo" em breve,e inicialmente estava decidido a usar o 4.9i pelas inúmeras vantagens relatadas pelos colegas.Sendo que minha intenção é off road leve e bastante estrada.
Mas também pude perceber que o V8 pode ser também uma boa opção.
independente de qual,gostaria de usar um câmbio com over-drive justamente para pegar estradas.Outra coisa importante é que uso gás natural então essa coisa de dizer que injeção eletrônica é uma maravilha não me ajuda muito,pois boa parte do sistema fica desativado!
Bem gostaria de saber vantagens e desvantagens dos dois motores para poder saber qual a melhor opção pra mim.Também da adapção pois eles tem dimenções e pesos(será) diferentes.Sou fã dos dois motores mas comecei a pensar no V8 por ser também um "baita" motor,pelo tamanho menor,não ter a parafernalha dos injetados...
Mas quero a opinião dos caros colegas.
Lembro que espaço não é problema pois é uma rural,a não o 4.9....
Bem aguardo a palavra dos colegas.
Grande abraço.
Td bom Zepi, entre estas 2 opções eu escolheria o 4.9i por ser uma mecânica mais moderna e possuir injeção e aquele motor é de deixar qualquer queixo caído, já com o cambio e 5D vai fica certinho, só que eu vi um desses em um Jeep CJ5 e em um Maverick, os 2 sofreram razoáveis cortes na lata para poder entrar. Acho q a adaptação é um pouco mais complicada que o 302 mas compensa...
rural4x4
14/09/2006, 07:13
Vai de 302!!!
V8 é sempre show de bola....
olha...muita potencia em jeep, principalmente em jeep, pode ser até perigoso, neste fim de semana um colega nosso se acidentou por esse motivo, e olha que ele tava c/ um 4.1 de opala. fica esperto pq qualquer vacilada.... já era.... eu tambem estou com um motor ja engatilhado p/ colocar em meu jeep , o v6 da f250, mas estou mudando de idéia p/ colocar um 4cil do opala.... supre todas as necessidades de um off road.
sou fã dos motores v8 tenho um dodge charger r/t BEM apimentado, mas aí ja é outra história....
Cara... esse 4.9i é ignorante. Da gosto acelerar um bichão desses...
Com cambio forte também, tem que tomar muiiito cuidado para não partir o jeep no meio... é muito forte. Tem que estruturar bem a viatura...
Eu voto no 4.9...
Agradeço a todos pelas opiniões importantíssimas!
Mas também quero lembrar que uso gnv e o cofre da rural é bem maior que o do jipe.
Coloquei este tópico pra poder reunir dados técnicos que mostre qual seria minha melhor opção de motor,visto no exemplo do 4.9i teria ligar toda a eletrônica e fazer funcinar$$$$!No v8 isso já seria mais fácil...mas também eu sei se não mais pesado que o 4.9???Baseado nesses aspectos que quero escolher um motor...do contrário faço uma coisa mais simples...
São dois motores incríveis!
Abraços.
Vai de V8.
Também estou nessa, mas por pura paixão, não pela razão, sei que tem adaptações bem melhores na questão custo-benefício, mas só vou sossegar quando tiver com um 302 na viatura.
[]'s
leopoldo
15/09/2006, 00:12
Motor 6 canecos:ocupa menor volume no compartimento do motor, mas é mais comprido, portanto, sem extender os paralamas e capô, o motor fica muito para dentro e portanto, os cortes na parede de fogo.O motor é mais moderno, oferece otima potencia, torque, injeção e menor consumo. Não exige obrigatóriamente modificações de caixa de direção, pedaleira, etc...
Motor 8 canecos, mais curto, mas mais largo, a extensão de paralama e capo é conveniente se vc quiser usar a bomba de ar condicionado. Oferece ótima potencia e torque e se vc morasse nos EUA teria uma centena de opções de peças e acessórios exóticos para o motor. Aqui, tudo fica mais caro. Consome mais pq vc invariávelmente sempre quer pisar fundo.
Eu tenho V8, mas se fosse fazer hoje, o 6 seria uma excelente opção, principalmente pela logística da disponibilidade de peças aqui no BR.
Na adaptação do cambio, ambos dão dor de cabeça, p/ V8, só automático ou o clark/ford original adaptado. P/6, parece haver mais opções do modelo mecanico, mas não o automático.
Com V8 vc não escapa de ter de mudar caixa de direção, pedaleira, freio, embreagem e outras modificações pesadas.
Eu diria que o V8 são 2 pistões a mais = o dobro do trabalho de adaptar.
Nossa!!!Tinha certeza que esse tópico me daria as respostas que desejo.
...cada vez mais grato aos colegas....
dalmo cruz torres
16/09/2006, 11:48
Zepi, eu usei um 4.9 na minha F-75 até o começo do ano, só o tirei para colocar um a diesel, e pra falar a verdade, não estou inteiramente convencido de que a troca valeu a pena, minha camionete está desmontada desde fevereiro, o motor que comprei está retificando(me deixando quebrado$$), e a saudade do fordão 4.9 tá me sufocando...sobre o 4.9i ; entrei na água com ele, viajei, peguei poeira, ele andou vários dias com o radiador sujo de lama e com a temperatura(consequentemente) nas alturas, usei gasolina de qualidade duvidosa e andei (sem saber)com o óleo meio contaminado por água (tive que atravessar uma aguada e não tomei os devidos cuidados), o único cuidado especial que tive com o motor foi, de quando da sua montagem, fazer um chicote elétrico novo eliminando todas as conexões possíveis e levando a centralina até o teto da camionete. Mesmo assim o motor continuou com a sua força (monstruosa) habitual, sem engasgar, falhar , queimar junta, empenar cabeçote(cuidado com os cabeçotes de alumínio) ou ter problemas com sensores defeituosos. Pra mim isso são qualidades de um bom motor.