PDA

Ver Versão Completa : Sportage - Dica para compra



chris_scub
13/09/2006, 17:39
Caros amigos,

Estou pretendendo comprar uma Sportage para fazer uns passeios de vez em quando e até uma trilha leve...

Gostaria de opiniões, qual versão é melhor, diesel ou gasolina? Qual costuma dar menos paus... Pretendo pegar uma entre 99 e 2000.

Desde ja agradeço pela ajuda!

Abraços .. saindo do vitara para entrar na Sportage.
Christian

Amostardeiro
13/09/2006, 21:41
Caros amigos,

Estou pretendendo comprar uma Sportage para fazer uns passeios de vez em quando e até uma trilha leve...

Gostaria de opiniões, qual versão é melhor, diesel ou gasolina? Qual costuma dar menos paus... Pretendo pegar uma entre 99 e 2000.

Desde ja agradeço pela ajuda!

Abraços .. saindo do vitara para entrar na Sportage.
Christian

Christian

Eu prefiro a diesel, apesar de alguns custos de manutenção + elevados a economia em combustível compensa.

Existem várias Sportages a venda, é só procurar com calma que tu acha uma dentro do que tu procuras.

Abraço

flavio bastos
14/09/2006, 08:45
Dê preferencia para as turbo diesel de 99 em diante , a diferença de preço vale o custo sem dúvida , vc vai encontrar por +- 33 mil , elas tem mecânica ótima confiável , as à gasolina tb são boas mas o motor à gasolina , tem em grande número , um problema de variação na marcha lenta , sem solução devido a nossa gasolina , o consumo da à disel é ótimo , tenho uma 99 nota 10! já é de estimação!
boa compra!

comenale
14/09/2006, 17:15
Estou com o Flavio.

Há muitas Sport´s boas, mas a turbo diesel compensa o investimento inicial em relação a gasolina.
Sua durabilidade e robustes são bastante satisfatórias.
Um outro ponto diferencial das turbo diesel em relação a gasolina é a eficiência do 4X4 REDUZIDO. A viatura sobe até em "parede" e nas ladeiras é impressionante o repuxo.

laserman
14/09/2006, 23:32
Caros amigos,

Estou pretendendo comprar uma Sportage para fazer uns passeios de vez em quando e até uma trilha leve...

Gostaria de opiniões, qual versão é melhor, diesel ou gasolina? Qual costuma dar menos paus... Pretendo pegar uma entre 99 e 2000.

Desde ja agradeço pela ajuda!

Abraços .. saindo do vitara para entrar na Sportage.
Christian

Meu Caro,
Esta questão de diesel ou gasolina é além de gosto questão de investimento.
Então como a primeira questão já foi calorosamente discutida aqui (procure no tópico motores), coloquemos a parte financeira !
- Um SPTG diesel 2000 custa em média R$ 7.000,00 mais que a gasolina (com 40 cv a mais).
- Se vc instalar GNV no gasolina (como a maioria aqui faz) vc gastará menos R$/Km rodado que no diesel. (maior economia)
- Ainda no gasolina/GNV, vc terá um desconto de IPVA de 75%. (isto sobre um valor R$ 7.000,00 menor não se esqueça)
- Ah, se quizer ainda pode contabilizar o passivo ambiental bem menor que o diesel, pois sua combustão é completa !

Conclusão :
Só vá de Diesel por gosto, pois no gasolina/GNV vc terá uma economia incrível com o mesmo jipe !!!!!!!!!!!!!

Boa escolha,

mgfontana
15/09/2006, 08:54
Concordo com o laserman. Comprei a minha Sport a gasolina 97 por R$ 22k há 4 meses, motor novo (estou amaciando) e coloquei o Kit GNV por R$ 2.800,00 há 1 mês. Se fosse comprar uma 97 a diesel, ficaria bem mais caro. Está uma beleza, a economia é muito grande e quase não perdi potência, pois os kits de hoje têm muitos recursos.
Não posso dar informações sobre a Sport diesel, pois nunca dirigi uma, mas eu creio que seja um bom carro também.
Acredito que qualquer que seja sua escolha vc estará bem servido. Coloque na balança todos os custos com IPVA, Seguro, manutenção e qual o uso que fará dela: diário, lazer, trilha ou todas as opções.

Boa escolha,
Fontana

bioranieri
15/09/2006, 10:12
A grande diferença do diesel para a gasolina tb é o preço do seguro. A gasolina é beeeem mais barata.

Amostardeiro
15/09/2006, 11:56
Christian/ All

Outra questão que deve ser considerada é a utilização da viatura, se for em viagens prefira sempre o diesel, devido a maior autonomia, facilidade de abastecimento, além do espaço no porta malas, já em uso urbano isto não é relevante.

Aqui não há postos de GNV então fui "obrigado" a optar pelo diesel, na verdade eu uso muito a viatura em viagens, sendo esta a razão principal da escolha.

Abraço

Topgun
16/09/2006, 09:14
Prezado,
A observação do amigo Amostardeiro é fundamental, costumo utilizar a minha Sportage para viagens longas e isto foi fundamental para decidir pelo Diesel, quanto a maior economia do gás tenho dúvidas quanto a grande vantagem, quando comprei a minha era "pau a pau" hoje há uma pequena vantagem do gás, quanto ao desconto de 75% no IPVA isto ocorre no Rio, em São Paulo o desconto,se houver, é menor, e Sport a Diesel é dinheiro na mão, não é raro me pararem na rua querendo compra-la, já pensei duas vezes que era assalto (RJ dá este tipo de stress)! Apesar do assédio não pretendo vende-la por considera-la o melhor custo/benefício da categoria, que mudou no caso do novo modelo que está mais para encarar o RAV4 e TR4.
A mecânica diesel é mais robusta que a gasolina, basta observar os comentários no forum, os problemas do diesel tem menor incidência, apesar que a mecânica a gasolina também não é ruim, longe disso, lembrando que é um veículo com maior potência 136cv(gás) X 85cv(TurboD).
Um outro fator que inclusive me fez escolher a Sport em detrimento da L200, que era o mesmo valor de compra, na época, foi o seguro, hoje eu pago com bônus R$2.200,00 de seguro, se fosse a L200 seria no mínimo R$6000,00, a gasolina cai para R$1.600,00 em média sem bônus.
Segue um link da Webmotors muito útil: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=36694

Boa Sorte!

slip_Diego
16/09/2006, 10:52
Meu Caro,
Esta questão de diesel ou gasolina é além de gosto questão de investimento.
Então como a primeira questão já foi calorosamente discutida aqui (procure no tópico motores), coloquemos a parte financeira !
- Um SPTG diesel 2000 custa em média R$ 7.000,00 mais que a gasolina (com 40 cv a mais).
- Se vc instalar GNV no gasolina (como a maioria aqui faz) vc gastará menos R$/Km rodado que no diesel. (maior economia)
- Ainda no gasolina/GNV, vc terá um desconto de IPVA de 75%. (isto sobre um valor R$ 7.000,00 menor não se esqueça)
- Ah, se quizer ainda pode contabilizar o passivo ambiental bem menor que o diesel, pois sua combustão é completa !

Conclusão :
Só vá de Diesel por gosto, pois no gasolina/GNV vc terá uma economia incrível com o mesmo jipe !!!!!!!!!!!!!

Boa escolha,


so não esqueça o o GNV querendo ow não da pau no motor estraga sim e todo mundo sabe alen do encomodo do tanke de gas no porta malas e os perigos de falhas no kits pois e mais uma coisa a estragar sem contar q o motor a gasolina jah eh um poko problematico ainda mais com GNV

alem de como citaram a baixo locais para abastecimento do msmo

por outro lado o IPVA da minha foi quase 800conto :S

pagei 39k na minha grand Sportage TDI 2001 completa + banco d couro

Maverickturbo
16/09/2006, 12:10
Diego,

Como assim o motor a gasolina é problematico? O meu tirando problemas que eu ñ cuidei, nunca me deixou na rua. Mesmo com junta fudida...

Amostardeiro
16/09/2006, 12:33
so não esqueça o o GNV querendo ow não da pau no motor estraga sim e todo mundo sabe alen do encomodo do tanke de gas no porta malas e os perigos de falhas no kits pois e mais uma coisa a estragar sem contar q o motor a gasolina jah eh um poko problematico ainda mais com GNV

alem de como citaram a baixo locais para abastecimento do msmo

por outro lado o IPVA da minha foi quase 800conto :S

pagei 39k na minha grand Sportage TDI 2001 completa + banco d couro

Diego

Acho que estas enganado quanto ao motor a gasolina ser problemático, como já tive uma posso te garantir que é uma ótima viatura :palmas:, só não comprei outra em função do consumo $$$ + alto do que a diesel, aqui no RS o IPVA não faz tanta diferença.

Abraço

mgfontana
18/09/2006, 08:55
so não esqueça o o GNV querendo ow não da pau no motor estraga sim e todo mundo sabe alen do encomodo do tanke de gas no porta malas e os perigos de falhas no kits pois e mais uma coisa a estragar sem contar q o motor a gasolina jah eh um poko problematico ainda mais com GNV

alem de como citaram a baixo locais para abastecimento do msmo

por outro lado o IPVA da minha foi quase 800conto :S

pagei 39k na minha grand Sportage TDI 2001 completa + banco d couro
slip_Diego,

Você deve estar precisando de mais informações sobre o GNV, dê uma pesquisada na Internet mesmo que vc vai obter informações precisas. Antes de instalar um Kit Gás na minha, pesquisei bastante, pedi a opinião dos confrades e só tive boas referências. Não estou tendo problemas com o GNV, aqui no ES a oferta é bem grande. Com o preço da gasolina do jeito que está, só Deputado para ter carro a gasolina, pois quem paga somos nós.

Saudações,

Fontana

laserman
18/09/2006, 11:41
so não esqueça o o GNV querendo ow não da pau no motor estraga sim e todo mundo sabe alen do encomodo do tanke de gas no porta malas e os perigos de falhas no kits pois e mais uma coisa a estragar sem contar q o motor a gasolina jah eh um poko problematico ainda mais com GNV

alem de como citaram a baixo locais para abastecimento do msmo

por outro lado o IPVA da minha foi quase 800conto :S

pagei 39k na minha grand Sportage TDI 2001 completa + banco d couro

Meu Caro,
Um comentário "não esqueça o o GNV querendo ow não da pau" sem fundamentos destes nem perderei tempo em descutir.
O jipe equipado com GNV é mais seguro que outro com apenas uma opção de combustível, vamos exemplificar :
- Se um componente do kit GNV der pau, ele bebe gasolina e pronto !!!!!!!!!
- Se uma bomba de gasolina der pau eu rodo no GNV !!!!!!!!!!!!!!
- Agora me responda : Se a bomba injetora de seu diesel der pau numa trilha remota vc faz oque ? Senta e chora .
Qt ao motor gasolina dar pau, vc nunca deve ter observado nos posts anteriores que há mais relatos de SPTG diesel com "motor batido".
Para finalizar : Posso afirmar que vc está meio desenformado qt ao abastecimento de GNV, pois já rodei do Rio até a Bahia no GNV, inclusive já fiz Rio Garopaba (na sua terra) rodando apenas no GNV. Consumindo 1m3 p/12km (vale apena lembrar que GNV = R$ 1,05/m3 enquanto que Diesel ... )
Para finalizar pergunte qt o maverick gastou em seu super aquecimento e qt um motor Diesel retificado sai ?

Apenas atualizando as informações,

Flavio Miranda
18/09/2006, 12:07
Christian,

Tive Sportage 98 gasolina, até 15 dias atrás, por uns 5 anos.
Cidade = otimo
Estrada = otimo
Passeios = bom
Trilhas = ruim.

Pontos fracos :
- falta potencia para embalar inicialmente. Depois que embala vai a 180 km;
- eixos frágeis para trilhas, em especial o traseiro;
- roda livre automatica muito frágil;
- frente muito baixa;
- falta de peças e de concessionárias.

Pontos fortes:
- conforto e dirigibilidade;
- chassis extremamente reforçado;
- cambio e t-case;
- consumo 7 a 9 km/media uso misto.

O PIOR do Sportage é ... a KIA !!!! O descaso como eles tratam os compradores de veiculos de mais de R$ 100 mil é absurdo e aqui em SP atualmente existem apenas 2 concessionárias.
Em desmanches ou lojas de importados vc não acha peças.

-------------

Eu já tive Vitara tb e entre ele e o Sportage, vai de Vitara 4 portas. De preferencia automatico. Já existem kits para levantar o Vitara e deixar ele bom para asfalto, terra, expedição, passeios e trilhas leves.
A lista de peças substitutas para Vitara é grande e existem lojas especializadas em 4x4 para atender praticamente qualquer necessidade.
Fora do Brasil, vc acha Suzuki e não acha Kia. Ex.: Chile e Argentina.

Em SP vc não vende fácil um Sportage não... Um Vitara vc vende muito mais rápido...

Por fim, com uns $ 30 mil vc já acha CAMPER boa por aí. Pense nesta alternativa tb.
Idem para a Toyota Hilux SW4. Com $ 35 a $ 40 mil vc compra uma e esquece da vida !

[ ] s e boa compra.

laserman
18/09/2006, 19:16
Christian,

Tive Sportage 98 gasolina, até 15 dias atrás, por uns 5 anos.
Cidade = otimo
Estrada = otimo
Passeios = bom
Trilhas = ruim.

Pontos fracos :
- falta potencia para embalar inicialmente. Depois que embala vai a 180 km;
- eixos frágeis para trilhas, em especial o traseiro;
- roda livre automatica muito frágil;
- frente muito baixa;
- falta de peças e de concessionárias.

Pontos fortes:
- conforto e dirigibilidade;
- chassis extremamente reforçado;
- cambio e t-case;
- consumo 7 a 9 km/media uso misto.

O PIOR do Sportage é ... a KIA !!!! O descaso como eles tratam os compradores de veiculos de mais de R$ 100 mil é absurdo e aqui em SP atualmente existem apenas 2 concessionárias.
Em desmanches ou lojas de importados vc não acha peças.

-------------

Eu já tive Vitara tb e entre ele e o Sportage, vai de Vitara 4 portas. De preferencia automatico. Já existem kits para levantar o Vitara e deixar ele bom para asfalto, terra, expedição, passeios e trilhas leves.
A lista de peças substitutas para Vitara é grande e existem lojas especializadas em 4x4 para atender praticamente qualquer necessidade.
Fora do Brasil, vc acha Suzuki e não acha Kia. Ex.: Chile e Argentina.

Em SP vc não vende fácil um Sportage não... Um Vitara vc vende muito mais rápido...

Por fim, com uns $ 30 mil vc já acha CAMPER boa por aí. Pense nesta alternativa tb.
Idem para a Toyota Hilux SW4. Com $ 35 a $ 40 mil vc compra uma e esquece da vida !

[ ] s e boa compra.

Apenas para referência, pois quase comprei um Vitara que é um ótimo jipe, No entanto suas peças estão mais caras que as do SPTG.
Para conhecimento : Comprei semana passada na Socrol rolamentos da roda dianteira do SPTG R$ 50,00 o externo e R$ 60,00 o interno.
De curiosidade perguntei o preço do rolamento do Vitara R$ 300,00 (é um duplo), sem contar os retentores 170 % mais caro !
Novamente cheguei a conclusão de que o SPTG é a melhor relação R$/benefício da categoria !!!

Discussões e conclusões se fazem de argumentos concretos,

comenale
18/09/2006, 19:40
Flavio,

Acho que gôsto não se discute, mas fazer certas comparações entre Vitara e Sportage, fica muito genérico!!
Já fiz várias trilhas onde predominavam o Vitara e encarei de igual para igual, sem nenhum problema durante e depois dos trajetos.
Porém já houve várias cituações em que um ou outro Vitara ficou no caminho, principalmente "automático".
Tenho amigos com Vitara automático e quando dá problema no câmbio, sai de baixo!
Na minha opinião os dois são ótimos, o que tem que ser levado em consideração é como são cuidados e mantidos. Isso faz uma diferença enorme.
Quanto ao número de concessionárias, acho que há algum engano. Eu conheço pelo menos 4 delas!

cincero g silva
18/09/2006, 22:18
rapaz pode comprar a diesel que voce ficará bem servido e outra coisa muito importante quando for vender é dinheiro no bolso, vende facil facil e é um encanto o 4x4 dele poisobe ate em pau de cebo, e a manutenção é baixissimo, e não ´´e caro como as pessoas falam

cincero g silva
18/09/2006, 22:28
o problema dos vitaras e do toyota sw4 é que se quebrar o preço das peças da pra voce ir na korea do sul buscar as peças do sportage, em junho eu fiz um motor de meu sportage em bh e ficou pronto em 5 dias e me custou $2.650,00 com mão de obra incluido, o vendi porque preciso de picape, mas vou comprar outro

Amostardeiro
19/09/2006, 00:00
o problema dos vitaras e do toyota sw4 é que se quebrar o preço das peças da pra voce ir na korea do sul buscar as peças do sportage, em junho eu fiz um motor de meu sportage em bh e ficou pronto em 5 dias e me custou $2.650,00 com mão de obra incluido, o vendi porque preciso de picape, mas vou comprar outro

Cincero/ Pessoal

O Gran Vitara de um conhecido quebrou a corrente do comando, só pra terem uma idéia as peças (correntes, engrenagens) ficaram em R$ 3.000 no mercado paralelo e R$ 5700 na revenda GM, portanto Vitara é F...

Abraço

Flavio Miranda
19/09/2006, 01:27
Laserman,

De fato não são 2 concessionarias em SP (Capital)... são 3 ! Kivel, Disveli e Stern.
No RJ eu não sei e as distancias são menores para vc correr atrás.
Sobre argumentos concretos, veja qto custa um retrovisor de Vitara e um de Sportage. Ou amortecedores, pontas de eixo. Sem falar no tempo de espera para receber a peça...

E como eu disse, em SP o Sportage não tem tanta aceitação na venda. Acompanhe um anuncio na Webmotors...
No meu caso, eu era o 2 dono, completa com couro, trio, etc, 90 mil km originais e vendi uns 10% abaixo do mercado (Webmotors) após 5 meses em 3 grandes auto-shoppings de SP.

Comenale,

Sem dúvida a manutenção é fundamental em qualquer veiculo.
Sinceramente, nunca vi em SP um Sportage em trilhas médias/pesadas.
Vitaras, já vi vários...
Passeios e trilhas leves eles vão muito bem sim. Eu mesmo fiz a subida da Serra da Bocaina de forma razoavelmente tranquila. Claro que o Wrangler que ia na minha frente simplesmente passeou em 4H e eu em 4L...

Pergunta quanto o pessoal do Forum gastou em oficinas especializadas para levantar o Sportage e colocar pneu 31". Compara com o custo dos kits prontos para levantar o Vitara onde um pneu 31" faz muito mais diferença que na Sportage.

De toda forma, o Christian tem + opiniões para ele avaliar. Boa sorte.

[ ] s

Amostardeiro
19/09/2006, 15:37
Pergunta quanto o pessoal do Forum gastou em oficinas especializadas para levantar o Sportage e colocar pneu 31". Compara com o custo dos kits prontos para levantar o Vitara onde um pneu 31" faz muito mais diferença que na Sportage.

[ ] s

Flávio

Eu gastei em valores de hoje R$ 300 com os calços de 2", quanto ao pneu 31" não faz diferença o preço é o mesmo.

O custo de manutenção do Vitara é muito + alto do que o da Sportage, mas gosto é gosto.

Abraço

Maverickturbo
19/09/2006, 18:21
Flavio,

Vc deve ter visto bastante vitaras nas trilhas mais pesadas, mas a maioria era o pequeno. Dificil ver um vitara 5P na rua, na trilha então. A kia tem poucas concessionarias, mas e a suzuki que nem esta mais no Brasil? Logico que achamos peças pras 2 marcas nos mercados paralelo.
Escolher entre um vitara 5P ou uma sportage, acho a sportage melhor. Agora comparar com uma vitara 3P, ai ja é outa categoria.
Mas gosto é gosto e cada um com o seu.

laserman
20/09/2006, 10:57
Laserman,

De fato não são 2 concessionarias em SP (Capital)... são 3 ! Kivel, Disveli e Stern.
No RJ eu não sei e as distancias são menores para vc correr atrás.
Sobre argumentos concretos, veja qto custa um retrovisor de Vitara e um de Sportage. Ou amortecedores, pontas de eixo. Sem falar no tempo de espera para receber a peça...

E como eu disse, em SP o Sportage não tem tanta aceitação na venda. Acompanhe um anuncio na Webmotors...
No meu caso, eu era o 2 dono, completa com couro, trio, etc, 90 mil km originais e vendi uns 10% abaixo do mercado (Webmotors) após 5 meses em 3 grandes auto-shoppings de SP.
[ ] s

Vc já disse 2 quesitos que me fizeram optar pelo SPTG :
- A existencia de concessionárias, enquanto que as suzuki mais próximas são logo ali no Japão !
- O vitara 3 portas que é bão na trilha sai de fábrica sem porta malas !!
- A frente que é baixa resolve-se rápidamente com calços ou molas existentes no mercado, no meu paguei R$ 350,00 !
- E não se esqueça de que seu excelente Vitara sai de fábrica com os sofríveis 205/75R15, e sem calços não cabe nem 235/75 !

Boa lama,

flavio bastos
20/09/2006, 23:47
Laserman,

De fato não são 2 concessionarias em SP (Capital)... são 3 ! Kivel, Disveli e Stern.
No RJ eu não sei e as distancias são menores para vc correr atrás.
Sobre argumentos concretos, veja qto custa um retrovisor de Vitara e um de Sportage. Ou amortecedores, pontas de eixo. Sem falar no tempo de espera para receber a peça...

E como eu disse, em SP o Sportage não tem tanta aceitação na venda. Acompanhe um anuncio na Webmotors...
No meu caso, eu era o 2 dono, completa com couro, trio, etc, 90 mil km originais e vendi uns 10% abaixo do mercado (Webmotors) após 5 meses em 3 grandes auto-shoppings de SP.

Comenale,

Sem dúvida a manutenção é fundamental em qualquer veiculo.
Sinceramente, nunca vi em SP um Sportage em trilhas médias/pesadas.
Vitaras, já vi vários...
Passeios e trilhas leves eles vão muito bem sim. Eu mesmo fiz a subida da Serra da Bocaina de forma razoavelmente tranquila. Claro que o Wrangler que ia na minha frente simplesmente passeou em 4H e eu em 4L...

Pergunta quanto o pessoal do Forum gastou em oficinas especializadas para levantar o Sportage e colocar pneu 31". Compara com o custo dos kits prontos para levantar o Vitara onde um pneu 31" faz muito mais diferença que na Sportage.

De toda forma, o Christian tem + opiniões para ele avaliar. Boa sorte.

[ ] s

Amigos o tópico é para tirar a dúvida de nosso amigo , entre sportages , diesel ou gasolina , ano etc. Nós vamos começar a falar de carro velho , fora de linha , sem concessionária, apertado , adaptado , vitara velho , camper caquetica , vamos dar um tempo! daqui a pouco estaremos ajudando o nosso amigo a comprar um jp willis charanga . Ai Flavio amigo e chará, aqui é território KIA SPORTAGE.Abraço.

Leandro Palermo
22/09/2006, 02:00
Prezados, já tive uma SPTG 2001 TDi e adorei o carro. Pena que ela me deixou na mão... o antigo dono não teve o cuidado de colocar água destilada e o motor por dentro ficou todo corroído... fiz 3 retíficas no motor em apenas 2 meses...

Agora, recuperado do trauma, pretendo fazer um novo investimento com uma SPTG, mas tenho uma grande dúvida (como a maioria dos novatos como eu):

vale comprar uma SPTG Diesel e colocar um turbo? Aliás, isso é possível? Em alguns motores com menor potência (como o 1.6 VW - Kombi) se coloca um turbo " pequeno". Dá resultado em velocidade final? Compromete a final e ganha torque?

Ou vale mais comprar uma gasolina? Apesar do consumo ela é mais " esperta" e não tem tanto problema de aquecimento...

Sei que todos concordam que a SPTG TDi é a melhor opção, mas o que pega hoje é a quantidade de latinhas que deve ser investida...

Abraço para todos!

mgfontana
22/09/2006, 10:21
Caros amigos,

Estou pretendendo comprar uma Sportage para fazer uns passeios de vez em quando e até uma trilha leve...

Gostaria de opiniões, qual versão é melhor, diesel ou gasolina? Qual costuma dar menos paus... Pretendo pegar uma entre 99 e 2000.

Desde ja agradeço pela ajuda!

Abraços .. saindo do vitara para entrar na Sportage.
Christian

Aí Christian, já decidiu?
Quando comprar posta umas fotos da sua viatura pra gente ver.

Saudações,

Fontana

freitasjr
22/09/2006, 15:10
Olá pessoal, estou cogitando a idéia de comprar um Kia Sportage p/ me aventurar mais nas trilhas sem dor na consciência; pois possuo uma Pajero Sport automática e dar dó de por um carro tão caro desses em trilhas um pouco mais pesadas como eu tenho feito...

As os terrenos daqui de Natal/RN além de alagados, lama, erosões, têm muito morros íngrimes de areia bem fofa(onde até ja capotaram Samukas e Vitarinhas)... e já pensaram(caso algum dia aconteça) uma Pajero virando morro abaixo :( é jogar 85 mil latinhas no lixo... pois seguro Não paga esse tipo de acidente...e além disso tb é o meu carro do dia dia.

Por isso estou pensando :pensativo: em adquirir uma Sportage 2.0 Tubodiesel p/ colocar nessas aventuras mais radicais. Aí vem as perguntas :

1) Alguém sabe dizer + ou - quanto é a performance de uma Sportage TD 2.0 de 0 a 100, em quantos segundos ela faz ?

2) Dar p/ mexer no débito da bomba injetora(abrindo um pouco) e aumentar a pressão da turbina; como se faz nos outros carros a Diesel(como Frontier, L200, Ranger, Pajero) ? a fim de garantir um maior torque e potência ?

3) Qual o maior pneu que cabe que não pegue e nem raspe Sem precisar levantar ou mecher em nada ?

Vi uma a venda aqui em Natal/RN Sportage curta Turbo Diesel ano 2000 à vista por 29 mil reais. Fui vê e aparentemente excetuando-se parte da lateral do chassi que estar enferrujado, parece estar em bom estado. Achei estranho, pois o valor de mercado dela é em torno de 35 mil. Acho que deve ter algum problema escondido nela :pensativo:

Tem tb uma curta 2001(essa ainda não fui vê) Turbo Diesel por 36.900, acho que se negociar deve sair por 36 mil. Só que estar anunciada como TB com motor 2.5 :?: Achei esquisito(acho que erraram no anuncio) ou eu estou enganado e possui esse motor ?

Abraços, Francisco de Freitas...

Amostardeiro
22/09/2006, 16:01
Olá pessoal, estou cogitando a idéia de comprar um Kia Sportage p/ me aventurar mais nas trilhas sem dor na consciência

1) Alguém sabe dizer + ou - quanto é a performance de uma Sportage TD 2.0 de 0 a 100, em quantos segundos ela faz ?

2) Dar p/ mexer no débito da bomba injetora(abrindo um pouco) e aumentar a pressão da turbina; como se faz nos outros carros a Diesel(como Frontier, L200, Ranger, Pajero) ? a fim de garantir um maior torque e potência ?

3) Qual o maior pneu que cabe que não pegue e nem raspe Sem precisar levantar ou mecher em nada ?

Vi uma a venda aqui em Natal/RN Sportage curta Turbo Diesel ano 2000 à vista por 29 mil reais.

Tem tb uma curta 2001(essa ainda não fui vê) Turbo Diesel por 36.900, acho que se negociar deve sair por 36 mil. Só que estar anunciada como TB com motor 2.5 :?:
Abraços, Francisco de Freitas...


Francisco

Se queres comprar uma Sportage, pensa também na gasolina que tem um bom motor, 126 hp, é + barata do que a diesel.

Respostas:

1. Não sei exatamente quanto faz de 0 a 100 km/h, mas posso te garantir que é bem razoável pra o tipo de carro;

2.Acho que dá sem maiores problemas;

3. Já vi com 31" , só com a suspensão levantada, na minha antiga 97 usei um argentino 700 x 15 para trilha, que tem a mesma altura do 31", eu tinha nela calços de Nylon, + 50 mm na altura, ficou blz.

4. Os preços aqui são bem diferentes, uma 2001 +- 40.000, não existe motor 2.5 TD na Sportage os caras se enganaram.

No mais, sou suspeito pra falar, pois estou na segunda Sportage e não posso reclamar.

Por último dá uma olhada nos tópicos Sportage- suspensão ..., tem boas idéias.

Abraço

comenale
23/09/2006, 12:27
Olá pessoal, estou cogitando a idéia de comprar um Kia Sportage p/ me aventurar mais nas trilhas sem dor na consciência; pois possuo uma Pajero Sport automática e dar dó de por um carro tão caro desses em trilhas um pouco mais pesadas como eu tenho feito...

As os terrenos daqui de Natal/RN além de alagados, lama, erosões, têm muito morros íngrimes de areia bem fofa(onde até ja capotaram Samukas e Vitarinhas)... e já pensaram(caso algum dia aconteça) uma Pajero virando morro abaixo :( é jogar 85 mil latinhas no lixo... pois seguro Não paga esse tipo de acidente...e além disso tb é o meu carro do dia dia.

Por isso estou pensando :pensativo: em adquirir uma Sportage 2.0 Tubodiesel p/ colocar nessas aventuras mais radicais. Aí vem as perguntas :

1) Alguém sabe dizer + ou - quanto é a performance de uma Sportage TD 2.0 de 0 a 100, em quantos segundos ela faz ?

2) Dar p/ mexer no débito da bomba injetora(abrindo um pouco) e aumentar a pressão da turbina; como se faz nos outros carros a Diesel(como Frontier, L200, Ranger, Pajero) ? a fim de garantir um maior torque e potência ?

3) Qual o maior pneu que cabe que não pegue e nem raspe Sem precisar levantar ou mecher em nada ?

Vi uma a venda aqui em Natal/RN Sportage curta Turbo Diesel ano 2000 à vista por 29 mil reais. Fui vê e aparentemente excetuando-se parte da lateral do chassi que estar enferrujado, parece estar em bom estado. Achei estranho, pois o valor de mercado dela é em torno de 35 mil. Acho que deve ter algum problema escondido nela :pensativo:

Tem tb uma curta 2001(essa ainda não fui vê) Turbo Diesel por 36.900, acho que se negociar deve sair por 36 mil. Só que estar anunciada como TB com motor 2.5 :?: Achei esquisito(acho que erraram no anuncio) ou eu estou enganado e possui esse motor ?

Abraços, Francisco de Freitas...

Francisco,

Só completando as informações do Amostardeiro:

- Se você roda muito, a versão mais indicada é a diesel.
- Para as Sport´s de 2000 em diante, os pneus 235X75/15 cabem perfeitamente e sem qualquer alteração.
- Esse valor da TDI-2001, está muito bom, só precisa avaliar a viatura. De fato, aqui em sampa essa viatura varia de $ 39.000 até $ 42.000.

Maverickturbo
23/09/2006, 18:38
Freitas,

Vou te dar um conselho, é melhor vc pegar uma sportage com o preço ate acima da tabela mas que esteja boa, do que uma abaixo da tabela mas que esteja com alguma coisa ruim. A sportage se bem tratada, dura muito. Se vc fizer uma manutenção preventiva, vc não tem dor de cabeça.

freitasjr
24/09/2006, 12:10
Francisco
Se queres comprar uma Sportage, pensa também na gasolina que tem um bom motor, 126 hp, é + barata do que a diesel.


Olá Amostardeiro; acho que vou preferir uma a diesel pois possui mais torque em baixa rotação, e é disso de que eu vou precisar quando for subir morros íngrimes de areia fina e fofa.

[quote]
Por último dá uma olhada nos tópicos Sportage- suspensão ..., tem boas idéias.
[quote]

Obrigado pela dica do tópico, andei dando uma olhada e as informações foram muito últeis.

Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

freitasjr
24/09/2006, 12:17
Francisco,
Só completando as informações do Amostardeiro:
- Se você roda muito, a versão mais indicada é a diesel.
- Para as Sport´s de 2000 em diante, os pneus 235X75/15 cabem perfeitamente e sem qualquer alteração.


Huummm, mas será que em situações um pouco mais extremas no off-road com o esterçamento do volante não vai ficar raspando ou até batendo dificultando a transposição do obstáculo ?

Caso eu venha a adquirir uma tou pensando em por calços de no máximo 2" e pneus 225/75 R15, pois aí ficaria com uma reserva na caixa de roda e não afetaria tanto o desempenho(torque) do carro e a estabilidade....:pensativo:

Obg pelas informações e um abraço, Francisco de Freitas...

freitasjr
24/09/2006, 12:23
Freitas,
Vou te dar um conselho, é melhor vc pegar uma sportage com o preço ate acima da tabela mas que esteja boa, do que uma abaixo da tabela mas que esteja com alguma coisa ruim. A sportage se bem tratada, dura muito. Se vc fizer uma manutenção preventiva, vc não tem dor de cabeça.

Olá Maverickturbo, se eu conseguir vender a minha pajero por um bom preço(minha intenção é troca-la por 2, um de passeio 0Km p/ o dia/dia e um 4x4, tipo uma Sportage 2000/01 p/ trilhas), talvez prefira pegar a 2001 que deve estar em melhor estado.

De qualquer forma, antes de fazer qualquer negócio, levarei a um mecânico p/ avaliar o carro direitinho a fim de não ficar com uma bomba nas mãos :concordo:

Obg pelas dicas, cordialmente, Francisco de Freitas...

cincero g silva
24/09/2006, 22:52
Prezados, já tive uma SPTG 2001 TDi e adorei o carro. Pena que ela me deixou na mão... o antigo dono não teve o cuidado de colocar água destilada e o motor por dentro ficou todo corroído... fiz 3 retíficas no motor em apenas 2 meses...

Agora, recuperado do trauma, pretendo fazer um novo investimento com uma SPTG, mas tenho uma grande dúvida (como a maioria dos novatos como eu):

vale comprar uma SPTG Diesel e colocar um turbo? Aliás, isso é possível? Em alguns motores com menor potência (como o 1.6 VW - Kombi) se coloca um turbo " pequeno". Dá resultado em velocidade final? Compromete a final e ganha torque?

Ou vale mais comprar uma gasolina? Apesar do consumo ela é mais " esperta" e não tem tanto problema de aquecimento...

Sei que todos concordam que a SPTG TDi é a melhor opção, mas o que pega hoje é a quantidade de latinhas que deve ser investida...

Abraço para todos!
voce deu azar mesmo pois esta mecanica é muito resistente, estes sem turbo durão mais ainda, e não cometa outro erro em comprar um maçarico e turbirna-lo pois não dará certo tem que trocar o cabecote o comando de valvulas se não me engano tem os graus de abertura diferentes, a taxa de compresão dos motores sem turbo geralmente é maior, e se voce turbina simplismente, o motor não aguenta mesmo, terá que mexer demais, por isso é melhor dexar do jeito que está ou compra-lo ja com o turbo original

chris_scub
25/09/2006, 11:13
Agradeço a todos pelas dicas.. realmente a Sportage parece ser um carro bem bacana! Optei pela compra de uma a gasolina e pretendo colocar o GNV nela. Gostei muito do carro! Anda super bem e parece ser bem robusta!!

então voces vão ter mais um NOVATO de Sportage para família Off-Road... hehehe...

Abraços ainda limpo...

Saindo do Vitara...
Entrando na Sportage...

Christian

MarcSport
25/09/2006, 11:53
Tenho reportagens, com testes, das Sportages Diesel 95 e TD 02 em jpg, se quiserem é so me passar o e-mail que eu envio. Fazem parte do CD todos os carros de 4 rodas.

laserman
25/09/2006, 12:05
Agradeço a todos pelas dicas.. realmente a Sportage parece ser um carro bem bacana! Optei pela compra de uma a gasolina e pretendo colocar o GNV nela. Gostei muito do carro! Anda super bem e parece ser bem robusta!!

então voces vão ter mais um NOVATO de Sportage para família Off-Road... hehehe...

Abraços ainda limpo...

Saindo do Vitara...
Entrando na Sportage...

Christian


Parabéns,
Faça uma revisão no jipe e divirta-se !

Boa lama,

Leandro Palermo
25/09/2006, 22:14
Cincero, é o que eu imaginava... nada adaptado fica bom. A estrutura, o conjunto nunca está apto para receber algo novo.

Possivelmente buscarei uma SPTG gasolina.

Valeu pela dica!

1 abraço!

mgfontana
27/09/2006, 08:09
Agradeço a todos pelas dicas.. realmente a Sportage parece ser um carro bem bacana! Optei pela compra de uma a gasolina e pretendo colocar o GNV nela. Gostei muito do carro! Anda super bem e parece ser bem robusta!!

então voces vão ter mais um NOVATO de Sportage para família Off-Road... hehehe...

Abraços ainda limpo...

Saindo do Vitara...
Entrando na Sportage...

Christian
Parabéns pela escolha Christian! Também coloquei GNV na minha e está muito bom. É o que laserman disse, faça uma revisão e divirta-se.

Saudações,

Fontana

Calango Doido
18/04/2008, 12:27
Caros membros gostaria de comprar uma Sportage dos modelos antigos ( Acho mais legal ), gostaria de orientação de qual é o melhor modelo, melhor manutenção (mais economica) existem as gasolina e as diesel , as turbo.
Uma vez me foi dito que as diesel simples eram melhores pois utilizavam a mecanida da topic e da besta e a grand sportage tinha a manutanção mais cara por se especifica deste modelo.
eu prefiro as diesel, mas as a gasolina podemos colocar kit flex?

Abraços

Calango Doido

Nivoide
18/04/2008, 19:55
Diesel aspirado é pior que carro mil..pode crer. O motor 2.0 dela ainda é lento pra ela...mas reduzida ai vira o bicho.
Se vc quer aliar os dois, vá de diesel turbo, acima de 2001, mas ja na casa dos 32 mil...
Gasolina e alcool so coisas bem diferentes. Vc pode enganar a central eletronica usando chip, remapeando e tal, mas a mecanica, os tubos de combustivel, filtros, bicos injetores e o resto dos sensores, vai sem bem dificil.
To fazendo 10 km/l na minha...na cidade, pegando umas bangalas susses...ela é bem pesada e mantem a 60km/h na boa.
Peças dela sao mais em conta que vitara...se bem pesquisado.

Amostardeiro
18/04/2008, 20:37
Caros membros gostaria de comprar uma Sportage dos modelos antigos ( Acho mais legal ), gostaria de orientação de qual é o melhor modelo, melhor manutenção (mais economica) existem as gasolina e as diesel , as turbo.
Uma vez me foi dito que as diesel simples eram melhores pois utilizavam a mecanida da topic e da besta e a grand sportage tinha a manutanção mais cara por se especifica deste modelo.
eu prefiro as diesel, mas as a gasolina podemos colocar kit flex?

Abraços

Calango Doido

Calango

Vai de curta , se gasolina ou diesel, depende do gosto e dos R$, eu tenho uma TDi 2001, é bem melhor que as com motor 2.2 aspiradas, até 97; já tive uma 97 gasolina é bem boa, mas o motor 16V exige + rotações altas para trabalhar na faixa de torque, porém como disse antes é questão de R$ e gosto, só uma coisa vai de CURTA...:concordo:.

Abraço

Calango Doido
19/04/2008, 23:01
Calango

Vai de curta , se gasolina ou diesel, depende do gosto e dos R$, eu tenho uma TDi 2001, é bem melhor que as com motor 2.2 aspiradas, até 97; já tive uma 97 gasolina é bem boa, mas o motor 16V exige + rotações altas para trabalhar na faixa de torque, porém como disse antes é questão de R$ e gosto, só uma coisa vai de CURTA...:concordo:.

Abraço
Grandes Antonio e Gilmar, eu particularmente prefiro diesel mas, queria amis dados pois existem muitas versoes, eu gosto da esportage antiga as pequenas, queria levantar informações sobre quais detalhes tenho que tomar cuidado na compra das diesel ( ja tive um 4x4 e como não sou dono de posto 5/1 na gasolina to fora - ouvi falar que as diesel faz 10 por litro isto é verdade.

Abraços

Calango Doido

hmeneguzzi7
20/04/2008, 08:04
Caros membros gostaria de comprar uma Sportage dos modelos antigos ( Acho mais legal ), gostaria de orientação de qual é o melhor modelo, melhor manutenção (mais economica) existem as gasolina e as diesel , as turbo.
Uma vez me foi dito que as diesel simples eram melhores pois utilizavam a mecanida da topic e da besta e a grand sportage tinha a manutanção mais cara por se especifica deste modelo.
eu prefiro as diesel, mas as a gasolina podemos colocar kit flex?

Abraços

Calango Doido

Caro Calango Doido,
Com certeza iria de modelo acima de 2001, curta, diesel interculada. O seguro não é tão caro e a manutenção tem preço relativamente baixo. Tente comprar com as revisões em dia na Kia. É raro, mas se encontar. Um amigo comprou uma 2002/03, faturada em junho de 2003, novinha, com todas as revisões em dia na Kia, com 60.000 Km verdadeiros (raridade). Pagou R$ 42.000,00. Pena que é a Gran. Os defeitos apresentados foram:
- Troca de 1 amortecedor dianteiro (balançava muito em pisos irregulares e acima de 80 Km/h.
- Troca do pivô das balanças dianteiras.
- Alinhamento e balanceamento.
- Tudo por menos de R$ 1.000, 00

A revisão de 70.000 km na Kia no Esp. Santo ficou por R$ 400,00. Minha TR4 2007/08 gastou R$ 500,00 na revisão de 10.000 Km.

MarcSport
20/04/2008, 17:20
Grandes Antonio e Gilmar, eu particularmente prefiro diesel mas, queria amis dados pois existem muitas versoes, eu gosto da esportage antiga as pequenas, queria levantar informações sobre quais detalhes tenho que tomar cuidado na compra das diesel ( ja tive um 4x4 e como não sou dono de posto 5/1 na gasolina to fora - ouvi falar que as diesel faz 10 por litro isto é verdade.

Abraços

Calango Doido

Tenho uma Grand 2001, faz de 8 a 9 na cidade (São Paulo) e até 12,5 na estrada.
Eu iria de turbo diesel.
Particularmente prefiro a Grand devido ao espaço do porta malas, mas aí é questão de gosto e utilização...

Nivoide
21/04/2008, 22:24
Desculpe, mas nao faz 5/1 nao...ando na manha e faz tranquilo 9. Agora, na estrada ainda nao testei...só nao esqueça de fazer a conta:

sportage 1998 gasolina: 24 mil
sportage 2001 TDI: 35 mil
11 mil reais em gasolina vai muito tempo...

Claro que se vc puder vai de diesel de olho fechado...mas nessa faixa de preço, particularmente pegaria uma pajero curta V6 3000 e mandava ver no GNV!

Gosto e bolso...o resto é contigo.

Mecanica diferente só no motor e combustivel...deresto é igual

EDuarte
22/04/2008, 10:16
Concordo com o Nivoide que em relação ao consumo não é tão beberrona assim não, na cidade a minha tambem faz 9 de boa (gasolina), a minha ta com GNV e vale o investimento, na cidade faz 10/11 e na estrada 13/14 (GNV).
[]s
(DU)

Calango Doido
22/04/2008, 16:21
Concordo com o Nivoide que em relação ao consumo não é tão beberrona assim não, na cidade a minha tambem faz 9 de boa (gasolina), a minha ta com GNV e vale o investimento, na cidade faz 10/11 e na estrada 13/14 (GNV).
[]s
(DU)
Grandes Duarte e Nivoide obrigado pelo aviso, realmente por este pondo de vista vale a pena uma a gasolina, /duarte achei interessante a sua ser com gnv, o cilindro é no porta mala, ou embaixo do carro?

Abraços

Calango doido

EDuarte
22/04/2008, 17:32
Grandes Duarte e Nivoide obrigado pelo aviso, realmente por este pondo de vista vale a pena uma a gasolina, /duarte achei interessante a sua ser com gnv, o cilindro é no porta mala, ou embaixo do carro?

Abraços

Calango doido
Tinha um cilindro de 15 no porta malas mas ocupava muito espaço, então coloquei um de 10 embaixo do carro. Segundo o instalador, dos cilindros acima de 7,5 era o único que cabia, é pequeno, mas...
[]s
(DU)

valderifarias
03/08/2008, 15:37
amostardeiro, me diz, porque tu respondeu para o calango que a sportage curta é melhor que a gran? qual é diferença não é só o porta malas que á maior?

Amostardeiro
03/08/2008, 18:24
amostardeiro, me diz, porque tu respondeu para o calango que a sportage curta é melhor que a gran? qual é diferença não é só o porta malas que á maior?

Na realidade é muito por questão de gosto, acho + bonita, o espaço para passageiros é o mesmo, o porta malas é maior, além disso se tu pretndes usar em "off road" a curta é muito melhor, por isso !!!

Abraço

rsnoda07
25/08/2008, 11:10
Tenho uma Grand Tdi 2001 e ela faz de 10/11km/l na cidade e já fiz 13km/l na estrada, se vc não for fazer trilha pesada, fique com este modelo, o porta malas é muito maior.

Nava
06/10/2009, 17:43
Este tópico tem a intenção de ajudar os novatos e interessados em adquirir o veiculo com informações de todos os tipos.

Além de concentrar tudo em um unico lugar, queremos acabar com topico do tipo: sou novato, qto faz a sportage na cidade e etc,etc,etc.

A moçada aqui é 10 e certeza que vai ser util. :concordo:

Nava
06/10/2009, 18:15
Vou começar com as dicas básicas...

Não compre sportage (nenhum carro!) a preço de banana achando que ta fazendo bom negocio!

Se nunca teve carro importado e não quer as desvantagens que ele oferece, fica no golzinho...

Procure comprar carro de quem entende do carro (isso vale para todos os 4x4). Lojistas meia-colher, dono idoso, carro de mulher, velocimetro com 70 mil km são pegadinhas básicas de carro mau cuidado. As mesmas dicas valem para o mecanico que vc vai levar o carro para inspecionar, se o cara nao manjar do carro, esqueça. Essa busca de referencias vai te ajudar na hora da manutenção a economizar muito!

A sportage tem ótimo custo x beneficio, se vc acertar na compra!

O carro é forte, muito confortável, macio, silencioso, de facil manutenção (se vc tiver as peças em mãos).

Se comparado a carros semelhentes motor gasolina 2.0 126cv tem torque bom mas a altos 3500 rpm. Carro xoxo de puxada, ainda mais se tiver com pneus um pouco maiores. Faz em media 7 cidade e 10 estrada. Não é carro de velocidade. Carregado é um 1.0 melhorado. Tem de ir na manha. Veja são carros da decada de 90!

A sportage tem seguro barato, mas depende do local onde vc mora e perfil. Aqui em ctba-PR a minha custa R$1200/ano total.

Na minha opiniao de dono a mais 2 anos, a sportage é um carro valente para trilha e cidade e topa tudo. Acho que o valor FIPE desse carro é desproporcional. O vitara, principal concorrente tem uma supervalorização e ningue fala que o motor de aluminio dele racha, que as peças sao carissimas e dificeis de encontrar, que o motor 1.6 bebe como 2.0 e por ai vai.

Nava
06/10/2009, 18:25
Principais vantagens do sportage:

- preços de peças 20% mais baratos que suzukis e muito mais facl de achar originais e paralelas
- existe KIA no Brasil
- conforto, resistencia da suspensao, chassi, interior, etc.
- ótima relação reduzida e 4x4
- site kia com TUDO sobre como fazer manutenção do carro, passo-a-passo.
- algumas peças da Besta servem nas sportage com preços muito bons.
- carro com desing ainda bom
- seguro disponivel a preço pagável.
- preço de aquisição de um carro 4x4 bem em conta.

Desvantagens:

- motor 2.0 gasolina é forte em alta rotação, mas ninguem consegue andar o tempo todo a 4000rpm. Em reduzida fica ótimo. Melhor opção para off-road
- motor diesel aspirado é fraco, solta fumaça mas muito economico.
- motor turbo diesel é o melhor, mas se abusar explode tb. Opção boa para uso on-road. Economico.
- problemas de superaquecimento (topico especial no site) - no geral problemas cronicos de manutenção mal feita ou nunca feita.
- comercio do carro é ruim em virtude do ja exposto.
- peças caras se comparado com carros populares.
- dificil encontrar mecanico que preste para te ajudar.
- fazer manutenção corretiva de ultima hora pode deixar vc sem carro por alguns dias. Compre tudo antes e faça preventivas. Consegue peças boas e baratas.

Acho que é isso.

Glaicon
06/10/2009, 22:43
Segundo a tabela FIPE, um celta duas portas, 0 KM, sem vidro elétrico, sem trava elétrica, sem espelho elétrico, sem direção hidráulica, sem ar condicionado, SEM NADA, custa R$ 24.895,00.
Uma Sportage turbo diesel, com intercooler, 2001, completa de tudo, 4X4, está por R$ 24.800,00 na concessionária Kia, com garantia, fazendo 10 Km/l na cidade (diesel a R$ 1,95).
Pergunta: qual destes carros lhe dará mais emoção, diversão, com a possibilidade de participar de um fórum sobre veículos 4X4, desenvolvendo o salutar espírito do companheirismo, amizade e solidariedade?
"Carro bom é carro 0 Km" Fala sério!!
Por isso, sabendo comprar você terá um ótimo carro.:concordo:

Júlio C. A. Santos
06/10/2009, 23:14
Aqui em São Francisco o diesel custa R$ 1,87...

Abraço :concordo:

Joaomsl
06/10/2009, 23:20
O vitara, principal concorrente tem uma supervalorização e ningue fala que o motor de aluminio dele racha, que as peças sao carissimas e dificeis de encontrar, que o motor 1.6 bebe como 2.0 e por ai vai.[/QUOTE]

Nava, gostei muito da sua inciativa...parabens...vc com poucas palavras discreveu bem as qualidades da sportage...acompanho os tópicos da sportage pq já fui dono de uma e sempre curti muito o carro...inclusive ele ainda está na família...

agora, sua opnião sobre o vitara tá meio complicada... sem querer polemizar, até pq não é esse o intuito do tópico, o vitarinha é porreta...deixa o vitara quieto..kkkk...meu pai tem um há uns 4-5 anos e o bichin é valente todo...e hj com a net não tem essa dificuldade de peça não...

fala que é bom ter cuidado com a tração da sportage na hora da compra...o sistema a vácuo não é muito confiável...que o ideal é colocar o sistema manual...que não é muito caro e é super confiável...

que o consumo da turbodiseel fica na casa de 8,5 - 9 na cidade e na estrada 9 - 9,5 (pneus 235-75-15)...que é bem razoável pro porte dela...dentre outras qualidades e problemas que todo carro tem...

valeu e um grande abraço

Nava
07/10/2009, 16:40
Valeu Joao! Não estou falando mal do suzuki. Só estou dizendo que assim como a sport, eles tb tem problemas...só isso. Minha mulher adora o suzuki.

Baudenbacher
19/10/2009, 10:50
Bom dia, Pessoal,

Estou para aumentar a frota, Sportage TDI 2000, mas não conheço muito bem o motor diesel. Gostaria de informações dos cuidados que deve-se ter com o motor diesel, principalmente para fazer uma boa compra.
Sei das revisões do radiador, troca de todos os óleos de câmbio, transmissão e motor, filtros...:parede:
Estou tocando uma Grand Caravan (carro de viagem) pela segunda Sportage da família.
Qual o melhor desempenho gasolina ou diesel?:pipoca:
Grato.
Claudio

Glaicon
19/10/2009, 11:50
Bom dia, Pessoal,

Estou para aumentar a frota, Sportage TDI 2000, mas não conheço muito bem o motor diesel. Gostaria de informações dos cuidados que deve-se ter com o motor diesel, principalmente para fazer uma boa compra.
Sei das revisões do radiador, troca de todos os óleos de câmbio, transmissão e motor, filtros...:parede:
Estou tocando uma Grand Caravan (carro de viagem) pela segunda Sportage da família.
Qual o melhor desempenho gasolina ou diesel?:pipoca:
Grato.
Claudio

Bom, apesar de saber das preocupações com radiador e demais agregados sobre temperatura, leve na oficina para fazer o teste do copo para ver se saem bolhas de ar do radiador. Se tais bolhas aparecerem, poderá ser problema com o cabeçote.
Quanto ao desempenho, claro que o motor à gasolina dará maior satisfação em termos de arrancada, velocidade final, retomadas e facilidade de ultrapassagem.
Quanto à autonomia, veja minha postagem no tópico sobre consumo.
E boa sorte na aquisição.:concordo:

Nava
20/10/2009, 17:18
Alem disso, para veiculos de SP, por eqto, ta bem chato de ser aprovado nos licenciamentos do detran, devido a emissoes. TEm de estar redoooondo o motor, senao nao passa. Caso for comprar uma ja aprovada, bom sinal de estar tudo ok.

Baudenbacher
21/10/2009, 10:35
Valeu pelas dicas.
Vamos ver como se desenrola esta novela :pipoca: com relação aos valores dos dois veículos. Sabem como é para vender o seu carro nunca vale nada e para comprar é o melhor carro do mundo.
Caso der certo ficarei feliz senão, a luta "cuntinua cumpanheiro":).
Abraços...

wellfast
27/10/2009, 14:48
Quando decidi, em Janeiro de 2.009, comprar um veiculo 4x4 e me ative aos seguintes pontos:

a) Confiabilidade/Segurança/Conforto
b) Consumo (Combustivel)
c) Preço

Procurei vários veiculos off-road 4x4, na faixa de preço de até R$ 25.000,00, encontrando Jeep Willis´s, Jeep Wranglers, Jeep Cherokee, Ranger´s, GM S-10´s, Trollers T4 Gasolina(AP), Toyotas Band <1975, Mitsubishi Pajerinho (TR4), e por fim encontrei as Sportages, e se a concessionária KIA não tivesse aberto há cerca de 05 meses antes, não a teria encontrado...

Testando todos os carros, obtive:

Jeep´s (todos), pecam pelo consumo(Gasolina), e mais ainda pela falta de conforto, falta confiabilidade quando precisariamos de forçar os veiculos ao limite.
Ranger´s, todos aqueles problemas que quem teve Ford conhece, mas o preço é de matar, nem com motor a gasolina meus R$ 25.000 dariam algo que preste.
S-10, boa pedida, mas muito dificil de encontrar alguma 4x4, dentro do meu orçamento, 4x4 encontrei só a diesel, e por uma fortuna.
Troller´s T4, a diesel está a milhoes de km luz do meu orçamento, testei um a gasolina, pouca força no motor AP, duro igual montar jumento sem selar, sem porta-malas, manutenção da componentes internos, lataria, e suspenção inemaginavel aqui no Tocantins.
MTB TR4, muito bom, encontrei uns mais antigos conservados, mas na hora de andar foi o tombo, bebe igual um elefante 4,00 km/l com ar, um carro duro, não tanto quanto os Trollers e os Jeep´s, e quando pisamos não tem arrancada alguma, muito barulho pouco resultado.
e por fim SPORTAGES,

na concessionária tinha tres, Gasolina 99, Diesel 95, e TDI 00, testei todas, todas são nota 10 em conforto, confiabilidade, estabilidade, bom preço, o consumo nas diesel, é nota 100 só faltou um detalhe pra eu ficar com uma a diesel:

Potencia: as diesel não tem força no arranque além do motor ser mais pesado, em desenvolmento de velocidade pecam demais, andam muito abaixo do esperado comparasse com carro mil, com a bomba fraca.

Na gasolina tive tudo que estava esperando, inclusive porque viajo bastante em rodovias pavimentadas ou não, show de bola mesmo, consigo manter velocidade de cruzeiro a 140 km/h, e meu consumo quando a gasolina, fica por volta de 9,5 km/l, já na cidade peno um pouco, tenho uma perca de rendimento de cerca de 35% no consumo, na lama é igual um boi, dificil ficar atolado e gasta pouco mas quando fica, pode chamar a boiada pra tirar, seu diferencial é um pouco baixo e quando esse prende já se sabe, já fiz tambem um percuso em areia solta coisa de 45 km perto do maranhão usando tração integral, o consumo foi minimo.

No mais, a manutenção é tranquila as peças são resistentes, tem pouco barulho, reclamo tambem dos vidros que com o tempo ficam soltos dentro das portas, mas estou pesquisando uma solução.

Peguei a minha com 82.000 na concessionária KIA, fiz seu motor lá mesmo antes de tirar, nunca tive um prego na parte mecanica ou suspenção, uma vez a bomba de gasolina queimou mas ainda estava na garantia da concessionária, aproveitei e fiz logo um remapeamento de injeção eletronica e consigo usar agora Alcool/Gasolina.

Abraço à galera STPGr´s :concordo:

Nava
04/11/2009, 18:25
Ta ai, gostei do relato, vai ajudar bastante nas comparaçoes.
Wellington, ai no TO, calor de rachar mamona, a sua roda bem sem aquecer, mesmo forçando assim? FEz alguam alteração?

wellfast
05/11/2009, 10:22
Não tenho problemas de aquecimento de motor, na verdade antes ela estava sem a valvula termostática, e só rodava fria com temperatura em L, coloquei a valvula e ela agora anda em MID, não sei a quantos graus, mas o ponteiro nunca passa do meio, fica a 1 mm do meio, o liquido do arrefecimento baixa pouquissimo a cada 10.000 km.

Unica coisa que fiz foi o remapeamento de injeção com a troca de bomba, pra usar alcoolina/alcool/gasolina...

O Calor aqui entre 10:00 e 16:00 h, chega a incriveis 44°.

Abraço Nava...

Francisco Martins
04/01/2010, 23:17
Boa noite.
Li as recomendações feitas pelo Nava a respeito da escolha/compra desse 4X4. Ainda sim algumas dúvidas persistem. Os primeiros Sptg já passam dos dez anos, e seria de esperar um desgaste natural, mesmo que não tenham sido utilizados em trilha. A opinião geral é de que é um carro robusto, mesmo com as limitações tecnológicas do tempo. Dessa forma, praticamente todos os Sptg apresentam algum problema. Seria possível apontar, entre os mais comuns, aqueles que condenam a compra e aqueles passíveis de uma $olução?
Foi dito que o preço das peças pode ser caro que de um carro popular. Mas caro quanto? É possível fazer uma comparação, como escapamento, bomba d'água, etc, para dar uma noção mais clara a respeito?
Talvez não seja o melhor local, mas na cidade do Rio de Janeiro há mecânicos capazes para cuidar dele, além das autorizadas?
Faço esses questionamento em função do interesse em um MRDI 2.0 16V 1996, curta, que vi recentemente.
Obrigado à comunidade 4X4.

Geisler®
05/01/2010, 01:13
Boa noite.
Li as recomendações feitas pelo Nava a respeito da escolha/compra desse 4X4. Ainda sim algumas dúvidas persistem. Os primeiros Sptg já passam dos dez anos, e seria de esperar um desgaste natural, mesmo que não tenham sido utilizados em trilha. A opinião geral é de que é um carro robusto, mesmo com as limitações tecnológicas do tempo. Dessa forma, praticamente todos os Sptg apresentam algum problema. Seria possível apontar, entre os mais comuns, aqueles que condenam a compra e aqueles passíveis de uma $olução?
Foi dito que o preço das peças pode ser caro que de um carro popular. Mas caro quanto? É possível fazer uma comparação, como escapamento, bomba d'água, etc, para dar uma noção mais clara a respeito?
Talvez não seja o melhor local, mas na cidade do Rio de Janeiro há mecânicos capazes para cuidar dele, além das autorizadas?
Faço esses questionamento em função do interesse em um MRDI 2.0 16V 1996, curta, que vi recentemente.
Obrigado à comunidade 4X4.

É dificil comparar, a Sportage é um veiculo utilitário, por si só tudo é mais robusto, resistente e lógicamente um pouco mais caro.
Eu diria que a manutenção de uma a gasolina ou mesmo a diesel, seria comparável a manutenção de um Vectra CD 16v. do mesmo ano.
Eu diria pra verificar se ela não teve problema de fervura, que é algo que sai caro pra arrumar (a minha TDI ferveu, rachou cabeçote e gastei R$4750,00 pra concertar).
É fácil de avaliar se a coisa da feia, liga ela com o motor frio mesmo, e pede pra olhar o motor, ai você retira a tampa do vaso de expanção da agua do radiador, e observa se sai pressão ou mesmo se a agua borbulha dentro do vazo.
Se borbulhar, é junta queimada ou cabeçote rachado, e a não ser que lhe façam um precinho bem camarada na viatura, fuja, porque como ja falei, sai caro pra arrumar.

Abraço, e LAMA \o/

cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2010, 01:52
Segundo a tabela FIPE (...) Uma Sportage turbo diesel, com intercooler, 2001, completa de tudo, 4X4, está por R$ 24.800,00 na concessionária Kia, com garantia, fazendo 10 Km/l na cidade (diesel a R$ 1,95).

a cerca de 2 ou 3 meses um picareta no jardim lindóia, zona norte de porto, estava com uma '96 a diesel (aspirada) e queria me vender por 26k:parede::parede::parede:

não sei se é pq aqui esses carros são mais caros que em são paulo ou se ele me achou com cara de "filhinho de papai"... a propósito: em floripa estão pedindo cerca de quanto por uma sportage turbodiesel 2001 e quanto numa '96 a diesel?



sinceramente eu até preferia comprar uma aspirada por um preço justo que uma turbo, ja que o motor é o mesmo das 1ªs bestas e até mais fácil de achar algumas peças e ouvi dizer que mais barato de retificar... eventualmente depois de algum tempo acabasse chutando o balde e socasse um 2.7 no lugar, ou mesmo o 3.0 da besta grand...

Baudenbacher
05/01/2010, 07:37
Boa noite.
Li as recomendações feitas pelo Nava a respeito da escolha/compra desse 4X4. Ainda sim algumas dúvidas persistem. Os primeiros Sptg já passam dos dez anos, e seria de esperar um desgaste natural, mesmo que não tenham sido utilizados em trilha. A opinião geral é de que é um carro robusto, mesmo com as limitações tecnológicas do tempo. Dessa forma, praticamente todos os Sptg apresentam algum problema. Seria possível apontar, entre os mais comuns, aqueles que condenam a compra e aqueles passíveis de uma $olução?
Foi dito que o preço das peças pode ser caro que de um carro popular. Mas caro quanto? É possível fazer uma comparação, como escapamento, bomba d'água, etc, para dar uma noção mais clara a respeito?
Talvez não seja o melhor local, mas na cidade do Rio de Janeiro há mecânicos capazes para cuidar dele, além das autorizadas?
Faço esses questionamento em função do interesse em um MRDI 2.0 16V 1996, curta, que vi recentemente.
Obrigado à comunidade 4X4.

Primeiramente, seja bem vindo.:concordo:

Sugestão: leia o tópico Gambitech que tem várias dicas de manutenção barata e peças de outros carros que você pode adaptar.
Tem também um tópico de ajuda para compra de Sportage que é muito interessante.
Abraço e boa sorte na escolha da sua Sportage.
Claudio

jarsrx
06/01/2010, 09:45
Quanto ao uso do gnv?
tem gente que não gosta de gnv,eu gosto muito,tenho usado gnv a +ou- 7 anos e nunca tive problema com eles,a não ser com um tempra que era fraco na subida,mais isso era do carro mesmo.
ela fica boa com gnv?
tem boa autonomia?
alguem tem uma para nos passar detalhes?

Francisco Martins
06/01/2010, 23:11
pelas contribuições ao meu problema/decisão. O tópico "Gambitech", que eu havia visto só rapidamente, é algo fora do comum.
A minha ideia de comprar um sptg não é para off-road, muito embora talvez, no futuro, eu vá ter necessidade disso. Como carro resistente e valente, acho que é o que melhor se apresenta para rodar pelas "magníficas" estradas do Rio de Janeiro (isso para não falar das ruas da "Cidade Maravilhosa") .
Ah, esqueci de escrever que ela é bi-combustível, gasolina-GNV, o que, acredito, seja outro aspecto que pe$a.
No exame feito, notou-se que o marcador de temperatura parecia não funcionar, o que parece algo comum, infelizmente, nos Sptg, seja qual for o tipo de combustível.
Vamos ver como continuará essa história.

Glaicon
08/01/2010, 11:18
[ a propósito: em floripa estão pedindo cerca de quanto por uma sportage turbodiesel 2001 e quanto numa '96 a diesel?
quote

Segue resposta à consulta, informando que não achei ano 96 à diesel.
Podem consultar outros veículos no site www.floripacarros.com.br: (http://www.floripacarros.com.br:)
Carro/camioneta
Kia Sportage 2.0 GRAND,
Valor:R$ 25.000,00Ano-modelo:2001Cor:PretaKm:Não informadaPortas:4Final da placa:5Combustível:DieselCidade:Itajaí - SCObservações:PREÇO A VISTA OU FINANCIADO R$25.000,00 PARA TROCA R$29.000,00 NO ESTADO QUE SE ENCONTRA (47) 3348-8556



Kia Sportage 2.0
Valor:R$ 22.000,00Ano-modelo:2000Cor:BordôKm:Não informadaPortas:4Final da placa:Não informadoCombustível:DieselCidade:São José - SC
048 3247-7803
048 9983-0638

Nava
08/01/2010, 14:47
Minha é 1998. Nada a fazer. Ja tem lift e AVM. R$19 mil.

Rogério Barthy
08/01/2010, 16:27
Vizinho falecido e a esposa está com uma 2000, prata, 4 portas, diesel, o inventário está andando já que ele era o proprietário de uma grande farmácia de manipulação da região. A viatura está 100% pneus carecas, pintura e adesivo perfeitos, e não está sendo utilizada (mais dois carros para uso).
A pretensão é oferecer R$15.000,00 e esperar o término do inventário para a autorização de transferência.
Rogério

Geisler®
08/01/2010, 22:25
O preço da minha Sportage TDI 2001 na tabela fipe...

cRiPpLe_rOoStEr
08/01/2010, 23:07
valeu glaicon e geisler...

jarsrx
09/01/2010, 13:25
Qual seria a melhor opção para um iniciante,gasolina,diesel ou gnv?

Lucena04
11/01/2010, 09:52
Qual seria a melhor opção para um iniciante,gasolina,diesel ou gnv?
Não vejo muita relação entre a experiência do motorista e o tipo de combustível que a vtr usa, mas eu como iniciante optei pela mais barata que encontrei (a gasolina) que parecia estar em bom estado, afinal se eu acabasse com com ela o prejuizo não seria tão grande.
No final tive que fazer retífica do motor, mas acabei sendo ressarcido, então tome cuidado com os preços muito baixos.
:concordo:

jarsrx
11/01/2010, 16:55
Aqui no Rio,temos a vantagem de utilizar gnv com desconto de 70% no ipva,a desvantagem é o porta malas,se der para colocar em baixo do carro seria melhor ai não se perderia o espaço do porta malas.

Lucena04
11/01/2010, 23:18
Aqui no Rio,temos a vantagem de utilizar gnv com desconto de 70% no ipva,a desvantagem é o porta malas,se der para colocar em baixo do carro seria melhor ai não se perderia o espaço do porta malas.
Se eu não me engando a Sport do Eduardo tem o cilindro embaixo do carro.

jarsrx
31/01/2010, 21:47
alguem com sportage a gnv pode me informar qual autonomia,da para por o cilindro em baixo da viatura?

cRiPpLe_rOoStEr
01/02/2010, 04:23
Se eu não me engando a Sport do Eduardo tem o cilindro embaixo do carro.

mas é uma "normal" ou uma "grand"?

jarsrx
02/02/2010, 00:09
normal mas se alguem tiver uma grand,informações serão bem vindas.

cRiPpLe_rOoStEr
02/02/2010, 00:33
numa curta eu nunca vi a instalação do gnv embaixo, só numa grand...

jarsrx
02/02/2010, 09:08
alguem tem foto e autonomia?

EDuarte
02/02/2010, 09:11
Curta com cilindro de 10 Mts³.
[]s
(DU)

jarsrx
02/02/2010, 12:25
Curta com cilindro de 10 Mts³.
[]s
(DU)

Qual a autonomia EDuarte?

EDuarte
02/02/2010, 16:00
Qual a autonomia EDuarte?
100 kms em estrada, não uso gnv na cidade, não esqueça de levar em consideração que nunca enche os 10 Mts³, em dias quentes cabem 8 mts³ ou menos e dias frios 9mts³ ou menos.
[]s
(DU)

DouglasMac
03/02/2010, 21:37
a cerca de 2 ou 3 meses um picareta no jardim lindóia, zona norte de porto, estava com uma '96 a diesel (aspirada) e queria me vender por 26k:parede::parede::parede:

não sei se é pq aqui esses carros são mais caros que em são paulo ou se ele me achou com cara de "filhinho de papai"... a propósito: em floripa estão pedindo cerca de quanto por uma sportage turbodiesel 2001 e quanto numa '96 a diesel?



sinceramente eu até preferia comprar uma aspirada por um preço justo que uma turbo, ja que o motor é o mesmo das 1ªs bestas e até mais fácil de achar algumas peças e ouvi dizer que mais barato de retificar... eventualmente depois de algum tempo acabasse chutando o balde e socasse um 2.7 no lugar, ou mesmo o 3.0 da besta grand...

Meu, vou tentar dar um pitaco simples. O motor 2.2 (diesel) NUNCA foi resistente e durável, fora os aquecimentos mais constantes.
As 2.0 TDI são duráveis, por ser turbo com intercooler andam + sem fazer a força que faz as 2.2.
Preço de manutenção é parecido entre elas.
Observe, quem tem não fala em colocar motor adaptado nelas.
Acho uma excelente compra uma SPT, as antigas a gasolina e das 2001 em diante a diesel.
LAMA!!

cRiPpLe_rOoStEr
03/02/2010, 22:46
Meu, vou tentar dar um pitaco simples. O motor 2.2 (diesel) NUNCA foi resistente e durável, fora os aquecimentos mais constantes.
As 2.0 TDI são duráveis, por ser turbo com intercooler andam + sem fazer a força que faz as 2.2.
Preço de manutenção é parecido entre elas.
Observe, quem tem não fala em colocar motor adaptado nelas.
Acho uma excelente compra uma SPT, as antigas a gasolina e das 2001 em diante a diesel.
LAMA!!

eu pensava no 2.2 por causa da intercambialidade de peças com as 1ªs bestas que foram importadas com esse motor... mas não tenho nada contra o 2.0tdi...

DouglasMac
05/02/2010, 22:32
eu pensava no 2.2 por causa da intercambialidade de peças com as 1ªs bestas que foram importadas com esse motor... mas não tenho nada contra o 2.0tdi...

cRiPpLe (difícil escrever igual).:concordo:
Pensa em 2.2 não, inclusive o mercado das 2.7 é muito maior e tem mais peças a disposição. Contra as 2.0TDI, quase ninguem tem nada contra.
Mas vai de gas até uma ano 2000 e diesel depois disso.
LAMA!!

jarsrx
09/02/2010, 12:46
se eu entendi bem,pra quem ta com pouco dim dim é melhor comprar a gasolina do que a diesel 2.2 ou então compra uma 2.0 tdi que deve ser a melhor delas.
no meu caso a melhor sera a gasolina e gnv, 70% de desconto no ipva aqui no rio.
estou certo?

Marcelo B.
12/03/2010, 18:25
Boa noite.

Tenho uma Pajero IO, quer dizer, dei para minha esposa...rs. Ela é automática, 2000, peguei com 65.000 km faz 5 meses. Era a mais nova. Todo mundo falava de consumo mas por ser 1.8 ( mesmo assim anda ) tem feito uma média de 9,5 andando 60% em estrada. Pelo que eu esperava, está bom.

Como só ela anda quero comprar um 4x4 para mim mas não queria gastar tanto, por isso voltei aqui na Sportage. Só não comprei uma para ela porque gostou mais da outra e por causa do ABS, anda com criança e fico mais tranquilo.

Voltando ao assunto. Optei por automática por ser mais confortável e se tornar mais econômica na estrada, viajo toda semana mas um trajeto curto, ela a 120km/h está a 3100 rpm.

Minha pergunta é a seguinte:

Vou comprar uma Sportage gasolina. De 5ª, quantos giros ela está em torno de 120km?h? Outra. Alguém tem automática? Andei em alguns lugares com a IO, colocando no L ela vai como 1ª marcha tranquilo...Consigo, pela grande experiência de vocês, fazer algumas trilhas mesmo que não pesadas com uma Sportage automática?

Abraços.

wellfast
15/03/2010, 09:55
Caro amigo, a sportage a gasolina automática só tem 4 marchas, e a minha faz 120 km/h com 3.000 rpm, consumo na strada em torno de 9,5 km/l.
Faço trilhas até pesadas com ela, mas ela pecava pela altura, resolvi isso com lift de suspensão com calços de nylon. Em L ela estabiliza em 1a. marcha e até parece que cresce sua força em terrenos exigentes, usando tambem a redução. Um grande problema dela é a roda livre a vácuo, esse sistema é uma merda, tende a soltar a tração com qualquer probleminha no sistema, ou até mesmo nos rolamentos dianteiros, estou trocando por rodas livre manuais do trollers, que cabem como uma luva, e adeus a quebra de tração. Para trilha tambem sugiro ter um bom jogo de pneus Mud 31, e pro asfalto um 225x75x15 AT dá bem mais estabilidade.

Marcelo B.
15/03/2010, 11:09
Caro amigo, a sportage a gasolina automática só tem 4 marchas, e a minha faz 120 km/h com 3.000 rpm, consumo na strada em torno de 9,5 km/l.
Faço trilhas até pesadas com ela, mas ela pecava pela altura, resolvi isso com lift de suspensão com calços de nylon. Em L ela estabiliza em 1a. marcha e até parece que cresce sua força em terrenos exigentes, usando tambem a redução. Um grande problema dela é a roda livre a vácuo, esse sistema é uma merda, tende a soltar a tração com qualquer probleminha no sistema, ou até mesmo nos rolamentos dianteiros, estou trocando por rodas livre manuais do trollers, que cabem como uma luva, e adeus a quebra de tração. Para trilha tambem sugiro ter um bom jogo de pneus Mud 31, e pro asfalto um 225x75x15 AT dá bem mais estabilidade.

Amigo, grato pelo retorno. Era o que eu precisava saber. O consumo também é razoável levando em consideração peso, motor e câmbio.

Tenho lido muitas coisas aqui, tanto que antes de comprar a IO também li praticamente tudo de lá. Nela coloquei pneus Toyo AT 225x75 e ficaram bem legais.

Agora falando da Sportage. O que farei logo de início é o lift e os pneus. Hoje não tenho como ter um jogo separado, penso em colocar logo um mud da bf que acho que vai me servir para uma trilha razoável e para o asfalto, não ando muito. Se colocar o AT acha que serve pelo menos pra alguma coisa em trilha? Ouvi falar do barulho maior do Mud no asfalto mas um amigo colocou na Silverado e não sentiu tanta diferença.

Sobre lift, pelo que entendi, é só calço na frente e mola na traseira? É desse jeito o da IO que também vou fazer.

Abraço.

Marcelo B.
15/03/2010, 21:09
Só mais uma, não consegui achar aqui.

Há alguma diferença entre as Sportage 97/97 para a modelo 98? Sobre MRDI, todas gasolina são? Por fora a 98 que vi tem a parte de baixo de outra cor, é coincidência ou é uma diferença estética?

Abraços.

wellfast
16/03/2010, 10:57
Amigo, grato pelo retorno. Era o que eu precisava saber. O consumo também é razoável levando em consideração peso, motor e câmbio.
....

Abraço.

Opa, Blz, os Mud tem barulho exagerado no asfalto, mas pra carro com ar, nem se nota, com vidro aberto e usando a calibragem normal offroad...24 a 26 lbs... ficam quase insuportaveis... o motor da sportage é muito silencioso, outro ponto da sportage que tem que ser levado em consideração é a temperatura do motor, não são raros os casos de superaquecimento... com a sabedoria de anos trabalhando com motores orientais (mitsubishi, kia, suzuki), meu mecanico me indicou travar a embreagem viscosa da ventuinha do radiador, pois isso ajuda muito no arrefecimento do motor, e nunca tive problemas de aquecimento, o problema é que ela agora tem barulho de avião em retomadas, e aceleradas em ponto morto. Um amigo que não quiz fazer isso conseguiu explorir a tampa do radiador da SPTG dele... a dele não era trava... dizia ele que não gostava de barulho de avião... rs... agora ele gosta... rs

Qualquer coisa estamos por aqui...:concordo:

Patoloko
26/07/2010, 10:43
Opa, Blz, os Mud tem barulho exagerado no asfalto, mas pra carro com ar, nem se nota, com vidro aberto e usando a calibragem normal offroad...24 a 26 lbs... ficam quase insuportaveis... o motor da sportage é muito silencioso, outro ponto da sportage que tem que ser levado em consideração é a temperatura do motor, não são raros os casos de superaquecimento... com a sabedoria de anos trabalhando com motores orientais (mitsubishi, kia, suzuki), meu mecanico me indicou travar a embreagem viscosa da ventuinha do radiador, pois isso ajuda muito no arrefecimento do motor, e nunca tive problemas de aquecimento, o problema é que ela agora tem barulho de avião em retomadas, e aceleradas em ponto morto. Um amigo que não quiz fazer isso conseguiu explorir a tampa do radiador da SPTG dele... a dele não era trava... dizia ele que não gostava de barulho de avião... rs... agora ele gosta... rs

Qualquer coisa estamos por aqui...:concordo:

Amigo, comprei uma sport 97 automática e queria saber quem é o seu mecanico em Palmas, pois quero travar a ventoinha dela pra evitar problema de aquecimento.
Se puder me passar o telefone dele :concordo:

Marcus Pereira
26/07/2010, 11:50
Amigo Patoloko,
Primeiramente parabéns pela aquisição, ví suas fotos em outro tópico, é um belo carro.:palmas:
Mas, pedindo licença para o pitaco, sugiro avaliar melhor a decisão de travar a ventoinha, há que se considerar os efeitos colaterais, (leia o tópico "sportage fervendo" ) leve em conta também que falha na ventoinha não é a única causa possível de superaquecimento do motor, portanto, o travamento não é garantia de proteção do motor. No meu caso optei por instalar um medidor de temperatura auxiliar (digital) com alarme sonoro, assim, se a temperatura subir excessivamento por qualquer motivo, serei avisado em tempo de evitar o pior e, claro que o mais importante é fazer a manutenção de todo o sistema de arrefecimento de maneira adequada.
Felicidades com a nova viatura.:concordo:
Abraço,

Patoloko
26/07/2010, 20:00
Amigo Patoloko,
Primeiramente parabéns pela aquisição, ví suas fotos em outro tópico, é um belo carro.:palmas:
Mas, pedindo licença para o pitaco, sugiro avaliar melhor a decisão de travar a ventoinha, há que se considerar os efeitos colaterais, (leia o tópico "sportage fervendo" ) leve em conta também que falha na ventoinha não é a única causa possível de superaquecimento do motor, portanto, o travamento não é garantia de proteção do motor. No meu caso optei por instalar um medidor de temperatura auxiliar (digital) com alarme sonoro, assim, se a temperatura subir excessivamento por qualquer motivo, serei avisado em tempo de evitar o pior e, claro que o mais importante é fazer a manutenção de todo o sistema de arrefecimento de maneira adequada.
Felicidades com a nova viatura.:concordo:
Abraço,
Agradeço a ajuda e vou repensar a respeito. Muito util a ideia de mais um marcador, é que de tanto ler sobre as sportage fervendo, acho que fiquei meio paranoico :razz:
teria como colocar um sistema fechado de radiador? Caso afirmativo, de qual carro seria a gambitech?

Nava
26/07/2010, 21:14
Amigos, acredito que uma olhada boa no topico de temperatura vai ajudar bastante.
Cuidado com essas superdicas que nao resolvem...

Torkill
15/08/2010, 10:51
:arrow:Bom Dia pessoal, estou à procura da minha 1ª Sportrage:dance: e procuro uma Grand 2.0 Tb Diesel...
Gostaria de saber se existe alguma diferença das ano 2000 para 2001 pois estava sempre procurando as 2001 mas achei uma 2000 que me interessou tmb. Mas como li nesse mesmo tópico, alguns foristas falam pra comprar as TBD apenas de 2001 em diante... gostaria de saber o motivo???

Obrigado e abraços a todos.:concordo:

andersoncolares
21/08/2010, 20:34
:arrow:Bom Dia pessoal, estou à procura da minha 1ª Sportrage:dance: e procuro uma Grand 2.0 Tb Diesel...
Gostaria de saber se existe alguma diferença das ano 2000 para 2001 pois estava sempre procurando as 2001 mas achei uma 2000 que me interessou tmb. Mas como li nesse mesmo tópico, alguns foristas falam pra comprar as TBD apenas de 2001 em diante... gostaria de saber o motivo???

Obrigado e abraços a todos.:concordo:
Trorkill, seja muito bem vindo. Sou um feliz proprietário de uma Grand Sportage TDI 2.0 ano 99/2000. Na ocasião da compra fiz uma pesquisa de 3 semanas e lí praticamente todo esse forum sobre as SPT. Lí uma revista quatro rodas que só falava bem dos carros mas alertava sobre os carros a diesel anteriores aos 99 que tinha menor cavalaria. Minah SPT Grand TDI tem 95 CV, anda bem, viajo com frequencia por terra e asfalto; consumo já chegou aos 14,9 Km/l em uma viagem ao PR; tenho conforto de sobra, economia, robuztes e muito espaço. Peguei o carro com 84000Km confirmado por notas fiscais de manutenção. Nada tenho a reclamar deste carrpo e só trocaria por um mais novo se encontrasse em estado de conservação igual ou superior ao meu. Já passei por lugares de terra em pós dilúvio que moradores locais duvidaram que eu tinha passado por ali. Minha VTR está com mecanica original, inclusive tração; recentemente fiz lift de suspensão mas sem exageros. Uso pneus 235/75-17. Qualquer coisa...estamos às ordens.

Colares
GSPT TDI 2.0 arribada.

alexhildebrand
24/09/2010, 11:23
Bom dia a todos , sou novo no forum, sou de campo grande, ms, e estou enteressado um uma sportage 99, gasolina que tem em uma garagem aqui em campo grande, a primeira pergunta é a seguinte, a kilometragem dela é de 150.000km, alguem sabe a duração desse motor, está kilometragem já é quase o final desse motor, teria que fazer o mesmo, funcionei a stg é parece que o motor é bem forte, a ventuinha está travada, parece um avião quando acelera, outro ponto o cambio é automatico, como saber se o mesmo está bom, tem algum teste que eu possa fazer, a luz de injeção fica acessa, más na aceleração não falha, o cara da garagem disse que ele esta acelerada na saida, sai um pouco rápido o que poderia ser isso, se alguem poder dizer o que pode ser, agradeço, achei muito bonito e imponente o carro.

RABELO
27/09/2010, 12:35
Bom dia a todos , sou novo no forum, sou de campo grande, ms, e estou enteressado um uma sportage 99, gasolina que tem em uma garagem aqui em campo grande, a primeira pergunta é a seguinte, a kilometragem dela é de 150.000km, alguem sabe a duração desse motor, está kilometragem já é quase o final desse motor, teria que fazer o mesmo, funcionei a stg é parece que o motor é bem forte, a ventuinha está travada, parece um avião quando acelera, outro ponto o cambio é automatico, como saber se o mesmo está bom, tem algum teste que eu possa fazer, a luz de injeção fica acessa, más na aceleração não falha, o cara da garagem disse que ele esta acelerada na saida, sai um pouco rápido o que poderia ser isso, se alguem poder dizer o que pode ser, agradeço, achei muito bonito e imponente o carro.
Tudo bem ?,tenho uma aqui em poços de caldas ,fiz o motor inteiro ,ta com 2000 ,km ,a ventoinha roda junto com o motor mesmo ,ela trava quando ta quente ,mas quando ta frio gira nrmalmente ,mas nao ta travada ,quando começa a esquentar ela destrava e o barulho diminui,ai quando atinge a temperatura trava e esfria o radiador ,quero vender a minha ,porque to construindo ,nao e´normal a luz de injeçao ficar acesa ,valeu

DouglasMac
27/09/2010, 22:13
Bom dia a todos , sou novo no forum, sou de campo grande, ms, e estou enteressado um uma sportage 99, gasolina que tem em uma garagem aqui em campo grande, a primeira pergunta é a seguinte, a kilometragem dela é de 150.000km, alguem sabe a duração desse motor, está kilometragem já é quase o final desse motor, teria que fazer o mesmo, funcionei a stg é parece que o motor é bem forte, a ventuinha está travada, parece um avião quando acelera, outro ponto o cambio é automatico, como saber se o mesmo está bom, tem algum teste que eu possa fazer, a luz de injeção fica acessa, más na aceleração não falha, o cara da garagem disse que ele esta acelerada na saida, sai um pouco rápido o que poderia ser isso, se alguem poder dizer o que pode ser, agradeço, achei muito bonito e imponente o carro.

Seja bem vindo aí ô Alex!!:)

Leva o carro em uma oficina de regulagem eletronica e manda analisar por instrumento. Oficinas de regulagem eletronica.
O carro é bom!!!:concordo:
Cambio automático merece atenção...olha os parafusos da caixa e veja se ainda é lacrada e etc. Se o lojista tiver confiança no carro, vai deixar vc andar bastante e levar em seu meca. Caso contrário....:roll:

LAMA!!

Fabil
12/11/2010, 18:34
Ae moçada...

confesso que sou suzukeiro de longa data, e estou pensando seriamente em pegar um SUV diesel, gostaria de um G.Vitara ou Tracker Diesel, mas como já disseram aqui, o custo x benefico das Sportages é imbativel..

eu faço questao de ser diesel pela economia e tb porque um dos meus planos em pegar um SUV diesel é fazer uma expedicao a patagonia.

enfim, quero comprar um SPT CURTA ( obrigatoriamente deve ser a curta, pois minha vaga na garagem é apertada e a longa me complica) e pelo que andei lendo a mais indicada é as TDI acima de 2001 ( o que as 99/00 mesmo sendo TDI tem de diferente?)

alguem sabe me informar se na argentina, bolivia, chile, etc.. existem sportages e peças com facilidade caso eu venha precisar durante a viagem?

sendo um carro com 10 anos de uso, vai ser dificil achar um com menos de 100.000 km rodados e mesmo se achar, sabe-se lá como esse motor fora tratado.. em media o motor TDI roda quanto sem apresentar sinais de desgaste? 150~200 mil?

tirando o problema dos motores, que pelo visto é a principal fonte de problemas das SPT, existe algum outro ponto critico das STP? tipo homocineticas, diferencial, Tcase, alguma parte eletrica que tem algum problema cronico? algum lugar do chassis que costuma rachar? essas coiszinhas que TODO carro tem problematico...

enfim.. se alguem souber de algum TDI curta p/ venda aqui em BH ( de preferencia) , estou a procura

T+

Pescador4x4
12/11/2010, 22:49
Fabiano,

Parece que vc já foi picado pela Sportage... O carro é muito bom, mas como todo carro de 10 anos vai demandar um cuidado especial na hora da compra, senão vai ter dor de cabeça com certeza. Donos que não dão manutenção adequada e mecânicos sem conhecimento são os principais problemas.

A minha era 2000 e não tinha diferença para 2001, apenas detalhes de acabamento no painel e bancos.

O principal cuidado é com o motor, pois apesar de andar bem e ser muito econômico, requer cuidados. Se quiser encontrar uma Sportage TDI com motor bom, além de levar para um mecânico bom e que entenda de Kia, repare os seguintes itens:
- Taxa de compressão, tire a vareta do óleo com motor quente e ligado, se jogar óleo para fora é problema;
- Faça o teste do copo, motor quente tire a tampa do reservatório auxiliar e coloque a mangueira num como com água, se sair bolhas, cuidado;
- Ventoinha original sem estar travada, válvula termostática instalada, líquido de arrefecimento presente e tampa do radiador original são sinais de um dono cuidadoso e que o motor provavelmente vai estar legal, já que se tiver com problemas ele dificilmente irá conseguir rodar nessa configuração por muito tempo.

Após a compra:
- Trocar todas as correias;
- Se necessitar trocar retentores do motor, só original;
- Radiador, com dez anos, se já não foi trocado vc deve providenciar a troca, pelo menos das colméias;
- Trocaria todas as mangueiras do sistema de arrefecimento, se romper, retífica no motor ou cabeçote;
- Instalação de Rodas Livres Manuais(obrigatório!);
- Instalação de termômetro auxiliar de temperatura (obrigatório!), o original só avisa quando não precisa mais;
- Se for levantar a suspensão já tem várias receitas aqui mesmo no site.

Quanto aos outros problemas que vc citou não são crônicos nas Sportages. Suspensão, redução, chassi, ergonomia, conforto e economia são pontos fortes. O ponto fraco seria motor, requer cuidados e não gosta muito de motorista piloto, quem gosta de correr e esticar marcha não compre TDI, pois vai viver na oficina, trabalha super bem até 110 km/h, passa fácil disso, mas não é a praia dela.

Peças na Argentina vc deve encontrar facilmente, eles tem até um Clube bem organizado http://www.kia-sportage.com.ar/, um problema que vc deve ter é de autonomia, o tanque é pequeno, mesmo ela sendo muito econômica. Abs! Boa Sorte!

Eric.
Obs: estou fazendo caminho inverso ao seu, saindo da Sportage e indo para a Tracker, menos triste, pois a Sportage ainda vai ficar na família com meu irmão.

Glaicon
13/11/2010, 08:56
Ae moçada...

confesso que sou suzukeiro de longa data, e estou pensando seriamente em pegar um SUV diesel, gostaria de um G.Vitara ou Tracker Diesel, mas como já disseram aqui, o custo x benefico das Sportages é imbativel..

eu faço questao de ser diesel pela economia e tb porque um dos meus planos em pegar um SUV diesel é fazer uma expedicao a patagonia.

enfim, quero comprar um SPT CURTA ( obrigatoriamente deve ser a curta, pois minha vaga na garagem é apertada e a longa me complica) e pelo que andei lendo a mais indicada é as TDI acima de 2001 ( o que as 99/00 mesmo sendo TDI tem de diferente?)

alguem sabe me informar se na argentina, bolivia, chile, etc.. existem sportages e peças com facilidade caso eu venha precisar durante a viagem?

sendo um carro com 10 anos de uso, vai ser dificil achar um com menos de 100.000 km rodados e mesmo se achar, sabe-se lá como esse motor fora tratado.. em media o motor TDI roda quanto sem apresentar sinais de desgaste? 150~200 mil?

tirando o problema dos motores, que pelo visto é a principal fonte de problemas das SPT, existe algum outro ponto critico das STP? tipo homocineticas, diferencial, Tcase, alguma parte eletrica que tem algum problema cronico? algum lugar do chassis que costuma rachar? essas coiszinhas que TODO carro tem problematico...

enfim.. se alguem souber de algum TDI curta p/ venda aqui em BH ( de preferencia) , estou a procura

T+

Fabil, o tamanho da curta deve ser quase igual ao da Grand porque ela tem o estepe pendurado na tampa traseira.
Porém, a considero visualmente mais bonita e esportiva, além de ter um pequeno melhor ângulo de saída.

Quanto à parte elétrica e eletrônica, pode ficar tranqüilo.
Ela tem só o básico e não te dará problemas.
Motor diesel, como bem sabes, funciona sem qualquer ajuda elétrica.
Posso dizer que se não tivesse queimado o cabeçote da minha (TDI 2001), estaria com ela até hoje.:concordo:
O único problema que deverás evitar, é jurar por tí e por tuas próximas 4 gerações que nessa longa viagem não ultrapassarás os 130 Km/h.:mrgreen:

Fabil
13/11/2010, 10:03
Valeu pelas dicas moçada....

sobre o fato se ser a curta, já considerei o estepe, o que preciso é a distancia entre os parachoques mais curto possivel..heehe o estepe na tampa nao me atrapalha...

bom.. agora vou começar a procurar uma sem pressa...

T+

rmalato
13/11/2010, 13:14
olá pessoal, hoje dormi as 5 da manhã lendo o fórum, empolgação total. Todos muito solícitos! Show!

Entrei no fórum pra conhecer melhor o Jimny e o mundo 4x4.

Depois da madrugada de estudos descobri a Sportage e fiquei muito interessado.

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_143341.shtml
http://www2.uol.com.br/bestcars/tl/sportage.htm

Aproveitando nosso amigo Fabil (que já conheci no tópico do Jimny) minha dúvida está entre comprar um Jimny 2003 ou um Sportage 2001 TDi.

Os preços de referência na webmotors tem 2 Jimny 2003 por 34k e 28k.

Sportage 2001 Tdi vão de 25k a 34k e tem uns 40 carros.

Sei que são diferentes em tamanho e motorização.

Solteiro, 90% rodando sozinho, ultracuidadoso, 30km/dia, trânsito leve, muito buraco, velocidade média de 45km/h e máxima de 60km/h.

1 ano morando em Belém. Janeiro troquei toda a suspensão do Fit 2003 com 79k km só porque sou chato em fazer manutenção (Só 1 amortecedor traseiro estava vazando). Agora na revisão de 90k tem que trocar bucha da bandeija de novo!!!

Adoro o Fit mas cansei de sofrer vendo o carro cair em buracos aqui sem contar as "esfregadas" do fundo nas lombadas tabajara feitas aqui.

Outra coisa é que não viajo simplesmente por conta da pouca altura. Quero um carro pra ficar muito tempo.

O que dizem? Heeelllp!

Marcus Pereira
13/11/2010, 18:12
O Jimny não conheço, mas pela Sport posso falar, já tive uma Diesel 95 (aspirado) e atualmente uma TDI 03, excelente carro, robustes e conforto nota 10, super econômica, em estrada faz até 14,5 k/l mantendo uma velocidade de cruzeiro entre 90 e 100 k/h.
Acho o desempenho do motor bastante satisfatório.
É só cuidar da manutenção preventiva, principalmente no sistema de arrefecimento que é só alegria. Instalar um termômetro auxiliar com alarme é fundamental para ter tranquilidade.
Boa sorte na tua busca.
Sds.

Andrei Hasse
15/11/2010, 11:30
Ola amigo. Tb não conheço o jimny mas, Tenho um vitara 1993 e até sexta tinha uma Sportage Grand TDI 1999, é assim a minha como éra a grand eu não fazia trilhas com ela, usava somente na cidade e em viagens, e é um custo x beneficio muito bom
Muito economica, desempenho rasoavel, mecanica facil e mais barata que o suzuki, conforto otimo se comparar o vitarinha.
Mas tb gosto muito do vitarinha, carro pequeno, leve otimo 4x4 etc.. tens prós e contras, mas não vem ao caso.
Ainda quero comprar no futuro uma Sportage curta TDI, levantar um pouquinho, colocar rodas livre manual (pq me encomodei bastante com as Automaticas a vacuo).
e se eu conceguir queria muito que ela fosse branca ehehehe acho lindo o carro.
Abraço a todos..

DouglasMac
17/11/2010, 13:05
Vai de SPT TDI 2001 e ponto.:pipoca:

COL
19/11/2010, 14:51
Ola, alguém tem fotos do porta malas da SPT normal de da grand.Existe SPT 2.0 diesel automatica?A grand também e ''razoavel'' na trilha como a normal?

Obrigado no aguardo.:-D

Fabil
19/11/2010, 15:03
hhummm era uma duvida que eu tenho e esqueci de perguntar... existe TDI automatica? pq se existir é essa que eu quero..heheheh

fguerreiro
02/03/2011, 10:04
É difícil encontrar peças de reposição para a Sportage a Gasolina? As peças são caras?
Abraço

Lucena04
02/03/2011, 18:01
É difícil encontrar peças de reposição para a Sportage a Gasolina? As peças são caras?
Abraço
é relativamente fácil dá uma olhada nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965&highlight=onde+encontrar+pe%E7as

carlos costa
02/03/2011, 18:17
se houver interesse to vendendo a minha,spt 2.0 16v 1997,se quiser fotos posso mandar,motor original sem retifica,nunca fez trilha,exelente estado.

DouglasMac
03/03/2011, 12:31
é relativamente fácil dá uma olhada nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965&highlight=onde+encontrar+pe%E7as


Opa, LUCENA, viu seu staff?? Mensagem 1.000 alcançada!

Parabéns, sempre foi um parceirão aqui no forum.:palmas:

fguerreiro
03/03/2011, 15:10
Lucena, boa tarde.
Grato pelo retorno, vou pesquisar o tópico.
Abraço

Therock
22/08/2011, 18:07
Boa tarde galera

Estou procurando uma Sportage 2.0 gasolina para aquisição.

Pesquisei muito aqui no forum, descobri vários detalhes que devem merecer atenção, e principalmente o consumo já que rodo cerca de 150km/dia.
Meu intuito é comprar um 4x4 que me atenda no asfalto e não abra o bico em trilhas intermediárias.
Sempre fui adepto do offroad, mas nunca consegui adquirir um ($$$$).
Enfim, cá estou buscando realizar meu sonho.
Um dificultador é que preciso trocar meu carro em uma SPTG. No momento estou com um corsa super 1.0 1997 mpfi, à alcool, rodas do vectra aro 14", som, alarme, mecânica e docs 2011 impecáveis. O carro esta avaliado em R$ 11.700,00.
Se alguem tiver interesse em troca por uma Sportage podemos negociar, mas a não despendo ($) muito para a volta.
Além disso alguem tem alguma dica para me passar? Alguma consideração sobre a Sportage ?

Agradeço a atenção da galera e parabenizo-os pelo forum, esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre o carro.

Abraços

mairo
26/08/2011, 08:28
Pessoal, eu acesso o fórum faz um tempo ja, pois eu tinha um vitara, conheço bem o bixim, li e pesquisei muito, incluindo as adaptaçoes, acredito que aprendi bastante sobre estes veiculos, hj em dia é facil de manter um.

O fato agora é que apareceu uma oportunidade de comprar uma sportage 98 a gasol, segundo relato do dono o motor dela foi feito a pouco tempo, gastos quase 5k, disse ter mexido na tração tbm, mas o fato é que a camionete apresenta um problema na injeção, ele oscila e parece que por vezes corta ou engasga, foi trocada a bomba da gasolina e o problema persiste, por telefone o dono me falou que é problema no MAF (sefor só isso é barato), como não entendo nada de sportage estou pedindo a ajuda aos amigos, se for outro problema, é caro pra concertar? Se levar numa oficina de injeção e colocar no computador, ele da um diagnóstico exato do problema? O preço da viatura é muito bom!!!

Abraço a todos!

Djalma colombo
26/08/2011, 08:53
Bom dia Mairo, antes de sair trocando tudo veja se algum conhecido tem um veiculo que o MAF seja igual, marea ,vectra e mazda e outros, afinal o MAF da bosch usado ta na faixa dos 300,00 e novo 1200,00, já os paralelos 150,00 mas nem todos te dão uma leitura certa, portanto e bom testar primeiro, outro problema de causa pode ser o atuador da marcha lenta ou as bobinas, mas como falei é bom tetar primeiro pra não acontecer como foi comigo que depios de ter trocado quase tudo acabei descobrindo que as velas eram de especificação errada e acabou ferrando o resto, tem coisas que o scaner não acusa e as vezes esta com problema. Seje detalhista e boa sorte!

mairo
26/08/2011, 09:20
valeu pela ajuda!

Djalma colombo
26/08/2011, 10:30
Mairo tem um post sobre "problemas com a marcha lenta", da uma verificada que tem bastante dicas e informações la!

Manchur
06/02/2012, 00:44
proximo de adquirir uma sportage 2000 gasolina automatica, impecavel de lataria, interior, parte de baixo sem amassador, nen raspados...parece ser bem original, porem quando engato a 4h não aparece luz nenhuma no painel, é normal queimar essa luz? ou é sinal da tração estar com problema? e para testar a tração qual o metodo que posso usar? o que seria o L na cambio automatico? e como funciona o HOLD? o dono disse que ela faz a media de 6,5 na cidade e fez 9 na estrada na ultima viagem de quase 2 mil km (com ar ligado), quem tem sportage automatica é essa media +- que faz mesmo? se puderem me ajudar, agradeço, mais duvidas vou postando aqui

Manchur
06/02/2012, 10:45
alguem...por favor

francisco-dc
18/03/2012, 15:55
Pessoal,
Estou comprando uma Sportage TDI 01, está com 265.000 Km.
Ela está super conservada aparentemente, tem as revisões feitas na concessionária desde 2008. A dúvida é sempre com o motor.
Levei num mecânico, que mencionou que está "voltando compressão" pela tampa do reservatório de óleo (bem em cima do motor). É um problema muito grave? Ou é comum num motor meia vida?

Glaicon
20/03/2012, 06:39
Pessoal,
Estou comprando uma Sportage TDI 01, está com 265.000 Km.
Ela está super conservada aparentemente, tem as revisões feitas na concessionária desde 2008. A dúvida é sempre com o motor.
Levei num mecânico, que mencionou que está "voltando compressão" pela tampa do reservatório de óleo (bem em cima do motor). É um problema muito grave? Ou é comum num motor meia vida?

265.000 Km's é muito mais que meia vida.
Digamos que é quase um pé na cova.:concordo:

UlissesMiranda
29/03/2012, 11:08
Vi um anúncio de uma KIA SPORTAGE 2.0 DLX GRAND 4X4 TDI, com somente 40.000 km rodados.
Eu acho muito difícil esta ser a quilometragem real, visto que o normal para este carro é ter mais de 100.000 km.
Existe alguma maneira de saber a quilometragem real?
Alguém sabe de um mecânico do Rio de Janeiro que conheça bem de Sportage 4x4 Diesel para dar uma olhada no carro?

EDuarte
29/03/2012, 11:22
Se for com odometro digital da pra saber se foi alterado...

[]s
(DU)

Glaicon
30/03/2012, 06:52
Vi um anúncio de uma KIA SPORTAGE 2.0 DLX GRAND 4X4 TDI, com somente 40.000 km rodados.
Eu acho muito difícil esta ser a quilometragem real, visto que o normal para este carro é ter mais de 100.000 km.
Existe alguma maneira de saber a quilometragem real?
Alguém sabe de um mecânico do Rio de Janeiro que conheça bem de Sportage 4x4 Diesel para dar uma olhada no carro?
Provavelmente a marca dos pneus rodando será a mesma do estepe.
Verifique desgaste dos pedais de freio e acelerador.
Verifique desgaste do volante.
A principal: quem tem um carro com essa quilometragem é muito cuidadoso e, certamente, terá o manual de manutenção.
Verifique o carimbo com a data de entrega do veículo e a primeira revisão.
No mínimo deverá ter transcorrido um ano entre a venda e os primeiros 5.000 Km's rodados.
Se não tiver o manual, aposto que é mentirinha.:concordo:

UlissesMiranda
05/04/2012, 09:31
Provavelmente a marca dos pneus rodando será a mesma do estepe.
Verifique desgaste dos pedais de freio e acelerador.
Verifique desgaste do volante.
A principal: quem tem um carro com essa quilometragem é muito cuidadoso e, certamente, terá o manual de manutenção.
Verifique o carimbo com a data de entrega do veículo e a primeira revisão.
No mínimo deverá ter transcorrido um ano entre a venda e os primeiros 5.000 Km's rodados.
Se não tiver o manual, aposto que é mentirinha.:concordo:

O carro não tinha manual e aparentava mais desgaste que outros modelos teoricamente mais rodados.
Valeu pela dica.


Valeu pela ajuda.

xalko
13/07/2012, 11:11
Olá pessoal, para nao criar um novo topico vou colocar algumas duvidas q tenho, ja q sao relacionadas a compra de uma sportage

Meu dinhero nao é vasto, para ser sincero, vou casar ano q vem e vai me complicar, mas tenho um gol bola q irei dar de entrada + parcelas entao pode variar até 23K ESTOURANDO...

Sera meu unico carro, entao precisa ser confortavel para viajar, ja q é um dos motivos q tarei pegando um 4x4 é viajar para onde dar na telha e se achar uma estrada de terra pegar sem medo, areia praia etc.

Eu ainda nao tenho filhos e nao pretendo ter filhos tao cedo entao carro sem porta mala nao é problema, e tenho 1.83

e a autonomia do carro é primordial, talves por isso estarei optando pelo diesel, ah uma obs: eu pretendo fazer viagens longas tipo 2k km e assim por diante fora algumas trilhas leves/moderadas

ai vem minha duvida, pela minha questao financeira queria pegar uma sportage ( preferencia akelas curtas ) a diesel 2.2, mas falam q ela é fraca, mas fraca em relaçao a que ? da pra fazer trilha pegar estrada com ela ?! pois tenho medo de pegar ela e nao ter torque para fazer trilhas.

e outra duvida tbm é se ela aguenta ou é confortavel para fazer viagens grandes, se nao vou te q esperar mais um pouco para realizar esse sonho e juntar cash pra comprar uma pajerinho ou tr4

mpavao
24/09/2012, 00:08
Caros amigos,
desde a chegada do Kia Sportage aqui no Brasil, que tenho vontade de ter um, mas sempre começo a pesquisar e fico meio assustado com os comentários dos amigos aqui do Site.
Vale a pena mesmo adquirir um Sportage 2003?
Me parece que o dono nunca teve problemas com o motor do carro, mas não sei se posso confiar realmente, já que tenho lido aqui que todos os donos irão ter problemas com o aquecimento do motor um dia.
Outra dúvida, é se seria possível colocar outro motor neste carro? Tipo colocar um motor de um Kia Soul na Sportage?
É possível ter um felizardo que nunca tenha tido problemas de aquecimento no seu Sportage 2003, com 160.000 kms rodados?
Agradeço desde já as prováveis respostas.

André Fernandes
25/09/2012, 00:41
Tem vários parceiros do forum que nunca tiveram problemas, o carro é valente mesmo....
o meu ta com 116.000 km rodados, e teve sim problema de aquecimento....
mais foi descuido do dono anterior...
mais ja foi resolvido facilmente,,,,
depois que coloquei a manutenção em dia o carro nunca mais perdeu agua e ja fui duas vezes pra minas mais ou menos 600 km direto pra ir e 600 pra voltar e n completei agua nem oleo... o carro anda pra caramba e n bebe nada...
e o ar condicionado gela tanto... ate hj nunca vi um jeep tao confortavel...
qualquer coisa estamos ai... abração.

Marcus Pereira
25/09/2012, 16:00
Eu também estou muito satisfeito com minha TDI 2003 que está comigo há 6 anos. Está com 135.000 KM sem nenhum problema de motor.
Reconheço que dei muita sorte em comprar a viatura muito bem conservada, isso faz toda a diferença...
Boa sorte na sua busca.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
26/09/2012, 08:30
Eu tive sim problemas e tive que colocar um cabeçote novo, pois o dono antigo nao fazia a manutenção correta e ainda por cima tinha um mecanico bosta! Depois que coloquei o cabeçote novo, um marcador de temperatura "mais profissional", manutenções em dia e ter encontrado um mecanico bom, nunca mais tive problemas. Ja fui 03 vezes para BH que dá uns 1300km (ida e volta) e amanhã estarei indo para o sul, devo rodar uns 3000km (ida e volta). Vou sair do Rio e ir pelo litoral de Sampa até Peruibe e de lá subir para a Régis até Morretes e depois Floripa. O carro já esta comigo a 3 anos e com cabeçote novo a 2 anos e meio e rodo com ele uns 300km por semana.

Rubens Alexsandro Mathias
27/08/2015, 16:03
Pessoal, estou pretendendo adquirir uma Kia Sportage 2001 motor 2.0 diesel, mas me parece que a velocidade de cruzeiro não pode ser maior que 90 km/h, e eu viajo muito, do Paraná ao Mato Grosso pelo menos uma vez por mês, alguém pode confirmar ou não essa afirmação? Também pensei em um GM Tracker, mas a Sportage tem melhor preço e espaço para bagagens, principalmente o modelo Grand.

mfdomingues
27/08/2015, 21:11
Pessoal, estou pretendendo adquirir uma Kia Sportage 2001 motor 2.0 diesel, mas me parece que a velocidade de cruzeiro não pode ser maior que 90 km/h, e eu viajo muito, do Paraná ao Mato Grosso pelo menos uma vez por mês, alguém pode confirmar ou não essa afirmação? Também pensei em um GM Tracker, mas a Sportage tem melhor preço e espaço para bagagens, principalmente o modelo Grand.

Rubens, boa noite, seja bem vindo.

Tenho uma SPTG há pouco tempo, por enquanto estou conhecendo a viatura, contudo, peguei estrada para o RJ no mês passado e andei um bom trecho pela Ayrton Senna onde o limite so 120 km/h, andei a 110 km/h e as vezes 120 km/h, não superaqueceu e não notei grandes variações de temperaturas nos instrumentos. Acho que a questão não é nem a velocidade de cruzeiro, muita gente recomenda não acelerar muito devido ao alto giro, sempre me recomendaram manter os 2.500 rpm.

Mas, como disse sou marinheiro de primeira viagem, tem gente ai muito mais experiente e com muitos kms em SPTG, melhor aguardar as orientações / relatos.

Abs

Glaicon
29/08/2015, 07:23
Pessoal, estou pretendendo adquirir uma Kia Sportage 2001 motor 2.0 diesel, mas me parece que a velocidade de cruzeiro não pode ser maior que 90 km/h, e eu viajo muito, do Paraná ao Mato Grosso pelo menos uma vez por mês, alguém pode confirmar ou não essa afirmação? Também pensei em um GM Tracker, mas a Sportage tem melhor preço e espaço para bagagens, principalmente o modelo Grand.
Rubens, estando o sistema de refrigeração em dia, você pode rodar a 110 Km/h, pisando um pouco mais para ultrapassagens e retornando a esta média.
Eu queimei o cabeçote da minha ex-Sportage 2001 TD pelo fato de rodar a 150 Km/h durante uma viagem.
Velocidade esta real, marcada pelo GPS.
Foi uma grande bobeira minha, pois ignorei as normas de bom condutor e aproveitei uma rodovia vazia e plana para tocar.
Troquei o cabeçote e vendi a viatura.
Boa compra.:concordo:

Thiago Silva Vitório
16/01/2016, 22:10
Boa noite,

Estou adquirindo uma Sportage 1999 à gasolina, mas estive dando uma olhada no seu post e vi que tem os manuais de manutenção poderia me mostrar onde consigo.

Att..

cipriani
17/01/2016, 03:29
Aqui em São Francisco o diesel custa R$ 1,87...

Abraço :concordo:
bons tempos

mariano silva
30/01/2016, 11:25
ola pessoal sou novo tenho uma esportege tdi ano 2000 comprei com o eixo virabrequim quebrado e agora to enrolado e no aperto andei uns quatro meses adorei o carro hoje esta encostado ja comprei um eixo estander para retificar mas na minha opinião um otimo carro vou demorar mas vou arrumar pois amei este carro e as dicas de vcs que tem experiencia tem muito me ajudado obrigado.

mfdomingues
30/01/2016, 21:01
ola pessoal sou novo tenho uma esportege tdi ano 2000 comprei com o eixo virabrequim quebrado e agora to enrolado e no aperto andei uns quatro meses adorei o carro hoje esta encostado ja comprei um eixo estander para retificar mas na minha opinião um otimo carro vou demorar mas vou arrumar pois amei este carro e as dicas de vcs que tem experiencia tem muito me ajudado obrigado.

Mariano, boa noite

Comigo aconteceu algo parecido, estou terminando a retifica do motor, levou algum tempo, esta com o meca desde o natal ( presente para ele).

Tive alguma dificuldade para achar algumas coisas como as porcas das bielas por exemplo onde o cara queria vender o conjunto todo, ou o vira que busquei em outra cidade (aqui até achei, mas ao custo de 4,5 não dava para mim).

Aquele parafuso que eh na verdade uma válvula que lubrifica o pistão levei 4 dias procurando, um dos meus havia quebrado. Detalhes, mas, aos poucos estou superando).

Mas, eu gosto muito da viatura, tanto que estou gastando uma boa grana nela.

Dicas são inúmeras por aqui x pesquise bastante e se houver alguma dúvida pergunte dentro do tópico correto, assim suas chances de respostas aumentam e muito.

Tem um pessoal aqui que eh veterano de SPTG e possuem muita experiência.

Se precisar de alguma peças daqui conheci algumas pessoas que tem alguma coisa ainda, posso por vc em contato.

Abs e boa sorte

marcos colen
07/02/2016, 10:30
Bom dia, estou na mesma curiosidade, tem algum modelo ou ano que é mais confiável?
Sobre o aquecimento, é verdade ou nada a ver, podem me ajudar nessa questao da sportage a diesel?

mfdomingues
07/02/2016, 22:55
Bom dia, estou na mesma curiosidade, tem algum modelo ou ano que é mais confiável?
Sobre o aquecimento, é verdade ou nada a ver, podem me ajudar nessa questao da sportage a diesel?

Marcos, boa noite.

Não existe modelo mais confiavel que outro, as Gasolinas são um pouco menos sensível que o diesel com relação ao aquecimento, mas mesmo assim podem sofrer com problemas similares ou outros.

Quanto ao aquecimento, não digo que seja regra, mas, sim probabilidade, um veiculo que não foi submetido a manutenções preventivas e corretivas da forma adequada, possui maior probabilidade de aquecer, enquanto que o contrário a probabilidade é bem menor.

No meu caso o meu aqueceu e perdi a junta, porque? Porque fiz apenas partes do que deveria ter feito, troquei válvula termostática onde coloquei uma 75C de opala 4cc, troquei o liquido de arrefecimento (antigo proprietário usava água apenas), instalei um medidor auxiliar de temperatura, pois, o original é ineficiente. Contudo, o antigo proprietário havia "substituído" todas as mangueiras e mangotes, inclusive me entregou uma ordem de serviço da troca, meu erro foi confiar. Um belo dia andando na rodovia uma mangueira estourou por baixo do radiador e o pior aconteceu, problema da viatura? Nenhum, o erro foi totalmente humano, quando o mecânico desmontou para fazer o cabeçote e trocar a junta viu todas as mangueiras, algumas eram realmente novas e outras, como do ar quente estava muito ruim, a ponto de estourar.

Por via de regra, troque todas as mangueiras, varete o radiador ou troque, substitua o gel da viscofan, troque/verifique a válvula termostática (ela pode estar travada aberta), substitua TODAS as mangueiras inclusive a do ar quente, troque/verifique a tampa do radiador por uma nova e ORIGINAL mesmo que a paralela suporte pressão de 0,9BAR, instale um medidor de temperatura extra (preferencialmente cronomac), instale um monômetro para monitorar a turbina ou verifique as condições desta, a pressão máxima correta é de 0,85 BAR se esta não estiver legal e você exigir do motor este também sofrera com aumento da temperatura e principalmente considere a forma como você dirige a viatura, vi relatos de pessoas que perderam o cabeçote por andar a 155 km/h. Ou forçando em subidas de serra.

lembrando que estas ações são para o sistema original, a quem sugere substituir a hélice por outra com maior número de pás de 8 para 10 do motor maxxion, aumentando o volume de ar deslocado (acho que original são 4.200m³ enquanto que as de 10 pás são de 6.300m³). Substituir o radiador que na diesel são de 3 colmeias para um de 4 ou mais aumentando assim o volume de água etc. No meu ponto de vista são investimentos grandes e que a eficiência é muito mais psicológica que mecânica, claro que há aumento da margem de segurança do motor, mas, se seguir as primeiras dicas com o sistema original poderá ir tão longe quanto.

Para finalizar, no meu caso e acredito que no caso de muitos que tiveram problemas os problemas foram ocasionados por negligência dos antigos proprietários, tudo que passei poderia ter sido evitado. Neste caso finalizo dizendo, o carro é muito bom, mas, requer cuidado, carinho atenção e mãos experientes (no caso do mecânico).

Boa sorte e boa busca.

marcos colen
18/02/2016, 09:07
Bom dia, obrigado pela resposta mfdomingues (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/98913-mfdomingues.html), me assustaram muito com relaçao ao aquecimento, outro fator que preoucupa é a questao de peças de motor, vc sabe que quando vamos comprar algo, dizem que esta perfeito e tudo mais, nas sportage que vi, todos dizem que fizeram motor, motor ta novo etc, conversando com um mecanico de confiança que ja trabalho com ele a algum tempo com os carros que tive, ele me disse que nao saicaro pra lidar com o motor nao, tem muitas peças paralelas, o que vc pode me dizer sobre isso, pode me ajudar nesse comentario?

marcos colen
24/02/2016, 21:48
Boa noite, olhando no fórum, vi algumas coisas sobre o chevrolet tracker a diesel, gostaria de saber se entre o sportage e o tracker, o que seria melhor negocio, podem me dar suas opnioes?

mfdomingues
25/02/2016, 08:33
Bom dia, obrigado pela resposta mfdomingues (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/98913-mfdomingues.html), me assustaram muito com relaçao ao aquecimento, outro fator que preoucupa é a questao de peças de motor, vc sabe que quando vamos comprar algo, dizem que esta perfeito e tudo mais, nas sportage que vi, todos dizem que fizeram motor, motor ta novo etc, conversando com um mecanico de confiança que ja trabalho com ele a algum tempo com os carros que tive, ele me disse que nao saicaro pra lidar com o motor nao, tem muitas peças paralelas, o que vc pode me dizer sobre isso, pode me ajudar nesse comentario?


Macos, bom dia.

Desculpa a demora para responder, estou com forte demanda no trabalho, graças a Deus.

Quanto as peças, não são como de um uno ou opala para encontrar, mas, tb não eh nenhum diamante rosa.

Fiz o motor da minha por completo, achei todas as peças em 7 dias com preços bons. Poderia ter reunido tido mais rápido, mas, o custo seria maior.

Por exemplo virabrequim na kivel R$ 5,5 k no importador R$ 3,8, remano R$ 2,7 mas o cara da retifica achou por R$ 1,5.

Tampa do radiador original na css R$ 55 no importador R$ 80.

Vc tem que garimpar mas acha tudo sim, da um pouco de trabalho

marcos colen
25/02/2016, 11:28
Bom dia, 3,800 um virabrequim?,
Caro mesmo heim, imagine um bloco dela entao, estou vendo umas opçoes de comprar quem sabe uma com motor por fazer e outras com motor pouco rodado ( será que original mesmo né ), como te disse, na hora de vender eles dizem que está tudo ótimo.
E quanto a tracker, o que vc acha, entre uma sportage e uma chevrolet tracker, muita diferença em relaçao ao custo benefício?
Pq dizem ser importada tbém.

ejunior
02/03/2016, 20:40
Li o tópico todo e adorei as dicas. Estou querendo pegar uma sptg pelo bom custo x benefício. Mas ainda estou na dúvida entre a gasolina 2.0 16v ou tdi.

EDuarte
03/03/2016, 08:08
Li o tópico todo e adorei as dicas. Estou querendo pegar uma sptg pelo bom custo x benefício. Mas ainda estou na dúvida entre a gasolina 2.0 16v ou tdi.

Bem vindo ejunior.
A diesel é mais economica, faz em media 10 km/l na cidade, tem a manutenção um pouco mais cara como qquer motor diesel e mais fraca que a gasolina.
A gasolina a manutenção é mais barata e bebe um pouco mais, uma toda original e bem regulada faz no maximo 8 km/l na cidade.
Se achar uma bem conservada, que é dificil, vai ter poca manutenção, mas se estiver judiada e o dono anterior só usou e não fez a manutenção devida, a dor de cabeça pode ser grande.
Tenho a minha a 8 anos e só tive um B.O. qdo quebrou o diferencial traseiro, de resto apenas desgaste natural e preventiva, só vou vender a minha pq comprei um rocsta.
É uma viatura excelente pra uso urbano e trilhas/passeio, super confortavel e completa.
Como disse, ambas são economicas, mas se aumentar o pneu ja começa a ficar gastona, se agregar peso como bagageiro, estribo, parachoque de aço, guincho e etc, aí é prejuízo no consumo, mas isso em qquer viatura.

[]s
(DU)

mfdomingues
03/03/2016, 10:30
Li o tópico todo e adorei as dicas. Estou querendo pegar uma sptg pelo bom custo x benefício. Mas ainda estou na dúvida entre a gasolina 2.0 16v ou tdi.

Junior, bom dia, seja bem vindo.

A minha é uma diesel e é muito econômica, um pouco fraca (86cv), mas atende as minhas necessidades. É bem espaçosa e bem confortável (dentro do segmento dela, claro) possui um conjunto de suspensão e transmissão bem durável e alguns problemas bem característicos do projeto, no quesito simples os vidros param de funcionar de vez em quando, ruídos internos, mas nada que desagrade (você se acostuma e com o tempo ajeita).

Mas é um veiculo completo, fico impressionando com a maciez da direção é um absurdo perto do meu outro.

Mas como o Duarte disse, tem que procurar muito e acredito que hoje em dia é muito difícil encontrar uma em boas condições a venda. A minha estava em péssimas condições de motor (ou o dono negligenciou ou o mecânico era ruim demais). Deu muita dor de cabeça e mais dores no bolso, quase desisti, mas agora parece que está entrando nos eixos.

Procure muito e sem pressa, se eu fosse você olharia a do Duarte que está a venda, ele sabe o que diz de SPTG e é mecânico.

Quanto ao Grand Vitara, é uma viatura que me agrada e muito, contudo, tem seus problemas também, e a dica de procurar vale para os dois, na época que procurei a minha encontrei alguns grand e vitaras a venda, quando cabia no meu bolso (são muito valorizados) dava para ver que era encrenca, aquele papo de "nunca fez trilha ou carro de mulher" não cola e é uma viatura tão antiga quanto a SPTG, a vantagem é com relação as peças que neste caso há uma oferta um pouco melhor, mas nada extraordinário.

Faça um teste drive nas duas e leve a um meca de confiança e boa sorte.

idbotao
11/04/2016, 15:13
Olá pessoal, boa tarde!

Estou em busca do meu primeiro 4x4, como coloquei em outro tópico em que não obtive resposta, vamos ver se aqui dou mais sorte. Parece ser o tópico ideal, afinal estou pra comprar uma SPT 99/00 automática. Andei no carro e não senti nenhum problema perceptível, nem barulho ou algo assim (já estou achando isso muito bom, afinal as outras que andei davam até medo...).
Vou levar ao mecânico na sexta-feira para ver, levantar no elevador e tal, e aí estou com umas dúvidas que queria pedir a ele para ver, uma vez que ele trabalha com motores a gasolina, entende de carro, sempre levei os meus pra ele, mas não é especialista em Sportage. Desculpem a ignorância, mas queria fazer esse teste do copo, por exemplo, mas abri o capô e não tenho a menor ideia de qual é a mangueira ou item que devo mexer ou como olhar. Não sei também como ver aquelas questões de tampa do radiador (se ela é original ou não por exemplo), quais mangueiras exatamente devo observar (e como saber sobre as condições adequadas dela) reservatórios, etc. Será que alguém poderia tirar uma foto mostrando como se faz esse teste e mostrar itens a serem observados e como eles devem estar? No mais, o que eu posso olhar e devo pedir ao mecânico que veja? Essa sportage foi toda revisada, segundo o dono que está me vendendo, e ele me mostrou uma nota de peças de janeiro (na garantia ainda) quando falou que mexeu em toda a parte de cima do motor (uns R$ 3.500) e também trocou o óleo do câmbio automático.
Tenho lido muitas coisas interessantes no fórum e ele me ajudou a definir o carro ideal para os meus objetivos e $$$, porém tenho sentido essa dificuldade ao ler os tópicos ao ter indicações para mexer/ver/testar uma determinada peça, quando na verdade não tenho a menor ideia de que cara ela deveria ter. Fica a sugestão àqueles que têm mais conhecimento que nos ajudem nestes casos. Me perdoem se já existe essa informação em outro lugar, se tiver por favor me indiquem, mas já li umas 50 páginas de fórum e não consegui...

Como perguntei no outro tópico também: alguém sabe um mecânico que possa me ajudar nessa avaliação do carro na minha cidade? Sou de Americana-SP. Após comprar provavelmente vou a São Bernardo pro Eduarte me ajudar, que parece ser o guru do pessoal aqui no estado de SP, mas não dá pra levar o carro lá antes da compra...

Obrigado e parabéns pelo fórum!

mfdomingues
11/04/2016, 16:22
Olá pessoal, boa tarde!

Estou em busca do meu primeiro 4x4, como coloquei em outro tópico em que não obtive resposta, vamos ver se aqui dou mais sorte. Parece ser o tópico ideal, afinal estou pra comprar uma SPT 99/00 automática. Andei no carro e não senti nenhum problema perceptível, nem barulho ou algo assim (já estou achando isso muito bom, afinal as outras que andei davam até medo...).
Vou levar ao mecânico na sexta-feira para ver, levantar no elevador e tal, e aí estou com umas dúvidas que queria pedir a ele para ver, uma vez que ele trabalha com motores a gasolina, entende de carro, sempre levei os meus pra ele, mas não é especialista em Sportage. Desculpem a ignorância, mas queria fazer esse teste do copo, por exemplo, mas abri o capô e não tenho a menor ideia de qual é a mangueira ou item que devo mexer ou como olhar. Não sei também como ver aquelas questões de tampa do radiador (se ela é original ou não por exemplo), quais mangueiras exatamente devo observar (e como saber sobre as condições adequadas dela) reservatórios, etc. Será que alguém poderia tirar uma foto mostrando como se faz esse teste e mostrar itens a serem observados e como eles devem estar? No mais, o que eu posso olhar e devo pedir ao mecânico que veja? Essa sportage foi toda revisada, segundo o dono que está me vendendo, e ele me mostrou uma nota de peças de janeiro (na garantia ainda) quando falou que mexeu em toda a parte de cima do motor (uns R$ 3.500) e também trocou o óleo do câmbio automático.
Tenho lido muitas coisas interessantes no fórum e ele me ajudou a definir o carro ideal para os meus objetivos e $$$, porém tenho sentido essa dificuldade ao ler os tópicos ao ter indicações para mexer/ver/testar uma determinada peça, quando na verdade não tenho a menor ideia de que cara ela deveria ter. Fica a sugestão àqueles que têm mais conhecimento que nos ajudem nestes casos. Me perdoem se já existe essa informação em outro lugar, se tiver por favor me indiquem, mas já li umas 50 páginas de fórum e não consegui...

Como perguntei no outro tópico também: alguém sabe um mecânico que possa me ajudar nessa avaliação do carro na minha cidade? Sou de Americana-SP. Após comprar provavelmente vou a São Bernardo pro Eduarte me ajudar, que parece ser o guru do pessoal aqui no estado de SP, mas não dá pra levar o carro lá antes da compra...

Obrigado e parabéns pelo fórum!

IdBotão, boa tarde e seja bem vindo.

Cara a minha não é gasolina, mas, vamos lá tentar

Teste do copo: Com o motor FRIO retire a mangueira do reservatório do radiador, localize a tampa do radiador, da base desta sai uma mangueira fina que vai até o reservatório do radiador, desconecte do reservatório do radiador e coloque no copo de água, lembrando que esse teste não é 100% pode haver problemas no cabeçote que só parecerá com o motor bem quente, mas, se for algo crítico (cabeçote muito ruim) aparecerá na hora.

A tampa do radiador original (se estiver ainda com a etiqueta) possui dizeres em koreano, inglês e outras línguas, vc verá que existe indicação que ela é usada pela Hyundai / Kia e a etiqueta é de cor escura as de cores vermelha são paralelas (a minha veio sem etiqueta nenhuma).

A ventoinha dela é discofan / viscofan, ou seja, trabalha por acoplamento viscoso, com ela fria a hélice gira com certa facilidade, ao contrário com o motor quente deve girar bem mais travada, verifique a resistência desta para ter certeza que está boa, ou não.

A SPTG não tem mecânica muito especifica ou muito complicada, possui a mesma concepção que outros veículos, o que tem que observar são as condições gerais como qualquer outro veiculo: vazamentos, velas, mangueiras em bom estado (as que ficam atrás do motor são críticas, por exemplo do ar quente, que ninguém vê e elas geralmente estão em mal estado).

Quanto ter uma nota de revisão, isto não quer dizer muita coisa a minha também tinha nota, descobri que o dono da retifica era amigo do cara que vendeu, ai há viu né, nada foi feito no motor.

Boa sorte na busca ai.

idbotao
11/04/2016, 17:25
IdBotão, boa tarde e seja bem vindo.

Cara a minha não é gasolina, mas, vamos lá tentar

Teste do copo: Com o motor FRIO retire a mangueira do reservatório do radiador, localize a tampa do radiador, da base desta sai uma mangueira fina que vai até o reservatório do radiador, desconecte do reservatório do radiador e coloque no copo de água, lembrando que esse teste não é 100% pode haver problemas no cabeçote que só parecerá com o motor bem quente, mas, se for algo crítico (cabeçote muito ruim) aparecerá na hora.

A tampa do radiador original (se estiver ainda com a etiqueta) possui dizeres em koreano, inglês e outras línguas, vc verá que existe indicação que ela é usada pela Hyundai / Kia e a etiqueta é de cor escura as de cores vermelha são paralelas (a minha veio sem etiqueta nenhuma).

A ventoinha dela é discofan / viscofan, ou seja, trabalha por acoplamento viscoso, com ela fria a hélice gira com certa facilidade, ao contrário com o motor quente deve girar bem mais travada, verifique a resistência desta para ter certeza que está boa, ou não.

A SPTG não tem mecânica muito especifica ou muito complicada, possui a mesma concepção que outros veículos, o que tem que observar são as condições gerais como qualquer outro veiculo: vazamentos, velas, mangueiras em bom estado (as que ficam atrás do motor são críticas, por exemplo do ar quente, que ninguém vê e elas geralmente estão em mal estado).

Quanto ter uma nota de revisão, isto não quer dizer muita coisa a minha também tinha nota, descobri que o dono da retifica era amigo do cara que vendeu, ai há viu né, nada foi feito no motor.

Boa sorte na busca ai.

Muito obrigado mfdomingues! Já ajudou legal, sei o que imaginar ao abrir aquela tampa, e posso também dar uns toques no mecânico, ele tem que saber o que são esses dispositivos que vc indica! Estou ansioso agora pelo fim da semana, quando conseguir comprar mando as fotos pra vcs! E ah, muito boa a dica quanto às peças, vou pedir pro mecânico compará-las com a lista da nota e dizer se de fato têm cara de novas.

Abçs!

mfdomingues
12/04/2016, 09:55
Muito obrigado mfdomingues! Já ajudou legal, sei o que imaginar ao abrir aquela tampa, e posso também dar uns toques no mecânico, ele tem que saber o que são esses dispositivos que vc indica! Estou ansioso agora pelo fim da semana, quando conseguir comprar mando as fotos pra vcs! E ah, muito boa a dica quanto às peças, vou pedir pro mecânico compará-las com a lista da nota e dizer se de fato têm cara de novas.

Abçs!

Id, bom dia, olha a oportunidade batendo a sua porta o Duarte que é um dos caras que mais conhece SPTG está vendendo a dele que vem mais que completa e equipada, além de ter uma mecânica a toda prova, vale a pena bater um papo com ele hein.

ejunior
12/04/2016, 12:23
Obrigado pelas dicas pessoal,

LeLagoeiro
03/06/2016, 10:16
Bom dia. No modo 4x2, a tração da Sportage é dianteira ou traseira?

EDuarte
03/06/2016, 10:43
Bom dia. No modo 4x2, a tração da Sportage é dianteira ou traseira?

Bom dia.
Tração traseira.

[]s
(DU)

rDuran
04/06/2016, 19:50
Bom dia. No modo 4x2, a tração da Sportage é dianteira ou traseira?

Olá,
Qual ano?
Até 2003 é traseira
2005 em diante é dianteira.

joaoluizmattos
02/08/2016, 20:14
Boa noite

Estou pesquisando entre a 2.2 e 2.0td, nunca tive veículo a diesel nem 4 x 4.

minha duvida é qual é melhor para quem roda mais na cidade média de 40 km por dia e nos finais de semana pode usar em trilhas? e viagens mais longas com a patroa.

joaoluizmattos
02/08/2016, 20:25
Alterado o post, valeu

mfdomingues
02/08/2016, 21:34
Boa noite

Estou pesquisando entre a 2.2 e 2.0td, nunca tive veículo a diesel nem 4 x 4.

minha duvida é qual é melhor para quem roda mais na cidade média de 40 km por dia e nos finais de semana pode usar em trilhas? e viagens mais longas com a patroa.

João, boa noite e seja bem vindo.

Bom, pelo que vi vc está decidido sobre a diesel mesmo.

Não conheço muito da 2.2, mas, pelo que já li aqui ela eh maçarico, sem turbo e sem intercooler. O que a deixa com uma potência bem modesta, cerca de 65cv, imagino que atualmente qualquer 1.0 tem bem mais que isto, agora imagina a SPTG que tem peso muito maior? Bem de qualquer forma deve ser bem econômica, tem que pesquisar o consumo as 2.0 (minha, faz coisa de 10km/l andando bem suave e com pneus originais. Imagino u 2.2 tenha consumo menor. O Eduardo comprou um Rocstar que tem motor 2.2 eh o mesmo das SPTGs talvez ele ajude nesta questão.

Quanto a 2.0, bem o consumo já disse, a potência sobe para 87cv o que para uma viatura de 1,6Ton pode para alguns dias parecer pouco.

Mas tem certeza que precisa de uma diesel? Vc roda muito pouco por dia e o preço do diesel está muito alto. Aqui em sp onde eh mais barato o s500 custa 2,79 e o s10 2,93.

Quanto as trilhas as duas vão bem dentro das suas limitações, claro. Com tudo original sofre um pouco com q distância do piso e falta de bloqueio, as 2.2 tem roda livre mecânica que são um pouco melhor o que as 2.0 são a vácuo que quando funcionam podem escapar (difícil eh funcionar) o melhor eh trocar por manuais das AVM.

As Grand perdem pelos ângulos de entrada e saída nas trilhas, mas possuem mais espaço no porta malas.

joaoluizmattos
02/08/2016, 22:22
João, boa noite e seja bem vindo.

Bom, pelo que vi vc está decidido sobre a diesel mesmo.

Não conheço muito da 2.2, mas, pelo que já li aqui ela eh maçarico, sem turbo e sem intercooler. O que a deixa com uma potência bem modesta, cerca de 65cv, imagino que atualmente qualquer 1.0 tem bem mais que isto, agora imagina a SPTG que tem peso muito maior? Bem de qualquer forma deve ser bem econômica, tem que pesquisar o consumo as 2.0 (minha, faz coisa de 10km/l andando bem suave e com pneus originais. Imagino u 2.2 tenha consumo menor. O Eduardo comprou um Rocstar que tem motor 2.2 eh o mesmo das SPTGs talvez ele ajude nesta questão.

Quanto a 2.0, bem o consumo já disse, a potência sobe para 87cv o que para uma viatura de 1,6Ton pode para alguns dias parecer pouco.

Mas tem certeza que precisa de uma diesel? Vc roda muito pouco por dia e o preço do diesel está muito alto. Aqui em sp onde eh mais barato o s500 custa 2,79 e o s10 2,93.

Quanto as trilhas as duas vão bem dentro das suas limitações, claro. Com tudo original sofre um pouco com q distância do piso e falta de bloqueio, as 2.2 tem roda livre mecânica que são um pouco melhor o que as 2.0 são a vácuo que quando funcionam podem escapar (difícil eh funcionar) o melhor eh trocar por manuais das AVM.

As Grand perdem pelos ângulos de entrada e saída nas trilhas, mas possuem mais espaço no porta malas.

Bom, eu to pensando mais na diesel mesmo, as 2.2 tenho visto que tem intercambio de peças com a Besta antiga em boa parte das peças, as turbodiesel são mais fortes, em termos de durabilidade alguma das duas se destaca?

Não tenho mais o pé tão pesado, já to com aquela tocada mais tranquila, quero mesmo um carro para o dia a dia e viagens como disse acima, ler esse tópico está ajudando muito.

mfdomingues
02/08/2016, 22:48
Bom, eu to pensando mais na diesel mesmo, as 2.2 tenho visto que tem intercambio de peças com a Besta antiga em boa parte das peças, as turbodiesel são mais fortes, em termos de durabilidade alguma das duas se destaca?

Não tenho mais o pé tão pesado, já to com aquela tocada mais tranquila, quero mesmo um carro para o dia a dia e viagens como disse acima, ler esse tópico está ajudando muito.

O intercâmbio das peças acontece com ambas, a viscofan eh a mesma para ambas (ambas da besta) peças de motor, com certeza pode usar tudo da besta nas 2.2 uma vez que eh o mesmo. As 2.0 tem peças de outros carros como bieletas do Civic por exemplo. Bom, resumindo peças nunca foram problema, mas, tem que garimpar, uma vez que são viaturas antigas.

Quanto a durabilidade, bem, o conjunto eh forte, mas, tem que estar tudo em dia. O arrefecimento por exemplo que julgo ser um ponto de atenção não leva desaforo, radiador limpo, água desmineralizara 60%, aditivo 40%, válvula termostática e ventoinha nova. Se algum destes itens não estiver de acordo, junto era cabeçote e morre com 5k fácil.

Do mais não vejo ninguém reclamar de suspensão, caixa, dh etc. Fuja ou entre consciente nas "raridades" "carro de garagem" "manutenção todas na css". De fosse comprar a minha hoje, buscaria a com pior motor e fazia do zero.

A minha tenho ha 1 ano exatos, sofri muito com o motor, mas o restante parece zero, a suspensão eh muito robusta e bem desenhada (fiz inteira também), a DH eh mais leve que do meu Peugeot 2010. O freio eh a mesma negação de quando saiu da fábrica, mas, funciona bem.

No caso das 2.2 creio que soh existem das curta, não que seja um problema, mas em viagens tem que pensar em um rack de teto

Da uma olhada nas dicas de como identificar problemas (teste do copo, viscofan etc.)

Não precisa de mecânico especialista em SPTG, mas pelo menos um com boa vontade. O que achei raro no RJ quando morei ai.

O sistema de injeção eh bosh, fácil de reparar e muitos bombistas conhecem.

joaoluizmattos
04/08/2016, 19:29
O intercâmbio das peças acontece com ambas, a viscofan eh a mesma para ambas (ambas da besta) peças de motor, com certeza pode usar tudo da besta nas 2.2 uma vez que eh o mesmo. As 2.0 tem peças de outros carros como bieletas do Civic por exemplo. Bom, resumindo peças nunca foram problema, mas, tem que garimpar, uma vez que são viaturas antigas.

Quanto a durabilidade, bem, o conjunto eh forte, mas, tem que estar tudo em dia. O arrefecimento por exemplo que julgo ser um ponto de atenção não leva desaforo, radiador limpo, água desmineralizara 60%, aditivo 40%, válvula termostática e ventoinha nova. Se algum destes itens não estiver de acordo, junto era cabeçote e morre com 5k fácil.

Do mais não vejo ninguém reclamar de suspensão, caixa, dh etc. Fuja ou entre consciente nas "raridades" "carro de garagem" "manutenção todas na css". De fosse comprar a minha hoje, buscaria a com pior motor e fazia do zero.

A minha tenho ha 1 ano exatos, sofri muito com o motor, mas o restante parece zero, a suspensão eh muito robusta e bem desenhada (fiz inteira também), a DH eh mais leve que do meu Peugeot 2010. O freio eh a mesma negação de quando saiu da fábrica, mas, funciona bem.

No caso das 2.2 creio que soh existem das curta, não que seja um problema, mas em viagens tem que pensar em um rack de teto

Da uma olhada nas dicas de como identificar problemas (teste do copo, viscofan etc.)

Não precisa de mecânico especialista em SPTG, mas pelo menos um com boa vontade. O que achei raro no RJ quando morei ai.

O sistema de injeção eh bosh, fácil de reparar e muitos bombistas conhecem.

Seguro dela é muito difícil de fazer?

mfdomingues
04/08/2016, 21:19
Seguro dela é muito difícil de fazer?

Sim, eh meio complicado, poucas cias de seguro aceitam e as que aceitam pedem muito, quando comprei a minha ha 1 ano os preços variavam de 5,5 a 4,5 completo, então resolvi fazer para terceiros apenas, reduziu para uns 3,0 a 2,0. Optei por colocar um Carsystem (uma merda, nunca funcionava nos testes).

Mas eu enchi tanto o saco da minha corretora que um belo dia ela conseguiu completo pela Marítima por 1,9. Fechei neste preço, ela disse que não sabe como baixou tanto, mas, ta feiro ha 2 meses.

rlenz
06/08/2016, 18:51
Alguma dica de mecânico que conheça bem em Porto Alegre ou região?

mfdomingues
06/08/2016, 23:06
Alguma dica de mecânico que conheça bem em Porto Alegre ou região?

Rlenz, boa noite

Com certeza o senhor Miguel, o MAAT aqui do fórum, acho que ele está em pelotas.

Dizem que ele foi mecânico da kia no Uruguai e abriu uma oficina para ele. Ele me ajudou e muito com a minha com um cabeçote ruim.

Procura o nick dele no tópico das SPTGs fervendo, la tem o Skype dele que acessa sempre. Além de prestar serviços eh uma pessoa de ótima tratativa e bom coração.

Boa sorte

joaoluizmattos
06/10/2016, 11:16
Pessoal, a pessoa que me ofereceu a Sportage agora tá com uma Pajero Io, fiquei na dúvida, vou usar no dia a diarodando média de 100 km por dia, qual das duas será que dá melhor custo benefício?

mfdomingues
06/10/2016, 14:19
Pessoal, a pessoa que me ofereceu a Sportage agora tá com uma Pajero Io, fiquei na dúvida, vou usar no dia a diarodando média de 100 km por dia, qual das duas será que dá melhor custo benefício?

A IO não sei lhe dizer nunca tive uma, mas, o que falam é que o motor 1.8 dela é um pouco beberrão versus a potência que entrega, outra questão é o espaço interno reduzida, da para comparar com as Tr4 que o pessoal reclama um pouco, mas nada que mate.

Acho que a questão maior é o consumo, quanto ela faz por litro? Sei que a gasolina no RJ é uma das mais caras, quando morei ai senti o bolso doer toda vez que abastecer.

joaoluizmattos
06/10/2016, 14:58
A IO não sei lhe dizer nunca tive uma, mas, o que falam é que o motor 1.8 dela é um pouco beberrão versus a potência que entrega, outra questão é o espaço interno reduzida, da para comparar com as Tr4 que o pessoal reclama um pouco, mas nada que mate.

Acho que a questão maior é o consumo, quanto ela faz por litro? Sei que a gasolina no RJ é uma das mais caras, quando morei ai senti o bolso doer toda vez que abastecer.


Aqui no RJ tem a opção do GNV, já tive um Corolla com o combustível e rodava legal, essa situação que me fez balançar.

mfdomingues
06/10/2016, 15:27
Aqui no RJ tem a opção do GNV, já tive um Corolla com o combustível e rodava legal, essa situação que me fez balançar.

Realmente, no RJ o GNV é muito forte, aqui não é o caso, pelo contrário antes era uma febre, mas hoje em dia, muita gente não vê com bons olhos.

Mas, seu Corolla tem um porta malas muito maior que o da IO, digo isto pelo cilindro que vai consumir muito mais espaço e pesar na questão da suspensão.

joaoluizmattos
06/10/2016, 16:05
Realmente, no RJ o GNV é muito forte, aqui não é o caso, pelo contrário antes era uma febre, mas hoje em dia, muita gente não vê com bons olhos.

Mas, seu Corolla tem um porta malas muito maior que o da IO, digo isto pelo cilindro que vai consumir muito mais espaço e pesar na questão da suspensão.


Vou andar nas duas, meu receio da Sportage e o ano 1995 mas tô pegando volta na compra igual nos modelos, será que mesmo 1995 e boa de viagem a Sportage?

mfdomingues
06/10/2016, 16:22
Vou andar nas duas, meu receio da Sportage e o ano 1995 mas tô pegando volta na compra igual nos modelos, será que mesmo 1995 e boa de viagem a Sportage?

95 é a 2.2, correto?

Deu uma volta nela? Não só na cidade, mas na pista?

Mora no RJ nãos ei qual região, mas da uma esticada até a Washington Luiz (040 e veja se lhe agrada, são 65cv em uma ultrapassagem vai sentir um pouco....para não dizer muito.

joaoluizmattos
06/10/2016, 16:41
Realmente, no RJ o GNV é muito forte, aqui não é o caso, pelo contrário antes era uma febre, mas hoje em dia, muita gente não vê com bons olhos.

Mas, seu Corolla tem um porta malas muito maior que o da IO, digo isto pelo cilindro que vai consumir muito mais espaço e pesar na questão da suspensão.


95 é a 2.2, correto?

Deu uma volta nela? Não só na cidade, mas na pista?

Mora no RJ nãos ei qual região, mas da uma esticada até a Washington Luiz (040 e veja se lhe agrada, são 65cv em uma ultrapassagem vai sentir um pouco....para não dizer muito.

Moro no centro do Rio, mas vou sempre a Friburgo e Petrópolis a trabalho.

Zemer
29/10/2016, 01:48
boa noite a todos, estreando por aqui
estou preocupado porque próximo sábado o proprietário de uma sportage DLX 2.0 2001 diesel vai trazer o carro para que eu possa conhecer e analisar junto ao meu mecânico de confiança, porque não entendo nada de mecânica; o dono atual diz que fez motor e que o carro está amaciando (com 5000 km rodados), o carro tem 157 mil km; pergunto: que cuidados devo ter para adquirir esse carro ? pelas fotos está muito bonito e conservado, inclusive, por coincidência já tive um igualzinho 0 km em 2001 e da mesma cor! o dono pede no anúncio 22 mil reais. Grato pelas dicas,

mfdomingues
29/10/2016, 07:24
Zemer, bom dia.

Seja bem vindo a família Sportage.

Vamos por partes.

Motor soprando: Na lenta com o motor funcionando retira a vareta do óleo, não pode cuspir nada, nem óleo e nem vapor, se cuspir eh porque tem folga,se o motor foi descentemente retificado não eh para se houver eh porque montou errado ou tem boi na linha.

Junta: Retire a tampa do radiador e com o motor na lenta observe se há o efeito "chafariz" ou se ha bolhas de formando, segura o giro um pouco e veja se a água circula normalmente, não pode ter bolhas e não pode chorras agua do radiador.

Vazamentos: Procure por vazamentos na região da turbina, aquelas mangueiras sofrem com o calor e a própria turbina também, use uma lanterna.

Turbina: Retire a mangueira que vai na entrada da turbina, ela pode conter óleo, mas , não pode melada a ponto de pingar óleo

Acredito que seja isto, do mais o mecânico vai saber ver, como freios, suspensão, embreagem etc. Estes componentes são bem similares a outros carros.

Boa sorte, espero que outros possam contribuir.

Zemer
29/10/2016, 11:46
obrigado mfdomingues! as dúvidas são muitas porque estou diante, na verdade, de 3 opções para ver: a 2a. opção é uma sportage 2000/2001 TB IC 8v diesel, único dono que está com 113 mil km e segundo o mesmo, nunca precisou fazer motor; pelas fotos tb é um carro muito conservado (mas sinceramente não gosto muito da cor vinho, acho meio "cheguei") E, finalmente, a 3a. opção é uma Sportage 2002/2003 com 144 mil km rodados, tb muito conservada, tb. segundo o atual dono nunca fez motor! bom final de semana e mais uma vez agradeço sua atenção!

joaoluizmattos
29/10/2016, 21:00
Hoje peguei a minha, uma 2.2 1995, está com detalhes, mas é antiga, depois posto fotos.

mfdomingues
30/10/2016, 07:25
obrigado mfdomingues! as dúvidas são muitas porque estou diante, na verdade, de 3 opções para ver: a 2a. opção é uma sportage 2000/2001 TB IC 8v diesel, único dono que está com 113 mil km e segundo o mesmo, nunca precisou fazer motor; pelas fotos tb é um carro muito conservado (mas sinceramente não gosto muito da cor vinho, acho meio "cheguei") E, finalmente, a 3a. opção é uma Sportage 2002/2003 com 144 mil km rodados, tb muito conservada, tb. segundo o atual dono nunca fez motor! bom final de semana e mais uma vez agradeço sua atenção!

Realmente, se estiverem na media daquele preço que você informou antes estão muito baratas, muito mesmo.

Aqui na semana passada o Julio vendeu a Grand dele e não era único dono mas com o motor integro com 160 k por R$ 28. Sportage boa por menos de R$ 25 eh raríssimo.

Boa sorte na escolha.

Zemer
30/10/2016, 21:48
boa noite
por não entender absolutamente nada de mecânica, mas prestes a adquirir uma sptg esse mes, gostaria de um esclarecimento: qual o melhor motor a IC TB 8 v (2000/1) ou a DLX 2.0 16 v (2002/3) ?
grato

mfdomingues
31/10/2016, 18:42
boa noite
por não entender absolutamente nada de mecânica, mas prestes a adquirir uma sptg esse mes, gostaria de um esclarecimento: qual o melhor motor a IC TB 8 v (2000/1) ou a DLX 2.0 16 v (2002/3) ?
grato

Zemer, boa noite

Tudo depende, estamos falando de um motor ciclo Diesel e outro Ciclo otto, qual é melhor? Como comparar uma vez que são motores com aplicações, particularidades, entre outros detalhes totalmente diferentes.

Creio que as perguntas que devem ser respondidas antes são:

Você possui um mecânico especializado, com boa vontade e confiança para trabalhar neste motores?
Qual a aplicação que você dará ao veiculo? Quantos KM roda todo mês? Etc.
Qual o histórico de manutenções de ambos os veiculos?

Se sua região é carente de mão de obra, pensaria algumas vezes em comprar um veiculo se a resposta da pergunta 3 for sem conhecimento do histórico. Vejo muitos penando com motores de Sportage no Sul de MG e no ES (membro do grupo do wapp) não pelos motores mas sim pelos mexãnicos.

Zemer
31/10/2016, 23:24
Caro Domingues,
a princípio o jipinho seria só pra rodar aqui mesmo na cidade (Vitória é uma cidade 80% plana e pavimentada); eventualmente rodaria 160 km para ir e voltar ao sitio cuja estrada de chão até o asfalto fica em 1,5 km (tenho uma hillux 2.7 flex 4 x 4 que dá conta perfeitamente desse percurso) - seria a resposta 2;
- resposta 1 - marquei com a Kia pra fazer um diagnóstico geral do estado do carro, obviamente, antes de fechar qualquer negócio (motor, suspensão, freio, etc); o dono do carro não se opôs (caso contrário já seria um mal sinal, né?); tenho um mecânico de confiança sim;
- resposta 3 - não sei nada sobre o histórico de manutenções dos veículos ainda, somente na proxima 5a. feira marquei com o dono pra levar o jipinho na Kia; mas o medo é sempre grande em deorrência do risco!
ambos estão anunciados por 22 mil; os preços aqui variam de 9 mil até no máximo 24 mil (por anúncios)
grato por sua atenção mais uma vez; seus questionamentos tem sido valiosos!

mfdomingues
01/11/2016, 14:23
Caro Domingues,
a princípio o jipinho seria só pra rodar aqui mesmo na cidade (Vitória é uma cidade 80% plana e pavimentada); eventualmente rodaria 160 km para ir e voltar ao sitio cuja estrada de chão até o asfalto fica em 1,5 km (tenho uma hillux 2.7 flex 4 x 4 que dá conta perfeitamente desse percurso) - seria a resposta 2;
- resposta 1 - marquei com a Kia pra fazer um diagnóstico geral do estado do carro, obviamente, antes de fechar qualquer negócio (motor, suspensão, freio, etc); o dono do carro não se opôs (caso contrário já seria um mal sinal, né?); tenho um mecânico de confiança sim;
- resposta 3 - não sei nada sobre o histórico de manutenções dos veículos ainda, somente na proxima 5a. feira marquei com o dono pra levar o jipinho na Kia; mas o medo é sempre grande em deorrência do risco!
ambos estão anunciados por 22 mil; os preços aqui variam de 9 mil até no máximo 24 mil (por anúncios)
grato por sua atenção mais uma vez; seus questionamentos tem sido valiosos!


Zemer,pelo visto você andará pouco com a viatura, afinal possui outra, sendo assim apesar do consumo mais elevado eu aconselho a comprar a gasolina, as diesel são econômicas, fazem em torno de 13 km/l, tem gente que chega a 14 km/l.

Mas isto é andando bem na maciota.

A gasolina fará em torno de 6 a 7,5 km/l.

A manutenção da Gasolina é mais barata, como sempre. E não há muito segredo, muitos mecânicos pode fazer, no caso das diesel a mecânica ser mais cara será necessário pegar uma viatura bem inteira e um mecânico com boa vontade.

Alem disto viatura diesel parada por muito tempo já viu neh, é ar na via de combustível, água no tanque, bactéria em excesso entupindo os filtros e por ai vai.

As diesel requerem um pouco mais de atenção quanto ao arrefecimento, principalmente com os cabeçotes fervidos, a minha ferveu 2x, hoje aprendi (a duras penas) como monitorar e andar com ela, não ferveu mais, no caso das gasolinas esse mal é bem menor, mas também existe, visto que estas também trabalham com as ventoinhas viscosas.

Quanto levar sua viatura na CSS para avaliação, bom, sinceramente não sei se é a melhor opção. Veja imagine que seu radiador esteja com um pouco de obstrução devido aos anos de uso continuo, na CSS eles optam pela substituição do mesmo (vi este caso acontecer com um Civic de um amigo) enquanto que fora da CSS você pode mandar limpar e varetar o radiador, mas a CSS vai optar pelo que da menos trabalho e mais garantia e consequentemente vai doer mais em seu bolso.

O mesmo vai valer pela turbina, na CSS se ela não estiver boa, será substituída enquanto que fora dela você poderá optar por trocar o conjunto rotativo.

O que eu quero dizer é, será que a CSS é o melhor local para avaliar sua futura viatura?

Boa sorte.

Zemer
02/11/2016, 11:49
Caro Domingues, bom dia
Como sempre suas informações são muito úteis; com relação a levar o carro na concessionária, digamos, que vamos pegar uma "carona" no diagnóstico deles, para posteriormente adaptarmos sua análise a um mecânico de confiança; bem, não estou nadando em dinheiro, então tenho mesmo que seguir os seus conselhos da última postagem; esse carro que vou ver amanhã está em outro município (142 km daqui) e não tenho como levar o meu mecânico, então, o que me pareceu mais prático foi levar o carro na Kia para uma avaliação, concorda comigo ?

Zemer
02/11/2016, 11:55
Posto nº 02

Ontem a noite recebi um post do outro proprietário que tem uma sptg 2001 DLX 2.0 16 v, detalhando o que ele fez no motor; pelas fotos o carro está bem conservado, inclusive pneus novos, bagageiro, pintura e suspensão original (esse eu vou ver no sábado); segue os detalhes que ele enviou:

"O motor foi trocado cabeçote foi montado na retífica conforme nota fiscal em meu poder, foi feito retifica do eixo virabrequim , encamisar cilindros, retifica da face do bloco, teste de pisrão e casquilhos, alem do cabeçote foi trocado bomba de óleo, juntas, jogo de anéis bronzina biela, bronzina mancal, parafuso do cabeçote como consta de nota fiscal. Quanto a garantia foi de 1 ano mas já venceu. O carro não foi usado para trilha não tem nenhuma alteração na suspensão que é original, salvo algumas peças que foram substituídas por desgaste, foi trocado tb o disco de embreagem..."

mfdomingues
02/11/2016, 21:30
Zemer, concordo plenamente, vc tem que jogar com as cartas que possui. Faz todo sentido ir na css neste caso, mas, observe bem o conhecimento dos mecas nesta viatura, aposto que muitos nunca entraram em uma ou fizeram qualquer reparo nelas dado a idade e a exclusividade.

Quanto a retifica "recém feita" bom, ninguém gasta uma grana com o motor e coloca para vender, enfim, faças os testes necessários. E mesmo o motor recém retificado se não for feito da forma correta pode ter problemas, o mais clássico eh continuar soprando óleo pela vareta.

Na NF tem as marcas das peças? Por exemplo qual a marca da junta e dos parafusos? AJUSA, Taranto são as melhores, takao em médio, apex e mando? Hummm o cara tem que ser bom para acertar.

Zemer
04/11/2016, 21:09
Oi Domingues! peguei minha sportage 2003 (turbo diesel) ontem por 21 mil, o jipinho veio feliz e se comportou muito bem nos 143 km do interior até aqui! de cara, e pela avaliação da Kia e do meu mecânico de confiança, vou ter que trocar correias do motor, as buchas das rodas dianteiras, e o pino do câmbio (me disseram que não adianta comprar o de plástico que quebra em pouco tempo; me aconselharam a mandar fazer o pino no torneiro que é mais resistente; o "recém nascido" já está na oficina para os primeiros cuidados e espero estar pronto na próxima 2a. ou 3a. feira; claro, tem outros detalhes que só com o tempo e grana para ir "deixando no jeito"... semana que vem te mando uma foto do rebento! voce foi meio padrinho nessa minha escolha! bom final de semana!

mfdomingues
04/11/2016, 22:01
Oi Domingues! peguei minha sportage 2003 (turbo diesel) ontem por 21 mil, o jipinho veio feliz e se comportou muito bem nos 143 km do interior até aqui! de cara, e pela avaliação da Kia e do meu mecânico de confiança, vou ter que trocar correias do motor, as buchas das rodas dianteiras, e o pino do câmbio (me disseram que não adianta comprar o de plástico que quebra em pouco tempo; me aconselharam a mandar fazer o pino no torneiro que é mais resistente; o "recém nascido" já está na oficina para os primeiros cuidados e espero estar pronto na próxima 2a. ou 3a. feira; claro, tem outros detalhes que só com o tempo e grana para ir "deixando no jeito"... semana que vem te mando uma foto do rebento! voce foi meio padrinho nessa minha escolha! bom final de semana!

Zemer, parabéns pela aquisição, a 2003 eh linda na minha opinião.

Agora qual pino eh este?

Enfim, troque também as mangueiras, a minha ferveu a primeira vez pq o mecânico achou que aa mangueiras estavam "boas" e uma rompeu, onde perdi todo o fluido.

Retira o o sensor de temperatura original e faz um teste (encosta o cabo na lataria) o ponteiro do painel tem que pular, senão troca ele, se quiser um original coloca da mt Thompson da s10, eu uso um auxiliar de mercúrio. Mas não deixe de verificar muitas Sportage ferveram pq esse sensor eh preguiçoso.

Manómetros para a turbina também eh aconselhável.

Manda uma mensagem privada com seu celular, vou pedir para vc entrar no clube do wapp, vai ver o que eh louco por Sportage tudo em um único chat.

Abs e boa diversão.

mfdomingues
04/11/2016, 22:14
Oi Domingues! peguei minha sportage 2003 (turbo diesel) ontem por 21 mil, o jipinho veio feliz e se comportou muito bem nos 143 km do interior até aqui! de cara, e pela avaliação da Kia e do meu mecânico de confiança, vou ter que trocar correias do motor, as buchas das rodas dianteiras, e o pino do câmbio (me disseram que não adianta comprar o de plástico que quebra em pouco tempo; me aconselharam a mandar fazer o pino no torneiro que é mais resistente; o "recém nascido" já está na oficina para os primeiros cuidados e espero estar pronto na próxima 2a. ou 3a. feira; claro, tem outros detalhes que só com o tempo e grana para ir "deixando no jeito"... semana que vem te mando uma foto do rebento! voce foi meio padrinho nessa minha escolha! bom final de semana!

Alias, pegando a ideia do Djalma, segue abaixo o link para facilitar sua vida.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fgroups% 2F144493885709544%2F%3Fref%3Dbookmarks

Chama pelo Mauricio (Mauricio normal, pq tem outro que eh meio maluco) klkk

Zemer
14/11/2016, 20:35
amigos, os atuais pneus da minha sptg 2003 curta turbo diesel tem as medidas 215/70R15, mas agora preciso trocar todos os 4; pergunto: essas medidas podem ser substituidas pelo 215/65/15 ou similar ? considerando que o carro só roda mais na cidade//// alguém conhece ou já usou as marcas "Conforser" ou "Astral" sei que a primeira é chinesa....
grato

mfdomingues
14/11/2016, 21:50
Zemer, porque não tenta o 235/75 / 15?

Para a cidade eles vão bem, não pega em nada e ganha um pouco de altura.

Quanto as marcas nunca nem ouvi falar, chinês sempre eh uma aposta, pode ser que de sorte.

Os valores compensam?

Djalma colombo
15/11/2016, 19:32
Conforser já ouvi falar, disseram que é sorte, o outro nunca vi. Eu uso 205/70/15 remoldado, já estou no segundo jogo da mesma marca, paguei 160 cada e aguenta bem 40 mil km, mas é só pra cidade!

Zemer
15/11/2016, 23:33
NO Wallmart pelo site, o jogo do 235/75/15 está saindo por 1.291,15 ou 9 x 143,46 Goodyear Direction SUV 109S

Zemer
15/11/2016, 23:39
esse 235/75/15 pode ser usado eventualmente em estrada de chão? ou seria recomendável um pneu para cidade e campo (sem trilhas!!!)

marcelo_sma
16/11/2016, 07:30
Conforser já ouvi falar, disseram que é sorte, o outro nunca vi. Eu uso 205/70/15 remoldado, já estou no segundo jogo da mesma marca, paguei 160 cada e aguenta bem 40 mil km, mas é só pra cidade!
bom dia Djalma
uso atualmente os pneus 225/70r15, mas preciso trocar os 4 pneus. Você usa 205/70r15 conforme descreveste, a duvida é se eu colocar esse pneu que vc usa perderei em estabilidade? vc viaja bastante com esse pneu? como se comporta nas curvas e como é a economia dele?

marcelo_sma
16/11/2016, 10:03
Zemer, porque não tenta o 235/75 / 15?

Para a cidade eles vão bem, não pega em nada e ganha um pouco de altura.

Quanto as marcas nunca nem ouvi falar, chinês sempre eh uma aposta, pode ser que de sorte.

Os valores compensam?

Bom dia mfdomingues
esse pneu 235 que vc usa fica muito pesado? como fica economia com esse pneu?

mfdomingues
16/11/2016, 10:36
Bom dia mfdomingues
esse pneu 235 que vc usa fica muito pesado? como fica economia com esse pneu?

Marcelo,
Bom dia

Eu ainda não os utilizo, porque ainda tem um pouco de borracha nos 205 que estão na minha.

Mas todos que utilizam lá no grupo do whats são categóricos em dizer que não pega nada e não ficam pesados, são os mesmas medidas da tracker e Blazer.

A única observação é se for utiliza-los e fazer trilha, nestes casos em erosões ou desníveis acentuados é necessário considerar alargadores / espaçadores, pois, podem pegar nas caixas de rodas ou para-choques. Para uso urbano é colocar se ser feliz.

Zemer
16/11/2016, 18:56
boa noite Marcelo,
estou pensando em comprar um jogo de pneus que deixe o sptg(2003) mais alto; atualmente uso 215/70/15; vc recomendaria esse 225/70/15 ? grato!

marcelo_sma
17/11/2016, 07:35
boa noite Marcelo,
estou pensando em comprar um jogo de pneus que deixe o sptg(2003) mais alto; atualmente uso 215/70/15; vc recomendaria esse 225/70/15 ? grato!

Bom dia Zemer
atualmente uso esse pneu 225/70/15 é o que considero ideal para meu caso que uso somente para trabalho.
mas se quiser que fique um pouco mais alto tem que se 75 em vez de 70, pois essa medida é a altura do pneu.

marcelo_sma
17/11/2016, 07:38
Marcelo,
Bom dia

Eu ainda não os utilizo, porque ainda tem um pouco de borracha nos 205 que estão na minha.

Mas todos que utilizam lá no grupo do whats são categóricos em dizer que não pega nada e não ficam pesados, são os mesmas medidas da tracker e Blazer.

A única observação é se for utiliza-los e fazer trilha, nestes casos em erosões ou desníveis acentuados é necessário considerar alargadores / espaçadores, pois, podem pegar nas caixas de rodas ou para-choques. Para uso urbano é colocar se ser feliz.

bom dia mfdomingues
podes mandar uma foto da lateral da sua sportage para ver como fica os pneus que vc tem na na sportage atualmente.

cegandrade
17/11/2016, 07:46
boa noite Marcelo,
estou pensando em comprar um jogo de pneus que deixe o sptg(2003) mais alto; atualmente uso 215/70/15; vc recomendaria esse 225/70/15 ? grato!
Eu uso 225/70-r15 recapado da genius (papa barro) e deixou o carro bem alto e não pega no amortecedor.

mfdomingues
17/11/2016, 09:45
Eu uso 225/70-r15 recapado da genius (papa barro) e deixou o carro bem alto e não pega no amortecedor.

Cdarlos,

Bom dia, como é trafegar com eles pela rodovia?

Valeu

Zemer
18/11/2016, 21:02
Caro Domingues, b noite
somente hj li esse post seu, acho que "pulei" ! não consegui encontrar seu nome no "zap" para poder mandar msg privada; com relação ao ponteiro do câmbio, segundo o mec da oficina, é desaconselhável colocar o de plástico (pelo que entendi, é o pino que prende a manopla do câmbio para que ela não fique solta e com engates imprecisos)
abs!
539097539098 foto antes da oficina

mfdomingues
19/11/2016, 06:21
Caro Domingues, b noite
somente hj li esse post seu, acho que "pulei" ! não consegui encontrar seu nome no "zap" para poder mandar msg privada; com relação ao ponteiro do câmbio, segundo o mec da oficina, é desaconselhável colocar o de plástico (pelo que entendi, é o pino que prende a manopla do câmbio para que ela não fique solta e com engates imprecisos)
abs!
539097539098 foto antes da oficina


Fala zemer, bom dia


Ta bonitona, gosto muito das SPTG pretas a minha eh da mesma cor, mas eh Grand.

Parabéns pela aquisição.

Zemer
19/11/2016, 17:10
obrigado amigo! vc tem foto da sua ? agora que aprendi a anexar foto vou postar de vez em quando!
bom finde!

cegandrade
21/11/2016, 08:37
Cdarlos,

Bom dia, como é trafegar com eles pela rodovia?

Valeu
Já fiz algumas viagens com ela em rodovia e roda perfeitamente, so que devido ao tipo de pneu ser para barro tem que tomar cuidado com as curvas e frenagens, pois tem pouca aderência. Mais como meu passo é sempre 100km/h fica tudo perfeito. Mais na hora que vai para o barro é so alegria.

Dasenbrock
12/12/2016, 21:36
Boa Noite!
Conclui esta semana a primeira viagem, de 5 dias, num total de 1800km (Paranaguá-Pato Branco - Foz do Iguaçu - Paranaguá). Só alegrias, média de 11,95 km/l. Velocidade média de 100km/h. Pneus 235x75xr15. Apenas abastecer, calibrar pneus, verificar agua e óleo. Sem contratempos durante o percurso.

José
Sportage Grand 2001-TBIC
197.000km

beto_nalama
28/06/2017, 21:52
Boa noite pessoal!!

Sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida...... estou de olho numa Sportage MRDI e gostaria de saber a diferença entre a MRDI e a DLX.

Tentei achar pela busca mas não achei

abs

mfdomingues
29/06/2017, 10:41
Boa noite pessoal!!

Sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida...... estou de olho numa Sportage MRDI e gostaria de saber a diferença entre a MRDI e a DLX.

Tentei achar pela busca mas não achei

abs

Beto,
Bom dia

As diferenças são mais nos acabamentos e itens de conforto.

A DLX possui bancos de couro com mais ajustes e regulagens (acredito que são 8 tipo de ajustes). Acabamento no painel que imita madeira (que na minha opinião poderia vir sem), abertura do tanque interno etc. A MRDI veio com banco de tecido e bancos de couro, mas ambos com menos regulagem, alguns porta trecos a menos coisas do tipo

Motorização é a mesma em todas as versões.

beto_nalama
30/06/2017, 09:43
Beto,
Bom dia

As diferenças são mais nos acabamentos e itens de conforto.

A DLX possui bancos de couro com mais ajustes e regulagens (acredito que são 8 tipo de ajustes). Acabamento no painel que imita madeira (que na minha opinião poderia vir sem), abertura do tanque interno etc. A MRDI veio com banco de tecido e bancos de couro, mas ambos com menos regulagem, alguns porta trecos a menos coisas do tipo

Motorização é a mesma em todas as versões.

Obrigado pela atenção.
abs

cacale
07/03/2018, 15:08
Pessoal blz, queria pegar uma sportage a diesel ano 2000 ou 2001 dlx mesmo, compensa pela economia? VOu usar para trabalhar e pescar ...

mfdomingues
08/03/2018, 17:04
Pessoal blz, queria pegar uma sportage a diesel ano 2000 ou 2001 dlx mesmo, compensa pela economia? VOu usar para trabalhar e pescar ...

Compensa é um carro bem econômico, a minha Grand fazia na pista 13 a 12lm/l andando bem de boa (se bem que sportage não é feita para correr).
Para mara "compensar" tem que procurar bem, a maioria que você por ai está com problemas por anos de negligência por parte dos ex-donos ou por mexanicos mal intencionados. Se seu conhecimento em mecânica for razoável e se tiver bons contatos compensa pegar uma com motor ruim pagar um preço baixo e mandar fazer bem feito. Se não, é procurar até achar uma razoável. O carro é bom e bemmm confortável, mas com a idade pode lhe trazer algumas noites de sono perdidas.

vdandrade
20/07/2018, 10:17
Pessoal,
o que me dizem do Sportage 2015 Gasolina 4x4.
é um bom carro pra off road?

Glaicon
21/07/2018, 08:35
Pessoal,
o que me dizem do Sportage 2015 Gasolina 4x4.
é um bom carro pra off road?
Defina o seu "off road".:pipoca: