Ver Versão Completa : Retifica
ferchina
13/09/2006, 13:32
Camaradas, o Nivera tah pedindo uma retifica, gostaria de saber quais peças seriam necessarias para passar para 1.7...ou c e melhor trocar o motor por um AP...quem já fez esse serviço, o q tem a dizer?
t+
vlw
pedrodoniva
13/09/2006, 14:16
O que o seu Nivera tá fazendo pra pedir uma retífica? eu nunca sei!hehehe
ferchina
13/09/2006, 14:49
Pedrinho, meu Niva esta vazando oleo, depois q eu bati o niva acabei me descuidando de verificar o nivel, resultado, a alguns dias venho percebendo um barulho estranho (atrito de metal) logo qdo dou a partida e depois some (me esqueci totalmento do oleo :parede:), levei a viatura hj ao mecanico, qdo ele verificou o nivel do oleo, não chegava a fazer marca na vareta, totalmente seco :putz:
t+
:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
pedrodoniva
13/09/2006, 15:05
Mas o motor dele tá rajando?batendo?fumando?
ferchina
15/09/2006, 12:32
Pedrinho, o meca disse q tah rajando...:pensativo:
shuther4x4
15/09/2006, 20:49
Segue a resposta que o Jossano me passou. Você encontra ele fácil no camaradas do niva (orkut). Tenho certeza que ele terá prazer em lhe ajudar, ele me parece muito prestativo.
Caro Fabio,
No meu motor eu fiz o seguinte:
- Comando de valvulas e polia regulavel
- Carburador webber 460
- Jogo de pistoes do passat 1.6 alcool
- Jogo de aneis
O pistão do passat 1.6 é mais largo que o do Niva, da uma diferença de
uns 3 mm o que ja é suficiente para mudar a cilindrada do motor, pois
o curso do pistao do Niva é mais longo.
No meu caso eu passei o motor para alcool, e tive que cortar 2 mm da
cabeca do pistão...
Meu motor ja esta com uns 80mil Km e so bate valvulas (relacho meu) na
estada anda a 100Km/h numa boa e esta fazendo 380 Km com um tanque o
que da uma média de 9Km/l na estrada.
Na ocasião eu comprei o jogo de pistoes numa auto peças que estava
fechando, foi um achado, pois pague miseros R$ 100,00 no jogo o que
custou caro foram os anéis que devo ter pago uns R$ 150,00....
O valor da retifica não é caro e vou te dar um conselho: se for trocar
os pistoes, faça o motor todo é mais negocio. No meu eu gastei com
tudo uns R$ 2000,00 e nao poupei dinheiro.
Se por acaso vc quiser manter o motor a gasolina, tenho um amigo que
esta morando ma Russia e ele costuma me mandar peças de lá. Comprei
recentemente um jogo de pistoes 1.7 + aneis, para um amigo, e paguei
R$ 480,00 Ja incluindo o correio.... o unico encomvemiente é que
demora 3 semanas para chegar.
Se precisar de mais alguma coisa é so chamar
abracos
Jossano
emtsuhako
15/09/2006, 21:22
Fernando, conversa com o Albino, da Apoio 4x4... ele é super gente boa e te ajudará nas suas dúvidas... aqui em Sorocaba o Marcão, da Mac Lada, usa os pistões do Fusca... tb tem os pistões do Niva 1.7, que vc acha na Aerocar... ou o do Tempra, conforme vc pode ver em tópicos anteriores... aproveita e rebaixa os cabeçotes... de qq forma, a troca das juntas será obrigatória... e aconselho a redimensionar o escape em 4x2x1...
boa noite pessoal... ja q vcs tocaram no assunto de oleo to precisando troca o meu, quer dizer do niva :oops: , e sabendo q eu adquiri o meu faz pouco tempo, queria saber qts litros de oleo vou precisar...
vlw e bom fds pra todos...
emtsuhako
16/09/2006, 09:21
Dexter, aproveita e troca o filtro de óleo tb... de acordo com o manual, se vc trocar o filtro, serão necessários 3,75 litros de óleo SAE 20W40 - API SF
pedrodoniva
16/09/2006, 10:34
Puxa!Dá pra usar os pistões do Passat 1.6 alcool?!! Fazendo isso no Niva pra quanto vai a cilindrada?Ele fica mais espertinho?
E quanto custa um jogo de pistões do passatão?e onde posso achar?
Valew!
ferchina
16/09/2006, 12:33
Shuter, o Jossano ficou d me passar essa "receita", parece mto interessante.
Edson, dei uma olhada no site da apoio, tem o conjunto de pistões, biela e anéis por R$ 750,00, qualquer coisa vou entrar em contato com eles.
Dexter, e legal c vc ainda não vez e dar um conferida tb no óleo dos diferenciais e cambio.
vlw pessoal:concordo:
RenatoMachado
17/09/2006, 19:27
Edson, um amigo me sugerio que quando eu fosse trocar o oleo eu tirasse o carter pra limpa-lo pois sempre acumula bora por lá........mas e mó trabalho pra tirar o carter....será que aqueles produtos são bons ou só vai me entupir tudo hem???
Ferchina, o meca jah deu uma olhada nos diferenciais e no cambio e ta td ok... valeu
bom, fui trocar o oleo e aproveitei pra trocar o filtro tb... coloquei 4 litros de oleo com base sintetica pra 10 mil km e mais um bardahl b12 de 500ml... total 4,5 litros... aproveitando ja, recomendo pra motores com uns barulhinhos a mais, como o meu, esse b12 ou similar, pq dah mais potencia e milagrosamente diminui os barulhos...:concordo:
emtsuhako
20/09/2006, 20:45
Renato, na minha opinião compensa mais vc limpar de vez o cárter... li alguns relatos dos Camaradas do Niva em que ao limparem o cárter, encontraram pedaços bem grandes de metal, principalmente da corrente do motor e sei lá mais o que...
RenatoMachado
24/09/2006, 17:59
Edson,
tem alguma dica pra ticar o carter.......pois ele tem milhares de parafusinho e pelo que vi só sobrou 2 alternativa:
-ou eu solto toda minha suspensão e o diferencial tambem ;
-ou eu solto o motor dos coxim e tento erguer ele o maximo possivel
tem alguma outra dica para tirar o carter?......um mec. de niva me cobrou r$150 so de mão de obra....talokoo.....
Valeuu
Mauricio Rossetto
25/09/2006, 11:01
Amigos, o tópico é retífica não é mesmo? então vamos lá:
Estou com um bloco de Niva 1.6 na retífica abrindo para os tais pistões de Tempra 2.0. Então vejam as fotos e o que está acontecendo. Na última foto (final 1715) temos o cilindro do bloco pronto para receber a camisa 90,8 porém temos apenas a parede de cima e de baixo com uns 10 a 15 mm.... A pergunta é: será que vai passar agua? Alguém tém alguma sugestão?
emtsuhako
30/09/2006, 17:07
Renato, infelizmente nunca desmontei o cárter... se vc quiser, posso te passar o Manual de Mecânico, em formato PDF... lá explica como desmontar o cárter... qq coisa, meu e-mail: emtsuhako@yahoo.com.br
friedmann
02/10/2006, 12:01
eu estou retificando um motor que eu comprei, estou colocando os pistões do fusca, portanto o motor vai passar pra 1.7, irei colocar um comando preparado e o carburador weber 450 ( que já estou usando).
até agora gastei
retifica do bloco, virabrequim,cabeçote, e adaptação dos cilindros do fusca nas bielas do Niva.................... 470,00
cilindros do fusca..............................130,00
jogo de juntas....................................45,00
junta do cabeçote...............................25,00
falta ainda..
jogo de válvulas e retentores do cabeçote ( vindos da Russia ) .....250,00
jogo de bronzinas da virabrequim e bielas ( vindas da Russia ).........100,00
corrente, esticador, e muitas outras coisas...não tenho os preços ainda...
resumindo, se vc tem tempo e não quer gastar muito.... faça vc mesmo....
por ai cobram quase 2000 reais pra fazer o trampo
alexandre roveri
02/10/2006, 12:58
Amigos, o tópico é retífica não é mesmo? então vamos lá:
Estou com um bloco de Niva 1.6 na retífica abrindo para os tais pistões de Tempra 2.0. Então vejam as fotos e o que está acontecendo. Na última foto (final 1715) temos o cilindro do bloco pronto para receber a camisa 90,8 porém temos apenas a parede de cima e de baixo com uns 10 a 15 mm.... A pergunta é: será que vai passar agua? Alguém tém alguma sugestão?
:pensativo::pensativo: :pensativo:
Por que teve que abrir tanto assim e colocar camisas:?:
Se o cara montar dá maneira correta ( esquentar o bloco a uns 200°C e resfriar a camisa a 0° antes de efetuar a montagem não vai vasar nada de agua !
Mesmo assim achava que não seira necesario encamisar :confused:
alexandre roveri
02/10/2006, 13:00
jogo de válvulas e retentores do cabeçote ( vindos da Russia ) .....250,00
jogo de bronzinas da virabrequim e bielas ( vindas da Russia ).........100,00
corrente, esticador, e muitas outras coisas...não tenho os preços ainda...
resumindo, se vc tem tempo e não quer gastar muito.... faça vc mesmo....
por ai cobram quase 2000 reais pra fazer o trampo[/QUOTE]
:stop: :stop:
Retentores de valvula motor AP e guias d valvula FIASA !
econimiza mais um pouco ainda
:concordo:
Mauricio Rossetto
02/10/2006, 14:38
Alexandre, o problema é que o pistão stand do Niva tem 79mm e do Tempra 84mm. São 2,5mm a menos de parede, o que torna a parede restante muito fina, então optei por encamisar usando a camisa de 90,8mm. Faremos a colocação das camisas realmente como você citou e veremos no que vai dar! Relatarei todo esse processo e você verá nas fotos que já enviei como está ficando até agora. Infelizmente só poderei dar andamento na semana que vem, pois estou tendo que trabalhar no Rio esta semana.
ferchina
05/10/2006, 16:14
Camaradas, o q vc's acham das seguintes opções:
alcool:
1 - ap 1.8
2 - Pistoes do fusca 1500
weber 460
comando valvula e polia
rebaixar cabeçote
3 - Pistoes do passat 1600
weber 460
comando valvula e polia
Gasolina:
1 - Pistoes do fusca 1500
weber 460
comando valvula e polia
2 - Pistoes originais 1700
weber 460
comando valvula e polia
Custo x Beneficio (consumo, potencia, etc)?
vlw
Camaradas, o q vc's acham das seguintes opções:
alcool:
1 - ap 1.8
2 - Pistoes do fusca 1500
weber 460
comando valvula e polia
rebaixar cabeçote
3 - Pistoes do passat 1600
weber 460
comando valvula e polia
Gasolina:
1 - Pistoes do fusca 1500
weber 460
comando valvula e polia
2 - Pistoes originais 1700
weber 460
comando valvula e polia
Custo x Beneficio (consumo, potencia, etc)?
vlw
entao ferchina, andei pesquisando a respeito do alcool (que eh mais barato q a gasolina hehehe) o melhor custo-beneficio devido a economia, potencia e manutencao foi o ap 1.8... se eu nao me engano, os pistoes do fusca passam o motor pra 1700 devido ao curso do pistao e eh mais barato do q os pistoes originais... eu acho q eh isso (se alguem puder confirmar essa informaçao)
Mauricio Rossetto
05/10/2006, 20:11
Ferchina, na minha opinião, creio que a melhor opção é manter o motor do Niva, feito pra jipe (relações de torque e rotação e etc) além do incomparável custo em relação a uma completa troca de motor.
Estou fazendo isso porém de uma forma mais radical (pistões do Tempra encamisando o bloco) mas vendo as opções listadas por você creio que têm opção menos radical e que proporcionará o resultado desejado: o dono satisfeito :-D .
Preguntas:
-Você sabe o diâmetro dos pistôes citados?
-O pino (não sei o nome) que prende o pistão na biela têm diâmetro diferente nestes pistões da VW. Como resolver isto? manda-se fazer uma bucha? (do Tempra é igual do Niva acho que 20mm e da VW 22mm)
Mauricio Rossetto
05/10/2006, 20:23
Amigos mais perguntas: Nestas adaptações, conversando hoje com um engenheiro da Loctite (estava perguntado a ele qual cola usar pra colar/vedar a parte de baixo da camisa no bloco e ele me respondeu a de numero 660) e levantou uma dúvida: qual a melhor abertura de válvula na admissão para que se tenha uma satisfatória entrada de ar pois se ficar subdimensionada a entrada de ar não vai queimar oxigênio suficiente e consequentemente a performance não será satisfatória e uma bobagem dessas poderá atrapalhar o trabalho e parecer que não deu certo.
Estou por exemplo com a polia SOBE no furo B, admissão 20 e escape 25.
Lendo o manual da Polia que encontrei no site denivanatrilha, parece que com isso tenho mais torque. Essa é a melhor configuração já que almejo uma velocidade média maior ou seja, que ele não perca tanto fôlego a 80 ou 90 Km/h em uma subida numa rodovia?
pedrodoniva
05/10/2006, 22:11
caraca mauricio!vc falou grego agora,hehehehehehe...Faz o seguinte,coloca pistão de Fusqueta!hehehehehehe...
Eu acho que de qualquer jeito o Niva perde fôlego em subida....claro que tem aqueles que sobem como um foguete,mas daí tem q ver o consumo....
ferchina
06/10/2006, 13:01
Muricio, eu tb tenho + preferência pelo motor do Niva, apesar d não entender de mecanica ele me parece mto mais forte, robusto do q o AP...eh sua opção e bem mais radical...hehe...não vou saber de responder sobres os pistões.
Uma grande questão eh, será q no alcool vou conseguir um bom rendimento em relação a gasolina??? :pensativo:
flw
shuther4x4
06/10/2006, 21:03
Muricio, eu tb tenho + preferência pelo motor do Niva, apesar d não entender de mecanica ele me parece mto mais forte, robusto do q o AP...eh sua opção e bem mais radical...hehe...não vou saber de responder sobres os pistões.
Uma grande questão eh, será q no alcool vou conseguir um bom rendimento em relação a gasolina??? :pensativo:
flw
Lembrando também que dessa forma você não tem trabalho com a documentação.....
Mauricio Rossetto
07/10/2006, 10:40
Amigos, abrir o cilindro até 84mm (pistão do Tempra) é deixar as paredes uma casca de ovo, então preferí encamisar. Agora o diametro dos outros pistões nesta semana vou até a retífica e ver na tabela que eles têm e postarei aqui para curiosidade. Realmente até na documentação é jogo manter o motor original. Em relação ao alcool aqui no Rio não é vantagem pois a diferença de preço é muito pequena além da autonomia diminuir, ser de carburação mais complicada (mudar o carburador), pra pegar no frio...
lvseelig
29/12/2006, 08:58
Mauricio, como que ficou a retifica com as camisas, funcionou, nao deu certo?
abraços
Vanderlei
30/12/2006, 16:26
Olha. ja mexi nos dois motores, com pistões de fusca e de tempra. o motor do niva com pistões de fusca fica muito bom e não altera quase nada o consumo e melhora bem o desempenho, mais bate um pouquinho de sáia. acabei de fechar um motor de niva com pistões de fusca, é o primeiro que fasso. fica muito barato. quanto ao motor com pistões de tempra, o que eu mexi aqui na oficina não foi encamisado. ja esta com 40.000 km e funciona muito bem. pra quem gosta de um bom desempenho é ótimo e não precisa de adaptações, é só rebaixar um pouquinho a cabeça do pistão. ao contrário dos de fusca que precisa cortar toda sáia do pistão e rebaixar a cabeça ou então embuchar as biélas. em contra partida os do tempra são bem mais caros. mais tomem cuidado, pois tem gente que vende KIT 1.7 por R$750,00 que nada mais é que pistões de fusca retrabalhados que na lojinha da esquina custa R$160.00 e não se gasta mais de R$100,00 pra fazer o serviço de torno
Luciano Vaz
04/01/2007, 11:00
Olha. ja mexi nos dois motores, com pistões de fusca e de tempra. o motor do niva com pistões de fusca fica muito bom e não altera quase nada o consumo e melhora bem o desempenho, mais bate um pouquinho de sáia. acabei de fechar um motor de niva com pistões de fusca, é o primeiro que fasso. fica muito barato. quanto ao motor com pistões de tempra, o que eu mexi aqui na oficina não foi encamisado. ja esta com 40.000 km e funciona muito bem. pra quem gosta de um bom desempenho é ótimo e não precisa de adaptações, é só rebaixar um pouquinho a cabeça do pistão. ao contrário dos de fusca que precisa cortar toda sáia do pistão e rebaixar a cabeça ou então embuchar as biélas. em contra partida os do tempra são bem mais caros. mais tomem cuidado, pois tem gente que vende KIT 1.7 por R$750,00 que nada mais é que pistões de fusca retrabalhados que na lojinha da esquina custa R$160.00 e não se gasta mais de R$100,00 pra fazer o serviço de torno
Vanderlei, te mandei umas msgs tempos atrás, sou de Jaguariuna, lembra? Então, ainda não achei o motor AP 1.6 Alcool para trocar pelo original do Niva, resultado: ainda estou com o carro parado... lendo estes posts, fiquei na duvida...
Qual a cilindrada que fica colocando os pistoes de Tempra?
Consumo no alcool?
Conversei com um "mexanico" daqui e ele me falou nos pistoes do Monza 2.0, é viável tbm?
E daí, vai topar fazer meu Niva tbm? Me ajuda ae mano, aqui em Jaguar, ninguém entende russo, hehehe...
Vanderlei
04/01/2007, 20:52
Luciano, acho que ouve algum extravio de menssagens, porque te mandei uns e-mails e você não respondeu. com pistões de tempra o niva fica 1.8 mais eu nunca fiz um desses. ja vi e andei, fica muito bom, quanto ao conssumo segundo o proprietário média de 7km/l de alcool. me manda um e-mail pra agendar seu niva na oficina. Valeuu
vjforner@ig.com.br
alexandre roveri
05/01/2007, 14:05
:dance: :palmas: :palmas: :palmas: :dance: :dance: :palmas:
Isso ai !!!! e não é só nos pistões que neguinho "enrola" !
Cilindros de freio traseiro
corrente de comando
retentores diversos
lonas de freio
flexiveis
valvulas
retentores de valvula guias de valvula
até mesmo mancais de biela
rolamentos diversos
Tem um monte de neguinho que acha que tá pondo peça original que na verdade é peça normal do mercado brasileiro !
E viva a adaptação !!!!!!!!:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
ferchina
23/01/2007, 12:29
Camaradas, internei o russo hj..até na quinta o motor vai estar aberto dai vai dar para ter uma ideia do q vai ser trocado :pensativo: ...estou pensando em usar os pistões do passat a alcool (dica do Jossano) e tb gostaria d colocar uma ventuinha eletrica, alguém sabe me dizer d qual carro daria uma boa adaptação?
alexandre roveri
23/01/2007, 12:34
A ventuinha mais facil de colocação é a do Celta que na minha opnião é identica a do Corsa ! :pensativo:
Mas eu acho meio pequena, se bem que é de aluminio e portanto mais eficiente !:mrgreen:
ferchina
26/01/2007, 12:29
vlw Alexandre, vou dar uma olhada nos tamanhos aki numa auto peças.
O motor do Nivera tah aberto, o mecanico disse c eu rodasse mais um pouco ficaria na mão, pois uma das hastes da corrente de comando c espedaçou com isso a peneira da bomba d oleo estava entupida.
ele me disse q vai manter apenas uma das haste (a q tah boa) e fazer alguma coisa (não me lembro) na engrenagem, e com isso eu ganharia mais torque....isso procede???:pensativo:
eu qro passar a alcool, e teria duas opções:
1 - mater os pistões originais (ele me disse q o bloco não tah mto ruim:rolleyes: ) e rebaixar o cabeçote....retificando o virabreguim e trocando aneis e bronzinas;
2 - colocar pistões do fusca ou passat, retificando o virabreguim e trocando aneis e bronzinas;
alguém tem algum palpite???
vlw
Rones Jr
26/01/2007, 13:34
Ferchina,
já que tah aberto o bloco, faz uma forcinha com pistões de Tempra, Fusca ou Passat, rebaixando o cabeçote, já que a idéia é passar pro alcool. A diferença pode ser pouca na MOB....mas dizem que no pé e no consumo fica gritante! Qd tiver que abir o bloco do Shrek....
ferchina
31/01/2007, 12:57
Camaradas, a ventuinha eletrica o meca vai adaptar a do opala, axei ela num tamanho bom!
Já estou com as seguintes peças para a retifica:
jg bronzina mancal 0,25
jg bronzina biela 0,25
retentor valvula
juntas motor
retentor volante
retentor polia
rolamento embreagem
Total R$ 328,00 (sarancar)
jogo pistões e aneis AP 1.6 R$ 380,00
Retifica bloco, cabeçote e virabrequim R$ 285,00
Mão de obra R$ 500,00
por enquanto e só...agora vou esperar as peças da retifica e semana q vem montar o bicho!!!:pensativo:
Demarques Ribeiro
31/01/2007, 14:42
Então pessoal, estou acompanhando a discussão. Cheguei a conclusão, conversando com alguns mecânicos que realmente a opção de colocar os pistões do tempra é a melhor. Gostaria de saber se quem fez (Vanderlei) se dá para passar uma lista das peças para essa adaptação, e se basta uma boa loja de retífica ou tem que ser com alguém que já tenha feito o serviço (saiba dos macetes).
Aproveitando o tópico (e mudando de assunto...) a caixa do chevette é plug n' play no niva??
O fato é que estou fazendo cotações para adquirir um novo niva, e com certeza vou prepará-lo para longas viagens....
Abs
(pilotando um vitara, mas com coração de niveiro!):dance:
ferchina
23/02/2007, 12:17
Camaradas, coloquei a ventuinha do Laika (dica Jossano) comprada na sarancar, mto boa precisa apenas d uma pequena adaptação no suporte.
ventuinha - R$ 50,00 (aki na minha cidade não achava por meno de R$ 150,00)
Carburado weber alcool - R$ 280,00 (todo revisado)
pistão 1.6 - 305,00 ( o cara me fez um desconto:dance: )
retifica - R$ 480,00 (o cara inventou uns detalhes e subiu o preço:mad: )
ainda falta saber c a mão de obra vai permanecer em R$ 500,00 :pensativo:
:concordo:
ferchina
24/02/2007, 17:56
peguei o russo hj :dance: , mas o motor ta batendo valvula, o meca disse q é até bom no começo, pois assenta melhor as valvula, e daqui 3 meses eu levo lá q ele regula as valvulas, alguém confirma??? tb deixou as velas q tavão (gasolina), disse q não era necessario troca-las para o alcool :pensativo: , não senti melhora na viatura, alias, ta até engasgando as vezes em 1ª e 2ª (espero q seja regulagem).....segunda to la no meca d novo :parede:
vlw