Ver Versão Completa : Hilux 2.8 Escapando a quinta Marcha
Pessoal,
Minha Hilux é uma SR5 99, sou o único dono e está com 130.000 Km.
Não costumo fazer trilhas pesadas, mas somente passeios com a família por estradinhas de terra, nada radical, e é claro uso no dia a dia da cidade e viagens em asfalto.
De uns tempos pra cá, começou a escapar a quinta marcha de vez em quando. Geralmente acontece quando não estou acelerando, em descidas.
Alguém poderia dar alguma dica?
Será que é problema de câmbio ou do trambulador?
Alguém tem ou teve problema semelhante?
[]s
Pessoal,
Será que poderia ser problema de coxins de motor e/ou câmbio cansados, que derrepente permitissem folga e vibração anormal a ponto de causar o escapamento da marcha?
[]s e obrigado.
Fala Amauri ...
A minha é SR5 97 e ocorre o mesmo problema ... um mecânico aqui de Londrina sugeriu que fosse fresada a engrenagem da quinta marcha ...
Ainda não decidi ... mas provavelmente vou fazer isso ... se souber de outra solução ... avise!
[s]
Oi Juninho,
Acho meio estranho esse diagnóstico. Sou meio cru em mecânica, mas não acredito que o que segura a marcha seja a engrenagem. Deve ser alguma outra peça.
Não mexe ainda, vamos aguardar. Tem um pessoal "cobra" aqui no forum. Derepente alguém dá alguma dica ou relata um problema semelhante e que já tenha sido solucionado.
[]s
Beleza ...
se tiver algo ... me avise !!
[s] hoje estréia da Toy na trilha ... é pá kaba !!!!!
marcelot
04/08/2012, 16:55
Ressuscitando um tópico de 2006!
Atualmente estou com esse problema da marcha desengatando em 5ª. Percebi que só acontece em descida, quando não estou acelerando.
Alguém sabe o que é??
Abs.
Elias_qf
05/08/2012, 11:50
Bom dia marcelo tive este problema na minha a uns 7 meses atras, ate entao estava me programando para mandar arrumar o cambio, ate que o carro parou de andar mandei abri o cambio era apenas o sincronizado da quinta marcha que teria que trocar... mas meu cambio parou pq quebrou o eixo carretel... dai comprei o eixe carretel mais todos os sincronizados... de resto o cambio estava perfeito todas as engrenagem novinhas... o cara montou meu cambio andei 200 km o cambio quebrou... levei para ele, e ele dise que como eu havia comprado as peças não tinha garantia o cambio. Essa oficina Fica em osasco na autonomista chama CAMBIO TECNICO LJ. Nunca leve serviço para este cara um puta trambiqueiro.
Conclusão cheguei em casa procurei a vista explodida do meu cambio eu abri o cambio em casa olhei as engrenagem da 1° e 2° marcha estava fresadas dai quebraram... quando vi meu cambio aberto na oficina dele estavam todas engrenagems novas, o mesmo cara colocou uma trava no meu cambio na quinta marcha que não era original dai quebrou a trava e escapou a engrenagem da quinta marcha
essa foi minha historia com meu cambio rsrs
depois de muita pesquisa achei varias pessoas falando que as engrenagens deste cambio não aguenta frezar pois afina muito os dentes das engrenagem e elas quebram... coloque nova.
no meu caso era apenas o sincronizado que fazia escapar o quinta marcha... e tive que gastar mais de 1500 reais por causa de um safado pq trocou peças do meu cambio
guilhermeabreu
05/08/2012, 13:29
SÓ COMPLEMENTANDO
Minha SW4 93 esta com 322.000 km dos quais eu rodei 179.000km e NUNCA ESCAPOU MARCHA , a TOYOTA tem como fama de ser durável , a sua com apenas 130.000 km rodados , acho pouco provável que seja desgaste de engrenagens que precise fazar o frezamento das engrenagens ESTE RECURSO É MUITO USADO EM CAMBIOS VELHOS , mas no seu cambio não sugiro a vc fazer isto .
SUGIRO A VC LEVAR SEU CARRO NUM MECANICO MUITO EXPERIENTE E HONESTO E QUE TENHA EXPERIENCIA EM CAMBIO , pq não é todo BOM MECANICO E EXPERIENTE QUE CONHECE DE " CAMBIO " e cambio de HILUX qdo da problema de engrenagem PREPARA O BOLSO P FICA UM ABSURDO DE CARO QDO É BEM FEITO O SERVIÇO , mas minha opinião é de seja COISA PEQUENA COMO SICRONIZADORES , TRAMBULADOR , CALÇO DA CAIXA , ou outra coisa que vc não vai ter um gasto muito grande .
PROCURE SE INFORMAR DE BOM MECANICO , HONESTO E COM EXPERIENCIA EM CAMBIO , É A PRIMEIRA COISA QUE VC DEVE FAZER . Para não acontecer o que ocorreu com ELIAS .
E boa sorte , e conta pra gente o que aconteceu depois de resolvido o problema .
A minha estava com este problema (Hilux SR mod. 2012), só que estava assim desde 0KM, quando retirei na revenda. Foi trocado o sincronizador da 5ª marcha em garantia, mais fiquei sabendo que o sincronizador é barato, o caro é a mão de obra. No meu caso a garantia cobriu tudo, mais não fiquei satisfeito, pois agora está com um barulho na embreagem quando o carro está frio, barulho esse que não havia antes, já levei 03 vezes e não resolveram, amanhã estou indo de novo, agora para para trocar a embreagem(6.700km). Como podem ver não tive a oportunidade de usufruir do carro ainda, já que ficou uns 10 dias parada, acho que agora mais 05 dias para trocar embreagem (depois de insistir que o barulho não é normal). Não tive sorte com a minha ou o controle de qualidade da Toyota não é mais aquele que fez a fama da marca.
Elias_qf
05/08/2012, 22:54
Boa noite
provavelmente é o anel sincronizado... seu cambio esta com oleo no nivel? vc chegou competar o oleo com o oleo correto pois se colocar oleo que nao seja o correto os aneis sincronizados não aguenta a pressao exercida pelo sistema e acaba ficando sem lubrificação entre o anel sincronizado e a engrenagem fazendo com que o conjunto va se desgastando...
SUGIRO A VC LEVAR SEU CARRO NUM MECANICO MUITO EXPERIENTE E HONESTO E QUE TENHA EXPERIENCIA EM CAMBIO , .
KKKKk, esta é boa!!! Este tal mecânico é o irmão do Jesus cristo ou o filho do Buda??? HAhahahahaha
André-4WD
10/09/2012, 18:11
Pessoal,
Estou com esse problema com a Toyota!
Fiz uma revisão pente-fino para viajar para a Expedição e na viagem notei justamente que a 5a escapava na condição em freio motor.. em descida, largava o acelerador e pronto.. pulava fora..
Pelas informações, já vou providenciar o sincronizado da 5a marcha.
abraço
andre
sandro_ventania
13/09/2012, 16:19
André, se vc não tem o mecânico da sugestão acima, sugiro acompanhar o serviço...ou suja as mão e faz o serviço voce mesmo...serviço melhor, garantido e de grátis!
Pessoal,
Não costumo fazer trilhas pesadas, mas somente passeios com a família por estradinhas de terra, nada radical, e é claro uso no dia a dia da cidade e viagens em asfalto.
De uns tempos pra cá, começou a escapar a quinta marcha de vez em quando. Geralmente acontece quando não estou acelerando, em descidas.
[]s
Pode ser problema do tambor sincronizador. Tambem pode ser pouca pressao na mola do eixo do garfo. Antes de abrir a caixa de cambio faça o seguinte teste: Coloque mais pressao na mola do eixo do garfo da 5a. Em baixo da caixa, bem no meio voce ira encontrar um parafuso torx pequeno. tire ele e coloque uma arruela pequena que ira dar pressao no garfo. Se resolver é isto, senao é o conjunto do tambor sincronizador que está com desgaste. Mas nao leve o seu veiculo no "mexanico" que deu aquele diagnostico. rsrsr
André-4WD
27/09/2012, 09:26
Sandro,
Se tivesse mais tempo, espaço em casa e ferramental para sacar fora as caixas, eu ja tinha feito muita coisa, inclusive no samurai (que o conjunto é mais leve). Concordo que além de economizar, o serviço seria bem melhor, pois nada como o dono cuidando da sua viatura! Enfim, essas coisas mais complicadas, tenho levado a Hilux na Multipeças, aqui em Porto Alegre.
Estou acompanhando o tópico, e agora antes de levar, vou ver a pressão do garfo... conforme a sugestao do tadi.
abraço
andre
EBS HILUX
11/10/2013, 20:22
Pessoal,
Amigo, a minha eu ja abri umas 100 vezes a caixa mas so quebra a tava da quinta, tenha certeza este defeito quando a quinta fixa ou movel não quebra os dentes quebra a trava, a minha ja esta com 300mil km.
O problema é que nesses carros fizeram que nem no chevette e no opala. Aproveitaram uma caixa de 4 marchas que possuía um espaço sobrando na parte de trás e jogaram uma quinta, como se fosse a ré, portanto a quinta marcha é separada. No opala 6 canecos ficou uma M, quebrava direto e não vingou. Sempre fico atento para não andar a menos de 75km/h e evitar solavancos. Como só eu dirijo minha VTR é mais fácil a conservação.
sandro_ventania
12/10/2013, 17:33
Freitag, nunca ouvi falar dessa limitação das nossas japas...já cansei de andar até a 40km em 5ª marcha, aproveitando o torque dos motores diesel.
É bom saber, assim eu também evito!
Rafa_411
16/10/2013, 13:56
a minha acontecia a mesma coisa, porem com a 4 marcha.. começou qnd eu troquei a embreagem.. levei nu cara q fez a embreagem pra min, e ele me falou q tinha q abri a caixa i trocar os sincronizadores.. nu msm mês eu afoguei a minha toy i precisei retificar u motor.. e qnd us cara da retifica me entregaram a toy o problema sumiuuu.. nunca mais aconteceu de escapar marcha... :D
obs.. troquei a embreagem no final de fevereiro.. mês atrás tinha um vazamento na caixa então já pedi pru mec. abri ela i verificar os sincronizados... tava tudo zero... engrenagens i sincronizados.. porem qnd eu peguei u carro começou a patinar a embreagem.. q era pra se nova... to ate hj pra descobrir q merda q ele vez com a minha caixa.. fika a dika antes de encosta pesquisa a procedência do mecânico, pq uq mais tem por aii eh pilantra q mal sabe mecha numa bicicleta...
Bruno Roberto dos Santos
16/11/2013, 11:26
Eu tenho uma hilux 2.8 Diesel ano 2000 e a minha acontece este problema de escapar a 5º marcha, a princípio achei que fosse problema, mas com o tempo percebi que quando eu trocava a marcha, as vezes eu não encaixava a alavanca até o curso final e quando acelerava ela se soltava para ponto morto, com a minha esposa isso acontecia com mais frequencia, falei para ela levar a alavanca até o final e nunca mais aconteceu.
Problema que poderia ser: Desgaste no garfo de acionamento da engrenagem.
Este tipo de veículo não possui trambulador como nos carros de passeio, a alavanca de marcha e 4x4 entram direto sobre a caixa de marcha. Desmontei a minha na troca de embreagem e ví os detalhes.
Espero ter ajudado!!!!
Bela postagem Bruno, e bem vindo ao Fórum....
Continue colaborando e coloque umas fotos da sua VTR aí para a gente ver.
Abraço.
Meirelles
27/01/2014, 00:41
Salve galerinha.
A minha é uma Hilux SR5 ano 1997. No meu caso a marcha que se solta no carro é a 1ª marcha. Chega a ser chato, pq se eu coloco a 1ª marcha no carro e solto a mão da alavanca, pronto, ela solta.
Alguma ideia do que poderia ser nesse caso? Lembrando que troquei a embreagem tem pouco mais 01 ano e coloquei, como sempre, peça original Toyota.
Abraços.
Elias_qf
27/01/2014, 09:15
Bom dia meirelles
no seu caso acredito que pode ter 3 causas para ocorre isso...
1° - a mola que segura o eixo do garfo...
Solução na carcaça do cambio tem 5 parafusos torque retire eles cuidado que provavelmente vai cair uma mola com uma esfera ela não tem pressão para arremessar a mola mas pode cair... troque a mola ou calce ela com uma ou duas arruelas... e faça o teste
o parafuso que fica bem embaixo do cambio ja adianto que é da 5 marcha...
se vc calcar a mola e alguma marcha nao entrar nao se preocupe pode ocorrer é pq travou o eixo so retirar a arruela... rsrsrs experiencia própria kkk
2° - engrenagem gasta...
Solução se vc mandar desmontar o cambio o mecanico provavelmente vai mandar frezar a engrenagem, vai afinar os dentes dela fazendo tipo de angulo nelas funciona porem perde parede nos dentes ficando mais fragil eu particularmente acho um serviço de porco isso recomendo comprar uma engrenagem nova ou usada em bom estado... eu tenho uma vou tirar foto e te mando...
3° - Sincronizado
acredito que seja dificil ser este problema pois ela teria dificuldade de engatar, e muitas vezes iria arranhar na hora de engatar...
faça do mais barato calcar as molas pode ser que resolva seu problema se tiver que abrir o cambio é um serviço simples estou com o meu desmontado é a terceira vez que abro ele em casa da trabalho mas é possivel fazer... ja troque todos os retentores... todos os sincronizados são coisas baratas e que vai garantir um bom cambio por mais 300 mil km rsrsrs
Meirelles
27/01/2014, 16:01
Bom dia meirelles
no seu caso acredito que pode ter 3 causas para ocorre isso...
1° - a mola que segura o eixo do garfo...
Solução na carcaça do cambio tem 5 parafusos torque retire eles cuidado que provavelmente vai cair uma mola com uma esfera ela não tem pressão para arremessar a mola mas pode cair... troque a mola ou calce ela com uma ou duas arruelas... e faça o teste
o parafuso que fica bem embaixo do cambio ja adianto que é da 5 marcha...
se vc calcar a mola e alguma marcha nao entrar nao se preocupe pode ocorrer é pq travou o eixo so retirar a arruela... rsrsrs experiencia própria kkk
2° - engrenagem gasta...
Solução se vc mandar desmontar o cambio o mecanico provavelmente vai mandar frezar a engrenagem, vai afinar os dentes dela fazendo tipo de angulo nelas funciona porem perde parede nos dentes ficando mais fragil eu particularmente acho um serviço de porco isso recomendo comprar uma engrenagem nova ou usada em bom estado... eu tenho uma vou tirar foto e te mando...
3° - Sincronizado
acredito que seja dificil ser este problema pois ela teria dificuldade de engatar, e muitas vezes iria arranhar na hora de engatar...
faça do mais barato calcar as molas pode ser que resolva seu problema se tiver que abrir o cambio é um serviço simples estou com o meu desmontado é a terceira vez que abro ele em casa da trabalho mas é possivel fazer... ja troque todos os retentores... todos os sincronizados são coisas baratas e que vai garantir um bom cambio por mais 300 mil km rsrsrs
Fala Elias, tudo bom? Obrigado pelas dicas. Vou verificar isso.
Pois é, hj fiz um teste e andei em baixa velocidade e sem forçar as marchas (pois via de regra sempre estou com pressa, aí já viu, né), reparei q não só a 1ª marcha escapa, mas a 2ª e a 3ª também, o que não acontece qdo estou mais rápido ou esticando um pouco mais as marchas.
Vou ver qual o tamanho desses parafusos para ver se tenho a chave deles aqui, caso contrário já vou comprar uma.
Se for a engrenagem eu realmente prefiro comprar nova.
Abraços.
Meirelles
16/02/2014, 23:37
Fala Elias, tudo bom? Obrigado pelas dicas. Vou verificar isso.
Pois é, hj fiz um teste e andei em baixa velocidade e sem forçar as marchas (pois via de regra sempre estou com pressa, aí já viu, né), reparei q não só a 1ª marcha escapa, mas a 2ª e a 3ª também, o que não acontece qdo estou mais rápido ou esticando um pouco mais as marchas.
Vou ver qual o tamanho desses parafusos para ver se tenho a chave deles aqui, caso contrário já vou comprar uma.
Se for a engrenagem eu realmente prefiro comprar nova.
Abraços.
Fala galera.
Este final de semana fui para Barra do Piraí com a Hilux. Detalhe, ainda não resolvi o problema da 1ª, 2ª e 3ª q estavam escapando. Só que agora o problema piorou. Um pouco antes de eu chegar em Barra do Piraí, a 2ª e a 3ª estavam bem difíceis de entrar e hj na volta foi pior ainda. Està um verdadeiro sacrifício. 1ª, 2ª e 3ª escapando quando não estou acelerando ou quando acelero pouco e 2ª e 3ª com grande dificuldade para entrar, ou melhor, só entrando quando o carro está quase parado.
Bom, acredito que isso só venha reforçar o que o Elias falou, sobre engrenagens gastas e sincronizadores, ou será que alguém tem outra ideia?
Abraços, Meirelles.
Meirelles
26/02/2014, 19:24
Bom, levei na Toyomundi na 6ª feira e vamos ter q abrir a caixa. A princípio dever ser preciso trocar a engrenagem de 1ª, sincronizador e os cilindros mestre e auxiliar da embreagem, além da luva de 1ª, mas só depois da abertura da mesma que saberemos corretamente.
Abraços.
Elias_qf
26/02/2014, 21:01
Cara nao tenta economizar gasta o q precisar q vai ter cambio por mais 250mil km
Elias_qf
07/05/2014, 21:34
boa noite galera
amanha estarei baixando meu cambio ja esta td solto os dois carda, escapamento, cambio ja esta solto, sabado estarei abrindo pois minha 2° nao esta engatando suave esta dando uma enroscada
vejo td que precisa compro na segunda fecho durante a semana instalo td a noite depois do serviço rs,
pois sabado tem trilha kkkkkkkkkkkkkk
E aí Elias!
Se preparando para por as mãos na graxa?
Se puder vai postando umas fotos para a gente criar coragem também!
Um bom engraxado final de semana
Edu
boa noite galera
amanha estarei baixando meu cambio ja esta td solto os dois carda, escapamento, cambio ja esta solto, sabado estarei abrindo pois minha 2° nao esta engatando suave esta dando uma enroscada
vejo td que precisa compro na segunda fecho durante a semana instalo td a noite depois do serviço rs,
pois sabado tem trilha kkkkkkkkkkkkkk
Fui inventar de baixar a caixa um dia aqui em casa para troca da embreagem. Nunca passei tanta raiva ao tentar recolocá-la no lugar. Às vezes você tem um procedimento mais fácil... como faz? Abraço!
Elias_qf
10/05/2014, 17:06
para baixar é simples solta td cardas, alavancas do cambio " marcha", escapamento, motor de arranque, pistao acionamento embreagem, todos parafusos, um vai apoiando o cambio e outro vai baixando o macaco, ai no controle do macaco eu peço ajuda da minha namorada, que sempre reclama vende esse carro velho kkkk
eu falo nao me faça escolher entre namorada e a vtr que vou sentir muita saudade da namorada
troca da embreagem é simples porem tem que centralizar o disco de embreagem, se não fizer vai ser muito dificil de acertar a ponta do eixo piloto no rolamento do volante...
mas eu faço da seguinte forma
chamo novamente a namorada ela vai erguendo o macaco eu equilibro o cambio enclino o eixo piloto para cima e guio ele no diisco de embreagem ela sobe o macaco vc empura o cambio em direção do motor, se as estrias do eixo piloto e do disco nao bater so girar a flange do carda que ele se encaixa
depois so alegria
depois de descer meu cambio 4 vezes e abrir ele hj acho super simples facil e rapido de fazer rsrr
terei de trocar o retentor dianteiro do virabrequim e o serviço é mais dificil que abri o cambio.... dao ja vejo correia e td mais...
Elias_qf
10/05/2014, 17:11
meu cambio vou trocar os rolamentos eixo piloto, eixo entalhado, rolamento volante... e verificar se tem mais alguma coisa para fazer
a bucha que instalei depois da 5° marcha ficou show nenhum problema com ela, espero nunca mais ter problemas com a trava da 5 marcha... que ao meu ver foi um erro de projeto da toyota...
Elias_qf
21/05/2014, 21:20
bom galera, como disse abri o cambio troquei os rolamentos, retentores, td ok a luva que mandei fazer ficou perfeita... nenhum tipo de sinal nela nem desgaste nada
so o detalhe quebrei o cano do oleo do pistao do acionamento da embreagem rsrsrs, solução tirei um da eclipse do meu irmao kkkkkkkk
vou providenciar outro e devolvo para ele kkkkkkkkk
aproveitei e troquei o retentor e rolamento da roda trazeira que stava vazando um pouquinho, verifiquei todo sistema de freio a disco trazeiro que eu fiz em casa td perfeito....
amanha estou indo comprar um coletor para turbina meu proximo projeto rsrrs
esperando proxima trilha para testala
Baita "mão" Elias !
Parabéns pelo trampo, se tiver umas fotos da caixa posta aí para a turma.
Abraço,
Edu
Brito3.0aspirado
15/08/2014, 22:15
Vcs não imaginam quantas vezes já li essas três páginas...
Com a minha hilux deu o mesmo problema de escapar a quinta.
Levei ao mexanico (que se dizia especializado em toy) e ele fez esse lance de apertar o parafuso, mas não adiantou nada...Disse que teria que abrir o câmbio e que era a mola que estava com pouca pressão.
Bem, após abir, ele me apareceu com a mola, mais o sincronizado os cachorrinhos pra trocar...
La vou eu... como não tinha em Salvador, tasca a vim de São Paulo, com frete ficou tudo por R$260,00.
Cambio fechado, teste e...
Melhorou, mas, olha a peste da quinta soltando novamente...
Desmonta o cambio, agora a lista de peças cresceu, quer um garfo novo, mas o conjunto onde fica a mola de pressão e os cachorrinhos...
Estive conversando com outros mecânicos, que me informaram que existe uma rotina enviada pela toy que fala sobre um erro de montagem das engrenagens da quinta. Pelo que entendi, teria que retirar aquele conjunto que fica as molas e inverter.
Vontade de fechar aquela peste e comprar um novo para ver se para esse problema.
Bob Pinto
28/04/2016, 20:49
Boa noite pessoal. Tenho também o mesmo problema de pular a primeira marcha. Já passou algum tempo desde que foram feitos estes comentarios e gostaria de saber como foram resolvidos os seus problemas.
Bob Pinto
29/04/2016, 10:34
Meirelles. Bom dia. Tem mais informações sobre esta regulagem nas molas? Estes parafusos de tensão ficam perto da alavanca de marcha? Tem alguma foto?
Elias_qf
01/05/2016, 22:15
Meirelles. Bom dia. Tem mais informações sobre esta regulagem nas molas? Estes parafusos de tensão ficam perto da alavanca de marcha? Tem alguma foto?
o que vc pode tentar antes de abrir seu cambio seria soltar estes parafusos torque na lateral do cambio são seis parafusos cada um tem uma mola e uma esfera não me lembro qual seria da 1° marcha, vc pode soltar e colocar uma arruela so de tentar trocar a marcha se não engatar não ficou bom retire a arruela... se engatar de uma volta com o carro e verifica se melhorou teste um por um
nesta foto indiquei com uma seta amarela 3 dos seis parafusos...
se isso não resolver so abrindo o cambio e verificando o desgaste dos macaquinhos, garfo, aneis sincronizados etc...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527609&stc=1
Macgyver93
03/01/2017, 18:13
meu cambio vou trocar os rolamentos eixo piloto, eixo entalhado, rolamento volante... e verificar se tem mais alguma coisa para fazer
a bucha que instalei depois da 5° marcha ficou show nenhum problema com ela, espero nunca mais ter problemas com a trava da 5 marcha... que ao meu ver foi um erro de projeto da toyota...
Elias sem querer abusar, vc não teria as medidas dessa bucha guardadas ai não?:lol:
bernardoscotti
06/03/2020, 14:28
Preciso de ajuda
Alguem ai sabe me dizer como troco o acionador da marcha re e 5 marcha
ta tudo desmontado retirei o pino elastico e nao sai de jeito nenhum