Conectar

Ver Versão Completa : Duvida Sobre A Tração



jmquiroga
12/09/2006, 23:46
ola , bom . tenho uma duvida , com relação a tração de meu vitara , bom , ele tem roda livre automatica , fiz uma trilha final de semana , e em um ponto da trilha , um pouco mais complicado , com uma erosão meio alta , eu estava com a 1º reduzida e coloquei a cabeça para fora do carro para olhar o pneu , e reparei que quando tentava sair do buraco , a roda traseira derrapava e a dianteira tava parada , isso é normal em algumas situações ?? não deveria derrapar as 4 rodas ??? hoje levei o carro para um macaco de loja de amortecedor , que levanta o carro todo deixando as rodas livres , e testei a tração , e funcionou corretamente , isso é normal ???? tirem essa duvida por favor ?? , obrigado ,

MUTS
13/09/2006, 08:10
não se preocupe... tá normal.....

para tracionar todas ao mesmo tempo só com bloqueio... pesquise aqui no forum..

Abraços

jmquiroga
13/09/2006, 09:56
haaa , então é por isso que serve o tal do bloqueio .. e é por isso que é tão importante , mas que é curioso é ,vou pesquisar mais sobre isso para entender melhor ... mas quem quiser explicar mais alguma coisa , fique a vontade ...

Obs . eu consegui sair do buraco , ainda bem ...

Wallace
13/09/2006, 10:23
O que voce que saber?
Posso iniciar pelo mais importante rs rs
Bloqueio Lock Right Vitara traseiro US$ 380,00

arlei_vitara
13/09/2006, 12:41
Sei não...............tem algo errado aí...........
se tinha uma roda traseira patinando (sem tração) é claro que a outra roda TRASEIRA vai estar parada (prá evitar isso é que serve o bloqueio). Maaaas se as DUAS RODAS DIANTEIRAS estiverem apoiadas e em condições de tracionar, a roda dianteira que vc. afirma que estava parada não poderia estar parada. Os Suzukis não tem diferencial central, então sempre que estiver em 4x4, se em um eixo duas rodas estiverem em condições de tração, tem movimento sim, independente do outro eixo ter condições de tração ou não.
O que pode ter acontecido é a outra roda dianteira, do lado oposto ao que vc. viu, tbém estar patinando ou sem contato com o solo, ou ainda a RL estar desengatada e não estar mandando tração para as rodas dianteiras.........
É isso ou tô viajando ????

LuizCabral
13/09/2006, 15:19
jmquiroga,

não tem nada de errado com seu carro, são apenas seus diferenciais trabalhando. Dê uma pesquisada aqui no forum algo sobre como funcionam os diferenciais.

Ou então dá olha olhada aqui: http://auto.howstuffworks.com/differential.htm
ou aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Differential_(mechanics)

[]'s

jmquiroga
13/09/2006, 19:57
Arlei , na verdade eu olhei as duas rodas do meu lado , traseira e dianteira , e a traseira estava patinando a dianteira parada , não sei se a dianteira do outro lado estava patinando tmb , como em diagonal .. mas como todos estão dizendo que isso é normal , estou mais sossegado .. agora quem sabe no futuro próximo eu não compre o bloqueio , 380 doletas ta meio pesado ainda ..

e luiz , obrigado pelas informações , irei pesquisar sim ..

Felypenoob
13/09/2006, 23:49
Cuidado especial com a embreagem nessas horas :mrgreen:

barantes
14/09/2006, 11:22
Cuidado especial com a embreagem nessas horas :mrgreen:

Felypenoob, agora quem ficou na dúvida foi eu: a que cuidado exatamente vc se refere e pq? ;)

Não tenho experiência com essas coisas... fiquei curioso :)

Valeu!

Wallace
14/09/2006, 11:34
Quanto menos usar a embreagem melhor.

jmquiroga
14/09/2006, 22:39
nessa trilha quando precisava parar eu saia na 2 reduzida , , soltava o pé da embreagem e não colocava mais , era só controlar com o freio ... só quando passava para 3 reduzida , mas muito raramente ....

Joao Baeta
14/09/2006, 22:52
:arrow:Aconteceu comigo qnd estava no passeio da patroa... Que o Jimny ia muito bem...... as vezes eu colocava no 4x4H... e qnd era dificil eu colocava
4x4L... e as rodas dianteiras não bloqueava....(RL é automática) aconteceu 2x..... Mas eu pensei algo grave, pois pensei que o RL tinha quebrado.... Mas eu desligava o motor e 5 min eu ligava o motor e as rodas finalmente bloqueava.... Final da história............. Era mal contato no cubo dianteiro que trasfere de alavanca p/ rodas dianteiras!
Ufa!!!!!
Absssssssssssssssssssssssssssss

jmquiroga
16/09/2006, 01:02
eu entendi o que aconteceu com meu carro , o diferencial entendeu que a roda que a roda que estava no ar estava fazendo o curso maior da curva e deu a tração total para ela , assim ela patinava e a outra roda que estava cravada no chão não fazia força para tirar meu carro do enrosco ... é pra isso que existe o bloqueio , ele iguala a força para as duas rodas , assim a roda que esta cravada tmb faz força para me tirar do buraco .... o bloqueio é muito importante ... se eu estiver errado , podem corrigir ..

Felypenoob
16/09/2006, 09:20
So acho que eh importante ressaltar que o bloqueio eh algo a ser estudado antes de comprar :mrgreen:

Tem que pensar direitinho se vc for usar o carro na cidade e em viagens tambem!