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Ver Versão Completa : Kit Aerocar: resolve?



Klinger
12/09/2006, 15:35
Kmaradas, como sempre à volta com a performance do Nivão. Vi relatos bons sobre e mais ou menos sobre esses kits. Alguém tem idéia se realmente resolvem no motor original? A empresa diz aumentar em 30% o rendimento econsumo na cidade por volta de 8km/l. O lance é que pra trocar por diesel ta difícil, AP 1.8 seria um consumo parecido e o custo muito maior. O kit ta 930 em 3x. Os kmaradas tem resultados por aí desse kit funcionando bem? Abraços.

pedrodoniva
12/09/2006, 19:12
olha klinger,nao sei se isso é verdade...mas se fizer 8 km/l na cidade eu vo faze uma força e vo coloca no meu,hehehehehe

NIVA4X4
12/09/2006, 19:24
Bom Camarada Niveiro ;
Eu Nao Conheço O Kit Perfomance , Mas Conheço O Kit De Carburação E Achei Muito Bom Ate O Mecanico Se Espantou Com A Aqulidade Do Produto ,mais Sao Kits Caros , No Qual Temos Que Estarmos Preparado Para Se For O Caso Nao Der Certo E Sempre Pedir A Deus Que Corra Como Nós Queriamos Que Fosse .se Vier A Colocar O Kit E Se Ficar Legal Da Um Passada No Forum E Diz Para Nós .valeu E Boa Sorte

Mauricio Rossetto
12/09/2006, 19:55
Amigos, coloquei o kit Aerocar tem uns 6 meses e posso dizer que ajuda, mas.......o que esperamos é mais. Na gasolina realmente fica melhor mas não o que esperamos, numa subida (na Dutra por exemplo que pego todos os dias) o danado perde potência, o velocimetro começa a andar pra na direção anti-horária e aquela carreta carregada começa a te ultrapassar.... que raiva. Melhora um pouco sim, até consome menos (sem pisar muito, com meu cilindro de 16 metros passou a esbarrar em 200 Km de autonomia. Mas se o caso é potência, no gas não mudou muito não.
Acho que esse investimento citado acima fica salgado pro resultado. Estou testando outra coisa e peço um help procês:
Tenho um motor do Niva guardado (do falecido Boris III) e mandei pra retífica e estão abrindo pros pistões do Tempra 2.0 8v que arrumei lá mesmo e me ligaram hoje dizendo o seguinte:
"Começamos a comer um dos cilindros até 83 mm e tudo bem, mas quando abrimos mais 1mm pro pistão do Tempra entrar, abriu do lado.... ficou um papel as paredes.... não sei se vai podê encamisar não........"

Tá certo isso? Será que é isso mesmo? mas se for encamisar aí que não vai sobrar parede nenhuma, vai ficar só na camisa.... isso pode?



Preço dos quatro pistões: R$ 80,00
Preço da retífica: R$ 90,00
Preço da retífica com encamisamento (meu caso agora): R$ 280,00

Turtle
12/09/2006, 21:57
Fala meu bom povo!

Primeiro lugar:
**Mauricio
-Qual santa oficina cobra R$90,00 de retifica? pra retificar um bloco custa pelo menos uns R$ 500 !! e chutando baixo!!

Segundo Lugar:
-Sabado dia 9/09 levei meu niva na Aerocar, pra fazer uma geral. O dono, Gilberto, me atendeu muito bem, atencioso e tudo mais. Deixei o jipe lá e terça feira ele me disse o que ia ter que fazer. Fui lá na oficina e ele me explicou pessoalmente, sempre com muita atenção e muita cordialidade.
Ele me disse que desenvolveu um Kit para o motor original do Niva, e que resolve bem sim no motor original.

Meu motor é o Ap 1.8, e como disse anteriormente , vou dar uma geral em Carburador, Velas, Cabo de Velas, mangueiras, polias, parte elétrica, cambio e diferencial.

Só pra esclarecer a situação do meu Nivada:
-Na trilha o bixo ia bem , nao chorava nem nada, mas na estrada.......... quando tinha uma subida nao muito ingrime, por ex as subidas da ayrton senna, o bixo choraaava, penava, pedia marcha e ia perdendo potencia.. e eu com o pé no chao! Nao sabia se isso era do jipe mesmo, do peso do jipe ou se o motor tava fudido, ou se o cambio nao dava conta...

Estou muito ansioso pra ver como vai ficar o Nivada depois da reforma geral na mecanica, se ele ficar bom na estrada, aí nao preciso mais de nenhum outro carro!

QUal "carro" vc pode andar na cidade, deixar parado na rua sem fazer seguro, nao ter medo de tomar fechada pois o prejuizo COM CERTEZA vai ser pro outro cara que te fechou, subir em calçada pra cortar aquela rua que o transito nao deixa vc chegar, andar com 5 pessoas sem tomar chuva e vento na cara e , fora tudo isso, ainda pegar uma lama, areia e água e voltar bunito pra garagem??

NIVADA!!!

rizk
12/09/2006, 22:02
Saudações a todos.

Klinger, não conheço o kit aerocar mas pelo que eu já andei lendo bons resultados só são obtidos quando são utilizados em conjunto o kit de comando de válvulas, o kit de carburador e a ignição eletrônica. Pra fazer toda essa mudança o orçamento não fica muito atrativo, mas ao meu ver se o resultado for realmente bom seria mais viável do que trocar o motor.

Espero ter ajudado

Abraço

Fio
13/09/2006, 01:47
Ao longo da preparação do meu motor, eu aprendi que era melhor obedecer uma ordem cronologica, mesmo porque, se eu tivesse 3mil reais assim na lata, eu investiria em um AP e não no kit.

Então, pra quem quer fazer aos poucos, aí vai minha dica de como começar e terminar o motor, da maneira menos dolorida ($) possivel.

1) Carburador Weber 460 + cabo do Gol ou Escort
2) Ignição Eletronica
3) Descabonização do motor + comando e polia Aerocar
4) Escape dimensionado
5) Bobina e cabo de silicone
6) Filtro de ar menos restritivo

Não vale muito a pena atropelar essa ordem. E você pode ir instalando, andando e ajeitando o carro a medida que vai tendo dinheiro disponivel.

[]´s fazendo sim 8km/l

Klinger
13/09/2006, 07:22
Kmaradas, estou me convencendo que com a compra de tantos kits acho melhor partir logo para o AP 1.8. Vc concordam? Alguém me diz onde comprar o kit do barcelar direto, sem intermediários? Trocar tanta coisa e continuar com problemas depois, como relataram alguns amigos aqui, é f....

Hervé Roberto
13/09/2006, 10:22
Esse preço, R$930 é a base de troca do comando e engrenagem? Quando eu consultei isso a uns 3 meses, o valor era bem mais baixo a base de troca. Quanto ao Kit a maioria dos relatos que vi aqui são positivos principalmente dos Nivas dotados de ignição eletronica

Hervé Roberto
13/09/2006, 10:33
Recomendo a instalação ig. eletronica, a mudança no meu Niva foi tanta que até minha namorada, que nem sabia o nome do bicho, notou a diferença.

alexandre roveri
13/09/2006, 13:21
Tá certo isso? Será que é isso mesmo? mas se for encamisar aí que não vai sobrar parede nenhuma, vai ficar só na camisa.... isso pode?



Preço dos quatro pistões: R$ 80,00
Preço da retífica: R$ 90,00
Preço da retífica com encamisamento (meu caso agora): R$ 280,00[/QUOTE]

Meu ! 80 paus em 4 pistões e 90 de retifica ???????? VC tá no céu meu filho

O que pode ter acontecido com o seu bloco é muita corrosão nas galerias o meu está 84mm e tem parede suficiente!
Uma boa alternativa é arrumar um bloco de motor fundidi por ai em algum desmanche
Vc não paga nem 200 num bloco jogado pelos cantos

christian govastki
13/09/2006, 13:58
No meu eu tem o conjunto comando+polia Aerocar + 2o estágio mecânico do carburador original. Melhorou significativamente o desempenho do carro, mas a faixa de trabalho do motor ficou mais estreita, explico, ele funciona melhor entre 2700 a 4000 rpm. Estou estudando a viabilidade de ou colocar a ignição eletrônica + weber 460 ou passar ele para injeção.

Turtle
13/09/2006, 18:14
No meu eu tem o conjunto comando+polia Aerocar + 2o estágio mecânico do carburador original. Melhorou significativamente o desempenho do carro, mas a faixa de trabalho do motor ficou mais estreita, explico, ele funciona melhor entre 2700 a 4000 rpm. Estou estudando a viabilidade de ou colocar a ignição eletrônica + weber 460 ou passar ele para injeção.

Cristian, eu ja ouvi muito nego dizer que o Weber gasta que é uma beleza..
No meu Nivada tem o 2E, e o Gilberto da aerocar disse que é um ótimo carburador, logicamente que bem afinado...

Alguem sabe dizer se o Weber 40 , 44 ou 46 dão torque em baixa??

abraços!

Klinger
13/09/2006, 22:28
Pois é Roberto, me ajude no raciocínio: R$ 930.00, a base de trovca sim, mas Kit carburador R$750.00, mais mão de obra R$200.00(?) essaa é chute. Bom total R$1.900 . Pô, assim eu trova para o AP 1.8 > Kit barcelar 1.300.00 Motor 1.000 300 mecânico: R$2.600, vendo meu motor e fica tudo por uns 2.000 . VC concorda?

alexandre roveri
14/09/2006, 08:23
:twisted: :twisted: :twisted:
Quem já adaptou algo vai poder confirmar !

Adaptação nunca é como a gente pensa, essas continas de 1+1 nunca dá 2, sempre dá uns 3,5 ou 4 :mrgreen:

VC vai pegar o kit vai ter que ajustar doso os encaixes
MotorAP por 1000 reais ??????? só se for parcial
Mesmo se for completo ainda tem, embreagem, radiador, chicote, platô, reles, .................................................. ...........................:dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

A repinboca da parafuseta nunca está nessas contas

Adaptar AP fica bom ? Fica ! :dance:
Fica barato ? Não fica :twisted:

Por curiosidade pede um ortçamento pro Albino da Apoio 4x4 em Ribeirão um dos melhores lugares pra se fazer esse trabalho

Hervé Roberto
14/09/2006, 10:08
Éééé... Klinger..., até o momento a melhor idéia apresentada aqui, na minha situação, foi a de fazer as alterações aos poucos.
Mas esse kit está muito caro!!!

emtsuhako
20/09/2006, 21:33
Klinger, se vc quer performance, isto é, velocidade, o melhor é trocar o motor original por um AP 1.8 ou um Kia 2.2D... com o motor original, eu recomendaria vc instalar o comando de válvulas mais a ignição eletrônica... se seu motor estiver bom, isso só já ajuda bastante, mas nada disso tornará o Niva um foguete... se o seu motor estiver precisando de retífica, coloque os pistões do Niva 1.7, mais o comando de válvulas, mais a ignição eletrônica... o carburador original é muito bom, é só saber regular... em relação aos 30% prometido, eu percebi, na prática, que isso se refere mais a arrancada... sem querer me gabar, mas meu Niva com comando de válvulas deixa muito carro pra trás assim que abre o semáforo... ele fica mais sensível nas aceleradas... parece que ganha um pouco mais de força tb para manter uma velocidade de cruzeiro na casa dos 110km/h, mas em serra pede arrego, já que dificilmente passa dos 90km/h...

Klinger
23/09/2006, 07:50
cao amigo, não tenho intenção de correria, sem essa. O lance é que para subir qualquer asfaltozinho só a 70 km, complicado. O lance é que onde moro, Além paraiba MG , não consigo assistência e temo penar se alguma peça quebrar, as contas que fiz foram que :
1- O kit r4esolve meu problema de velocidade mas me preocupam quanto à manutenção;
2- O Diesel a galera têm até medo. (1.6 ou 2.2)
3- Meu motor ta zerado, só tem 39.000 km, tem de valer uma grana;
4- tenho facilidade para comprar o AP Gasolina e terei mecânico para ele.
O que vcs acham? Passo para o AP 1.8?
Hó Duvida cruel!!!!!!!!

shuther4x4
23/09/2006, 09:33
cao amigo, não tenho intenção de correria, sem essa. O lance é que para subir qualquer asfaltozinho só a 70 km, complicado. O lance é que onde moro, Além paraiba MG , não consigo assistência e temo penar se alguma peça quebrar, as contas que fiz foram que :
1- O kit r4esolve meu problema de velocidade mas me preocupam quanto à manutenção;
2- O Diesel a galera têm até medo. (1.6 ou 2.2)
3- Meu motor ta zerado, só tem 39.000 km, tem de valer uma grana;
4- tenho facilidade para comprar o AP Gasolina e terei mecânico para ele.
O que vcs acham? Passo para o AP 1.8?
Hó Duvida cruel!!!!!!!!

É Klinger, mecânico para ap é bem mais fácil, e peças também. E no seu caso talvez seja a melhor pedida. Eu realmente queria colocar um ap álcool no meu, mas desisti quando levantei os custos da brincadeira: motor, kit, mão de obra, etc, documentos (se quiser andar certinho),...
Agora estou juntando grana para quando o meu for pro saco, retificar em 1.7 e colocar aerocar (que já tenho), weber e outras coisas mais que a galera recomenda. Mas sem dúvida, se fosse o mesmo custo, eu colocaria ap. Tenho carro com esse motor e pra mim é sem dúvida um dos melhores em custo benefício pra mim. abraços e boa escolha.

Mauricio Rossetto
25/09/2006, 11:16
Klinger, estou com o bloco na retífica e veja pelas fotos como está ficando. O buraco que você vê é desesperador, por isso optei (já imaginava isso antes de fazer) por encamisar. A retífica é 90,00 mas encamisando passa para R$280,00 com as camisas. optei por camisas de 90,8mm pois são mais resistentes que a opção 87,5mm já que ficaria um buraco mesmo....(veja como está ficando na ultima foto final 22). Não recebeu as camisas ainda, agora fica a dúvida: vai passar água? observe que a camisa vai ficar fixa apenas na parede de cima e na de baixo.... Alguém têm alguma idéia?

Marcio Rossetto
13/01/2007, 11:16
Ola pessoal

Eu há 2 anos , decide colocar o motor ap no meu Niva e ja optei direto por um 2.0 a alcool , porque além de muito mais robusto que o 1.8 tem muito mais força .

Como ja tive uma toytota bandeirante 88 jipe curto , digo que a performance ficou parecida .

Muita força na subida , parece um carro diesel turbo .

A velocidade de cruzeiro continua a mesma 90 a 100 km por hora , pois a relaçaõ de diferencial do niva não permite correr mais , pois as caixas aquecem e começa a trepidar .

Se precisar ultrapassar um caminhão na serra em subida em queinta , facilmente chega a 110 km por hora e sobra ainda pé .

O consumo é de 5 km por litro .

Coloquei um carburador 2E e gicle um pouco menor de alta .

aCHO QUE É UMA GRANDE BOBAGEM COLOCAR O MOTOR 1.8 , POIS ISTA TROCANDO SEIS POR SETE .

cOMO MOTOR 2.0 TROCA 6 PO 12 .

SEMANA PASSADA ANDEI 800 KM COM MEU NIVA E FIZ TRILHA NO AREIÃO SOZINHO NAS PRAIS DESERATS DE ILHA COMPRIDA E CANANEIA .

DETALHE , SOZINHO COM MINHA ESPOSA E FILHINHO , PORQUE CONFIO NO NIVA , POIS SE QUEBRA O MAR ENGOLE .

uM ABRAÇO .

uM ABRAÇO

rOSSETTO

NIVA4X4
22/01/2007, 16:42
O meu niva ganhou folego , tudo bem que nao anda mais de 140 km/h mais ta batendo nos 130 km/h , o meu tem ignição eletronica , modulo de potencia , cabos de silicone , tampa do distribuidor novo , bobina vermelha ilimpus e to satisfeito .

NIVA4X4
22/01/2007, 16:48
Mais Fotos , Nao Consegui Reeditar Para Colocar Masi Fotos Enato To Mandando Mais

GARCIA/SP
22/01/2007, 18:11
Ola pessoal

Eu há 2 anos , decide colocar o motor ap no meu Niva e ja optei direto por um 2.0 a alcool , porque além de muito mais robusto que o 1.8 tem muito mais força .

Como ja tive uma toytota bandeirante 88 jipe curto , digo que a performance ficou parecida .

Muita força na subida , parece um carro diesel turbo .

A velocidade de cruzeiro continua a mesma 90 a 100 km por hora , pois a relaçaõ de diferencial do niva não permite correr mais , pois as caixas aquecem e começa a trepidar .

Se precisar ultrapassar um caminhão na serra em subida em queinta , facilmente chega a 110 km por hora e sobra ainda pé .

O consumo é de 5 km por litro .

Coloquei um carburador 2E e gicle um pouco menor de alta .

aCHO QUE É UMA GRANDE BOBAGEM COLOCAR O MOTOR 1.8 , POIS ISTA TROCANDO SEIS POR SETE .

cOMO MOTOR 2.0 TROCA 6 PO 12 .

SEMANA PASSADA ANDEI 800 KM COM MEU NIVA E FIZ TRILHA NO AREIÃO SOZINHO NAS PRAIS DESERATS DE ILHA COMPRIDA E CANANEIA .

DETALHE , SOZINHO COM MINHA ESPOSA E FILHINHO , PORQUE CONFIO NO NIVA , POIS SE QUEBRA O MAR ENGOLE .

uM ABRAÇO .

uM ABRAÇO

rOSSETTO

Marcio,

Diz uma coisa...com o 2.0 vc não corre o risco de "moer tudo" na transmissão?
Não fica muito motor pro carro??

Abs
Chedid

Giuliano Barbosa
27/08/2007, 11:38
Este tópico tava meio paradão e ainda não consegui obter uma conclusão segura se vale a pena o comando Aerocar. Estou muito inclinado a fazer isso no mês que vem... a base de troca o custo não fica muito alto não.
Agora que estou com engate e puxando moto na carretinha qualquer "up" no motor é muito bem vindo!

Girti
27/08/2007, 12:08
Este tópico tava meio paradão e ainda não consegui obter uma conclusão segura se vale a pena o comando Aerocar. Estou muito inclinado a fazer isso no mês que vem... a base de troca o custo não fica muito alto não.
Agora que estou com engate e puxando moto na carretinha qualquer "up" no motor é muito bem vindo!

Giuliano, posso lhe assegurar que vale a pena, a relação custo benefício é ótima!

Instalei este kit de comando em meu Niva anterior (90/91) quando ele já tinha mais de 100.000 Km, rodei com ele mais 140.000 Km e vendi-o em dezembro, com mais de 240.000 Km, e o motor, original, sequer gastava óleo. O desempenho do carro mudou radicalmente, o carro respondia muito melhor, andava melhor nas estradas, principalmente nas subidas, o consumo não sofreu alteração. Tão logo comprei meu atual Niva, mod. 95, em Março/06, mandei instalar o comando, e o resultado foi ainda melhor, devido aos diferenciais de relação mais curta do mod. 95. Há pouco, instalei um carburador russo novo, e o Niva está andando muuuuuuito bem, irá surpreender qualquer niveiro que quiser andar com ele. Caso você tenha oportunidade de vir a São Paulo, poderá experimentá-lo, para ter melhor idéia. Ou, eventualmente, no início de Outubro, quando deverei estar mais perto de você, em Visconde de Mauá.

Importante: antes de instalar o comando, é necessário verificar se o motor de seu Niva está em ordem, se já estiver ruim, com baixa compressão, gastando óleo, etc..., é melhor fazer a retífica antes de instalar o comando. Também é recomendável que o seu Niva tenha ignição eletrônica, ao invés de platinado.

[ ]

Giuliano Barbosa
27/08/2007, 14:49
Muitíssimo úteis e importantes suas considerações Girti.
Meu Niva está exatamente como o seu primeiro, com 100Mkm originais e ignição eletrônica (carburador Weber 460), logo acho que posso esperar um resultado semelhante ao que você obteve.:D:D:D
Estava pensando em "aproveitar a viagem" rebaixar o cabeçote mas á desencanei pois minha idéia é rodar muito ainda e dar prioridade à durabilidade. :concordo:
Quando vier pra esses lados me avisa porque estou sempre dando umas voltas na região de Visconce de Mauá, daí aproveito pra convidar mais um amigo Niveiro aqui do forum pra subirmos juntos.
Grande abraço.

Flugêncio
27/08/2007, 15:23
Giuliano,

Agora aproveita e vai no Encontro em Itanhandu, Porto Real é meio caminho.:lol:
Como ficou o alinhamento?

Giuliano Barbosa
27/08/2007, 17:04
Com certeza estarei lá Flugêncio, aliás estou contando os dias para chegar o tão esperado encontro dos Nivas!
Eu e minha patroa até adquirimos um hábito (meio "estranho") de gritarmos quando avistamos outro Niva he he, às vezes ela me dá susto ao volante.
Só não poderei ficar de um dia para outro pois a família da minha namorada não permite que ela durma fora :shock: (ainda, he he...)

Com relação às vibrações, após uma usinagem para correção de dimensional do acoplamento (realizada por um torneiro aqui da região), as vibrações acima de 80Km/h diminuíram, apesar de ainda estar longe do ideal.
Outro probleminha proveniente da vibração são os ruídos...
Um deles, que parece um tamborim de escola de samba, vem da vibração de uma esécie de chapinha que faz parte do conjunto do acoplamento. O meca vai desmontar e soldar (não dá pra soldar direto por causa de um retentor próximo)
Outro ruído bem chato vem das "caixinhas" dos cintos de segurança traseiros mas esses eu já elimino esta semana arrancando tudo fora :twisted: he he
Tem outros que são bem menores e fáceis de resolver, o que farei quando parar o carro para uma pequena geral de lanternagem e cuidar de outros detalhes acústicos e estéticos.
Esta semana farei a manutenção dos cardãs, tenho esperança que a vibração remanescente possa estar se originando deles e/ou de suas cruzetas. Suponho isso pois atualmente com a reduzida em neutro o Niva não vibra mais em qualquer marcha e rotação, antes era uma tremedeira só. Segundo informações que obtive no site niva4x4, quando o carro vibra somente em movimento tem grandes chances de ser os cardãs a possível causa, apesar de que outras variáveis possam influenciar.
Se Deus quiser vou para o Encontro com o Niva sem vibrar e quem sabe com o comando Aerocar já instalado!

Flugêncio
28/08/2007, 11:08
Outro probleminha proveniente da vibração são os ruídos...
Um deles, que parece um tamborim de escola de samba, vem da vibração de uma esécie de chapinha que faz parte do conjunto do acoplamento. O meca vai desmontar e soldar (não dá pra soldar direto por causa de um retentor próximo)

Não há a necessidade de soldar, basta retirar , rocolocar ela nos seu devido lugar e martelar umas saliências que tem lá. Tb pode sem retirar usar silicone para fixar ela no lugar, mas já que vai mexer no cardan, ajeita tudo.
Há um tópico que fala sobre este comando da Aerocar. No meu caso vou utilizar apenas a polia com as furações feita por mim.

Girti
28/08/2007, 18:00
Muitíssimo úteis e importantes suas considerações Girti.
Meu Niva está exatamente como o seu primeiro, com 100Mkm originais e ignição eletrônica (carburador Weber 460), logo acho que posso esperar um resultado semelhante ao que você obteve.:D:D:D
Estava pensando em "aproveitar a viagem" rebaixar o cabeçote mas á desencanei pois minha idéia é rodar muito ainda e dar prioridade à durabilidade. :concordo:
Quando vier pra esses lados me avisa porque estou sempre dando umas voltas na região de Visconce de Mauá, daí aproveito pra convidar mais um amigo Niveiro aqui do forum pra subirmos juntos.
Grande abraço.


Giuliano, não é uma boa idéia rebaixar o cabeçote E instalar o kit Aerocar, irá aumentar demais a compressão do motor (o que o kit já irá fazer). E não esqueça de verificar se o seu motor está em ordem ANTES de comprar o kit!

Quanto a V de M, ainda está em aberto, devo viajar por uns 20 dias em Setembro/Outubro, e pretendo terminar a viagem lá ou, se possível, na Fragária, para poder, no dia de meu retorno a São Paulo (06.10), passar por Itanhandu e ficar lá por algum tempo.

Em tempo: meu nome é Gil, girti é o codinome.

[ ]s

shuther4x4
28/08/2007, 20:55
irá aumentar demais a compressão do motor (o que o kit já irá fazer).

[ ]s

O kit por si só não aumenta a compressão não!. Não confundam!!!

gutoxj98
28/08/2007, 21:36
Nao tenho niva, mas com 960 paus da pra colocar um kitizinho turbo.....nao ficaria bom tbem ????

so uma sugestao heim galera !!!!

Sukys
28/08/2007, 22:01
Guto,

Com essa grana mal dá pra colocar um kit turbo... na embalagem original e dentro do porta-malas. :-)

Outra coisa, "kit turbo" não é só turbina e coletor, e muita gente esquece que custo de mão de obra pra "pendurar" turbina é uma coisa, e pra afinar motor é outra, muuuuito diferente.

Sds,
Sukys

gutoxj98
29/08/2007, 19:22
Guto,

Com essa grana mal dá pra colocar um kit turbo... na embalagem original e dentro do porta-malas. :-)

Outra coisa, "kit turbo" não é só turbina e coletor, e muita gente esquece que custo de mão de obra pra "pendurar" turbina é uma coisa, e pra afinar motor é outra, muuuuito diferente.

Sds,
Sukys

Acho que errei uma palavra entao....em vez de colocar.......comprar !!!!! ai o resto tbem tem custo....embreagem, freio, etc como vc disse.

abraço

Sukys
29/08/2007, 20:02
Guto, mesmo considerando um Niva 0km, acho muito improvável conseguir algo realmente digno de nota sem gastar, por baixo, uns 1500 reais, mesmo porque não existe kit específico pro Niva, e só na criação de coletor de admissão adequado já fica boa parte desta grana.
Evidente que estou levando em conta peças novas e mão de obra qualificada e paga. Na base das peças usadas e da amizade pode ficar mais em conta, mas aí vai da amizade, e da sorte, de cada um.

Agora, se a minha opinião pessoal serve pra alguma coisa, quando o assunto é fora de estrada como passa-tempo sou muito mais um "torque aspirado", e de preferência que aconteça na rotação mais baixa possível.
Torque em baixa exige muito menos do motor, embreagem e transmissão, e é isso que tira o jipe do enrosco, sem falar que aspirado é sossego e economia até na hora da manutenção, corretiva ou preventiva.
Mas aí é aquela história, cada um brinca com o que quer, e gosto não se discute, lamenta-se. :-)

Sds,
Sukys

Mauricio Rossetto
10/09/2007, 20:16
Meus Camaradas,
insatisfeito com a performance do Boris III nas estradas cheguei até a colocar os pistões do Tempra em um motor que eu tinha guardado, mas continuava amarrado, não era o que eu esperava.
Então peguei novamente o motor 1.6 originalzinho, coloquei o cabeçote rebaixado em 0,7mm e o comando/polia Aerocar(SOBE) na posição D. Minha gente, agora ando a Dutra em 100/110 Km/h o tempo todo, e o danado está andando no GNV praticamente igual a gasolina. De Itatiaia a São Paulo só tiro da quinta marcha pra quarta em duas subidas que antes no GNV fazia em terceira. Agora sim estou mais satisfeito.

robertofs
11/09/2007, 09:14
Guto, mesmo considerando um Niva 0km, acho muito improvável conseguir algo realmente digno de nota sem gastar, por baixo, uns 1500 reais, mesmo porque não existe kit específico pro Niva, e só na criação de coletor de admissão adequado já fica boa parte desta grana.


Só uma observação: não é necessário criar um novo coletor de admissão. O que realmente é necessário criar é uma extensão 2x1 para o coletor de escape, com uma curva de uns 90~100 graus para cima para fixar a turbina, no caso do motor do Niva. Pelo menos foi o que eu fiz. Na admissão o que é preciso é uma tampa sobre o carburador que seja vedada e resistente para suportar a pressão. Outro ítem que deve ser alterado é o escapamento, que deve ser de pelo menos 2" para não frear a turbina.

Uma turbina de baixo lag dará um bom torque extra já a partir de uns 2000 RPM, e como o motor do Niva é de alta rotação, geralmente se anda acima dessa rotação, mesmo em trilhas. Pra quem tem a verba, eu recomendo. Outra opção é usar um compressor de acionamento mecânico que, dependendo do caso, exigirá menos alterações e peças que o que é geralmente necessário para adaptar um turbocompressor.

A título de informação, um kit turbo, para motor carburador, geralmente é composto por:
- Turbocompressor;
- Válvula de alívio (que pode ser conectada a um bypass da própria turbina ou do coletor de escape);
- Tampa de pressurização para o carburador (mais comuns para Solex 2E/3E e Weber TLDZ)
- Válvula de prioridade (a do espirro);
- Coletor de escape adequado para a fixação da turbina;
- Bomba elétrica de combustível;
- Dosador de pressão da linha de combustível;
- Manômetro de pressão.

Deve ser incluído ao kit um novo escapamento de, no mínimo, 2". Um intercooler sempre vai bem, pois a caixa quente da turbina acaba transferindo calor para a caixa fria (compressor), o que acaba por aquecer o ar comprimido.

Somado a isso a mão-de-obra, difícil a adaptação de um kit novo sair por menos de R$ 2.000,00, e ainda há o incoveniente de ser algo que requer regularização para não ter problemas com a polícia.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Otávio Luiz
11/09/2007, 09:35
Meus Camaradas,
insatisfeito com a performance do Boris III nas estradas cheguei até a colocar os pistões do Tempra em um motor que eu tinha guardado, mas continuava amarrado, não era o que eu esperava.
Então peguei novamente o motor 1.6 originalzinho, coloquei o cabeçote rebaixado em 0,7mm e o comando/polia Aerocar(SOBE) na posição D. Minha gente, agora ando a Dutra em 100/110 Km/h o tempo todo, e o danado está andando no GNV praticamente igual a gasolina. De Itatiaia a São Paulo só tiro da quinta marcha pra quarta em duas subidas que antes no GNV fazia em terceira. Agora sim estou mais satisfeito.

Maurício, poderias me dizer se esta posição D é de maior torque ou maior velocidade?
Alguém tem a "tabela" das posições? Tenho o comando no meu Niva (álcool/GNV) e gostaria de melhorar a perfomance na cidade/estrada...:pensativo:

Girti
11/09/2007, 13:48
Maurício, poderias me dizer se esta posição D é de maior torque ou maior velocidade?
Alguém tem a "tabela" das posições? Tenho o comando no meu Niva (álcool/GNV) e gostaria de melhorar a perfomance na cidade/estrada...:pensativo:

Eu estava para escrever a respeito, aproveito agora.

A posição D me parece algo estranha, é, provavelmente, a menos indicada, normalmente as posições utilizadas são as posições A e B. Aliás, estas posições não existem mais nos comandos vendidos atualmente pela Aerocar, o Gilberto me explicou que, devido a inúmeras instalações feitas de forma indevida, resolveu deixar apenas uma posição, correspondente, se não me engano, à posição B (maior torque em baixa rotação).

Abaixo, colei um trecho das anotações que fiz durante um telefonema com o Gilberto, à época em que comprei meu primeiro comando Aerocar. Talvez estas anotações possam ser úteis a quem tem o comando instalado ou pretende fazê-lo:

================================================== =====================

Comando de válvulas AEROCAR – (Fones 6909.1507/1701)

Telefonema com Gilberto em 01.04.2002

Polia do comando

Tem 5 posições:

B: 4 graus adiantado (mais força em baixas rotações, mas perde velocidade final, melhor para quem faz trilha. É a posição "default")
A: 2 graus adiantado (esta é a posição que uso no meu Niva, melhor para quem viaja muito. Entretanto, há motores nos quais a marcha lenta se torna irregular nesta posição)
F: normal
C: 2 graus atrasado
D: 4 graus atrasado

Abertura de válvulas para a posição B: Admissão: 30 / Escape: 40
================================================== =================

Otávio, caso o seu comando seja Aerocar (e não SOBE), talvez seja bom você trocar uma idéia com o Gilberto sobre a posição (D) em que foi instalado o seu comando.

Abraços!

Otávio Luiz
11/09/2007, 14:28
Otávio, caso o seu comando seja Aerocar (e não SOBE), talvez seja bom você trocar uma idéia com o Gilberto sobre a posição (D) em que foi instalado o seu comando.

Gil, não sei se foi comprado na Aerocar ou direto na Sobe, preciso perguntar pro antigo dono, inclusive em qual furo da polia está instalado...
AH! Quem está usando o comando na polia furo D é o Maurício!!!

Sukys
11/09/2007, 15:08
... e só na criação de coletor de admissão...

Onde se lê admissão leia-se exaustão (óbvio) e o ideal é o uso de coletor específico para melhor aproveitamento dos gases de escape, já que isso, de tabela, garante até maior vida útil à turbina, e isso não é teoria, é prática.


Tenho o comando no meu Niva (álcool/GNV) e gostaria de melhorar a perfomance na cidade/estrada...

Otávio,

Entendendo "cidade" como maior requisito de torque em baixa rotação e "estrada" em maior requisito de torque em alta, terá que optar em posicionar o comando para privilegiar uma ou outra situação, atrasando ou avançando, ou então deixar no meio termo, porque não existe uma posição que atenda as duas coisas ao mesmo tempo e da melhor forma possível.


B: 4 graus adiantado (mais força em baixas rotações, mas perde velocidade final, melhor para quem faz trilha. É a posição "default")
A: 2 graus adiantado (esta é a posição que uso no meu Niva, melhor para quem viaja muito. Entretanto, há motores nos quais a marcha lenta se torna irregular nesta posição)
F: normal
C: 2 graus atrasado
D: 4 graus atrasado

Girti,

Acho que está havendo alguma confusão com a referência, porque quanto maior o avanço do comando (maior a antecipação da abertura das válvulas) maior o privilégio de potência (torque em alta rotação).

Ontem mesmo conversei com o Giba à respeito do kit Niva, e se tudo correr dentro do esperado muito provavelmente surgirá novidade. Só estou na dependência de um "carro padrão" pra finalizar os acertos e avaliar os resultados, que muito provavelmente serão interessantes até para motores originais.

Sds,
Sukys

Girti
11/09/2007, 20:05
Girti,

Acho que está havendo alguma confusão com a referência, porque quanto maior o avanço do comando (maior a antecipação da abertura das válvulas) maior o privilégio de potência (torque em alta rotação).

Ontem mesmo conversei com o Giba à respeito do kit Niva, e se tudo correr dentro do esperado muito provavelmente surgirá novidade. Só estou na dependência de um "carro padrão" pra finalizar os acertos e avaliar os resultados, que muito provavelmente serão interessantes até para motores originais.

Sds,
Sukys

Sukys, eu não entendo muito destes detalhes, apenas transcrevi minha conversação com o Giba, e, de fato, tão logo o Wilson alterou a posição da polia de B para A, o carro teve a velocidade final "desamarrada", em prejuízo de pequena (quase imperceptível) perda no torque em baixa.

Fiquei curioso com sua observação "Só estou na dependência de um "carro padrão" pra finalizar os acertos e avaliar os resultados, que muito provavelmente serão interessantes até para motores originais."

Você tem uma oficina? Está esperando aparecer um Niva original para avaliação? O que você quer dizer com "até para os motores originais", uma vez que o kit é destinado exatamente para os motores originais?

Um abraço!

GIL (girti é apenas o codinome)

alexandre roveri
11/09/2007, 21:28
Gil, codinome Tichauur, por acaso vc experimentou acessar o link na assinatura do rapaizi :?:;)

E por falar em link , achei muito legal que agora tem os preços !

Astor Dias de Andrade
11/09/2007, 21:31
Pessoal, não sei a origem deste esquema anexado, mas indica as propriedades dos furos, talvez ajude.
[]'s

Sukys
11/09/2007, 21:35
Gil,

Acerto de comando de válvula é assunto complicado, mas vendo a coisa apenas pelo ajuste de polia vale esta regrinha de memorização: avançou o comando o motor "avança" em alta.
Ou seja, se em B o avanço é maior que em F, em B o torque será privilegiado em rotação mais alta do que em F.
Todo comando trabalha avançado (este avanço é em relação ao ciclo teorico, onde a abertura e fechamento de válvulas não leva em conta a dinâmica dos gases) e quando falamos em atraso é em relação a posição atual ou a uma marca de referência.

Sobre ser dono de oficina, tenho ferramental pra fazer praticamente qualquer coisa em mecânica, funilaria e pintura, só para uso próprio, mas estou sempre em oficinas dos outros pra falar sobre eletrônica, e o Giba já conheço há mais de quinze anos.

Quanto ao motor original, uma vez instalado o kit deixou de ser original :-) por isso que a avaliação que será feita levará em conta tanto o motor original (comando original) quanto o motor preparado (comando Aerocar) pois a alteração de comando poderá (provavelmente) implicar em diferenças de resultados, e o assunto não tem nada a ver com alteração mecânica e sim eletrônica: re-enquadramento de curva de ignição.

Sds,
Sukys

Gustavo Niva
11/09/2007, 22:14
Sukys,
alguém me disse que comparou algumas polias originais e eram diferentes umas das outras... não teria como comparar o antes e depois?

Sukys
11/09/2007, 22:42
Gustavo,

Não entendi o que quis dizer com "diferença entre polias originais".

Sds,
Sukys

Girti
11/09/2007, 23:23
Gil, codinome Tichauur, por acaso vc experimentou acessar o link na assinatura do rapaizi :?:;)

E por falar em link , achei muito legal que agora tem os preços !

????????????????????????????

Mauricio Rossetto
13/09/2007, 18:28
Otávio, na posição D ele ficará muuuuito melhor na estrada, e na trilha fica a mesma coisa. Na estrada ele passa a andar 100 a 110 Km/h no GNV o tempo todo em quinta!. Estou satisfeitíssimo. Fui duas vezes a Sampa e passei pra quarta só em dois pontos de subidão na Dutra. É claro que não é um AP2000 mas não é um motorzinho de dentista que é o motor original careta!
Obs: o cabeçote está rebaixado 0,7mm. e a abertura das válvulas ficaram 15 admissão e 15 escape.
Também coloquei a junta da admissão/escape de forma a encaixarem sem obstruir a passagem (retirei o excesso de junta), e dei uma melhorada com esmeril na máquina de furar no acabamento grosseiro interno da admissão e escape.

Luciano SHAKALL
14/09/2007, 20:55
Gil, codinome Tichauur, por acaso vc experimentou acessar o link na assinatura do rapaizi :?:;)
E por falar em link , achei muito legal que agora tem os preços !????????????????????????????Gil, acho que Galo se referiu à sua pergunta sobre se o Sukys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133) tinha uma oficina, e ele falou pra vc "sacar" o link na assinatura dele
(do Sukys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133)), que é assim: "Equipamentos Eletrônicos para uso automotivo: http://www.geocities.com/rsukys/".
Quanto ao lance dos preços, creio que ele também se referia à esse site do Sukys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133), que, antes não tinha os preços para os produtos que ele produz/comercializa, e agora tem. :concordo:

[]'s

Mauricio Rossetto
03/04/2009, 19:08
Camaradas,

estou nos últimos preparativos para montar meu novo motor. Passei o dia hoje revisando o cabeçote que vai ser montado no "novo" motor e quebrando a cabeça no seguinte:
Estou com o comando SOBE e observei o seguinte: Primeiramente estando na posição S (padrão) e alinhado com o ressalto da gaiola do comando.
Tirei a polia e coloquei como recomenda nas instruções, na furação posição B (primeiro furo) e coloquei o parafuso.
Então nas instruções pede para girar a polia até que a marcação B coincida com o ressalto da gaiola do comando.
Pois bem, ao colocar no furo B, a marcação B junto a corrente JÁ FICA na posição alinhada com o ressalto, aliás se você tirar a polia e encaixá-la de novo na posição S verá que não alterou nada. Como funciona isso?

BACALHAU
03/04/2009, 21:55
Maurício, pelo que já andei conversando com o Gil sobre esse comando, aconselho a você entrar em contato com o Gilberto, da Aerocar.
O Gil diz que ele é super gente boa.
O e-mail está no site da Aerocar (aerocar@aerocar.com.br).
Também estou pensando em comprar um comando desses. Quais as suas impressões a respeito do desempenho com esse comando? Já usou-o?
(Ei Gil, não que eu não confie na sua opinião :mrgreen:)

Girti
03/04/2009, 22:51
Maurício, pelo que já andei conversando com o Gil sobre esse comando, aconselho a você entrar em contato com o Gilberto, da Aerocar.
O Gil diz que ele é super gente boa.
O e-mail está no site da Aerocar (aerocar@aerocar.com.br).
Também estou pensando em comprar um comando desses. Quais as suas impressões a respeito do desempenho com esse comando? Já usou-o?
(Ei Gil, não que eu não confie na sua opinião :mrgreen:)

Bacalhau, se o comando do Maurício realmente tiver sido comprado na SOBE, é lá que ele vai ter que procurar assistência, o Gilberto dá assistência apenas a quem comprou o comando na Aerocar. Mas se eles apenas está se referindo ao comando como SOBE, mas se trata de um comando comprado na Aerocar, é só entrar em contato com o Giba, ele com certeza vai ajudar!

Marcio Rossetto
06/04/2009, 21:30
Sr. Rossetto :parede:

Pelo que eu entendi , Vc esta no caminho certo, porém faltou um detalhe .
Não é a polia que é movida , é a posição relativa da polia x vira brequim.

Se eu não me engano, pois faz tempo que não tenho mais esse motor ...

Abaixa o carter de óleo , mas não precisa tirar ele fora , logo na frente do motor , vc vai ver a engrenagem do virabrequim . Pega uma lanterna e verifica uma marca nos dentes , se eu não me engano são 3 marquinhas . Logo no mancal da corrente ( se eu não me engano) tem uma flexinha ,pois bem , sincroniza a marca com a flecha .

Feito isso , vai la em cima no comando de valvulas e faz oque vc ja sabe.

Não esqueça de que na hora de montar o distribuidor , vc tem que posicionar a posição incial de explosão .

Deixa tudo na marca, polia e vira - brequim , não adianta só a do comando .

Pega o distribuidor e posiciona a ponta de contato do rotor na direção de contato de um dos 4 terminais de vela . Monte os cabos de vela na ordem de explosão do motor , segundo o giro do rotor .

Um abraço

Rossetto:parede:











Camaradas,

estou nos últimos preparativos para montar meu novo motor. Passei o dia hoje revisando o cabeçote que vai ser montado no "novo" motor e quebrando a cabeça no seguinte:
Estou com o comando SOBE e observei o seguinte: Primeiramente estando na posição S (padrão) e alinhado com o ressalto da gaiola do comando.
Tirei a polia e coloquei como recomenda nas instruções, na furação posição B (primeiro furo) e coloquei o parafuso.
Então nas instruções pede para girar a polia até que a marcação B coincida com o ressalto da gaiola do comando.
Pois bem, ao colocar no furo B, a marcação B junto a corrente JÁ FICA na posição alinhada com o ressalto, aliás se você tirar a polia e encaixá-la de novo na posição S verá que não alterou nada. Como funciona isso?

Mauricio Rossetto
13/04/2009, 18:49
Camaradas

Bacalhau e Márcio,

A semana que passou fiz testes com a polia regulável e relato abaixo a seguinte conclusão:
Com a ajuda do amigo Jorge da SOBE, fiz as regulagens da polia que se mostrou ineficaz dada a configuração do motor ser antiga e de pouca potência. Os motores atuais que utilizam polia dentada conseguem ser sensíveis a 1 ou 2 mm na rotação da polia, coisa que num motor de concepção antiga como o do Niva, essa diferença é facilmente "engolida" pela própria folga nos elos da corrente (a minha por exemplo têm 160 mil rodados). Então experimentei na posição A (1 mm), B (2 mm) e na posição S (padrão) e não mostrou melhora na prática com GNV (meu caso), com as marchas e mudanças e uso da reduzida nos mesmos pontos da serra e nos subidões que chegam em casa. Então com a sugestão do próprio Jorge, pulei um dente, e apesar de parecer mais "brabo" o mesmo se repetiu nos testes práticos.
Conclusão:
Não adianta.
Não invista no motor original, use-o.
Quando ele faltar, compre outro.
Um AP 2.0 (o que farei no meu caso pois uso GNV) ou um outro motor 2.0 (do Astra, Vectra, etc) mas o AP têm kit consagrado no mercado (Rogerio Bacelar por exemplo) e é o motor que 10 entre 10 jipeiros está optando em usar na troca do original.
Como disse o Marcio, o Niva hoje é meu hobby - meus aeromodelos estão parados desde que virei "jipeiro" - Pois ele me leva pelo Brasil a fora, faço passeios como este final de semana que conhecemos Marmelópolis-MG, com trilhas maravilhosas e retornaremos neste final de semana (18 e 19/04) que será o festival do pinhão e Marmelo em Marmelópolis - Convido a todos.
Faremos uma trilha de Passa Quatro a Marmelópolis pelo pico do Itaguaré e também de Marmelópolis a Maria da Fé. O lugar é lindíssimo, com florestas de Araucárias - poderá subir pela trilha do pico do Marins (como fizemos este final de semana). Estaremos lá com o pedalinho! hehehe digo, o Boris III.

Girti
14/04/2009, 00:07
Camaradas

Bacalhau e Márcio,

A semana que passou fiz testes com a polia regulável e relato abaixo a seguinte conclusão:
Com a ajuda do amigo Jorge da SOBE, fiz as regulagens da polia que se mostrou ineficaz dada a configuração do motor ser antiga e de pouca potência. Os motores atuais que utilizam polia dentada conseguem ser sensíveis a 1 ou 2 mm na rotação da polia, coisa que num motor de concepção antiga como o do Niva, essa diferença é facilmente "engolida" pela própria folga nos elos da corrente (a minha por exemplo têm 160 mil rodados). Então experimentei na posição A (1 mm), B (2 mm) e na posição S (padrão) e não mostrou melhora na prática com GNV (meu caso), com as marchas e mudanças e uso da reduzida nos mesmos pontos da serra e nos subidões que chegam em casa. Então com a sugestão do próprio Jorge, pulei um dente, e apesar de parecer mais "brabo" o mesmo se repetiu nos testes práticos.
Conclusão:
Não adianta.
Não invista no motor original, use-o.
Quando ele faltar, compre outro.
Um AP 2.0 (o que farei no meu caso pois uso GNV) ou um outro motor 2.0 (do Astra, Vectra, etc) mas o AP têm kit consagrado no mercado (Rogerio Bacelar por exemplo) e é o motor que 10 entre 10 jipeiros está optando em usar na troca do original.
Como disse o Marcio, o Niva hoje é meu hobby - meus aeromodelos estão parados desde que virei "jipeiro" - Pois ele me leva pelo Brasil a fora, faço passeios como este final de semana que conhecemos Marmelópolis-MG, com trilhas maravilhosas e retornaremos neste final de semana (18 e 19/04) que será o festival do pinhão e Marmelo em Marmelópolis - Convido a todos.
Faremos uma trilha de Passa Quatro a Marmelópolis pelo pico do Itaguaré e também de Marmelópolis a Maria da Fé. O lugar é lindíssimo, com florestas de Araucárias - poderá subir pela trilha do pico do Marins (como fizemos este final de semana). Estaremos lá com o pedalinho! hehehe digo, o Boris III.

Maurício, infelizmente, sou obrigado a discordar de você. Se o comando não fez diferença, é porque algo está errado com o seu motor! Por experiência própria, sei que o comando SOBE pode apresentar problemas (eu tive, e, após duas tentativas de remanufatura do comando, acabei devolvendo o comando ao Jorge, com a ajuda do Gilberto, da Aerocar), enquanto o da Aerocar, ao menos pelo que sei, não apresenta problemas (eu estou no segundo comando Aerocar). Outro componente importantíssimo é o carburador. A diferença do comando Aerocar, em meu Niva 95, só começou a aparecer após a troca do carburador usado original por um novo (importado, original), a conselho do Gilberto, da Aerocar. Antes desta troca, mal se percebia a diferença.

Marmelópolis está "ressuscitando", com a reativação da fábrica de doces, que havia sido fechada (era da Peixe). É uma bela região, e realmente há muito para ver! Esta estrada de Passa Quatro a Marmelópolis não é a que passa por Cristina e pelo povoado Gorda?

Vocês subiram até o topo do pico dos Marins? É uma bela caminhada, e o visual lá de cima é fantástico! Pena que já está muito conhecido, portanto muito freqüentado. A pouca água que há por lá às vezes está suja, devido ao lixo que o pessoal joga nela, uma tristeza...

A foto anexa do pico dos Marins é beeeem antiga, é de Setembro/91, estive lá novamente em 2006, quando fiz a travessia Itaguaré-Marins, com alguns amigos. Travessia muito difícil, porém visuais fantásticos!

Mauricio Rossetto
14/04/2009, 09:23
Olá Girti, mas eu não discordo de você, aliás o que vc diz vêm a complementar os testes que eu fiz: É justamente a reunião de várias coisas que fazem a diferença, mexer somente na polia não faz diferença. Mas este é o problema: para que faça a diferença terá que trocar e trabalhar várias coisas. O kit aerocar completo é caro (troca até a bobina e carbura), mais a mão de obra experiente neste tipo de ajuste (o nosso meca da esquina já não serve pra isso) e uma coisa puxa outra.....
No meu caso, estava "brincando" com a polia, vendo o que se conseguia somente com ela. É claro que obtive diferença com o conjunto, pois trabalhei cabeçote e todo o mais somado. O que quero dizer é que hoje, se fosse fazer tudo novamente e de uma vez não faria, trocaria o motor de vez. Veja vc mesmo, quanta enchessão de saco pra acertar tudo isso, mas está em Sampa, é mais fácil, trocar o comando várias vezes, imagine agente que está longe... até o custo de telefone e sedex...o meca de interior fazendo isso... sinistro! hehehehehe
Agora instalar o kit Bacellar e um AP "todo mundo" faz... é prugui-end-prei tabajara.

Mauricio Rossetto
14/04/2009, 09:39
Girti,

fizemos também o Marins em 2006 com um grupo de montanhismo de Sampa, e foi muito bacana.
Puxa! Vocês acamparam lá!
Vejam na foto 002 vc chega com o jipe acima das nuvens.
Infelizmente enchemos uma sacola com lixo e vidro, é verdade, e vimos várias pichações. Uma pena.
A travessia pretendemos fazer e acho que nesta temporada vai dar, já que estamos esmiuçando a região....

Mauricio Rossetto
14/04/2009, 09:48
Mais fotos de lá.....saudade!

jarsrx
14/04/2009, 10:11
belas fotos,há coisas que nem o credcard paga

Girti
15/04/2009, 00:42
Girti,

fizemos também o Marins em 2006 com um grupo de montanhismo de Sampa, e foi muito bacana.
Puxa! Vocês acamparam lá!
Vejam na foto 002 vc chega com o jipe acima das nuvens.
Infelizmente enchemos uma sacola com lixo e vidro, é verdade, e vimos várias pichações. Uma pena.
A travessia pretendemos fazer e acho que nesta temporada vai dar, já que estamos esmiuçando a região....

A foto 2 deve ser do Morro Careca. Hoje não é mais permitido subir até lá, os carros devem ficar mais para baixo, próximo ao bar/restaurante que lá existe.

A travessia não é fácil, requer bom preparo físico, bom equipamento e - importantíssimo - experiência (ao menos um dos participantes deve ter grande experiência em caminhadas deste tipo)! Não se arrisquem a fazer a travessia sem estes três requisitos, é roubada na certa!
Se forem fazer a travessia, recomendo fazê-la no sentido Itaguaré-Marins, é mais fácil, pois há uma passagem de escalada na qual, caso optem pelo sentido Marins-Itaguaré, as coisas poderão se complicar. Isto porque, no sentido Itaguaré-Marins, ela é feita em subida mas, no sentido inverso, é uma tenebrosa e assustadora descida! Em nenhum dos sentidos ela é fácil, mas é muito mais assustador :shock: olhar para baixo e ver aquela pirambeira do que olhar para cima e ver algumas pedras!

Girti
15/04/2009, 00:49
Olá Girti, mas eu não discordo de você, aliás o que vc diz vêm a complementar os testes que eu fiz: É justamente a reunião de várias coisas que fazem a diferença, mexer somente na polia não faz diferença. Mas este é o problema: para que faça a diferença terá que trocar e trabalhar várias coisas. O kit aerocar completo é caro (troca até a bobina e carbura), mais a mão de obra experiente neste tipo de ajuste (o nosso meca da esquina já não serve pra isso) e uma coisa puxa outra.....
No meu caso, estava "brincando" com a polia, vendo o que se conseguia somente com ela. É claro que obtive diferença com o conjunto, pois trabalhei cabeçote e todo o mais somado. O que quero dizer é que hoje, se fosse fazer tudo novamente e de uma vez não faria, trocaria o motor de vez. Veja vc mesmo, quanta enchessão de saco pra acertar tudo isso, mas está em Sampa, é mais fácil, trocar o comando várias vezes, imagine agente que está longe... até o custo de telefone e sedex...o meca de interior fazendo isso... sinistro! hehehehehe
Agora instalar o kit Bacellar e um AP "todo mundo" faz... é prugui-end-prei tabajara.

Não há necessidade de instalar o kit Aerocar completo, incluindo bobina e carburador, o comando e a polia já melhoram muito o desempenho do motor Lada. Quanto à instalação deste kit, se o mecânico da esquina não conseguir instalar, é melhor procurar o mecânico da outra esquina :mrgreen:, porque é muito fácil instalar este kit, acho que até eu conseguiria fazê-lo!

Não se iluda achando que, com o motor AP instalado, tudo será mais fácil. Há certos serviços (troca de embreagem é um deles, se não me engano) que, com o motor AP, se tornam muito mais complicados do que com o motor original, devido às dificuldades de acesso. Chega a ser necessário retirar o motor! :putz:
Isto sem contar que, se o kit para uso do motor AP não for corretamente instalado, os problemas estarão garantidos!

BACALHAU
16/04/2009, 00:54
Girti,

fizemos também o Marins em 2006 com um grupo de montanhismo de Sampa, e foi muito bacana.
Puxa! Vocês acamparam lá!
Vejam na foto 002 vc chega com o jipe acima das nuvens.
Infelizmente enchemos uma sacola com lixo e vidro, é verdade, e vimos várias pichações. Uma pena.
A travessia pretendemos fazer e acho que nesta temporada vai dar, já que estamos esmiuçando a região....

Entre o lixo que você colocou na sacola, você deveria ter colocado essa placa que descreve a qualidade da água, pois além do "mal" uso pelos frequentadores, está o MAU uso da língua portuguesa. E olha que teoricamente foi escrita por uma Universidade Federal. :twisted:
...Ou isso foi uma das "pichações" a que você se referiu? :mrgreen:

HMoura
16/04/2009, 15:02
Meus Camaradas,
insatisfeito com a performance do Boris III nas estradas cheguei até a colocar os pistões do Tempra em um motor que eu tinha guardado, mas continuava amarrado, não era o que eu esperava.
Então peguei novamente o motor 1.6 originalzinho, coloquei o cabeçote rebaixado em 0,7mm e o comando/polia Aerocar(SOBE) na posição D. Minha gente, agora ando a Dutra em 100/110 Km/h o tempo todo, e o danado está andando no GNV praticamente igual a gasolina. De Itatiaia a São Paulo só tiro da quinta marcha pra quarta em duas subidas que antes no GNV fazia em terceira. Agora sim estou mais satisfeito.


Mauricio,

Coloquei o kit completo da aerocar. Em marcha baixa, tá o bicho. De 1a. ou 2a. sobe até parede ensebada:twisted:; mas na estrada não chega a 90km e não passa de 3000rpm:oops:.

voce tem mais dados sobre a regulagem (como fazer, pontos de verificação, etc)? Tinha esse material impresso mas perdi e o mecanico que instalou disse não saber dessa regulagem. Deixou do jeito que tava. Queria verificar em que ponto está a regulagem do yellow.

Grato por qq ajuda que vc puder me dar.

Hernor

Girti
16/04/2009, 15:38
Mauricio,

Coloquei o kit completo da aerocar. Em marcha baixa, tá o bicho. De 1a. ou 2a. sobe até parede ensebada:twisted:; mas na estrada não chega a 90km e não passa de 3000rpm:oops:.

voce tem mais dados sobre a regulagem (como fazer, pontos de verificação, etc)? Tinha esse material impresso mas perdi e o mecanico que instalou disse não saber dessa regulagem. Deixou do jeito que tava. Queria verificar em que ponto está a regulagem do yellow.

Grato por qq ajuda que vc puder me dar.

Hernor

Hernor, entre em contato com o Gilberto, da Aerocar, ele lhe dará toda a ajuda possível. O endereço é aerocar@aerocar.com.br

Mas posso me adiantar, perguntando: o seu mecânico alterou a abertura de válvulas original do Niva para 30 (admissão) e 40 (escape)? E o ponto de ignição, foi adiantado de + - 1 para cerca de 12-14 graus?
.

HMoura
16/04/2009, 16:38
Gil,

Lendo com calma os paginas do topico, achei o manual de instalação:oops::oops::oops:. Vou imprimir e levar até o mecanico no feriado de quinta-feira.
Ele não lembra em que ponto está a polia:parede:, mas adiantou que com aberturas tão grandes o motor vai ficar batendo tucho, por isso elas estão maiores que o original; mas não tanto:discordo:. Quanto ao ponto, ele foi adiantado sim. Vamos revisar isso tambem.

[]

Girti
17/04/2009, 00:34
Gil,

Lendo com calma os paginas do topico, achei o manual de instalação:oops::oops::oops:. Vou imprimir e levar até o mecanico no feriado de quinta-feira.
Ele não lembra em que ponto está a polia:parede:, mas adiantou que com aberturas tão grandes o motor vai ficar batendo tucho, por isso elas estão maiores que o original; mas não tanto:discordo:. Quanto ao ponto, ele foi adiantado sim. Vamos revisar isso tambem.

[]

Peço que seu mecânico me desculpe, mas estas são as aberturas "oficiais" para o comando Aerocar. Portanto, se você quiser o comando funcionando como deve, é melhor seguir o manual de instalação.

Quanto ao ponto em que está a polia, isto vale para os comandos mais antigos, que tinham 4 posições de polia. Os mais recentes (o que deve ser o caso do seu) têm apenas uma posição de polia (que corresponde à posição B das polias mais antigas). Segundo o Gilberto, da Aerocar, isto se deve ao fato de ele ter tido inúmeros problemas com pessoas que se atrapalhavam com esta maior variedade de posições. Ou seja, o seu kit deve ter uma polia de apenas uma posição.

wltreis
18/04/2009, 00:40
GALERA NÃO CONHEÇO O KIT AEROCAR, MAS ANDEI EM UM NIVA AQUI EM JF QUE FOI REPOTENCIALIZADO PARA 1.7 OU 1.8 ~, O DONO NÃO SABE AO CERTO, O CARRO FICOU EXCELENTE,FAZ 7KM NO ALCOOL DE MÉDIA E SOBE MUITO BEM ALÉM DE DESENVOLVER MAS RAPIDO, TEM QUE SE COLOCAR QUE O CARRO É SEMI NOVO, TODO ARRUMADO E REVISADO, A CAOA PUDIA TIRAR FOTOS E DIZER QUE É O PRIMEIRO ZERO DA NOVA REMESSA.:parede::parede::parede:

HMoura
14/05/2009, 14:45
Peço que seu mecânico me desculpe, mas estas são as aberturas "oficiais" para o comando Aerocar. Portanto, se você quiser o comando funcionando como deve, é melhor seguir o manual de instalação.

Quanto ao ponto em que está a polia, isto vale para os comandos mais antigos, que tinham 4 posições de polia. Os mais recentes (o que deve ser o caso do seu) têm apenas uma posição de polia (que corresponde à posição B das polias mais antigas). Segundo o Gilberto, da Aerocar, isto se deve ao fato de ele ter tido inúmeros problemas com pessoas que se atrapalhavam com esta maior variedade de posições. Ou seja, o seu kit deve ter uma polia de apenas uma posição.


Voce está certo. Minha polia so tem um furo. ajustamos as aberturas como manda o figurino e ajustamos o avanço. Não mudou P.N.:parede: Tirei a media de estrada e deu 6,5 Km/l.:cry:
Tem uma msgm com o telefone do cara da Aerocar. vou ligar e conversar com ele. talvez ele possa ajudar. No mais o carro tá blz.:dance: Vou focar agora na instalação do isolador de baterias. primeiro tenho que conseguir um alternador forte.

[]

Girti
14/05/2009, 16:26
Voce está certo. Minha polia so tem um furo. ajustamos as aberturas como manda o figurino e ajustamos o avanço. Não mudou P.N.:parede: Tirei a media de estrada e deu 6,5 Km/l.:cry:
Tem uma msgm com o telefone do cara da Aerocar. vou ligar e conversar com ele. talvez ele possa ajudar. No mais o carro tá blz.:dance: Vou focar agora na instalação do isolador de baterias. primeiro tenho que conseguir um alternador forte.

[]

O Gilberto raramente atende aos telefonemas, está sempre bastante ocupado. Tente ligar logo cedo, às 8:00, ou no final da tarde.
O mais garantido é escrever um e-mail para ele (aerocar@aerocar.com.br), que responderá com certeza!

Flugêncio
14/05/2009, 21:12
Voce está certo. Minha polia so tem um furo. ajustamos as aberturas como manda o figurino e ajustamos o avanço. Não mudou P.N.:parede: Tirei a media de estrada e deu 6,5 Km/l.:cry:
Tem uma msgm com o telefone do cara da Aerocar. vou ligar e conversar com ele. talvez ele possa ajudar. No mais o carro tá blz.:dance: Vou focar agora na instalação do isolador de baterias. primeiro tenho que conseguir um alternador forte.

[]

Hmoura,

A priori, vc comprou seu niva onde?

HMoura
27/05/2009, 16:22
Hmoura,

A priori, vc comprou seu niva onde?

Flugêncio,

comprei o niva do Gadelha, que comprou de um amigo (a quem conheci, mas me fugiu o nome). Era conhecido como "bombeirinho" no encontro da rua ceará. depois que reformei, encontrei com os dois na nossa primeira participação lá na pç da bandeira.

Então, até que me provem em contrario, essa é uma caracteristica intrinseca do carro; e ponto final. Vou fazer a expedição estrada real em julho e vou preparar o carro para tal.

[]

Gustavo Niva
02/06/2009, 17:25
Flugêncio,

comprei o niva do Gadelha, que comprou de um amigo (a quem conheci, mas me fugiu o nome). Era conhecido como "bombeirinho" no encontro da rua ceará. depois que reformei, encontrei com os dois na nossa primeira participação lá na pç da bandeira.

Então, até que me provem em contrario, essa é uma caracteristica intrinseca do carro; e ponto final. Vou fazer a expedição estrada real em julho e vou preparar o carro para tal.

[]O amigo é o Léo, e o outro, a menos que tenha sido rebaixado, é o bombeirão :mrgreen:

Não sei dessa de "característica intrísseca do carro", se tá estranho dá pra ajeitar... e, antes de pensar em comando, etc, acho que vale a pena ver essas pendências...

[]s,
Gustavo.

micross
24/09/2009, 20:42
Pessoal, sou novo aqui no forum e já gostaria de tirar uma dúvida.

Acabei de comprar um Niva 91, o carro foi um achado, muuuuito conservado.
Pelo que vi aqui no forum, ele tá andando bem, mantem 100km/h fácil, chegando a 110 e até 120km/h. Não sou de forçar muito, mas se pisar fundo até passa disso.

Agora vem a dúvida: COMO SABER SE MEU NIVA TEM COMANDO AEROCAR?

O antigo proprietário não sabe e eu não consegui localizar o anterior.

Girti
24/09/2009, 22:05
Pessoal, sou novo aqui no forum e já gostaria de tirar uma dúvida.

Acabei de comprar um Niva 91, o carro foi um achado, muuuuito conservado.
Pelo que vi aqui no forum, ele tá andando bem, mantem 100km/h fácil, chegando a 110 e até 120km/h. Não sou de forçar muito, mas se pisar fundo até passa disso.

Agora vem a dúvida: COMO SABER SE MEU NIVA TEM COMANDO AEROCAR?

O antigo proprietário não sabe e eu não consegui localizar o anterior.

Acredito que a única forma segura é abrir a tampa do cabeçote e verificar o comando, que deve ter alguma marca que o caracterize. Mas há uma forma "meio segura", que é verificar quais as folgas das válvulas. Como as folgas utilizadas nos motores originais são bem menores do que as utilizadas nos motores com comando de válvulas da Aerocar, talvez dê para descobrir. Mas, repito, é um modo apenas "meio seguro"!

micross
25/09/2009, 07:39
Como não conheço o comando original do Niva e nem o Aerocar, não quero abrir a tampa sem ter certeza da diferença.

Alguém sabe se existe algum tipo de marca que possa diferenciar os dois?

valeu

emtsuhako
25/09/2009, 08:28
Como não conheço o comando original do Niva e nem o Aerocar, não quero abrir a tampa sem ter certeza da diferença.

Alguém sabe se existe algum tipo de marca que possa diferenciar os dois?

valeu

Meu mecânico reconhece, na maioria das vezes, pelo barulho do motor. Com o comando Aerocar, segundo ele, fica mais barulhento.

micross
25/09/2009, 09:03
Será que ele consegue reconhecer pelo telefone?? hahaha

Mauricio Rossetto
25/09/2009, 21:53
Camarada, o reconhecimento da polia realmente deverá ser feito com a abertura da tampa. Fiz alguns testes com a polia SOBE/Aerocar e como o motor do Niva é espartano demais usei também a polia original, que pintei para fazer mais testes. avançar 2 graus no motor do Niva com corrente e folgas mil não é nada, e cheguei a adiantar um dente de sacanagem (9 graus heheheh). Sabe o que aconteceu? continuou a mesma coisa: um pedalinho hehehe
Putz não achei fotos da polia SOBE/Aerocar, mas é a original com mais 4 furos hehehehe e letras A,B,C e D. Uso atualmente na D.

jiper
26/09/2009, 12:11
A Aerocar não manda mais polias com multiplos furos. Só vem com um único furo. Pelo menos foi assim q mandaram o meu ha 3 anos atras.
No olho não da pra ver se o comando é aerocar ou não...pelo barulho...DUVIDO!!!.
Altera pouca coisa no rendimento do motor, quase nada.
Tem q fazer toda uma mudança, como ignição eletronica, carburador melhor, e de preferencia rebaixar um pouco o cabeçote, aumentar os pistões.
Uma ação só não muda NADA no motor do niva.

Girti
28/09/2009, 11:56
Meu mecânico reconhece, na maioria das vezes, pelo barulho do motor. Com o comando Aerocar, segundo ele, fica mais barulhento.

Edson, lamento contrariar o seu mecânico, mas isto não acontece sempre. De fato, devido à maior folga nas válvulas, o ruído do motor pode ficar mais alto, mas isto não ocorre sempre. No meu atual Niva, por exemplo, isto não aconteceu, enquanto no antigo houve uma pequena alteração.

Girti
28/09/2009, 12:11
A Aerocar não manda mais polias com multiplos furos. Só vem com um único furo. Pelo menos foi assim q mandaram o meu ha 3 anos atras.
No olho não da pra ver se o comando é aerocar ou não...pelo barulho...DUVIDO!!!.
Altera pouca coisa no rendimento do motor, quase nada.
Tem q fazer toda uma mudança, como ignição eletronica, carburador melhor, e de preferencia rebaixar um pouco o cabeçote, aumentar os pistões.
Uma ação só não muda NADA no motor do niva.

Graaaande Anderson, sou obrigado a discordar! Eu também não acreditava que um comando de válvulas, sem outra modificação (embora a alteração na folga das válvulas também seja relevante) pudesse fazer tanta diferença. Entretanto, após a instalação do comando da Aerocar no meu Niva anterior, fui obrigado a mudar de idéia, o comando fez muuuuuita diferença!

Acredito que muitos dos casos em que o comando não fez diferença se devem a outros problemas no carro. Eu mesmo fiquei desapontado quando instalei o comando no atual Niva, pois não senti diferença em relação ao comando original. Entretanto, como eu já havia tido a experiência com o Niva anterior, sabia que o comando devia melhorar o desempenho, portanto devia haver um motivo para que isto não acontecesse. Levei o carro até a Aerocar, e o Gilberto, após dar uma olhada no carburador, sentenciou: "com este carburador, não vai dar, ele está ruim, vai ser preciso trocar por um melhor!". Comprei e instalei o novo e o comportamento do Niva melhorou muuuuito, ele anda até melhor do que o Niva anterior, que já andava muito bem.

Anderson, você está convidado a experimentar o meu Niva, estou em Floripa, já lhe enviei uma mensagem pelo Orkut e, agora que tenho seu celular, posso ligar para você! :-D

emtsuhako
28/09/2009, 12:13
Edson, lamento contrariar o seu mecânico, mas isto não acontece sempre. De fato, devido à maior folga nas válvulas, o ruído do motor pode ficar mais alto, mas isto não ocorre sempre. No meu atual Niva, por exemplo, isto não aconteceu, enquanto no antigo houve uma pequena alteração.



Grande Gil! É como eu disse, na maioria das vezes ele reconhece, ou seja, nem sempre. Gil, acredita que esse comando f... meu motor? Quebrou uma das válvulas e se fundiu no cabeçote do cilindro, algo assim. O estrago foi feio a ponto do cabeçote ir pro saco. Espero que com a retífica para 1.7 ele fique zero bala!

Girti
28/09/2009, 12:17
Camarada, o reconhecimento da polia realmente deverá ser feito com a abertura da tampa. Fiz alguns testes com a polia SOBE/Aerocar e como o motor do Niva é espartano demais usei também a polia original, que pintei para fazer mais testes. avançar 2 graus no motor do Niva com corrente e folgas mil não é nada, e cheguei a adiantar um dente de sacanagem (9 graus heheheh). Sabe o que aconteceu? continuou a mesma coisa: um pedalinho hehehe
Putz não achei fotos da polia SOBE/Aerocar, mas é a original com mais 4 furos hehehehe e letras A,B,C e D. Uso atualmente na D.

Cuidado, os comando SOBE e Aerocar nem sempre são iguais!

Embora a SOBE forneça (fornecia?) os comando à Aerocar, nem sempre a precisão dos comandos é a mesma. Eu trabalhava próximo à SOBE e, quando comprei o atual Niva, resolvi mandar fazer o comando lá. Não ficou bom, após diversas tentativas de regulagem, pedi ao Wilson para desfazer a instalação, levei o comando à SOBE, ele foi refeito, resinstalado, e, mais uma vez, não ficou bom. Enfim, levei o comando à Aerocar, e lá foi constatado que ele estava fora de especificação. Devolvi-o à SOBE, comprei um comando na Aerocar, e tudo deu certo, desta vez.

Resumindo: se o comando foi comprado diretamente da SOBE, poderá (isto não acontece sempre!!!) estar fora das especificações, o que fará com que não funcione a contento.

Girti
28/09/2009, 12:27
Grande Gil! É como eu disse, na maioria das vezes ele reconhece, ou seja, nem sempre. Gil, acredita que esse comando f... meu motor? Quebrou uma das válvulas e se fundiu no cabeçote do cilindro, algo assim. O estrago foi feio a ponto do cabeçote ir pro saco. Espero que com a retífica para 1.7 ele fique zero bala!

O Gilberto sempre alerta os seus clientes de que o comando só deve ser instalado em motores que estejam em bom estado. Ele inclusive testa a compressão dos motores, para ver se não está fraca, caso em que ele recomenda fazer a retífica antes de instalar o comando. O Wilson faz o mesmo. Isto porque o comando aumenta consideravelmente a compressão dos pistões, e, caso o motor já esteja algo comprometido, poderá não suportar este aumento. Lembro-me de pelo menos um cliente do Wilson que, apesar de alertado pelo Wilson, insistiu em instalar o comando em um motor já fraco. Aconteceu o que tinha que acontecer, motor abriu o bico. Mas, depois de retificado, ficuo muito bom, segundo o próprio cliente do Wilson.

emtsuhako
28/09/2009, 12:50
O Gilberto sempre alerta os seus clientes de que o comando só deve ser instalado em motores que estejam em bom estado. Ele inclusive testa a compressão dos motores, para ver se não está fraca, caso em que ele recomenda fazer a retífica antes de instalar o comando. O Wilson faz o mesmo. Isto porque o comando aumenta consideravelmente a compressão dos pistões, e, caso o motor já esteja algo comprometido, poderá não suportar este aumento. Lembro-me de pelo menos um cliente do Wilson que, apesar de alertado pelo Wilson, insistiu em instalar o comando em um motor já fraco. Aconteceu o que tinha que acontecer, motor abriu o bico. Mas, depois de retificado, ficuo muito bom, segundo o próprio cliente do Wilson.



Gil, lembra que, há um tempo atrás, eu disse que meu motor parecia estar fraco? Pois é, parece que o comando acabou confirmando minha impressão. Meu mecânico havia alertado sobre isso tb, mas não dei ouvidos a ele... :oops:

Ele sempre insistia para que eu retificasse o motor, agora ele deve star feliz... :evil:

E o meu bolso, ó... :shock:

Girti
28/09/2009, 13:43
Gil, lembra que, há um tempo atrás, eu disse que meu motor parecia estar fraco? Pois é, parece que o comando acabou confirmando minha impressão. Meu mecânico havia alertado sobre isso tb, mas não dei ouvidos a ele... :oops:

Ele sempre insistia para que eu retificasse o motor, agora ele deve star feliz... :evil:

E o meu bolso, ó... :shock:

Mas, se o serviço de retífica for bem feito (como vai ser a mudança para 1.7? Pistões originais? Fusca? Chevette? Fiat?), você terá sossego e bom desempenho por muito tempo, certo? :-D

Mauricio Rossetto
03/10/2009, 20:30
Eis a polia:

Mauricio Rossetto
03/10/2009, 20:36
Hoje só fazem um furo? Com um furo significa que você escolhe mais torque ou mais final e eles fazem o furo? pô sacanagem. vou fazer um gabarito e posto aqui pra todo mundo furar em casa, quantos furos quiser! heheheh depois usa a polia como peneira heheheh

Afajoses
03/10/2009, 21:30
Mandei um email para a areocar me passaram o valor de 970,00 mas o frete alem do custo de instalação ( no total uns 1600,00 ? talvez ), será que com esse valor não teria uma opção melhor ?

Flugêncio
03/10/2009, 21:46
Mandei um email para a areocar me passaram o valor de 970,00 mas o frete alem do custo de instalação ( no total uns 1600,00 ? talvez ), será que com esse valor não teria uma opção melhor ?

Tem sim.
Aumentar a cilindrada, rebaixar o cabeçote, melhorar a ignição e...

Girti
04/10/2009, 10:58
Hoje só fazem um furo? Com um furo significa que você escolhe mais torque ou mais final e eles fazem o furo? pô sacanagem. vou fazer um gabarito e posto aqui pra todo mundo furar em casa, quantos furos quiser! heheheh depois usa a polia como peneira heheheh

O Gilberto me explicou o porque desta alteração. Segundo ele, a maioria dos que compravam o kit se atrapalhava com os furos, e acabava instalando o kit de forma errada. Isto ocasionou vários problemas, o que fez com que o Gilberto resolvesse deixar apenas um furo, o mais utilizado, o da posição B (+ torque, - velocidade final), se eu não me engano. Mas acredito que, se isto for solicitado, ele poderá fornecer a polia com todos os furos.

Girti
04/10/2009, 11:02
Mandei um email para a areocar me passaram o valor de 970,00 mas o frete alem do custo de instalação ( no total uns 1600,00 ? talvez ), será que com esse valor não teria uma opção melhor ?

Este deve ser o preço do kit completo, incluindo, além do comando e da polia, a bobina, os cabos de vela e as velas (veja na foto do site a foto do kit completo). Se você comprar apenas o comando e a polia, sai bem mais barato! A instalação poderá ser feita por qualquer mecânico competente de confiança.

Afajoses
04/10/2009, 16:02
Girti,

Vou verificar com eles, pois na verdade o email ! foi só isso sem maiores explicações...

fsoaresi
28/12/2009, 19:40
Pessoal,
Procurei em vários tópicos algo sobre um Niva que não passava de ?km/h, mas, não encontrei, por isto postarei aqui já que o meu tem o Aerocar.
Tive que trocar o chicote do meu Niva que morreu em duas ocasiões (contato) e o mecanico aproveitou e trocou as velas, peguei o bicho na sexta e agora o mecanico só abre no dia 4JAN2010, para minha supresa agora o meu Niva passa dos 60Km com dificuldade (com giro acima dos 3.500) e não era assim. Não devo precisar dele para viajar, e vou andar pouco, mas, queria resolver logo e não correr risco de causar outro problema. Pensei até que seria a reduzida engatada por engano,.... mas, acho que pode ser algo relacionado com a troca da vela. Será? Alguém sabe o que devo checar e mudar?

Abs

Girti
28/12/2009, 19:47
Pessoal,
Procurei em vários tópicos algo sobre um Niva que não passava de ?km/h, mas, não encontrei, por isto postarei aqui já que o meu tem o Aerocar.
Tive que trocar o chicote do meu Niva que morreu em duas ocasiões (contato) e o mecanico aproveitou e trocou as velas, peguei o bicho na sexta e agora o mecanico só abre no dia 4JAN2010, para minha supresa agora o meu Niva passa dos 60Km com dificuldade (com giro acima dos 3.500) e não era assim. Não devo precisar dele para viajar, e vou andar pouco, mas, queria resolver logo e não correr risco de causar outro problema. Pensei até que seria a reduzida engatada por engano,.... mas, acho que pode ser algo relacionado com a troca da vela. Será? Alguém sabe o que devo checar e mudar?

Abs

Será que o seu mecânico não mexeu no ponto de ignição do seu Niva, deixando-o desregulado? E as velas, são as corretas (as mesmas do Fiat Uno)? Estão com a folga correta? Será que não há algum cabo de vela desconectado ou deixando fugir corrente (o motor falha e fica fraco)?

O motor está "estourando" (pequenas explosões)? Se estiver, há a hipótese de haver cabos de vela invertidos.

Quem sabe algum dos niveiros do Rio não pode lhe indicar um mecânico que esteja atendendo, durante estes próximos dias? Sei que o Wilson, aqui em São Paulo, está atendendo, mas acho que não vai valer a pena rodar 800 Km só para ver isto... :mrgreen:

Flugêncio
28/12/2009, 19:49
Pessoal,
Procurei em vários tópicos algo sobre um Niva que não passava de ?km/h, mas, não encontrei, por isto postarei aqui já que o meu tem o Aerocar.
Tive que trocar o chicote do meu Niva que morreu em duas ocasiões (contato) e o mecanico aproveitou e trocou as velas, peguei o bicho na sexta e agora o mecanico só abre no dia 4JAN2010, para minha supresa agora o meu Niva passa dos 60Km com dificuldade (com giro acima dos 3.500) e não era assim. Não devo precisar dele para viajar, e vou andar pouco, mas, queria resolver logo e não correr risco de causar outro problema. Pensei até que seria a reduzida engatada por engano,.... mas, acho que pode ser algo relacionado com a troca da vela. Será? Alguém sabe o que devo checar e mudar?

Abs

Duas alternativas: ponto de ignição ou mistura ar/combustível.

mauricio_silva
28/12/2009, 20:10
Pessoal,
Procurei em vários tópicos algo sobre um Niva que não passava de ?km/h, mas, não encontrei, por isto postarei aqui já que o meu tem o Aerocar.
Tive que trocar o chicote do meu Niva que morreu em duas ocasiões (contato) e o mecanico aproveitou e trocou as velas, peguei o bicho na sexta e agora o mecanico só abre no dia 4JAN2010, para minha supresa agora o meu Niva passa dos 60Km com dificuldade (com giro acima dos 3.500) e não era assim. Não devo precisar dele para viajar, e vou andar pouco, mas, queria resolver logo e não correr risco de causar outro problema. Pensei até que seria a reduzida engatada por engano,.... mas, acho que pode ser algo relacionado com a troca da vela. Será? Alguém sabe o que devo checar e mudar?

Abs

Hum:pensativo:!!!

Verifique se todas as velas estão funcionando (i.e., recebendo tensão para centelha). Parece que o seu Niva está funcionando com apenas três cilindros. Pode ser problema no encaixe do conector (na vela ou no distribuidor) ou uma das velas pode estar danificada (trincada) por sobre-aperto (atarrachar a vela forçando demais; erro comum, infelizmente...:().
Verifique se há tensão nos cabos de vela (centelha entre o conector e o massa). E se esta tensão está chegando as velas (encaixe dos conectores).
Gil, não acho que tenha havido inversão de conectores. Eu fiz esta merd... besteira no meu Niva e ele não andava (nem a 60 km/h, como no relato).
Acho que é por ai.
Maurício (Tche).

Girti
28/12/2009, 20:12
Gil, não acho que tenha havido inversão de conectores. Eu fiz esta merd... besteira no meu Niva e ele não andava (nem a 60 km/h, como no relato).
Acho que é por ai.
Maurício (Tche).

Concordo com você, mas eu quis cobrir todas as hipóteses das quais me lembrava! :concordo:

Ricardo Passoni
28/12/2009, 20:16
Por experiencia propria deve estar atrasado e muito digo isso , pq qdo tive um Niva ele não andava de jeito algum, como o pé no fundo e na descida so chegava ate 80km h e olhe lá , da uma verificada em todas as polias , e veja se estão no ponto
Abraços

mauricio_silva
28/12/2009, 20:17
Concordo com você, mas eu quis cobrir todas as hipóteses das quais me lembrava! :concordo:


Verdade:concordo:! Melhor testar uma opção a mais que uma a menos...:parede:
Abração!!!
Maurício (Tche)

fsoaresi
28/12/2009, 20:36
Vlw, galera, quando estamos com o problema ficamos mais cegos e burros é sempre bom ouvir. Vou começar pelas mais simples. Dar uma olhada na conexão das velas, acho que elas não estão com problema, são novas. Só não sei se são as corretas, isto tinha me passado pela cabeça (quais seriam as corretas?). Isto pode ser o problema?
Ricardo, se eu pisar fundo, acho até que ele passa dos 80Km, só que o giro vai pro K7, não vou arriscar testar isto.
Como vejo o ponto de ignição? A mistura ar/combustíbel é só girar o carburador? Ele sempre esteve meio acelerado.
Gil, ir para SP nele nesta velocidade passarei o Revellion em Cruzeiro, rsrs, acaba que é mais rápido esperar o mecanico, rsrs
Só pensei em resolver por agora por receio de ser algo mais sério (mas, a probabilidade é pequena) e pq é chato pacas ficar andando muito devagar.

mauricio_silva
28/12/2009, 20:45
Vlw, galera, quando estamos com o problema ficamos mais cegos e burros é sempre bom ouvir. Vou começar pelas mais simples. Dar uma olhada na conexão das velas, acho que elas não estão com problema, são novas. Só não sei se são as corretas, isto tinha me passado pela cabeça (quais seriam as corretas?). Isto pode ser o problema?
Ricardo, se eu pisar fundo, acho até que ele passa dos 80Km, só que o giro vai pro K7, não vou arriscar testar isto.
Como vejo o ponto de ignição? A mistura ar/combustíbel é só girar o carburador? Ele sempre esteve meio acelerado.
Gil, ir para SP nele nesta velocidade passarei o Revellion em Cruzeiro, rsrs, acaba que é mais rápido esperar o mecanico, rsrs
Só pensei em resolver por agora por receio de ser algo mais sério (mas, a probabilidade é pequena) e pq é chato pacas ficar andando muito devagar.

Bom, para acertar o ponto, tem de ajustar a corrente do comando de válvulas. Não adianta mexer no carburador. Melhor deixar para um mecânico fazer...

mauricio_silva
28/12/2009, 20:51
Se você trocou os cabos de vela e as velas, é bem provável que o mecânico tenha ajustado o ponto do carro (a não ser que ele seja muito ruim de serviço...).
Como o Gil escreveu, as velas são adequadas.
Os cabos de vela são novos, não deveriam ter conectores ruins.
Eu apostaria em mal contato no distribuidor (para um ou mais cilindros) ou numa vela danificada. Não acho (ACHO) que seja nada muito grave não...
Abraços.
Maurício (Tche)

Girti
28/12/2009, 21:12
Se você trocou os cabos de vela e as velas, é bem provável que o mecânico tenha ajustado o ponto do carro (a não ser que ele seja muito ruim de serviço...).
Como o Gil escreveu, as velas são adequadas.
Os cabos de vela são novos, não deveriam ter conectores ruins.
Eu apostaria em mal contato no distribuidor (para um ou mais cilindros) ou numa vela danificada. Não acho (ACHO) que seja nada muito grave não...
Abraços.
Maurício (Tche)

:discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo:

Eu não escrevi que as velas são adequadas! :shock: :discordo: :discordo: :discordo: Eu escrevi que as velas poderiam ser a origem do problemas, se não fossem as corretas, que são as mesmas do Fiat Uno. Repetindo:

" E as velas, são as corretas (as mesmas do Fiat Uno)?"

mauricio_silva
28/12/2009, 21:22
:discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo:

Eu não escrevi que as velas são adequadas! :shock: :discordo: :discordo: :discordo: Eu escrevi que as velas poderiam ser a origem do problemas, se não fossem as corretas, que são as mesmas do Fiat Uno. Repetindo:

" E as velas, são as corretas (as mesmas do Fiat Uno)?"



Ops!!!:putz:
Interpretei a sua mensagem erradamente, Gil :oops:!!!
Bom, supondo que as velas colocadas sejam as mesmas do Fiat Uno, então não deveriam ser elas o problema, correto?
Em sendo este o caso, (colocação correta das velas) se elas não apresentarem problemas de fabricação/instalação não devem ser elas a fonte do problema.
[]s.

Maurício (Tche)
"Ler com calma e prestar atenção no que escreve, é fundamental!"

Girti
28/12/2009, 21:43
Ops!!!:putz:
Interpretei a sua mensagem erradamente, Gil :oops:!!!
Bom, supondo que as velas colocadas sejam as mesmas do Fiat Uno, então não deveriam ser elas o problema, correto?
Em sendo este o caso, (colocação correta das velas) se elas não apresentarem problemas de fabricação/instalação não devem ser elas a fonte do problema.
[]s.

Maurício (Tche)
"Ler com calma e prestar atenção no que escreve, é fundamental!"

Não só colocação das velas, mas também o ajuste das folgas. Já me aconteceu de deixar cair uma vela, ao instalar a mesma, e não perceber que, devido à queda da vela, a folga do eletrodo mudou, ficando quase totalmente fechada, o que, é claro, ocasionou mau funcionamento daquela vela. Felizmente, ao retirar novamente a vela para exame, percebi o que havia acontecido, ajustei novamente a folga, e tudo funcionou a contento.

Gustavo Niva
28/12/2009, 22:30
...agora o meu Niva passa dos 60Km com dificuldade (com giro acima dos 3.500) e não era assim.Se isso for de 5a marcha, olha denovo a reduzida... se não, sei lá... :parede:

[]s,
Gustavo.

OBS: O freio de mão tá solto né??? :mrgreen: :twisted:

fsoaresi
29/12/2009, 01:48
Se isso for de 5a marcha, olha denovo a reduzida... se não, sei lá... :parede:

[]s,
Gustavo.

OBS: O freio de mão tá solto né??? :mrgreen: :twisted:

Tudo certo Gustavo? Não tenho conseguido aparecer no encontro, vou tentar ir no de janeiro, mas, vc adivinhou. Foi exatamente o que fiz depois de checar os cabos, velas,... quando estava vindo para casa, e resolvi verificar de novo a reduzida... Descobri o problema: ele estava entre o volante e o banco.
Bem, agora que tirei o "bode da sala", parece que esta correndo mais do que antes, rsrs
A reduzida engata super bem, acho que por deixar no mecanico um tempo devo ter desacostumado, ou ela estava mais dura mesmo no início por causa das semanas parado lá,... bem, muita desculpa, mas, problema solucionado.
Valeu pessoal.
Abs

Girti
29/12/2009, 21:41
Tudo certo Gustavo? Não tenho conseguido aparecer no encontro, vou tentar ir no de janeiro, mas, vc adivinhou. Foi exatamente o que fiz depois de checar os cabos, velas,... quando estava vindo para casa, e resolvi verificar de novo a reduzida... Descobri o problema: ele estava entre o volante e o banco.
Bem, agora que tirei o "bode da sala", parece que esta correndo mais do que antes, rsrs
A reduzida engata super bem, acho que por deixar no mecanico um tempo devo ter desacostumado, ou ela estava mais dura mesmo no início por causa das semanas parado lá,... bem, muita desculpa, mas, problema solucionado.
Valeu pessoal.
Abs

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu não acredito!!! Se eu contasse essa história, iam dizer que era mentira!

fsoaresi, não me leve a mal, mas acho que, depois dessa, o pessoal vai zoar com você por um bom tempo!!! :twisted: :twisted: :twisted:

mauricio_silva
29/12/2009, 21:51
Tudo certo Gustavo? Não tenho conseguido aparecer no encontro, vou tentar ir no de janeiro, mas, vc adivinhou. Foi exatamente o que fiz depois de checar os cabos, velas,... quando estava vindo para casa, e resolvi verificar de novo a reduzida... Descobri o problema: ele estava entre o volante e o banco.
Bem, agora que tirei o "bode da sala", parece que esta correndo mais do que antes, rsrs
A reduzida engata super bem, acho que por deixar no mecanico um tempo devo ter desacostumado, ou ela estava mais dura mesmo no início por causa das semanas parado lá,... bem, muita desculpa, mas, problema solucionado.
Valeu pessoal.
Abs

Quem nunca cometeu um erro com o Niva, que atire a primeira bomba de encher pneus original.:mrgreen:
No primeiro encontro nacional dos Camaradas do Niva, teve um dono do russinho que veio do Rio de Janeiro até Itamonte com a reduzida acionada. E também disse que o Niva dele não estava andando nada...:putz:
Faz parte, é assim que se aprende... :parede:
Mas, me perdoe: BRAÇÃO!!!!:lol::lol::lol:
[]s. E não tenha (muito) medo de perguntar o que quer que for.

Maurício (Tche)

Ricardo Passoni
29/12/2009, 21:57
Bom antes isso do que dizer que so acelerava e não andava ( Ponto morto da cx de transferencia) rs ,mas não fica chateado não , o melhor e rir e fazer amigos por aqui rs!
Abraços

fsoaresi
29/12/2009, 22:10
Gil, nem me fale.
Colaborou para isto estas duas semanas de 3 dias, e um monte de coisa para terminar em 2009, e ainda encaixei esta vistoria do Detran no meio que me deixou doido. Duas horas no sol torrando lá, deve ter colaborando para queimar o resto dos neurônios, rsrs
Valeu pessoal.