PDA

Ver Versão Completa : Preciso da opinião de quem tem ou teve um samurai

KINHO
12/09/2006, 07:32
Bom, um parente meu, ligou, perguntando a respeito do Samurai, eu nao tenho um conhecimento deste veiculo, entao resolvi postar aqui a duvida!

Na verdade, apareceu um Samurai Canvas, ano 94, motor 1.3, 49 mil KM por R$18 mil, este preço esta bom? Lembrando que é unico dono e nao fez trilha!

Meu primo quer utilizar ele em trilhas leve (10%) e mais para o dia dia (90%), entao pergunto:

O pouco que sei, o samurai é um otimo jipe nas trilhas, e na cidade? como é o seu comportamento?
Qual o consumo medio deste veiculo?
Vi que tem muitas peças dele que dá pra substituir por outras de veiculos nacionais, mas no caso de usar apenas peças originais, é facil de encontrar? e o preço é muito salgado?
Em relação a adaptação de motor AP, já existe kit? Qual o custo medio desta adaptação?
A mecanica do samurai é confiavel?
Este motor 1.3 aguenta para o uso dia dia, ou é melhor trocar por um AP?

Enfim, galera, o uso do veiculo vai ser mais pro dia dia, então deixem suas opinioes a respeito deste veiculo, para que eu possa, ajudar o meu primo!

Valeu!

Obrigado!

Ronaldo B.
12/09/2006, 07:48
18k não tá caro, mas pode dar uma chorada no preço porque barato também nao tá.

O meu samurai faz uma média de 7,5 km na cidade, apesar de não rodar com ele no dia a dia, mas está com pneus 3K, kit de redução, etc.. então original deve ficar em torno dos 9 a 10 km/l. Sendo 94 é com feixe de molas então não é dos mais confortáveis prá uso no asfalto, entre eixo curto, pula um pouco.
Quanto a peças nunca tive problemas, tenho um vectra e te diria que o preço das peças de manutenção de rotina é quase igual. Quanto a adaptar um motor AP, eu só faria isso se o motor original abrisse o bico, o que provavelmente vai levar muito tempo ainda prá acontecer se esse carro está com 49.0000 km porque cuidando bem esse motor dura muito.

Do resto, é só alegria porque o samuka é show de bola, como carro é um excelente jipe e como jipe é um excelente carro.

[]´s

luiztacco
12/09/2006, 08:36
KINHO
O Ronaldo falou tudo...
Tenho um Samurai 98 com molas helicoidais, e com certeza ele é um pouco mais confortável na cidade do que o de feixe. O meu está praticamente original só tem pneus BF 235/75-15 e a média dele está girando em torno de 9,68km/l na cidade, na estrada ainda não cheguei a fazer a média.
O motor do meu é o original 1.3 e ele da conta do recado direitinho.
Lembrando que é meu único carro.
E ainda não fiz trilha com ele.

MUTS
12/09/2006, 08:41
FALA AE KINHO!

Ja estou a 10 anos só de Samurai (o primeiro metal top e agora estou de conversível). É meu único carro... ja tive voyage, parati, opala e desde que adquiri o primeiro samuca fiquei apaixonado.... o carro é ótimo, aguenta o tranco LITERALMENTE!!... muito resistente, e baixa manutenção além de peças de fácil adaptação.... Viajo muito nos finais de semana, pois gosto de surfar, já fui pro nordeste e até trabalhei com ele uma época na rua.....
A única coisa que não tem é conforto e espaço...
Quanto ao motor, como disse o Ronaldo, só compensa substituir se o mesmo abrir o bico, pois o 1.3 não faz feio não!!!:discordo: (o meu já tá com 180.000 km e não queima uma gota de óleo)....

RECOMENDO!!!:palmas:

Patton
12/09/2006, 09:34
Eu acabei de comprar o meu e estou bem satisfeito, nao achei nada desconfortavel e nem senti falta de espaço, afinal antes eu so tinha um CJ-5 hehehe, entao pra mim o samurai eh uma barca hehehe.

mas pelo q senti ele eh um otimo carro, ate minha noiva conseguiu digirir na boa, só falta eu ver ele na lama como ele se comporta

KINHO
12/09/2006, 10:36
Galera!!!!

desse jeito vou acabar trocando o meu CJ5 por um samurai!!

Nao imaginava que ele fosse isto tudo que vcs acabaram de falar!!!!

Mas até agora só vi (li) vantagens! A unica desvantagem é o conforto!
Tem mais alguma coisa coisa de ruim nele?
Alguem pode dar alguma dica sobre o que olhar no veiculo antes de comprar?

No mais fico muito agradecido pela ajuda e opinioes da turma!

Obrigado!

Patton
12/09/2006, 10:40
Kinho,

eu precisei trocar pq minha noiva nao consegue dirigi-lo e precisava tb de um carro q pudesse usar no dia a dia mas nao queria parar de brincar na lama, entao achei a melhor solução o samurai.

Uma coisa q parei para pensar é que varias vezes vejo pessoas trocando CJ por samurai e eh raro ver a situação contraria.

e como eu disse no post acima, comparado ao cj o samurai tem espaço pra caramba e eh confortavel, agora comparando a outros carros vc sentirá diferença de espaço e conforto

Ronaldo B.
12/09/2006, 10:48
Galera!!!!

desse jeito vou acabar trocando o meu CJ5 por um samurai!!

Nao imaginava que ele fosse isto tudo que vcs acabaram de falar!!!!

Mas até agora só vi (li) vantagens! A unica desvantagem é o conforto!
Tem mais alguma coisa coisa de ruim nele?
Alguem pode dar alguma dica sobre o que olhar no veiculo antes de comprar?

No mais fico muito agradecido pela ajuda e opinioes da turma!

Obrigado!

Se pegar uma samuka em bom estado é só alegria...:dance:

Dá uma olhada no estado geral, motor, câmbio, transferencia, se não foi muito malhado em trilha, dá uma checada na parte de baixo, se não tá com diferencial roncando, resumindo, o básico de qualquer 4x4.

Quanto ao conforto, prá quem tá acostumado com CJ a unica coisa que incomoda as vezes é ter a porta quase colada no ombro, do resto, tranquilo.

[]´s

Daniel Engelbrecht
12/09/2006, 13:17
Tenho um samurai há mais de dois anos e posso dizer que na trilha ele não faz feio, pelo contrário. Mas na cidade é um pouco sofrível utilizá-lo. Eu não faço uso no dia-a-dia, mas fico imaginando que seria um pouco incômodo se fizesse, porque pula demais. Pula mais que CJ-5, Band etc. etc. Também é bem apertado. O Samurai vale a pena mesmo para quem faz trilha. :cool:
Para esse destino que se pretende dar (90% urbano), seria melhor um Vitara, apesar de um pouco mais caro.
Quanto ao preço, acho que está legal, o carro está com quilometragem baixa. Mas cuidado que o odômetro do Samurai só vai até 99.999; pode ser que esses 49 mil quilômetros sejam 149 mil, o que para um carro de 1994 é bem possível. O meu por exemplo é 94 e está com 130 mil quase.
Quanto à manutenção, não é das mais baratas, ou pelo menos não pode ser comparada a de um carro 1.0 ou de um CJ, mas também não é um absurdo, igual Land Rover ou outras marcas de importados. Mas uma das grandes vantagens do Samurai é poder utilizar peças substitutas nacionais em alguns casos. Se se fizer questão apenas de originias, aí fica um pouco caro às vezes. Tenho raiva até hoje do dia em que paguei, por inexperiência, R$ 200 num calço de motor original. :parede:

Essas são as minhas impressões. :concordo:

Joao Baeta
12/09/2006, 13:23
:arrow:Povo!
O meu Samurai é ano 1993 e está com 146.120km rodados.... Ainda original!!!
Motor está mt bom..... Mas o consumo faz 7km/l.... Pois o meu é td preparado para trilha! Faz +- 5km/l no meio do mato!!!!!!!!!
Ele é muito parrudo! Aguenta que tudo vier para frente! Cuidar sempre!
Absssssssssssssssssssssssssssssssssssss

diogoandre
12/09/2006, 15:43
:arrow:
Motor está mt bom..... Mas o consumo faz 7km/l.... Pois o meu é td preparado para trilha! Faz +- 5km/l no meio do mato!!!!!!!!!

tá ótimo o seu consumo João, mesmo todo preparado ainda faz mais que o meu GV 'quase' original....

Fio
12/09/2006, 18:51
Kinho,

o hodometro do samurai vai só até 99.999. Cuidado, porque é muito dificil um carro com 12 anos idade ter somente 49mil km...

Leve ao mecanico antes e ele vai com certeza flagrar se ele está ou não bem conservado.

[]´s

Felipe Marx
12/09/2006, 21:51
Suzuki Samurai é hoje o jipe de melhor Custo-Beneficio do mercado ...

Tenho o meu desde 2003, e comprei original ... hj ele está .. digamos ... um pouco diferente .. hehehehehe

Mesmo assim .. nao troco por nenhum outro !! Carro simplesmente Show !!

Felypenoob
12/09/2006, 22:49
O meu faz 10 =D

LeoGouveia
12/09/2006, 23:53
Pô, fico olhando esses tópicos e fico com água na boca.
Meu Samurai já está engatilhado, só estou esperando vender meu Celta pra realizar minha vontade...

[]s a todos!

KINHO
13/09/2006, 07:21
Kinho,

o hodometro do samurai vai só até 99.999. Cuidado, porque é muito dificil um carro com 12 anos idade ter somente 49mil km...

Leve ao mecanico antes e ele vai com certeza flagrar se ele está ou não bem conservado.

[]´s

Realmente é meio estranho esta quilometragem!!
12 anos = 4380 dias
Fazendo as contas dá uns 11 km rodado por dia!! Meio dificil!!!
Tenho uma picape corsa ano 99 hoje ela tá com 220 mil km (media 67km por dia)

KINHO
13/09/2006, 07:28
Meu Samurai já está engatilhado, só estou esperando vender meu Celta pra realizar minha vontade...

[]s a todos!

Meu carro do dia a dia já tá bem rodado, estava pensando em pegar uma Strada 1.4!

Mas já estou pensando na possibilidade de pegar um samurai!!

Rômulo Tanure Campos
13/09/2006, 10:53
Prezado
Tenho Samurai a 7 anos. Uso mais na cidade que para trilha (por falta de tempo). Sou fã incondicional do bichinho!
É um carro ágil e econômico (9 a 10 na cidade e 11 a 12 na estrada), obviamente dependendo do peso do pé!
Porem, não tem nada de confortável! Duro, apertado, dificil de entrar/sair (principalmente p/ passageiros de trás).
Sem problemas de manutenção, se v. tiver paciência de procurar peças alternativas (estamos aqui no Forum para ajudar).
Na trilha é fantastico. Leve, ótima dirigibilidade, robusto. Pode ir que ele agüenta. Falta apenas uns 25 a 30 cavalos no motor.
Tentei corrigir isso com uma turbina. Não deu certo! Fundiu!
Mas isso é outra história!

LeoGouveia
13/09/2006, 12:24
Meu carro do dia a dia já tá bem rodado, estava pensando em pegar uma Strada 1.4!

Mas já estou pensando na possibilidade de pegar um samurai!!
Eu estou trocando meu Celta pelo Samurai.
Vai ser meu carro do dia-a-dia mesmo. :dance:

Dureza e "falta de conforto" não são problemas pra mim... Antes do Celta tinha uma Marajó 84 e rodava com ela cerca de 100Km todo dia!

[]s

Sergio Henrique
13/09/2006, 14:28
Kinho,

Concordo com o que o pessoal disse sobre o polivalente, robusto e parrudo Samurai.
Realmente o carrinho (pelo menos no visual) é ótimo.
Tinha um CJ e a melhor coisa que fiz foi trocá-lo pelo japoneizinho.
Quanto ao conforto tenho uma dica: para conhecimento tenho 1,90m e peso +/- 107kg, e para ficar meis confortável coloquei um prolongueitor tabajara (que meu cunhado Ronaldo B. me deu) sob o banco do motorista e, com isso, levei o banco +/- 14 cm para trás.
Posso te garantir que para dirigir (com o prolongador) é tranquilo.
O meu é 95 - pneus 3K - kit redução - faz +/- 9,0 km/l na cidade e 10,5 na estrada.
Enfim, se comprar um Samurai dificilmente irá se arrepender.

[]'s

Felypenoob
13/09/2006, 19:47
Dureza e "falta de conforto" não são problemas pra mim... Antes do Celta tinha uma Marajó 84 e rodava com ela cerca de 100Km todo dia!

Nesse caso, meu chapa, eu acredito que vc vai se amarrar =D

Felypenoob
13/09/2006, 21:14

[]s a todos!

Sei como eh =D

Antes de comprar um jipe eu procurei informaçoes durante meses e, graças a deus, eu achei o forum =D

Eu ficava (e ainda fico, com certeza!) olhando os samurais preparados e os carros a venda e imaginando como eu arrumaria o meu samurai =D

Flavio Miranda
13/09/2006, 22:23
Kinho,

Um fator decisivo é quanto seu amigo pode gastar.
Pelos $ 18 mil um Samurai é uma excelente pedida. Também se consegue comprar um bom CJ bem equipado com este valor. Passa a ser questão de gosto...

Mas aí entra outros fatores que vc não mencionou...
Ele costuma viajar trechos acima de 300km e com mais de 2 pessoas ?
Ele é daqueles caras (como a maioria aqui do Forum, eu inclusive...) que compra um jipe e depois se apaixona pelo 4x4 e faz um monte de modificações para acompanhar o povo nas trilhas !?

A patroa dele vai dirigir bem o jipe ? Ela está mais para Patricinha ou para descolada ?

Resumindo :
a) se for para andar muito no asfalto e pouco em trilhas leves/passeios e viajar com 4 pessoas ou com relativa qtde de bagagem... investe um pouco mais e compra o Vitara que é uma excelente escolha. E tem alguns kits prontos no mercado off-road que vc pode deixar o Vitara muito bom para trilhas até médias...
b) se o cara vai rodar sozinho e gosta de aventura, a patroa tb topa a parada e não liga muito para conforto, não vão viajar longas distancias com frequencia e existe a possibilidade (ainda que minima) do cara vir a gostar de brejo, compra o Samuca. Principalmente até ano 95 que a suspensão é com feixes de mola e vc pode deixar ele pronto para QUALQUER trilha !

Sobre a mecanica, cuidado normal de qualquer carro. Qualquer mecanico de confiança pode te dar uma idéia do estado da viatura. Ou leva nas oficinas especializadas em 4x4 que o pessoal certamente te atenderá bem.
Detalhe do Samuca : come bastante embreagem. Principalmente se os pneus foram trocados por maiores, foi utilizado em trilhas ou o cara carregou muito peso. O custo do kit de embreagem é o mesmo de qualquer carro médio nacional.
Outro ponto a olhar é o assoalho, especialmente no pé do motorista. Costuma juntar agua ali e enferrujar.
Se o painel estiver meio solto ou fazendo barulho, não esquenta... os suportes de fixação são um lixo mesmo. Deixa soltar de vez para mexer...

Melhorando um pouco a frase do amigo Ronaldo: O Samurai é um excelente jipe. O Vitara é um bom carro com facilidades 4x4.

Com um Samuca 97 seminovo e original eu e um amigo, fomos e voltamos de SP a Floripa e a média foi de 13 km/l !!!!!!!!
Velocidade de cruzeiro 100km/h, na reta 120km/h e no limite 140 na descida.

Prá acabar... a procura por Samuca em bom estado hoje é grande. Mas negocia bem o preço para fazer uma boa compra.

O resto é só alegria e estar preparado para um novo estilo de vida e novas amizades...

[ ] s ex-nipônicos.

Felypenoob
13/09/2006, 23:11
Detalhe do Samuca : come bastante embreagem. Principalmente se os pneus foram trocados por maiores, foi utilizado em trilhas ou o cara carregou muito peso. O custo do kit de embreagem é o mesmo de qualquer carro médio nacional.

Eu tenho CERTEZA de que o kit custa beeeem mais do que o nacional :mrgreen:

Ou entao eu fui roubado por um mecanico de confiança :parede:

barantes
14/09/2006, 11:45
Eu ainda não fiz a média de consumo na cidade, mas trouxe meu samuca de Brasília há menos de um mês e ele fez 15 km/L na estrada.

Quanto ao conforto, também não é problema pra mim... to acostumado a andar com um corsinha 95 e to achando até gostoso pular um pouquinho no Samurai... deve ser a paixão do início do namoro com o jipe heheehehe

A única desvantagem que senti na pele até agora é pra botar gente no banco de trás... é um pouco descômodo.. mas dane-se! hehehe Quanto a viajar, se for com duas pessoas, dá pra virar o banco traseiro pra frente e o compartimento de trás vira um porta-malas até bom. Agora, isso que eu to falando é pro Metal Top, o Canvas eu não conheço.

[]s

LeoGouveia
14/09/2006, 11:54
Sei como eh =D

Antes de comprar um jipe eu procurei informaçoes durante meses e, graças a deus, eu achei o forum =D

Eu ficava (e ainda fico, com certeza!) olhando os samurais preparados e os carros a venda e imaginando como eu arrumaria o meu samurai =D
Rapaz, o pior é já ter o Samurai quase na mão (o dono está me esperando, pacientemente) e não poder pegá-lo por depender da venda do meu atual carro...

Ô, angústia!!!

[]s

Flavio Miranda
14/09/2006, 12:22
Felipe,
Sobre a embreagem, note que eu comparei com um carro MÉDIO nacional. Se bobear, até carro pequeno como Clio, 206, etc..
Mas isso é importante se vai utilizar na trilha. Aí a solução é o kit de redução e um bom trabalho de vedação na caixa seca. No meu caso, em 1 ano de trilhas médias e muito brejo, nada aconteceu. Não houve desgaste excessivo e nem colou o disco mesmo dentro de piscinas.

Kinho,
Esqueci de dizer que o Vitara Automático é uma excelente opção. Não tenha este preconceito na hora da escolha. Atualmente, os jipes top e muito bem preparados para Trial e outras atividades, estão partindo para o cambio Auto.
Com uma manutenção preventiva normal, trocando regularmente o oleo e seguindo as instruções corretas de uso, dura mais que o manual.

[ ] s

Fabil
14/09/2006, 13:12
embreagem de SAMURAI custa praticamente o MESMO que carro nacional, basta saber ONDE comprar...

a 3 meses atras eu paguei R$280,00 num kit novo.. vai comprar uma embreagem de Brava, Vectra, Tempra, Marea, GOLF, Peugeot, Renault, etc... vc vai achar a de samurai BARATO..heheh

e nao mais, vamos largar de frescura... o amigo ae COMPRA LOGO seu SAMURAI e vc nao vai se arrepender!!!! hehehehe

tenho o meu 97 a quase 4 anos e só me deu ALEGRIAS e DIVERSAO!!!!

T+

Ronaldo B.
14/09/2006, 15:14
Eu tenho CERTEZA de que o kit custa beeeem mais do que o nacional :mrgreen:

Ou entao eu fui roubado por um mecanico de confiança :parede:

Compra uma embreagem do Vectra 2.2 na concessionária que eu troco por 2 do samurai com você sem problemas ...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

LuizCabral
14/09/2006, 15:28
embreagem de SAMURAI custa praticamente o MESMO que carro nacional, basta saber ONDE comprar...

a 3 meses atras eu paguei R$280,00 num kit novo.. vai comprar uma embreagem de Brava, Vectra, Tempra, Marea, GOLF, Peugeot, Renault, etc... vc vai achar a de samurai BARATO..heheh

e nao mais, vamos largar de frescura... o amigo ae COMPRA LOGO seu SAMURAI e vc nao vai se arrepender!!!! hehehehe

tenho o meu 97 a quase 4 anos e só me deu ALEGRIAS e DIVERSAO!!!!

x2 !

[]'s

Joao Baeta
14/09/2006, 17:28
:arrow:O meu eu troco a embreagem so Azul e boto o do Tempra...
Absssssssssssssssssssss

Felypenoob
14/09/2006, 18:23
Rapaz, o pior é já ter o Samurai quase na mão (o dono está me esperando, pacientemente) e não poder pegá-lo por depender da venda do meu atual carro...

Ô, angústia!!!

[]s

Ae, viu minha idade lah em cima? XD

Eu TENHO um samurai mas quase nunca tenho a oportunidade de dirigi-lo :parede:

Quando rola uma trilha em que tem alguem pra me levar ate o "off-road" eu vou, mas caso contrario eu fico em casa olhando o jipe e/ou dirigindo pelo condominio.

Mas isso passa! :mrgreen:

Um dia a gente vai poder aproveitar o samurai no dia a dia e trilha =D

Abraços!
Felype

Joao Baeta
19/09/2006, 16:39
:arrow:Antes do Azul eu tive um Samurai Canvas azul ano 1993 metálico.... Era lindo... Nós compramos em 1996/1997, na verdade o jipe era do amigo meu pai...Mal rodava.... Nós pegamos com quase 3 mil km... Era original... Que ficava na fazenda.... Esse Samurai foi o 1° carro que comecei a dirigir em 1997...Como até hoje eu dirigo um SAMURAI há quase 10 anos! Aí o meu irmão pegou o Samurai e começou a entrar no mundo offroad.
Aí ficamos fazendo trilha... Em maio de 2003 comprei o Samurai Metaltop grafite estava beeem conservado.... Comprei barato..... e como está o Azul... 1 semana depois de comprar o meu Samurai... E o Canvas "morreu" perda total... Com menos de 20 mil rodados! Aí ele comprou um Samurai e trasformou no verde Ainda hoje....Parado...

Absssssssssssssssssssss

Poc
21/11/2006, 11:36
Cara, respondendo sua pergunta, o carrinho é 10
O consumo é 8 Km/l
O preço, bem, se o carro tiver bom é claro, se tiver equipado, protesões, estribos talvez rádio PX, tá bom, se tiver guincho, tá ótimo.