Ver Versão Completa : camping off road em Aiuruoca
Para quem gosta de acampar em lugares onde um veiculo convencional tem dificuldade para chegar e curtir o off road, tem entre Aiuruoca e Alogoa um camping que fica em cima de uma montanha, o que é melhor vc acampa numa área de preservaçao ambiental ao lado de uma cachoeira e o camping é deserto, o pessoal é super hospitaleiro nao tem luz eletrica e os banheiros tem chuveiro a gás, e tem café da manha, eu fui...é maravilhoso por isso estou postando... confira no site as fotos... www.morrodosolmg.com.br abraços
laserman
11/09/2006, 22:14
Para quem gosta de acampar em lugares onde um veiculo convencional tem dificuldade para chegar e curtir o off road, tem entre Aiuruoca e Alogoa um camping que fica em cima de uma montanha, o que é melhor vc acampa numa área de preservaçao ambiental ao lado de uma cachoeira e o camping é deserto, o pessoal é super hospitaleiro nao tem luz eletrica e os banheiros tem chuveiro a gás, e tem café da manha, eu fui...é maravilhoso por isso estou postando... confira no site as fotos... www.morrodosolmg.com.br abraços
Meu caro,
Por acaso é um camping com grande área gramada do outro lado do restaurante, antes do vale do Matutu ?
Se for este, alojei-me lá faz 4 anos e comi inclusive ovos de pato, muito agradável o local !
Vc fez o caminho que sai em Maromba ?
Boa lama,
Meu caro,
Por acaso é um camping com grande área gramada do outro lado do restaurante, antes do vale do Matutu ?
Se for este, alojei-me lá faz 4 anos e comi inclusive ovos de pato, muito agradável o local !
Vc fez o caminho que sai em Maromba ?
Boa lama,
O camping tem sim uma area grande gramada, mas as barracas ficam numa area arborizada, saindo da cidade de Aiuruoca em direçao ao vale do Matutu, na bifurcaçao com as placas indicando Matutu 12 km a direita, vc nao entra, mantenha a esquerda na placa indica Alagoa 25 km, segue por ela o camping fica 6 km antes de Alagoa. A trilha que eu fiz foi a do garrafao e do morro do papagaio onde tem a pousada Do lado de la, la em cima tambem tem uma trilha maravilhosa que sai em Baependi sao cerca de 42 km do morro ate a cidade de Baependi.
laserman
12/09/2006, 10:24
O camping tem sim uma area grande gramada, mas as barracas ficam numa area arborizada, saindo da cidade de Aiuruoca em direçao ao vale do Matutu, na bifurcaçao com as placas indicando Matutu 12 km a direita, vc nao entra, mantenha a esquerda na placa indica Alagoa 25 km, segue por ela o camping fica 6 km antes de Alagoa. A trilha que eu fiz foi a do garrafao e do morro do papagaio onde tem a pousada Do lado de la, la em cima tambem tem uma trilha maravilhosa que sai em Baependi sao cerca de 42 km do morro ate a cidade de Baependi.
Parabéns,
Deve ter sido um belo passeio ! Qual era a viatura ?
Qd for novamente faça a convocação !
Boa lama,
Parabéns,
Deve ter sido um belo passeio ! Qual era a viatura ?
Qd for novamente faça a convocação !
Boa lama,
Amigo Laserman, realmente um belo passeio, por isso postei aqui, cheio de trilhas com varios niveis de dificuldade, eu fui com meu vitara canvas 97 preparado, mas tem tantas opcoes que vc pode ir com uma viatura original ou uma super preparada para off road pesado, tem trilha pra todas elas...Ha! tem tantas cachoeiras que vc ate perde a conta, eu fui duas vezes e pretendo volta no feriado de 12 de outubro...( obs..vc pode pedir um leitao a pururuca para comer na fazenda ao lado, o proprio camping providencia isso pra vc)
laserman
12/09/2006, 19:11
Amigo Laserman, realmente um belo passeio, por isso postei aqui, cheio de trilhas com varios niveis de dificuldade, eu fui com meu vitara canvas 97 preparado, mas tem tantas opcoes que vc pode ir com uma viatura original ou uma super preparada para off road pesado, tem trilha pra todas elas...Ha! tem tantas cachoeiras que vc ate perde a conta, eu fui duas vezes e pretendo volta no feriado de 12 de outubro...( obs..vc pode pedir um leitao a pururuca para comer na fazenda ao lado, o proprio camping providencia isso pra vc)
`
É, já eu não achei tantas trilhas assim.
Desculpe perguntar, mas vitara preparado com que pneu ?
Boa lama,
`
É, já eu não achei tantas trilhas assim.
Desculpe perguntar, mas vitara preparado com que pneu ?
Boa lama,
Se for com quem já conhece a regiao vai ver que tem bastante oprtunidades de diversao off. Meu vitara tá com pneu AT 235 michelin com protetores RC 4x4 (todos) com snorkel OGZ parachoque RC 4x4 e guincho warn, nao ta muito alto mas é o suficiente pra encarar algumas trilhas mais duras, quando ando na cidade uso pneu 195x80 medida original, já que é meu unico carro, minha mulher tambem tem um 4x4 que ela usa no dia a dia, mas nao esta preparado por isso viajamos com o meu... um abraço ( a gente gosta muito de Suzuki)
jomlenom
14/09/2006, 02:39
fala ai ... aproveitando o gancho, estou com vontade de fazer um percurso que vai de visconde de maua ate aiuruoca ...
se tiver alguem interessado ... podemos marcar ... deve ser um belo passeio !!!
Valeuz
Daniel Engelbrecht
14/09/2006, 08:57
Companheiro de Niterói, estou querendo fazer esse passeio de Mauá até Aiuruoca ou Alagoa, cidades que já conheço, porém nunca fiz essa travessia. Só não dá para ser esse mês de setembro porque dia 23 vai rolar Bocaina, como vc já está sabendo. Se vc for fazer essa trilha em outubro ou depois, me avise.
Abraço
Ricardo Bambhoo
15/09/2006, 08:18
Prezados Jomlenom, Daniel e cia:
no feriado de 7 de setembro fiz a travessia de Visconde de Mauá - Parque Nacional do Itatiaia.
Roteiro: Maromba, Maringá, Vale das Flores, Santo Antonio. Daí em diante foi só subida - Monte Belo, Fragaria, Capivara, Serra Negra e cheguei na parte alta do parque no Brejo da Lapa. Rodei uns 90 Km de estrada de terra. Teve trechos que rodei (quase duas horas) sem encontrar uma pessoa se quer, nem uma plaquinha. Achava que tava no caminho errado mas felizmente fiz todo o percurso sem errar. Fiquei acampado em Maromba e no domingo acordei cedo pra fazer este roteiro. Pelo que vi "nos mapas", pra ir pra Aiuruoca, boa parte do caminho é o mesmo que fiz.
Vou fazer novamente no feriado de 12 de outubro (Mauá - Parque Nacional). Topam ?
[]'s
poo infelizmente no feriado n vou poder , mas outra data estou dentro . ricardo , vc foi com a xj ? ou com a f75 ?
Ricardo Bambhoo
15/09/2006, 10:17
poo infelizmente no feriado n vou poder , mas outra data estou dentro . ricardo , vc foi com a xj ? ou com a f75 ?
Fui com a xj e tá original. O caminho apesar de ser bem sossegado é muuuuuito legal (bom, teve uns trechos com muita pedra e de estrada estreitinha - vou escanear algumas fotos e postar aki). Quero voltar outra vez pq agora como conheço o caminho posso aproveitar melhor (sem aquela paranóia de achar que está indo pra lugar nenhum e ter que voltar 2, 3, ou 4 horas onde tinha uma placa ou alguém pra dar informação), fazer umas paradas nos rios, cachoeiras e coisa e tal. Eu só não vou pra longe com a F pq sabe como é, adaptação pra tudo que é lado X polícia rodoviária é um prato cheio pra volta a pé pra casa...
Mas, como lugar é relativamente perto, podemos marcar pra ir qq fim de semana.
[]'s
Daniel Engelbrecht
15/09/2006, 12:11
Ricardo, acho que no feriado não teria problema de eu ir para Mauá. Poderiamos ficar uns dois dias em Maromba e os demais em Alagoa. Vamos combinar então.
laserman
15/09/2006, 12:46
Prezados Jomlenom, Daniel e cia:
no feriado de 7 de setembro fiz a travessia de Visconde de Mauá - Parque Nacional do Itatiaia.
Roteiro: Maromba, Maringá, Vale das Flores, Santo Antonio. Daí em diante foi só subida - Monte Belo, Fragaria, Capivara, Serra Negra e cheguei na parte alta do parque no Brejo da Lapa. Rodei uns 90 Km de estrada de terra. Teve trechos que rodei (quase duas horas) sem encontrar uma pessoa se quer, nem uma plaquinha. Achava que tava no caminho errado mas felizmente fiz todo o percurso sem errar. Fiquei acampado em Maromba e no domingo acordei cedo pra fazer este roteiro. Pelo que vi "nos mapas", pra ir pra Aiuruoca, boa parte do caminho é o mesmo que fiz.
Vou fazer novamente no feriado de 12 de outubro (Mauá - Parque Nacional). Topam ?
[]'s
Vc tem esta planilha ??
Boa lama,
wnicolino
15/09/2006, 14:09
Aí galera, to no Rio, já fui pros lados de mauá mas toparia a travessia na boa no feriado dia 12. Vitara pneu 205, protecoes, o resto original. Podem me mandar uma mp que to dentro!!!
Ricardo Bambhoo
18/09/2006, 08:16
Ricardo, acho que no feriado não teria problema de eu ir para Mauá. Poderiamos ficar uns dois dias em Maromba e os demais em Alagoa. Vamos combinar então.
Parece que teremos viagem no feriado ! Vamos deixar a galera se manifestar pra ver no que dá ! (o que acham de abrir um tópico ?)
[]'s
Ricardo Bambhoo
18/09/2006, 08:22
Vc tem esta planilha ??
Boa lama,
Tenho na 4x4 e cia. preciso scanear. Porém, o roteiro todo fiz baseado em um mapa impresso em um jornalzinho local. Fui perguntando como chego e tal lugar e etc e tal. Fui indo, perguntando, indo e cheguei. Se bem que pros lados do parque nacional e perto de Fragaria eu ja conhecia, ja tinha andado por lá de moto. Quer uma cópia da planilha ?
[]'s
JOSE CANDIDO
18/09/2006, 10:15
show de bola !!! preciso visitar ..
abs
Daniel Engelbrecht
18/09/2006, 11:31
Acabei de descobrir que vou trabalhar no dia 13. De repente se for rolar esse passeio no feriado, mas no sábado, eu poderia ir. Vou continuar me informando aqui para saber o que será combinado.
laserman
18/09/2006, 14:07
Tenho na 4x4 e cia. preciso scanear. Porém, o roteiro todo fiz baseado em um mapa impresso em um jornalzinho local. Fui perguntando como chego e tal lugar e etc e tal. Fui indo, perguntando, indo e cheguei. Se bem que pros lados do parque nacional e perto de Fragaria eu ja conhecia, ja tinha andado por lá de moto. Quer uma cópia da planilha ?
[]'s
Prezado Ricardo,
Seria de mais valia esta planilha, se puder mande em PVT !
A princípio tenho compromisso no feriado, mas se conseguir desmarcar estarei dentro desta aventura tbm !!
Grato,
Ricardo Bambhoo
18/09/2006, 16:04
Prezado Ricardo,
Seria de mais valia esta planilha, se puder mande em PVT !
A princípio tenho compromisso no feriado, mas se conseguir desmarcar estarei dentro desta aventura tbm !!
Grato,
Heee, huuuuummmm, huuuummmm ! o que é PVT ?
pvt , private , msg privada , troca de cartas de amor via reservado hehehe
laserman
18/09/2006, 19:00
Respondido em partes, já a parte do amor eletrônico fica a cargo deste nosso jipeiro romantico, huahuahuahaua
Ricardo:
Eu gostaria de uma copia do roteiro, da para vc enviar uma para mim?
Tem lugares para acampamento selvagem ou so campings?
Abraco, Rodrigo.
Ricardo Bambhoo
19/09/2006, 09:09
Ricardo:
Eu gostaria de uma copia do roteiro, da para vc enviar uma para mim?
Tem lugares para acampamento selvagem ou so campings?
Abraco, Rodrigo.
Rod, to providenciando uma "scaneada" na planilha e no mapa. Camping tem os dois tipos. Em Visconde de Mauá acho que não rola selvagem, mas no caminho, indo pra parte alta do parque, até dá. Tem que dar uma "fuçada" pra ver o melhor lugar. Acho que o certo é ficar "meio escondido", longe da estrada e tomar cuidado pra não ficar em propriedade particular.
[]'s
Ricardo Bambhoo
19/09/2006, 09:13
Troca de cartas de amor.. Só com meu jipe. Sempre tem um bilhetinho: se você se comportar direitinho te dou um filtro de ar novo e troco todos os óleos.., ha ha ha !
[]'s
Na ediçao 157 da revista 4x4 e cia tem a planilha de Baependi ao Pico do Papagaio, (e a reportagem tambem) junto ao abrigo pousada do lado de lá, esta trilha passa pelo vale do Gamarra e se chover se torna de media a dificil, o camping selvagem nesse lugar ainda é permitido, e o pessoal costuma ficar proximo a cachoeira dos Garcias, o Retiro dos Pedros está proibido para jipes mas ainda assim tem muita gente que vai por nao ter fiscalizaçao, essa proibiçao se deve ao impacto ambiental causado por jipeiros que nao respeitam as normas de caminhar somente na trilha já existente, mas mesmo assim vale a pena uma caminhada até lá. Se nao houver imprevisto pretendo fazer essa trilha no feriado de 12 de outubro e acampar no morro do sol em Alagoa. Se alguem tambem se interessar podemos combinar
Abraços.
jomlenom
27/09/2006, 13:30
entao ... ficaria legal se juntassemos tudo ... visconde de maua - Baependi (aiuruoca) - pico do papagaio ... ainda da pra dar uma esticada ate são tome das letras !!!
e ai ? ...
Ricardo Bambhoo
28/09/2006, 09:33
entao ... ficaria legal se juntassemos tudo ... visconde de maua - Baependi (aiuruoca) - pico do papagaio ... ainda da pra dar uma esticada ate são tome das letras !!!
e ai ? ...
Eu to dentro.
Só tem um detalhe: a XJ tá dando umas engasgadas na gasolina (no GNV não acontece nada). Semana que vem ela vai pro mecânico, se ele arrumar e não ficar muito caro to dentro (como o cara é bom e ele aceita uns chequinhos, é quase certo que ela sai de lá com o problema resolvido...).
Eu topo qualquer parada desde que não seja muito radical, pois a XJ tá originalzinha da silva. Neste tópico tem algumas manifestações de interesse em ir pra Visconde de Mauá no feriado. O Daniel disse que trabalha no feriado. Podemos fazer o seguinte:
Quem puder ir no feriado, vamos pra Maromba e ficamos lá quinta e sexta. Sábado vem quem tralbalhou no feriado e então vamos pra segunda parte, seja pra Alagoa, Baependi, Parque Nacional ou pra qq outro lugar de comum acordo.
Com relação a planilha e mapas que me pediram, tive que terceirizar o serviço de scaner, mas meu amigo parece que tá com memória fraca e ainda não fez...
PRECISAMOS ABRIR UM TÓPICO PRA ORGANIZAR ESTE "EVENTO" (acho que vou abrir....)
[]'s
tou so observando o topico , dependendo do dia tou dentro , feriado agora n posso pois ja vou a sp .
JORGE CAMOI
28/09/2006, 10:41
tou so observando o topico , dependendo do dia tou dentro , feriado agora n posso pois ja vou a sp .SANTORO..PÔ EU TO QUEERENDO IR NO SALÃO EM SAMPA....QUANDO VCS IRÃO???
laserman
28/09/2006, 10:42
Eu to dentro.
Só tem um detalhe: a XJ tá dando umas engasgadas na gasolina (no GNV não acontece nada). Semana que vem ela vai pro mecânico, se ele arrumar e não ficar muito caro to dentro (como o cara é bom e ele aceita uns chequinhos, é quase certo que ela sai de lá com o problema resolvido...).
Eu topo qualquer parada desde que não seja muito radical, pois a XJ tá originalzinha da silva. Neste tópico tem algumas manifestações de interesse em ir pra Visconde de Mauá no feriado. O Daniel disse que trabalha no feriado. Podemos fazer o seguinte:
Quem puder ir no feriado, vamos pra Maromba e ficamos lá quinta e sexta. Sábado vem quem tralbalhou no feriado e então vamos pra segunda parte, seja pra Alagoa, Baependi, Parque Nacional ou pra qq outro lugar de comum acordo.
Com relação a planilha e mapas que me pediram, tive que terceirizar o serviço de scaner, mas meu amigo parece que tá com memória fraca e ainda não fez...
PRECISAMOS ABRIR UM TÓPICO PRA ORGANIZAR ESTE "EVENTO" (acho que vou abrir....)
[]'s
Nobre jipeiro,
Pode abrir o tópico que já é praticamente certo de eu comparecer ! Quem mais fará o acampamento ?
Boa lama,
entao camoi , n vou pro salão n rsrs , vou viajar msm pro interior do sp .
Colegas Jipeiros
Se forem mesmo fazer a trilha de Baependi me avise, vou estar lá, pode ser na quinta ou na sexta do feriado de outubro e gostaria muito de conhecer voces, depois da trilha vou para Alagoa onde fico acampado. Abraços aos colegas jipeiros e ao Laserman que deu continuidade ao topico.
Ricardo Bambhoo
02/10/2006, 08:39
Colegas Jipeiros
Se forem mesmo fazer a trilha de Baependi me avise, vou estar lá, pode ser na quinta ou na sexta do feriado de outubro e gostaria muito de conhecer voces, depois da trilha vou para Alagoa onde fico acampado. Abraços aos colegas jipeiros e ao Laserman que deu continuidade ao topico.
Galera, crieu um tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21324
[]'s
laserman
02/10/2006, 15:30
Colegas Jipeiros
Grato pela lembrança,
Mas pq não se junta a nós ?
Boa lama,
dando uma ressuscitada no topico....
alguem a fim de fazer uma trip pra aiuruoca???
qq coisa EU e a patroa topamos!!!
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:
Pedro....
21/03/2010, 13:14
Se o Afonso ajudar, espero estar com o Pomodoro pronto até final de abril/10, depois preciso de algum acabamento e pronto:dance:
Um evento como este precisamos planejar com certa antecedencia.
Um feriado bom é 3 de junho....vamos agitar?
pedro
Se o Afonso ajudar, espero estar com o Pomodoro pronto até final de abril/10, depois preciso de algum acabamento e pronto:dance:
Um evento como este precisamos planejar com certa antecedencia.
Um feriado bom é 3 de junho....vamos agitar?
pedro
rapaiz, a data é boa!!!!
vamos agitar sim!!!
alguem mais???
a pousada doladodela é otima!! (pena o precim$$$$ ser bem proibitivo!!)
de repente rola um camping por la, ou uma pousada mais mais convidativa $$$
:concordo::concordo::concordo:
Pedro....
21/03/2010, 14:19
Meu voto é pelo camping.
Preciso pagar troda a tralha que comprei, a ultima aquisição foi um fogão.
LeandroCHT
21/03/2010, 23:32
Meu voto é pelo camping.
Preciso pagar troda a tralha que comprei, a ultima aquisição foi um fogão.
Fala Pedro tudo bem ! Eu também topo acampar lá só precisamos descobrir se ainda existe camping.
abrç
Leandro
Fala Pedro tudo bem ! Eu também topo acampar lá só precisamos descobrir se ainda existe camping.
abrç
Leandro
blza galera, entao esta decidido!!!! iremos ACAMPAR, pra min e pra minha patroa tã OTIMO!!!!!
a unica coisa indispensavel .... BANHEIRO pra molheres!!!!
tendo banheiro bom.... o resto nao faz malllllll:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
vamos achar camping, fazer contato e vamos nos falando!!
Fernando da Terra
22/03/2010, 07:01
Fala galera!!!
Também estou querendo ir acampar por lá....
Não tô conseguindo acessar o tópico do camping:
www.morrodosolmg.com.br (http://www.morrodosolmg.com.br)
alguém sabe se mudou o site?
estou pretendendo ir prá lá também, e vou ficar aqui, de olho em vocês.....:)
Abraços
Fernando
Martin Melcop
22/03/2010, 07:34
All,
Vcs estão pensando em ir quando?
All,
amigo, ate agora pensou-se no feriado de 3 de junho, mas NADA esta definido....
só esta definido que vamos acampar!!!!
seja bem vindo, vamos engrossar o comboio!!!!
este topico tava a muito tempo sem postagens....AIURUOCA agita a galera kkkkk!!!!!
ja fui 1 vez pra la e adorei o lugar é lindo!, mas tava sozinho e nao fazia trilhas, fui de ranger 4x4, subi ate a pousada do lado de la (so subi e desci, pois os preços$$$$$$!!!) o lugar é fantastico!!!
o dificili ta sendo achar camping, o do morro do sol, nao tem mais site, tbm só achei fotos de tal de shamabalai( é issoo????), mas site mesmo, nada!!
qdo fui fiqeui em sao thome das letras, que deve dar uns 70 km de la (por terra st mé.. baependi.. aiuruoca) em sao tome , camping nao adianta, pois as pousadas sao bem baratinhas (tipo 20/dia/pessoa com café da manha hehehe), agora em aiuruoca eu nao sei !! (mas to procurando)se estivermos numas 8/10 pessoas, de repente rola alugar uma casa (se a gente nao achar um camping)
camping pra min ( e pra patroa) tem um banheiro e um chuveiro BLZA!!! o resto nois leva!!!:concordo::concordo:
labogato
22/03/2010, 10:25
Pessoal,
ano passado fui duas vezes à Aiuruoca e fiquei hospedado na Pousada Pico do Papagaio, pagando R$ 50,00 para casal c/cafe da manhã. Foi também um grupo com o Soldier Adventures(forista do 4x4 Brasil) e o preço ficou mais em
conta ainda.
Vale a pena dar uma pesquisada.
Abraços e bom passeio,
Luiz Angelo
http://www.pousadapicodopapagaio.com.br (http://www.pousadapicodopapagaio.com.br/)
LeandroCHT
22/03/2010, 12:43
Pessoal segue os contatos de campings
2.1- Na cidade o camping mais bem falado é o camping da Tati:
..:- Endereço: Estrada do Matutu - KM 11
- Fone: (35) 9822-9019
O camping custa R$ 10,00 por pessoa e o café da manhã R$ 8,00.
Ps: Não precisa fazer reserva, porque o lugar é grande.
2.2- Outro camping na cidade é o Camping Alquimia. Os contatos desse camping são:
- Endereço: Estrada Aiuruoca / Alagoa - KM 5
- Bairro: Alto do Papagaio
- CEP: 37450-000
- Fone: (35) 3344-1461
2.3- O outro camping é o Camping Morro do Sol que fica um pouco longe do centro, ele se localiza no Povoado da
Campina quase na divisa com o município de Alagoa.
- Bairro: Campina
- Fone: (35) 3366-1457
Alguns comentários que encontrei são que o camping da Alquimia a vista é bonita, mas têm mutitos carrapatos.
Já para os amantes de 4X4 o morro do sol foi o mais recomentado ,é longe da cidade o acesso é mais dificil apenas para 4X4, mas a vista é linda fica no alto de uma montanha, e no próprio camping têm trilhas e cachoeiras, têm café da manhã incluso, mas só têm dois banheiros e um chuveiro quente a gás, não possui energia elétrica.
LeandroCHT
22/03/2010, 12:46
Pessoal,
ano passado fui duas vezes à Aiuruoca e fiquei hospedado na Pousada Pico do Papagaio, pagando R$ 50,00 para casal c/cafe da manhã. Foi também um grupo com o Soldier Adventures(forista do 4x4 Brasil) e o preço ficou mais em
conta ainda.
Vale a pena dar uma pesquisada.
Abraços e bom passeio,
Luiz Angelo
http://www.pousadapicodopapagaio.com.br (http://www.pousadapicodopapagaio.com.br/)
Oi Luiz fui com o Soldier/Baré no ano passado, gostei da pousada, mas acho que a diversão agora será acampar em Aiuruoca, apesar de que o valor da posusada está bem convidativo, me diga este valor é fora de temporada ?
LeandroCHT
22/03/2010, 12:50
All,
O pessoal está querendo marcar para o feriado de 3 de Junho.
abrç
UIA!!!! gistei disso aqui
Já para os amantes de 4X4 o morro do sol foi o mais recomentado ,é longe da cidade o acesso é mais dificil apenas para 4X4, mas a vista é linda fica no alto de uma montanha, e no próprio camping têm trilhas e cachoeiras, têm café da manhã incluso, mas só têm dois banheiros e um chuveiro quente a gás, não possui energia elétrica. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
alguem consegui falar com alguem do camping:parede::parede:
liguei duas vezes eeeee nada, vou tentar mais a noite, achei legal o acesso ser mais dificil!!!
Oi Luiz fui com o Soldier/Baré no ano passado, gostei da pousada, mas acho que a diversão agora será acampar em Aiuruoca, apesar de que o valor da posusada está bem convidativo, me diga este valor é fora de temporada ?
Fala Leandro,
a Pousada tem um preço diferenciado em feriados sim, mas mesmo assim é bem em conta, deve sair em torno de R$ 80,00/100,00 a diária do casal.
Este camping em Campina é bem afastado mesmo... o mais usado é um q fica no início da estrada do Vale do Matutu, mas não sei o nome!!
Gde abraço,
Baré
Pessoal segue os contatos de campings
2.1- Na cidade o camping mais bem falado é o camping da Tati:
..:- Endereço: Estrada do Matutu - KM 11
- Fone: (35) 9822-9019
O camping custa R$ 10,00 por pessoa e o café da manhã R$ 8,00.
Ps: Não precisa fazer reserva, porque o lugar é grande.
2.2- Outro camping na cidade é o Camping Alquimia. Os contatos desse camping são:
- Endereço: Estrada Aiuruoca / Alagoa - KM 5
- Bairro: Alto do Papagaio
- CEP: 37450-000
- Fone: (35) 3344-1461
2.3- O outro camping é o Camping Morro do Sol que fica um pouco longe do centro, ele se localiza no Povoado da
Campina quase na divisa com o município de Alagoa.
- Bairro: Campina
- Fone: (35) 3366-1457
Alguns comentários que encontrei são que o camping da Alquimia a vista é bonita, mas têm mutitos carrapatos.
Já para os amantes de 4X4 o morro do sol foi o mais recomentado ,é longe da cidade o acesso é mais dificil apenas para 4X4, mas a vista é linda fica no alto de uma montanha, e no próprio camping têm trilhas e cachoeiras, têm café da manhã incluso, mas só têm dois banheiros e um chuveiro quente a gás, não possui energia elétrica.
Se o Camping Morro do Sol não sofreu alterações, é, de fato, de acesso difícil para carros normais (exceto Fusca e Brasília, é claro! :-D ), e é pequeno, um grupo muito grande vai se apertar lá. A vista é bonita, e os donos muito simpáticos, MASSS fica meio longe de Aiuruoca, caso vocês queiram passear lá.
Fernando da Terra
22/03/2010, 14:14
Também já fiquei na Pico do Papagaio, a pousada é legal e barata .......
MASSS fica meio longe de Aiuruoca, caso vocês queiram passear lá.
Fala Gil!! Você sabe quantos quilometros são?? Quando você esteve lá?
Grande abraço
Fernando
Pedro....
22/03/2010, 14:29
Leandro...
Favor colocar o credito nesta foto do seu avatar (rs).
Pelo que está escrito, o que mais me atrai e o Camping Morro do Sol.
(Acendo todos os dias uma vela para Nossa Senhora Protetora dos amantes do 4x4, para que ela ilumine o Afonso e o Pomodoro fique pronto).
Vou tentar contato nos telefones informados pelo Leandro.
Temos tempo para planejar.
abs
pedro
Martin Melcop
22/03/2010, 14:36
Eu tb prefiro acampar, mas se a patroa souber dos preços da pousada ela vai me dar porrada se não formos.
Mas vamos sim.
O feriado de Junho está fora de questão, vamos pensando em Julho.
Outra coisa, podemos pensar em Ibitipoca, boas caminhadas.
Pedro....
22/03/2010, 15:19
Pessoal
Consegui contato com o Camping Morro do Sol.
Segue informações:
Camping - R$ 12,00 diária por pessoa.
Café da manhã - R$ 10,00 - por pessoa - Segundo informação do proprietário um café bem reforçado.
Jantar (a noite serve um caldo) – R$ 8,00 por pessoa.
Não tem energia elétrica - Chuveiro é aquecido pelo fogão a lenha.
Como opção existe um chalé - R$ 50,00 o casal por dia.
O Chalé utiliza os banheiros do camping.
O proprietário vai enviar fotos para meu email, assim que receber disponibilizarei no post.
Para quem queira tirar alguma dúvida, segue o telefone:
021 35 9918 5605 - C/ Renato.
Fiquei interessado nesse camping....posta fotos sim...fiquei interessado....
Também já fiquei na Pico do Papagaio, a pousada é legal e barata .......
Idem, já fiquei duas vezes lá, ela é bem simples, porém barata e bem localizada!
Fala Gil!! Você sabe quantos quilometros são?? Quando você esteve lá?
Grande abraço
Fernando
Estive visitando o camping em Jul 2007, e tirei duas fotos, que escaneei e anexei a esta mensagem. Quanto à distância, não sei informar com precisão, mas estimo que esteja a uns 25 Km de Aiuruoca e a uns 10 Km de Alagoa.
Idem, já fiquei duas vezes lá, ela é bem simples, porém barata e bem localizada!
Estive visitando o camping em Jul 2007, e tirei duas fotos, que escaneei e anexei a esta mensagem. Quanto à distância, não sei informar com precisão, mas estimo que esteja a uns 25 Km de Aiuruoca e a uns 10 Km de Alagoa.
Esqueci-me de anexar as fotos, o que faço agora. A casinha que aparece na foto é o chalé mencionado em mensagem abaixo.
Esqueci-me de anexar as fotos, o que faço agora. A casinha que aparece na foto é o chalé mencionado em mensagem abaixo.
amigo Girti, como vc ja conhece o camping... melhor perguntar pra vc né??
o camping é ficavel?? mesmo tendo só um chuveiro quente.... blza??
nao espero um hotel 5 estrelas, mas tbm ficar sem o minimo do minimo.... vou com a patroa.. e nao quero passar perrengue!!
sera que comporta uns 15 pessoas?? mais tralhas e viaturas?
o terreno pra armar barraca é plano? (rapaiz, cansei de sofrer com terrenos nao planosKKKKKK)
obrigado pela ajuda:concordo::concordo:
amigo Girti, como vc ja conhece o camping... melhor perguntar pra vc né??
o camping é ficavel?? mesmo tendo só um chuveiro quente.... blza??
nao espero um hotel 5 estrelas, mas tbm ficar sem o minimo do minimo.... vou com a patroa.. e nao quero passar perrengue!!
sera que comporta uns 15 pessoas?? mais tralhas e viaturas?
o terreno pra armar barraca é plano? (rapaiz, cansei de sofrer com terrenos nao planosKKKKKK)
obrigado pela ajuda:concordo::concordo:
Pois é, como escrevi em outra mensagem, se o lugar não foi alterado (passaram-se 2,5 anos) o camping é pequeno, acredito que não vai acomodar bem um grupo maior. Além disso, o terreno é algo irregular (do jeito que você gosta! :mrgreen:). Acho que este camping é mais indicado para poucas barracas.
Vejam no endereço http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=com_content&task=view&id=329 uma descrição dos campings. Me parece que o Camping da Tati seria o mais indicado para um grupo maior. A localização é boa, pois há diversos passeios no Vale do Matutu, e o mesmo não é tão distante da cidade de Aiuruoca.
LeandroCHT
22/03/2010, 21:11
Fala Leandro,
a Pousada tem um preço diferenciado em feriados sim, mas mesmo assim é bem em conta, deve sair em torno de R$ 80,00/100,00 a diária do casal.
Este camping em Campina é bem afastado mesmo... o mais usado é um q fica no início da estrada do Vale do Matutu, mas não sei o nome!!
Gde abraço,
Baré
Fala Baré quando é o próximo evento, vai fazer alguma coisa na semana santa ? Preciso te devolver o clipe do talkabout acabou fincando comigo.
abrç,
Leandro
Fernando da Terra
23/03/2010, 16:36
Nas informações que li, do Camping da Tati, tem café da manhã.
Li em outro lugar que a comida de lá é muito boa.....
Então quer dizer que eles também servem refeição, tipo o jantar também? Alguém sabe informar sobre isso?
Fernando
Pedro....
23/03/2010, 16:54
Conversei com o Renato (Camping Morro do Sol), ele enviará as fotos até quinta-feira.
Renato informou que se chover, só 4x4 chega no camping.:shock:
Já estou acendendo as velas.:dance:
abs
pedro
LeandroCHT
23/03/2010, 21:35
Pois é, como escrevi em outra mensagem, se o lugar não foi alterado (passaram-se 2,5 anos) o camping é pequeno, acredito que não vai acomodar bem um grupo maior. Além disso, o terreno é algo irregular (do jeito que você gosta! :mrgreen:). Acho que este camping é mais indicado para poucas barracas.
Vejam no endereço http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=com_content&task=view&id=329 uma descrição dos campings. Me parece que o Camping da Tati seria o mais indicado para um grupo maior. A localização é boa, pois há diversos passeios no Vale do Matutu, e o mesmo não é tão distante da cidade de Aiuruoca.
Acho que vai depender de quantas pessoas forem então, eu e o Pedro ficamos em camping com 1 chuveiro só em 10 pessoas e não tivemos problema. Se forem por volta deste número podemos ficar no Morro do Sol muito mais do que isto no da Tati.
O que me agrada no Morro é levantar e ver as nuvens abaixo de você.
Acho que vai depender de quantas pessoas forem então, eu e o Pedro ficamos em camping com 1 chuveiro só em 10 pessoas e não tivemos problema. Se forem por volta deste número podemos ficar no Morro do Sol muito mais do que isto no da Tati.
O que me agrada no Morro é levantar e ver as nuvens abaixo de você.
X2!!!!:concordo::concordo::concordo::concordo:
e o BAOOOO é que chover só sobe 4x4, ficamos mais isolados!! melhor, nao deve ter aquela farofa!!!! (só a nossa!!)) hehehehhe:dance::dance::dance:
(...) O que me agrada no Morro é levantar e ver as nuvens abaixo de você.
Menos... menos... o lugar não é tão alto assim, as nuvens estarão beeeeeem acima do camping! :grin:
LeandroCHT
23/03/2010, 22:52
Menos... menos... o lugar não é tão alto assim, as nuvens estarão beeeeeem acima do camping! :grin:
Tudo bem .. tudo bem ... uma neblinazinha pelo menos.
Tudo bem .. tudo bem ... uma neblinazinha pelo menos.
Hehehe.... se não tem tu, vai tu mesmo! rsrsrsrs
Fala Baré quando é o próximo evento, vai fazer alguma coisa na semana santa ? Preciso te devolver o clipe do talkabout acabou fincando comigo.
abrç,
Leandro
Blz Leandro, ainda estamos definindo o próximo evento, mas deve ser uma aventura(camping) na Bocaina, nada muito radical, somente sábado e domingo.
Na semana santa voui ficar pelo RJ mesmo, tenho compromissos!!
Quanto ao talkabout, pior q eu botei a culpa na Fernanda de ter sumido com ele!!:parede::parede:
Abs,
Baré
Fernando da Terra
12/04/2010, 08:55
Fala galera!!
Estive em Aiuruoca este fim de semana e fui no Camping Morro do Sol. Não fiquei lá, mas deu pra conhecer o lugar.
No momento, ele está reformando a àrea da "cozinha", onde duplicou o tamanho da cobertura, e está fazendo também, mais um fogão à lenha (já existe um).
O local é bem simples, o acesso não tá difícil, um 4x2 sobe, só alguns trechos que vai sofrer um pouquinho (são somente 1.700 metros de trecho mais complicado, sendo a estradinha bem estreita, se cruzar com alguém descendo ou subindo, vai complicar.....).
O Renato é um cara super gente fina, tem o filho dele também, o Mateus, que serve de guia. No próprio camping tem algumas trilhas (à pé) para cachoeiras, além de caminhadas que podem ser guiadas por ele até morros próximos.
Está há 25 km de Aiuruoca, conforme o Gil falou, é meio inclinado, com áreas para camping, para.... sei lá..... umas 10 ou 12 barracas mais as viaturas, não tem muito espaço, mas apertando, acab acolhendo bem .....
Ele já chegou a acolher um grupo de 30 pessoas acampados, o problema é apenas um banheiro para cada opção sexual, mas como ele mesmo falou, sendo todos de um mesmo grupo....
Ai vão algumas fotos......
Fernando da Terra
12/04/2010, 08:58
ai vão mais algumas...
Fernando da Terra
12/04/2010, 15:37
Nas duas primeiras fotos dos 2 últimos posts, dá pra ver o chalé também.
Os preços, acho que já postaram:
Chalé: para casal, sai 50,00 (só tem um chalé.... o interessante é que o Renato construiu ele, especialmente para receber um amigo que traria a mãe idosa junto, e ele resolveu construir esse chalé para poder acollhê-la também......)
casal com filho, 60,00 ( o chalé é pequeno, mas dá para colocar um colchão do lado da cama)
No chalé, parece que estará sem banho quente, devido a problemas com o aquecedor. Vai ter que tomar banho no banheiro externo.
Diária por pessoa no camping, 12,00
Café da manhã (caprichado, segundo o Renato) 10,00
Algumas fotos das cachoeiras dentro do camping (não conheci todas, mas tem mais..... o camping na realidade, é o síto que ele comprou há 12 anos, que tem 30 alqueires, se não me engano...... o camping existe há 8 anos.....)
Fernando
Nas duas primeiras fotos dos 2 últimos posts, dá pra ver o chalé também.
Os preços, acho que já postaram:
Chalé: para casal, sai 50,00 (só tem um chalé.... o interessante é que o Renato construiu ele, especialmente para receber um amigo que traria a mãe idosa junto, e ele resolveu construir esse chalé para poder acollhê-la também......)
casal com filho, 60,00 ( o chalé é pequeno, mas dá para colocar um colchão do lado da cama)
No chalé, parece que estará sem banho quente, devido a problemas com o aquecedor. Vai ter que tomar banho no banheiro externo.
Diária por pessoa no camping, 12,00
Café da manhã (caprichado, segundo o Renato) 10,00
Algumas fotos das cachoeiras dentro do camping (não conheci todas, mas tem mais..... o camping na realidade, é o síto que ele comprou há 12 anos, que tem 30 alqueires, se não me engano...... o camping existe há 8 anos.....)
Fernando
Legal você ter estado lá, Fernando, só de ver as fotos me deu uma baita saudade desta linda região!
Um detalhe: além de inclinado, o terreno no qual devem ser montadas as barracas era algo irregular (buracos, touceiras de capim, etc...). Isto continua assim, Fernando?
Fernando da Terra
12/04/2010, 17:28
Fala Gil!! Tudo bom?
Então, ele fez pequenas áreas planas, niveladas e gramadas(onde cabe uma barraca), espalhadas pelo terreno. Não sei dizer quantos espaços desses tem, mas não são muitos...
As coisas estão mudando um pouco por lá..... O acesso à cachoeira dos Garcia, que na sua continuação leva à Pousada do Lado de Lá e antes dela, a bifurcação que vai para Baependi, está sendo calçada com pedras pequenas (com guias e captação de água fluvial), nas piores partes (não sei se isso é bom, mas......).....
O fato é que a estrada para Baependi, estava desativada, pois a erosão tinha tomado conta e nem jipe nem moto passava mais...... as melhorias estão quase completas (de Baependi até a Pousada do Lado de Lá, são 35 km, depois mais 13 até Aiuruoca). Ficará um belo passeio, mas sujeito a congestionamentos em dias de feriado....
Quem está fazendo o serviço, é o DER, que está fazendo melhorias no Parque da Serra do Papagaio, para compensar os estragos feitos em áreas verdes na duplicação da Fernão Dias. O Parque foi sorteado entre outros para receber benfeitorias a troco de "pagamento" pelos danos causados na Fernão.
Problema: me disseram que está aumentando muito o movimento por lá. No carnaval, disseram que foi o maior caos lá na Cachoeira dos Garcia, onde tinha mais de 500 carros tentando circular e estacionar para ir na cachoeira. A estrada é muito estreita com muitos pontos onde só passa um carro, imagino a muvuca que foi aquilo...... ir pra lá em feriados, vai ficar dureza...... mas tem muitos outros passeios..... lá no VAle do Matutu, a estrada está até um pouco mal conservada, não sei se farão alguma melhoria nela.....
Fernando
Fernando da Terra
12/04/2010, 17:31
Algumas fotos para aumentar a sua saudade:
Fala Gil!! Tudo bom?
Então, ele fez pequenas áreas planas, niveladas e gramadas(onde cabe uma barraca), espalhadas pelo terreno. Não sei dizer quantos espaços desses tem, mas não são muitos...
As coisas estão mudando um pouco por lá..... O acesso à cachoeira dos Garcia, que na sua continuação leva à Pousada do Lado de Lá e antes dela, a bifurcação que vai para Baependi, está sendo calçada com pedras pequenas (com guias e captação de água fluvial), nas piores partes (não sei se isso é bom, mas......).....
O fato é que a estrada para Baependi, estava desativada, pois a erosão tinha tomado conta e nem jipe nem moto passava mais...... as melhorias estão quase completas (de Baependi até a Pousada do Lado de Lá, são 35 km, depois mais 13 até Aiuruoca). Ficará um belo passeio, mas sujeito a congestionamentos em dias de feriado....
Quem está fazendo o serviço, é o DER, que está fazendo melhorias no Parque da Serra do Papagaio, para compensar os estragos feitos em áreas verdes na duplicação da Fernão Dias. O Parque foi sorteado entre outros para receber benfeitorias a troco de "pagamento" pelos danos causados na Fernão.
Problema: me disseram que está aumentando muito o movimento por lá. No carnaval, disseram que foi o maior caos lá na Cachoeira dos Garcia, onde tinha mais de 500 carros tentando circular e estacionar para ir na cachoeira. A estrada é muito estreita com muitos pontos onde só passa um carro, imagino a muvuca que foi aquilo...... ir pra lá em feriados, vai ficar dureza...... mas tem muitos outros passeios..... lá no VAle do Matutu, a estrada está até um pouco mal conservada, não sei se farão alguma melhoria nela.....
Fernando
Olá, Fernando!
Este serviço de calçamento da estrada já estava sendo feito em Dezembro de 2008, a última vez em que passei por esta estrada. Segundo os trabalhadores que lá estavam, a idéia era deixar transitável toda a estrada, ou seja, daria para ir por ela de Baependi até Aiuruoca. Será que estes planos forma alterados? Há poucos dias vi um filme, postado aqui no fórum (veja no you tube: http://www.youtube.com/turma4x4#p/u/1/Y4WyFsQCN_k ), de um pessoal que esteve no feriado da Páscoa nesta região e fez o percurso Baependi-Pousada do Lado de Lá sem problemas, exceto algumas erosões sem dificuldades especiais para um 4x4.
Quanto ao fato de a região estar ficando boxixada, este é, infelizmente, um fato. Só espero que não haja excessos, para que não aconteça com Aiuruoca o mesmo que ocorreu em Monte Verde e Visconde de Mauá, que estão impraticáveis nos feriados.
Bao.. estive em aiuruoca no feriado da pascoa, com o pessoal da turma4x4.com.br (almir), ficamos " hospedados" em um camping bem ORGANIZADO e LIMPO em pouso alto (br 460 km 80) (acho que é isso), mas tem no topico aqui mesmo (turma4x4) no forum , todas as dicas e roteiros que fizemos, realmente, foi um passeio, de dificuldade mínima, apenas necessitamos de reduzida alguns pontos...
fizemos a pousada do lado de la, pelo vale do nirvana, matutu, ao contrario de quem vem de aiuruoca e sobe pela via de acesso a pousada... estao calçando varios pontos criticos ( aqueles que era necessario 4x4) BAOOOOO, tinha uno, gol e uma courier la em cima, chegaram até na porteira da pousada, aquela que passa em cima do riozinho...... ou seja daqui, a pouco vai virar uma farofa só!!!!
bem , aiuruoca continua linda, a pousada é showww, o lugar é lindo, mas va logo, pq vai virar farofa SIMMM.
deixo uma opção muito boa de camping ( tem chales tbm), o camping tem uma otima infra, banheiros bem limpos, gramado espetacular, tem um abrigo com churrasqueira, mesas, pia etc, que acomoda bem umas 20/30 pessoas (no abrigo), o camping acho que cabe bem umas 70/80 barracas + autos respectivos site do camping www.recantodoscarvalhos.com.br
fica ai a dica fresquinha!!! abraços
Fernando da Terra
13/04/2010, 07:01
...... ou seja daqui, a pouco vai virar uma farofa só!!!!
Fala Milani.......
Então cara, o pior é que a farofa já foi derramada.....
Gil, você está certo. Essa benfeitoria já está sendo concluída, e entre Baependi e Aiuruoca, já dá para passar qualquer veículo ....
Quando falei que no carnaval, foi o maior caos, foi porque conversei com moradores de lá que me falaram que a coisa foi feia.....
As benfeitorias estão sendo feitas, mas como em muitos pontos, a via só comporta um carro....... imaginem 500 carros, sendo 250 tentando subir, e 250 tentando descer..... e tem 2 cachoerias nesse mesmo espaço, onde você tem que estacionar a viatura para ir caminhando conhecer a queda........ e na maioria da via, nesse trecho, só comporta 1 carro...... e a via tá ótima, toda calçada com pedras, onde qualquer carro sobe fácil......
Não tem ninguém aqui do fórum que foi lá no carnaval? ... E se foi foi em qual carnaval ?.... o da semana anterior, ou a da semana oficial ?.... putz....
Aiuruoca foi a primeria cidade do Brasil a ter um carnaval com 1 semana de antecedência..... Tinha um padre lá, que não deixava festejarem na data certa.....
e teve uns loucos como nós, provavelmente .....,,,,, que resolveram fazer aquela baderna uma semana antes...... e isso, senão me engano, foi na década de 1930 ........daí, virou tradição.....
A cidade foi fundada no século 18, e é muito antiga...... interessante como cresceu muito pouco nesses século todos......
Ai vão mais algumas fotos... alias, esqueci da legenda delas, na última postagem:
1- Cachoeira dos Garcia
2- Pousada do Lado de Lá
3- Matutu
4 - Subida da Serra
Agora, vão as seguintes:
1- Entrada do camping
2- Chalé do camping
3- Cachoeira na Pousada do Lado de Lá
4- Cachoeira dos Garcia
Fernando da Terra
13/04/2010, 09:28
Gil, eu ainda não fiz as caminhadas para o Retiro dos Pedros e até o Pico do Papagaio. :parede:
O inicio da caminhada para o Retiro (que antes era permitido ir de jipe), é lá na bifurcação da Pousada do Lado de Lá, com a estrada que vai para Baependi ? Quanto tempo é a caminhada?
E em relação ao Pico do Papagaio, o inicio da trilha é onde?
Dá para iniciar por esse mesmo ponto (na bifurcação de Baependi) ?
Quando se vai em direção a Garcia, tem uma bifurcação com placa de 4 km, para o inicio da trilha. Tem dois acessos ao pico, então? Quanto tempo leva? São realmente essas 7 horas que o pessoal fala ?... Não tem também um acesso (caminhada mais curta) lá no Matutu?
Fernando
Fala Milani.......
Então cara, o pior é que a farofa já foi derramada.....
Gil, você está certo. Essa benfeitoria já está sendo concluída, e entre Baependi e Aiuruoca, já dá para passar qualquer veículo ....
Quando falei que no carnaval, foi o maior caos, foi porque conversei com moradores de lá que me falaram que a coisa foi feia.....
As benfeitorias estão sendo feitas, mas como em muitos pontos, a via só comporta um carro....... imaginem 500 carros, sendo 250 tentando subir, e 250 tentando descer..... e tem 2 cachoerias nesse mesmo espaço, onde você tem que estacionar a viatura para ir caminhando conhecer a queda........ e na maioria da via, nesse trecho, só comporta 1 carro...... e a via tá ótima, toda calçada com pedras, onde qualquer carro sobe fácil......
Não tem ninguém aqui do fórum que foi lá no carnaval? ... E se foi foi em qual carnaval ?.... o da semana anterior, ou a da semana oficial ?.... putz....
Aiuruoca foi a primeria cidade do Brasil a ter um carnaval com 1 semana de antecedência..... Tinha um padre lá, que não deixava festejarem na data certa.....
e teve uns loucos como nós, provavelmente .....,,,,, que resolveram fazer aquela baderna uma semana antes...... e isso, senão me engano, foi na década de 1930 ........daí, virou tradição.....
A cidade foi fundada no século 18, e é muito antiga...... interessante como cresceu muito pouco nesses século todos......
Ai vão mais algumas fotos... alias, esqueci da legenda delas, na última postagem:
1- Cachoeira dos Garcia
2- Pousada do Lado de Lá
3- Matutu
4 - Subida da Serra
Agora, vão as seguintes:
1- Entrada do camping
2- Chalé do camping
3- Cachoeira na Pousada do Lado de Lá
4- Cachoeira dos Garcia
No Carnaval, eu estava na região, mais precisamente na Fragária. Como eu já havia feito o trajeto até a Fragária via Aiuruoca/Alagoa no Ano Novo, resolvi fazer outro percurso, razão pela qual não passei por Aiuruoca. Pelo jeito, fiz bem! :mrgreen:
Gil, eu ainda não fiz as caminhadas para o Retiro dos Pedros e até o Pico do Papagaio. :parede:
O inicio da caminhada para o Retiro (que antes era permitido ir de jipe), é lá na bifurcação da Pousada do Lado de Lá, com a estrada que vai para Baependi ? Quanto tempo é a caminhada?
E em relação ao Pico do Papagaio, o inicio da trilha é onde?
Dá para iniciar por esse mesmo ponto (na bifurcação de Baependi) ?
Quando se vai em direção a Garcia, tem uma bifurcação com placa de 4 km, para o inicio da trilha. Tem dois acessos ao pico, então? Quanto tempo leva? São realmente essas 7 horas que o pessoal fala ?... Não tem também um acesso (caminhada mais curta) lá no Matutu?
Fernando
Como diria o Esquartejador, vamos por partes:
Retiro dos Pedros:
O acesso é uma continuação da estrada de acesso à Pousada do Lado de Lá. Pelo que eu soube de alguns turistas que encontrei na região, em minha última visita (a pé) ao Retiro dos Pedros, em Julho do ano passado, pode-se deixar o carro próximo à pousada e subir a pé. Eu só subi uma vez por este acesso, em 1996, quando acampei no Retiro com algumas crianças no grupo, o que fez com que fosse necessário eu subir com o Niva, levando as mochilas, enquanto as crianças subiam a pé (a menorzinha, com 2,5 anos, veio comigo). A caminhada deve levar cerca de uma hora, se considerarmos as paradas para fotos. Não é muito puxada, mas é bom ter um pouco de experiência neste tipo de caminhadas, para não se perder, pois a paisagem lá em cima é ampla, sem muitos pontos de referência, a não ser para quem já conhece um pouco o lugar. Há possibilidades de se prosseguir, chegando em meia hora ao pico da Gamarra, de onde se tem um lindo visual, porém, mais uma vez, não é uma trilha fácil de se localizar, é preciso conhecer o local ou ter experiência em caminhadas tipo "trekking".
Pico do Papagaio:
Há vários acessos para este pico, sendo os mais usados um que sai da estrada que leva à Pousada do Lado de Lá (deve ser aonde você viu a placa de 4 Km, uma saída à esquerda com um forte declive) e outro que sai do Vale do Matutu. Ambas as trilhas são bem puxadas (subidas fortes, escalaminhadas, etc...) e requerem a presença de um guia ou de alguém que conheça a trilha, pois é muito fácil alguém que não seja experiente se perder lá em cima, devido às muitas bifurcações existentes ao longo das trilhas. Em ambos os acessos deve-se contar com um dia inteiro para subir e descer (saindo cedo!), e é necessário levar comida, água, agasalhos, lanternas, enfim, todo o equipamento imprescindível para uma caminhada dessas.
Também é possível chegar ao pico passando pelo Retiro dos Pedros, mas, novamente, trata-se de uma trilha puxada e que requer conhecimento do local e/ou experiência em caminhadas.
Fernando da Terra
28/06/2010, 13:27
Acho que mês que vem, vamos acampar lá para os lados de Aiuruoca....
Fernando
Se precisarem de guias na região, recomendo o Pedro da Horizonte Vertical.
http://www.horizontevertical.tur.br/
Subi para o Pico do Papagaio com ele como guia, recomendo.
[]'s
Elver
Fernando da Terra
06/07/2010, 15:34
Fala galera!!
Tô indo amanhã, acampar com uma galera aqui de Amparo, lá no Renato (Camping Morro do Sol)......
Se alguém estiver lá pras bandas de Aiurucoa no final de semana, estarei por lá....
Fernando
Fala galera!!
Tô indo amanhã, acampar com uma galera aqui de Amparo, lá no Renato (Camping Morro do Sol)......
Se alguém estiver lá pras bandas de Aiurucoa no final de semana, estarei por lá....
Fernando
Legal, Fernando, a região é 10, pretendo fazer o mesmo uma hora dessas! Não esqueça de comprar um bom queijo curado ou meia-cura em Alagoa!
Eu vou para Visconde de Mauá na sexta-feira cedo, caso você vá passear para aqueles lados (é "logo ali"! :mrgreen: ). Estou pensando em ir via Vargem Grande/Fragária/Capivara/Santo Antonio/Mirantão, neste caso talvez pudéssemos nos encontrar na Fragária na sexta-feira de manhã para tomar um Guaraná Mantiqueira ... :mrgreen:
Só para lembrar: o camping Morro do Sol fica a poucos Km de Alagoa, mas a váááááários Km de Aiuruoca!
Fernando da Terra
14/07/2010, 17:33
Fomos nesse final de semana para Alagoa e ficamos no Camping Morro do Sol.
Tava uma poeira danada, mas o passeio foi muito legal...
Vou começar a colocar algumas fotos:
1-Bairro da Campina
2 e 3 - Café da manhã no camping
4 e 5 - Cachoeira do Facão
Fernando da Terra
14/07/2010, 17:37
Mais algumas:
1 - Araucárias
2 - A galera que foi
3 - Igreja de Aiuruoca
4 e 5 - Visual das montanhas
Fernando da Terra
14/07/2010, 17:40
Essas são da Cachoeira dos Garcia, no caminnho para a Pousada do Lado de Lá e para o Retiro dos Pedros...
Fernando da Terra
14/07/2010, 17:44
Fizemos uma caminhada até o Retiro dos Pedros...
1 a 4 - Retiro dos Pedros
5 - O dono do camping Renato, e seu filho Matheus
Fernando da Terra
14/07/2010, 17:56
mais algumas de visuais das montanhas...
vou ter que sair agora, amanhã coloco mais....
Fernando da Terra
15/07/2010, 11:15
Um dos pontos altos dessa viagem, foi ter conhecido o Tunel do Garrafão.
A coisa é realmente impressionante!....
O túnel foi escavado por escravos, à mando de algum coronel da época do ouro, com o intuito de desviar a água de uma nascente, para fazer lavagem de cacalho para garimpar ouro. O incrível é que o lugar do garimpo fica a 8 km de distância da nascente. Eles tiveram que fazer uma enorme vala em desnível por essa extensão toda...
O guia Aostilio que nos acompanhava, mediu ele com GPS (segunde ele, ninguém ainda tinha a medida exata da extensão) e ele tem exatos 37 metros, cavados em pura rocha, á uma profundidade de uns 30 metros do solo.
A coisa é realmente incrível, você fica impressionado com a fundura que foi feito a vala antes de chegar nas pedras, onde tiveram que cavar o túnel.
Segundo o guia, a escavação foi na maior parte feita na mão mesmo, com picão, mas achamos vários buracos na rocha, quando se faz para usar dinamite. Não se sabe direito a data em que foi feito, mas já devia existir dinamite na época.
è um local que vale a pena conhecer, quando forem para a região....
1- caminhando para chegar no túnel
2 - entrada do túnel
3, 4 e 5 - dentro dele...
Fernando da Terra
15/07/2010, 11:19
mais algumas do túnel e outras da vida boa no camping......
Fernando da Terra
15/07/2010, 16:30
ai vão as últimas....
só comentando: o túnel das fotos mais acima, fala-se que foi cavado à mando dos jesuitas, outros falam de um coronel, e também lí algo sobre alguns ingleses.....
sei lá quem foi realmente o mandante.... com certeza foi alguém que contrabandeou o ouro de nosso pais..... mais um.....
e pros coitados dos esvravos que cavaram, deve ter sido um trampo do caralho....... foi chicote na certa!!!!
quanto tempo será que levaram para cavar?.......
Ninguém que foi lá, ficou sabendo da verdadeira história dos tais túneis?.....
ai vão as últimas....
só comentando: o túnel das fotos mais acima, fala-se que foi cavado à mando dos jesuitas, outros falam de um coronel, e também lí algo sobre alguns ingleses.....
sei lá quem foi realmente o mandante.... com certeza foi alguém que contrabandeou o ouro de nosso pais..... mais um.....
e pros coitados dos esvravos que cavaram, deve ter sido um trampo do caralho....... foi chicote na certa!!!!
quanto tempo será que levaram para cavar?.......
Ninguém que foi lá, ficou sabendo da verdadeira história dos tais túneis?.....
Graaaande Fernando, pelo jeito vocês aproveitaram bem a viagem, não?
Eu visitei este túnel em Junho de 1999, ele é realmente impressionante, bem como a história de sua origem! Depois da visita, como já estava escurecendo, acabamos acampando quase ao lado dele, num terreno meio inclinado, não muito adequado para montar barracas. :neutral:
[ ]s
Fernando da Terra
16/07/2010, 10:51
Fala Gil!!!
Então, esse acampamento foi muito proveitoso mesmo...
Lembra de quando nos falamos sobre o pessoal que ia antigamente e com o passar do tempo vai se afastando e não indo mais?
Pois nessa viagem, velhos companheiros de guerra voltaram, e foram de novo (dos sete, 4 deles foram em nosso primeiro acampamento há decadas passadas...).
Foi muito legal isso......
E o legal foi que esse ano não precisei ficar correndo atrás deles, convidando para irem viajar, foram eles que me procuraram, querendo ir também........
Vou tentar me informar melhor sobre a verdadeira história do túnel.....
Agora, achei um enoooorrme desperdício de dinheiro, o tamanho e o luxo que foi feito a sede administrativa e portaria do parque (indo lá pelo engenho). O guarda tinha ordens de proibir que tirassemos fotos internamente da sede (aquilo é uma vergonha).......... que absurdo, que gasto enorme de dinheiro .....
E o pior, foi que foi feito no lugar de um casarão muito antigo, que segundo entendi, ele foi mais demolido e aumentado, do que restaurado........ tem coisas que não dá para compreender, cara..... chega a ser revoltante....
Fernando