PDA

Ver Versão Completa : Ranger Queimando óleo



Digoroll
11/09/2006, 20:46
Ola, camaradas!!
Bom, tenho uma Ranger 2000 turbo diesel, 79.000km rodados. Ela ta queimando muito óleo cerca de 3 litros a cada 100km. Me falaram que pode ser:
-- Cabeçote e terei que fazer o motor dela...
-- Tambem me falaram que poderia ser a turbina puxando muito óleo.
-- E por fim alguma outra desfunsão no motor.
Bom, deixei meu carro na oficina e o mecânico vai me dar a resposta em dois dias.
sintomas:
- Queima muito óleo
- Fumaça preta quando ligo o carro ( essa é normal, neh? )
- Muita fumaça Branca em todas as marchas
- Ao passar de 80km, na 4ª ou 5ª marcha, a turbina faz muito barulho.
PS:
O motar ta com o barulho normal. ele não faz barulho de motor batendo.
desde ja um Obrigado.
Abraços.

Digoroll
11/09/2006, 21:06
Se alguém tiver alguma ideia do que possa ser, me ajudem, ok??
Obrigado..

Dieselboy
11/09/2006, 21:46
" ... - Muita fumaça Branca em todas as marchas
- Ao passar de 80km, na 4ª ou 5ª marcha, a turbina faz muito barulho ..."
Comigo aconteceram sintomas muito parecidos, só que era um motor MWM 229 que utilizava na época a turbina da F-250.

Pessoalmente acho que se está baixando óleo em excesso, fumaceando branco (queima de óleo no escape) e a turbina fazendo barulho é quase certeza que o problema é a turbina, o pior é que se for realmente ela, pode fundir a qualquer momento te deixando na mão no meio de uma viagem ou do trânsito corriqueiro do dia a dia.

Dá uma verificada se tem óleo no escapamento.

Edintruder
11/09/2006, 22:13
Podes começar pela turbina. Tira a mangueira de admissão de ar da boca da turbina e olha se ela está com muita folga e suja de óleo. Ela pode ter um pouco de folga longitudinal, menos de 1mm e não pode ter folga radial (cima, baixo, lados, etc.). Se conseguires mover o eixo para cima ou para baixo ela não presta, até porque ela não deverá rodar muito macia com essa folga e poderá ainda arrastar em alguma parede do caracol.
Com essa km, mesmo o pior uso dado a esse motor ele está quase novo. Ainda assim, antes de desmontar algo no motor, pede para o mecânico medir a compressão para descartar qualquer possibilidade de anéis quebrados ou válvulas com deficiente assentamento.
Mas vai com fé que é a turbina que é comum acontecer isso. Muitas vezes, ligar o motor e acelerar logo em seguida ou não esperar um pouco antes de desligar o motor aumenta o desgaste na turbina e a bucha vai para o espa%

fabaumm
06/08/2010, 18:10
Galera seguinte tenho uma ranger v6 com GNV e ta baixando um oleo danado...

num sei se é normal baixar tanto assim, em menos de 3.000km rodado tenho que completar 1 litro ou mais...

ja tive outros carros a GNV e sei que baixa um pouco mesmo... mas nem tanto...

não existe um pingo de vazamento no chão da garagem... então aonde vai esse óleo?

é normal isso na Ranger v6??

uso o LUBRAX SJ 20x50

abraço a todos

Fábio.F
06/08/2010, 19:01
Pelo jeito já queimando óleo.

Quantos km ela tá?

Pboeira
06/08/2010, 19:37
Junta do cabeçote queimada?

fabaumm
06/08/2010, 19:59
não ta queimando oleo, ta com 155.000km, oq pode ser^??

abraço

Junta do cabeçote queimada?

fabaumm
07/08/2010, 12:53
mais alguém?

abraço

Raposo
07/08/2010, 15:56
Não está queimando óleo. Não apresenta vazamentos. Se o óleo não estiver passando para a água e vice-versa (junta do cabeçote) = MISTÉRIO. :pensativo:

Anthoniusnikos
07/08/2010, 18:16
Talvez queime tanto óleo que não sobra um pingo para pingar na garagem ! :mrgreen:

Pode estar queimando na turbina.

Anthon

fabaumm
09/08/2010, 12:01
Anthoniusnikos kkkkkkkk

vc me fez lembrar um FIAT prêmio 86 que tive, o apelido dele era p36,aquela plataforma da Petrobras... aonde parava fazia uma poça de óleo,kkkkk

uma vez tava sem garagem e pedi para o vizinho a garagem emprestada, no outro dia ele me chingou pra caramba...kkkkkkkk foi aonde o apelido do velho Premio veio!!

mas na ranger não vaza nada no chão, meu mecânico disse que é normal pois ta no GNV...

Raposo,

Ta parecendo um mistério...

agora eu perguto a vcs é normal?

abraços

roberto.cardoso@ig.com.br
09/08/2010, 12:49
Anthoniusnikos kkkkkkkk

vc me fez lembrar um FIAT prêmio 86 que tive, o apelido dele era p36,aquela plataforma da Petrobras... aonde parava fazia uma poça de óleo,kkkkk

uma vez tava sem garagem e pedi para o vizinho a garagem emprestada, no outro dia ele me chingou pra caramba...kkkkkkkk foi aonde o apelido do velho Premio veio!!

mas na ranger não vaza nada no chão, meu mecânico disse que é normal pois ta no GNV...

Raposo,

Ta parecendo um mistério...

agora eu perguto a vcs é normal?

abraços

Fabaumm,

Não é normal baixar oleo assim não!

Eu também tenho uma V6 4.0 4x4 98, ela está com 202.000 KM e baixa 1 litro a cada 10.000 KM.

Eu uso óleo 100% sintético 10w30 e a cada 10.000 Km troco óleo e filtros (ar e óleo).

A única vez que baixou mais de um litro de óleo foi quando eu fiz uma limpeza interna no motor, logo que comprei a "carroça", fiz o processo de limpeza usando o flush!

Na casa de óleos que eu faço as trocas, o dono me informou que esse motor tem uma tolerância de 2 litros para cada 10.000KM.

Faça um teste, esfregue o dedo na saída do escapamento, se seu dedo sair preto e você sentir uma espécie de graxa no dedo, pode ser que o seu motor esteja queimando um pouco de óleo.

Veja por baixo no eixo do mancal (muitas vezes o retentor está vazando) se ele não esta com sujeira de óleo, as vezes quando o óleo esquenta e fica fino pode ocorrer um pequeno vazamento, e quando o veículo para e esfria não vaza.

Abraços,

fabaumm
09/08/2010, 14:24
Roberrto,

o carro não ta queimando oleo, ja vimos isso...

agora vou ver esse retentor que vc falou embaixo do eixo no mancal...

eu uso óleo mineral, o Lubrax SJ 20x50, sera que esse tipo de óleo não baixa mais que o sintetico.?

abraço

roberto.cardoso@ig.com.br
09/08/2010, 14:29
Roberrto,

o carro não ta queimando oleo, ja vimos isso...

agora vou ver esse retentor que vc falou embaixo do eixo no mancal...

eu uso óleo mineral, o Lubrax SJ 20x50, sera que esse tipo de óleo não baixa mais que o sintetico.?

abraço


Fabaumm,

Não sei se baixa mais do que o sintético... veja se ele atende as especificações do manual!

Eu não costumo utilizar o mineral em nenhum dos carros que tenho... até no palio uso 100% sintético... é mais caro.... mas já li várias materias.. em diversos lugares alertando para uma maior proteção no óleo sintético.

O que eu utilizo é importado.. da marca Kraft.. ele frio.. parece água!

Abraços,

fabaumm
30/01/2011, 21:40
Boa noite pessoal voltando esse topico.

Estou com o problema do TEC TEC no motor entre 1500 a 2500 RPM.

Percebo que é mais forte quando o motor esta frio...

Quando quente se escuta bem baixo TEC TEC TEC, mas esta la principalmente na volta da aceleração (quando vai caindo a rotação, entre 1500 RPM escuta ele mais nitido)

Baixa um oleo misteriosamente. pois naum queima nada, ja verifiquei no escapamento.

To usando o Castrol 20x50 mineral. percebo que a mais ou menos de 600 a 800km rodados abaixa 0,5 L de oleo.

ouvi dizer sobre o teste da vareta para ver se os aneis estão danificados. Então liguei o carro sem a vareta de oleo para ver se respinga algo.

esta ok nada de respingo

Ja me falaram que é normal baixar um pouco quando o carro é GNV, mas to achando demais.

Alguem para dar uma explicação do que realmente possa estar acontecendo?

Lembrando que ela é uma 99 motor V6 com GNV.

Abraços e obrigado.

Edintruder
30/01/2011, 23:43
Fabaum,
Pelo visto os tuchos hidráulicos estão apresentando desgaste. Esse tec, tec, tec é típico de válvulas batendo por falte de pressão nos tuchos. O vazamento de óleo pode ser pelos retentores das válvulas, e costuma apresentar fumaça azulada ao ligar o motor, e é imperceptível ao rodar. Normalmente é sinal de motor bem rodado, mas como o conjunto mecânico é muito durável, essas peças apreentam esse desgaste antes de pedir retífica. Experimenta usar óleo para alta kilometragem para ver se pára os tec tec tec. Se silenciar isso, podes comprar os tuchos e os retentores de válvulas e fazer esse servicinho. Parece bobagem, mas só esse ajuste nos cabeçotes, com reassentamento de válvulas, troca de guias e retentores de válvulas, a taxa de compressão costuma subir novamente e o desempenho e o consumo melhoram significativamente.
Como usas GNV, pode ser que os tuchos estejam bons ainda, mas esse ruído seja proveniente das sedes de válvulas com trincas e desgaste. Tem como recuperar também. Nesse caso, se trocares o óleo pelo de alta kilometragem, o ruído vai persistir como está agora.

fabaumm
31/01/2011, 08:41
Edintruder,

Obrigado irmão mais uma vez pela ajuda.

Quanto vc acha que gastaria numa brincadeira dessa?

Não conheço muito, mas esse serviço seria na parte de cima do motor, retifica de cabeçote e tal???

como disse fiz o teste da vareta e tal para ver se era aneis e tal...

mas não respingou nem nada, então a parte de baixo esta ok do motor?

abraço e obrigado










Fabaum,
Pelo visto os tuchos hidráulicos estão apresentando desgaste. Esse tec,



tec, tec é típico de válvulas batendo por falte de pressão nos tuchos. O

vazamento de óleo pode ser pelos retentores das válvulas, e costuma apresentar fumaça azulada ao ligar o motor, e é imperceptível ao rodar. Normalmente é sinal de motor bem rodado, mas como o conjunto mecânico é muito durável, essas peças apreentam esse desgaste antes de pedir retífica. Experimenta usar óleo para alta kilometragem para ver se pára os tec tec tec. Se silenciar isso, podes comprar os tuchos e os retentores de válvulas e fazer esse servicinho. Parece bobagem, mas só esse ajuste nos cabeçotes, com reassentamento de válvulas, troca de guias e retentores de válvulas, a taxa de compressão costuma subir novamente e o desempenho e o consumo melhoram significativamente.
Como usas GNV, pode ser que os tuchos estejam bons ainda, mas esse ruído seja proveniente das sedes de válvulas com trincas e desgaste. Tem como recuperar também. Nesse caso, se trocares o óleo pelo de alta kilometragem, o ruído vai persistir como está agora.

Albertocuritiba1
20/10/2011, 20:18
OPA GALERA........

DEPOIS DE RODAR 4.940KM PÓS TROCA DE ÓLEO, HOJE PASSEI NO POSTO PARA ABASTECER, E FUI OLHAR O NÍVEL; E ESTAVA FALTANDO 2 lts. É NORMAL ???? ESTES DIAS RASGOU A MANGUEIRA DO TURBO, E NOTEI QUE VAZAVA UM POUCO DE ÓLEO ALI (DEPOIS DA TURBINA E ANTES DO INTERCOOLER.) O MECÂNICO DISSE QUE É NORMAL UM POUCO DE ÓLEO VAZAR POR ALI???? SEI LÁ...... ALGUÉM TEM ALGUMA EXPERIENCIA COM ESTE CONSUMO DE ÓLEO ???????????????????????????????????????????????

dalmolin
20/10/2011, 20:35
OPA GALERA........

DEPOIS DE RODAR 4.940KM PÓS TROCA DE ÓLEO, HOJE PASSEI NO POSTO PARA ABASTECER, E FUI OLHAR O NÍVEL; E ESTAVA FALTANDO 2 lts. É NORMAL ???? ESTES DIAS RASGOU A MANGUEIRA DO TURBO, E NOTEI QUE VAZAVA UM POUCO DE ÓLEO ALI (DEPOIS DA TURBINA E ANTES DO INTERCOOLER.) O MECÂNICO DISSE QUE É NORMAL UM POUCO DE ÓLEO VAZAR POR ALI???? SEI LÁ...... ALGUÉM TEM ALGUMA EXPERIENCIA COM ESTE CONSUMO DE ÓLEO ???????????????????????????????????????????????niv el do oleo , se olha de manha cedo , com o motor frio e antes de ligar.
vc chegando no posto e olhando , 1 l a 1.5 l de oleo ta espalhado pelo motor e escorrendo lentamente.

dudu83
20/10/2011, 21:56
nivel do oleo , se olha de manha cedo , com o motor frio e antes de ligar.
vc chegando no posto e olhando , 1 l a 1.5 l de oleo ta espalhado pelo motor e escorrendo lentamente.

exatamente, tbm verifique a valvula de retorno do suspiro do oleo...

Imperador!
20/10/2011, 22:01
Respondendo à sua pergunta: a minha não baixa óleo nenhum.
E olha que troco a cada 7.000km só.

NGDaniel
21/10/2011, 07:30
x2 em todos...
- Nao se verifica oleo com o carro quente
- Verifique o anti-chamas...

Albertocuritiba1
21/10/2011, 12:40
x2 em todos...
- Nao se verifica oleo com o carro quente
- Verifique o anti-chamas...

- Verifique o anti-chamas... ???????????????????????????????????

RGamaJr_4x4
21/10/2011, 13:03
- Verifique o anti-chamas... ???????????????????????????????????

Válvula PCV.

NGDaniel
21/10/2011, 15:17
Válvula PCV.

Cara, não é PVC os mecas chamam de anti-chamas, mas o nome correto no manual é alguma coisa do tipo "valvula condensadora de óleo", é uma tampinha redonda que vai vai acima do cabeçote.. na forde custa 400 e la vai cacetada, troquei a minha e achei por 250 original mwm...

Albertocuritiba1
21/10/2011, 16:38
Tá mais o que é que pode estragar naquela válvula ??? Uma vez eu abri esta válvula da minha e não tem absolutamente nada dentro dela.... ?????

RGamaJr_4x4
21/10/2011, 17:10
Cara, não é PVC os mecas chamam de anti-chamas, mas o nome correto no manual é alguma coisa do tipo "valvula condensadora de óleo", é uma tampinha redonda que vai vai acima do cabeçote.. na forde custa 400 e la vai cacetada, troquei a minha e achei por 250 original mwm...

Eu disse PCV (positive ventilation não sei o que...), que tem essa função mesmo de condensar o óleo que sai nos vapores do cárter. Parte dos gases retorna pra admissão antes da turbina.
PVC é outra coisa.

Albertocuritiba1,

A PCV tem que estar cumprindo sua funão, senão o motor queima óleo que chegará pela admissão.
A primeira coisa a fazer é monitorar o nível do óleo da forma correta, como o pessoal já disse.

Eu lavei a PCV da minha com gasolina pra tirar a borra.

GMC
21/10/2011, 17:20
A minha não baixa nada de oleo.
MAs concordo com os demais , nivel de oleo , se olha com motor frio em lugar plano.

marciomeurer
21/10/2011, 17:36
Eu disse PCV (positive ventilation não sei o que...), que tem essa função mesmo de condensar o óleo que sai nos vapores do cárter. Parte dos gases retorna pra admissão antes da turbina.
PVC é outra coisa.

se eu falar para que eu achava que servia esta peça todos rirão de mim!!! kkkkk

NGDaniel
21/10/2011, 17:48
Eu disse PCV (positive ventilation não sei o que...), que tem essa função mesmo de condensar o óleo que sai nos vapores do cárter. Parte dos gases retorna pra admissão antes da turbina.
PVC é outra coisa.

Albertocuritiba1,

A PCV tem que estar cumprindo sua funão, senão o motor queima óleo que chegará pela admissão.
A primeira coisa a fazer é monitorar o nível do óleo da forma correta, como o pessoal já disse.

Eu lavei a PCV da minha com gasolina pra tirar a borra.


Isso troquei o teclado hehe.. agora quanto a lavagem, o meca me disse que ela entope e nao tem reparo, tem de trocar..

Cleber Cavalcante
11/01/2018, 21:33
Fabaumm,

Não sei se baixa mais do que o sintético... veja se ele atende as especificações do manual!

Eu não costumo utilizar o mineral em nenhum dos carros que tenho... até no palio uso 100% sintético... é mais caro.... mas já li várias materias.. em diversos lugares alertando para uma maior proteção no óleo sintético.

O que eu utilizo é importado.. da marca Kraft.. ele frio.. parece água!

Abraços,

A minha ranger e 97 4.0 e também está baixando óleo que vi hoje . Não tem vazamento e vou verificar se está queimando óleo.
Estou preocupado com isso .

Venerando
16/05/2018, 12:28
Ola amigos.
Tenho uma ranger 2006 3.0.
Sou o 3° dono dela.
Ela esta com 171 mil km rodados ( nao sei se sao originais)
quando comprei fiz uma revisao completa de oleo e filtros
depois de rodar uns 2.000 km fui conferir o oleo e me assustei! Estava abaixo do nivel minimo!!!
Resolvi fazer uma nova troca de oleo e o mecanico retirou apenas 2.7 litros de oleo dela!!
Feita a troca, rodei mais uns 1.500 km e ela ja esta marcando proximo do minimo.
Ela nao esta soltando fumaça demasiadamente, so quando piso muito e enche o turbo ela solta um pouco q acredito ser normal.
Estou usando diesel s-10.
Ela esta com um pequeno vazamento na junta do carter, mas acredito nao ser issso, pois na garagem da minha casa fica so u-alguns pingos... Nao aquela poça de oleo.
Alguem sabe me dizer o q seja?
Obrigado

Coophamat
16/05/2018, 12:58
Venerando, sua ranger deve estar consumindo o óleo. Você deve verificar essa válvula que fica na tampa do cabeçote se não está obstruída, pois se estiver aumenta a pressão no carter. Verifique também folga no eixo da turbina. Outra coisa que aumenta o consumo de lubrificante é o filtro de ar obstruído.

A minha consome 3 litros a cada 5 mil km que é o período que eu faço a troca, quando comprei ela tinha 227 mil km e baixava esses mesmos 3 litros, hoje com 273 mil km continua baixando igual.

ASQ1973
16/05/2018, 20:38
Meu T4 com o motor Duratorq 3.2 da Ranger dos quase 10 litros de óleo motor não vi baixar uma gota sequer. Apenas escurece é muito. Fora isso nada de anormal.

ESCHMIT
12/09/2018, 17:26
A minha estava baixando na faixa de 1l a cada 1000km, mas parece que aumentou, rodei uns 550km e ja baixou praticamente 1l..
ela esta com 222.000km não deixa marcas no chão e nem sai muita fumaça, o respiro parece estar bom, a turbina também.. Não sei mais o que pensar, só sei que está saindo bem caro, pois já renovei todo o sistema de injeção com bicos e bomba.. Não quero e nem posso fazer uma retifica, mas pra falar a verdade o motor parece bom, pega rapidinho, funciona redondo.
Alguém imagina o que pode ser?

RicardoFLN
12/09/2018, 18:17
A minha estava baixando na faixa de 1l a cada 1000km, mas parece que aumentou, rodei uns 550km e ja baixou praticamente 1l..
ela esta com 222.000km não deixa marcas no chão e nem sai muita fumaça, o respiro parece estar bom, a turbina também.. Não sei mais o que pensar, só sei que está saindo bem caro, pois já renovei todo o sistema de injeção com bicos e bomba.. Não quero e nem posso fazer uma retifica, mas pra falar a verdade o motor parece bom, pega rapidinho, funciona redondo.
Alguém imagina o que pode ser?

Migra pra um óleo mais viscoso. Um 20w50, Lubrax Vigoros, ou Urânia 1000HM.
Tem o Castrol Viscus que é 25w60.
Sds.

bernardoscotti
08/02/2019, 10:27
Amigos
comprei a 6 meses a minha ranger 3.0 2010 230k.
fiz a troca de oleo quando comprei, oleo 15-40 CI4 com filtro.
ela agora esta com 239k, se aproximando da troca e esses dias verifiquei que estava um pouco baixo o oleo (deixo ele sempre bem no meio do MAX e MIN) estava batendo no MIN.
completeio com 1 lt e quase foi no meio de novo.
minha camionente não fumaceia (branca ou azulada) nadadinha.
somente um pouco de preta (bem pouco) se enfiar o pe.
Pergunto é normal em 10k baixar de 1 a 1,5 lt de oleo?????

RicardoFLN
08/02/2019, 14:09
Amigos
comprei a 6 meses a minha ranger 3.0 2010 230k.
fiz a troca de oleo quando comprei, oleo 15-40 CI4 com filtro.
ela agora esta com 239k, se aproximando da troca e esses dias verifiquei que estava um pouco baixo o oleo (deixo ele sempre bem no meio do MAX e MIN) estava batendo no MIN.
completeio com 1 lt e quase foi no meio de novo.
minha camionente não fumaceia (branca ou azulada) nadadinha.
somente um pouco de preta (bem pouco) se enfiar o pe.
Pergunto é normal em 10k baixar de 1 a 1,5 lt de oleo?????

Não parece ruim 1 lt a cada 10k.
Se estiver usando ela direto em rodovia tudo bem trocar a cada 10k, mas se estiver usando em condições severas, cabe aumentar um pouco a freqüencia.

Sds.

Francisco Casal
08/02/2019, 15:08
1 litro a cada 10k é normal, a minha baixa isso tmb e o motor tem 300k

Sergio c
08/02/2019, 15:30
Até acho que baixou um pouquinho a mais que o normal, mas nada que cause preocupação.

bernardoscotti
08/02/2019, 17:49
obrigado pela resposta amigo
sempre uso meus veiculos no mesmo trajeto (cidade durante a semana e viajemzinha 130km no findi) e sempre faço trocas com 10k
ja tive apolo, focus 1.8, focus 1.6, focus 2.0, ranger a gasolina e agora essa a diesel, e nunca tive um que baixasse esse tanto de oleo.

Coophamat
10/02/2019, 00:15
A minha baixa 1 litro a cada 1000 km. Por isso troco óleo e filtro a cada 5 mil. A minha tem 283 mil km.

RicardoFLN
10/02/2019, 22:02
A minha baixa 1 litro a cada 1000 km. Por isso troco óleo e filtro a cada 5 mil. A minha tem 283 mil km.

Eita. Tá na hora de um 20W50.

Sergio c
10/02/2019, 22:51
E um Bardhall hehe.
Eita. Tá na hora de um 20W50.

HenriqueKaneko
11/02/2019, 22:42
A minha baixa 1 litro a cada 1000 km. Por isso troco óleo e filtro a cada 5 mil. A minha tem 283 mil km.

A minha 184 mil KM o proprietário anterior não trocava o filtro de ar direito e teve problema de bomba d'água estava consumindo essa mesma quantia de óleo [QUOTE=Coophamat[/QUOTE] resolvi abrir o motor, anéis e camisas estavam com um desgaste.
Resumindo: Encamisei o motor novamente para medida Stander, pois os pistões originais estavam dentro das medidas de tolerância. Foi realizada troca de anéis mantendo a medida stander, troca das brozinhas de biela e mancal medida stander, polimento do virabrequim, troca dos vedadores de válvulas do cabeçote, assentamento, aplainamento do cabeçote, 3 balancim 2 de admissão e 1 de escapamento , troca dos selos, banho químico no bloco, retentores de virabrequim, juntas. Bomba de alta testada na bancada. O Kit de de distribuição não troquei, pois aos 150 mi km tive problemas com selos aproveitei e troquei o kit.

Resumo da brincadeira: R$3400 em peças originais MWM, R$1100 de retificadora, R$1000,00 de mão de obra de montagem e desmontagem do motor

HenriqueKaneko
11/02/2019, 22:50
Atualmente está com 240cv fiz outro remap estava usando um mais manso. Na ranger 3.0 se comprar um Kess V2 pelo aliexpress fica bem em conta fazer o remap, compro o mapa a preço de custo 300,00 reais

Coophamat
11/02/2019, 23:01
Eita. Tá na hora de um 20W50.

Eu já pensei nisso, mas tenho medo dos tensores da corrente de comando não tensionarem por causa do óleo mais grosso.

Coophamat
11/02/2019, 23:03
Eita. Tá na hora de um 20W50.


A minha 184 mil KM o proprietário anterior não trocava o filtro de ar direito e teve problema de bomba d'água estava consumindo essa mesma quantia de óleo resolvi abrir o motor, anéis e camisas estavam com um desgaste.
Resumindo: Encamisei o motor novamente para medida Stander, pois os pistões originais estavam dentro das medidas de tolerância. Foi realizada troca de anéis mantendo a medida stander, troca das brozinhas de biela e mancal medida stander, polimento do virabrequim, troca dos vedadores de válvulas do cabeçote, assentamento, aplainamento do cabeçote, 3 balancim 2 de admissão e 1 de escapamento , troca dos selos, banho químico no bloco, retentores de virabrequim, juntas. Bomba de alta testada na bancada. O Kit de de distribuição não troquei, pois aos 150 mi km tive problemas com selos aproveitei e troquei o kit.

Resumo da brincadeira: R$3400 em peças originais MWM, R$1100 de retificadora, R$1000,00 de mão de obra de montagem e desmontagem do motor

Até que ficou um valor bom, a retifica completa deve passar dos 10 mil. Mas esse motor não é camisa fixa? Como fez pra encamisar ele?

RicardoFLN
12/02/2019, 11:56
Eu já pensei nisso, mas tenho medo dos tensores da corrente de comando não tensionarem por causa do óleo mais grosso.

Eu testaria. Mesmo porque quando tu colocas um 20W50, ou 25W60, a pressão tende a aumentar.

Sds.

HenriqueKaneko
12/02/2019, 13:46
Até que ficou um valor bom, a retifica completa deve passar dos 10 mil. Mas esse motor não é camisa fixa? Como fez pra encamisar ele?
Pessoal das retificadoras abrem o cilindro e adaptam o cilindro da Hilux 3.0, fazem isso quando o bloco não da medida.
Eu fiz pois ficava mais em conta do que comprar o kit de pistões 0,50mm e ainda eu motor ficou na medida stander tanto na parte de baixo e em cima.

Coophamat
13/02/2019, 11:41
Eu testaria. Mesmo porque quando tu colocas um 20W50, ou 25W60, a pressão tende a aumentar.

Sds.

Por esse lado vc tem razão, mas meu receio é pelo fato do óleo ser mais viscoso e ter maior resistência a entrar no tensor hidráulico.

Falta 500 km pra troca de óleo, vou usar o vigoros 20w50 da lubrax e ver o que acontece, se ficar batendo a corrente de comando eu esgoto e volto pro 15w40.

Diegocrazy25
13/01/2020, 15:08
Boa tarde a todos ! Possuo uma ranger 3.0 2008, atualmente ela esta com 208 mil km rodados, a ultima vez que troquei o oleo dela foi a 6 meses e nesses 6 meses eu rodei apenas pouco mais de 3 mil km em estrada de asfalto de 110 a 130 km por hora e e tb rodo muito em estrada esburacada. Acontece que um dia desse fui olhar o nivel do oleo e ele tinha baixado um pouco e tive que completar com 500 ml para ficar no nivel normal. Minha turbina esta ok, o carro nao falha nao fumaça e responde super bem na estrada e pega de primeira. Só uso diesel s10. Detalhe eu nao carrego peso algum, apenas uso pneus 265/70/16. É normal baixa essa quantia de oleo ? Se nao for o que é necessario trocar no motor para parar de baixar oleo dessa maneira ?

Coophamat
13/01/2020, 18:33
Se baixou 500 ml em 3 mil km está dentro dos padrões. Do nível máximo pro mínimo são 2 litros, acho que dentro do período de troca 5 mil km baixar isso está normal.

Diegocrazy25
13/01/2020, 22:00
Se baixou 500 ml em 3 mil km está dentro dos padrões. Do nível máximo pro mínimo são 2 litros, acho que dentro do período de troca 5 mil km baixar isso está normal.

Muito obrigado pela resposta amigo. Mesmo assim vou ficar de olho.

ESCHMIT
28/02/2022, 09:59
Pessoal das retificadoras abrem o cilindro e adaptam o cilindro da Hilux 3.0, fazem isso quando o bloco não da medida.
Eu fiz pois ficava mais em conta do que comprar o kit de pistões 0,50mm e ainda eu motor ficou na medida stander tanto na parte de baixo e em cima.
Saiu barato ein, aqui na cidade o pessoal não abre o motor por menos de 2500, pra fazer isso que tu fez me cobrariam no minimo uns 10k
Passa o contato dessa mecanica que acho que ta valendo a pena ir até aí.

Jsrsouzarodrigues
07/05/2023, 13:01
Eu testaria. Mesmo porque quando tu colocas um 20W50, ou 25W60, a pressão tende a aumentar.

Sds.

Olá, meu nome é Jésus e acabei de me registrar no fórum.
Tenho uma ranger.2.3 gasolina 2007 há pouco mais de um ano e a minha baixava muito óleo quando eu usava o 5w30. Comprei ela em uma garagem e por infelicidade e inexperiência minha e do frentista do posto acabei abastecendo ela com óleo diesel assim que sai da loja...não andei 3km e ela começou a pipocar e estourar até parar...na hora não me dei conta de que tinha abastecido com o combustível errado...enfim...chamei um mecânico que constatou o ocorrido...desceram o tanque, limparam, trocaram velas e bomba de combustível que queimou por causa do diesel... Agora não sei se ela baixa óleo por causa desse acidente ou já estava com o problema na loja onde comprei. Não recomendo aos mais puritanos
mas uso hoje o mobil 20w50 e o polêmico militec há um ano e eu mesmo na minha garagem troco óleo e filtro a cada 5mil km ou 6 meses e não percebo no óleo velho nenhum indício de desgaste ou limalha pois passo ele em um coador de café para averiguar se não há presença anormal de partículas metálicas kkkkkk. Meu consumo de óleo hoje é de 1 ML a cada km rodado sendo que com o 5w30 era de 4ml a cada km. Nunca percebi nada de anormal no motor até hoje...roda liso e sereno mas sei que mais cedo ou mais tarde terei que abrir para fazer o reparo.