Conectar

Ver Versão Completa : Velocidade Real no Jeep

vekia
10/09/2006, 19:20
Oi Galera

Faz tempo que não faço perguntas para os colegas. Obrigado por todas as respostas obtidas até agora. No momento o Jeep tá jóia, mas como ficou legal e to usando bastante to com medo dos radares em SP. Ele tá com pneu Argentino diferente dos originais, então o velocimetro marca para menos.

Alquem sabe como calcular a velocidade real usando estes pneus e o velocimetto original ?

Abraços

Alex

leopoldo
10/09/2006, 20:37
V = (3,1415) x (rotações do motor convertida em rotações por hora) : (relação da marcha que se usa) : (relação coroa-pinhão) x (diâmetro do pneu convertido em km)

V sai em km/h

JeepDennis
11/09/2006, 00:44
V = (3,1415) x (rotações do motor convertida em rotações por hora) : (relação da marcha que se usa) : (relação coroa-pinhão) x (diâmetro do pneu convertido em km)

V sai em km/h

?????????????????????????????????????????????????

axu mais facil vc usar um GPS para ter noção..hehehe

cmte_carvalho
11/09/2006, 14:33
Nunca fui bom em matemática mas peço licença ao mestre Leopoldo para tentar explicar de maneira "mastigada": para encontrar o valor da velocidade primeiramente você deve multiplicar o valor de pi (3,1415) pelo número de rotações do motor... Ocorre que praticamente todos os tacômetros mostram esta rotação em RPM, ou seja, Rotações Por Minuto. Através de uma simples regra de três você deve converter esse valor para rotações por hora para que o resultado final do cálculo dê certo.

Após encontrar o valor desta primeira multiplicação, deve-se dividí-lo pela relação de marcha usada e, em seguida dividir novamente, agora pela relação coroa-pinhão. Por fim, multiplicar pelo diâmetro do pneu - mais uma vez é preciso converter essa última medida de metros para kilômetros usando-se novamente da regra de três.

Pronto, depois destas operações você já obtêm o valor da velocidade em Km/h!

E aí, deu para entender? Qualquer coisa é só perguntar pois bobo é aquele que não entende mas permanece com a dúvida por ter vergonha de perguntar!

Grande abraço, até!

offroad
12/09/2006, 01:50
Nunca fui bom em matemática .......
pq pensar muito neh !!! pega um GPS emprestado. dah uma volta na estrada.
ve a 20, 40, 60, 80 e 120 km. por ai jah tem uma ideia de qto (%) estah fora seu velo.

abs

Ronaldo B.
12/09/2006, 07:51
Compra um Totem Mini Trip, muito mais barato que uma multa por excesso de velocidade e confiável, independente do tamanho do pneu que vc está usando.

[]´s

Ramone
12/09/2006, 15:18
Pqp! Eu não sabia que o velocimetro não é exato para pneus não originais. Eu tenho pneus argentinos 750x16 no meu Jeep, existe alguma regulagem pra isso???

Santoro
12/09/2006, 15:30
ramone vc pode mandar aferir o seu velocimetro para os novos pneus ... qualquer pessoa q mexe com velocmetros faz isso .

José Augusto
12/09/2006, 15:54
ramone vc pode mandar aferir o seu velocimetro para os novos pneus ... qualquer pessoa q mexe com velocmetros faz isso .

Depende onde for fazer não vale a pena, se vc mesmo for fazer e procurar o "adaptador" em empresas que vendem equipamentos para taxi normalmente sai em conta, caso contrário vai de "mini trip".

Quando aferi o velocimentro da Rural em 2002, numa casa de velocimetros, gastei R$ 250,00, ela estava com o cambio cl2205+reduzida original e pneus 35", hj ela está com cambio FSO-2305+reduzida de Band e pneus 37", resultado perdi a aferição.

valmor
12/09/2006, 16:00
Quando aferi o velocimentro da Rural em 2002, numa casa de velocimetros, gastei R$ 250,00, ela estava com o cambio cl2205+reduzida original e pneus 35", hj ela está com cambio FSO-2305+reduzida de Band e pneus 37", resultado perdi a aferição.

Curiosidade : Como se faz esta aferição ????

[]´s

José Augusto
12/09/2006, 16:44
A aferição é basicamente a adaptação de um "corretor" de giro, na saída da reduzida se "encaixa" o terminal do velocimetro, ali se adapta um "cilindro" que internamente tem algumas engrenagens de nylon, esse equipamento faz a conversão do giro.
No meu caso, pegou-se um cilindro desses "pronto" e foi feita uma engrenagem nova para substituir uma delas, deu "zero" percentual de erro, em casa de equipamento para taxi existem alguns desses cilindros "prontos" com algumas medidas de conversão padrão.
Para aferição marca-se 2 posições no asfalto onde se conhece previamente a distância e aí percorremos o trecho e fazemos a leitura do odometro, a divisão entre a distância medida e a distância lida fornece o fator de conversão, esse procedimento é igual ao realizado quando se instala o "mini trip".

Santoro
12/09/2006, 17:20
Metodo economico tabajara : peça para outro veiculo acompanhar , tipo um carro comum de passeio veja a quanto vc vai e ele vai meça quantos kilometros deu e ve mais ou menos hehehe

leopoldo
12/09/2006, 18:24
Meça um trajeto conhecido em km - quanto mais, mais preciso - e compare com a leitura em um odometro parcial (ou não) do mostrador do jeep. A relação entre os valores fornece a redução ou ampliação necessária.

Sergio Willys
12/09/2006, 19:24
Se quiser fazer a aferição (em Sampa) vai o endereço de onde fiz o meu. Av. Santo Amaro 1182, fone 3849 3266