PDA

Ver Versão Completa : Encurtar a F 75

Dimmy
10/09/2006, 18:06
Acabei de comprar uma F 75 e vou fazer trilhas um pouco pesadas com ela .
Estava pensando em encurta seu chassis cerca de 35 cm. acho ela muito longa e encurtando seu chassis talvez melhoraria seu desepenho nas trilhas.
1 Será que é conveniente fazer isso?
2 Se um dia resolver vende - lá, isso vai prejudicar no seu valor final.

Ovelha
11/09/2006, 15:54
suas perguntas são um pouco subjetivas...

Se é ou não conveniente eu não sei, mas que melhora pra gagalho nas trilhas, melhora...

A minha foi encurtada só depois do jumelo, nada no entre-eixos, e pra mim tá supimpa, ainda mais com o spoa, o anculo de saida fica próximo de 60-70º

Qnto ao preço, vai da sua lábia e do comprador, se o cara quer comprar um veículo pra trilha, olhará o chassi encurtado com bons olhos, mas se for um velho procurando um carro pra ir pescar, vai chiar um monte falando coisas do tipo: " vc enfraqueceu a estrutura", "vai surgir ferrugem mais tarde", "vc mudou o angulo de Ackermann"(hehehe), e outras boiolices...

José Augusto
11/09/2006, 19:07
Dimmy, o que vc quer é o chassi de uma rural, entre eixos menor e o chassi termina no jumelo trazeiro.
Um colega aqui encurtou o entre eixos em 40 cm e cortou o chassi e caçamba no final do feixe, a F75 ficou "brava", pois alem disso estava SPOAda tinha mecânica GM 6cc cambio CL2215.

dalmo cruz torres
21/09/2006, 11:30
Eu encurtei o chassis na mina F-75 cortando-o logo após os jumelos traseiros, acho que ficou ótimo, pois melhorou o angulo de saída e continuou com uma das boas características da F, que é a sua distancia entreeixos. Eu não diminuiria o chassis ne maneira a diminuir a distancia entreeixos, pode vir a aparecer problemas no chassis, se a idéia for essa, seria melhor partir para o chassis de uma rural.

dalmo cruz torres
22/09/2006, 07:37
José Augusto, corrigi a assinatura; maxion 2.5, mais novim novim!

José Augusto
22/09/2006, 13:49
Aí Dalmo, agora sim, pelo visto sua F75 estará com a mesma mecânica do meu CJ5:dance: .

[]'s:palmas:

Ovelha
04/10/2006, 11:17
Ae seguem as fotos de uma F75 encurtada somente depois das molas 8)

Ainda hoje tiro as medidas da caçamba e angulo de saída, mas lembro que o CraMon está SPOADo com molas originais. :twisted:

Ovelha
05/10/2006, 10:47
As medidas são:

compriento superior da caçamba: 1,75m
Angulo de saída (limitado pelo jumelo): +- 37 º

É isso ae :concordo:

Mar Falado
08/10/2006, 15:02
No inicio tb queria encurtar a minha mas fiz como o Dalmo...cortei logo apos os jumelos traseiros, isso já da uma diferença enorme...é outra F75.

dalmo cruz torres
09/10/2006, 09:50
MAr...ficou braba a tua "F", irada!! A "cerquinha" é só para não ficar o chassis aberto! E o restante, como está?
A minha F está com o chassis 10 cm maior que a sua, mas a melhora, em comparação com a original, é substancial. No parte entre os eixos eu não encurtaria, para isso é melhor já passar para o chassis da rural.

Mar Falado
09/10/2006, 14:07
Então Dalmo ja estou subindo pelas paredes + sempre tem o que melhorar, falta assoalho da caçamba, caixa de ferrramentas, suporte para hi-lift, subir o tanque de combustivel entre o chassi e caçamba, gaiola externa etc. Em um dos projetos que estava bolando eu iria montar uma barraca em cima dela para futuros acampamentos, mas ainda é só projeto.
Semana passada fiz os paralamas de borracha (a prova de barranco) e terminei o snorkel.

Motor é o original 6cc a gasolina - pretendo colocar um 4.9 injetado da F1000 ou algum diesel.
Cambio 4m no assoalho e eu msm adaptei as alavancas de tração e reduzida tb no assoalho - falta fechar o buraco no assoalho
Direção original - pretendo passar hidraulica do opala.
Suspensão ainda original - mas já estou vendo de adaptar as molas da Toy-Band na dianteira (sem alongar o chassi) e S10 na traseira.
... enfim nunca para, acaba virando um hobby....é muitas $$$latinhas$$$
a já ia me esquecendo...comprei um guincho mecanico Ramsey, falta instalar.

vlw

Edinhodalight
09/10/2006, 19:12
Cara ficou realmente nervosa sua F , eu estou vendendo meu cj 5 e ja tenho em mente a idéia de uma F curta como a de vocês . Ja possui uma e engraçado vendi p/ comprar um jeep porem até hoje tenho saudades dela , vou continuar a ligado neste tópico p/ tirar umas idéias p/ montar uma outra .

dalmo cruz torres
10/10/2006, 14:18
Mar, gostei das tuas idéias, o Snorkel ficou show de bola, pensei em fazer um assim para a minha F, mas agora eu estou tentando terminar a reforma dela, já estou com a corda no pescoço! Sobre as adaptações que v/c planeja uma eu já experimentei, o motor 4.9, é um puta motor, tirei o meu e estou colocando um a diesel, um Maxion Hs 2.5, fiz a retífica completa dele, troquei tudo, até os bicos injetores(entende o porque de eu estar com a corda no pescoço?), ainda não está andando, mas quando começar a rodar eu vou avisar a galera aqui do fórum. Sobre as molas, a minha F também está assim, molas do Toy na dianteira e da S-10 vai para a traseira( ainda não coloquei). Estou sem carroceria para colocar, tô pensando em colocar a do caminhão Kia/bongo, bem curtinha. Eu sempre usei a carroceria da minha camionete para dormir nos meus acampamentos, é mais espaçoso e confotável do que uma barraca, assim, vou fazer um toldinho para colocar na carroceria.

André-4WD
11/10/2006, 08:30
Mar:
Vc poderia dar maiores detalhes do snorkel? é filtro do que? Furou o paralama internamente e depois na parte de cima para passar a tubulação correto? Como o filtro é fixado? To querendo colocar um snorkel na rural e to vendo as ideias da galera..valeu!!
Andre

Ovelha
11/10/2006, 09:04
Eu tenho um filtro igual esse na garagem de casa, só acho q o meu é menor,,:pensativo:

o meu é de corcel, e esse é de que?

A minha F75 ainda ta sem filtro, eu ia colocar o de corcel, mas daí apareceu um maiorzão baratinho... fim da história, comprei o maiorzão...:D

Mar Falado
11/10/2006, 12:12
boas...

O filtro é o do corcel.

Foto 1: para fixação usei uma cantoneira q por sinal ta bem enferrujada

Foto 2: embaixo do paralamas tb usei uma chapa de inox para dar + sustentação (obs. os cantos tem q ser arredondados).

Foto 3: tubo de inox, tb foi soldado 2 suportes para fixação na coluna.

Foto 4: foi feita a portinha do rato no capu, foi colocada uma pequena guarnição de borracha para dar um acabamento melhor.

Foto 5: no chapeu, veja q nem sempre os diametros são iguais, precisei fazer uma bucha em aluminio e repare q a bucha é partida, para quando vc apertar o chapeu ela apertar no tubo.

detalhe: toda fixação, na coluna, embaixo do paralamas e na cantoneira, usei junta e silicone.

dalmo cruz torres
11/10/2006, 12:24
Mar. Agora eu gostei mais ainda do teu Snorkel, v/c não ter passado o tubo pelo pára-lamas, ou por dentro da cabine foi ótimo, o melhor que eu já ví. Vou copiar a tua idéia, mas deixando o filtro dentro do cofre do motor. Muito bom...

Mar Falado
11/10/2006, 12:38
...continuação

Foto 1: a mangueira tem q ser dura (resistente), porem flexível.

Foto 2: instalação no carburador.

Foto 3: esse cotovelo é o mesmo usado em turbo de caminhões, precisei cortar no lado do carburador para abaixa-lo, outro detalhe é que tb precisei fazer uma redução para fixar a mangueira no cotovelo e outra anel (bucha) no carburador.

espero ter ajudado

vlw.

Mar Falado
11/10/2006, 12:43
Mar. Agora eu gostei mais ainda do teu Snorkel, v/c não ter passado o tubo pelo pára-lamas, ou por dentro da cabine foi ótimo, o melhor que eu já ví. Vou copiar a tua idéia, mas deixando o filtro dentro do cofre do motor. Muito bom...

Eu tb ia colocar ou seja ia pendurar no varão....+ como faço trilhas e algumas pesadas, as vezes o motorzão da uma chiada, e esse filtro la dentro atrapalha e muito na ora de vc fazer uma manutenção no meio do mato as 21:30, ja pensou...

dalmo cruz torres
13/10/2006, 12:57
Eh....verdade, muito mais simples assim...não tinha pensado nisso...