PDA

Ver Versão Completa : Jeep Cj5 1972 Para O Uso Diário

adolfojjr
10/09/2006, 15:55
Oi galera!

Comprei um CJ5 72 todo original, mas quero transformá-lo num carro que possa ser utilizado na cidade, que rode bem nas trilhas e que dê prá fazer viagens mais longas, pois gosto de viajar p praia.

Estou querendo trocar o motor talvez bote um AP 2.0, a caixa de marcha mas quero manter a redução e quero botar uma suspensão mais macia e se possível mais baixa. Quais as melhores opções?

Me disseram que prá aumentar a estabilidade eu teria que aumentar os eixos, pois o CJ é muito estreito e capota c facilidade, é verdade?

otavio_gomes
11/09/2006, 13:34
Oi galera!

Comprei um CJ5 72 todo original, mas quero transformá-lo num carro que possa ser utilizado na cidade, que rode bem nas trilhas e que dê prá fazer viagens mais longas, pois gosto de viajar p praia.

Estou querendo trocar o motor talvez bote um AP 2.0, a caixa de marcha mas quero manter a redução e quero botar uma suspensão mais macia e se possível mais baixa. Quais as melhores opções?

Me disseram que prá aumentar a estabilidade eu teria que aumentar os eixos, pois o CJ é muito estreito e capota c facilidade, é verdade?

Olá Adolfo,

Parabéns pelo seu novo carro.

Sugiro que você antes de fazer alterações no seu Jeep leia vários tópicos aqui no forum e converse com várias pessoas.

As alterações em todo veículo precisam ser informadas ao departamento de trânsito e em alguns casos passar por testes rigorosos.

A troca do motor é relativamente simples e você há escolheu o que quer. Porém, a troca da suspensão é muito complicada, não acredito que valha a pena. existem maneiras de deixar o seu Jeep um pouco mais macio sem trocar a suspensão.

A troca do motor muda o comportamento do Jeep, muda a maneira de dirigí-lo! O motor original tem alto torque em baixa rotação e a potência máxima é alcançada por volta de 4.000 rpm. O motor AP tem rotação máxima acima disso e o torque máximo é menor que o motor original do Jeep e acontece em rotação mais elevada - verifique os dados do motor que voce vai instalar. Assim, o seu jeep terá como característica o fato de girar mais que o original.

A caixa de marchas, não altera muito a velocidade final pois a última marcha tem normalmente relação 1:1. A sua troca é mais interessante quando a caixa original está muito ruim ou a motorização é muito mais potente. a adaptação de caixas de marchas na caixa de transferencia do Jeep é relativamente simples.

O que altera mais a velocidade final do Jeep são:
caracterísitcas dos motores: rotação máxima do motor;
relação do diferencial;
diametro das rodas montadas.

Sobre a maciez da suspensão: existe uma relação entre massa suspensa e massa não suspensa em qualquer veículo que define um rodar macio nele. Em outras palavras, um carro macio tem muita massa (peso) acima da suspensão e pouca massa seguindo o caminho no chão.
por exemplo: um veículo cheio é mais macio e pula menos que o mesmo veículo completamente vazio - nas caminhonetes isso aparece mais.
Assim, rodas leves (incluindo os pneus) deixam o jeep mais macio. existem pneus grandes que são muito leves (e muito caros).

Ainda sobre maciez da suspensão:
A suspensão original do Jeep pode ficar macia:
Desmonte-a e verifique se algumas Lâminas perderam a elasticidade e troque-as. Em hipótese alguma mande arquear as molas de seu jeep - elas perdem a elasticidade. No feixe traseiro, inverta as 2 ou 3 lâminas menores pare que elas atuem apenas com um pouco de carga (veja como são as molas dos suzukis Samurais). Lubrifique entre as lâminas - eu levanto o jeep pelo chassis e passo óleo spray entre as lâminas. O manual sugere 50% de querosene e 50% de óleo de motor aplicado com ar comprimido que eu não tenho em casa. mantenha a pressão dos pneus adequada - em um mesmo veículo, quanto maior o pneu, mais baixa a pressão - utilizo entre 17 e 20 lbs/pol2 em pneus 700x16. Mantenha as buchas, jumelos e amortecedores sem folgas.

O Jeep é um veículo estreito, projetado nos anos 40. A sua velocidade de cruzeiro é muito menor que as velocidades de cruzeiro dos carros atuais, o freio é absurdamente pior, a direção idem etc.
Assim, não utilize o seu Jeep como se você tivesse um carro novo, com garantia. Se você mantiver a manutenção em dia e não levantar o carro a estabilidade é razoável. se o jeep for preparado para corrida, vai precisar de eixos mais largos, freios muito melhores (não será aproveitado nem o pedal) outro sistema de direção.

Sugiro a você que a primeira modificação seja a instalação de freios a disco nas rodas dianteiras.

Um abraço,

adolfojjr
11/09/2006, 19:15
Oi Otávio,

Valeu pelas dicas.

Depois de ler muitos depoimentos e conversar com um mecânico daqui, decidi trocar o motor por um AP 2.0, inclusive já estou procurando, também vou trocar a direção por uma da S10 ou do Santana, pelo que vi aqui no fórum 4X4 as duas são muito boas e fáceis de instalar no jeep.

Você acha que a caixa de marcha original aguenta esse motor?

Ainda estou em dúvida quanto a suspensão, vou fazer o que vc disse e depois resolvo se troco por uma do Toyota, mas antes vou testar a original mesmo, só troco se ficar muito dura. Antes vou fazer uma viagem pra Alagoas, devo rodar uns 800km.

Mas eu acho que o antigo dono arqueou a traseira pois tá muito alta, e também acredito que tem lâminas a mais, eu vi que cada feixe tem 12 lâminas, é assim mesmo?

Vou botar um jogo de rodas muito bonitas da F1000 que eu vi aqui em Caruaru, porém não sei se são pesadas.

Também vou instalar uma capota de fibra e um Sto Antônio, ainda estou vendo uma bonita e barata.

ale_ralves
11/09/2006, 23:38
Fala Adolfo!
Eu to na mesma situação sua, tb comprei meu 1º 4x4 recentemente, o meu é um CJ5 77.
Com relação a direção o meu não tinha folga, tinha férias. devia ter quase 1/2 volta do volante de folga. depois de pesquisar aqui vi que a galera sofria pra retirar a folga e o tal do Shimmy da direção e percebi que era mesmo melhor trocar logo tudo por uma direção de santana. Comprei então o Kit da Garra 4x4. Ficou showwww!!!! 0 folga e 0 shimmy, mesmo sem usar amortecedor na direção. Te recomendo.
Botei freio a disco na frente tb e deu uma melhorada legal.
Qto a suspensão ainda não mexi, mas pelo que vi por aqui o lance da Toyota pra cidade num é legal não. Eu to querendo por os amortecedores traseiros da ranger 4x2 antiga, que parecer ser plug and play e bem macios. Mas num corri atrás deles ainda por motivo de falta de verbas. E tb vou dar uma lubrificada no feixe, eu vi que a dica é por tiras de chapas de Raio X com graxa entre as lâminas do Feixe e to pensando em fazer isso tb.

No +.... Boa sorte e qualquer dica legal pra nós fala ae!!!

Sergio Willys
12/09/2006, 00:33
Seguem algumas dicas: O meu 61 tá com motor Opala, Câmbio Clark, Freio a disco dianteiro e direção hidráulica do Opala também. Não se compara esta configuração com o carro original. O motor é muito mais potente, assim ele anda muito melhor, para melhor por causa do freio a disco ( o original é desesperador), a direção é muito melhor que a original, mas não é show, pois ainda sobra um mínimo de folga nas articulações, e o câmbio de 4 marchas é também melhor que o original, que depende de paciência e integração homem X máquina (sabe comé, pra engatar a segunda basta dar 4 bombadas na embreagem, virar o espelinho ecutucar com a ponta do pé...). Mas inda é um Jeep 61, e tem que ser respeitado como tal. mais ainda é um 61 cheio de adaptações que melhor que tenham sido feitas, nem sempre terão o desempenho comparado aos carros de hoje. Na suspensão, subtraí algumas molas ( as 3 menores da frente e 4 de traz) o que sgundo os experts "humaniza o carro"e o bicho ficou menos "cabrito" que antes. Mas ainda é um Jeep. Já viagei com ele, fiz várias trilhas, me diverti muito, mas também já voltei de guincho, asim entendo que a confiabilidade deve sempre ficar sob suspeita. Uso o meu nos dias de rodízio como urbano, vou e volto normal, mas dirigir oJeep é diferente de dirigir os carros de hoje. Assim, é importante respeitar as diferenças, para curtir "o brinquedo". Boa sorte !!!

Paulo_CW
12/09/2006, 10:31
Adolfo,
Acho q primeiro vc deve decidir q é melhor pra vc, pois um Jeep pra uso diário que ande bem em trilhas vai depender muito do tipo de trilha que vc quer fazer, pois isto influenciará no tipo de pneu a ser usado, outra coisa... vc quer "baixar" seu jeep p/ que... daí q vc não vai pra trilha mesmo... quanto a suspensão... tem alguns artifícios, os melhores são suspensão de toyota ou tipo engesa... Motor AP 2.0 em minha opinião fica melhor na cidade, pois pra trilha considero o de opala bem melhor... Penso que vc deve conhecer melhor seu jeep e ver outros jeeps antes de começar sua empreitada... pois caso contrario se arrependerá depois...

Sergio Willys
12/09/2006, 16:09
Caso queira experimentar algumas das adaptações, o cara onde eu comprei o meu Jeep tem uma bela variedade, e foi testando (versão tupiniquim do test drive sabe?) que decidi, principalmente, o que eu não queria.`O Japa é o Assao, em Cotia SP, 011 4616 4944.

adolfojjr
12/09/2006, 19:36
Oi Ale, valeu pela dica da direção, o bom da direção do santana é que encontro com mais facilidade, mas qual foi o freio a disco que vc intalou?

Paulo as trilhas que eu farei são bem leves, no máximo uma voltinha na praia ou o estradão de terra que vai pro meu sítio aqui perto, por enquanto eu não vou botar em trilha fechada, até porque eu não tenho experiência, quem sabe com o tempo eu me empolgo e encaro.

Aí Sérgio, pena que não tenho como fazer um teste drive aqui porque seria fundamental prá escolher o jeito do meu jipão, vou ter que fazer com o que aprender aqui com vocês.

ale_ralves
12/09/2006, 21:26
Grande Adolfo, seguinte...
Eu disse que minha direção ficou show, já o Sérgio disse que a dele não chega a isso. Acredito que seja questão de referencial. A minha eu digo que ficou assim quando comparada com a M.... que era antes, mas quando comparada com as de outros carros "normais" (meu outro carro, por exemplo é uma Tempra) é uma direção pouco confortável mesmo.
Qto ao freio comprei desses kits parciais que vendem em todos esses sites de 4x4 por aí, o meu comprei na Garra. E comprei numa lojinha aqui perto de casa as pinças e pastilhas da Kombi. Aliás saiu bem mais barato fazendo assim do que comprando o kit completo.
Valew!!!