Ver Versão Completa : CAIXA 5 MARCHAS - Orientação
Senhores,
Estou com uma caixa de 5 marchas nas mãos para instalar na minha Band que tem uma 4 marchas sincronizada. Preciso que alguem que já tenha feito esta alteração me diga se realmente vale a pena, se de fato tem diferená no desempenho na estrada. Estou pagando R$4000,00. Meu motor é o MB 608.
Por vafor me ajudem RAPIDO.
Roberto C Medeiros
09/09/2006, 15:28
Olá
Acho q vale a pena sim
Fiz a adataçao na minha band 92 equipada c/ om364 do 709. Como vj muito, o mo vivia "esguelado" o tempo todo. A veloc final não muda muito, mas é um prazer muito grande ver o motor baixar a rotação na 5ta e deslizar pela pista. Um aspecto interessante do desempenho é vir em 5ta marcha e passar para 4ta, ganhando força nas subidas e ultrapassagens e voltar para 5ta, ganhando veloc. É outro carro que vc tem na mão. Nas outras marchas não muda muito, pois é uma mesma cx com mais uma carreta que vc só usa em velocs mais altas. Acho que valeu a pena, apesar das adaptações que são um preço que temos a pagar. Fui à Ushuaia (Terra do Fogo) (27.000 km de NT-RGN até lá e volta) e não teve problema. Tudo azul com a 5ta.
Um abraço
Robertão
Roberto,
Excelente, o que quero mesmo é rodar em baixa rotação. Aumentar a velocidade final não é absolutamente minha preocupação na Band. Mais uma pergunta : o mecanico me disse que é so tirar uma caixa e colocar a outra. É fato ou tem mais alguma adaptação a ser feita? Minha caixa atual é sincronizada com a transmissão lateral e não central com nas antigas caixas secas.
Opa
Eu ACHO que vai ter me aumentar o tamanho da tampa da caixa que fica no assoalho, talvez mude um pouco a posição das alavancas, tbém talvez tenha que alterar alguma coisa no tamanho dos cardãs diant. e traseiro.
Depois que fizer a troca posta prá nós o que foi necessário fazer, por favor.
[ ]´s
Marco Antonio
Curitiba
Elmer_Jeep
10/09/2006, 00:07
Vai precisar encurtar o cardâ trazeiro.
Outro detalhe importante, tem dois modelos desse cambio, um que saiu nas bands 94 com motor Mercedes 364 e logo depois em 95 saiu outro nos 14B. A diferença está na estria do eixo piloto. Atenção antes de comprar.
[]'s de quem já comprou várias por 1500 real
Roberto C Medeiros
10/09/2006, 11:10
Olá Jaime, Elmer e Dog
Todas as considerações dos amigos Elmer e Dog são reais. Qdo falei das adaptações, me referia aos ajustes a serem feitos externa e internamente.
Local das alavancas:
No meu caso, mo OM 364 e Band 92 longa, foi necessário recortar a cobertura e ajustar o local das alavancas (um lanterneiro faz isso fácil).
Tamanho dos cardãs:
A outra modificação foi no tamanho dos cardãs: aumenta o dianteiro em aproximadamente 10 cm e encurta o trazeiro na mesma medida (uma retífica pode fazer isso com critério e ainda faz o balanceamento).
Acoplamento mo e cx:
No caso do acoplamento entre motor e cx, que é o mais importante, a coisa tem que ser feita com mais cuidado, pq as estrias são diferentes nos dois modelos. Assim, segundo o mecânico que fez ( Sr. Pereira, Mecânica Iguaperiba, Rua Iguaperiba, Penha/ RJ, próximo à AV. Brasil)(se quiser um diagnóstico do seu caso e preço, mando mais detalhes do endereço), pode-se adotar 2 linhas de ação: troca-se o eixo primário da caixa de 5 (mais caro) ou faz-se um ajuste sem trocá-lo. Fica aí uma dúvida que tenho, quanto ao espaço para usar o conjunto de disco colar e platô originais para a cx de 5, pq usei o disco antigo, que estava novo, mudando só o miolo deste. Quem puder dar mais detalhes, agradeço.
Como vê as adaptações não são triviais, mas como toyoteiros, somos ousados e por isso acho que vale a pena tentar.
Um abraço a todos. Fico à disposição.
Robertão
É, complicou,
O mecanico que se prontificou a fazer a troca mostra que realmente não entende nada de Band. Ele afirmou que é só tirar uma e colocar a outra. Vou ter que reavaliar.
Liga para o Sr, Aita Tel. (21) 22703252
Junior Tiol
13/09/2006, 17:48
Pessoal tenho uma band Jipe com motor 364 porem cambio seco de 04 marchas. Gostaria de colocar um cambio sincronizado. Acho melhor um de 05 marchas. Seria muito complicado? Como a minha a 1º marcha ja é reduzida teria que colocar uma caixa de reducao? Qto aprox ficaria esta adaptacao? Alguem poderia me ajudar?
Junior,
Caso eu troque a minha caixa e voce tiver interesse podemos negociar a minha caixa 4 marchas sincronizada completa.
Julio Militão
13/09/2006, 21:42
Semana passada troquei a minha de 4 por uma de 5. As trocas sao mais macias. Realmente, os cardãs tem que ser modificados, como o colega citou, a tampa tambem te que ser remodelada. Ficou rodando mais macia na estrada. Valeu a pena, gastei uns 4000,00.