PDA

Ver Versão Completa : regulagem do dfv

Rodrigo59
09/09/2006, 14:24
Sei que vcs vão me mandar procurar esse topico no forum mas não to conseguindo fazer nenhuma procura desde ontem!
Bom galera seguinte meu jipe ta com o bf e o carburador e o original mesmo dfv, e o seguinte ora que eu piso nu acelerador ele da aquela engasgada hora que tiro o pe e piso um pocu menos ele vai to achando que ta dando excesso mistura muito rica, tem aquele parafuso que regula a quantidade de ar/alcool que entra no carburador alguem sabe como regular?? solta o parafuso +ar, aperta o parafuso + gasolina?? é isso?? tem que regular em mais algum lugar??

leopoldo
09/09/2006, 14:33
no dfv tem as seguintes regulagens externas:

mistura (parafuso preto)
marcha lenta (parafuso dourado)

regulagens internas:

gigle
volume da bomba de aceleração

solte o parafuso de marcha lenta até perceber que não tem encosnto no corpo

abra o de mistura até conseguir funcionar o motor.

depois, regule a marcha lenta de forma a ficar nos 550-600 rpm.

feche um pouco o da mistura até perceber que o motor começa a diminuir a rpm, abra então 1 volta.

ou siga na seção de downloads, os procedimentos no manual de manutenção do jeep, parte sdo istema de combustível

cmte_carvalho
09/09/2006, 20:46
ora que eu piso nu acelerador ele da aquela engasgada hora que tiro o pe e piso um pocu menos ele vai

Olá amigos!

Estou passando por algo parecido. Na verdade sinto isso desde quando comprei o Thunderbolt e, mesmo após duas limpezas e regulagens do carburador, o fenômeno persiste: se piso fundo no acelerador o motor não rende tudo... Ele não engasga propriamente dito mas fica trabalhando num ritmo mais lento, além de vibrar (mais ou menos como se fosse estancar).

Para obter de fato uma boa aceleração tenho de efetuar um movimento gradual e progressivo no pedal do acelerador. Não sei se isso é uma característica do motor ou na verdade um problema. Vale ressaltar que o carburador instalado é um Brosol 3E e que o motor é um GM250 Gasolina.

Há um outro detalhe que gostaria de aproveitar o tópico para lhes perguntar: quando estou estacionando o Jeep percebo que, sem acelerar (apenas trabalhando na embreagem), ao dar inicio à movimentação do Jeep é possível escutar um som constante semelhante ao de um "respiro de ar" vindo do motor. Quando empurro a embreagem (sanando o movimento do veículo) o som pára. O que seria isto? É normal?

À propósito, hoje "joguei" o Thunderbolt na trilha como nunca havia feito antes! Eu e um amigo (que foi praticamente obrigado a ser Zeca, ehhehehehe) fomos a já conhecida trilha que fica ao redor do aeroporto da cidade. Lá ficamos brincando de subir umas rampas de areia (ramp crawling, ehehehehhehe), além de percorrer alguns caminhos bastante estreitos e cheios de arbustos. Tirando alguns arranhões causados por estes últimos na lataria, foi tudo muito divertido! :mrgreen:

Não consigo parar de rir ao lembrar-me do zeca arrancando seu cinto de segurança para pular fora, morrendo de medo da inclinação de uma rampa que estávamos enfrentando... Ahahaahha!!! :-D :-D :-D

Para quem tiver Google Earth (http://earth.google.com/) (recomendo versão 4 Beta), aí seguem as coordenadas do aeroporto (reparem a estradinha de barro ao seu redor): 2°53'46.99"S 41°44'26.86"W .

Grande abraço a todos, até!

lucasnassif_offroader4x4
09/09/2006, 21:34
Há um outro detalhe que gostaria de aproveitar o tópico para lhes perguntar: quando estou estacionando o Jeep percebo que, sem acelerar (apenas trabalhando na embreagem), ao dar inicio à movimentação do Jeep é possível escutar um som constante semelhante ao de um "respiro de ar" vindo do motor. Quando empurro a embreagem (sanando o movimento do veículo) o som pára. O que seria isto? É normal?

Cmte_carvalho

Antes de eu responder essa pergunta gostaria de saber o seguinte:

1) Esse "respiro de ar" que dá é quando vc está colocando o Jeep em movimento?? (tirando o pé da embreagem)
2) O disco e platô de embreagem são novos??
3) Esse "respiro de ar" pára dpois q o Jeep já está em movimento??

Dependendo das suas respostas, eu sei o que que é!! :dance:

Abraços! :-D

cmte_carvalho
09/09/2006, 21:42
Fala Lucas!

Seja bem vindo ao fórum! Vamos às respostas:

1) Positivo, ocorre justamente quando estou colocando o Jeep em movimento, ou seja, tirando o pé da embreagem (independentemente de usar ou não o acelerador);

2) Não sei te responder quanto ao disco e ao platô, comprei o Jeep em Abril deste ano e ainda não realizei nenhuma modificação na parte mecânica;

3) Aparentemente sim mas não posso te afirmar com total certeza uma vez que os ruídos do ambiente (vento, outros carros, rotação do motor, etc.) podem "mascarar" o tal barulho. Vou prestar mais atenção nisso nas próximas vezes.

Fico no aguardo, até!

lucasnassif_offroader4x4
09/09/2006, 22:06
Fala Lucas!

Seja bem vindo ao fórum! Vamos às respostas:

1) Positivo, ocorre justamente quando estou colocando o Jeep em movimento, ou seja, tirando o pé da embreagem (independentemente de usar ou não o acelerador);

2) Não sei te responder quanto ao disco e ao platô, comprei o Jeep em Abril deste ano e ainda não realizei nenhuma modificação na parte mecânica;

3) Aparentemente sim mas não posso te afirmar com total certeza uma vez que os ruídos do ambiente (vento, outros carros, rotação do motor, etc.) podem "mascarar" o tal barulho. Vou prestar mais atenção nisso nas próximas vezes.

Fico no aguardo, até!

cmte_carvalho, blz?

O negócio é o seguinte!
Troquei o disco e o plato do meu Willys 5ª Feira e comigo está dando a msm coisa!
Quando acelero (ou n) pra arrancar com o jeep, eu escuto um barulho assim tbm!
Eu não sei a teoria desse respiro, mas isso não dava antes d eu trocar o disco e plato!
Eu estou achando que pode ser pelo disco ser novo, e quando eu tiro o pé da embreagem, ele começa a encostar no plato!!
Se eu estiver errado, por favor me corrijam!!
Abraços

leopoldo
10/09/2006, 11:37
Dica:

Quando vc acelera e o motor engasga, verifique a bomba de injeção. Desligue o jeep, suba no paralama, tire o filtro de ar, acione a borboleta até o fim com a mão e veja se do caninho de cobre que fica no venturi (no DFV é um tubinho comprido chamado bengalinha, no SOLEX é um tubinho que sai inclinado da parede do venturi) sai um belo jato de combustível.

Se não sai ou sai pouco, será necessário:

DFV: remover a tampa do carburador e verificar se não esqueceram de colocar a esfera(válvula) no compartimento da bomba (haste presa por anel elástico), ou o tubo está entupido.

SOLEX: remover a bomba de aceleração (4 parafusos) - o diafragma grande acionado pela alavanca que fica em baixo do carburador e verificar se não está entupido, se a mola está lá e não foi montada errada ou se a válvula está lá.

Poderá ser mais fácil remover o carburador para fazer isso inclusive pq no SOLEX aquela regulagem que tem lá - a porca, poderá ser necessária. O volume de 10 bombadas manuais da bomba de aceleração está descrita no manual.

Veja na seção de downloads, manual de manutenção do jeep, parte do sistema de combustível, carburador - montagem, desmontagem, regulagem.

Adicionalmente,

no DFV, em baixo da cuba tem uma porca. Ao remover a porca, que na verdade é um parafuso, sai um gicle. Veja se não há sujeira tipo resto de mangueira ou resto de teflon, ou pedaço de folha, etc ... entupindo o gicle.

no SOLEX, olhe dentro da cuba e veja se não tem o mesmo tipo de contaminação no fundo da cuba entupindo o gicle.

depois,

Verifique se o avanço a vácuo está funcionando:

Tire a tampa do distribuidor, desconecte do niple do avanço do cabeçote, encaixe uma mangueira plastica na ponta solta do tubo, e observe se não aparenta escapar ar .... como ? pela mangueira, chupe o ar e veja se a mesa do distribuidor gira. Se não gira ou porque está travado ou porque o avanço está furado, conserte.

Rodrigo59
10/09/2006, 16:26
valeu Leopoldo num tinha pensado no esguicho da rapida je tive problemas com ele! vou verificar!!