Conectar

Ver Versão Completa : Motor Ford 210 cv e 162 cv tem como adaptar o cambio?



Ktranger
08/09/2006, 21:04
Gostaria de saber se eh possiver fazer a substituicao ( sem muitas adaptacoes) , na ford , como sempre nao sabem, fica a duvida sera que o motor 210 serve no cambio da 162 ?? dizem que a embreagem eh um pouco maior coisa de diametro menos de 3 mm ?
Adaptando soh a caixa seca ? alguem tem alguma ranger 210 cv ? qual a caixa de transmissao dela ??
o porque da pergunta .....a ford esta vendendo os motores 210 , eu tenho uma 162 , e gostaria de adaptar o mais forte eh claro .....
alguma ideia ? e o eecv 5 aguenta ?

nelsonnrc
08/09/2006, 22:10
Faaaaaala KT!

Bom, posso te dizer que quanto ao cambio ACHO que não terá grandes problemas ou nenhum, pois o câmbio auto pro SOHC ou OHV é o mesmo, muda apenas se for 4x4 ou 4x2.

Quanto a central preciso checar, mas acredito que é a mesma sim, só precisa ensinar ela a trabalhar com o programa do SOHC que é fácil - entrar pelo scanner e selecionar a programação, fora que o padrão é o OBD II que foi adotado desde 95, isso que é mais complicado não é problema.

Agora precisa ver se esse swap vale a pena, OHV é força e o SOHC velocidade

Outra coisa que esqueci de te avisar é que até 99 os SOHC vieram com problemas de fábrica, no US não rolou recall pois os revendedores Ford americanos, são quase iguais aos daqui e resolveram substituir as peças sem que houvesse complicações, porém como no Brasil sairam nos Ranger acima 2000 já deve ter sido arrumado.

O SOHC tem um rendimento bem melhor e é mais economico, a nova versão conta com 214cv contra 210 dos que vieram pro Brasil, no US tem fãs do OHV e loucos pelo SOHC, pelo que pude observar quem gosta do OHV é pra ficar muuuito tempo com o carro e o SOHC pra mexer e quem usa na estrada.

Mas tanto um quanto o outro é bãaao também!

Abs

Edintruder
08/09/2006, 22:15
Não sei te dizer com certeza, porém uma coisa a indústria automotiva faz, tanto na linha GM como na Ford, a maioria dos motores de bloco similares tem o desenho de encaixe iguais. Tanto é que pode-se retirar o V6 da Ranger e colocar qualquer V8 ford sem muito esforço, modificando a princípio só os calços do motor, assim como na GM pode notar que o desenho traseiro dos motores gm 151 e 250 são iguais aos V8 que equipavam os Malibú, que por sua vez é igual aos outros V8 americanos.`Podes arriscar que acertas, tira um motor e coloca outro sem problemas, até pq os calços e suportes são iguais para os dois. Em relação à embreagem, cada uma aguenta o torque do motor para que foi projetada.

Ktranger
09/09/2006, 18:14
Brigadao Nelson..e Edintruder
tb nao acredito que a ford criou uma nova linha de montagem , por causa do cambio , isso que esse motor existia desde 99 , ou seja coexistiam na mesma epoca , acho que vou arriscar ...se nao conseguir ... vou sair correndo atras de uma caixa de transmissao heheheheee

Ktranger
09/09/2006, 18:16
aproveitando a duvida ....
vc conhece quem pode fazer um adaptador de flange , caso nao de certo ??

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
09/09/2006, 18:51
Gostaria de saber se eh possiver fazer a substituicao ( sem muitas adaptacoes) , na ford , como sempre nao sabem, fica a duvida sera que o motor 210 serve no cambio da 162 ?? dizem que a embreagem eh um pouco maior coisa de diametro menos de 3 mm ?
Adaptando soh a caixa seca ? alguem tem alguma ranger 210 cv ? qual a caixa de transmissao dela ??
o porque da pergunta .....a ford esta vendendo os motores 210 , eu tenho uma 162 , e gostaria de adaptar o mais forte eh claro .....
alguma ideia ? e o eecv 5 aguenta ?

Você pode entrar no site da Ford e comparar as especificações técnicas dos dois modelos (inclusivé as relações das marchas das duas caixas e diferenciais). Daí vá a uma concessionária e peça para lhe mostrarem os dois motores. Você compara as "rabetas" de ambos, logo vê se são intercambiáveis. Se você vai trocar o motor, troque a embraiagem também, já que a sua deve estar pela meia-vida. Geralmente não compensa a troca, a não ser que: 1- Seu motor esteja precisando de reparo grande. 2- Se você tem comprador para ele. 3- Se está pegando uma "galinha morta". Sobretudo, lembre-se de que qualquer alteração tem de ser homologada pelo órgão competente por todos os motivos legais e para efeitos de seguro.

Edintruder
10/09/2006, 12:58
aproveitando a duvida ....
vc conhece quem pode fazer um adaptador de flange , caso nao de certo ??

Quanto mais fuleiro o mecânico, mais sabe fazer adaptações!!! eheheeh!
Não tem mistério, o meca que fizer a substituição do motor pode te indicar ou até mesmo fazer esse flange.

nelsonnrc
10/09/2006, 14:47
Olha oq achei no Explorer Forum e Ranger Station
http://www.therangerstation.com/tech_library/4L_Conversion.html
http://www.therangerstation.com/tech_library/4L_Conversion2.htm
http://www.therangerstation.com/tech_library/V8Conversions.html
http://www.therangerstation.com/tech_library/T5for29.html

http://www.explorerforum.com/forums/archive/index.php/t-22408.html (http://www.explorerforum.com/forums/archive/index.php/t-22408.html)
http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=156648 (http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=156648)
http://www.explorerforum.com/forums//archive/index.php/t-91332.html (http://www.explorerforum.com/forums//archive/index.php/t-91332.html)

Curva do OHV vs sohc
http://www.explorerforum.com/data/showphoto.php?photo=24378&perpage=12&ppuser=37185 (http://www.explorerforum.com/data/showphoto.php?photo=24378&perpage=12&ppuser=37185)