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Ver Versão Completa : Tirar o canister e tapar o carburador?



Klinger
07/09/2006, 21:39
Kmaradas, vi os relatos para retirarem a "engenhoca" caníster abaixo do estepe e verifiquei que entram e saem de lá 5 tubos. A quetão é: posso vedar todos? O que vem do tanque, blz, mas devo vedar direto no carburador as outras saídas? Isto é, basta retirar as mangueirase tampar o local de onde saem? Desculpe-me , mas novatão apanhando direto.

pedrodoniva
08/09/2006, 09:43
ixi kra...esse canister aí só dá zica...o meu tá lá ainda......não tirei pois tenho as mesmas duvidas que vc...hehehehehehe
vamo ve se alguem pode nos ajudar né?!
o consumo do niva melhora sem o canister?

Hervé Roberto
08/09/2006, 11:07
Klinger e Pedro,
o canister de voces deve estar cheio de pó de carvão, não realizando o trabalho para o qual foi desenvolvido ou até mesmo jogando esse lixo no carburador(o niva tem tendencia a engasgar?). Eu recomendaria arrancar esse treco fora e tapar as entradas do carburador caso seja o original.

Hervé Roberto
08/09/2006, 11:12
Aqui no fórum tem um tópico onde foi explicado exatamente a função do canister, depois que li perdi o medo de jogar aquilo fora. Dê-em uma olhada.

ferchina
08/09/2006, 14:55
Camaradas, no meu Niva eu serrei ao meio o canister tirei todo o carvão, colei uma camada fina de espuma na parte de baixo e na de cima, para não entrar poeira, uni as duas parte com fita adesiva e recoloquei no lugar, fiz isto por tb não saber o q fazer com as mangueiras, pois cheguei a tapar as mangueiras, mas tem 1 q vem do carbura (weber 460) q quando tapei a marcha lenta ficou instavel....agora c melhora ou piora o consumo eu não sei!
flw

shuther4x4
08/09/2006, 15:14
Na verdade o canister foi introduzido desde 1990 (no Brasil) para reduzir as emissões de vapor de combustível tanto do tanque quanto do carbura (cuba). Por isso que tem as mangueiras do tanque e do carbura entrando nele. Até hoje ele é utilizado, mas só para evaporação do tanque (maravilhas da injeção). Quer eliminá-lo? Pegue essa dica do Eduardo Velo:

Não é necessario retirar o canister , coloca as mangueiras de entrada e saida no carburador como estivesse passando por ele , mas deixa ele preso onde está , a não ser que vc queira ganhar espaço no cofre do motor .
[]s...

emtsuhako
08/09/2006, 20:24
O canister não vai melhorar o desempenho... essa peça serve como filtro de gases gerado no tanque e bura, por isso o carvão ativado... mas se estiver passado, vai jogar partículas de carvão no bura e fazer o bicho "engasgar"... eu ainda tô procurado um novo pra substituir o meu... :)

Klinger
09/09/2006, 19:28
Pois é Kmaradas, um problema? Hervé, vc tampou o carbura do seu? Com o quê? Ele é original?
Shutter, seu ligar direto no carbura o retorno das mangueiras fiongindo passar pelo "troço" posso tirá-lo fora, certo?
Emtsuhako, será que vale R$?
Ferchina, vc teve esse trabalho todo só parta o vapor circular dentro do cilindro vazio?
Pedro, se tiver outra idéia acontecendo.

Aliás, eu vi muitos de vcs na discussão dos motores diesel, alguém chegoua alguma conclusão? O meu tem motor original, 39.000km rodados, mas para andar, só a 80. Abraços a todos

emtsuhako
10/09/2006, 19:46
Klinger, nem tenho idéia de preço... se for muito caro, deixo quieto... se for em conta, pretendo colocar pq sou meio eco chato... rsrsrs... falando nisso, tb gostaria de colocar um catalisador... :)

ferchina
11/09/2006, 12:40
Klinger, foi sim...pois eu tb não sei o q fazer com as mangueiras, não posso simplesmente tira-las, e até agora não vi ninguem dizer certinho qual pode ser tapada e qual pode ser deixada aberta.
flw

Hervé Roberto
11/09/2006, 12:50
kmaradas, não posso informar qual mangueira tapar, pois meu carburador é weber460 e a troca foi feita pelo dono anterior, o canister já estava desconectado. Quando instalei a ignição eletronica pedi pro mecanico tirar o canister. Desculpem não ter explicado antes.

alexandre roveri
11/09/2006, 13:14
O que isolar ?
Tem uma mangueira que vem do tanque para o canister, essa não pode ser simplesmente tampada com o risco de formar vácuo no tanque, então pega um filtro de combustivel de moto em um local elevado
Tem uma outra ligação que puxa vácuo do coletor, eu coloquei uma mangueira dobrada no coletor isolando.
No carburador original tem uma saida da cuba, isola ela tambem com uma mangueira dobrada, no Webbewr não lembro !
Do resto é arranca fora e fechar o bocais

Peter
11/09/2006, 18:08
O que isolar ?
Tem uma mangueira que vem do tanque para o canister, essa não pode ser simplesmente tampada com o risco de formar vácuo no tanque, então pega um filtro de combustivel de moto em um local elevado


Alexandre,
Esta mangueira tambem pode ser utilizada como respiro do tanque,se estiver a uma certa altura?

emtsuhako
11/09/2006, 20:26
Alguém não tem um esquema simplificado das ligações das mangueiras que saem do tanque e para onde vão??? No meu Niva o retorno do bura foi fechado... uma das mangueiras que saem do tanque tb está fechada... eu queria voltar a ligação original e instalar um desborbulhador... se alguém puder ajudar, desde já agradeço!

alexandre roveri
12/09/2006, 12:30
Alexandre,
Esta mangueira tambem pode ser utilizada como respiro do tanque,se estiver a uma certa altura?
Isso mesmo, só não vai me deixar ela abaixo da altura do tanque! hehehehe

alexandre roveri
12/09/2006, 12:37
Alguém não tem um esquema simplificado das ligações das mangueiras que saem do tanque e para onde vão??? No meu Niva o retorno do bura foi fechado... uma das mangueiras que saem do tanque tb está fechada... eu queria voltar a ligação original e instalar um desborbulhador... se alguém puder ajudar, desde já agradeço!

No manuel do mecanco tem ! Mas de uma maneira simplificadas é o seguinte :
Da boia do tanque saem 2 tubos maiores, um que vai pra bomba e o retorno do carburador
Em cada lado do tanque existe um respiro (uma mangueira de menor diametro) que se juntam numa valvula anticapotamento acima do bocal, dessa valvula sai uma mangueira, tambem de menor diametro, que originalmente vai pro canister !

Capiti ???

Por isso que o terceiro caninho que vem do tanque não pode ser simplesmente tampado é a unica ligação do tanque com a atmosfera

alexandre roveri
12/09/2006, 12:44
Klinger, nem tenho idéia de preço... se for muito caro, deixo quieto... se for em conta, pretendo colocar pq sou meio eco chato... rsrsrs... falando nisso, tb gostaria de colocar um catalisador... :)

Passa o carro a alcool vc vai contribuir de um monte de maneiras sem presisar de canister e catalizador
O alcool emite menos dioxido de carbono, nemos monoxiodo de carbono, mais vapor d'água, contribui para o balanço de carbono da atmosfera já que deixa o petroleo quietinho lá em baixo, não emite enxofre nem negro de fumo

olha ai, só vantagem

emtsuhako
21/09/2006, 07:48
Pessoal, tem um camarada nosso que está importando canister da Russia... custa 140 latinhas com frete incluso e leva um mês para chegar... quem se interessar, contatar o Jossano pelo e-mail: distak@gmail.com

emtsuhako
21/09/2006, 20:38
Roveri, valeu pela explicação!!! Uma coisa, esse terceiro caninho vem de que lugar do tanque??? E vai pra onde???

Com a explicação que vc deu, fico pensando se o cheiro de gasolina não é devido ao caninho que deveria ir ao canister... se fechar ele, não há por onde sair os vapores da gasolina, já que a função do canister é filtrar esses vapores, certo?

Eu bem gostaria de passar meu Niva pra álcool, mas aí perderia em autonomia... e eu costumo viajar muito pro campo ou pro meio do nada, então já viu...

Valeus!!!

emtsuhako
19/12/2006, 20:19
Galera, recebi hoje meu canister !!! Mas tem um problema, ele é um canister do Niva mais moderno... tem uma entrada (ou saída) do tanque, uma outra que deve ser do carburador e mais uma para saída do ar... tem tb uma entrada para ligar um conector... segundo o Jossano, que importou a peça, é uma válvula elétrica que impede o refluxo de combustível. Dessa forma, fico nas seguintes dúvidas:

1. esse canister do Niva mais modeno serve para o Niva 91? Lembrando que o Niva atual é injeção eletrônica e o Niva 91 é carburador...

2. essa válvula elétrica é acionada pelo que? Será que tem algum sensor eletrônico? Será que não é própria para uso em sistema de injeção eletrônica?

3. será que é possível adaptar no Niva 91?

cinhorj
20/12/2006, 13:12
kmaradas, não posso informar qual mangueira tapar, pois meu carburador é weber460 e a troca foi feita pelo dono anterior, o canister já estava desconectado. Quando instalei a ignição eletronica pedi pro mecanico tirar o canister. Desculpem não ter explicado antes.

Caro Roberto, também estou colocando o Weber 460, pelo que entendi então não precisamos mais do canister, e as mangueiras é só tampar?
Valeu!!!

cinhorj
12/03/2007, 13:44
Conforme escrito por Alexandre Roveri
O que isolar ?
Tem uma mangueira que vem do tanque para o canister, essa não pode ser simplesmente tampada com o risco de formar vácuo no tanque, então pega um filtro de combustivel de moto em um local elevado
Tem uma outra ligação que puxa vácuo do coletor, eu coloquei uma mangueira dobrada no coletor isolando.
No carburador original tem uma saida da cuba, isola ela tambem com uma mangueira dobrada, no Webbewr não lembro !
Do resto é arranca fora e fechar o bocais

Então é isso?
Retirei o canister e nos tubos que saem do tanque e acabam na paraede corta fogo vazou gasolina , ontem enchi o tanque (milagre) e reparei que do tubo de cima vazava gasolina, então pelo que li aqui é só elevar com mangueira colacando um filtro de moto que servirá como suspiro?

alexandre roveri
12/03/2007, 13:58
Caro Roberto, também estou colocando o Weber 460, pelo que entendi então não precisamos mais do canister, e as mangueiras é só tampar?
Valeu!!!


Não é bem assim ! Canister e 460 são coisas distintas ! :stop:
Uma das mangueiras é o retorno do excesso de combustivel, no carbura original o retorno fica junto com a entrada, no 460 não tem, ai vc vai ter que usar uma desborbulhador, ou valvula sugadora de gases e mandar o excesso de volta pro tanque atravez de uma destas mangueiras !:concordo:
O desborbulhador tem que ficar num nivel acima do carburador
:D

alexandre roveri
12/03/2007, 14:11
Conforme escrito por Alexandre Roveri
Então é isso?
Retirei o canister e nos tubos que saem do tanque e acabam na paraede corta fogo vazou gasolina , ontem enchi o tanque (milagre) e reparei que do tubo de cima vazava gasolina, então pelo que li aqui é só elevar com mangueira colacando um filtro de moto que servirá como suspiro?


Mesmo que esteja num nivel abaixo da linha de combustivel não deveria vazer gasolinha !
Vamos voltar tudo e explicar dinovo!
A três mangueiras que vem do tanque são :
:arrow: linha de combustivel
:arrow: retorno de combustivel
:arrow: sugador de gases

Linha e retorno são os mais grossos e estão conectados na peça que sustenta a boia de combustivel embaixo do banco não tem como inverter pois logo seu carro vai morrer !
Em cada lado do tanque sai um respiro que se junta ali perto do bocal de combustivel por dentro do acabamento lateral em uma valvula anti capotamento, não me recordo que essa valvula seja elétrica, e vai pelo tubo mais fino até lá na frente !
Como esses repiros estão na parte de cima do tanque e depois deles ainda tem a tal valvula, não é normal que vaze combustivel por ali ! :shock:

8-) Aconselharia vc a retirar o banco traseiro e verificar as ligações 8-)