PDA

Ver Versão Completa : Embreagem Hidráulica - acionamento



fpandur
07/09/2006, 20:25
Já procurei no Forum, encontrei detalhes de como funciona, sei das peças a usar (Merceds 608/709/ Toyo Band), mas tem 3 detalhes que não encontrei em lugar algum:

- o circuito da embreagem hidráulica é ligado no reservatório do freio ou tem um reservatório próprio ?
- se for um reservatório próprio, qual o fluído a ser usado: de direção ou de freio ?
- finalmente: como é a ligação pedal embreagem - cilindro superior ? Através de links (barras) ou por meio de um cabo ? É aqui que eu precisaria de mais ajuda ... :pensativo:

Por favor, quem puder me dar detalhes dessa instalação, agredeceria bastante. Estou p/ mudar o sistema de freios da minha Camper e já quero aproveitar e colocar embreagem hidráulica. :wink:

Obrigado

haundrich
07/09/2006, 22:27
Embreagem hidraulica com reservatório próprio
O fluido? putz tenho que confirmar..
O acionamento entre o cilindro e a pedaleira se dá através de uma haste articulada.

O acionamento da band, ferro fundido tem vantagem é que não é de plástico, portanto, basta apenas a troca de reparo de borracha. A fixação na parede de fogo merece atenção especial com relação ao ângulo formado entre a pedaleira e o cilindro.

O reservatório tem que ficar mais alto que o cilindro. Isso complica na hora de fixar esse reservatório por causa do movimento de fechamento do capô. No meu, a mangueira ficou meio prensada, me obrigando a mudar de posição, por causa de um reforço estrutural do capô.

Além disso, tem que ensaiar antes a posição da haste e sua fixação a pedaleira. Muito longe do apoio dá fim de curso prematuro no cilindro e pedal mais pesado. Muito perto pode não dar o volume necessário para o movimento. Além disso, tem que ver se a haste não fica " pegando" na borda do cilindro, quando do movimento da pedaleira.

Kim
07/09/2006, 23:20
Caros amigos!

O sistema de embreagem hidraulica usa fluido de freio, devendo ser observado o DOT a ser usado.

Os mais antigos, como da toy. band usa DOT 3, os sistemas mais novos, como GM ou Ford, usam o DOT 4.

Normalmente, o reservatório é próprio do sistema, sendo que os novos são separados e, como dito, observar a altura, pois a alimentação praticamente é por gravidade.

Existe alguns modelos que "reparte" o fluido do freio, havendo somente um reservatório.

Bem os demais detalhes foram bem explicado pelo haundrich.

Abraços

Kim.

guilhermeabreu
08/09/2006, 12:18
FLÁVIO

Verifiquei hoje com meu mecanico , que me dise : o fluído da embreagem hidráulica é o fluído de freio DOT 4 , se usar fluído de dir. hidr. danifica todo o sistema .

No meu ENGESA usei o cilindro superior e inferior da TOYOTA BAND. , e o cilindro superior vem conjugado o reservatório de óleo no próprio cilindro .

Se vc quizer ver , da uma olhada em frota 4x4 no ítem : ENGESA E4 87 F-1 enfim o quase CORAÇÃO VALENTE , esta na pg 4 se não me engano , da para ver certinho a posição do hirovácuo e cilindro mestre de freio e ao lado o cilindro superior da embreagem .

A aptação é simples , vc observa por onde vem o pedal da embreagem E FAZ UM BURACO NA PAREDE CORTA FOGO DE +-1 " DE DIAMETRO, e faz um suporte que fica alinhado com o mesmo , onde será feito a fixação da aste do cilindro da embreagem , como o HAUNDRICH explicou , deve ficar em uma distancia e alinhamento correto , quem irá fazer não terá dificuldade .
É só olhar o suporte da cuíca do hidrovácuo e copiar igual , só que de menor tamanho.


E BOA SORTE

fpandur
08/09/2006, 13:28
Obrigado a todos pelas dicas. Porém prevejo sérias dificuldades na Camper, uma vez que o hidrovácuo fica bem na direção da pedaleira (meio óbvio, não ?! :mrgreen:) e não vejo como colocar o cilindro da embreagem na direção do pedal. ... :roll:
A idéia de por embreagem hidráulica é justamente por conta do hidrovácuo, o cabo de embregam entra por detrás dele e fica numa posição meia inclinada, o que acaba deixando o acionamento pesado.

A barra articulada é da própria Toyota Band ?

Guilherme, o Engesa tem muuuito mais espaço que a Camper naquela região, pelo que vi da suas fotos. Vou tirar umas fotos e postar aqui p/ terem uma idéia.

fpandur
08/09/2006, 13:43
Taí uma foto. A parede corta-fogo não é completamente reta, ela tem uma curvatura bem depois do hidro do freio ... :-? Tem espaço do lado oposto do hidro (lado esquerdo da foto), mas eu teria que bolar um sistema de barras articuladas :mad: Se fosse possível fazer o acionamento do cilindro superior com cabo, creio que seria muuuito mais simples .... :rolleyes:

guilhermeabreu
09/09/2006, 11:14
FPANDUR

Realmente é mais apertado .

Se eu estivesse olhando ao vivo seria outra coisa , mas vai a minha idéia: Será que não seria possível de vc esquentar ou a frio mesmo envergar a aste do pedal do freio para o lado direito ( talves até aumentando um pouco seu tamanho para ficar na mesma altura , pois qdo vc envergar , vai abaixar na altura ), chegando a cuíca mais para a direita e envergar a da embreagem para a esquerda para que caiba pelo lado do motor a cuíca do freio e do seu lado o cilindro superior da embreagem? Como é no ENGESA .

Não sei se será possível , é apenas uma idéia .

fpandur
09/09/2006, 23:45
Pode ser uma opção, sem dúvida. Como vantagem, ainda liberaria espaço p/ um hidro da S-10, caso seja necessário depois que fizer a mudança do freio da parte debaixo. Mas estou a pensar, de repente dá menos trabalho se eu fizer um sistema de barras articuladas, p/ acionar o cilindro-superior do lado esquerdo do hidro.

O problema é que ainda não tenho as peças em mãos, mas também não gostaria de gastar dinheiro comprando tudo e depois não dar p/ instalar ... :roll:

Se alguém puder me confirmar uma informação, ja me ajuda a pensar numa solução: presumo que ao apertar o pedal da embreagem, o êmbolo do cilindro superior seja empurrado, é isso mesmo ? :pensativo:

haundrich
10/09/2006, 19:45
Como que o pessoal das Camper faz?
O seu servo-freio é original da camper?
As Camper usam pedaleiras dos opalas?

fpandur
10/09/2006, 22:11
haundrich, respondendo:
- não sei detalhes de como o pessoal das Camper faz. Já perguntei na lista do Yahoo, esperei até por fotos que ficaram de me enviar, mas não consegui detalhes ... :roll:
- meu servo é maior que o original. Original é do Gol, o meu é do Santana
- sim, as Camper usam pedaleiras do Opala.

Mourão GP
20/12/2007, 22:31
alguem já achou solução p/ o problema? FOtos seram bem vindas.Valeu.

srgrande
01/01/2008, 14:12
alguem já achou solução p/ o problema? FOtos seram bem vindas.Valeu.

Os Trollers 2.8 usam o sistema da embreagem hidráulica da Toyota Bandeirantes (cilindro-mestre, cilindro-auxiliar, reservatório, atuador, flexíveis).
Ocupam pouco espaço, observe um troller, talvez sirva como exemplo.

CAVESO
01/01/2008, 23:21
Nos engesas o pessoal usa, em sua maioria, o kit da toyota band.

Eficiente, barato e fácil de achar.

guilhermeabreu
08/01/2008, 21:13
GLAUCO P. MOURÃO

Eu coloquei no meu ENGESA , o sistema hidráulico da embreagem da TOYOTA BANDEIRANTES : CILINDRO SUPERIOR COM RESERVATÓRIO EM CIMA DELE + CILINDRO INFERIOR + ACIONADOR E OS CANINHOS todos ORIGINAIS da BAND , ficou 100% , tem 4 anos e nenhuma manutenção até agora , qquer mecanico que saiba fazer adaptações consegue fazer , CUSTO/BENEFÍCIO dos mais baixos que já investi no meu CORAÇÃO VALENTE .

Vai em frente que ficará satisfeito .

A dica que te dou , é só vc copiar o desenho do suporte da cuíca de freio e fazer outra igual , só que : com as dimensões menores , pois o cilindro da embreagem é bem menor que a base da cuíca , mas é só manter no alinhamento da cuíca de freio , É MOLE DE FAZER .

CARLOS SIQUEIRA
10/01/2008, 02:33
Segui os conselhos do Dr. Guilherme:concordo: e, realmente foi muito fácil a adaptação. O mecânico adaptou no pedal a "rotula" da mercedes 608, se não me engano. O carro está quase andando:parede:, logo passarei como foi o "test drive". Por falar nisso, o "CORAÇÃO VALENTE" ainda não foi cadastrado:shock:, vamos lá Dr. Guilherme, o encontro já está até com data sendo escolhida:dance: !!!!!!!

[]'s Carlos Siqueira