PDA

Ver Versão Completa : Qual diodo utilizar

DJunior
07/09/2006, 20:06
All,

Estou montando o chicote elétrico do meu CJ e verifiquei que em alguns esquemas elétricos postados aqui no forum, o pessoal utiliza diodos na luz de seta traseira para que não ocorra retorno de corrente. Minhas dúvidas são:

1- Qual diodo utilizar?

2- É necessário colocar diodo em mais alguma lampada ou só na de seta traseira?

Abraços,

Dirceu

haundrich
07/09/2006, 21:35
Vc pode postar o esquema aeh?
Até agora, só sabia de diodos na caixa do alternardor...

haundrich
07/09/2006, 21:45
Meio no chute, vá numa loja de eletrönica e peça diodos para 100V - 10 Amperes.
É barato e deverá guentar lâmpada de até 120W ou 2 lamps de 60W em paralelo, seja lá o esquema. Não lembro o código (deve ser diodo 1N4010, sei lá), mas no balcão eles tiram de letra.
Pode pedir o 100Volts x 15 Amperes também, caso seja mais cargas em paralelo.

DJunior
07/09/2006, 21:51
Haundrichboa noite...

O esquema eu pequei na sessão download do forum do amigo Ivanm.

Verificando com mais calma, verifiquei que as lampadas do freio traseiro também possuem tais diodos.

Segue o esquema para a sua análise.

Abraços e obrigado pelo apoio.

Dirceu

TRARBACH
08/09/2006, 00:47
Tentei utilizar este esquema,porém por não tê-lo conseguido fazer funcionar(as lâmpadas não piscavam quando pisava no freio),meu negócio é mecânica,não devo ter entendido bem.
Assim acabei adaptando,por nostalgia ao estilo das lanternas originais,uma lâmpada H3 de 55W dentro da lanterna,com circuito separado ,achei mais fácil,entretanto o relê de seta foi mudado(com o original piscava devagar demais para 1 lâmpada de 55W) e a lanterna é metalica,devido ao calor da H3,pois primeiramente,culminou no derretimento de uma lanterna de plástico(esqueceram a seta ligada para 1 lado,enquanto desfilavam na multidão depois dos jogos da copa,..parentes!!.. ).
Mas acho que vou mesmo é colocar uma lanterna grande e com a seta amarela,bem visível,tem gente sem noção que não enxerga a lâmpada vermelha piscando.
Na verdade é meio confuso,é só seguir atrás de um corcel I ou II,e alguns outros carros,de vez em quando ,ao dia não da para ver bem.

fpandur
08/09/2006, 13:17
Não entendi bem o porque do diodo. No meu caso, usei um relê p/ pisca de uso geral. Não precisei instalar nada a mais. De qualquer forma, para essa aplicação que você quer, vai depender da potência da lâmpada. Se for de 22W (normalmente é isso), precisa de um diodo de cerca de 2A p/ cada lâmpada, segundo o esquema que postaram acima (22W/13V = 1,7 A) . Um diodo bem comum é o 1N4007, ele é de 700V, mas apenas 1 A. Então tem que ver em uma casa de eletrônica um diodo p/ no mínimo 2A.

TRARBACH
08/09/2006, 15:18
como eu havia comentado...a de plastico derreteu com a H3

DJunior
08/09/2006, 19:59
All,

Primeiramente boa noite e obrigado pelo apoio...

TRARBACH

No meu caso vou colocar as laternas da CIBIE tipo do Troller. Se alguém não enchegar a luz de freio, seta, etc... pode passar por baixo. Ela é muito grande.

Fpandur

Pelo que eu entendi, o diodo serve para não deixar voltar corrente para as lampadas da frente. Como as lampadas da seta estão ligadas em série (dianteira e traseira) qualquer fuga de corrente pode ocasionar a queima de uma delas mais rápido. Como o custo do diodo é irrelevante, acho mais seguro já colocá-los.

Aos demais, mais uma vez muito obrigado.

Abraços,

Dirceu

fpandur
08/09/2006, 22:50
Dirceu, analisei com mais calma o circuito, e continuo sem entender o motivo deste diodo. As lâmpadas de cada lado estão em paralelo, não em série. Assim, basta ligar um dos polos de cada uma delas junto à saída do relê de pisca. Analisando esse circuito, não vejo como possa retornar corrente, a lâmpada é praticamente um curto-circuito p/ a corrente elétrica (possui resistência muito-baixa), e a tensão está SAINDO do relê p/ as lâmpadas, não ao contrário. :wink:

Meu Jeep tem a ligação das lâmpadas de pisca de cada lado em paralelo, sem qualquer diodo, funcionando mais de 4 anos sem qualquer problema.

Entretanto, se você fizer questão do diodo, procure um de no mínimo 2A. Mas como disse, não vejo necessidade alguma ...

Edintruder
08/09/2006, 23:04
Djunior,
Existem diodos luminosos (Leds) e diodos comuns. Em ambos os casos eles não permitem o retorno da corrente elétrica. Cada diodo tem sua capacidade de condução de corrente. No caso de sistemas de piscas, é necessário o diodo para o indicador do painel, e no caso acima mencionado é piscas de Leds.
Quando o diodo for o comum, é necessário sempre medir a carga de trabalho para comprar o diodo que não queime ao ser utilizado. Porém por ser uma peça barata, nada impede de usar um diodo mais resistente.

haundrich
08/09/2006, 23:27
Eu suspeito que no caso do Willys, que usa uma única lanterna traseira para sinalizar luz noturna, freio e pisca, tudo numa peça só, esses diodos sejam para isolar os circuitos dos relés envolvidos, como por exemplo, ao pisar no freio, não acender também o pisca, sei lá.
Se for assim, alguns pontos do esquema que deveriam ser ligados não foram desenhados.
Isso se vc estiver realmente usando a lanterninha original dos Willys..
Esse esquema não é original, é? tem até alarme..

ah, Pandur - especifiquei o diodo para 10 a 15 Amperes por causa do seguinte:
Além de não ser uma peça cara , aumenta a segurança (principalmente contra fogo, porque os diodinhos 1N400n são safadinhos para isso), possui resistência mecânica suficiente para suportar a vibração do carro e o movimento dos cabos soldados em seus terminais. Além disso, esse macete serve para que, caso algum "eletremexista" esbarre ou cause um pequeno curto, que faça queimar o fúsivel do sistema, e não vaporizar o diodo de 2 A.... Já viu né? Daeh o trem não funciona mais...., o cara vai dizer que o fusível tah bom..., e que não entende o que está acontecendo..., que vai ter que isolar e colocar outro cabo, até (se) descobrir existência de diodo no circuito, se é que alguns descobrem.

[ ]´s - eu já vi lambança numa simples troca de lâmpada...

DougBRSP
09/09/2006, 12:05
Qdo refiz a elétrica do meu jeep, montei um aplicativo em Flash que ensina como fazer a ligação das luzes de freio e seta originais, sem o uso de diodos e funciona perfeitamente, a dica é com o multímetro, identificar os fios da alavanca de seta original.

Para download: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18315

Ou acesse on-line: http://paginas.terra.com.br/informatica/3Doug/luzescj5.html

[]s

Sidnei
12/09/2006, 12:03
Qdo refiz a elétrica do meu jeep, montei um aplicativo em Flash que ensina como fazer a ligação das luzes de freio e seta originais, sem o uso de diodos e funciona perfeitamente, a dica é com o multímetro, identificar os fios da alavanca de seta original.

Para download: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18315

Ou acesse on-line: http://paginas.terra.com.br/informatica/3Doug/luzescj5.html

[]s

Doug

Achei muito legal e bem auto explicativo o esquema que você montou em flash. Para quem gosta do "faça você mesmo" e não tem muita noção de elétrica (como eu) não tem coisa melhor....
Eu tambem estou querendo mudar minhas lanternas traseiras para o modelo tipo "troller" e gostaria de saber o que tenho que alterar neste esquema elétrico para separar a luz do pisca deste conjunto original (já que a luz de ré eu vou colocar uma chave no painel para acendê-la) e o conjunto lanterna/freio vai ficar como está.
Eu tive fuçando na fiação da lanterna original do meu CJ e percebí que quando ligo o pisca, mesmo que o conjunto de lampadas não esteja aterrado a luz funciona.... Como pode??

Cotrim
12/09/2006, 16:19
Pessoal,

Na lanterna traseira, o filamento do pisca e das luzes de freio em cada lâmpada bipolar é o mesmo. O diodo serve para, quando pisar no freio, não acender os piscas dianteiros, e não travar o pisca no caso deste estar ligado. Por causa do diodo, quando você pisa no freio com o pisca ligado apenas no lado oposto ao pisca acende o freio.

[]'s

DougBRSP
12/09/2006, 19:34
Escória, mas com a chave de seta original:http://www.netstore.com.br/agromotor/pimg/4207_G.jpg e com as lanternas traseiras utilizando lâmpadas de 2 filamentos, sem diodo algum ele funciona da forma que descreveu.

[]s

Cotrim
12/09/2006, 21:29
Douglas,

Provavelmente, a chave possui o diodo. Sei que alguns relês de seta possuem.

[]'s

DougBRSP
13/09/2006, 09:24
Escoria, tem não, eu desmontei a minha para poder entender qual a ligação, pois passei uma cara tentando entender o funcionamento, toda a comutação entre seta e freio é feita pela forma que o circuito dela é montado, inclusive a luz que vai pro freio tem que passar por ela, ai de acordo com a posição da chave ela resolve o que é freio e seta e funciona da forma que vc descreveu, te garanto que não há diodo algum neste circuito do meu jeep.

[]s

Sidnei
13/09/2006, 13:15
Doug,

Mas se é a luz de freio também passa por este circuito, como posso separar a luz de freio e a luz da seta traseira mantendo a chave de seta original? tem jeito? É complicado?

DougBRSP
13/09/2006, 14:08
Deixa eu explicar, eu refiz a elétrica do meu Jeep (CJ5 63) da seguinte forma: arranquei todos os fios velhos e a partir daí comecei do zero, só que quando chegou na bendita luz de freio/setas travei "como ligar essa coisa sendo que só vão 3 fios para as lanternas traseiras e fazê-las acender o freio e as setas, sem acender as setas dianteiras qdo pissasse no freio?", já tava quase desistindo e indo na sta ifigênia achar diodos..

Mas achava um absurdo ter que usar diodos sendo que originalmente não tinha! Achei um tópico aqui no fórum em que o Leopoldo comentava que quem fazia tudo era a chave de seta, infelizmente não encontro novamente o tópico.

Com um multímetro fui identificando cada fio da alavanca de seta e qual caminho ela seguia de acordo com a posição e fui identifcando os fios, depois joguei em um programa de testes de circuito e fui testando até achar a combinação, com o jeep visto do alto ficou assim:

Fio Cinza: Vem da bateria passando antes pelo relê do pisca;
Fio Azul: Vem da bateria passando antes pelo interruptor do pedal do freio;

Fio Branco1: Ligado ao filamento forte traseiro direito;
Fio Branco2: Ligado ao filamento forte traseiro esquerdo;

Fio Amarelo1: Ligado ao filamento forte dianteiro direito;
Fio Amarelo2: Ligado ao filamento forte dianteiro esquerdo;

As situações:

1.Chave de seta no centro e pedal do freio acionado:
A energia entra na chave de seta pelo fio azul, e a chave de seta a direciona para os fios Branco1 e Branco2;

2.Freio livre e chave de seta para a direita (alavanca para cima):
A energia entra na chave de seta passa pelo relê da seta (este tipo de relê abre e fecha sempre que passa corrente por ele fazendo o pisca) e entra pelo fio cinza da chave de seta que redireciona para os fios Branco1 e Amarelo1;

3.Freio livre e chave de seta para a esquerda(alavanca para baixo):
A energia entra na chave de seta passa pelo relê da seta (este tipo de relê abre e fecha sempre que passa corrente por ele fazendo o pisca) e entra pelo fio cinza da chave de seta que redireciona para os fios Branco2 e Amarelo2;

4.Freio acionado e chave de seta para a direita(alavanca para cima):
Nesta posição a energia entrará pelo fio azul vindo do freio e pelo fio cinza de forma intermitente vindo do rele da seta, e a chave de seta redirecionará da seguinte forma: a corrente que entra pelo azul passa a circular apenas pelo fio Branco2, fazendo a luz de freio esquerda acender.
A energia vinda do fio cinza, passará pelo fio Branco1 acendendo a luz de seta traseira direita e pelo fio Amarelo1 acendendo a luz de seta dianteira direita;

4.Freio acionado e chave de seta para a esquerda(alavanca para baixo):
Nesta posição a energia entrará pelo fio azul vindo do freio e pelo fio cinza de forma intermitente vindo do rele da seta, e a chave de seta redirecionará da seguinte forma: a corrente que entra pelo azul passa a circular apenas pelo fio Branco1, fazendo a luz de freio direita acender.
A energia vinda do fio cinza, passará pelo fio Branco2 acendendo a luz de seta traseira esquerda e pelo fio Amarelo2 acendendo a luz de seta dianteira esquerda;

Dessa forma, o sistema funcionará como o Escoria descreveu, ao pisar no freio e dar seta ele vai apagar a luz de freio de um lado para somente piscá-la enquanto do outro ficará acesa direto. A própria chave de seta é quem isola a frente da traseira através de suas comutações internas hora passando corrente por um circuito hora por outro dependendo da posição.

Por essa explicação acho que vc já consegue desenhar, o problema aí é que não tem como saber se a tua alavanca de seta tem as mesmas cores de fios que a minha, a melhor forma de saber quem é quem é com um multímetro, e levar em conta que provalmente tem dois fios (no meu caso azul e cinza) que fogem do padrão de cores dos outros quatro (amarelos e brancos). É complicado de entender, mas depois que monta se vê que é simples e engenhoso.. :parede:

[]s