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Ver Versão Completa : Nova Bandeirantes - só para os gringos!



ArthurC
07/09/2006, 20:00
É pessoal, pra nós que é bom nada, só nos resta admirar, segue a matéria abaixo.

Link: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/OffRoadTestes_Conteudo.vxlpub?hnid=36654

http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/1_Toyota_FJ_Cruiser_principal_2006818174435.jpg

No Brasil, a Toyota produziu durante anos a fio o Bandeirantes, um jipe conhecido aqui e no exterior, onde era chamado de Land Cruiser, por sua robustez, valentia para enfrentar as condições mais difíceis de terreno e simplicidade. Também era famoso por se manter sem grandes modificações por décadas, enquanto, no exterior, ele evoluía. Ao contrário do que se poderia supor, sua retirada do mercado foi lamentada por muitos, mas a Toyota não tinha como mantê-lo em linha. Exigências mais rígidas de emissões de poluentes estavam por chegar e o motor do jipe não as atenderia mais. Pois eis que, nos EUA, a empresa resolveu atender aos órfãos do Land Cruiser com uma releitura do jipe, muito mais sofisticada e interessante que o original: o FJ Cruiser. Por aqui, o carro está sendo importado pela Forest Trade e o WebMotors teve a chance de avaliá-lo com exclusividade.

De cara, o que impressiona no utilitário esporte é seu porte imponente. Ele aparenta ser muito alto, mas tem apenas 1,82 m de altura. Isso é enaltecido pela construção sobre chassi, a exemplo do carro que o inspirou, e pelas rodas de liga-leve de 17 polegadas. Aparentemente, nada muito fora do comum, considerando que muitos carros têm rodas nessa medida, mas nenhum deles, certamente, com pneus 275/70! A altura livre do solo é de 24 cm. Parece, de novo, bem mais. Esse efeito talvez se deva ao fato de o Toyota ser alto, mas com teto baixo. A cabine, com isso, é mais fina que em veículos deste segmento, lembrando bastante o Hummer H1, mas, novamente, o conforto prevalece, especialmente devido ao entreeixos de 2,69 m, semelhante ao do Renault Mégane. Um dos efeitos desse desenho é a necessidade não de dois, mas de três limpadores de pára-brisa, pequenos e enfileirados para dar conta de tirar a água da superfície estreita de vidro.

A grade com grandes faróis redondos remete ao Land Cruiser imediatamente, mas sem qualquer anacronismo. Interessante é como o carro consegue ter um aspecto anguloso, mas como todos esses ângulos são atenuados por arredondamentos em toda a carroceria. Ele tem, em suma, um jeitão futurista, e não é para menos. Trata-se de um veículo moderno, pensado para ser prático, inteligente e sem frescuras.

O interior, por exemplo, traz bancos laváveis e piso emborrachado, o que também facilita a limpeza do carro por dentro. É o ideal para quem suja os pés de barro na fazenda ou em trilhas e para quem os enche de areia nas praias. Basta um pano úmido ou até água pura para deixar o utilitário como novo. E nada disso remete a um material barato ou pouco convidativo. O carro é confortável, até aconchegante.

A entrada no FJ Cruiser é simples. Apesar de ser um utilitário esporte, pessoas baixas conseguem acesso à cabine sem grandes dificuldades. Já as altas têm de abaixar um pouco a cabeça para entrar. Isso por conta da constituição de sua carroceria, com portas traseiras que abrem ao contrário, também chamadas de “suicidas”. Sem uma coluna “B”, entre as portas, que ajuda a carroceria a ter mais rigidez, a moldura do teto do utilitário é mais grossa que em outros veículos. Os cintos de segurança dos ocupantes da frente, por exemplo, estão fixadas nas pequenas portas traseiras.

As portas, aliás, são um capítulo à parte. Alguém desavisado poderia pensar que o FJ tem apenas duas portas, já que as traseiras não têm maçanetas à mostra. Para abri-las, é preciso abrir as portas dianteiras e acessar a maçaneta interna do carro. É quase como as picapes estendidas que havia no Brasil, por exemplo a Ford Ranger, mas há bancos na parte traseira, o que não permite encaixar o utilitário nesse conceito. A cabine do FJ Cruiser não tem nada de estendida.

Já instalado dentro do FJ Cruiser, o motorista se surpreenderá com um painel bastante quadrado, repleto de porta-objetos inusitados, como o que se localiza sobre o quadro de instrumentos. O porta-luvas, no entanto, é pequeno e fica localizado abaixo da grande bolsa de airbag destinada ao passageiro, nas generosas medidas norte-americanas. Airbags, aliás, são itens que o utilitário tem em profusão: dianteiros, laterais e de cortina. A regulagem do volante só se dá em altura, faltando a de distância, uma tradição nos carros da Toyota. Não chega a fazer falta, de todo modo.

Sobre o console central, todos os apetrechos necessários à navegação estão presentes, como bússola e altímetro. A bem da verdade, um GPS também seria bem-vindo, mas a Toyota o oferece, como item opcional. Considerando que o carro pode ser trazido sob encomenda, o GPS é item que pode ser facilmente adicionado ao pacote.

Outra característica interessante do FJ Cruiser é sua modularidade, quase como a de uma minivan. Os bancos traseiros podem ser rebatidos, permitindo carregar uma boa quantidade de carga ou objetos mais compridos, como pranchas de surf, apesar de que esses apetrechos esportivos talvez se sintam mais à vontade se instalados no bagageiro externo, que vem de série.

Motor e off-road

Para quem é ligado a carros fora-de-estrada, no entanto, tudo isso vira perfumaria diante da pergunta crucial: tem reduzida? O FJ Cruiser tem, com engate mecânico, para alegria dos tradicionalistas, e câmbio automático de cinco velocidades, já que conforto nunca é demais, especialmente nas grandes cidades onde, quase certamente, o exemplar que testamos circulará a maior parte do tempo.

Por trás disso tudo está um brilhante motor V6 de 4 litros e 242 cv a 5.200 rpm, com comando de válvulas variável VVT-i e 38,4 kgm a 3.700 rpm. Por se tratar de uma unidade nova e de comercialização, pudemos avaliar o carro apenas por breves instantes. Já na saída, o ruído do motor é estimulante, com um ronco grave que, perdoem-nos os puristas, lembra o melhor dos V8. Em movimento, o carro se mostra leve, apesar de a visibilidade traseira não ser das melhores, prejudicada também pelo enorme estepe, colocado na tampa traseira. Esterçando-o parado, fica evidente que a direção hidráulica faz um esforço hercúleo para deslocar os pneus 275/70R17.

Nos EUA, o modelo avaliado por WebMotors custa, de tabela, US$ 23,5 mil, coisa de R$ 50,2 mil. Mas os EUA preferem arrecadar com base em volumes, e não em uma carga tributária alta por veículo, como no Brasil. Assim, um automóvel do porte e da capacidade do FJ Cruiser, como o Hyundai Santa Fe, tem aqui um preço na casa dos R$ 170 mil, com importação oficial, sempre mais fácil. Estime, para o FJ Cruiser, um valor aproximado de R$ 200 mil. Neste caso, é o preço da exclusividade.

romeu
08/09/2006, 14:26
Tem uma dessas ali na 9 de julho, ao lado de BMWs e Ferraris

Então, "pra gente que é bom" tem sim, só não tem o dinheiro "que é bom"

heheheh

Ou então, se vendessemos todas as bandeirantes do pessoal aqui do fórum pra pagar uma dessas.... aí teríamos direito a uma volta por ano... isso se nenhum animal enfiar ela numa trilha e ela desmontar, já que esses carros modernosos com seus componentes de plástico de embalagem de tic tac e tudo elétrico fru fru molhou fodeu, continuo preferindo minha boa e velha bandeirantes.
:dance:

JAIME
08/09/2006, 19:53
Que M.............

De fato constatamos que nossos velhos jeep`s de guerra estão sendo substituidos por estes carros de madame. Isto não substitui o bandeirante, que M.............ISTO É JEEP DE FRESCO.

ArthurC
08/09/2006, 20:51
Nao acho que seja jipe de plastico, ou mesmo que aguente menos do que uma ou outra. O problema é ter $$$ pra aguentar a manutenção, principalmente no Brasil.

[]s

JAIME
09/09/2006, 14:40
Eu não falei de plástico, falei de fresco.

cheroso
10/09/2006, 23:39
isso nao he jeep amigao he carro de levar madame pras compras

offroad
13/09/2006, 01:24
É pessoal, pra nós que é bom nada, só nos resta admirar, segue a matéria abaixo.

http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/1_Toyota_FJ_Cruiser_principal_2006818174435.jpg



.....mas a Toyota não tinha como mantê-lo em linha. Exigências mais rígidas de emissões de poluentes estavam por chegar e o motor do jipe não as atenderia mais. Pois eis que, nos EUA, a empresa resolveu atender aos órfãos do Land Cruiser com uma releitura do jipe...
A toyota nunca deixou de produzir o land cruiser aqui, lancou essa versao em "lembranca" ao antigo landcruiser. vc acha landcruiser aqui. soh q esse eh um FJ


De cara, o que impressiona no utilitário esporte é seu porte imponente. Ele aparenta ser muito alto,.....
......, é mais fina que em veículos deste segmento, lembrando bastante o Hummer H1, ....
A antiga Band ai tinha mais porte do q essa aqui, parece uma band achatada, e puta comparacao !!! com um hummer h1 ???? q mane esse reporter. vc pode comparar o FJ com um H3... ai sim..


...... pensado para ser prático, inteligente e sem frescuras. o carro eh cheio de frescurinha, como o apoio do braço... a ignicao q eh um saco, as luzes no retrovisor q nao iluminam nada....


.... O carro é confortável, até aconchegante.
isso eh...


Por trás disso tudo está um brilhante motor V6 de 4 litros e 242 cv a 5.200 rpm, com comando de válvulas variável VVT-i e 38,4 kgm a 3.700 rpm. Por se tratar de uma unidade nova e de comercialização, pudemos avaliar o carro apenas por breves instantes. Já na saída, o ruído do motor é estimulante, com um ronco grave que, perdoem-nos os puristas, lembra o melhor dos V8. isso sim o carro anda, eh um otimo v6, mas tem v6 + rapido por aqui... e o mane disse q lembra o v8 !!!! soh se for com velas falhando....


...apesar de a visibilidade traseira não ser das melhores, prejudicada também pelo enorme estepe, colocado na tampa traseira. Esterçando-o parado, fica evidente que a direção hidráulica faz um esforço hercúleo para deslocar os pneus 275/70R17.
.
Esse reporter cheira cola,,,, o estepe nao atrapalha + q um Jpx ou qq jeep. o Problema fica nas laterais. tem uma coluna larga depois da porta q vc nao ve nada...


No geral acho um carro bom, a suspensao eh bem parecida (se nao igual) a da 4Runner (Hilux). em forca difere dos outros toyotas q sao xoxos. esse anda...
Confortavel tb, mas nao gosto do fato q pneus maiores, mesmo com lift nao servem. No maximo um 33 e depende ainda da roda.. e se abusar raspa...
Maior nao cabe... ao contrario do H3 q cabe 35, mas nao tem forca p/ puxar...