PDA

Ver Versão Completa : Velocímetro X Pneus



Salviano
06/09/2006, 12:58
Olá pessoal, quase não escrevo mas estou sempre acompanhando o forum.

Meu JOTA CABINE DUPLA está no estaleiro fazendo as devidas mudanças radicais que todo mundo ja sabe qdo é preciso fazer, o meu chegou a hora e daqui + - um mês estará pronto.

Descobri no site: http://trilha4x4.com.br seção "dicas"

(Não consegui colocar a tabela de conversão aqui, mas Vcs poderão acessar o site e fazer o cálculo e ver a diferença que há no velocímetro quando mudarem a roda ou o pneu.)

Calculo de Pneus

Fonte: Trilha4x4

Voce vai trocar o pneu do seu jipe? Antes saiba a diferenca entre o pneu novo e o original e a diferenca de velocidade que ele vai causar.:

Escolha o tipo de medida conforme descricao abaixo:

Para a primeira linha pneus (normalmente radiais) com medidas em mm. Ex.: 275/70 Aro 16

Para a segunda linha pneus com medidas em polegada Ex.: 33 x 12.5 Aro 15

Para a terceira linha pneus (normalmente diagonais) com medidas em mm. Ex.: 750 Aro 16

Wallace
07/09/2006, 00:07
O problema é que os pneus raramente são o que esta escrito na lateral.
O melhor e ver o diametro real com o fabricante.

offroad
14/09/2006, 00:58
o fabricante nao tem como te dar o tamanho "real" isto pq depende a roda q estah montando.
a unica maneira correta eh depois de montado . vc marca a extremidade de baixo do pneu coincidindo com uma marca no chao. Rode o pneu 360 qdo a marca q fez atingir o chao, faca outra marca no chao. ai eh soh medir a distancia entre as duas marcas no chao.

Sergio Rocha
14/09/2006, 18:40
o fabricante nao tem como te dar o tamanho "real" isto pq depende a roda q estah montando.
a unica maneira correta eh depois de montado . vc marca a extremidade de baixo do pneu coincidindo com uma marca no chao. Rode o pneu 360 qdo a marca q fez atingir o chao, faca outra marca no chao. ai eh soh medir a distancia entre as duas marcas no chao.

Negativo. Pense........

[]':discordo:

offroad
14/09/2006, 18:59
Negativo. Pense........

[]':discordo:

Nem precisa isso eh obvio . como vc mede o diametro do pneu ?

Sergio Rocha
14/09/2006, 19:11
Nem precisa isso eh obvio . como vc mede o diametro do pneu ?
Colocando ele contra uma parede e usando uma regua para marcar na parede a altura.Lembra dakelas balanças de pediatra ? Que tinham um medidor de altura ? É por aí.;)

Da maneira que vc falou, vc vai estar medindo a distancia percorrida e não a altura.Agora se vc dividir esse resultado por PI ( 3,1416) funciona tb.:mrgreen:

[]':concordo:

offroad
14/09/2006, 20:02
Colocando ele contra uma parede e usando uma regua para marcar na parede a altura.Lembra dakelas balanças de pediatra ? Que tinham um medidor de altura ? É por aí.;)

Da maneira que vc falou, vc vai estar medindo a distancia percorrida e não a altura.Agora se vc dividir esse resultado por PI ( 3,1416) funciona tb.:mrgreen:

[]':concordo:

pois eh esqueci da divisao por 3.1416 p/ ter a medida em polegadas....

a maneira q uso eh colocando uma " regua" ou qq metal na parte de cima do pneu. e medir a distancia ateh o chao. mas o correto mesmo eh a marca no chao com a divisao depois...

Cavalcante
14/09/2006, 21:36
pois eh esqueci da divisao por 3.1416 p/ ter a medida em polegadas....

:discordo: :discordo: :discordo: :discordo:

Acho que você vai ter de pensar um pouco mais...

Felypenoob
14/09/2006, 23:20
Geralmente os carros vem com um mostrador ligeriamente mentiroso que coloca a velocidade do velocimetro acima da real.

Com os pneus 31" o deslocamento ficou maior e deu a medida certinha :mrgreen:

Comprovei nas barreiras eletronicas =D

offroad
15/09/2006, 01:22
Pois eh como disse acima, marcamos o pneu, damos uma volta, medimos e dividimos por 3.1416.
Isso seria a maneira correta, vc encontra isso em manuais de calibracao.
A maneira "rapida" tb funciona, mas nao eh precisa como a acima.
Colocando algo reto em cima do pneu e medir a altura.
Acho q agora entendeu !!!
QQ duvida, pega o calibrador usa esses metodos e GPS depois. vc vai ver ...
a diferenca na segunda opcao

Salviano
15/09/2006, 12:25
tudo bem....na prática acho que o + certo é medir no chão mesmo, na horizontal fica melhor...(ooppss), na vertical fica + difícil obter a medida exata uma vez que o peso do veículo deixa o pneu mais baixo na parte inferior e normal na parte superior.
Então: fazendo uma marca com giz no pneu e marcando o chão também é só girar meia volta marcar de novo no chão que voces vão ter o diâmetro realmente RODADO e não PARADO....não é isso????

Sds
Salviano

leogc
15/09/2006, 17:38
Salviano,

o "diametro rodado", que vc citou é a circunferência do pneu, não vai te resolver em nada...

como existe uma série de outros fatores (atrito por exemplo) que não estão sendo controlados pela fórmula, meça o pneu montado no carro mesmo, ou até procure no site o diametro do pneu...será bem mais fácil. No "frigir dos ovos" vc só quer ter uma comparação, então faça com a relação original para ter uma base e depois calcule a desejada...acho que terá bons resultados
abs

Sergio Rocha
15/09/2006, 20:16
Em qualquer das maneiras citadas, logicamente que o pneu NÃO pode estar no veículo.Simplesmente porque ele fica "diminuído "pelo peso do carro.

[ ] '

Cavalcante
15/09/2006, 22:05
Em qualquer das maneiras citadas, logicamente que o pneu NÃO pode estar no veículo.Simplesmente porque ele fica "diminuído "pelo peso do carro.

[ ] '

Ou "alargado", se o cristão medir o diâmetro na horizontal...

Cavalcante
15/09/2006, 22:20
Outra coisa importante que não está se levando em consideração: o comprimento da circunferência e portanto a distância percorrida para um pneu varia de PI(3,1416) o diâmetro. Portanto, aumentando em 1% o diâmetro do pneu, este percorrerá 3,1416% mais distância que o pneu anterior a cada volta e vice-versa. Se considerarmos que, por lei, radares fotográficos têm de ter tolerância de 7%, 2% de desgaste do pneu em relação a seu diâmetro original já podem nos mandar pros 7 pontos e pros cofres do governo...

O que faz com que a conta tenha de ser constantemente revisada.

Logo, as únicas soluções práticas para o problema são velocímetros que possam ser aferidos facilmente pelo usuário (trip totem ou compass mini) ou GPS, que dispensa aferição.

Salviano
18/09/2006, 12:34
E mesmo moçada....acho que todos tem um pouco de razão...o melhor é esquecer asfalto, fórmulas, e curtir os passeios nos fins de semana... aqui na minha cidade tá descendo água...e eu sem o jeep ainda!!!!