Ver Versão Completa : Freio a disco freia menos que lona
Pessoal tenho no meu jeep o servo do Opala com pedaleira e tudo mais...
Qdo tinha o conjunto de freios com lona nas 4 ele freiava que era uma beleza.
Era pisar e arrastar, coloquei o freio dianteiro, UBD simples e ele continuou bom. Na verdade não senti melhora nenhuma significativa, mas na trilha ja ajudava qdo molhava. Recentemente coloquei o traseiro a disco também, SBD(apareceu uma oportunidade e acabei pegando). Sorry Giovani! :mrgreen:
Pinças do Kadett novas, discos instalados, a tubulação eu já tinha trocado toda, então o conjunto de freio está zerado. Porém notei que ele freia agora menos do que antes.
não está arrastando como fazia. Pra ter uma idéia. qdo se está uns 60km/h e pisa ele freia bem, pára(ainda bem), mas qdo se está em baixa velocidade ele nao é tào eficaz. Para descer a rampa do meu prédio antes quase matei uma veia que tava passando na calçada qdo vi o jeep já tava em cima. Pisei e ele parou. depois que coloquei o disco atras se essa ou outra veia entrar na frente ele vai parar, mas uma encostadinha nela vai dar.. :mrgreen::mrgreen:
Ele não tá travando as rodas.
Alguém tem alguma idéia do que possa ser!?
Notei que preciso fazer mais força para freiar o jeep, coisa que não precisava antes.
O que mais me estranha é que normalmente o conjunto dianteiro é que é o maior responsável pela freada nao foi alterado, só o traseiro. Por isso estou confuso. Presumo entao que a lona freiava mais que o disco.
abraços
ja verificou se n esta com ar na tubulação ? se bombiar o pedal ele para mais ? vc ta usando alguma valvula reguladora de pressao pra traseira ?
ja verificou se n esta com ar na tubulação ? se bombiar o pedal ele para mais ? vc ta usando alguma valvula reguladora de pressao pra traseira ?
Não tem ar não, foi sangrado corretamente.
Não precisa bombear o pedal, ele nao abaixa nem sobe nada, nem na primeira, segunda, terceira bobeada... ele se mantém.
não estou usando também nenhuma válvula.
Vinicius Hauagge
06/09/2006, 13:48
De uma olhada no curso do pedal do freio... principalmente se vc substituiu o pedal em baixo por pedal suspenso... Tanto que existe uma regulagem no servo-freio....
De uma olhada no curso do pedal do freio... principalmente se vc substituiu o pedal em baixo por pedal suspenso... Tanto que existe uma regulagem no servo-freio....
Então... nada foi alterado no sistema de freio.
Já estava com servo, pedaleira suspensa, tudo isso antes de colocar disco atrás... ops.. no eixo traseiro. O pedal não chega nem perto do assoalho, portando não creio que seja esse o problema.
Pensei no servo ser insuficiente para disco nas 4 rodas. Será?
Ahh uma detalhe que eu nao comentei, uso pneus Guiane 265/75/16. Nem é grande.
O que pode estar ocorrendo é que o cilindro-mestre está sendo insuficiente p/ mandar fluído p/ os 2 circuitos (dianteiro e traseiro). Possível solução: colocar uma válvula de corte p/ o sistema traseiro ou trocar o cilindro-mestre por um de maior diâmetro.
Fpandur, se eu colocar uma válvula para o traseiro não irá freiar menos ainda?
Não, o que deve estar acontecendo é que o circuito traseiro está "consumindo" muito o deslocamento do fluído e sobrando pouco p/ acionar a dianteira. Se colocar uma válvular p/ restringir isso, vai "sobrar" fluído para a parte dianteira ser acionada com mais eficiência. Ou então troca o cilindro-mestre por um de maior diâmetro, irá deslocar mais fluído e dará conta de abastecer os 2 circuitos a contento.
Elmer_Jeep
06/09/2006, 15:36
O que pode estar ocorrendo é que o cilindro-mestre está sendo insuficiente p/ mandar fluído p/ os 2 circuitos (dianteiro e traseiro). Possível solução: colocar uma válvula de corte p/ o sistema traseiro ou trocar o cilindro-mestre por um de maior diâmetro.
X2 :mrgreen:
Ok... Qual servo vocês me recomendam colocar então? vou precisar trocar o hidrovácuo também?
Elmer_Jeep
06/09/2006, 16:17
O Giovani usa 8 pinças no T-Rex com cilindro mestre de Toyota band. Um hidrovácuo maior vai bem também.
O cilindro da F1000 é bem dimensionado mas as conexões dos canos são diferentes...
[]'s
TRARBACH
06/09/2006, 20:34
Prezado,
Se vc trocar o cilindro mestre e não tiver ar no sistema,ou seja tudo binitu,certinho,instaladinho,vazao certa,etc,e continuar assim,pode ser que os discos de freio da traseira ,estejam muito zerados(novinhos),sempre que são trocados são necessários alguns quilometros para obter-se a frenagem adequada.Acontece com qq carro após uma revisao de freios,inclusive as oficinas avisam para não exigir muito nos primeiros km(esqueci quantos).
Mas parece ser vazao insuficiente mesmo.
leopoldo
06/09/2006, 20:57
Caros depoentes, supondo que tudo esteja montado corretamente ....
O freio à disco, como o tópico menciona, freia menos que o referido à tambor ???? eis a questão.
A resposta é:
Sim.
comparado com um freio à tambor num mesmo veículo, o tambor tem mais capacidade de frenar a roda que o disco !
vamos descrever as diferenças:
- À tambor freia mais pq possui um efeito alavanca (de uma extremidade da lona para a outra, ou melhor do pistão de roda sobre o apoio no sistema simplex ou lona que apoia a outra lona no sistema duplex) ... isso não acontece com a pastilha sobre o disco.
- À tambor possui maior área de contato que a pastilha sobre o disco.
então, pq desenvolveram o freio à disco?
pq conforme as rodas diminuiram dos aros 20" para os 16" .. 15" .. 14" .. 13" ... as velocidades periféricas nas rodas aumentaram muito.
pq é mais simples de manter
pq ocupa menos espaço
pq recupera mais rápido se molhado
pq se recupera da superfície queimada da lona instantâneamente
pq permite maior estabilidade de frenagem
pq não possuindo o espaço entre a lona e a panela atua muito mais rápido
pq refrigera muito mais que a panela
Mas por ter menor área, ser mais compacto e não possuir efeito alavanca, necessita maoires pressões no sistema e, é por isso que necessita do servo-freio.
Não é a cuica ou hidrovácuo dos antigos sistemas ....... é o servo-freio, aquela panela preta entre a parede de fogo e o cilindro mestre.
Quando instala-se o freio à disco no jeep, tem que se colocar um servo compatível, senão o pedal fica "duro" e parece que vai passar pelo poste !
Esse compatível em pressão é a razão de multiplicação de força que CADA servo possui.
Se o pedal está "duro", deve-se trocar por um servo de maior relação de multiplicação de força.
!
Hudson Buck
06/09/2006, 20:59
Tavio,
Desculpe a pergunta, mas precisamos esgotar as possibilidades: as pinças foram montadas nos lados corretos, a pinça direita na direita e a esquerda na esquerda? Pergunto isso pois ja vi situações em que inverteram a ordem das pinças e ai o sangrador ficou para baixo, sendo impossível sangrar corretamente. Isso acontece as vezes porque as pinças do Kadett (pelo menos as minhas) possuem o direito e esquerdo marcado do ponto de vista de quem olha o carro de frente e geralmente no determinamos o direito e esquerdo na posição do otorista. Consegui ser claro? O meu cj tem os quatro discos, cilindro original do jeep (pedaleira suspensa) não tem hidrovácuo e freia muito bem.
Abraços.
Hudson.
Leopoldo, já tinha ouvido falar disso, só não sabia se realmente era verdade ou não essa afirmação. Inclusive lembro de terem citado o exemplo de caminhões e outras viaturas pesadas, que não usam freio da disco. ;-)
De resto, o Leopoldo matou a questão com sua explicação: cilindro-mestre com maiores diâmetros geralmente necessitam de hidrovácuos maiores, p/ que não se tenha um pedal de freio "pesado".
leopoldo
06/09/2006, 22:51
Pandur,
Tem outras consequências:
Como o pistão da pinça é enorme em relação ao cilindro de roda, o volume deslocado na frenada também o é.
Quanto maior o pistão da pinça, maior tem de ser o volume deslocado e então maior tem de ser o diâmetro do cilindro mestre e consequentemente maior o servo.
Isso funciona ao contrário que deveria pois quanto menor o diâmetro do cilindro mestre maior a pressão, mas como o volume é menor .... fica a questão acima.
Freio a disco é casamento entre pinça/pastilha/disco - diâmetro do mestre/pressão do servo.
É também por isso que qualquer folga no(s) cubo(s) e roda... a folga no pedal é enorme.
E esquece o conceito do hidrovácuo .... isso não se usa mais .... é servo-freio apenas.
m.vinicius
07/09/2006, 05:47
caros colegas tenho dois relatos para vc's.:
1º- tenho um tempra style turbo, muito rápido, levei no mecânico para uma geral e este trocou as pastilhas de freio originais pela "frasle" acho que é assim que se escreve, e dei uma volta com o carro antes de pegar estrada e ir para um raid em sj campos onde piloto o jeepde meu irmão, o carro não parava. voltei ao mecânico e ele falou que as pastilhas tinham que assentar no disco antes e que deveria rodar um pouco, para ter melhor resultado. atropelei uns tres quebra-molas. rodei mais ou menos 1000 km(ida e volta a sj campos) e o carro não parava. fui a uma concessionaria fiat e comprei as pastilhas originais, trocaram na hora e sindo da fiat, pisei no freio (com força) e quase bati a cabeça no vidro. o carro para na hora!
2º- no meu jeep era a mesma coisa, estava já comprando cilindro mestre e hidovácuo novos da f1000, quando em um indoor meu freio acabou de vez( devido à areia do terreno de tanto lixar as pastilhas) resolvi comprar as pastilhas da kombi originais numa concessionária VW, anteriores "frasle", o jeep passou a freiar umas 4 ou 5 vezes melhor. se nos dois casos as pastilhas originais freiam muito melhor, então trocar as pastilhas traseiras tbem! ficou a dúvida se não passaria a arrastar a traseira. deixei então as "frasle" na traseira para evitar o arrasto indesejado da mesma.
resumindo prefiro pagar duas ou tres vezes mais numa pastilhas original do que correr o risco, afinal em "ECONOMIZAR EM FREIO E DESPEDIÇAR EM SEGURANÇA"
leopoldo
07/09/2006, 10:18
Bem lembrado !
Eu, o master cabeça de bagre tinha esquecido de falar sobre outro detalhe. :parede:
Adicionem isto aos testes de compatibilização de freio:
O mecanico estava :concordo: em dizer que a pastilha tem que assentar no disco já usado mas, tem outra coisa que não se explica no manual e muitos nem tem ideia disto:
- Cobreq, frasle, bendix, e outras ... fabricam pastilhas que possuem "dureza" diferentes. As pastilhas são determinadas pelo fabricante para faixas de velocidade. :shock:
Algumas pastilhas são mais "moles" que outras e isso é devido aos componentes/materiais da resina. Pastilhas "moles" são para veículos que andam mais devagar. Pastilhas mais "duras" é para veículos que rodam mais rápido.:pensativo:
Pastilhas moles em carros rápidos desgastam muito depressa .
Pastilhas mais duras, em carros que andam mais devagar .... deixam o pedal + duro e o carro :discordo: para !
A pastilha certa, no veículo certo ... ao pisar, vc sente os efeitos da frenagem.:palmas:
DICA:
A saúde do freio a disco é determinada pela poeira preta que este faz.
Se o seu freio a disco não faz poeira preta e/ou canta toda vez que vc pisa no pedal ..... esta usando uma pastilha "muito dura" :confused:
compre de outra marca e teste !
pastilha "muito dura" esfola o disco, vibra e canta, isso quer dizer: estou detonando o disco !:parede:
Pessoal, estou pensando tambem em colocar freio a disco no meu CJ(primeiramente só na dianteira e futuramente....quem sabe na traseira também.... depois que o Otávio descobrir o problema no dele....hehehe....)e tenho lido bastante sobre esta adaptação aqui no fórum e gostaria de saber se minhas conclusões estão certas ou ainda falta alguma coisa:
1-pedaleiras e servo freio do opala
2-cilindro mestre da f1000 (ou deveria ser servo freio e cilindro mestre da f1000?)
3-pinças da kombi (com pastilhas originais)
4-discos (estou em dúvida qual o melhor modelo)
... o que mais falta?
haundrich
07/09/2006, 22:03
Verifique as mangueiras que vão ao servo ou hidro vácuo. Já vi mangueira comprida e quase dobrada no sistema fazer os efeitos que vc mencionou, nessas adaptações....
O discos tem que estarem lisos, sem ranhuras ou gastos.
Não sei se tem haver, mas tem uma turma que manuseia as pastilhas com mão suja de graxa e óleo, que para mim, isso contamina de alguma forma a pastilha e que isso não sai mais.
Desculpe a pergunta, mas precisamos esgotar as possibilidades: as pinças foram montadas nos lados corretos, a pinça direita na direita e a esquerda na esquerda?
Não precisa se desculpar eu creio que as pinças foram sim colocadas direito, pois o local que eu levo aqui em campinas mexe exclusivamente com freios e tenho confiança no trabalho deles. Mas vou verificar. :pensativo:
Ilmo mestre Leopoldo, :palmas::palmas::palmas::palmas: para suas explicações.
Mas é algo que muito depois que li muito em outros tópicos, até um onde você corrigiu alguem falando do hidrovácuo que agora é servo freio pergunto:
Se eu trocar o cilindro mestre por um da F1000 por exemplo que segundo muitos é PNP com o servo do Opala vou ter o pedal mais duro!?
Muito mais duro?:oops:
Para ilustrar possiveis questionamentos que eu tinha... até achar esse aqui
http://www.mfreios.com.br/novidades/flash/como_funciona.htm
A saúde do freio a disco é determinada pela poeira preta que este faz.
Alguém aqui tem um jeep que faz poeira e deixa as rodas pretas???? Eu nunca vi nenhum.
Mestre, então... quando colocamos um kit de freio traseiro do Golf/Kadett que são carros de velocidade maior possuem dureza maior, logo em nosso caso não seria o ideal? Há pastilhas mais moles para estes carros?
Verifique as mangueiras que vão ao servo ou hidro vácuo. Já vi mangueira comprida e quase dobrada no sistema fazer os efeitos que vc mencionou, nessas adaptações....
O discos tem que estarem lisos, sem ranhuras ou gastos.
haundrich, no meu caso a tubulação está sim ok. Troquei toda a tubulação recentemente o disco é novo também. Esse final de semana acabei entrando em baixo dele e observei isso está blz..
Bom, vou amanhã voltar ao mecânico para ver o que possa ser.
Pontos a serem revistos:
1 - pinças invertidas
2 - Servo freio pode estar vazando
3 - tubulação com problema
4 - Cilindro mestre insuficiente(trocar pelo da F1000)
5 - Pastilhas muito duras, trocar por umas mais moles.
Sidnei, qdo descobrir o que era eu volto aqui contar... pode deixar.
A todos, meu muito obrigado.
Elmer_Jeep
08/09/2006, 09:29
Alguém aqui tem um jeep que faz poeira e deixa as rodas pretas????
O meu faz, a picape do meu pai também, freio a disco nas 4 com pinças band. Já usei pastilha nakata e cobreq, com a frasle faz bem menos, deve ser o tipo de material de cada marca.
leopoldo
08/09/2006, 09:56
1- Se eu trocar o cilindro mestre por um da F1000 por exemplo que segundo muitos é PNP com o servo do Opala vou ter o pedal mais duro!? Muito mais duro?
2- Alguém aqui tem um jeep que faz poeira e deixa as rodas pretas????
3- quando colocamos um kit de freio traseiro do Golf/Kadett que são carros de velocidade maior possuem dureza maior, logo em nosso caso não seria o ideal? Há pastilhas mais moles para estes carros?
1- Não é pq esse é do opala e aquele é da F-1000. VC tem que ver as diferenças "hidráulicas". O que define esse ou aquele é o curso e o diâmetro do pistão.
Só assim vc consegue supor como seu freio vai se comportar pois, quanto menor for DIA do cilindro, maior a pressão na pinça, mas cuidado, pois o volume deslocado é menor.
Assim, um cilindro menor em DIA porém mais comprido melhora a performance na frenagem.
Se o jeep tem a combinação disco/panela, fica pior nessas condições comparado com jeep só a disco pois, dependendo do cilindro, pode não prover o volume necessário para cobrir a folga entre lona/panela, ou no caso do disco montado em cubo com folga no rolamentos.
Teóricamente, o disco está sempre com a pastilha escostada e só de cutucar no pedal a pinça pressiona o disco. Qualquer coisa fora disso e a performance do freio começa a degradar: tem de dar mais de uma pisada ou a freio fica muito baixo.
Portanto, quem tem freio a disco sempre tem que verificar as folgas de rolamentos ou/e o próprio freio denuncia o problema. NO caso das lonas dá para melhorar se o eixo traseiro estiver equipado com o sistema duplex _ que pode ser extraído das rodas traseiras do landau, que tem regulagem automática de posicionamento das lonas.
2- O meu faz a poeira preta.
3- Pense assim: O pneu /roda do gol, é bem menor em DIA que a do Jeep. A roda do gol a 80 km/h está a uma rpm muito maiorse emparelhado com o jeep.
A mesma pastilha que está no gol poderá então não ser tão boa no caso do jeep. Minha sugestão é: teste as pastilhas e veja quel melhor se adapta à sua velocidade média. Pense também que tem jipeiros que sempre estão na estrada e outros rodam muito em cidades. Isto também faz diferença no comportamento do freio, pois nma cidade é anda-para, na estrada não.
1- Não é pq esse é do opala e aquele é da F-1000. VC tem que ver as diferenças "hidráulicas". O que define esse ou aquele é o curso e o diâmetro do pistão.
Só assim vc consegue supor como seu freio vai se comportar pois, quanto menor for DIA do cilindro, maior a pressão na pinça, mas cuidado, pois o volume deslocado é menor.
Assim, um cilindro menor em DIA porém mais comprido melhora a performance na frenagem.
Leopoldo então o que é melhor? Maior volume ou maior pressão? OK, o certo seria pressão e volumes equivalentes, mas.... em Jeep tem q ser algo que chegue próximo dos dois..
Qto mais pressão, mais leve fica o pedal, mas nao vai tanto óleo, logo o pedal tem mais curso e quanto mais volume, o pedal fica duro e com menos curso, é isso?
No meu caso que utilizo pinças do Kadett atras e pinças do santana/gol na dianteira(UBD) o que eu devo fazer? Para esse conjunto é melhor ter mais pressão ou volume? Qdo troquei o sistema notei que o pedal se manteve igual, porém aplicando a mesma força ele nao parava. considero isso falta de pressão ou volume? O sistema de pinças requer mais o que?
Portanto, quem tem freio a disco sempre tem que verificar as folgas de rolamentos ou/e o próprio freio denuncia o problema.
Ja tinha pensado nisso inclusive o freio a disco, no sistema traseiro ajuda a identificar que o rolamento foi-se antes que o eixo todo se vá. certo? E até ajuda a ele não sair...
2- O meu faz a poeira preta.
O meu não!!! :roll: Nem na frente.
3- Pense assim: O pneu /roda do gol, é bem menor em DIA que a do Jeep. A roda do gol a 80 km/h está a uma rpm muito maiorse emparelhado com o jeep.
A mesma pastilha que está no gol poderá então não ser tão boa no caso do jeep. Minha sugestão é: teste as pastilhas e veja quel melhor se adapta à sua velocidade média. Falei com o meca que instalou o freio e ele disse que colocou a pastilha cobreq na traseira.
Pense também que tem jipeiros que sempre estão na estrada e outros rodam muito em cidades. Isto também faz diferença no comportamento do freio, pois nma cidade é anda-para, na estrada não. Eu acho que no no meu caso que viajo com ele eventualemente e uso ele bastante na cidade/trilhas a pastilha mais mole seria o ideal pois se precisa usar na estrada vai gastar um pouco mais, mas não signifcaria tanto assim. E na cidade ele pararia mesmo!
Vinicius_4x4
08/09/2006, 11:10
E aí Tavio! Vou contribuir com a minha estória .. huahuahua.
Utilizo praticamente o mesmo sistema que tu no freio - servo e cilindro mestre dos opala (o meu é dos mais antigos, marca varga), e kit´s UBD simples dianteiro e traseiro (no freio traseiro tem a diferença de ser com freio de mão e pinça do golf). O meu freio não arrasta rodas também, mas freia legal, apesar de freiar meeesmo quando o pedal tah quase no fim de curso. Fiz o teste no inmetro e passou muito bem (apesar do pedal no fundo) de acordo com os parâmetros exigidos por eles.
Mas de igual tô de olho na solução encontrada pois gostaria de ter um freio que na metade do curso o jeep já freiasse.
[]´s
E aí Tavio! Vou contribuir com a minha estória .. huahuahua.
Utilizo praticamente o mesmo sistema que tu no freio - servo e cilindro mestre dos opala (o meu é dos mais antigos, marca varga), e kit´s UBD simples dianteiro e traseiro (no freio traseiro tem a diferença de ser com freio de mão e pinça do golf). O meu freio não arrasta rodas também, mas freia legal, apesar de freiar meeesmo quando o pedal tah quase no fim de curso. Fiz o teste no inmetro e passou muito bem (apesar do pedal no fundo) de acordo com os parâmetros exigidos por eles.
Mas de igual tô de olho na solução encontrada pois gostaria de ter um freio que na metade do curso o jeep já freiasse.
Vinicius,como se tem o do Berga...saberia me falar qual pastilha ele coloca na frente!?
O seu, por acaso faz poeira preta nas rodas!?
Só não sei se o meu é Varga ou BendiX
[]s indignados em achar que evoluí trocando o freio e vi que não foi bem assim, por enquanto... mas quem diria que seria fácil...:parede::parede::parede:
leopoldo
08/09/2006, 13:39
1- Maior volume ou maior pressão? OK, o certo seria pressão e volumes equivalentes, mas.... em Jeep tem q ser algo que chegue próximo dos dois.
2- qto mais pressão, mais leve fica o pedal, mas nao vai tanto óleo, logo o pedal tem mais curso e quanto mais volume, o pedal fica duro e com menos curso, é isso?
3- No meu caso que utilizo pinças do Kadett atras e pinças do santana/gol na dianteira(UBD) o que eu devo fazer? Para esse conjunto é melhor ter mais pressão ou volume? Qdo troquei o sistema notei que o pedal se manteve igual, porém aplicando a mesma força ele nao parava. considero isso falta de pressão ou volume? O sistema de pinças requer mais o que?
4- No sistema traseiro ajuda a identificar que o rolamento foi-se antes que o eixo todo se vá. certo? E até ajuda a ele não sair...
1- Equivalentes? não. Tem de haver equiíbrio.
2- Sim qto à pressão. Sim qto ao volume. Mas quanto à sensação de pedal duro, isso é relativo à cada perna.
3- Fazer? calcular os volumes para ver se estão compatíveis. Não pode mover todo fluído do pistão do cilindro mestre antes das câmaras das pinças ficarem cheias, senão dá pedal baixo. Dependendo do caso, pode-se colocar um cilindro mestre com maior diâmetro, que terá maior volume deslocado mas, como a pressão cairá, a sensação de pedal muito duro aparece é aí então que pode-se optar por colocar um servo com maior razão de compressão.
4- Não. Só o sistema de freio a disco pode ser monitorado pela posição do pedal. Esquece o rolamento do eixo traseiro ... só se for flutuante. E como já expliquei em outro tópico, o freio a disco evita que se quebrar o semi-eixo traseiro a roda saia do jeep de uma vez. Vc ainda tem uma, uma só chance de brecar antes que a roda solta torça tudo !
Vinicius_4x4
08/09/2006, 14:46
Vinicius,como se tem o do Berga...saberia me falar qual pastilha ele coloca na frente!?
O seu, por acaso faz poeira preta nas rodas!?
Só não sei se o meu é Varga ou BendiX
[]s indignados em achar que evoluí trocando o freio e vi que não foi bem assim, por enquanto... mas quem diria que seria fácil...:parede::parede::parede:
Bah, infelizmente não sei qual a pastilha que ele coloca no kit não!
Quanto a poeira preta, não sei informar pois utilizo o meu jeep somente em trilhas e depois delas eu lavo o jipe, faço poucos deslocamentos e desse modo nunca observei nenhuma poeira :pensativo:.
Mas eu acho que o servo + cilindro mestre do opala (pelo menos o meu antigo) dá para o gasto, mas não fica 100%.
Já vi um cara utilizar (com freio à disco nas 4 - marca SBD) o conjunto servo + cilindro mestre do marea turbo e ficou muito bom. O cilindro mestre é de diametro superior ao do opala, porém o comprimento dele é bem menor. Já o servo freio tem um diametro muito maior do que o do opala. Acho que seria uma saída. Tem também a possibilidade de colocar o conjunto da F1000, alguns usam da D 10 ou D 20. Ou até mesmo da bandeirante, apesar de que eu em uma breve análise (lembraças, pois o jeep não tah aqui :mrgreen:) achei o conjunto do opala bem parecido com o da band :pensativo:.
Leopoldo! Deixa eu te perguntar uma coisa, os cilindros das pinças de ficam vazios e só enxem de fluído quando acionado o pedal? Ou o fluído a ser deslocado para as pinças seiam somente o necessário para que a pastilha de freio "cole" no disco? Se for a segunda opção não tem muito fluído para mandar para o sistema de freio né, então eu poderia utilizar um cilindro com diametro maior e comprimento menor que o pedal "ficaria mais para cima". O que que tu acha? :pensativo: :mrgreen:
[]´s
Bom, como não consigo ficar esperando para ver no que vai dar, passei agora no meca e fizemos uma inspeçao completa... o problema do freio que eu expliquei a ele é que ele freia, mas não trava de imediato, principalmente qdo está bem devagar.
Bom, fica a discussão do servo, do cilindro e etc.. eu sugeri verificar qual a marca da pastilha. nem lembro qual era... aí como a solução mais barata, de imediato, seria trocar a pastilha pra ver, comprei um jogo da cobreq e coloquei na frente, pois pelo que andamos as rodas traseiras arrastavam, ficamos pensando que poderia se algo na frente e como foi falado aqui que as pastilhas cobreq são melhores e tal, optei por elas. Bom, por enquanto não deu para sentir muita diferença. parece mesmo que vou ter que andar um pouco para ela assentar...
Leopoldo, qdo disse equivalentes, o correto seria equilibrio mesmo. Na hora essa palavra não me veio.
Vamos ver no que vai dar... vou andar com o jeep e ver se vai melhorar...
Espero que sim. Senão... vamos ter que partir para uma solução diferente($$$$)...
leopoldo
08/09/2006, 16:37
Um último lembrete:
Os freios poderão necessitar de uma válvula proporcionadora se o jeep apresentar seguidamente problemas de travamenhto das rodas trazeiras.
Isso acontece se as áreas dos pistões das pinças são iguais. Ao aplicar o freio, se as áreas são iguais a força aplicada em cada pinça será igual mas, como há transferência de peso de trás para a frente, as traseiras travam e o jeep pode perder o controle e rodar na pista.
Se as pinças de traz são menores, não há problema, porém, se forem iguais, use proporcionadora.
Leopoldo, muito bem observado, no meu caso as pinças sao menores, e o meca disse isso mesmo, por elas serem menores não há problemas. o que precisa freiar melhor é a dianteira. Bom, vamos ver agora, o que vai acontecer.
Obrigado a todos que me ajudaram.
Logo posto o resultado aqui.
bacana00
08/09/2006, 18:39
Dá pra colocar o Cilindro mestre da F1000 no teu servo e ficará muito bom... Quando apanhei na adapatação do meu freio conversei com o engenheiro da superbreak disk e ele me falou que o cilindro do opala por ser menor que o do Jeep poderia não dar freio...
Pessoal,
Um detalhe que costuma dar "coça" em muito mecânico, fazendo com que ele troque várias peças sem necessidade, é a verificação se osmangotes de freio estão ou não intupidos.
Com o calor e ressecamento a borracha costuma fechar a passagem de fluido, quebrando a cabeça de todos.
o cilindro do opala por ser menor que o do Jeep poderia não dar freio...
Então, se usar panelas nas 4 rodas é mais que suficiente. e não pretendo usar o cilindro do jeep...
:?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::? ::?::?::?::?::?:
Bom, por enquanto ele tá freiando igual.
a pastilha ja deu uma "assentada" de lá pra cá, mas ainda não tá 100%... vou esperar mais um pouco. semana que vem tem trilha.
Quem tem o servo do opala com cilindro mestre da F1000 poderia dar um relato se o freio trava?? se segura de verdade igual aos carros normais:?::?::?::?:
O pedal fica muito duro???? Sei que o mestre Leopoldo disse que pedal duro é relativo para cada um mas,,,,,
Bem, meu relato acho que não ajudará muito, mas meu Jeep tem o kit SBD na frente e lonas atrás. Uso o conjunto servo + cilindro-mestre do Opala e tem um baita freio, se "juntar" no pedal, você bate a cabeça no vidro ... :mrgreen:
fpandur, essa era a minha configuração. e é como você descreveu. É pisar e segurar no PQP que senão dá com a cabeça mesmo!!
leopoldo
11/09/2006, 23:29
....tem um baita freio, se "juntar" no pedal, você bate a cabeça no vidro ...
:concordo:
Não esqueçam que o peso do jeep quando equipado e o tamanho dos pneus devem ser contabilizados.
:pensativo:
Certo, apenas para ficar registrado, meu CJ tinha pneus BF MUD 33". Agora está com 3K 31", mas em ambas as configurações, nunca faltou freio. Afora isso, guincho + towbar + sto. antonio. + capota fixa. :concordo:
José Augusto
12/09/2006, 14:44
Um último lembrete:
Os freios poderão necessitar de uma válvula proporcionadora se o jeep apresentar seguidamente problemas de travamenhto das rodas trazeiras.
Isso acontece se as áreas dos pistões das pinças são iguais. Ao aplicar o freio, se as áreas são iguais a força aplicada em cada pinça será igual mas, como há transferência de peso de trás para a frente, as traseiras travam e o jeep pode perder o controle e rodar na pista.
Se as pinças de traz são menores, não há problema, porém, se forem iguais, use proporcionadora.
No CJ tenho kit SBD iguais nos 2 eixos (freio de estacionamento no cardãn) e percebemos que as rodas do eixo traseiro travavam em freadas mais fortes, no seco não havia muita importância mas para não arriscar colocamos a válvula, houve uma pequena perda na capacidade de frenagem, perceptível, porem as rodas traseiras nunca mais travaram.
Otávio, só hoje vi esse tópico... Alguém poderia ter me avisado...:)
Não li todas as mensagens, mas vi que o pessoal já mencionou a questão do "assentamento" das pastilhas, que foi a 1ª coisa que me ocorreu.
Tenho no meu jeep... Ops, agora o jeep do NeRo :mrgreen: , 4 pinças dianteiras do Santana, com servo freio de Opala. Arrasta as 4 rodas se vc quiser.:concordo:
Não chega à ser um problema, mas já constatamos aqui, que os kits traseiros que usam pinças traseiras (com acionamento para freio estacionário), são pouco eficientes quando se tem que parar um veículo maior, como o jeep.
Além do cilindro ser menor, a pastilha também é muito menor, se comparadas com uma pinça dianteira. Por isso que ultimamente eu tenho recomendado a compra do kit traseiro s/ freio estacionário, melhor e + barato.:concordo:
Tem mais um detalhe: nos kits UBD usamos pinças de Tempra ou Golf, não de Kadet.
As pinças do Kadet parecem ser iguais, mas são menores, inclusive a pastilha e o disco da SBD. Se o freio com disco maior e pinça de Tempra/Golf já é fraco, imagine a do Kadet.:razz:
Otávio, compare o tamanho dos discos dianteiros e traseiros do seu jeep.
Para resolver o problema do freio estacionário, estamos fazendo kits com freio à disco no cardã. Temos para a Toyota e daqui uns dias teremos para o jeep também.
Tô parecendo o Wallace, mas como fui citado, precisava responder...:lol:
[]'s
Ele não tá travando as rodas.
Alguém tem alguma idéia do que possa ser!?
ABS???:mrgreen:
[]'s
Felypenoob
13/09/2006, 22:03
Pinça de Kombi nao presta! :mrgreen:
Ela geralmente so trava um lado.
Nao estou usando pinça de kombi, na frente tem o kit do Berga!!!
Giovani, sabe que eu falei isso pro meca... "Po, não sei do que to reclamando, tenho um ABS no jeep!!!" hehe
Bom, vou andar com o jeep assim por mais umas 2 semanas. se não rolar... e ele não freiar a gosto, vocês acham que colocar o cilindro da F1000 com o servo do opala, vai resolver?
Bom, vou andar com o jeep assim por mais umas 2 semanas. se não rolar... e ele não freiar a gosto, vocês acham que colocar o cilindro da F1000 com o servo do opala, vai resolver?
Eu acho que não...
Esse cilindro é usado com kits duplos, 6 ou 8 pinças. Pode até melhorar, mas o fato é que esse freio traseiro é fraco mesmo.
[]'s
bacana00
15/09/2006, 17:31
O que pode ajudar é o Cilindro da Toytota moderna com freio a disco que é maisor que o da F1000...
O que pode ajudar é o Cilindro da Toytota moderna com freio a disco que é maisor que o da F1000...
e serve no servo do Opala???
pcervieri
16/09/2006, 21:32
To com disco nas 4 rodas do meu jeep, da SBD.
O freio ficou animal, se aperta demais fica as roda e a lata vei embora.
bacana00
17/09/2006, 10:09
Só no mais moderno, se não tem que usar o da toytoa mesmo... Mas fica muito bom...
leopoldo
17/09/2006, 10:49
... vocês acham que colocar o cilindro da F1000 com o servo do opala, vai resolver?..
Otávio
Vc's tem que parar com essa chutação ! Isso não vai resolver assim.
Um mesmo sistema em outro jeep com peso e pneu diferentes dará resultados bem diferentes.
1- veja qual o seu cilindro mestre e servo.
2- pegue o(s) catálogo(s) do(s) fabricante(s).
3- observe o curso, o diâmetro e a razão de pressão do servo.
Oque vc quer?
Mais pressão = pedal mais sensível ?
vc pode optar em 1º lugar por um servo com mais razão de pressão.
depois, se mesmo assim não está a seu contento, um cilindro com no mínimo o mesmo curso(de preferência um curso maior) mas com um diâmetro menor.
Esse negócio de: põe isso, põe aquilo não é muito bom não pois, mesmo dentre os próprios modelos de veículo, podem haver combinações diferentes.
cristiano
17/09/2006, 11:51
Para resolver o problema do freio estacionário, estamos fazendo kits com freio à disco no cardã. Temos para a Toyota e daqui uns dias teremos para o jeep também.
Oi Giovani, tudo bem? Você já desenvolveram um sistema para tirar o tamborzinho do freio da Toyota e colocar disco ? Quanto ficou isso? O que compõe o kit?
Se não for atrapalhar o tópico pode me responder em PVT.
Abraço
Oi Giovani, tudo bem? Você já desenvolveram um sistema para tirar o tamborzinho do freio da Toyota e colocar disco ? Quanto ficou isso? O que compõe o kit?
Se não for atrapalhar o tópico pode me responder em PVT.
Abraço
Respondido!:concordo:
[]'s
Otávio
Vc's tem que parar com essa chutação ! Isso não vai resolver assim.
Um mesmo sistema em outro jeep com peso e pneu diferentes dará resultados bem diferentes.
1- veja qual o seu cilindro mestre e servo.
2- pegue o(s) catálogo(s) do(s) fabricante(s).
3- observe o curso, o diâmetro e a razão de pressão do servo.
Oque vc quer?
Mais pressão = pedal mais sensível ?
vc pode optar em 1º lugar por um servo com mais razão de pressão.
depois, se mesmo assim não está a seu contento, um cilindro com no mínimo o mesmo curso(de preferência um curso maior) mas com um diâmetro menor.
Esse negócio de: põe isso, põe aquilo não é muito bom não pois, mesmo dentre os próprios modelos de veículo, podem haver combinações diferentes.
Leopoldo, concordo com você, perguntei isso pq pelo que pareceu essa foi uma solução adotada por alguns do fórum que funcionaram muito bem.
Eu gostaria de ter um pedal mais sensível, como eu tinha antes.
Vou verificar essas informações das minhas peças, e trazê-las aqui para vermos qual será a melhor solução.
Já adiantando, pesquisei do site da Bendix(Bosch Freios) e na Varga e nao possuem nenhum catálogo on-line que funcione, o da bosch não tem e o da varga não funciona.
Alguém saberia me dizer onde mais posso achar?
Leopoldo, o meu servo/cilindro é do Opala isso eu tenho certeza.
Obrigado pela ajuda.
leopoldo
18/09/2006, 12:26
Alguém saberia me dizer onde mais posso achar?
1- Freios Varga agora é TRW:
catálogo eletrônico:
http://trwautobrfiles.ds01a1310100000.com.br/eletrocatonline/
2- A Bendix eu não achei, mas dizem que é da Bosh agora:
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/catalogos.htm
3- Freios Alfredo Teves, (ATE):
http://www.ate-freios.com/catalogo_online/exibe_nacionais.asp
Vinicius_4x4
18/09/2006, 12:34
E aí Leopoldo:concordo:!
Não entendi esta parte, não deveria ser um diâmetro maior para ter mais vazão do fluído?! :pensativo:
Outra dúvida que tenho: como saber a quantidade de fluído necessária para fazer com que as pastilhas de freio comecem a acionar o disco? Tenho para mim que a quantidade é pequena tendo em vista que as pastilhas ficam próximas dos discos. Esta quantidade não deveria ser menor do que a necessária para acionar o freio à tambor?
Valeu!!
Leopoldo, ja havia visto o da Bosch, se observar bem verá que nao tem informações técnicas de cilindros/servos, só de tambores e discos.
o da ATE não abre quando seleciono o modelo. Fica dando erro.
O da TRW nem abre. acho que esqueceram de colocar o arquivo no servidor.
Vou passar num lugar especializado em freio e ver o que eles tem de informação lá.
se conseguir alguma coisa, posto aqui.
[]s prevendo que essa novela está só começando.
leopoldo
18/09/2006, 18:27
1- não deveria ser um diâmetro maior para ter mais vazão do fluído?!
2- como saber a quantidade de fluído necessária para fazer com que as pastilhas de freio comecem a acionar o disco? Tenho para mim que a quantidade é pequena tendo em vista que as pastilhas ficam próximas dos discos.
3- Esta quantidade não deveria ser menor do que a necessária para acionar o freio à tambor?
1- Eu me referí à força de acionamento. Quanto menor o dia do mestre para uma mesma força atuante(pé) mais pressão haverá no sistema da pinça ou cilindro de roda.
2- Só calculando os volumes deslocados pelo curso obtido.
Mas vc tem uma razão relativa sobre o volume; pense o seguinte: o avanço da pastilha é pequeno mas como o dia do pistão é enorme, o volume também o é.
É por isso que quanto mais um disco estiver centralizado pela correta montagem das rolamentos cônicos ecom pré carga correta, menor será a necessidade de pisar "mais fundo"
3- Aparentemente uma coisa compensa a outra: no tambor, o cilindro mestre é maior para mover mair quantidade mas tem menor pressão. No disco, a pressão é maior porém move-se menos fluído.
leopoldo
18/09/2006, 18:44
1- se observar bem verá que nao tem informações técnicas de cilindros/servos, só de tambores e discos.
2- o da ATE não abre quando seleciono o modelo. Fica dando erro.
3-O da TRW nem abre. acho que esqueceram de colocar o arquivo no servidor
1- é pq eles só fabricam isso meeeeesmo !
2- abre sim. acabei de consultar
3- abre sim, consulto sem problema. Pode ser problema do seu browser.
Só uma obs: eles só fornecem o dia. não o curso.
1- é pq eles só fabricam isso meeeeesmo !
2- abre sim. acabei de consultar
3- abre sim, consulto sem problema. Pode ser problema do seu browser.
Só uma obs: eles só fornecem o dia. não o curso.
Maledito Firefox!!!!:twisted:
é isso mesmo!!!
:oops::oops::oops::oops::oops::oops::oops::oops::o ops::oops::oops:
Foi mal...
disco de freio exige mais fluxo de fluido de freio que o sistema a tambor vc verificou se o cilindro mestre nao esta pequeno p/ o sistema? o ideal é o cilindro da kombi, f1000 ou d20....
leopoldo
19/09/2006, 20:18
... disco de freio exige mais fluxo de fluido de freio ....
:discordo:
Fluxo é uma certa quantidade por um certo intervalo de tempo.
:discordo:
Fluxo é uma certa quantidade por um certo intervalo de tempo.
leopoldo é exatamente isso que eu quis dizer, meu querido...
o freio a disco exige maior quantidade de fluido de freio (Fluxo é uma certa quantidade por um certo intervalo de tempo) p/ que o mesmo possa ser acionado.
por exemplo.... meu jeep inicialmente usava o cilindro de freio e hidrovacuo do gol, apos colocar disco de freio, era nescessário duas pisadas no pedal, solução, troquei o cilindro mestre de maior cubagem ou maior FLUXO (Fluxo é uma certa quantidade por um certo intervalo de tempo) da kombi e resolvel o problema.
leopoldo
20/09/2006, 12:15
Edwint,
É que o conceito de fluxo está mais correlacionado a vazão e isto a um fluido em constante movimento, ou pelo menos num dado intervalo de tempo mais longo que o breve instante em que o pistão da pinça atua sobre a pastilha e sobre o disco.
Veja que num sistema à disco apropriadamente montado a pastilha e o disco estão alguns milésimos de milímetro aptos ao contato. O volume deslocado para apenas pressionar o disco É POUCO, quando e o mesmo se desloca rápidamente em um intervalo de tempo muuuuito pequeno .... deve ser por volta de no máximo 1s.
O comportamento do seu freio pode ter sido devido a assentamento do disco, empenamento de cubo, ar na tubulação, ou realmente ao volume ineficiente do cilindro mestre e esse volume pode ser compensado de 2 formas:
1- DiA do cilindro mestre
2- Curso do cilindro mestre ou pedaleira.
A sua experiência pessoal indica a resolução por provável aumento de volume, com aumento também do esforço necessário para a frenagem.
Somente indico que o termo fluxo não recai bem sobre a interpretação, pois o fenômeno necessitaria ser analisado no decorrer do intervalo de tempo de atuação (como por exemplo um chiado, golpe de ariete, etc...) o que não era o problema e sim a necessidade de 2 deslocamentos da haste do cilindro mestre por motivos que podem não ter sido claramente pesquisados, a não ser que tenha sido este fato determinado após uma minuciosa pesquisa e identificação da pane.
Mesmo assim, poderíamos apreciar, caso tivésemos determinado, os diâmetros de todos os cilindros envolvidos e calcular a necessidade ou não de maior ou menor dia do mestre.
leopoldo
20/09/2006, 12:17
erro. eco corrigido !