PDA

Ver Versão Completa : Motor Tempra Turbo



Zé Novais
06/09/2006, 08:19
fALA GALERA... nas minhas lidas aqui achei informações dizendo que o motor do tempra encaixa perfeitamente nos Nivas, verdade????? E nas minhas andanças pelos ferro-velhos da vida deparei-me com uma mecanica tempra turbo, de um carro capotado mas que surpreendentemente ainda funcionava... O que eu gostaria de saber dos amigos é, esse motor cabe realmente no Niva? Vale a pena msm o meu motor estando redondinho? Tenho que admitir que o valor pedido pelo dito motor ñ esta caro, e ai? Q vcs me dizem?
Abç a tdos.

Rones Jr
06/09/2006, 08:49
Zé,

Eu já vi vários mails dizendo que o motor de Tempra se encaixa na caixa Lada. Eu nunca vi um Niva, mas já vi um Laika, logo presumo que a premissa é verdadeira.
No entanto, esse motor turbo é exagerado para a tração do Niva. Note que muitos colegas que colocaram o AP 2.0 andaram moendo os diferencias....que são pecinhas não muito baratas....rsssss.
Talvez o motor 2.0 8V do Tempra pudesse ser pensado, mas as adaptações são tantas que eu ainda acho que o melhor é usar só os pistões do Tempra no motor Lada...deixando nosso jeepinho 1.8. Gasta-se muto menos e vc não precisaria adaptar quase nada.

emtsuhako
06/09/2006, 08:53
Rones, a propósito dos pistões do Tempra, aquela lista pra comprar juntas ou algo parecido está em pé?

Rones Jr
06/09/2006, 08:55
De pé até que tá e já consegui o nome da empresa...mas, ainda não entrei em contato. Espero conseguir nas minhas férias, que eram de 25, passaram pra 20, foram pra 15 e agora estão em 12 dias!!!! Assim q tiver as informações vou postar a chamada aqui! E aí...tá animado de ir pra Patagônia???

emtsuhako
06/09/2006, 09:04
Blz Rones! Aguardo uma resposta sobre as juntas... Qto a Patagônia, vai depender muito de qdo irão... se for em Abril, é provável que eu possa ir... antes disso, estarei bem ocupado por conta de minha pós-graduação... mas vai depender tb de qto vai sobrar (se sobrar), de verba, uma vez que meu Niva vai pro estaleiro no começo do ano que vem... e tu, vais?

emtsuhako
06/09/2006, 09:08
Zé, acho que não compensa vc colocar motor de Tempra... com motor 2.0, turbo mais a tração 4x4 integral, o consumo irá às alturas.. se for pra trocar o motor original, compensa vc procurar um motor Kia 2.2 Diesel... bom, essa é minha opinião...

Rones Jr
06/09/2006, 09:19
Blz Rones! Aguardo uma resposta sobre as juntas... Qto a Patagônia, vai depender muito de qdo irão... se for em Abril, é provável que eu possa ir... antes disso, estarei bem ocupado por conta de minha pós-graduação... mas vai depender tb de qto vai sobrar (se sobrar), de verba, uma vez que meu Niva vai pro estaleiro no começo do ano que vem... e tu, vais?

rapaz....to animado. Ano q vem apronto alguma coisa com o Niva. Patagônia, Amazônia, Chapada Diamantina ou ....tcham, tcham, tcham....talvez role um Sertões 2007!!! O último depende de um patrocíncio que está em negociação. Na turismo light acho que dá....rssssss...acho!

emtsuhako
08/09/2006, 20:37
Rones, a pergunta inevitável: "Será que o Niva aguenta encara um rally oficial???"

Pra não fazer feio, seu Niva vai ter que ter uma boa preparação: motor, suspensão, proteção interna...

Se vc tiver sucesso em sua empreitada, pois eu torço para que vc tenha, aí em 2008 a gente pode fazer uma equipe... vc com o seu e eu com o meu!!! Que tal?

junior2007
09/09/2006, 12:26
Zé, acho que não compensa vc colocar motor de Tempra... com motor 2.0, turbo mais a tração 4x4 integral, o consumo irá às alturas.. se for pra trocar o motor original, compensa vc procurar um motor Kia 2.2 Diesel... bom, essa é minha opinião...

Fala Edson!!!....:-D :-D

Como é essa adaptação do motor Kia no Niva? Vc conhece algum com essa adaptação? Tens noção de preço para esse tipo de serviço? Como fica o desempenho? E o acoplamento do motor com o cambio original do Niva e a cx transferência?

emtsuhako
10/09/2006, 19:53
Junior2007, entra o seguinte tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18173

Lá o pessoal tava discutindo sobre motores diesel... um dos colegas possui motor Kia 2.2 no Niva... no Rio Grande do Sul eu sei de um mecânico que adaptou o Kia 2.2 diesel num Willys... saiu na 4x4 e Cia... pelo que li, o bicho ficou ótimo!!! Agora, imagina o mesmo motor num Niva, veículo bem mais bem mais leve... deve ter uma boa relação peso x potência...

Rones Jr
11/09/2006, 08:50
Rones, a pergunta inevitável: "Será que o Niva aguenta encara um rally oficial???"

Pra não fazer feio, seu Niva vai ter que ter uma boa preparação: motor, suspensão, proteção interna...

Se vc tiver sucesso em sua empreitada, pois eu torço para que vc tenha, aí em 2008 a gente pode fazer uma equipe... vc com o seu e eu com o meu!!! Que tal?


Edson,
tenho acompanhado e tenho visto alguns Vitaras e Samucas disputando a regularidade. Sem dúvidas será ou seria um grande desafio. Acho que na categoria light dá até pra disputar é só ter um carro em dia e um ótimo navegador...pois o piloto só aparece mesmo quando este faz besteiras!!
Acredito que a maior preparação deva estar concentrada em suspensão, diferenciais e freios. Motor acho que aguenta o tranco...
Mas, ainda estamos no projeto...que depende da confirmação dos patrocínios....contudo...já imaginou a cara da galera de Pajero vendo o Niva no prologo???

emtsuhako
11/09/2006, 20:30
Rones, não sei se todos os Nivas tem o mesmo problema, mas o meu tem tendência a sair de traseira em estrada de terra e em alta velocidade... e olha que tudo está em ordem! Costumo ir quase todo final de semana ao sítio do meu véio e pego uns retões de estrada de terra... qdo dá a louca acelero pra valer... a mais de 80km/h ele ameaça sair de traseira... na casa dos 110km/h, bobear, ele sai mesmo... será que dá para fazer algo para corrigir isso?

Rones Jr
13/09/2006, 01:34
Rones, não sei se todos os Nivas tem o mesmo problema, mas o meu tem tendência a sair de traseira em estrada de terra e em alta velocidade... e olha que tudo está em ordem! Costumo ir quase todo final de semana ao sítio do meu véio e pego uns retões de estrada de terra... qdo dá a louca acelero pra valer... a mais de 80km/h ele ameaça sair de traseira... na casa dos 110km/h, bobear, ele sai mesmo... será que dá para fazer algo para corrigir isso?


Caraca! A mesma coisa com o Shrek, mas com ele pesado 4 pessoas essa tendência no meu desaparece. Eu particularmente me amarro nisto...dá pra brincar de mundial de rally...saindo e corrigindo...e olha que eu já tentei rodar com o Niva nesta situação e não consegui!!! Acho que só uma recalibragem de molas e amortecedores.

m.vinicius
18/09/2006, 08:47
zé novais,
tá malucomeu irmão, são 165cv se tirar o catalizador mais uns 5cv, nem caixa, nem diferencial, nen transferencia, nem carroceria, nem freio vão aguentar o bicho, fica cavalo indomavel! tenho niva ap 1.8,cj5 e tempra turbo, o tempra eh uma coisa de louco para andar meu irmão. beberrão até que não, se usar muito o turbo dá 9,5 na estrada, mas relação muito longa, num niva se for maluco e teimar, vai dar uns 4. agora o ideal é o ap 1.8, fica muito bom, bem mais que o motor original e não vai quebrar muito, seria o limite. 2.0 já passou dos limites.
abraços

Mauricio Rossetto
19/09/2006, 16:25
Enquanto observo e amadurece a idéia de um motor Diesel (parece que é o 2.2 da Kia....) vou mexendo nesse mesmo, já que tenho um motor de Niva reserva. Nosso amigo Zé pensa em colocar o motor do Tempra, e têm pessoas que opinam contra e a favor. Zé estou fazendo algo relacionado com o Tempra,mas não tão radical assim, que é colocar os pistões do Tempra no motor do Niva, pois não perderei as características do motor do jipe e ganharei o que realmente queremos: mais potência na geringonça!
Estou fazendo isso agora e relatarei nesta e na próxima semana o andamento da coisa. Está na retífica o bloco do Niva e os cilindros do Tempra 2.0 8V e está acontecendo o seguinte: me ligaram de lá ontem para relatar que abriram o buraco do cilindro de 79mm originais para 84mm pra caber o do Tempra, e a parede está uma folha de papel. Então vão abrir de vez pra entrar uma camisa, ou seja, a camisa é de 90mm e não vai sobrar parede nenhuma, ficando do tipo "camisa molhada" que me esplicaram lá (Jesus, estou tendo que aprender essas coisas agora) agora parece que vou ter que torcer para que tenha pressão na parte de baixo e de cima pra segurar a camisa e bla, bla, bla.. não me lembro do resto que falaram e explicaram lá. Alguém sabe me dizer se este é o caminho certo? Espero ajudar com estas maluquices os amigos que tentam melhorar a performance de seus Nivas.

Gustavo Niva
19/09/2006, 16:38
Maurício, tu está em contato com alguém que já fez essa adaptação... um camarada uma vez me enviou fotos do motor em que ele tinha feito isso, se quiser procuro as fotos e o email dele pra você.

Mauricio Rossetto
19/09/2006, 16:48
Gustavo, gostaria sim de ter o máximo de informações possíveis dessa adaptação, pois estou fazendo no escuro mesmo, baseado em comentários que lí aqui no fórum, e realmente é triste acabar descobrindo que perdí um bloco de um motor funcionando de 80 mil rodados....

Gustavo Niva
19/09/2006, 17:05
O email dele é esse jj_nivaleta@terra.com.br , mas não lembro o nome... as fotos ficavam em http://pg.photos.yahoo.com/ph/jj_f1/my_photos ,mas fui olhar lá e não estão mais... manda um email pra ele pq eu lembro que na época perguntei só de curiosidade e ele foi atencioso pra caramba...

Eliezer
13/03/2007, 19:32
ja teve um niva no ml com motor kia 2.2 a venda agora tem outro mas o cara naum deu detalhes da modificação

Fabil
14/03/2007, 17:01
vcs nao estao esquecendo de uns detalhes nao??
um motor de tempra turbo tem 160cv... e deve ter uns 20kg de torque... o motor original do niva tem o que?? uns 60cv e uns 14kg de torque...

vcs acham que a trasmissao original vai aguentar quase o tripo de potencia?? vai ser a primeira "carcada" no acelerador e podem pegar uma vassoura e pá de lixo p/ catar os pedacos de engrenagem do cambio/tcase/eixos...

T+

Mauricio Rossetto
16/03/2007, 18:23
Amigos,
Estou agora em Paraty-RJ de Niva é claro, e no caminho ví um Niva vendendo em Cunha e parei para perguntar..... e conheci o Helio Garcia. O camarada é simplesmente fantástico em customização e reforma: imaginem que quando entrei em sua oficina estava lá um outro Niva sendo customizado por ele, onde recebeu lanternas e tampa traseira de carros nacionais (como do Niva 95) realmente incrível trabalho e perfeição. Estava também com teto solar e a mecânica? Debaixo do capô um motor Tempra de 110 cv, sistema de freio e coluna de direção tudo do Tempra, segundo tanque (debaixo da mala) e tudo muito bem feito, caixa de direção de Santana.... Ele já preparou mais de 20 Nivas e realmente é um dos mecânicos (ele está mais para engenheiro projetista) melhores que já conheci. Respondendo uma pergunta acima, o Motor do Tempra foi feito pra caixa do Niva (hehe) encaixa perfeitamente, um para o outro. Se quiserem contactá-lo:

Helio Garcia

Cidade de Cunha (entre Rio e SP entra na altura de Guaratinguetá, anda 60 Km na estrada para Paraty)
12 3111-2363 Oficina

kemramone
16/03/2007, 18:34
< Mauricio consegue o telefone ou site sei-la desse cara!!! valeu!!

Mauricio Rossetto
16/03/2007, 18:54
Ele também têm um Niva muito bom por R$ 8.500,00 (ainda têm os selinhos da Lada no parabrisa). É um mestre na customização de Niva e outros carros e motos.

Helio Garcia

Cunha-SP (entre RJ e SP)

tel-12 3111-2363 oficina
tel-12 3111-2300 residencia

pedrodoniva
16/03/2007, 19:35
Gostei! Mas esse motor aí... Não é muita coisa pro russinho tadinho?

Marcio Rossetto
17/03/2007, 11:34
Ola Camara ! meu Niva tem um Ap 2.0 a alcool , ja esta assim a 2 anos , e posso garantir que o cambio , transmissão suportam tranquilamente .

Ja fiz varia trilhas , viagens e recentemente ando carregando até 12 sacos de cimento no Meu NIva por necessidade .

Tem muitas teorias que são postas em Sites de Jipes na Internet e conduzem a um parecer negativo . Quando tinha o Niva site , tinha uma matéria que dizia que o melhor motor éra o AP 1.8 a alcool , pois bem , afirmo que o melhor é o 2.0 .

Vou defender minha idéia , e o detalhe é simples, o 2.0 tem as bielas mais longas , então , tem torque a baixa rotação possibilitando subir qualquer rampa a 2500 giros em quinta marcha . Como isto pode forçar a transmissão ?

Potencia é uma relação de torque x rotação , então o que melhor seria para um jipe ter alto torque em baixa rotação ?

Agora é o seguinte , 3000 giros no Niva Ap 2.0 é o mesmo que 3000 giros num Niva original , então a velocidade final vai ser a mesma .

O que percebi , é que não adianta viajar 500 km direto com o niva , acima de 3000 giros , porque ele não suporta . De vez enquando ando na caso dos 3500 giros, até fica estável , acima disso os cardãs começam a vibrar , sentimos tudo em regime forçado .

Tudo isso acontece porque os diferenciais são reduzidos e porque a tração é integral.

Agora, 4000 giros num santana em quinta, são 160 km por hora .


Rezumindo , troca de motor no niva resulta em mais força , media de velocidade , menos troca de marcha , menos ruído e mais conforto.

Para aumentar a velocidade de cruzeiro, ou final do Niva , além de trocar o motor , tem que mexer no diferencial , buscar super alinhamento dos cardãs , caixa de reduzida x cambio ou seja , o russo ja sabia disso .





zé novais,
tá malucomeu irmão, são 165cv se tirar o catalizador mais uns 5cv, nem caixa, nem diferencial, nen transferencia, nem carroceria, nem freio vão aguentar o bicho, fica cavalo indomavel! tenho niva ap 1.8,cj5 e tempra turbo, o tempra eh uma coisa de louco para andar meu irmão. beberrão até que não, se usar muito o turbo dá 9,5 na estrada, mas relação muito longa, num niva se for maluco e teimar, vai dar uns 4. agora o ideal é o ap 1.8, fica muito bom, bem mais que o motor original e não vai quebrar muito, seria o limite. 2.0 já passou dos limites.
abraços

Fabil
17/03/2007, 12:01
Vou defender minha idéia , e o detalhe é simples, o 2.0 tem as bielas mais longas , então , tem torque a baixa rotação possibilitando subir qualquer rampa a 2500 giros em quinta marcha . Como isto pode forçar a transmissão ?

simples... despejando mais torque ( = forca) que a transmissao foi projetada p/ aguentar... um AP 2.0 tem 17kg de torque e o motor 1.6 original do niva deve ter uns 13kg certo??? entao nao interessa a quantos giros estejam o motor, mas dado momento o AP 2.0 vai jogar mais forca na trasmissao.

vc disse que roda a 2 anos com AP 2.0, tudo bem.. acredito, mas leve em consideracao tb a maneira de "tocar" ... faca um trilha PESADA e sóca o pé no acelerador p/ vc ver se sua trasmissao nao quebra...

imagine a situacao... vc subindo um obstaculo , as rodas cravadas no barranco e num niva com motor original vc percebe que falta forca ( o motor nao consegue empurrar o carro mais, falta forca), belesa... dai na mesma situacao vc tem um AP2.0 com o dobro de potencia do motor original e 30% a mais de torque... nesse mesmo obstaculo agora com potencia de sobra vc "carca" o pé no acelerador, as rodas cravadas no obstaculo... quem é que vai sentir o "peso" extra da pontencia???? , será cambio. tcase e eixos... ou seja.. o motor com folego de sobra vai continuar empurrando ( quando que no original ele já teria apagado) até que duas coisas acontecam... ou quebra algo ou vence o obstaculo.... como a transmissao NAO foi projetada p/ receber o dobro de potencia e mais torque... adivinha?????

Potencia é uma relação de torque x rotação , então o que melhor seria para um jipe ter alto torque em baixa rotação ?

em JIPEs é claro que obtemos mais vantagem num motor com torque na mais baixa rotacao possivel.. isso é inegavel, porem desde que o torque seja COMPATIVEL com o projeto do jipe... ou seja... supondo que o motor original do niva forneca 13kg de torque a 2.000 RPM, e um AP 1.6 forneca 14kg de torque a 2.850 RPM ( dados oficiais no AP, no caso do niva eu apenas chutei, pois nao sei)

qual deles seriam ADEQUADOS ao projeto do niva??? ambos!! pois fornece torque semelhante p/ o qual a transmissao foi projetada...

qual deles seria mais adequado p/ o OFFROAD ?? o motor que fornecer esse torque em rotacao mais baixa...e na minha suposicao acima , seria o do niva.

sacou a ideia??

Agora é o seguinte , 3000 giros no Niva Ap 2.0 é o mesmo que 3000 giros num Niva original , então a velocidade final vai ser a mesma .

tá .. e dai??? o que mudaria a velocidade seria a relacao de trasmissao.. vc pode colocar até um V8 no niva que ele a 3000 giros vai desenvolver a mesma velocidade de que um motor de uno mille no niva... ou seja.. o motor nao muda em NADA a relacao final de transmissao..

O que percebi , é que não adianta viajar 500 km direto com o niva , acima de 3000 giros , porque ele não suporta . De vez enquando ando na caso dos 3500 giros, até fica estável , acima disso os cardãs começam a vibrar , sentimos tudo em regime forçado .

se os cardas vibram , isso nao tem absolutamente NADA a ver com o giro do motor, é problema de balanceamento de cardas/cruzetas/acoplamento elastico ( que é fonte de problemas em niva)
quanto ao motor do niva trabalhar "forcado " acima de 3000 giros, isso sim, mas dai vc tem que ver a curva de potencia x torque x rpm p/ estudar o pq o motor do niva é rumoroso acima dos 3.000 rpm... isso varia muito, cada motor tem suas caracteristisa e faixas de giros onde ele trabalha de forma suave..


Tudo isso acontece porque os diferenciais são reduzidos e porque a tração é integral.

nada a ver... se fosse assim cherokee, defenders, pajeros, discoverys tb teria esse problema que vc relata e NAO tem..


Agora, 4000 giros num santana em quinta, são 160 km por hora .

kra... vc tá comparando banana com amora.... nao tem nada a ver.... a relacao da transmissao de santana nem de longe se parece com a de um niva... alias.. toda a mecanica de um santana nao tem absolutamente nada a ver com um niva...




Para aumentar a velocidade de cruzeiro, ou final do Niva , além de trocar o motor , tem que mexer no diferencial , buscar super alinhamento dos cardãs , caixa de reduzida x cambio ou seja , o russo ja sabia disso .[/QUOTE]

agora vc disse algo que tem fundamento...

T+
Fabiano

Marcio Rossetto
17/03/2007, 15:34
Tudo bem camarada

So para esclarecer :

Fazemos trilhas pesada com o nosso niva .

Sempre Conferimos a mecânica e esta tudo ok .

Nos ultimos 2 anos com motor ap 2.0 , não tivemos problemas de
quebra-quebra de transmissão , pelo contrário , ficou mais confiável .

Nem o acoplamento de borracha costuma quebrar .

No início tivemos muitos problemas com ajustes da adaptação , que foram resolvidos, mas continuamos investir em melhorias .

Eu defendo minha teoria que o ap 2.0 é mais robusto , tem um torque semelhante a do opala 4 cilindro, e é o mais adequado , até porque não compensa gastar um dinheirão e trocar um 1.6 por um 1.8 .

Acredito que o investimento tem um plus somente com o 2.0 .








Um jipeiro experiente , faz uma trilha com calma , deve conhecer bem a máquina , não deve meter o pé no acelerador .

Cavalcante
17/03/2007, 21:27
Um jipeiro experiente , faz uma trilha com calma , deve conhecer bem a máquina , não deve meter o pé no acelerador .

Então não precisa de um AP 2.0... Se você põe o pé "de levinho", está tirando 1.0 de um 2.0, entendeu? Duvida? Soca o pé no bichão então...

Aguardando pedradas, o MELHOR motor que já vi até hoje em um Niva foi o 2121 1.6 l. Torque e potência adequados à mecânica que o acompanha. Tanto que se tira brincando 70 km/h em quinta reduzida em qualquer terreno. E tão confiável que roda 4 e 5 mil rpm o tempo que precisar. Quer mais que isso? Troca motor, diferenciais, transferência, câmbio, o diabo, não sem antes falar com o Kbça.

Vanderlei
17/03/2007, 22:19
meus caros camaradas, como ja disse em outros tópicos, sou o mecânico dos niveros da minha cidade e digo o seguinte: segundo a lei da natureza não é pra aguentar mais aguenta. é logico que o desgaste vai ser maior e o risco de uma quebra não é descartado, mais aguenta. um vizinho da minha cidade tem um niva com motor da S10 2.4 álcool e turbo no câmbio original, roda com pneus fronteira 235/75/15 ja faz mais de 3 anos que foi adaptado e até agora ta tudo bem diz o proprietário. eu dei uma volta no niva e da até pra assustar. ele só usa em trilhas. tem um outro tambem com motor AP 2.0 alcool turbo com câmbio de opala e por enquanto ta aguentando.
eu ja tive vontade de por o motor do tempra no niva mais eu usaria o aspirado ( mesmo eu sendo contra a troca do motor original) se for tentar essa proesa de atenção ao radiador pois o tempra tem problemas de aquecimento.
é isso aí e boa sorte.

Fabil
19/03/2007, 08:52
motor de S10 2.4 turbinado??? que o cara colocou essa motorizacao nao duvido, mas eu gostaria mmmuuuuuiiiiiitttooooo de ver esse niva encarando umas trilhas "mansas" que temos aki em BH... na boa... se o cara nunca quebrou é pq ele nao faz trilhas pesadas ou tem um pé de pluma... pq é dificil de acreditar o restante da transmissao dos niva aguenta essa calavaria extra..

T+

alexandre roveri
19/03/2007, 10:27
Vou defender minha idéia , e o detalhe é simples, o 2.0 tem as bielas mais longas , então , tem torque a baixa rotação possibilitando subir qualquer rampa a 2500 giros em quinta marcha . Como isto pode forçar a transmissão ?
.

Se me permite uma correção ! Biela longa não significa torque em baixa, o comprimento da biela tem uma relação direta com a aspereza de funcionamento e RPM máximos de um motor, explicando : imagine uma curso de virabrequim "X" (50 mm), quanto maior o comprimento da biela menor o deslocamento angular dessa peça com relação do pino do pistão, quando o vira estiver a 90º do PMS, isso se chama "relação R/L", quanto mais ela se aproxima de 3 mais suave é o funcionamento do motor e maior a RPM possivel de ser atingida e maior a sua durabilidade devido a menor vibração longitudinal, só que existe um limite que é o comprimento do bloco que vai ser necessario para alojar essa biela e o consequente tamanho total do motor !
O que determina o torque maior de um motor de mesma cilindrada para outro é o curso do virabrequim !
:concordo:

alexandre roveri
19/03/2007, 10:31
motor de S10 2.4 turbinado??? que o cara colocou essa motorizacao nao duvido, mas eu gostaria mmmuuuuuiiiiiitttooooo de ver esse niva encarando umas trilhas "mansas" que temos aki em BH... na boa... se o cara nunca quebrou é pq ele nao faz trilhas pesadas ou tem um pé de pluma... pq é dificil de acreditar o restante da transmissao dos niva aguenta essa calavaria extra..

T+

Entaum existe uma excelente possibilidade de realizarmos esse encontro !
Vai lá na enquete do cavalcante e vota para que o encontro "nacional" dos Niveiros do Forum seja na região de Joanópolis/Montes Verdes:dance:
E lógico que vc nos de o ar de sua graça !

Isso lógico se o samuquinha conseguir chegar !!!!!::mrgreen: :mrgreen: :twisted:

Fabil
19/03/2007, 10:46
o niva 2.4 turbo é seu?

alexandre roveri
19/03/2007, 11:34
o niva 2.4 turbo é seu?

Não !!!!! infelizmente não é o meu ! Alias o meu está parado no funileiro até hoje !

MASSSSSS, vamos mexer os pauzinhos pra levar esse niva pro encontro !!!

:mrgreen:

Marcio Rossetto
19/03/2007, 12:18
Se me permite uma correção ! Biela longa não significa torque em baixa, o comprimento da biela tem uma relação direta com a aspereza de funcionamento e RPM máximos de um motor, explicando : imagine uma curso de virabrequim "X" (50 mm), quanto maior o comprimento da biela menor o deslocamento angular dessa peça com relação do pino do pistão, quando o vira estiver a 90º do PMS, isso se chama "relação R/L", quanto mais ela se aproxima de 3 mais suave é o funcionamento do motor e maior a RPM possivel de ser atingida e maior a sua durabilidade devido a menor vibração longitudinal, só que existe um limite que é o comprimento do bloco que vai ser necessario para alojar essa biela e o consequente tamanho total do motor !
O que determina o torque maior de um motor de mesma cilindrada para outro é o curso do virabrequim !
:concordo:

Olá amigo, tudo bem!
Correções coerentes fazem sentido e são sempre bem vindas ! e voce realmente esta certo.

torque = força x L

Então esta correto dizer que, se aumentamos o curso do virabrequim , aumentamos o curso dos pistões ?

Agora voce concorda que se o projetista de motor , quando aumenta a altura do bloco/camisa , também aumenta o comprimento da biela para manter uma relação coerente de projeto ?

Também concorda que se eu amentar o curso do vira para uma maior torque , e manter o mesmo diâmetro de pistão , tenho que aumentar o tamanho da Biela ?

Marcio Rossetto
19/03/2007, 12:39
Então não precisa de um AP 2.0... Se você põe o pé "de levinho", está tirando 1.0 de um 2.0, entendeu? Duvida? Soca o pé no bichão então...

Aguardando pedradas, o MELHOR motor que já vi até hoje em um Niva foi o 2121 1.6 l. Torque e potência adequados à mecânica que o acompanha. Tanto que se tira brincando 70 km/h em quinta reduzida em qualquer terreno. E tão confiável que roda 4 e 5 mil rpm o tempo que precisar. Quer mais que isso? Troca motor, diferenciais, transferência, câmbio, o diabo, não sem antes falar com o Kbça.

Ola Cavalcante

pelo contrário , calço 45 .
Na trilha , sou calmos e manso . Na verdade realmente quase não uso 3/4 do meu acelerador .

De vez enquando , quando tenho preguiça de trocar meu jogo de pneus para fazer uma trilha e vou com o meu original da Pajero , aí sim tenho que meter o pé no meu ap 2.0 , aí o bicho pega , chega a saltar e fritar na lama . Não abre o bico não !

A rotação e força do trem é tão alta que não dá tempo pra pratinár .

Inclusive tem uma trilha boa aqui em Caucaia que fiz uma vez com o pessoal do anonimatos e gostaria de convidá-lo .( UM PEGA UM BRAÇO DA DO CAMEL ) ESSA É LEVINHA .

Outra ... como faz muito tempo que não vou ao pinheirinho ( sou tempo de que ainda existia o subidão ) , gostaria de convidar os amigos para fezermos juntos , levo o churrasco . O bacana é também noite !

Voce tem guincho ? Pois eu não tenho .
Um abraço

robertofs
20/03/2007, 15:36
Permitam-me fazer parte dessa discussão, e observar alguns pontos:

1) Motor de curso longo: geralmente, é o virabrequim que tem uma volta maior, o que dá mais força de alavanca. A biela é apenas o atuador do virabrequim, propulsionada pelo pistão. Se a biela é curta e a volta do virabrequim é grande, então se tem um movimento maior do pistão, caracterizando um curso longo, favorecendo o torque(força) e prejudicando a potência (rotação). Se a volta do virabrequim é pequena e a biela é grande, então se tem um curso curto, favorecendo a potência e prejudicando o torque em baixas rotações. Entre o AP 1.6 e o AP 1.8, a diferença está no curso dos pistões. Já do AP 1.8 para o AP 2.0 houve alterações no curso e no diâmetro dos pistões. Como já comentado pelo nosso camarada Alexandre Roveri, a relação diâmetro x curso determinar a vibração de um motor. Então, para alterar o curso de um motor para favorecer o torque, e também a potência, geralmente se altera também o diâmetro dos pistões. Mas para o motor não ficar com relação R/L ruim, aumenta-se o tamanho das bielas, que acredito ter sido o caso dos últimos AP 2.0. Recomendo a leitura do artigo (http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-1.htm).

2) Voltando sobre o tema inicial, que era o motor do Tempra 2.0 8v Turbo, é, de fato, um motor sensacional, com muita eletrônica embarcada, mas que talvez não seja viável para o Niva porque foi concebido para ser um esportivo, e questões prioritárias para um utilitário podem ter sido deixadas de lado, favorecendo o desempenho em altas rotações. Mas se a questão é turbo, porque não turbinar o motor original? Quando tinha motor original em meu Niva, com pistões de Chevette (82mm), andava com uma turbina KKK usada nas Mitsubish L200, de carcaça quente 0.35 e fria 0.42, com intercooler do Gol 1.0 16v Turbo, carburador do AP 1.8 e ignição eletrônica. Fazia 8 km/l de álcool na estrada, e 6 na cidade. Talvez não andasse como um AP 2.0, mas certamente os poucos mais de R$ 1.000,00 que gastei ficaram bem mais em conta que adaptar um AP 2.0, e, garanto, fica ótimo, e, a título de informação, andava com pressão de 0,4kgf/cm2, e a 1500RPM a turbina começava a pressurizar.

3) O motor original é bom, o AP é bom, o do Tempra deve ser bom, mas além das especulações, o que deve ser considerado é o custo/benefício. Se você tem um motor original com baixa quilometragem, fica mais barato turbinar que trocar de motor. Se você tem um motor cansado, dependendo da alternativa, fica mais barato trocar de motor e câmbio que retificar o motor original. Trocar o motor original por um AP, gastando a maior grana, e mantendo o câmbio original, está resolvendo apenas parte do problema, pois mais cedo ou mais tarde, em função da vida útil dos componentes, embreagem e câmbio também darão problemas. Então, se vai colocar a AP, porque raios não coloca um câmbio nacional? E o câmbio que oferece o melhor custo/benefício e facilidade de adaptação para AP e a caixa de transferência do Niva é o câmbio do Chevette. Agora, se você é duro como eu, e está com um motor original já bem desgastado, e acho muito cara a retífica, e mais caro ainda adquirir um AP e o kit do famoso Bacelar, o melhor custo/benefício é um bom e velho motor de Chevette 1.6/S, retificado com pistões do Monza 1.8. Com uns R$ 3.000,00 compra-se o motor, retifica-o, compra-se embragem e o câmbio de 5 marchas, e ainda adquire o kit do Beto Kbção pra acoplar o câmbio do Chevette à caixa de transferência do Niva de forma rígida, dispensando junta elástica e/ou homocinética. Acredito ter sido o primeiro a usar motor de Chevette (1.7) e câmbio de Chevette, e, comparado a um AP 1.8 com câmbio original, posso afirmar que o desempenho é semelhante, pois o câmbio do Chevette é cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, o que dá um fôlego extra para o motor.

4) Motor de S10 2.4 deve ficar ótimo, mas o custo dessa brincadeira deve ser proibitivo. Talvez seja mais barato colocar um motor de Opala 4 cilindros (2.5), com diferenciais também de Opala, como o que estamos fazendo aqui. Abaixo, algumas fotos:

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yarobertofs/slideshow?.dir=/3559scd&.src=ph

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Fabil
20/03/2007, 15:55
Roberto... vc sugeriu usar motor 1.6/S de chevette... e retificar com pistao de monza etc... na sua conta de 3.000,00 já saiu mais caro que um AP1.8MI ( completo,, com injecao eletronica, chicotes etc...) que se acha em desmanches e com NF na casa dos R$2.500,00 ( ao menos aki em BH)

eu j;a tive chevetes e posso afirmar que esse motor deixa muito a desejar, é fraco, baixa potencia e principalmente durabilidade ( ô motorzinho que "abre o bico" rapido viu ? ) ele nao aguenta "pau" mesmo... sem falar que o ultimo motor de chevette foi fabricado em 1992.... e projeto de 1960, motor de concepca antiga, pouco eficiente...

ou seja.. gastar 3.000,00 num motor velho, carburado ? com esses mesmos 3 mil pega-se um AP injetado..

minha linha de raciocinio segue o mesmo para o motor de GM151 ( opala)

só como exemplo outro dia ví um samurai com motor GM151.. putz!! na boa... matou o carro... fez um dowgrade absurdo... e no final das contas deve ter gasto o mesmo de que se colocasse um AP1.6 carburado.

robertofs
20/03/2007, 16:18
Desculpe, camarada, mas você está completamente enganado!

Você falou em R$ 2.500,00 o motor completo, e eu falei em R$ 3.000,00 o motor completo, com outra embreagem, outro câmbio, com mão de obra paga. Duvido se você põe pra rodar um AP 1.8MI no Niva com R$ 2.500,00. Nem em BH, e nem lugar algum. E quem falou em motor velho? Se velho pra você é velho de idade, tudo bem, mas falei de motor novo, retificado, com peças novas.

Sobre o Chevette ter concepção antiga, aí você cometeu mais um erro: vai dizer que um motor que possui fluxo cruzado é de concepção antiga, algo que surgiu nos AP apenas nas versões mais recentes do Golf, em meados dos anos 90? E o que me diz dos motores AP, que é um projeto original da Audi, do final dos anos 60? Veja o motor do primeiro passat nacional, e compare com o último AP produzido hoje, e verá que são basicamente os mesmos. E o que tem a ver um motor ser dos 70 ou dos anos 90? Se fosse assim, motor de Opala não servia pra nada, e é o que aterroriza em vários CJ's.

Enfim, essa tipo de discussão não agrega valor algum. Eu afirmei que o motor de Chevette vai bem no Niva porque eu usei. Se não serve pra você, pode servir para algum outro camarada, afinal, não preciso ter vergonha dizer que usei um motor de chevette porque não tinha grana pra comprar um AP, mesmo porque, sou Niveiro, e a maioria dos niveiros são uns duros hehehe

Mas você acha mesmo que motor de Chevette é ruim? É como dizer que motor do 147 é ruim. Mas talvez se eu te perguntasse sobre um Pálio 1.0 98 você diria que o motor é bom, e de fato é, porque foi usado o motor do 147 com injeção eletrônica, que é o bom e velho FIASA, que equipou todos os Fiat's antes do surgimento do motor FIRE.

Então, meu caro, não seja preconceituoso, e nem tome verdade algumas lendas urbanas. Aqui em Goiânia-GO, muitos chevetteiros que colocaram AP em seus chevettes para turbinar estão voltando para motor de Chevette porque o AP é danado pra quebrar canaleta de pistão com mais 1 kg de pressão, enquanto que o motor de chevette aguenta bem 1.5 kg, e tem alguns que já colocaram até 2 kg. Então, dizer que é bom ou ruim, é muito relativo. Além do mais, não dá pra dizer que é tão ruim tendo vendido tanto, mesmo em épocas em que já haviam muitos ap's.

Meu, o cara coloca um motor GM151, e você diz que em relação ao AP 1.6 é downgrade? É óbvio que é upgrade de torque! Se o cara precisa de torque, então o GM151 serve pra ele.

O bom é o que funciona!

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Fabil
20/03/2007, 17:31
o debate tá ficando legal.. vamos lá...


Desculpe, camarada, mas você está completamente enganado!

Você falou em R$ 2.500,00 o motor completo, e eu falei em R$ 3.000,00 o motor completo, com outra embreagem, outro câmbio, com mão de obra paga. Duvido se você põe pra rodar um AP 1.8MI no Niva com R$ 2.500,00. Nem em BH, e nem lugar algum. E quem falou em motor velho? Se velho pra você é velho de idade, tudo bem, mas falei de motor novo, retificado, com peças novas.

aahhh nisso vc tem rasao... se for assim 3000,00 com tudo, o motor pronto e rodando no niva, ai sim... pq no caso de um AP no final vai sair mais que isso.. na casa de uns 4.000.

Sobre o Chevette ter concepção antiga, aí você cometeu mais um erro: vai dizer que um motor que possui fluxo cruzado é de concepção antiga,

e dizer que o motor de chevette com de bloco e cabecote em ferro fundido, apesar de ser fluxo cruzado é moderno? se o motor de chevette fosse bom a GM usaria ele até hoje nos corsas, celtas, etc... pq será que nao usa??

eu tive chevette, na minha familia já passaram varios chevettes e voltoa afirmar, esse motor NAO AGUENTA PAU, se for p/ tocar na manha em baixo giro, vai longe, mas basta exigir um pouco mais dele que abre o bico meeessssmmooo..

algo que surgiu nos AP apenas nas versões mais recentes do Golf, em meados dos anos 90? E o que me diz dos motores AP, que é um projeto original da Audi, do final dos anos 60? Veja o motor do primeiro passat nacional, e compare com o último AP produzido hoje, e verá que são basicamente os mesmos. E o que tem a ver um motor ser dos 70 ou dos anos 90? Se fosse assim, motor de Opala não servia pra nada, e é o que aterroriza em vários CJ's.

eu sei muito bem que o motor AP na verdade nem é VW, é projeto audi.
sim.. a idade do projeto influi sim... ao menos p/ mim... se eu posso ter a opcao de usar um motor mais eficiente ( leia-se potencia especifca) com menor consumo, menor peso.
motor de opala "aterroriza" em CJs pq é a opcao mais barata .... quem aqui vai ficar gastando e colocando motor moderno e caro que maioria das vezes vale mais do que o CJ em sí ? vc falar que o motor GM151 é bom?? fala serio... ele JÁ foi bom , na sua epoca... um motor de 2.5litros que mal consegue 90cv ? motorzinho 1000 de hoje tá beirando isso... a unica vantagem é o torque ( mais isso ele tem a OBRIGACAO de fornecer, afinal sao 2.5litros).... isso concordo... mas a que preco? motor beberrao, carburado, poluidor, já saiu de linha a 15 anos ( pecas originais já deve ser dificil de achar, dai fica-se preso ao mercado paralelo, muitas vezes pecas de pessima qualidade)

entedeu minha linha de raciocinio??? o AP nao é para os padroes atuais um motor moderno, mas é fabricado até hoje, tem tem pecas orginais e paralelas de fabricantes de qualidade. e sem ( guardadas as cilindradas) é MAIS eficiente que o de chevette e GM151

Enfim, essa tipo de discussão não agrega valor algum. Eu afirmei que o motor de Chevette vai bem no Niva porque eu usei. Se não serve pra você, pode servir para algum outro camarada, afinal, não preciso ter vergonha dizer que usei um motor de chevette porque não tinha grana pra comprar um AP, mesmo porque, sou Niveiro, e a maioria dos niveiros são uns duros hehehe

agrega sim... acho que um debate de nivel , pode-se aprender muito..

Mas você acha mesmo que motor de Chevette é ruim? É como dizer que motor do 147 é ruim. Mas talvez se eu te perguntasse sobre um Pálio 1.0 98 você diria que o motor é bom, e de fato é, porque foi usado o motor do 147 com injeção eletrônica, que é o bom e velho FIASA, que equipou todos os Fiat's antes do surgimento do motor FIRE.

eu sei disso.. mas quem falou que o FIASA é ruim?

Então, meu caro, não seja preconceituoso, e nem tome verdade algumas lendas urbanas.

nao estou sendo preconceituoso, só estou falando com base em minhas experiencias... já tive chevette e esse motor nao presta.. NAO aguenta ser exigido!! se for p/ rodar que nem um velhote que nunca estica a mais de 3.000rpm, belesa.. ele dura a vida toda.... caso contrario ele abre o bico e rapido!! e como disse nao era meu chevette que era ruim nao...todo cheveteiro que conheco tem a mesma reclamacao....


Aqui em Goiânia-GO, muitos chevetteiros que colocaram AP em seus chevettes para turbinar estão voltando para motor de Chevette porque o AP é danado pra quebrar canaleta de pistão com mais 1 kg de pressão, enquanto que o motor de chevette aguenta bem 1.5 kg, e tem alguns que já colocaram até 2 kg. Então, dizer que é bom ou ruim, é muito relativo. Além do mais, não dá pra dizer que é tão ruim tendo vendido tanto, mesmo em épocas em que já haviam muitos ap's.

falar que coloca pressao é muito vago... AP ORGINAL quebra com mais de 1kg de pressao?? quebra... mas tem varios outros fatores que devem ser levados em consideracao... qual a taxa de compressao de um AP e de um chevette ?
qual o giro maximo de um AP e chevette ?
e quebra de canaleta normamente é causado por mistura pobre, entao nao coloque a culpa no motor mas sim no preparador...
se for p/ entrar no merito de preparacao dai o buraco e mais embaixo...

vamos falar de motor original mesmo...
pega um chevete 1.6/S e um ( p/ empatar no peso) um voyage 1.6 e poe os dois p/ ralar , mas ralar sem dó... depois vc me conta qual motor abre o bico primeiro e qual dos dois ( chevette e voyage) se saem melhor ( aceleracao, retomada, velocidade maxima, consumo)



Meu, o cara coloca um motor GM151, e você diz que em relação ao AP 1.6 é downgrade? É óbvio que é upgrade de torque! Se o cara precisa de torque, então o GM151 serve pra ele.

sim.. é um dowgrade... tirar o motor original 1.3 todo de aluminio ( leve, deve pesar metade do GM151), 63cv, 11kg de torque, INJECAO ELETRONICA, Economico ( faz 10 na cidade) p/ botar um GM151?? carburado, beberrao, pesado ( precisou mexer na suspensao p/ aguentar o peso extra e com isso altera-se tb todo o centro de gravidade do samurai), o que ganhou com isso?? apenas torque... que ganharia tb com um AP e sem os outros efeitos colaterais...

GM151 pode ser bom p/ CJ, já que os hurricane, conseguem ser piores que o GM151

O bom é o que funciona!
sim.. bom é o que funciona desde que de forma coerente com o resto do conjunto...

T+

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Marcio Rossetto
20/03/2007, 18:15
Oba ! Beleza ! então não estava tão errado assim, quando disse : o motor ap 2.0 tem bielas mais longas então tem mais torque !

Marcio Rossetto
20/03/2007, 18:25
Oba ! Beleza ! então não estava tão errado assim, quando disse : o motor ap 2.0 tem bielas mais longas então tem mais torque !

robertofs
20/03/2007, 18:38
Bom, se o fato do motor do Chevette ser todo de ferro fundido é ruim, então o motor Ford OHC 2.3 que saiu na Maverick é ruim, mesmo tendo fluxo cruzado, comando de válvulas no cabeçote, tucho hidráulico, válvulas em ângulos diferentes etc., algo que deixa qualquer AP com inveja, mas por ter também cabeçote de ferro fundido é arcaico, embora tenha saído na Ranger até a pouco tempo atrás, antes da entrada dos motores Ford Duratec, que é todo de alumínio.

Que os motores diesel, com maioria absoluta usando cabeçotes de aço fundidos, não são eficientes. Pô! Tá falando de ineficiência térmica? É só ter um bom sistema de arrefecimento, não?

E por falar em motor diesel, como pode ser bom se, por exemplo, um motor Scânia de 12 litros gera potência de 360cv, enquanto que uma ferrari com a metade do volume gera o dobro? Pô, meu! Fala sério, né? A questão é torque! Pendura uma carreta na traseira da Ferrari e vê se ela sai do lugar, e comparar o motor GM151 com um motor 1.0 foi sacanagem hehehe

O que adianta potência, se não tem desempenho? Já ouviu aquele ditado, de que devagar se vai ao longe? O Audi R10 diesel tem potência máxima a 5500 RPM, e torque máximo entre 3000 e 5000 RPM, e mesmo assim, foi campeão de Le Mans. Ora, se você tem força, consegue trabalhar com uma transmissão mais longa, o que diminui a necessidade de trocas de marchas e favorece as retomadas. Se você tem potência, terá que usar uma transmissão mais curta e mais marchas, o que explica porque a arrancada dos 1.0 é lenta como uma tartaruga. Já um velho Opala 4 cilindros e 3 marchas esticaria a 1.a marcha até 50km/h sem muito esforço. Além do mais, o que você chama de beberrão? Veja como os motores 1.0 são tão beberrões quanto um GM151. Esse motor, velho, carburado, com platinado, pesado, fazia na época até 9km/l de gasolina na cidade, arrastando mais de 1200 kg, enquanto um 1.0 hoje custa fazer 13. Ora, 9x1,5=13,5, e aí você vem nos dizer que o GM 151 ou qualquer outro motor de época é ineficiente? Motor grande trabalha suave, pois sua maior força permite usar uma transmissão mais longa, o que se traduz em conforto. Motor pequeno trabalha no grito, o que incomoda os ouvidos. Sábios são os americanos, que sempre usaram muito V8. São mais poluentes? Sim! Mas qual motor a gasolina não é? Usa álcool, meu, e tá resolvido. Obviamente, um motor de maior torque é menos potência tem que vir acompanhando de uma transmissão compatível. Não adianta colocar um GM151 em um Niva sem trocar os diferenciais, mas o motor do Chevette possui curva de torque e potência idêntica ao original, e o 1.6/S a álcool já era mais eficiente, em termos de desempenho, que o original 1.7i do Niva. Agora, imagine um 1.7/S a álcool?! ;-)

Sou técnico em mecatrônica formado pelo Senai, e graduado em análise de sistemas. Você acha mesmo que eu não gosto de modernidades, de tecnologia?! heheheh

Ser racional é avaliar custo/benefício. Eu não vou colocar um AP 1.8MI no meu Niva sob o pretesto de ser moderno, porque não é. Injeção eletrônica pode ser aplicada em qualquer motor de ciclo otto. É claro que o AP 1.8MI já vem pronto, não é mesmo? Mas você paga por isso. Sob o pretesto de ser poluente, uso um carburado a álcool, e é possível que seja tão menos poluente que um injetado a gasolina com catalisador. Agora, se você tem a bala pra comprar um AP com módulo flex, aí, meu caro, tem o meu aval.

Sobre o papo dos velhotes CJ's, é claro que temos que temos que considerar os motores GM, afinal, pra que alguém teria CJ pra colocar um motor de S10? Já viu o preço? É melhor ter um troller.

Niva é carro barato. É fácil achar um Niva em bom estado por uns 7 a 9 a mil, e aí vai gastar 4 mil só pra trocar motor? Tem que ser racional. Niva é barato, e qualquer solução pra Niva tem que ter como baliza o seu preço de aquisição. Motor de Chevette, câmbio de chevette, embreagem de chevette, manutenção de chevette, é barata, é barato é compatível com o preço de aquisição de um Niva.

E pra fechar...

"eu tive chevette, na minha familia já passaram varios chevettes e voltoa afirmar, esse motor NAO AGUENTA PAU, se for p/ tocar na manha em baixo giro, vai longe, mas basta exigir um pouco mais dele que abre o bico meeessssmmooo.."

Chevette não deve ser tão ruim assim, não é mesmo? Senão, você e sua família não teriam tido tantos heheheheh

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

robertofs
20/03/2007, 18:40
"Oba ! Beleza ! então não estava tão errado assim, quando disse : o motor ap 2.0 tem bielas mais longas então tem mais torque !"

Camarada, biela mais longa não significa mais torque. É maior curso do virabrequim que dá mais torque. A biela é apenas o atuador do virabrequim.

Marcio Rossetto
20/03/2007, 18:58
Beleza Camarada , isso do curso é trivial , mas eu estou pensando mais longe .

Ve se voce me entende ? se eu aumento o curso do vira , aumento o curso do pistão e se a bielinha for curta , ela vai bater na parede interna do pistão no movimento de alavanca , porque ela tá presa no pino lá dentro .... então concorda que o projetista de motor para aumentar o torque , aumenta o curso do vira e também altera : ou o diametro do pistão , ou aumenta o tamanho da biela , lembra-se no colégio Lei da Tangente ?Isso é tal relação R/L .

Concluindo : motor de biela loga pode ter certeza que tem mais torque.

Porque os motores diesel são bem altos ? a Biela é curta ?

Vanderlei
20/03/2007, 19:51
vou ver se conssigo fotos do niva GM 2.4 pra vocês

robertofs
20/03/2007, 22:08
Beleza Camarada , isso do curso é trivial , mas eu estou pensando mais longe .

Ve se voce me entende ? se eu aumento o curso do vira , aumento o curso do pistão e se a bielinha for curta , ela vai bater na parede interna do pistão no movimento de alavanca , porque ela tá presa no pino lá dentro .... então concorda que o projetista de motor para aumentar o torque , aumenta o curso do vira e também altera : ou o diametro do pistão , ou aumenta o tamanho da biela , lembra-se no colégio Lei da Tangente ?Isso é tal relação R/L .

Concluindo : motor de biela loga pode ter certeza que tem mais torque.

Porque os motores diesel são bem altos ? a Biela é curta ?

Camarada Márcio, biela longa por si só não determina maior curso, e consequentemente maior torque. Ora, é muito relativo que aumentar o diâmentro da volta do virabrequim irá fazer com que o pistão bata no próprio virabrequim. Não leu o artigo que passei? Lá diz:


Outras marcas também incorrem nesse erro, mas em menor grau. O antigo motor Fiasa da Fiat teve versões de 994, 1.048, 1.297 e 1.497 cm3 (esta ainda usada no Fiorino e Strada Working -- não confundir com o 1,5 da linha Sevel, extinto desde 1990), diferenciadas apenas no curso dos pistões, entre 54,8 e 82,5 mm. As bielas de 130 mm eram as mesmas em toda a linha. Com isso, a versão 1,0 apresentava funcionamento dos mais suaves (r/l de 0,21, a melhor já vista pelo BCWS), enquanto no 1,5-litro o fator sobe para elevado 0,317.

Aumentar o tamanho da biela fará o pistão subir mais, assim como fará ele descer menos. Portanto, o que determina o maior curso é o diâmetro da volta do virabrequim. Aumentar o tamanho da biela pode ser apenas um expediente para evitar o que você comentou, que é o choque do pistão no virabrequim, ou melhorar a relação R/L, o que irá exigir um bloco mais alto, caso contrário, o pistão com biela maior toparia no cabeçote. Voltando ao caso do motor AP 2.0, aumentaram o tamanho da biela pra melhorar a relação r/l.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Fabil
21/03/2007, 09:33
tenha saído na Ranger até a pouco tempo atrás, antes da entrada dos motores Ford Duratec, que é todo de alumínio.

se o OHC 2.3 era tao bom assim , me responda.. porque a ford o substituiu??


Que os motores diesel, com maioria absoluta usando cabeçotes de aço fundidos, não são eficientes. Pô! Tá falando de ineficiência térmica? É só ter um bom sistema de arrefecimento, não?

de motor diesel eu nao conheco nada....


e falando sobre "americano que es esperto e usa motor V8"..... sim.. e tao esperto em usar os otimos V8 que a japaiada com seus "motoricos" pequenos estao dominando a america a muito tempo.... cara.. numa boa.. eu se fosse americano, eu sentiria vergonha em ver por exemplo, um Mistubish Lancer Evolution com seu "motorico" 2.0 que de fabrica vem com quase 300cv dando pau em camaros, corvetes, mustangs e seus V8oitoes com mais de o dobro de cilindrada...

Sobre o papo dos velhotes CJ's, é claro que temos que temos que considerar os motores GM, afinal, pra que alguém teria CJ pra colocar um motor de S10? Já viu o preço? É melhor ter um troller.

mas isso eu disse.... por isso que GM151 é o preferido dos CJteiros...

Niva é carro barato. É fácil achar um Niva em bom estado por uns 7 a 9 a mil, e aí vai gastar 4 mil só pra trocar motor? Tem que ser racional. Niva é barato, e qualquer solução pra Niva tem que ter como baliza o seu preço de aquisição. Motor de Chevette, câmbio de chevette, embreagem de chevette, manutenção de chevette, é barata, é barato é compatível com o preço de aquisição de um Niva.

E pra fechar...

"eu tive chevette, na minha familia já passaram varios chevettes e voltoa afirmar, esse motor NAO AGUENTA PAU, se for p/ tocar na manha em baixo giro, vai longe, mas basta exigir um pouco mais dele que abre o bico meeessssmmooo.."

Chevette não deve ser tão ruim assim, não é mesmo? Senão, você e sua família não teriam tido tantos heheheheh

eu nao disse que chevette e ruim... eu afirmo que o MOTOR dele é ruim...

T+

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.[/QUOTE]

robertofs
21/03/2007, 12:07
tenha saído na Ranger até a pouco tempo atrás, antes da entrada dos motores Ford Duratec, que é todo de alumínio.

se o OHC 2.3 era tao bom assim , me responda.. porque a ford o substituiu??

Por uma questão óbvia: não se aplicava mais a muitos modelos, e como sabemos, às vezes opta-se por um outro motor para otimizar as linhas de produção. Sendo o Ford Duratec mais leve, pode equipar desde um carro de passeio, caso do novo Fusion, até um utilitário, como a Ranger. No caso do GM151, não dá pra imaginar o Vectra com um motor desse tamanho. E já que o aumentaram o motor que foi usado no Vectra, derivado do que já havia sido utilizado no Monza, então puderam utilizar ele na S10, e posteriormente, com cabeçote de 16v, no novo Vectra. Como falei, é muito mais viável manter um motor que seja aplicável ao maior número de modelos, otimizando a produção. Mas não significa necessariamente que aquele que foi substituído era ineficiente. No caso do Ômega e da Silverado, o GM250 recebeu alguns apliques, como injeção eletrônica, e ficou "moderno", mas, pelo seu porte, não se aplica a outros modelos.



Que os motores diesel, com maioria absoluta usando cabeçotes de aço fundidos, não são eficientes. Pô! Tá falando de ineficiência térmica? É só ter um bom sistema de arrefecimento, não?

de motor diesel eu nao conheco nada....


Pois é. A maioria dos motores diesel tem cabeçote em ferro fundido. E como a maioria dos motores diesel são turbinados, e ainda com elevada taxa de compressão, o calor gerado é enorme, e aí o que salva é um eficiente sistema de arrefecimento.



e falando sobre "americano que es esperto e usa motor V8"..... sim.. e tao esperto em usar os otimos V8 que a japaiada com seus "motoricos" pequenos estao dominando a america a muito tempo.... cara.. numa boa.. eu se fosse americano, eu sentiria vergonha em ver por exemplo, um Mistubish Lancer Evolution com seu "motorico" 2.0 que de fabrica vem com quase 300cv dando pau em camaros, corvetes, mustangs e seus V8oitoes com mais de o dobro de cilindrada...


Você tem razão! Embora eu aprecie motores grandes e fortes, os motores japoneses são compactos e eficientes, mas, infelizmente, ainda distantes (literalmente) de nossa realidade. Nosso problema é de oferta.



eu nao disse que chevette e ruim... eu afirmo que o MOTOR dele é ruim...


Mas falando sério, o que você acha ruim no motor do chevette, além do cabeçote ser de ferro? Na boa, conheço muitros chevetteiros, e não vejo todos esses problemas que são ditos por aí. O meu motor com pistão de monza já tá com 15.000 Km, e até agora só alegria. Como parei o meu Niva pra reforma, e tinha acabado de restaurar um Chevette tubarão 76, fiz o transplante do motor e câmbio de chevette do meu Niva pro meu chevette, já que esse estava sem motor e câmbio, e não tenho perdoado. Quando passa playboy tirando onda, abro as duas goelas do Solex 2E e a resposta é rápida. É normal eu botar mais de 5500 RPM no motor, e até agora, sem problemas. Porém, foi como falei: eu comprei o motor usado e o retifiquei completamente, colocando peças novas, então, é um motor antigo, mas não é um motor velho. Voltando a pergunta, o que você tem de histórico contra o motor do Chevette? Cabeçote? Válvulas? Virabrequim? Bronzinas? O que "abre o bico" pra você? Se há um problema congênito, em avise que vou realizar uma manutenção preventiva ;-)

A título de informação, eu prezumo, através de cálculos simples, baseando no 1.6/s a álcool, que tem 81cv de potência e 12,8mkgf de torque, eu prezumo que o meu, que é a álcool, tenha ficado com uns 86cv e o 13,6mkgf de torque, o que não é como um AP 1.8, mas que somados ao câmbio cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, o aproxima ainda mais do desempenho de um AP 1.8 a gasolina com câmbio de Niva original. Pelo menos, em termos de desempenho, já fica um pouco mais eficiente que o original 1.7i.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Fabil
21/03/2007, 12:57
Mas falando sério, o que você acha ruim no motor do chevette, além do cabeçote ser de ferro? Na boa, conheço muitros chevetteiros, e não vejo todos esses problemas que são ditos por aí. O meu motor com pistão de monza já tá com 15.000 Km, e até agora só alegria.

puxa.... mas um motor decente tem a obrigacao de roda no minimo 100.000km antes de retifica... os 15.000km do seu chevette até agora nao sao parametro..

se ai em GO nao reclamam do motor de chevette é pq o povo nao exige dele... pq aqui, ele é mal falado sim... obvio que depende muito de como se toca... se quiser uma tocada mais esportiva, com giro alto, ele abre o bico mesmo...
eu alem de jipeiro, sempre gostei tb de arrancadas e tal ( hoje tenho uma saveiro turbo tb) e sempre vivenciei isso... quem tinha chevette com motor originais pondo p/ ralar em pegas, era questao de pouco tempo, o motor nao aguenta... comeca a fumar e bater rapido. isso sem falar que em desempenho nem mesmo o 1.6/S era melhor que um AP600. cheveteiro se bobeasse tomava pau de fiat 147 1300... chevette em pegas so prestava p/ arrancar com outro chevette ou p/ dar cavalo de pau. ( quem já foi rachador sabe do que eu estou falando)

Como parei o meu Niva pra reforma, e tinha acabado de restaurar um Chevette tubarão 76, fiz o transplante do motor e câmbio de chevette do meu Niva pro meu chevette, já que esse estava sem motor e câmbio, e não tenho perdoado. Quando passa playboy tirando onda, abro as duas goelas do Solex 2E e a resposta é rápida. É normal eu botar mais de 5500 RPM no motor, e até agora, sem problemas. Porém, foi como falei: eu comprei o motor usado e o retifiquei completamente, colocando peças novas, então, é um motor antigo, mas não é um motor velho. Voltando a pergunta, o que você tem de histórico contra o motor do Chevette? Cabeçote? Válvulas? Virabrequim? Bronzinas? O que "abre o bico" pra você? Se há um problema congênito, em avise que vou realizar uma manutenção preventiva ;-)

cabecote, retentor de valulas e valvulas..... e quebras em aneis tb é comum... continua acelerando o seu sempre acima de 4000rpm... adote uma conducao esportiva.... daqui uns meses vc me fala se ele tá fumando ou nao....


A título de informação, eu prezumo, através de cálculos simples, baseando no 1.6/s a álcool, que tem 81cv de potência e 12,8mkgf de torque, eu prezumo que o meu, que é a álcool, tenha ficado com uns 86cv e o 13,6mkgf de torque, o que não é como um AP 1.8, mas que somados ao câmbio cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, o aproxima ainda mais do desempenho de um AP 1.8 a gasolina com câmbio de Niva original. Pelo menos, em termos de desempenho, já fica um pouco mais eficiente que o original 1.7i.

tá... já entendi que o seu motor tem numeros adequados p/ carregar um niva, mas EXCETO pelo preco vc ainda nao conseguiu me provar onde o motor de chevette seria uma melhor opcao frente a um AP1.6 num niva...

no seu caso que vc ja tinha o motor e cx , otimo.. use o que tem e tire o maximo de proveito ( como vc fez passando- p/ 1.7) mas p/ um cara que acabou de fundir o motor original do niva, na minha opniao, a menos que ele pague 500,00 num motor de chevette ( que na melhor das hipoteses vai ter 15 anos de uso) perfeito ( sem precisar de retificar), vale mais a pena pagar 2.500,00 num AP1.6 MI ( injetado, nem preciso enumerar as vantegens sobre carburador néh?) que basta procurar, ele pode comprar um motor semi-novo ( um golzinho de 2007 PT que tem aos montes em desmanches)

isso tudo qeu falei sobre niva, se aplica tb ao samurai.... motor de samurai quando funde, é no minimo 2500,00 a retifica.... a galera prefere instalar AP, é um AP1.6MI é o casamento perfeito no samurai...

concorda?

T+

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.[/QUOTE]

Marcio Rossetto
21/03/2007, 13:36
Mas falando sério, o que você acha ruim no motor do chevette, além do cabeçote ser de ferro? Na boa, conheço muitros chevetteiros, e não vejo todos esses problemas que são ditos por aí. O meu motor com pistão de monza já tá com 15.000 Km, e até agora só alegria.

puxa.... mas um motor decente tem a obrigacao de roda no minimo 100.000km antes de retifica... os 15.000km do seu chevette até agora nao sao parametro..

se ai em GO nao reclamam do motor de chevette é pq o povo nao exige dele... pq aqui, ele é mal falado sim... obvio que depende muito de como se toca... se quiser uma tocada mais esportiva, com giro alto, ele abre o bico mesmo...
eu alem de jipeiro, sempre gostei tb de arrancadas e tal ( hoje tenho uma saveiro turbo tb) e sempre vivenciei isso... quem tinha chevette com motor originais pondo p/ ralar em pegas, era questao de pouco tempo, o motor nao aguenta... comeca a fumar e bater rapido. isso sem falar que em desempenho nem mesmo o 1.6/S era melhor que um AP600. cheveteiro se bobeasse tomava pau de fiat 147 1300... chevette em pegas so prestava p/ arrancar com outro chevette ou p/ dar cavalo de pau. ( quem já foi rachador sabe do que eu estou falando)

Como parei o meu Niva pra reforma, e tinha acabado de restaurar um Chevette tubarão 76, fiz o transplante do motor e câmbio de chevette do meu Niva pro meu chevette, já que esse estava sem motor e câmbio, e não tenho perdoado. Quando passa playboy tirando onda, abro as duas goelas do Solex 2E e a resposta é rápida. É normal eu botar mais de 5500 RPM no motor, e até agora, sem problemas. Porém, foi como falei: eu comprei o motor usado e o retifiquei completamente, colocando peças novas, então, é um motor antigo, mas não é um motor velho. Voltando a pergunta, o que você tem de histórico contra o motor do Chevette? Cabeçote? Válvulas? Virabrequim? Bronzinas? O que "abre o bico" pra você? Se há um problema congênito, em avise que vou realizar uma manutenção preventiva ;-)

cabecote, retentor de valulas e valvulas..... e quebras em aneis tb é comum... continua acelerando o seu sempre acima de 4000rpm... adote uma conducao esportiva.... daqui uns meses vc me fala se ele tá fumando ou nao....


A título de informação, eu prezumo, através de cálculos simples, baseando no 1.6/s a álcool, que tem 81cv de potência e 12,8mkgf de torque, eu prezumo que o meu, que é a álcool, tenha ficado com uns 86cv e o 13,6mkgf de torque, o que não é como um AP 1.8, mas que somados ao câmbio cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, o aproxima ainda mais do desempenho de um AP 1.8 a gasolina com câmbio de Niva original. Pelo menos, em termos de desempenho, já fica um pouco mais eficiente que o original 1.7i.

tá... já entendi que o seu motor tem numeros adequados p/ carregar um niva, mas EXCETO pelo preco vc ainda nao conseguiu me provar onde o motor de chevette seria uma melhor opcao frente a um AP1.6 num niva...

no seu caso que vc ja tinha o motor e cx , otimo.. use o que tem e tire o maximo de proveito ( como vc fez passando- p/ 1.7) mas p/ um cara que acabou de fundir o motor original do niva, na minha opniao, a menos que ele pague 500,00 num motor de chevette ( que na melhor das hipoteses vai ter 15 anos de uso) perfeito ( sem precisar de retificar), vale mais a pena pagar 2.500,00 num AP1.6 MI ( injetado, nem preciso enumerar as vantegens sobre carburador néh?) que basta procurar, ele pode comprar um motor semi-novo ( um golzinho de 2007 PT que tem aos montes em desmanches)

isso tudo qeu falei sobre niva, se aplica tb ao samurai.... motor de samurai quando funde, é no minimo 2500,00 a retifica.... a galera prefere instalar AP, é um AP1.6MI é o casamento perfeito no samurai...

concorda?

T+

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.[/quote]

Se me permitem , voltarei a me pronunciar .
Na época que tinha grana quase comprei um samurai , não fiz porque achei o motor muito fraco , mais fraco que o do Niva .

eu não acredito que voce é feliz com um motorzinho 1.6 no seu Samurai .

quando no passado comprei um JPX , o cara que vendeu , falou : o motor é bom mas voce tem que ser ZEN ....

Caramba , o zen éra 80 por hora se não esquentava .

Me desculpem , mas voce esta equivocado .

Todos querem sentir força = torque no seu jipe . Se não não dá tezão ao dirigir .

Tanto o Samurai como o Niva tem motor fraco para a relação de peso e finalidade do veículo.

Se voce entrar no site dos Portuga , vai ver que eles são felizes com o Niva diesel - po o cambio e transmissão é a mesma cara .

Lá na Russia atende porque a gasolina é boa e porque não tem estrada para andar .

Amigo , trocar motor , gastar com adaptação etc , no mínimo tem que valer a pena .
Por isso que quando fundiu o motor do meu Niva , coloquei o Ap 2.0 a alcool ( por ter mais torque que o de gasolina ) e realmente sou uma cara feliz , pois se aproxima muito a minha antiga toyota 88( desempenho , torque , tudo em quinta a cenzão que tezão :mrgreen: ) que na época troquei Pau a Pau no JPX , ( na época falavam bem caramba desse jipe ) e me fud...

Hoje a minha maior brincadeira de fim de semana e fuçar no carbura do meu jipe , no catálogo o primeiro estágio é um giclé 140 e no segundo o 170.

Fico brincando , atualmente tá com 140 e 150 .

Quanto a injeção em Jipe ? Tem certeza que faz trilha ?

Pode ser que aí em minas que é mais erosão por causa do tempo . No caso de Sampa tem muita chuva e só lama . Imagine ter que fazer limpeza de bico , bomba eletronica , tá loco . ( quando compramos motor no desmanche não sabemos o estado das peças ) Carburador não deixa na mão

Agora o motor de chevette , a fama de ruim é dos antigos , quem nem o 147 , o moderno 1.6 é bom , como é o do fiat Uno . a explicação esta na qualidade dos materiais de eng e melhorias na qualidade de processo de fabricação.

Fabil
21/03/2007, 14:33
Se me permitem , voltarei a me pronunciar .
Na época que tinha grana quase comprei um samurai , não fiz porque achei o motor muito fraco , mais fraco que o do Niva .

nem tanto.. o samurai tem motor 1.3 e 11kg de torque e super economico...

eu não acredito que voce é feliz com um motorzinho 1.6 no seu Samurai .

sim.. sou feliz com meu motor 1.3 no meu samurai.. pq p/ o offroad ele NAO DEIXA a desejar ( neste caso a relacao de transmissao é perfeita p/ ele), na estrada o samurai deixa a desejar?? sim.... mas samurai foi feito p/ que?? p/ acelerar na estrada ou andar em baixa velocidade no OFFROAD ?
por exemplo, hoje eu uso pneus 31' no meu samurai o que alonga muito a relacao... o carro fica xoxo, sem forca... trocar de motor?? obvio que nao.. apenas reduzi mais a relacao da Tcase e pronto... o motor tá com folego total novamente... e economico como sempre foi..

quando no passado comprei um JPX , o cara que vendeu , falou : o motor é bom mas voce tem que ser ZEN ....

entao o motor nao é bom ( e como nao é.. pois o XUD9 é fervedor), ele pode ter sido bom na europa ( lá ele é largamente utilizado) e até na argentina tem varios peugeots rodando com ele lá... mas basta o XUD rodar num lugar de clima quente que ele ferve, entao nao é bom... tem defeitos de projeto

Caramba , o zen éra 80 por hora se não esquentava .
nem isso... pega uma subida de serra no JPX se senta o pé, mesmo a 60km/h ele ferve.. basta exigir do motor que ele abre o bico...

Me desculpem , mas voce esta equivocado .

Todos querem sentir força = torque no seu jipe . Se não não dá tezão ao dirigir .

Tanto o Samurai como o Niva tem motor fraco para a relação de peso e finalidade do veículo.

cara.. samurai tem motor fraco?? tem .. 63cv e 11kg de torque sao numeros dignos de risada, mas o que os japas inteligentemente fizeram p/ suprir isso??? reduziram a relacao de trasmissao... p/ trilha mais importante que potencia e torque do motor é REDUCAO... e com isso o que se ganha?? vc pode colocar um motor LEVE, ECONOMICO e de producao BARATA..
o samurai original pesa menos de 1 tonelada. vao por mim.. o motorico 1.3 dele dá conta do recado nas trilhas sem o menor problema...

já o niva nao sei.. até pq o niva é mais pesado.. olha só que coisa... tem um motor 1.6 tao fraco quanto o do samurai e bebe como um GM250

Se voce entrar no site dos Portuga , vai ver que eles são felizes com o Niva diesel - po o cambio e transmissão é a mesma cara .

motor diesel o papo é outro... e dependendo dos limites de giro do motor em questao, vc a trasmissao muda sim ( relacao)

Lá na Russia atende porque a gasolina é boa e porque não tem estrada para andar .

Amigo , trocar motor , gastar com adaptação etc , no mínimo tem que valer a pena .

sim claro...

Por isso que quando fundiu o motor do meu Niva , coloquei o Ap 2.0 a alcool ( por ter mais torque que o de gasolina ) e realmente sou uma cara feliz , pois se aproxima muito a minha antiga toyota 88( desempenho , torque , tudo em quinta a cenzão que tezão :mrgreen: ) que na época troquei Pau a Pau no JPX , ( na época falavam bem caramba desse jipe ) e me fud...

Hoje a minha maior brincadeira de fim de semana e fuçar no carbura do meu jipe , no catálogo o primeiro estágio é um giclé 140 e no segundo o 170.

Fico brincando , atualmente tá com 140 e 150 .

Quanto a injeção em Jipe ? Tem certeza que faz trilha ?

se eu tenho certesa de que eu faco trilha???heheheeh dá um pulinho aqui em BH e venha trilhar conosco...... agora eu que pergunto... qual o problema??

Pode ser que aí em minas que é mais erosão por causa do tempo . No caso de Sampa tem muita chuva e só lama . Imagine ter que fazer limpeza de bico , bomba eletronica , tá loco . ( quando compramos motor no desmanche não sabemos o estado das peças ) Carburador não deixa na mão

carburador nao deixa na mao??? afffff..... desde quando sensores de injecao eletronica nao podem molhar??? se fosse assim vc nem poderia sair dia de chuva... fala serio... isso é uma lenda..... vou falar de samurai ( que tenho a 4 anos e conheco muito bem), no cofre do motor nao tem absolutamente NADA que nao possa ser molhado...

limpeza de bico por causa de lama??? p/ lama "sujar" os bicos ela primeiro deve entrar na linha de combustivel, que é completamente vedada ( senao vazava combustivel néh??) aahhh sensor MAP, sonda lambda, MAF, IAT, IAC, etc... até onde sei todos eles nao nao sao sensores "externos" e que possam ser danificados com agua/lama...
bomba eletrica de combustivel danificar numa trilha??? e dai?? até parece que bomba mecanica nunca fura diafragama... e detalhe, elas tb nao entram em contato com lama...
no samurai, em se tratando de eletronica, o unico sensivel a agua é a centralina, e ela fica DENTRO DO CARRO, atras do painel.. se ali chegar agua, dai nao é culpa do carro e sua, que devia ter comprado um submarino ao inves de jipe...

agora.. vc pegar seu niva, colocar um AP2.0 MI e deixa a centralina num local que a agua atinge facil, fazer um monte de gambiarras na parte eletrica etc... pô.. dai nao é culpa da eletronica...

e carburador nao deixa nao mao?? o dia em que vc estiver com seu niva numa trilha e por exemplo numa inclinacao lateral forte, seu carro a ponto de tombar e vc precisa de dar uma aceleradinha rapida p/ se safar e o maldito carburador engasgar por estar trabalhando numa posicao inclinada, dai acho que seus conceitos mudarao... ou vc subindo uma ladeira forte e escorregadia e o carbura comeca a engasgar e vc tem qeu perigosamente voltar de ré.....


Agora o motor de chevette , a fama de ruim é dos antigos , quem nem o 147 , o moderno 1.6 é bom , como é o do fiat Uno . a explicação esta na qualidade dos materiais de eng e melhorias na qualidade de processo de fabricação.[/QUOTE]
pode ser tb... faz sentido... mas que o motor do chevette sao ruins sao..

robertofs
21/03/2007, 15:18
puxa.... mas um motor decente tem a obrigacao de roda no minimo 100.000km antes de retifica... os 15.000km do seu chevette até agora nao sao parametro..

se ai em GO nao reclamam do motor de chevette é pq o povo nao exige dele... pq aqui, ele é mal falado sim... obvio que depende muito de como se toca... se quiser uma tocada mais esportiva, com giro alto, ele abre o bico mesmo...



Camarada, o que quis dizer é que, ao contrário do que você afirma, um motor exigido por 15.000 Km, se fosse frágil, abriria o bico, com certeza. É claro que espero que meu motor dure bastante, e se você acha que goianos não exigem de motor, venha passar um fim de semana aqui, que eu te levo no autôdromo pra você ver com seus próprios olhos ;-)

Como falei, usei um 1.6/s, que foi o último motor produzido para o Chevette, e esse motor recebeu algumas melhorias, como está relatado abaixo:



Em 1983 o Chevette recebia grande alteração no desenho, a maior até o fim de sua produção. A frente contava com faróis retangulares, grade única com frisos horizontais, capô em cunha e mais inclinado. As lanternas traseiras eram maiores e retangulares.

A reestilização foi inspirada no Monza, modelo idêntico ao Opel Ascona alemão, lançado no Brasil no ano anterior na versão hatch três-portas (inexistente na Europa). E deu certo: o Chevette seria, pela primeira vez, campeão de vendas brasileiro com 85.984 unidades vendidas. Em fevereiro havia sido fabricado o exemplar número 750.000

Para 1987 houve nova revisão do desenho, com pára-choques envolventes, grade integrada a ele, tomadas de ar inferiores e lanternas maiores. Era lançada a opção de acabamento SE, mais luxuosa e com painel mais completo, incluindo luzes para controle de consumo. As versões quatro-portas e Hatch deixavam de ser produzidas. Em março o Chevette chegava ao milionésimo carro produzido.

No ano seguinte o motor 1,6 era retrabalhado, passando a se chamar 1.6/S. Reduziu-se o peso dos pistões e das bielas e foi introduzido um carburador de corpo duplo, com o segundo estágio acionado somente em altas rotações. O coletor de admissão ganhou novo desenho. O desempenho melhorou: de 73 para 81 cv (álcool). O SE passava a se chamar SL/E, padronização com as linhas Monza e Opala.


E sobre o sucesso que foi o carro:


A versão L passava a ser a única opção do pequeno da GM, com acabamento básico e motores a gasolina e álcool. Em 12 de novembro do mesmo ano, após duas décadas de sucesso, o último Chevette deixava as linhas de montagem, totalizando 1,6 milhão de unidades vendidas. O Corsa, mais moderno, assumia a posição de caçula da marca. Restaria em produção apenas o picape Chevy 500 DL, descontinuado em 1995.

A GM ainda mantém, na unidade de Mogi das Cruzes, SP, a produção de peças de estamparia para Chevette, Opala e outros modelos fora de linha, pois são muitos ainda no Brasil - atitude louvável num país que raramente preserva sua memória. A última versão produzida teve uma unidade guardada para o futuro museu da marca. Duráveis e robustos, diversos exemplares do Chevette resistem ao tempo -e ainda vão rodar muito.


Bom, acho que não restam dúvidas sobre a durabilidade de um Chevette, e, obviamente, está implícito que sua mecânica contribuiu para torná-lo uns dos ícones da história automobilística do país.



cabecote, retentor de valulas e valvulas..... e quebras em aneis tb é comum... continua acelerando o seu sempre acima de 4000rpm... adote uma conducao esportiva.... daqui uns meses vc me fala se ele tá fumando ou nao....


HEHEHEHEHEHE

Faltou você me chamar de tiozinho :-D

HEHEHEHEHEHE

Brother, você deve achar porque somos goianos somos amadores, e não sabemos nem tocar um carro de forma esportiva hehehehe

Deixa pra lá :-)



tá... já entendi que o seu motor tem numeros adequados p/ carregar um niva, mas EXCETO pelo preco vc ainda nao conseguiu me provar onde o motor de chevette seria uma melhor opcao frente a um AP1.6 num niva...


Não vale investir em um AP 1.6MI em detrimento a um motor e câmbio de Chevette 1.7. Se quer gastar com AP, tem que fazer valer a pena o investimento. Melhor colocar um 1.8MI ou 2.0MI.



no seu caso que vc ja tinha o motor e cx , otimo.. use o que tem e tire o maximo de proveito ( como vc fez passando- p/ 1.7) mas p/ um cara que acabou de fundir o motor original do niva, na minha opniao, a menos que ele pague 500,00 num motor de chevette ( que na melhor das hipoteses vai ter 15 anos de uso) perfeito ( sem precisar de retificar), vale mais a pena pagar 2.500,00 num AP1.6 MI ( injetado, nem preciso enumerar as vantegens sobre carburador néh?) que basta procurar, ele pode comprar um motor semi-novo ( um golzinho de 2007 PT que tem aos montes em desmanches)

isso tudo que falei sobre niva, se aplica tb ao samurai.... motor de samurai quando funde, é no minimo 2500,00 a retifica.... a galera prefere instalar AP, é um AP1.6MI é o casamento perfeito no samurai...

concorda?


Como falei, colocar um AP novo Niva só se justifica se for pra aumentar consideravelmente o desempenho. O kit é caro, a mão-de-obra é cara, e o custo/benefício para um AP 1.6MI é pequeno. Sob o pretesto de ser de baixa manutenção e econômico, terá que usar muito tempo para compensar. Já o AP 1.8MI ou 2.0MI aumentam o desempenho, e aí, o apelo é, de fato, o upgrade de desempenho, agregado às facilidades de manutenção, mas não de economia, porque não fica tão mais econômico que o original do Niva. Então, cada caso é um caso. E na troca do motor, como já comentei, colocaria um câmbio de Chevette, e também a embreagem, já que flange de motor AP para câmbio de Chevette se acha facilmente, e aí sim, complementaria a vantagem em se investir em um motor com mais torque e potência, o que torna a aventura abordo de um Niva bem mais emocionante ;-)

Considerar 1.6 por 1.6, fico com o original do Niva. Se o original der pau, a opção no mesmo nível que apresenta o melhor custo/benefício é a mecânica do Chevette. AP só vale a pena se for pra aumentar o torque, e aí tem que ser 1.8 ou 2.0, e punhado de dinhero ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Fabil
21/03/2007, 17:45
tá bao... nós nunca vamos chegar a um consenso mesmo..
vc é defensor dos GM151 e chevette ( alias, qual o nome do motor de chevette ? )
e eu sou defensor dos APs... e ponto final...

em todo caso.... meu convite tá de pé... venha fazer uma trilha conosco aqui em BH p/ gente divertir, seja lá com motor de vemaguete ou de porsche..heheh

T+

robertofs
22/03/2007, 10:42
vc é defensor dos GM151 e chevette ( alias, qual o nome do motor de chevette ? )
e eu sou defensor dos APs... e ponto final...


Ah, tá! Agora entendi porque você tem um Samurai. É pq ele, originalmente, saiu com o motor G13A, e depois usou o G13B. Então, você deve gostar de motores que tem nome heheheh

Realmente, não sei qual o nome do motor do Chevette, mas deve ser da Família 0, já que foi substituído pela família I heheheh



Em 1981, a GM Powertrain iniciou a produção do motores que equipariam principalmente o modelo Monza. Também naquele ano foi iniciado o programa de motores a álcool. Em 1994 começou a produção dos novos motores da 'Família I', que substituíriam o motor do Chevette.


Mas só pra fechar esse papo, que foi bom, sou defensor nem de um nem de outro não, e acho o AP um excelente motor, tanto que tenho um Chevette, mas em casa também temos uma Parati 1.8. É como falei: só quis mostrar pros camaradas que há mais opções de motorização pro Niva, e a melhor é aquela que se encaixa no seu orçamento, porque, quanto a ser melhor ou pior, bem mantido, seja motor de Chevette, GM151, VW AP 1.6, 1.8 ou 2.0, Suzuki G13A ou G13B, ou ainda Fiat Tempra Turbo, certamente durarão muitos anos, e garantirão boas diversões ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

alexandre roveri
23/03/2007, 09:03
Quanto a injeção em Jipe ? Tem certeza que faz trilha ?

Pode ser que aí em minas que é mais erosão por causa do tempo . No caso de Sampa tem muita chuva e só lama . Imagine ter que fazer limpeza de bico , bomba eletronica , tá loco . ( quando compramos motor no desmanche não sabemos o estado das peças ) Carburador não deixa na mão.[/QUOTE]

Me desculpa, mas esse foi foda :parede:
Injeção não tem nem um minimo de comparação com carburador ! um carburador nunca vai chegar aos pés do que um sistema de injeção pode fazer !
O unica maneira de vc sujar bico, bomba eletrica,etc,etc, é deixar entrar lama do tanque de combustivel !
injeção não morre em aclives/declives acentuados e pode ter o sistema isolado muito mais facil do que isolar distribuidor !
Deixa entrar um pouco de poeira no seu filtro pra ver como vai ficar os gicles ! :rolleyes:

Marcio Rossetto
23/03/2007, 12:43
Roveri , se o giclé entopé voce tira a tampa soprá e injeção ?

claro que injeção é melhor ! mas quando voce compra um carrinho ja com injeção .Mas depois de 10 anos ja era , acabou a confiabilidade .

è que nem Lep top velho !
Imagina voce comprar um trem desse em desmanche , como vai saber o estado dos componentes , é que nem comprar uma Tv usada .

Pó , quem disse que carburador falha na Rampa ? Isso é coisa de fusca .

Isso acontece em alguns carburadores antigos .

O 2e tem uma cuba imensa e a bomba de gasolina não tem retorno , ele fica pressurizando a boia .

Outra , carburador custa barato e dificilmente deixa na mão .

Para um jipe Niva , não compensa injeção de jeito nenhum , só é dor de cabeça . Voce é técnico e sabe disso , se o jipe morre ou é carburador ou distribuidor . Como vai saber no meio do barro se é lambida ? se é bomba ? Só com o preço da bomba , tu compra 1 carburador usado bom .

robertofs
23/03/2007, 14:14
Acho que sobre esse assunto, tanto o Roveri quanto Márcio Rossetto têm razão.

Injeção é obviamente melhor, e se você compra um motor injetado com pouco uso, como um 1.8mi ou 2.0mi, não haverá problemas com água, lama etc. Agora, como o Márcio comentou, todos os componentes da injeção tem também sua vida útil. Todos os sensores podem apresentar falhas, assim como os atuadores, mas a freqüência de manutenção em uma injeção eletrônica é bem inferior à de um carburador. Agora, adaptar injeção em um motor originalmente carburado é algo que talvez não compense. Um bom módulo, como Fuel Tech RacePro F1 (http://www.fueltech.com.br/tw1/paginas/tecnisite_v3/frames/frmhome.php?&V_SYS=fueltech&PARC=9&loja=9&modulo=produtos&pPRD_CODIGOLOJA=10&AREASITE=1&opcao=&pGOND_COD=1&pPRDGRP_COD=1&pPRD_SGRPCDG=1&TEXTO=158&pGALFOT=0&PRD=S), custa R$ 1.700,00 só o módulo. Tem uma outra que custa em R$ 1.160,00, mas não tem controle de ignição, então, não é um sistema de gerenciamento completo.

Um bom carburador, como o Solex 2E/3E, é eficiente, econômico, e custa a partir de R$ 300,00, que associado a uma ignição eletrônica, não vai fazer feio ;-)

A fronteira é o bolso heheheh

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

alexandre roveri
23/03/2007, 14:35
A eletronica no mundo Off road está mais do que consagrada ! É só pesquisar o que estão utilizando em outros veiculos, até meso acelerador eletronico já está em uso e testado !
Mas não adianta discutir isso, pois se não, vai cair no mesmo dilema sobre qual motor é melhor ! :parede: Cada apaixonado defendedo o seu amor:mrgreen:
O que realmente estrangula é a falta de dinheiro, cansei de ser pobre todo dia ! Queria ser pobre apenas um dia na minha vida !
Por 1600paus um modulo de injeção, compre 3 motor de Niva ! :p

Cavalcante
24/03/2007, 09:38
Bom, tem um módulo mapeado da HIS que sai na casa do 500. Mais TBI completa, filtro de ar, bomba de combustível e regulador de pressão, temos um sistema injetado monoponto básico e mapeado por uns 1000,00. Já dá pra começar a brincar. Mesmo sendo mapeado é muuuuuuuito superior a qualquer bura em termos de confiabilidade e flexibilidade. Dá pra brincar com tudo que é parâmetro só apertando botão.

Agora se quer um módulo DE VERDADE, porque não comprar o MegaSquirt (http://www.bgsoflex.com/megasquirt.html)? O kit da versão 2.2 sai por e U$ 140,00 (http://www.glensgarage.com/catalog/megasquirt-i-ecu-kit-v22-p-29.html) o da 3.0 U$247,00 (http://www.glensgarage.com/catalog/megasquirt-ii-ecu-kit-v30-p-31.html). Já vem um sensor MAP de 2,5 bar.

Mauricio Rossetto
29/03/2007, 08:56
Amigos, estou instalando o bloco com as camisas e pistões do Tempra, e acho que amanhã estou andando com ele. Colocarei aqui o máximo de informações sobre a experiência.

Abraços

Marcio Rossetto
29/03/2007, 20:42
Estive em Uberlandia e fui atá a oficina do Luis na Paes Leme .

Ele pega o bloco do santana 2.0 e transforma em diesel .

Vi 2 motores funcionando e gostei .

Só que o preço é salgado : cobra 3500,00 para fazer a transformação , e temos que providenciar um motor 1.6 diesel para aproveitar o cabeçote , a bomba os bicos e o agregado.

Também é necessário um bloco ap 2.0 , o resto põe tudo novo .

Detalhe : o cabeçote tem que estar impecável se não não aguenta .

Pesquei o seguinte : ele rebaixa o bloco ,deixa o pistão reto , troca as vávulas , parece que põe valvulas maiores e rebaixa o cabeçote 0,5 mm.

O resto é tudo do santana .

Segundo ele e o povo de lá ja fez vários e ficou bom , mas tem que andar no máximo a 2700 rpm , tem muito torque mas pouco giro.

Consumo de 17 km por litro . Disse que não super aquece e fica silencioso .

SDS

alexandre roveri
30/03/2007, 10:04
Estive em Uberlandia e fui atá a oficina do Luis na Paes Leme .

Ele pega o bloco do santana 2.0 e transforma em diesel .

Vi 2 motores funcionando e gostei .

Só que o preço é salgado : cobra 3500,00 para fazer a transformação , e temos que providenciar um motor 1.6 diesel para aproveitar o cabeçote , a bomba os bicos e o agregado.

Também é necessário um bloco ap 2.0 , o resto põe tudo novo .

Detalhe : o cabeçote tem que estar impecável se não não aguenta .

Pesquei o seguinte : ele rebaixa o bloco ,deixa o pistão reto , troca as vávulas , parece que põe valvulas maiores e rebaixa o cabeçote 0,5 mm.

O resto é tudo do santana .

Segundo ele e o povo de lá ja fez vários e ficou bom , mas tem que andar no máximo a 2700 rpm , tem muito torque mas pouco giro.

Consumo de 17 km por litro . Disse que não super aquece e fica silencioso .

SDS

Isso é o que o pessoal chama de "misto quente", é até comum isso ! Uma das partes que se usa do 1.6 original são as bielas que no caso são forjadas pra aguentar a tx de compressão
Isso tambem é feito em alguns motores GM mais antigos usados em caminhonetes

kemramone
30/03/2007, 12:38
Camarada essa idéia de tranformar o motor do santana pra diesel é boa o que emperra é ter que arranjar um 1.6 Diesel ai fica inviável comprar 2 motores pra fazer 1 isso pode ate ser feito pra quem ja tenha um 1.6 diesel ai vale a pena!!!

robertofs
04/04/2007, 12:16
Preparamos os motores com pistão do Monza 1.8, o que altera a litragem
do motor para 1.7.

No álcool, estimamos que a potência fique em torno dos 88cv, e o torque
na casa dos 13,6mkgf, baseando em um motor de Chevette 1.6/S original a
álcool, que desenvolvia 82cv de potência e 12,8mkgf de torque ( fonte:
http://www.chevetteiros.com.br/dadostecnicos.php#motorizacao ). Outro
detalhe relevante é que o câmbio do Chevette é cerca de 2% mais
reduzido que o original do Niva, o que aumenta a impressão de que o
motor tem mais fôlego.

Fotos: ( http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yarobertofs/album?.dir=/f5afscd )

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO

AlexRib
04/04/2007, 18:34
Zé, conheci um mecânico em Cunha/SP que colocou o motor do Tempra no Niva dele. Fez serviço completo (motor, direção hidráulica, etc) tudo do Tempra. Coube perfeitamente, mas ele disse ter se arrependido, pois teve que fazer algumas adaptações que deram dor de cabeça. Bem, essa é o único relato que eu conheço de alguém que colocou motor do Tempra.

Mauricio Rossetto
15/04/2007, 13:45
Tô com o motor do Niva com os pistões do Tempra. Terminei a instalação a dois dias e rodei somente 200 Km até o momento. Não tenho dados precisos por enquanto mas parece que está consumindo mesma coisa e está mais forte: subo o parque nacional de Itatiaia de terceira, quando com o motor original do Niva subia de segunda (na gasolina). Mas no GNV ainda deixa a desejar. É, já estou rodando no GNV com o camarada.
Ficou com 9 a 9,2 de taxa de compressão;
Também ficou com a polia Sobe em posição Standard;
As aberturas de Admissão e escape ficou 25/30 simultaneamente.
Penso em colocar a polia Sobe na posição D - Penso que assim ele não cairá tanto de giro a 110 Km/h nas subidas, mas não sei se terei espaço para as válvulas nesse angulo....
Como estou preparando outro Niva (Boris IV) penso em trocar realmente o motor.
1 - O que acham do motor do Tempra? (Parece que é o mais fácil e mais barato de adaptar)
2 - Quanto custa um motor desses?
3 - O Kit para AP é muito caro, parece que têm alguém fazendo rolo com um kit por um motor de Niva....Tenho 2 motores de Niva...
4 - E o motor AP? O que acham? Anda bem a 110 Km/h nas rodovias ou perde vel. nas subidas?
5 - Caixa de marchas também deve ser considerada para troca?

Agora escancarei nas perguntas hehe

Marcio Rossetto
15/04/2007, 19:09
Ola Maurício , como ja relatei nesse forum , tenho um motor ap 2.0 do Santana a alcool no meu niva com o kit antigo da erosão que tinha capa seca . Recomendo essa adaptação a todos , porque não tenho que reclamar . O jipe ganha muito torque a baixa rotação e a 2500 rpm voce sobe em quinta a serra de Santos a 100 km por hora .
Sobra potencia e força na subida, não deixa a desejar nem para um troller .

Quem achar que eu estou exagerando , no nosso encontro eu deixo dar uma volta .

O consumo é bravo: 5 km por litro de alcool , talves no GNV fique bom .
Como ja disse antes , acho uma grande bobagem usar um ap 1.8 , pois é um motor de torque em alta e pouco potente em relação ao 2.0 e isso é ruim para um jipe pesadão como o niva . Graças a Deus não fui na idéias do Niva Site que na época defendia o Ap 1.8 . alcool , como opção mais viável . Sou defensor completamente do Ap 2.0 .
Recentemente busquei colocar um cambio de chevette e troquei idéias com todos do forum ( inclusive a gradeço a todos ) porque o meu escapa a quarta marcha .

Diante das inúmeras mudanças que se tem de fazer , ( que não são triviais ) resolvi comprar um cambio usado do laika e revisar eu mesmo e por no meu niva .

Quando desmontei através do manual , fiquei impressionado pela robustes do cambio por dentro , apenas o setor da quinta marcha inspira cuidados . Da primeira a quarta, sem comentários , foi feito para aguentar tranco.

De concepção muito simples , inclusive qualquer um pode desmontar e reparar , é um bom cambio . Se bem montado , tenho certeza que é cambio para muitas aventuras e aguenta tranquilo o AP 2.0 . Mas agora, conhecedor do bicho , apoio e recomendo o trabalho com no mínimo 2 litros de óleo . Tudo que estava gasto , tem haver com deficiencia de lubrificação .

O meu cambio escapa a quarta , mas ja faz tempo , desde que montei o ap 2.0, pois creio que esta levemente desalinhado o eixo piloto com o rolamento de agulha do volante do motor .Percebi que o engrenamento da quarta esta no eixo piloto !
Isso é um dos problema da adaptação ! Acredito que a minha caixa seca fundida em alumínio esta desalinhada ou ela sofre flambagem , quando montamos .

Bem estou trabalhando , para acertar esse problema .

Creio que usando a flange moderna isso fica melhor .

Inclusive , posso postar uma lista dos problemas que resolvi que tem haver com a adaptação . Cada vez o meu fica melhor e esta quase lá !:dance:

alexandre roveri
15/04/2007, 20:15
Olha, voces dois ai de cima !!!!! :confused: discussão em familia aqui não vale !!!!!Vou trazer todos os Roveri aqui pro forum tambem, pra não ficar atraz de vc´s :wink:

Cavalcante
15/04/2007, 21:27
Então rodou, nego! Se eu chamar 1/64 dos Cavalcante que eu conheço eu entupo o fórum de uma pegada só!!!!! Os moderadores vão passar um ano só pra limpar a carrada de cearenses.

robertofs
16/04/2007, 08:42
[COLOR=black]Recentemente busquei colocar um cambio de chevette e troquei idéias com todos do forum ( inclusive a gradeço a todos ) porque o meu escapa a quarta marcha .

Diante das inúmeras mudanças que se tem de fazer , ( que não são triviais ) resolvi comprar um cambio usado do laika e revisar eu mesmo e por no meu niva .


Camarada, adaptamos câmbio de Chevette em um Niva com AP 1.8 aqui em Goiânia-GO, e com o kit do Beto Kbção pra adaptar câmbio de Chevette à caixa de transferência do Niva foi moleza.

O que tem que ser feito, além do uso de uma flange de AP pra câmbio de Chevette, que é facílimo de achar, é um rasgo na lata do túnel pra poder usar a alavanca do Chevette, que fica no centro do câmbio, enquanto que no câmbio do Niva é deslocado pra direita. Dependendo de como o motor AP foi adaptado tem que rebater um pouco o final do túnel, mas é só. Outro detalhe é que é eliminado o uso de acoplamento elásticou e/ou homocinético, e o câmbio e caixa de transferência se tornam solidários, como em todos os demais 4x4, com um único ponto de sustentação, que passa a ser apoiado sobre subchassis que vestem as longarinas, e não mais pendurado ao assoalho, eliminando as trincas também. Vibração zero.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Marcio Rossetto
16/04/2007, 10:44
Beleza Roberto , ja discutimos alguns pontos desse sistema no tópico , e esse assunto é muito interessante,, até porque ja descobri que alguns oportunistas ja estão querendo ganhar em cima de nós , por exemplo a engrenagem da quinta marcha nova , tem nego pedindo R$ 500,00 pilhas, mas o problema é que Engenharia e mudanças devem ser primeiro executadas e depois testadas .

As minhas perguntas são do tipo :

Será que o cambio do chevette é tudo isso mesmo ?
Tem muitas controversias a respeito aqui no forum , legal ler forum dos CJ5 , pois eles tem um histótico mais longo .

Um cambio de chevettte usado é barato , mas será que as engrenagens novas, sincronizados , eixos , etc ... são baratas e acha fácil ?

Liguei em lojas de cambio técnico e num revisadinho me pediram R$ 1500,00 . Um de desmancha acha por R$ 300,00 .

Com relação a adaptação que voces fizeram, ja relataram que fica boa , mas ja testaram de forma longa, quantos mil km rodados ?

A respeito desse kit do Beto , ja vem tudo pronto , custa quanto ?

SDS




Camarada, adaptamos câmbio de Chevette em um Niva com AP 1.8 aqui em Goiânia-GO, e com o kit do Beto Kbção pra adaptar câmbio de Chevette à caixa de transferência do Niva foi moleza.

O que tem que ser feito, além do uso de uma flange de AP pra câmbio de Chevette, que é facílimo de achar, é um rasgo na lata do túnel pra poder usar a alavanca do Chevette, que fica no centro do câmbio, enquanto que no câmbio do Niva é deslocado pra direita. Dependendo de como o motor AP foi adaptado tem que rebater um pouco o final do túnel, mas é só. Outro detalhe é que é eliminado o uso de acoplamento elásticou e/ou
homocinético, e o câmbio e caixa de transferência se tornam solidários, como em todos os demais 4x4, com um único ponto de sustentação, que passa a ser apoiado sobre subchassis que vestem as longarinas, e não mais pendurado ao assoalho, eliminando as trincas também. Vibração zero.



[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

robertofs
16/04/2007, 11:07
As minhas perguntas são do tipo :

Será que o cambio do chevette é tudo isso mesmo ?
Tem muitas controversias a respeito aqui no forum , legal ler forum dos CJ5 , pois eles tem um histótico mais longo .

Um cambio de chevettte usado é barato , mas será que as engrenagens novas, sincronizados , eixos , etc ... são baratas e acha fácil ?

Liguei em lojas de cambio técnico e num revisadinho me pediram R$ 1500,00 . Um de desmancha acha por R$ 300,00 .

Com relação a adaptação que voces fizeram, ja relataram que fica boa , mas ja testaram de forma longa, quantos mil km rodados ?

A respeito desse kit do Beto , ja vem tudo pronto , custa quanto ?

SDS

Camarada, não afirmaria que o câmbio do Chevette é melhor, assim como não diria que o câmbio do Niva foi feito para 4x4, uma vez que o câmbio dele é o do Laika.

No entanto, o câmbio de Chevette tem resistido bem a AP's, GM's 151 e até 250. E agora, o pessoal tem usado em CJ's. Há sempre prós e contras. Não entrando no mérito de outros carros, para o Niva creio ser viável, pois, partindo do princípio que o câmbio do Niva não foi idealizado para um 4x4, mas que resiste, então o mesmo vale para o câmbio do Chevette, não é mesmo?

Aqui em Goiânia já temos 4 Nivas com câmbio de Chevette. Um deles viaja cerca de 3000 km por mês. No meu já rodou 2000 km desde que montei. Se é mais forte que o do Niva eu não sei, mas uma coisa é certa: se quebrar compro um outro inteiro por R$ 300,00.

Obviamente, ninguém vai comprar um câmbio zero km de Chevette. Pagar R$ 1500,00 num câmbio de Chevette é tão hilário quanto pagar R$ 500,00 numa engrenagem de 5.a do câmbio do Niva. Não é por aí. Pelo menos aqui, compramos câmbios de Chevette com garantia, pela bagatela de R$ 300,00. Agora, aí já não sei ;-)

Além do mais, é infinatamente mais fácil encontrar manutenção para um câmbio de Chevette que para um câmbio de Niva. Quem tem Niva com motor Ap deveria ser mandatório ter um câmbio de Chevette, já que flange de AP pra câmbio de Chevette se acha com facilidade. É economia na certa, inclusive, eliminando as dores de cabeça com cilindro de embreagem etc., que com o câmbio do Chevette se usa embreagem acionada a cabo. Assim, você não se torna refém dos ditos especialistas em Niva.

Quanto ao preço, você tem que negociar com o Beto. Isso porque você pode comprar as peças do acoplamento, que são a luva do câmbio do Chevette, a cruzeta e a flange do diferencial do Opala, por aí mesmo, ou preferir que vá junto com o kit. Essas peças podem ser compradas em qualquer auto-peças. Também a flange do AP pro câmbio do Chevette. Já o trabalho do Beto é o corte, dobre e solda das peças do suporte, que vão unir o câmbio do Chevette à caixa de transferência do Niva, tornando uma única peça, como é nos demais 4x4. Daí, essa estrutura não será mais pendurada no assoalho, mas sim apoiada sobre duas longarinas que vestem a longarina original do Niva.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Fabil
16/04/2007, 16:24
Outro detalhe é que é eliminado o uso de acoplamento elásticou e/ou homocinético, e o câmbio e caixa de transferência se tornam solidários, como em todos os demais 4x4, com um único ponto de sustentação, que passa a ser apoiado sobre subchassis que vestem as longarinas, e não mais pendurado ao assoalho, eliminando as trincas também. Vibração zero.

Roberto..

só para informacao.
nem todos.. SAMURAIs possuem a Tcase divorciada do cambio, sao ligados atraves de um carda e a Tcase vai ancorada em travessa no chassis... nao se tem problemas nenhum com vibracao.
o problema é que a Lada fez cagada com aquele acoplamento elastico ( que corrigido anos mais tarde com homocinetica) e a Tcase sem uma fixacao decente... dai basta a lata do assoalho apodrecer e cai tudo...

T+
Fabiano

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.[/QUOTE]

robertofs
16/04/2007, 16:39
Roberto..

só para informacao.
nem todos.. SAMURAIs possuem a Tcase divorciada do cambio, sao ligados atraves de um carda e a Tcase vai ancorada em travessa no chassis... nao se tem problemas nenhum com vibracao.
o problema é que a Lada fez cagada com aquele acoplamento elastico ( que corrigido anos mais tarde com homocinetica) e a Tcase sem uma fixacao decente... dai basta a lata do assoalho apodrecer e cai tudo...

T+
Fabiano


Bom, sobre esse lance dos Samucas eu não sabia, mas o fato é que Samuca tem chassis, logo, a T-Case foi apoiada ali, que é o certo, já que não sofre deformação.

No caso do Niva, diria que a Lada foi inteligentíssima, pois adequou rapidamente o conjunto motriz do Laika para um utilitário 4x4 que fez história. No entanto, com o tempo, essa solução se mostra deficiente. É por isso que por aqui fizemos diferente, porque essa história de ter que ficar trocando o acoplamento elástico de tempos em tempos, e toda vez que troca ter que fazer um trabalho de precisão pra alinhar as caixas é um saco, sem falar que é difícil ficar isento de alguma vibração, por menor que seja.

Mas tenho mais é que agradecer à Lada pela forma como elaboraram a caixa de transferência para o Niva. Seu formato permite que ela seja usada com vários câmbios diferentes. O Enrico, de São Paulo, por exemplo, usou o câmbio automático ZF de 4 marchas que saiu nos últimos Diplomatas.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

alexandre roveri
16/04/2007, 17:12
Um cambio de chevettte usado é barato , mas será que as engrenagens novas, sincronizados , eixos , etc ... são baratas e acha fácil ?

Liguei em lojas de cambio técnico e num revisadinho me pediram R$ 1500,00 . Um de desmancha acha por R$ 300,00 .

Com relação a adaptação que voces fizeram, ja relataram que fica boa , mas ja testaram de forma longa, quantos mil km rodados ?

A respeito desse kit do Beto , ja vem tudo pronto , custa quanto ?

SDS

Antes de eu capotar o meu Niva tinha feito 15000km apos a instalação do cambio de chevette numa boa ! Tá certo que 15000 não é lá essas coisas, mas por 300/250 reais troca-se tudo, o que me dava uma certa tranquilidade !
Já, ná época do cambio original a hora que começou a escapar e 2º, todo dia que eu dirigia o carro, me arrepiava a espinha com medo que quanto ia gastar :concordo:
O pessoal dos Cj´s tá mais do que aprovando para uso com motores na faixa dos 100Cv . Até mesmo uma conceituada empresa do mundo 4x4 investiu nessa adaptação (esqueci o nome dela agora) com uma flange fixa para a t-case Willis

Pode não ser a Dbest, mas é a mais acessivel :mrgreen:

Luciano SHAKALL
16/04/2007, 17:32
"...Até mesmo uma conceituada empresa do mundo 4x4 investiu nessa adaptação (esqueci o nome dela agora) com uma flange fixa para a t-case Willis..."Galo, a empresa a qual você se refere é a Deep Tec?


PS. Na sua adaptação do câmbio do Chevette, você utilizou qual tipo de acoplamento? Original elástico (acho que não, hehehe...); homocinética adaptada; homocinética original, mantendo o acoplamento elástico; ou acoplamento rígido (como fez o Roberto França)?

E quanto a flange, saiu por cerca de quanto$$$$ ?

VALEU!

Marcio Rossetto
16/04/2007, 19:02
Antes de eu capotar o meu Niva tinha feito 15000km apos a instalação do cambio de chevette numa boa ! Tá certo que 15000 não é lá essas coisas, mas por 300/250 reais troca-se tudo, o que me dava uma certa tranquilidade !


Bem , o problema consiste na sorte de achar um cambio inteiro do chevette por 300,00 , porque nem todos são bons .

Já, ná época do cambio original a hora que começou a escapar e 2º, todo dia que eu dirigia o carro, me arrepiava a espinha com medo que quanto ia gastar :concordo:

Então , eu também tinha esse receio e pela primeira vez desmontei um cambio de niva e fiquei surpreso pela simplicidade do conjunto, esperava encontrar arruelas de calço , travinhas , pininhos e não tem nada disso .
Montar e desmontar um cambio de niva é mais facil que trocar a homocinética .

E tudo encaixa perfeitamente não permitindo errar .

Ai que tá , analisando o conjunto , chequei a conclusão que uma marcha no niva escapa só por tres motivos : Sincronizado gasto , luva gasta ou garfo gasto .Isso porque dificulta o encaixa perfeito da luva na hora do engate .
Salvo os rolamentos, claro , porque se tiverem folgas , ai tudo por dentro vibra e nada funciona bem .
Engrenagem gasta não tem nada a ver , se se estiver muito ruim .
Então do ponto de vista do seu cambio que escapava a segunda , bastava talvez trocar a luva ou o sincronizado da segunda .

Comprei um cambio usado de laika , sei lá quanto rodou , abri e vi que precisa trocar 1 rolamento e a engrenagem da quinta , o resto ta tudo bom .

O pessoal dos Cj' tá mais do que aprovando para uso com motores na faixa dos 100Cv . Até mesmo uma conceituada empresa do mundo 4x4 investiu nessa adaptação (esqueci o nome dela agora) com uma flange fixa para a t-case Willis


Ai que tá, andei vendo o tópico do CJ /cambio do chevette e conclui o seguinte , estão satisfeitos porque é melhor que o original ,( mas ja tive rural e posso afirmar que o cambio original é um terror , porque as peças paralelas são muito ruins ) ,agora, o projeto também é recente e tem um cara que ja tem a mais de tres anos o cambio no CJ , mas afirma que todo ano tem que trocar , o bichinho so aguenta um ano .
Tem um outro camarada que disse que tem uma tal arruela da ré que dá problema .... bem lá tá explicado .

Pode não ser a Dbest, mas é a mais acessivel :mrgreen:


Beleza eu concordo com voce , mas tem que adaptar .... e temos que computar tudo , de repende compensa arrumar o original , pois ainda encontramos peças originais .

robertofs
18/04/2007, 15:39
Beleza eu concordo com voce , mas tem que adaptar .... e temos que computar tudo , de repende compensa arrumar o original , pois ainda encontramos peças originais .

Você falou tudo: é necessário considerar alguns pontos. Porém, pode ser que adaptar o câmbio de Chevette fique apenas alguma coisa mais caro que reparar o câmbio original, e estaria resolvendo possíveis problemas futuros, como de embreagem, de acoplamento... enfim, no seu caso, que já colocou motor AP, dependendo do custo de reparo do câmbio original, creio valer mais a pena investir um pouco mais e nacionalizar de vez o conjunto motor, embreagem e câmbio, ganhando ainda um pouco mais de desempenho, já que o câmbio do chevette é cerca de 2% mais reduzido que o câmbio do Niva. Por exemplo, a 1.a, que é a marcha fundamental no uso off-road, no câmbio do Niva é 3,68:1, enquanto que no câmbio do Chevette é 3,75:1. A 5.a no Niva é 0,82:1, e no Chevette 0,84:1. Essas diferenças, embora pareçam sutís, fazem boa diferença no desempenho da viatura.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Mauricio Rossetto
18/04/2007, 22:59
Uma tabelinha que achei que pode ajudar a avaliar melhor a relação de motores (no meu caso pensava no motor do Tempra, mas a relação de consumo me faz tender agora para o AP...):

Veja a tabela mais abaixo, na reportagem:
http://www.monzaclube.com/repo/reportagens_MC_qr429.shtml

Mauricio Rossetto
18/04/2007, 23:04
Eita!


Adaptação Completa para colocar Motor Ap em Chevette ( Flange ) : (41) 3373-0654

Caixa 5 Marchas para Chevette / R$ 180,00 : (41) 3369-3357 / 9192-5252

Caixa 5 Marchas Chevette : (41) 3663-2928 / 3663-7103 Rafael ( R$ 350,00 )

Diferencial de Chevette Completo / R$ 120,00 : (41) 9926-6348 Bruno

Motor 4cc Opala R$ 500,00 / Diferencial Opala 4cc relação 3:54 ( mesma relação do Chevette Automático ) R$ 150,00 / (41) 3253-3150 / 3338-3215 / 9144-4679 falar com Magnus


......quer ver mais?

http://www.chevetteiroscuritiba.com.br/mecanicas.htm

Também dê uma paquerada nisso:
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-cheve.htm

Se já não tiver de saco cheio então leia este:
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm

robertofs
19/04/2007, 10:57
No artigo "Chevette: veneno aspirado e motor de Opala (http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-cheve.htm)", o conceituado Iran Cartaxo não foi muito claro na sua afirmação:

"Preparar um motor como o do Chevette sem recorrer à sobrealimentação ou aumentar bastante o consumo é algo difícil, pois trata-se de motor de reduzido volume e, por seu projeto antigo, provido de pouco avanço tecnológico."

Bom, as coisas não são bem assim. O único ponto que julgo negativo no motor do Chevette, no conceito de "avanço tecnológico", é o seu cabeçote de ferro fundido. No mais, é um motor que usa comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, e conta com sistema cross-flow, o chamado fluxo cruzado, presente na maioria dos motores ditos "avançados" hoje. Como sabemos, um motor de ciclo otto convencional é basicamente o mesmo desde sua idealização ainda no século 19. Então, mensurar o quanto um motor de ciclo otto convencional é avançado é considerar mais o que ele tem por fora do que por dentro, e nesse aspecto, o motor do Chevette poderia ser classificado de ser "provido de pouco avanço tecnológico", já que não recebeu uma injeção eletrônica, antes que viesse a falecer ;-)

Porém, como já havia dito, uma coisa é fato, conforme afirmou o Iran Cartaxo:

"Não procede a informação de que o motor do Chevette seja frágil. Depois dos problemas iniciais de durabilidade do comando de válvulas (nos longínquos anos 70), não mais apresentou defeitos crônicos e sua vida útil é bem razoável. Claro que, como em todo motor, cuidados com lubrificação, uso moderado na fase de aquecimento e respeito às características originais -- não é um motor esportivo -- são vitais para usá-lo com confiança por muito tempo."

Originalmente não é um motor dos mais performáticos, assim como é o motor original do Niva. No caso do Niva, o que é feito para obter mais desempenho? Troca-se comando, carburação, ignição e, a mais efetiva para uma preparação aspirada, aumenta-se a capacidade cúbica do motor, geralmente, para 1.7. O motor do Chevette também pode ter sua capacidade cúbica aumentada para 1.7.

O que torno o conjunto motriz do Chevette opção viável para o Niva são os dados que seguem.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Mauricio Rossetto
13/06/2007, 19:33
Minha gente,

estou preparando o Boris IV e estou pensando em trocar o motor pelo motor do Tempra ou AP2000, mas do Tempra vai implicar em menos adaptações e consequentemente custo.
Então estou vendendo meu motor original do NIVA Praticamente ZERADO ou trocando por um motor de Tempra :idea:
Meu motor de 40000Km foi completamente desmontado limpo e remontado impecável, guias de corrente trocadas tá zero bala. Vai completinho.:concordo:

robertofs
14/06/2007, 23:42
Minha gente,

estou preparando o Boris IV e estou pensando em trocar o motor pelo motor do Tempra ou AP2000, mas do Tempra vai implicar em menos adaptações e consequentemente custo.
Então estou vendendo meu motor original do NIVA Praticamente ZERADO ou trocando por um motor de Tempra :idea:
Meu motor de 40000Km foi completamente desmontado limpo e remontado impecável, guias de corrente trocadas tá zero bala. Vai completinho.:concordo:

Dependendo do custo do motor do Tempra, resolva 6 possíveis problemas com uma cajadada só! Coloque motor AP com câmbio de Chevette, acoplado à caixa de transferência com o kit do Beto Kbção. Assim, você resolve motor, embreagem, câmbio, vibração e trincas no assoalho, e ainda por cima, terá uma manutenção simplificada quando precisar ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Marcio Rossetto
17/06/2007, 16:23
Caro Maurício , o barato sai caro .

Parabéns pelo bom senso , pelo meno voce fala em Ap 2.0 Enquanto o povo reluta em dizer em ap 1.8 ( trocar seis por meia dúzia ) .

No ap 2.0 voce terá no mínimo torque de 19 KGF/m !!!!!! , não me lembro bem .

Por isso que tem uma pancada de Niva ap 1.8 para vender , o camarada gasta pra caramba e não sente o tesão .

Coloquei o ap 2.0 no meu Niva com um Kit da Erosão , que comprei pela Internet de um camarada do Paraná por 500,00 latinhas .


Tipo caixa seca fundida em alumínio sem flange .

Hoje com o alcool em Sampa a R$ 1,19 estou dando pulos de alegria . Faz 5 por litro .

O barato saiu caro , depois tive que comprar outras peças do Bacelar e ajustar varios itens para dar certo o Kit da Erosão .

Recomendo comprar o Kit do Rogério Bacelar , tenho que admitir que tudo funciona que nem um relógio e há critério de engenharia , apesar de seu atendimento ser nota 3 , até hoje esta me devendo algumas respostas sobre os outros kITS . Fala com o Rodrigo do Atacama que é gente finíssima e confiável e ainda parcela com ele .

Agora , quando for por o ap 2.0 não deixe de reforçar o suporte do diferencial , pois senão vai quebrar os prisioneiros . Tenho um esquema bom e podemos mostrar .

Um reforço adicional no assoalho do cambio , também resolve os outros .

Uma adaptação parece simples , porém o que pega é ajustar o escapamento , garfo de embreagem , cabos , suportes do motor , coxins , carter , motor de arranque e etc . Põe no Lapis isso com o do tempra , e sai bem mais caro que 1500 latinhas do Kit do Bacelar, vem tudo prontinho e funciona mesmo !
Não estou ganhando comissão , como voce é Primo quero sua felicidade :grin:

Com relação ao cambio do chevette , não sei não , depois que eu mesmo desmontei o do Niva e vi por dentro a simplicidade e robustes da primeira a quarta marcha ( a falha esta na quinta apenas ) trocar por um de chevette, so se o histórico for muito bom e ninguem tem ainda um histórico disso , as experiências são poucas e precoces . E o França sabe disso . :stop:

robertofs
18/06/2007, 10:14
Com relação ao cambio do chevette , não sei não , depois que eu mesmo desmontei o do Niva e vi por dentro a simplicidade e robustes da primeira a quarta marcha ( a falha esta na quinta apenas ) trocar por um de chevette, so se o histórico for muito bom e ninguem tem ainda um histórico disso , as experiências são poucas e precoces . E o França sabe disso . :stop:

Meu camarada, basta ver nesse forum o quanto de CJ's já usam câmbio de Chevette, daí você acha mesmo que não serviria pra Niva? :shock:

Fala sério! :parede:

Bom, mas cada um cada um! Como já disse inúmeras vezes, não é questão de ser melhor ou pior que o do Niva. Se vai trocar de motor, porque já não aproveita e faz a coisa bem feita? Vai usar motor nacional com embreagem russo-brasileira acionada hidraulicamente (que costuma dar problemas no ajuste após adaptação do AP :???: ), câmbio russo e acoplamento russo? Se a preferência é por peças russas, então melhor investir no repotenciamento do motor russo, como por exemplo, um turbo a 0,8kgf/cm2, que além de ficar mais barato, vai deixar qualquer AP 2.0 aspirado pra trás. Assim, continua tudo russo :twisted:

Sobre o kit do Bacelar, ainda bem que você teve sorte, porque o que ele mandou pra Goiânia-GO, pro nosso camarada Popó, foi simplesmente jogado no lixo porque veio cheio de defeitos, e isso depois de ter esperado mais de 60 dias. Talvez ele seja mais cuidadoso com os clientes da região sudeste :concordo:

Acho que pra aqueles que estão dispostos a abrir mão da originalidade, o mais coerente é partir pra uma nacionalização mais completa, e não menos robusta como erroneamente alguns acreditam. Daí, é ir pra qualquer lugar com tranquilidade, sem ter que se preocupar se haverá um "especialista" em Niva aonde for, como é nos CJ's e outros jipes nacionais :dance:

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Mauricio Rossetto
12/07/2007, 10:52
Camaradas, me apareceu uma oportunidade de comprar por R$2.800,00 todo sistema de motorização (do radiador ao tanque - toda injeção, escapamento, motor, tubulações, chicotes...até o tanque) de Tempra. Com nota fiscal.
Cês acham interessante? Veja bem, moro no eixo Rio - São Paulo e uso GNV e estou (economicamente falando) satisfeitíssimo.
Esse carro (Leilão) vai rolar daqui a 2 semanas.

Mauricio Rossetto
14/07/2007, 10:59
Camaradas, revendo as mensagens aqui no forum com as opiniões de cada um, resolvi optar por último ao motor AP2000. Vou a princípio talvez montá-lo carburado, depois passá-lo para injeção sei lá. Mas realmente o custo benefício a médio prazo (rodo muito) será melhor o AP, pois consome menos.
Então se alguém souber de um motor AP2000 para vender ou fazer rolo (tenho um motor 1.6 de Niva com 80 mil rodados, com 0,7mm de cabeçote rebaixado e polia regulável SOBE)
Tem um camarada com um KIT de adaptação do AP pro Niva, alguém sabe se já fez negócio?

spainelt
25/09/2007, 16:36
Colegas que pistao usar do monza no 1.6 do chevette aberto pra 1.7? 1.8 familia II 1990 em diante e que media std 0.50 ou 1.00?

alessandrosp
26/09/2007, 00:43
Também comprei meu Kit com o Rodrigo do Atacama no ano passado. Relamente ele é gente fina, até ligou para o meu mecânico para dar as dicas de montagem. Se colocou à disposição para ir na oficina, caso precisasse. Eu instalei o motor ap com o kit e o mecânico disse pra voltar depois de 1 ou 2 semas para reapertas os parafusos. Um ano e pouco depois não precisei fazr absolutamente nada! Está tudo na mais perfeita ordem.:concordo:


Caro Maurício , o barato sai caro .

Parabéns pelo bom senso , pelo meno voce fala em Ap 2.0 Enquanto o povo reluta em dizer em ap 1.8 ( trocar seis por meia dúzia ) .

No ap 2.0 voce terá no mínimo torque de 19 KGF/m !!!!!! , não me lembro bem .

Por isso que tem uma pancada de Niva ap 1.8 para vender , o camarada gasta pra caramba e não sente o tesão .

Coloquei o ap 2.0 no meu Niva com um Kit da Erosão , que comprei pela Internet de um camarada do Paraná por 500,00 latinhas .


Tipo caixa seca fundida em alumínio sem flange .

Hoje com o alcool em Sampa a R$ 1,19 estou dando pulos de alegria . Faz 5 por litro .

O barato saiu caro , depois tive que comprar outras peças do Bacelar e ajustar varios itens para dar certo o Kit da Erosão .

Recomendo comprar o Kit do Rogério Bacelar , tenho que admitir que tudo funciona que nem um relógio e há critério de engenharia , apesar de seu atendimento ser nota 3 , até hoje esta me devendo algumas respostas sobre os outros kITS . Fala com o Rodrigo do Atacama que é gente finíssima e confiável e ainda parcela com ele .

Agora , quando for por o ap 2.0 não deixe de reforçar o suporte do diferencial , pois senão vai quebrar os prisioneiros . Tenho um esquema bom e podemos mostrar .

Um reforço adicional no assoalho do cambio , também resolve os outros .

Uma adaptação parece simples , porém o que pega é ajustar o escapamento , garfo de embreagem , cabos , suportes do motor , coxins , carter , motor de arranque e etc . Põe no Lapis isso com o do tempra , e sai bem mais caro que 1500 latinhas do Kit do Bacelar, vem tudo prontinho e funciona mesmo !
Não estou ganhando comissão , como voce é Primo quero sua felicidade :grin:

Com relação ao cambio do chevette , não sei não , depois que eu mesmo desmontei o do Niva e vi por dentro a simplicidade e robustes da primeira a quarta marcha ( a falha esta na quinta apenas ) trocar por um de chevette, so se o histórico for muito bom e ninguem tem ainda um histórico disso , as experiências são poucas e precoces . E o França sabe disso . :stop:

robertofs
02/10/2007, 18:35
Colegas que pistao usar do monza no 1.6 do chevette aberto pra 1.7? 1.8 familia II 1990 em diante e que media std 0.50 ou 1.00?

Camarada, manda um email pro Beto Kbção (beto.kbcao@gmail.com) com sua dúvida que ele te dá a dica necessária para você fazer sem erro.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

tiaomsiq
02/11/2012, 19:38
Amigos,
Estou agora em Paraty-RJ de Niva é claro, e no caminho ví um Niva vendendo em Cunha e parei para perguntar..... e conheci o Helio Garcia. O camarada é simplesmente fantástico em customização e reforma: imaginem que quando entrei em sua oficina estava lá um outro Niva sendo customizado por ele, onde recebeu lanternas e tampa traseira de carros nacionais (como do Niva 95) realmente incrível trabalho e perfeição. Estava também com teto solar e a mecânica? Debaixo do capô um motor Tempra de 110 cv, sistema de freio e coluna de direção tudo do Tempra, segundo tanque (debaixo da mala) e tudo muito bem feito, caixa de direção de Santana.... Ele já preparou mais de 20 Nivas e realmente é um dos mecânicos (ele está mais para engenheiro projetista) melhores que já conheci. Respondendo uma pergunta acima, o Motor do Tempra foi feito pra caixa do Niva (hehe) encaixa perfeitamente, um para o outro. Se quiserem contactá-lo:

Helio Garcia

Cidade de Cunha (entre Rio e SP entra na altura de Guaratinguetá, anda 60 Km na estrada para Paraty)
12 3111-2363 OficinaAmigo Mauricio Rossetto gosto muito de conversar com os mestres, me forneça o e-mai do Hélio Garcia! Grato tiaomsiq@hotmail.com ou tiaomsiq@gmail.com (NIVA AZUL - MOTOR DIESEL
ATD / TDI 115CV)