Ver Versão Completa : Qual o valor de compressão? Motor fraco. Amigos me ajudem por favor!!!!
marcelo silva
05/09/2006, 16:58
Amigos, tenho um Vitarinha 8V 93. Desde que comprei (a 1 ano) reparei que meu carrinho é muito fraco. Na reta até desenvolve bem...mas na subida.....só de 2º ou 1º.
Já verifiquei o ponto, troquei velas, cabo de velas, filtros, bomba de gasolina, mandei descarbonizar TBI, bico, limpar coletor, arranquei o catalizador, só uso gasolina aditivada, não há códicos do check-engine.
Nada disso adiantou.Tá muito pior que um carro 1000.
Coloquei meu mecânico (Japan auto-parts) contra a parede. Ele mediu a compressão e deu 11 bar em cada cilindro.Disse que este valor é muito baixo e provavelmente precisarei fazer a parte de cima do motor.
Para tirar a dúvida liguei para a Alternativa 4x4 e para minha surpresa o mecânico disse que o valor normal é 8 bar e portanto meu carro esta com a pressão alta.
Alguem sabe o parâmetro correto para meu jipe????
Alguém tem alguma dica do que eu preciso fazer para deixa-lo mais forte????Não quero desistir do carro por esse motivo.
a taxa de compressao do motor G16 8v se nao me engando é 9:1, ou seja 9 bar
T+
AlemãoRS
05/09/2006, 20:54
Qual pneu está usando?Por acaso esta com 31"?
Já andou em outro vitara?
Se está com pneu maior, ele fica mais xoxô mesmo..
A taxa de compressão é esta que o Fabiano informou...
marcelo silva
06/09/2006, 00:03
Olá Alemão. Obrigado pela atenção.
Estou com pneus 235X75Xr15. Maiores que os originais. No entanto, quando estava com pneus 215X75Xr15 o carro tbm apresentava um desempenho ruim.
O mecânico da Alternativa me disse que os 11 Bar medidos é indício que as valvulas estão desreguladas e este é o motivo da baixa potência.
Cara, nunca andei em outro Vitara mas tenho certeza que tem alguma coisa errada. Meu carro só encara uma subida em 1º marcha....isso é normal?????
Marcelo,
eu por desencargo de conciencia daria uma checada nos freios traseiros. Quem sabe não é a lona que tá pegando e segurando o carro?
[]´s
marcelo silva
06/09/2006, 08:20
Fio, obrigado pela atenção.
Já verifiquei o freio traseiro. Prá falar a verdade a lona esta bem gasta........creio não ser esse o motivo do fraco desempenho. Acho que o "buraco" é mais embaixo......
kra.. se a pressao estivess a 11 bar, certamente o desempenho seria até melhor que o original, porem resultaria em "batida de pino" com nossa gasola ruim..
vc disse que conferiu o ponto, em em quantos graus está o ponto inicial ?
pergunta besta... seu filtro de ar tá novo ?
T+
AlemãoRS
06/09/2006, 09:27
Será que o antigo dono não rebaixou o cabeçote?
Sendo assim, se tu ajustar o ponto pra taxa original, ele vai estar sempre adiantado, não tendo o desempenho esperado.
Pode ser isso?
marcelo silva
06/09/2006, 09:57
A pressão esta em 11 bar. Certeza. Vi o mecânico medir com meus próprios olhos. O filtro de ar esta em boas condições no entanto não sei em quantos graus esta.
Alemao... se o cabecote estiver taxado e com o ponto original ( se nao me engano 9 graus) o motor ficaria muito esperto, porem grilaria em carga..
Marcelo... realmente pode ser que seu motor já tenha passado por uma retifica e rebaixaram o cabecote, dai a taxa fica mais alta mesmo, e p/ nao "grilar" é preciso atrasar o ponto, o que deixa o carro xoxo em baixa rotacao..
peca o seu mecanico para aferir o ponto... o NORMAL é 8~9 graus ( considerando um motor com a taxa ORIGINAL que é 9bar)
T+
marcelo silva
06/09/2006, 13:26
Fabil/Alemão obrigado pelo apoio. Vou verificar qual o ajuste do ponto do meu carro e posto o resultado. Valeu.
Kayne MELO
06/09/2006, 14:26
Caro Colega,
a taxa de compressão "stand" é : 14bar
Limite : 11 bar
Diferença máxima entre dois cilindros: 1 bar
Se a medida que vc mencionou foi de 11 bar nos quatro cilindros, provavelmente o defeito não está na compressão.
Verifique se a pressão da bomba de combustível está ok e se o regulador de pressão nao está travado aberto. Caso esteja, substitua por outro.
Abraço
Estamos as ordens.
OPS: o Kayne tem toda rasao..
acabei de ler no manual de servico aqui
a Taxa de compressao a medir do manometro devera ser de 14bar sendo o limite de 12bar... ( olhei como base o motor G13B do samurai)
se a sua for mesmo 11bar tá baixa ou no limite
T+
marcelo silva
06/09/2006, 22:37
Kayne, Fabil obrigado pela atenção dispensada.
11 bar esta baixo então????? Kayne, onde se localiza a válvula reguladora de pressão que vc citou???
Kayne MELO
08/09/2006, 10:27
Marcelo,
realmente está baixa, mas dentro do limite, não acredito que esteja causando o problema mencionado. Até porque os valores estão iguais nos quatro cilindros.
Quanto ao regulador de pressão de combustível, é comum ele não apresentar vazamento mas travar na posição "aberto", o que provoca a perda de força no motor. Ele fica localizado no corpo de injeção, de um lado liga a mangueira de combustível, do outro sai uma manguera fina que liga ao vácuo do coletor no próprio corpo de injeção.
Já que a luz de "check engine" não acendeu, provavelmente o problema é de ordem mecânica e não eletrônica.
Ps. Esta é apenas uma das probabilidades da causa.
Caso não resolva, envie mais informações sobre o sintoma que agente tenta ajudar daqui.
Estamos as ordens.
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