Conectar

Ver Versão Completa : Qual o valor de compressão? Motor fraco. Amigos me ajudem por favor!!!!



marcelo silva
05/09/2006, 16:58
Amigos, tenho um Vitarinha 8V 93. Desde que comprei (a 1 ano) reparei que meu carrinho é muito fraco. Na reta até desenvolve bem...mas na subida.....só de 2º ou 1º.

Já verifiquei o ponto, troquei velas, cabo de velas, filtros, bomba de gasolina, mandei descarbonizar TBI, bico, limpar coletor, arranquei o catalizador, só uso gasolina aditivada, não há códicos do check-engine.

Nada disso adiantou.Tá muito pior que um carro 1000.


Coloquei meu mecânico (Japan auto-parts) contra a parede. Ele mediu a compressão e deu 11 bar em cada cilindro.Disse que este valor é muito baixo e provavelmente precisarei fazer a parte de cima do motor.
Para tirar a dúvida liguei para a Alternativa 4x4 e para minha surpresa o mecânico disse que o valor normal é 8 bar e portanto meu carro esta com a pressão alta.

Alguem sabe o parâmetro correto para meu jipe????

Alguém tem alguma dica do que eu preciso fazer para deixa-lo mais forte????Não quero desistir do carro por esse motivo.

Fabil
05/09/2006, 17:12
a taxa de compressao do motor G16 8v se nao me engando é 9:1, ou seja 9 bar

T+

AlemãoRS
05/09/2006, 20:54
Qual pneu está usando?Por acaso esta com 31"?
Já andou em outro vitara?
Se está com pneu maior, ele fica mais xoxô mesmo..

A taxa de compressão é esta que o Fabiano informou...

marcelo silva
06/09/2006, 00:03
Olá Alemão. Obrigado pela atenção.

Estou com pneus 235X75Xr15. Maiores que os originais. No entanto, quando estava com pneus 215X75Xr15 o carro tbm apresentava um desempenho ruim.

O mecânico da Alternativa me disse que os 11 Bar medidos é indício que as valvulas estão desreguladas e este é o motivo da baixa potência.

Cara, nunca andei em outro Vitara mas tenho certeza que tem alguma coisa errada. Meu carro só encara uma subida em 1º marcha....isso é normal?????

Fio
06/09/2006, 03:23
Marcelo,

eu por desencargo de conciencia daria uma checada nos freios traseiros. Quem sabe não é a lona que tá pegando e segurando o carro?

[]´s

marcelo silva
06/09/2006, 08:20
Fio, obrigado pela atenção.

Já verifiquei o freio traseiro. Prá falar a verdade a lona esta bem gasta........creio não ser esse o motivo do fraco desempenho. Acho que o "buraco" é mais embaixo......

Fabil
06/09/2006, 09:01
kra.. se a pressao estivess a 11 bar, certamente o desempenho seria até melhor que o original, porem resultaria em "batida de pino" com nossa gasola ruim..

vc disse que conferiu o ponto, em em quantos graus está o ponto inicial ?

pergunta besta... seu filtro de ar tá novo ?

T+

AlemãoRS
06/09/2006, 09:27
Será que o antigo dono não rebaixou o cabeçote?
Sendo assim, se tu ajustar o ponto pra taxa original, ele vai estar sempre adiantado, não tendo o desempenho esperado.
Pode ser isso?

marcelo silva
06/09/2006, 09:57
A pressão esta em 11 bar. Certeza. Vi o mecânico medir com meus próprios olhos. O filtro de ar esta em boas condições no entanto não sei em quantos graus esta.

Fabil
06/09/2006, 10:14
Alemao... se o cabecote estiver taxado e com o ponto original ( se nao me engano 9 graus) o motor ficaria muito esperto, porem grilaria em carga..

Marcelo... realmente pode ser que seu motor já tenha passado por uma retifica e rebaixaram o cabecote, dai a taxa fica mais alta mesmo, e p/ nao "grilar" é preciso atrasar o ponto, o que deixa o carro xoxo em baixa rotacao..

peca o seu mecanico para aferir o ponto... o NORMAL é 8~9 graus ( considerando um motor com a taxa ORIGINAL que é 9bar)

T+

marcelo silva
06/09/2006, 13:26
Fabil/Alemão obrigado pelo apoio. Vou verificar qual o ajuste do ponto do meu carro e posto o resultado. Valeu.

Kayne MELO
06/09/2006, 14:26
Caro Colega,


a taxa de compressão "stand" é : 14bar

Limite : 11 bar

Diferença máxima entre dois cilindros: 1 bar


Se a medida que vc mencionou foi de 11 bar nos quatro cilindros, provavelmente o defeito não está na compressão.

Verifique se a pressão da bomba de combustível está ok e se o regulador de pressão nao está travado aberto. Caso esteja, substitua por outro.

Abraço
Estamos as ordens.

Fabil
06/09/2006, 15:10
OPS: o Kayne tem toda rasao..

acabei de ler no manual de servico aqui

a Taxa de compressao a medir do manometro devera ser de 14bar sendo o limite de 12bar... ( olhei como base o motor G13B do samurai)

se a sua for mesmo 11bar tá baixa ou no limite

T+

marcelo silva
06/09/2006, 22:37
Kayne, Fabil obrigado pela atenção dispensada.

11 bar esta baixo então????? Kayne, onde se localiza a válvula reguladora de pressão que vc citou???

Kayne MELO
08/09/2006, 10:27
Marcelo,

realmente está baixa, mas dentro do limite, não acredito que esteja causando o problema mencionado. Até porque os valores estão iguais nos quatro cilindros.
Quanto ao regulador de pressão de combustível, é comum ele não apresentar vazamento mas travar na posição "aberto", o que provoca a perda de força no motor. Ele fica localizado no corpo de injeção, de um lado liga a mangueira de combustível, do outro sai uma manguera fina que liga ao vácuo do coletor no próprio corpo de injeção.
Já que a luz de "check engine" não acendeu, provavelmente o problema é de ordem mecânica e não eletrônica.

Ps. Esta é apenas uma das probabilidades da causa.

Caso não resolva, envie mais informações sobre o sintoma que agente tenta ajudar daqui.

Estamos as ordens.