PDA

Ver Versão Completa : mIRC - Chat de jipeiros funcionado



Dennis Figueiredo
27/02/2004, 15:24
Galera so pra lembrar que foi abertto a sala 4x4brasil no mIRC, so falta o pessoal marcar horário pra aparecer por lá :wink:

Martin Melcop
27/02/2004, 19:04
qual canal??? dalnet???

Elmer_Jeep
27/02/2004, 20:44
mirc, eu adoro mirc :D :D 8) . Dennis, digita ai direitinho o nome do canal
tipo: /j # (nome do canal).

Depois vou v se encontro algumas informações pra quem naum conhece o IRC poder utilizar. É facil de instalar e de usar tb, e o usuário também pode entrar em canais da sua cidade. Dá pra trocar fotos on-line. Resumindo, é muito 10. 8) :twisted:

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR

bunny
27/02/2004, 22:09
Bom pessoal... algumas informações uteis:

o mIRC pode ser acessado usando o programa do mIRC mesmo www.mirc.co.uk, em ingles, ou então algum script, por exemplo, o DusK www.dusk.com.br.

O canal se chama #4x4brasil, e está nos servidores da virtualife.

O servidor padrão da rede virtualife é o irc.virtualife.com.br.

Dois bons sites com informações são o www.virtualife.com.br e o www.vircio.org.

Estou sempre no canal, meu nick é bunny, e se as vezes não responder as mensagens, é pq não estou na frente do micro mesmo.

espero ter ajudado

[]s

H3nr!qu3
28/02/2004, 00:04
po bunny num consigo nem conecta o negocio!
Da uma ajuda ai alguem antes que eu do umas porradas nesse pc :twisted:

Eduardo Velo
28/02/2004, 11:30
Galera dos Chats , nunca entrei num chat e não faço a menor idéia de como é isso , será que não daria pra simplificar o caminho ou dar explicação de como funciona ???

[]s agradecidos desde já pela colaboração ...

Polvora
28/02/2004, 13:16
O que é - Tipos de CHAT - Como Funciona;
Os Principais CHATS

Chat vem do Inglês, e significa Bate papo, conversar, fofocar. Um chat , em jargão internauta, significa um lugar virtual onde diversas pessoas podem se encontrar on line, para conversar sobre os mais variados temas.

A conversa acontece praticamente em tempo real, ou seja: alguém digita uma mensagem e a envia através do computador. Em uma seqüência imediata outra pessoa recebe a mensagem do ‘outro lado’ podendo ler e responder a mensagem , dentro da mesma continuidade.

Na Internet, este tipo de contato pode ser feito de várias maneiras, sendo que as três principais são o Webchat , o ICQ( I seek you) e o IRC (Internet Relay Chat), sendo este ultimo aquele sobre o qual nos deteremos mais.

I R C

O IRC é um chat mais avançado, com mais opções, mais rápido e mais utilizado do que o Chat HTML, e é nas redes de IRC que o nosso sistema de busca é baseado. Para a utilização do IRC, o usuário precisará de um programa específico (o mais usado chama-se mIRC) ou pode também acessar pela web sem a necessidade de nenhum download, através do que chamamos de WebIRC.

Existem no Brasil e em Portugal várias redes de IRC, tendo nelas dezenas de milhares de salas de chat (canais). Grande parte das redes de IRC são criadas e mantidas pelos próprios usuários, muitas vezes sem incentivo e patrocínio de empresas.

mIRC
WebIRC

Para acessar o IRC, o usuário conecta- se a um servidor de IRC. Um servidor é o seu meio de acesso a uma rede dentro do qual os usuários podem se comunicar. As redes são compartilhadas por servidores interconectados entre si. Em seguida, a pessoa escolhe um canal (sala do chat) e dentro deste canal inicia o bate-papo em tempo real com outros usuários.

Uma vez dentro do canal, o usuário pode manter conversas públicas ou privadas com outros usuários. Numa tela principal falam, ou, no jargão internauta, teclam todas as pessoas presentes, enviando recados públicos, que, portanto, podem ser lidos por todos os participantes desse canal. Em paralelo a esse procedimento, você pode clicar os nicks das pessoas presentes para ter com elas uma conversa particular. Cada usuário pode participar de quantos canais quiser simultaneamente, bem como falar com tantas pessoas quanto desejar.

Cada canal possui na maior parte das vezes um operador, que é a pessoa que define as regras do canal. Essas regras se referem a vários tipos de comportamento: a etiqueta, o linguajar, brigas entre usuários, impedimento de propagandas, etc. As pessoas que cumprem essa função são identificadas pela presença do símbolo arroba (@) na frente do seu nick. São os ops., ou seja operadores. Somente eles tem meios de excluir pessoas que infringirem as regras estabelecidas no canal.

I C Q

O ICQ é um programa especifico, que tem como característica principal compor uma "lista" das pessoas conhecidas com quem você conversa usualmente. Logo que se ‘entra’ neste programa, o próprio sistema aponta quais são os usuários conhecidos que estão on line naquele momento. Este programa permite também a seus usuários a comunicação por chat, troca de mensagens, troca de arquivos, fotos, entre outras coisas.

WebCHAT

WebChat, também chamado de CHAT HTML, são chats como UOL, BOL, Terra e outros do gênero. São chats sem muitas opções e principalmente sem velocidade, são chats lentos e simples, normalmente visitados por iniciantes ou pessoas que não querem se dar o trabalho de fazer o download de um programa simplesmente para acessar alguns minutos de chat. Essas pessoas, como a maioria, desconhece a existencia do WebIRC.
--------------------------------------------------------------------------------

DENTRO DA SALA DE CHAT- COMO FUNCIONAM AS COMUNIDADES

--AS REGRAS, PAPOS, CONVERSAS

Um canal, depois de algum tempo acaba se transformando em uma verdadeira comunidade. As pessoas acabam acessando sempre a mesma sala, no mesmo horário, com o mesmo nick, para encontrar as pessoas já conhecidas.

Os operadores mantém o canal em ordem, fazendo com que se respeitem as regras. Que regras são estas? Basicamente, não falar palavrões, não fazer flood, não gritar, não fazer propaganda de qualquer espécie, entre outras coisas.

Se alguém quebrar uma dessas regras, a pessoa é kickada (chutada, expulsa) do canal, ou então pode ser banida, ou seja, impedida de voltar ao canal por alguns minutos.

As pessoas também perguntam sobre outros amigos, se estão on line ou não, contam piadas, torcem para times de futebol, dão noticias recentes, cantam, recitam poesias, perguntam e recebem informações sobre os mais diversos assuntos(em especial sobre computadores), ajudam os novatos , etc.

Quanto as mensagens particulares, não há como especular sobre a quantidade e variedade de temas. Uma boa parte dessas pessoas deseja fazer amigos, ou encontrar namorados(as) . Varias delas, principalmente homens, procuram mulheres para fazer cybersexo.

Alguns desejam apenas conversar para passar o tempo, enquanto outros fazem das conversas no chat verdadeiras sessões de desabafo sobre problemas emocionais. Além disso, há os que se divertem exclusivamente provocando brigas e bagunças no canal.

Os canais são freqüentados por pessoas de quase todas as idades, de todos os lugares do país e também do mundo. Qualquer pessoa de qualquer lugar pode acessar o canal.

E, nessa torre de Babel, que língua se fala?

A LINGUAGEM: O IRCQUES - EMOTICONNS E ACRONIMOS

Cada canal utiliza ao menos dois idiomas: a língua do país em que foi criado e o que se chama de IRCques. O IRCques é composto de acrônimos e emoticons, alem de vários jargões sobre palavras de computadores.

Os acrônimos são abreviações de palavras muito usadas. Na Internet o tempo é precioso, e jamais perde-se tempo escrevendo corretamente. Nos canais, tudo é abreviado ou simplificado, o que torna a língua natal(no nosso caso, o português), um terror para os professores de gramática e ortografia.

Como uma das idioma mais falado na Internet é o Inglês, muitos acrônimos vem da língua inglesa. Por ex. , é comum o uso da expressão "LOL "= "Lots of laugh" , ou "Laughs out Loud" - que significa " um monte de risadas" ou "rir muito alto".

A palavra escrita nem sempre passa a emoção ou o tom desejado da conversa. Para isso, são usados os emoticons, ou seja, sinais de acentuação que, se vistos de lado, formam "carinhas", como por ex.

:) uma cara feliz

:( uma cara triste

:-D um sorriso

:cry: Chorando

E , a cada dia com certeza são criados mais e mais emoticons. Isso facilita a comunicação porque uma mesma frase, dita sem o emoticon, gera confusão. Por ex.

>Que coisa mais feia que v c fez!

É diferente de:

> Que coisa mais feia que v c fez :)

A segunda frase expressa um tom de brincadeira, enquanto a primeira é mais seria, podendo sinalizar repreensão . Há uma outra maneira de exprimir emoção no mIRC: com um comando especifico, a letra fica cor de rosa, e indica uma ação.

* Farfalla beija Growly

São usadas também muitas onomatopéias para exprimir sons. Uma risada pode ser:

>ehehehehehe, num tom sarcástico, mas se ela for alta e escrachada será: >HAHAHAHAHAHAHAHA

Normalmente, quando se usam letras maiúsculas , significa que a pessoa esta gritando, e por isso há o impedimento do caps lock na tela principal. Do contrario a tela toda vira uma "gritaria".

Fazem parte do IRCques, também , as palavras referentes aos acontecimentos do próprio programa: quando o usuário foi Kickado, banido, está away (o computador esta ligado, mas a pessoa não esta mexendo nele) , has quit (se desconectou do programa), netsplit (quando um dos servidores "cai" derrubando um numero grande de usuários), entre outros termos. Não pretendemos aqui fazer uma lista exaustiva desses termos todos, mas apenas dar uma idéia ao leitor.

Alem disso, ainda podem ser trocados , entre os usuários, fotos e pequenos desenhos feitos com sinais gráficos e acentos. Como uma rosa : @>-----}------ , etc.

OS NICKS EM INTERNET
O Nick é o apelido pelo qual o usuário será chamado numa sala de chat. Para evitar confusão, as pessoas evitam entrar com seus nomes verdadeiros. Nos canais, não podem haver nicks repetidos. Se dois usuários entrarem com o mesmo nick, aquele que entrou por ultimo é disconectado ou então passa a ser chamado por um apelido genérico, como por exemplo "ChatMania_0000" ou "Guest_8273".

As pessoas costumam registrar seus nicks para que nenhuma outra possa usá-los, e há verdadeiras "guerras", as vezes , para possuir um nick.

Alguns entram com seu nome verdadeiro, ou então suas iniciais. Aparecem muitos nomes de animais, artistas, cantores, escritores (Richard Bach), profissões (que nem sempre correspondem a do usuário), nomes com apelativo sexual (Gostosão, Sex machine), Adjetivos (Ciumento, Lindona) , nomes de alimentos ( Provolone, Beringela).

Há também os que usam os nicks referentes a figuras e seres mitológicos, personagens de filmes, (Dr. Jones), personagens históricas (Nietzsche, Einstein), personagens de jogos de RPG, personagens de gibis, entre muitas e muitas outras categorias de nicks.

Muitos acompanham o nick com sua localidade (Angel_SP ; Zorro_RJ ), ou então por um número, que costuma ser a idade da pessoa (Casado_45). As vezes o nick é acompanhada por uma emoção (Princesa_Leia_triste; Buldog_com_sono).

Muitas vezes é interessante observar como, durante o chat , as pessoas se "comportam" de acordo com os nicks, o que leva um "Gatinho_24" a ficar "miando" na tela principal; um "Don_Juan_DF" a distribuir "rosas" para as mulheres do canal ; um "Cigano" a "ler a mão" de todos na tela.

IRContros : NA REALIDADE

Muitos canais acabam marcando IRContros. Ali é que as pessoas acabam por se conhecer presencialmente, encontram os amigos, conhecem as novas amizades, ou as vezes, amizades muito antigas mas que nunca haviam tido contato presencial.

Em alguns desses IRContros, é comum as pessoas usarem uma etiqueta com seu nick escrito, para que ela possam ser reconhecidas pelos outros. Os canais mais organizados providenciam fotos desses encontros e fazem um álbum de fotografias (virtual, é claro), que expõem on line.

Esses IRContros muitas vezes trazem grandes surpresas e decepções; namorados virtuais finalmente se conhecem, e pode ou não iniciar um namoro convencional. As vezes, também o contato presencial acabe por terminar com longas amizades virtuais.

FONTE:Ubbi (http://chatmania.ubbi.com.br/iniciantes.php)
Baseado no texto:
"Tudo o que você queria saber sobre as salas de Chat"
De Ivelise Fortim de Campos.

H3nr!qu3
28/02/2004, 13:43
Po Polvora eu acho q eu sabia issu!!
Eu nao to conseguindo conectar o meu mirc!!

Voce pode me ajudar?

[]`s valeu pela força ai

Polvora
28/02/2004, 14:02
Henrique,

Pra falar a verdade eu nunca instalei ou tenho hábito de usar esses trecos não :roll: . Heheheheh se minha muié pega eu na net trocando ideía com alguém ela nem pergunta, já me enche de porrada :x :x :x , mas clica nesse link (http://atascript.megahospedagem.com.br/Aracatuba_Script_Efficiency.exe) esse parece ser bom :wink: totalmente em português vê se dá certo ok.

Eduardo Velo
28/02/2004, 14:29
Meu grande camarada Polvora , grato pela aula .
Tenho o tal do MSN , mas issso não é Chat pelo que entendi , certo ??
Não tem um jeito + facil , invés de instalar isso e aquilo , por ex. fazer um caminho através do 4x4brasil , que aí qdo tivesse alguém acessando o site poderia tbm entrar no tal Chat ??

[]s...

H3nr!qu3
28/02/2004, 14:44
E agora como faço pra o chat do 4x4?

[]`s valeu pela ajuda

Polvora
28/02/2004, 19:20
Tenho o tal do MSN , mas issso não é Chat pelo que entendi , certo ??
O MSN é um chat também, no caso dele ele utiliza um programa "Messenger" que é da Micro$oft.

Não tem um jeito + facil , invés de instalar isso e aquilo , por ex. fazer um caminho através do 4x4brasil , que aí qdo tivesse alguém acessando o site poderia tbm entrar no tal Chat ??
Acho que já rolou um tópico sobre esse chat dentro do Fórum mas eu não sei se é viável teriamo...

...achei clica aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1403&start=15&postdays=0&postorder=asc&highlight=) acho que podemos :twisted: continuar esse tópico :twisted: :twisted: :twisted:

[]s esperando o chefe brigar :twisted:

Jqest
28/02/2004, 23:01
Como alguns usuarios estão tendo dificuldades de utilizar o mIRC, resolvi fazer um tutorial básico para o pessoal poder se falar ao vivo.

-- Instalar o mIRC ( http://www.mirc.com/ )

-- Escrever suas informacoes na tela "mIRC Options", Full Name, Email Address, Nickname e Alternative e teclar enter
http://planeta.terra.com.br/esporte/defender90/options.jpg

-- Escrever /server irc.virtualife.com.br
http://planeta.terra.com.br/esporte/defender90/server.jpg

--Esperar um pouco

--Escrever /j 4x4brasil
http://planeta.terra.com.br/esporte/defender90/channel.jpg

--Pronto, agora voce ja pode falar com o pessoal no mIRC (se tiver alguem, hehe)


Para usuarios "avançados" pode-se adicionar no Alias (icone superior verde escrito "/a") do mIRC Editor as linhas de comando:

/f1 /server irc.virtualife.com.br
/f2 /j 4x4brasil

E para conectar é so teclar f1 e f2 respectivamente

Espero ter ajudado...

H3nr!qu3
29/02/2004, 00:31
E ai pessoal blz?

Finalmente consigui entra no chat!!

Vamus marcar o horario ou abri um enquete entaum q tal?

Elmer_Jeep
29/02/2004, 13:11
ae galera, a aula do pólvora foi muito 10, era maisoumenos isso q eu fiquei de procurar na net e postar aki, mas como to sem pc naum tenhu tempo pra navegar tanto, tipo, eu conecto pela brasnet www.brasnet.org tem muitas informações sobre irc e é bem ligth pra operar e se habituar como no caso de alguns q não tem experiencia, e pela brasnet temos uma grande opção de servidores que faz com q mais pessoas possam estar conectadas.

Bom como disse antes eu to sem pc e sem tempo pra ajudar com muitas explicações mas se tiver alguem ai com paciencia e experiencia no assunto, dá uma acessada no site da brasnet e tira algo de proveito pra passar pro pessoal aqui.

[]'

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR

NeRo
28/02/2006, 10:37
Este tópico tem 2 anos. :mrgreen:
Alguém usa IRC ainda por aqui? Ou estamos todos de MSN?

Dennis Figueiredo
28/02/2006, 13:37
mIRC esta condenado

SmootH_
28/02/2006, 16:19
eu entro no mirc ainda
mas mais no msn mesmo

Elmer_Jeep
28/02/2006, 17:07
Eu nem lembrava que esse tópico existia, nem recebi notificação dessas postagens, entrei poracaso.

Faz um bom tempo que deixei de entrar no mirc, nem tenho mais script instalado no pc, agora é só msn mesmo :!:

[]'s

Ramone
28/02/2006, 17:08
Po! Eu to nesse servidor virtualife ae e nao tem ng no canal que nem ta registrado!!

Fala o servidor e o nome do canal certo ae!

Obs: Usa a Brasnet!

NeRo
01/03/2006, 19:33
Perguntei só por curiosidade mesmo.:mrgreen: Já achava que todo mundo migrou pro Messenger.
Nem meu MSN eu abro porquê lá só tem os barbados daqui. :roll:
Abraços.