PDA

Ver Versão Completa : mais 1 iniciante. comprei a picape errada?

marcos ambrogi
04/09/2006, 22:20
Tenham paciência moçada que é a primeira vez!
Comprei uma ranger 2005 limited, 2.8. Li neste mesmo site que a compra seria um mico, por causa do lançamento no mesmo ano do motor 3.0 eletronic.
De qualquer maneira, apesar de sempre ter carro hatch, gostei muito da ranger, inclusive de seu desempenho. Vou me arrepender?
Abraço

Dieselboy
04/09/2006, 22:34
Marcos

Mico, discordo :discordo: não penso dessa maneira, pois quem geralmente adquire um veículo não o faz pensando em vendê-lo no mês que vem, pelo menos eu não!!! :discordo:

Por tratar-se de um utilitário geralmente irá passar os primeiros 100.000 km sem problemas de manutenção, além da rotineira é claro tais como: óleo, filtros, alinhamento e balanceamentos.

Além do que certamente você deve ter obtido um desconto na compra devido justamente à proximidade do lançamento da nova versão, não é mesmo?

Mico teria sido você pagar um preço igual ao da ranger 3.0 electronic.

Relaxe e desfrute da sua máquina!!! :concordo: :dance:

emerson_dickel
04/09/2006, 22:34
A quem goste mais da Ranger 2.8 com TGV (como eh o teu caso) do que da 3.0, meu pai por ex :) Mas sem duvida vc comprou uma excelente pickup, a minha com esse mesmo motor esta com 200 MIL KM e soh alegria, surgem as manutenções de rotina, mas nada de alarmante.

Meus parabens pela aquisição

marcos ambrogi
04/09/2006, 22:40
Bem... assim fico mais tranqüilo. Obrigado pelas respostas. Aproveitando, a pícape está com 30.000 e pelo o que vi no manual as revisões são de 10.000 em 10000Km. É necessária a revisão ou será mais uma das enrolações de concessionária?

Dieselboy
04/09/2006, 22:56
Enrolação? De forma alguma, pois as orientações quanto à manutenção partem do fabricante e não das concessionárias.

O que pode ficar a seu critério é partir para uma oficina particular, mas isto somente quando vença o período de garantia do veículo. Durante a garantia o melhor é ficar sob a tutela (refém) das Autorizadas.

Mas fica atento quanto ao serviço das Autorizadas, geralmente "orientam" o cliente a substituir peças desnecessariamente, peças estas que poderiam muito bem ainda durar um bom tempo.

Infelizmente esta é a impressão que tive das Autorizadas quando levávamos os veículos para as revisões.

Hoje nas Autorizadas somente compro as peças que não encontro no varejo e levo para minha oficina de confiança e ali também não dou "moleza" para o pessoal sempre questiono e peço 2 ou mais opiniões a respeito de determinado problema.

marcos ambrogi
04/09/2006, 23:08
Beleza. Vou fazer a revisão, até porque a comprei semana passada. Espero que não seja o olho da cara porque minha grana foi pro saco com a aquisição da ranger. Ainda aproveitando, a picape não veio com a capota marítima. Não entendo nada a respeito. Há vários modelos, preços? O que sugerem a respeito?

Dieselboy
04/09/2006, 23:29
Olha Marcos, como você mesmo disse, ou seja que é marinheiro de primeira viagem te recomendo o seguinte:

Você não pode descuidar de forma alguma há pelo menos cada 10.000 km no máximo é dos seguintes ítens;

1) Troca de óleo lubrificante juntamente com os filtros de óleo, combustível, e ar (se rodar muito por terra, caso contrário siga o manual), por favor NÃO TENTE ECONOMIZAR nestes ítens, mesmo que mais caros SEMPRE adquira os de primeira linha.

2) Não esqueça também que a cada 10.000 km você deve realizar o alinhamento e o balanceamento e rodízio dos pneus.

Sobre as capotas, existem inúmeros modelos e marcas, a que utilizo em uma das F-1000 é da Pissoletro, quando veio nela estava "zero" mas como utilizamos ela muito no trabalho hoje já está meio "detonada", a lona está muito nova o único problema é que os "puxadores" não "aguentaram o tranco" e estão perdendo a costura.

Marcello Ladeira
05/09/2006, 13:11
Uso na minha L200 Sport a Sanfonar... já vi gente reclamando aqui, ela realmente arranha um pouco o carro, mas é muito prática pois tem tranca e nao precisamos ficar enrolando quando precisamos de altura na caçamba. Com a capota marítima vc consegue economizar um pouco no combustível.

Mas diga, para qual propósito vc comprou seu carro? Trabalho? Lazer? Trilhas?

[]s

Marcello Ladeira

edubelem
05/09/2006, 15:25
Beleza. Vou fazer a revisão, até porque a comprei semana passada. Espero que não seja o olho da cara porque minha grana foi pro saco com a aquisição da ranger. Ainda aproveitando, a picape não veio com a capota marítima. Não entendo nada a respeito. Há vários modelos, preços? O que sugerem a respeito?

Marcos toda vês que eu compro um carro usado, a primeira coisa que faço é trocar todos os fluidos e filtros, pois vc não sabe o cuidado que o dono anterior tinha, é uma coisa relativamente barata e que pode te livrar de muitos problemas sérios.

Em relação ao motor, fica tranquilo, pois ele já esta provado e aprovado, o atual 3.0 parece que ta indo bem, mais pode surgir alguns contratempos.

Quanto a cpota eu tambem uso a sanfonar é bem prádica e durável, tenho ela a 4 anos, e veio de erança da anterior e ainda está boa.

FleckRanger
05/09/2006, 16:09
E aí Marcos,

também sou rangeiro novato (08 meses), mas não largo o osso mais!

Bem, a minha dica de capota marítima e a Companhia das Capotas, aqui de Bento Gonçalves, RS.

Comprei direto com eles, mas descobri através do site do mercado livre. Os preços são ótimos (pra falar a verdade, imbatíveis). A capota é de ótima qualidade e os gringos atendem super bem.

Se te interessar, entra no merdado livre e podes falar com eles pela net. Se quiseres o telefone deles, só mais tarde, pois, tenho de olhar na capota!!! (perdi o cartão)

Abraços.

murilloaquino
05/09/2006, 17:02
Tambem uso da sanfonar, pela praticidade...

Miranda
05/09/2006, 18:21
Na Ranger tbm uso sanfonar.

Walter L. L. Casitta
05/09/2006, 18:23
A Sanfonar tem um problema. Ela não abre totalmente...

edubelem
05/09/2006, 19:06
A Sanfonar tem um problema. Ela não abre totalmente...
É realmente agente tem que ser artista p/ poder carregar coisas pesadas e altas, como um tambor de óleo.

Porem tem uma que me parece muito boa, é uma élétrica que ocupa pouco espasso, e fuciona como porta de enrolar, alguem tem uma pra dizer o que acha?

JairoM
05/09/2006, 19:35
Eu estou usando agora a capota novinha que comprei com o Caio lá em São Paulo.

A antiga, que veio com o carro, tava detonada....

O caio tem um topico aberto : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20076

nao tem chave, não sanfona... mas tem um sistema de travas na traseira que é campeão.

A gente abre a tampa da calçamba, mete a mão por baixo e solta a capota das laterais... ai é só enrolar, e prender lá no final... ela abre todinha....

[ ]s sem levar um centavo, nem de desconto e nem de comissão....é que a capota é boa mesmo.

marcos ambrogi
05/09/2006, 19:51
DickelDiselboy, marcello, edubelem e fleckranger: Muito obrigado pela ótima recepção e dicas. Bacana saber do bom nível dos participantes. Como peguei o carro em menos de uma semana, ainda tô sentindo como está a caranga. O alinhamento e o balanceamento estão bons. Já percebi que tem um barulho no freio e vou agendar a revisão dos 30 mil. Vou utilizar a ranger durante a semana em percurso pequeno (- de 6Km), para trabalhar. Estou no trampo no litoral paulista e pretendo aproveitar as trilhas daqui nos finais de semana. Ilha Bela é uma opção. Já estiveram aqui? Ainda tem a Serra da Mantiqueira (sou do Vale do Paraíba e, acredito, um privilegiado pela natureza e opções) e o Sul de Minas. Provavelmente devo ir este final de semana para Itatiaia (pico das agulhas negras). Qdo fui pra lá com um colega, tivemos que colocar a venda o corsinha dele de tanta pedra que bateu. Agora tá na hora fazer as pedras rolarem!!! Qto à capota marítima, percebi que é bem importante pela estabilidade. Se ainda puderem responder, ainda tenho algumas perguntas pueris: tem alguma rotação ideal para dirigir? A pressão dos pneus varia de acordo com o terreno ou somente pelo peso da carga? Diesel aditivado ou comum? Abraço

tavares
05/09/2006, 19:57
Costumo fazer a troca das marchas à 3000rpm e uso 28 lbs, claro se for fazer alguma trilha será interessante diminuir as lbs, OK.

Dieselboy
05/09/2006, 22:35
Marcos

Quanto à rotação consulta o manual, lá consta detalhadamente a rotação adequada para as trocas das marchas.

Sim, a pressão dos pneus varia de acordo com o terreno, se enfrentar terrenos muito enlameados deve-se "baixar" a pressão, mas cuidado para não cometer exageros e acabar por destalonar o pneu da roda!!! Quando tiver que enfrentar terrenos rochosos ou com muitas pedras pontiagudas deve-se aumentar a pressão para evitar que as pedras penetrem e acabem por furar o pneu.

Em condições "normais" de rodagem segue as instruções do manual, pois lá constam as pressões para cada tipo de situação: carregado e sem carga.

De resto você terá muita leitura e consulta ao manual, siga sempre as orientações que você terá um veículo em perfeitas condições.

Edintruder
06/09/2006, 07:31
[QUOTE= Se ainda puderem responder, ainda tenho algumas perguntas pueris: tem alguma rotação ideal para dirigir? A pressão dos pneus varia de acordo com o terreno ou somente pelo peso da carga? Diesel aditivado ou comum? Abraço[/QUOTE]

Motores diesel devem ser usados dentro da faixa de torque, diferente de motores à gasolina. Então a melhor faixa de rpm do teu motor é de 1600 até 3400 rpm, sendo que depois de 3000 rpm o torque cai até o motor praticamente não responder com eficiência a partir de 3500 rpm.
Eu ando muito em rpm de 1200 rpm na cidade, porém se precisar acelerar tenho que reduzir ou esperar para entrar na faixa de torque.
Não tem mistério, pois se andares sempre acime de 3000rpm o motor aguenta igual, o que muda mesmo é o consumo, pois em diesel o consumo está diretamente relacionado com o aumento de rpm, quanto maior o giro maior é o consumo, efeito divergente em muitos casos em motores à gasolina, quando submetido a esforços, por exemplo.
Em relação à pressão dos pneus, se por onde tu andas tem muitos buracos, anda com menos pressão (24 lbs), mas se for tudo lisinho, usa umas 28 lbs. Quado carregqar com peso, podes usar até 50 lbs nos pneus traseiros, mas eu nunca coloquei mais que 45 lbs com 1t de carga.