Ver Versão Completa : Led para Cronomac
Pessoal,
Antigamente tinha um tópico desse no Fórum, mas não achei. :pensativo:
A Donatti4x4 está vendendo led para marcadores Cronomac (http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=14161&Nivell=9017&Categorias=LÂMPADAS%20P/%20INSTRUMENTOS&Nivel=901703&categoria=Led%20Instrumentos%2052/60mm&NumeroCategoria=10) e pelo visto não é utililzado qualquer transistor, capacitor etc, utilizando o soquete original da Cronomac e nada mais.
Aos eletrônicos de plantão: é simples assim? Tem que ser algum led específico para isso? Alguém já fez? :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
[s] iluminados,
Alexandre Vaz Ferreira
04/09/2006, 22:03
Cara
Essa é a saída para todas aquelas cores diferentes dos instrumentos da Cronomac.
Vou esperar a opinião do pessoal.
Valeu
[]s interessados
Thiago Rodeghel
04/09/2006, 22:11
E aí Marcelo:-D
Tenho um amigo, que acabou de fazer esse upgrade. Antes ele colocou uns leds comuns de break light, agora comprou leds verdes, para voltar a combinar com o cronomac:concordo:
Se não me engano, ele achou na Av. Barão de Limeira...:pensativo:
Gastou uns 50 conto, em leds para uns 5 instrumentos:pensativo: algo assim. Se pensar bem até vale a pena, pq com o tempo os cronomac vão perdendo a tonalidade:parede: :parede: :parede:
Coisa q a cronomac ainda pisa na bola...
[s]
Cavalcante
04/09/2006, 22:29
Precisa só ver o tamanho do furo. Normalmente são leds de 5 mm, com um resistor em série com ele pra limitar a tensão. O valor do resistor varia com o tipo e a cor do led. Os de alto brilho (ideais pra aplicação) geralmente drenam uma corrente 75% maior que os comuns. Aqui pela santa tem leds azuis, vermelhos, verdes e amarelos de alto brilho, num preço irrisório, se comparados aos das lâmpadas (fora a durabilidade, tendendo ao infinito...). Se for só pra iluminação do painel, o ideal seria instalar um regulador de tensão que regularia a iluminação pra todos os leds de todos os instrumentos, eliminando também a flutuação no brilho quando o giro do motor aumenta, típica dos nossos veículos de elétrica não muito sofisticada... Isso é barato e funciona bem pra burro. Pode-se até dimerizar o negócio, se usar um regulador com tensão de saída ajustável.
Cavalcante
04/09/2006, 22:30
E aí Marcelo:-D
Gastou uns 50 conto, em leds para uns 5 instrumentos:pensativo: algo assim. Se pensar bem até vale a pena, pq com o tempo os cronomac vão perdendo a tonalidade:parede: :parede: :parede:
[s]
Com 50 patacas eu faço os seus instrumentos e de mais três, almoço, janto e ainda tomo umas breja!!!
gente é muito facil... eu comprei em uma loja de eletronicos esses leds, tem de varios tamanhos , eu usei os de 5mm ficou 10 muito bom. boa luminosidade
vc compra os leds e pede p/ eles colocarem uma resistencia p/ usalos em 12 volts, tem uma capinha de borracha que vc coloca em volta dele, daí é so fazer um furo de 12mm na lata q ele encaixa com um pouco de detergente p/ escorregar melhor e fica em torno de 3 a 4reais por led... tem nas cores azul, verde amarelo e vermelho.... eu usei verde p/ seta e azul p/ luz alta
Grande Cavalcante,
Você mencionou precisar de um resistor, correto?
O que achei estranho é que no Donatti não tem esse resistor, parecer haver somente o soquete, led e nada mais. Será que o resistor está embutido no soquete? Se não tiver resistor o que acontece?
Não entendo pitavinas de eletrônica.
[s]
Grande Cavalcante,
O que achei estranho é que no Donatti não tem esse resistor, parecer haver somente o soquete, led e nada mais. Será que o resistor está embutido no soquete? Se não tiver resistor o que acontece?:pensativo:
Não entendo pitavinas de eletrônica.:roll: :roll:
[s]
Grande Cavalcante,
O que achei estranho é que no Donatti não tem esse resistor, parecer haver somente o soquete, led e nada mais. Será que o resistor está embutido no soquete? Se não tiver resistor o que acontece?:pensativo:
[s]
foi o que o vendedor me indicou, acho que o led é p/ uma voltagem menor que 12 volts, daí o resiltor p/ diminuir a voltagem q chega ao led, eu tambem nao entendo de eletronica, mas sei q é p/ isso. fica muito legau pq da um bom acabamento no painel... e a gente nao esquece mais ligado seta e nem anda mais con farol errado...
Grande Cavalcante,
[s]
No próprio led já vem um resistorzinho, a não ser que seja de outra marca, pois instalei uns de meia luz em meu carro e instalei de SPOT no meui porta malas, meu amigo instalou os de meia luz na TOYOTA dele, apenas substituiu a original, nas cores SUPER BRANCO, mas em relação com a cor original amarelo, elas ficaram um pouco mais fracas, acredito que vc obterá melhor resultado nos Leds Azuis e instrumentos de fundo branco...
se a sua intenção é colocar os led nos reloginhos, acho que é mais fácil vc colocar essas lampadas normais, existem elas coloridas, nas lojas de alto eletricos.
Sergio Antunes
05/09/2006, 14:24
Se não tiver resistor o que acontece?:pensativo:
[s]
Se não tiver resistor, babau pro led (vira churrasquinho).
Lembre também que o led é um diodo e tem polaridade se ligar invertido não acende. Todo led para ser ligado em 12V tem que ter um resistor limitador de corrente.
Quando comprar os Leds, compre também uns resistores de uns 560 ohms X 1/4 ou 1/2 Watt; solde em um dos terminais e ai sim pode ligar nos 12 volts.
Sem resistor, somente se for ligado uns 5 leds em serie, mas se um deles queimar os outros também apagam.
Abraços.
Sergio Antunes.
Cavalcante
09/09/2006, 23:14
Grande Cavalcante,
O que achei estranho é que no Donatti não tem esse resistor, parecer haver somente o soquete, led e nada mais. Será que o resistor está embutido no soquete? Se não tiver resistor o que acontece?
Não entendo pitavinas de eletrônica.
[s]
Se o produto for o do link http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=574463, cabe tranquilo um resistor alí naquele receptáculo. E o site diz pra ligar somente em 12 V, logo, tem um resistorzinho ali.
Agora, será que a cor é aquela mesma do site? Como eu disse, tem leds nas cores branca, verde, vermelha e azul, de rendimento variado, sendo que os de alto rendimento (em geral, os de alto rendimento são ou de encapsulamento branco, independente da cor da luz, ou com encapsulamento na cor da luz, mas brilhante, enquanto que os de baixo rendimento têm encapsulamento na cor da luz e fosco) e acho aquele amarelinho só perde pro azul em matéria de breguice... Pior que aquilo só colocar um pinguim em cima da geladeira de cerveja do porta-malas:mrgreen:
Pro pessoal que anda invocado com as sinaleiras da cronomac (e outros "produtos" da "conceituada" marca, uma dica: os furos são de 4 mm, e se utilizar leds com baixo rendimento e um resistor mais alto que o normal, pra não ficar tão brilhante, fica bem melhor que aquela tranqueira...)
Com 50 patacas eu faço os seus instrumentos e de mais três, almoço, janto e ainda tomo umas breja!!!
vc vende esses leds tbem?
se vender to querendo trocar os meus, são cronomac, 2 de 100 mm e 5 de 52 mm, são fundo prata e queria ver como fica em vermelho a iluminação...
abraços
A lâmpada esmagada (pingo) é muito utilizada para a iluminação externa do veículo.
Led Lamp é a lâmpada em led para lanterna do Farol, Painel e etc (esmagada), substituindo a original do veículo.
Com matéria prima e led de alta qualidade é possível modificar a cor da luz da lanterna dando um efeito diferenciado para o seu carro.
O diferencial deste led é que possibilita um preenchimento do farol com cores puras, alto brilho e sem direcionamento de luz.
Além das vantagens de um consumo extremamente baixo e tempo de vida altíssimo.
O Led Lamp possui proteção contra tensão reversa e corpo resistente à alta temperatura.
Em 12 ou 24 volts.
A lâmpada esmagadinha (pinguinho) é muito utilizada para a iluminação interna do veículo.
O Led Lamp Esmagadinha (pinguinho) substitui a original do veículo com as vantagens de um consumo extremamente baixo, tempo de vida altíssimo e a variedade de cores puras, deixando o carro com um efeito bonito e inovador.
O Led Lamp possui proteção contra tensão reversa e corpo resistente à alta temperatura.
Em 12 ou 24 volts.
estas autopoli já são prontas e servam nos soquetes da cronomac.. 7,50 em www.autoshock.com.br
Cavalcante
12/09/2006, 21:11
vc vende esses leds tbem?
se vender to querendo trocar os meus, são cronomac, 2 de 100 mm e 5 de 52 mm, são fundo prata e queria ver como fica em vermelho a iluminação...
abraços
Oi diniz, vender eu não vendo, mas se quiser pagar cinquentinha eu compro os leds na santa, coloco nos seus 7 relógios e ainda te pago umas breja!!!
Brincadeira. Cara, é fácil demais da conta: vai na santa, compra leds de alto brilho, resistores de 470R x 1/4W, solda tudo e coloca nos relógios. Agora tá meio complicado de eu ir no paca por causa da faculdade, senão eu levava pra você.
Até dá pra incrementar mais, dimerizando a iluminação, colocando leds bicolores, etc. Mas o feijão com arroz é babinha. Só tem que medir o diâmetro do furo pra ver se cabe um led comercial ou se tem de colocar alguma borracha pra segurar o led (não cole o led, as colas e/ou silicones por aí reagem com a superfície do led tornando-a opaca.)
Ersafra,
Pelo que entendi esse "Led Lamp" não precissa de resistor, certo? E já é do tipo "esmagadinho".
Alguém sabe se é fácil encontrar em loja de eletrônica?
[s]
Oi diniz, vender eu não vendo, mas se quiser pagar cinquentinha eu compro os leds na santa, coloco nos seus 7 relógios e ainda te pago umas breja!!!
Brincadeira. Cara, é fácil demais da conta: vai na santa, compra leds de alto brilho, resistores de 470R x 1/4W, solda tudo e coloca nos relógios. Agora tá meio complicado de eu ir no paca por causa da faculdade, senão eu levava pra você.
Até dá pra incrementar mais, dimerizando a iluminação, colocando leds bicolores, etc. Mas o feijão com arroz é babinha. Só tem que medir o diâmetro do furo pra ver se cabe um led comercial ou se tem de colocar alguma borracha pra segurar o led (não cole o led, as colas e/ou silicones por aí reagem com a superfície do led tornando-a opaca.)
fala Cavalcante
comprei os leds, mas qdo pedi os resistores que vc recomendo o vendedor me disse p/ levar outros de "1K", é isso mesmo? segundo ele esses resistores deixam o led menos brilhante mas aumenta a durabilidade dele... é isso ou ele me empurrou um estoque antigo? hehehe
mesmo assim montei um p/ ver como fica e gostei do resultado, o relogio parece que esta sangrando de vermelho rs
Ersafra,
Pelo que entendi esse "Led Lamp" não precissa de resistor, certo? E já é do tipo "esmagadinho".
Alguém sabe se é fácil encontrar em loja de eletrônica?
[s]
Tanto a led-lamp quanto a esmagadinho o risitor já esta na peça.. é só tirar a lampadada de vidro e espetar esta....
Cavalcante
15/09/2006, 22:02
fala Cavalcante
comprei os leds, mas qdo pedi os resistores que vc recomendo o vendedor me disse p/ levar outros de "1K", é isso mesmo? segundo ele esses resistores deixam o led menos brilhante mas aumenta a durabilidade dele... é isso ou ele me empurrou um estoque antigo? hehehe
mesmo assim montei um p/ ver como fica e gostei do resultado, o relogio parece que esta sangrando de vermelho rs
Se atendeu seu gosto, tá de bom tamanho então!
Quanto maior o resistor, menor a tensão no led e menor o seu brilho. A durabilidade de um led é algo absurdo de grande, só que ele é sensível a sobretensão. Se o seu regulador de tensão não for dos bão, no arranjo com esse resistor ele deve durar "só" uns cinco anos...
BANDEIRANTE FRANK STAIN
01/03/2013, 19:07
o resistor é embutido no soquete