PDA

Ver Versão Completa : Barras estabilizadoras



Luis Assis
03/04/2003, 23:03
:D E aconselho à quem faz uso misto do jeep que também instale os estabilizadores. :wink:


Giovani,
Desculpe a Ignorancia total do assunto de suspensão, eu já até li umas 10 vezes aqueles textos que o Bill enviou ao Fórum, mas é MByte de mais para meu Processador :D
Portanto, aqui vão as perguntas idiotas ( os mais entendidos, tapem os ouvidos... ) :oops:

Estas barras que voce esta falando é uma que fica de um lado preso no Eixo e de outro no Chassi??? Como que é o fucnionamento disso?? O que ela ajuda em establidade na estrada ou na cidade??

[]'s constrangidos
Gustavo

Giovani
03/04/2003, 23:54
:D Olá Gustavo!

:D Acho que a barra que vc se refere é a Panhard, consiste em uma barra reta com uma bucha em cada ponta.
8) A barra estabilizadora é um "U", onde a base desse "U" fica presa no chassi e as pontas do "U" ficam presas no eixo através de um "jumelinho". O material é um aço temperado semelhante à uma mola. Sua função é "segurar" o movimento do chassi numa curva (Body-Roll). Existem várias formas e montagens dessa barra. Se a suspensão for com molas espirais, por exemplo, nos tirantes inferiores que o ligam ao chassi (são 2), a barra pode ser montada presa somente nesses tirantes, parafusadas direto, sem fixação no chassi. A F-1000 é assim. Todos carros possuem ao menos uma na dianteira.
Quanto ao efeito dessa barra, a mudança é da noite para o dia. No meu jeep tenho nos dois eixos. Antes da instalação eu virava uma esquina com todo cuidado, pois a sensação de "tá virando" chegava ser incômoda. Depois, simplesmente virava a direção e deixava ir, às vezes até derrapava um pneu, mas inclinação "zero". É muito boa para se usar na cidade e estrada. Para as trilhas, monte ela com um parafuso "borboleta", para poder desconectar, liberando o curso da suspensão. :wink:

fugger
04/04/2003, 00:34
Giovani

:P Estas barras que vc instalou, foram compradas "prontas" (KIT), ou vc mesmo as fez.
:roll: Vc não tem fotos desta instalação?


SDS

Luis Assis
04/04/2003, 00:48
Giovani,
se voce ou ALLguem tiver fotos desta tal barra, manda ela pra gente!!
Tenho muito interesse nisso, pois vou pegar muita estrada com meu Jipe, alem de usar ele bastante na cidade....
[]'s
Gustavo

Giovani
04/04/2003, 00:58
:D Olá fugger e Gustavo!

:D Não existem Kits prontos, as minhas foram "fabricadas" na marra, veja no tópico "Jumelos Revolver". Tenhos muitas fotos, mas meu scanner (novinho, na caixa) :cry: ainda está inoperante, falta a porta USB no meu micro... Mas logo vai funcionar! :D Aguardem...

billj
04/04/2003, 07:51
Aí vão algumas fotos de uma barra estabilizadora (Samurai 1997)

Luis Assis
04/04/2003, 23:35
Se não me engano, as barras que o Giovani esta falando, é este U, com a extremidade dele presa no chassis debaixo do parachoque.

Se estiver correto, como isso funciona? Ela é uma barra única? Quando o eixo precisa torcer, o U não se quebra? Ou é este mesmo o obejtivo, limitar a torção do Eixo... Mas se for assim, uma forçada mais forte, tipo, subir numa guia só com uma das rodas, a barra não quebra??

Giovani,
No caso das suas, como voce desacopla elas? No eixos mesmo? Mas se desacoplado, ela nao fica batendo no eixo?

Voce esta usando nos dois eixos?

[]'s
Gustavo

Giovani
04/04/2003, 23:53
Se não me engano, as barras que o Giovani esta falando, é este U, com a extremidade dele presa no chassis debaixo do parachoque.

Se estiver correto, como isso funciona? Ela é uma barra única? Quando o eixo precisa torcer, o U não se quebra? Ou é este mesmo o obejtivo, limitar a torção do Eixo... Mas se for assim, uma forçada mais forte, tipo, subir numa guia só com uma das rodas, a barra não quebra??

Giovani,
No caso das suas, como voce desacopla elas? No eixos mesmo? Mas se desacoplado, ela nao fica batendo no eixo?

Voce esta usando nos dois eixos?

[]'s
Gustavo

:D Olá Gustavo!

:D Agora o Scanner tá funcionando... Mas vamos lá: sim eu uso nos dois eixos. Desengato no parafuso que prende o jumelinho ao eixo, são dois. Ela não fica batendo porque as borrachas que prendem ela ao chassi seguram ela na posição que eu deixar. Caso desgaste essa borracha, vc terá que prender ela pra cima de alguma forma, seja um encaixe ou abraçadeira em metro (arame). :lol:
:D Ela é uma barra única e a função dela é exatamente essa que vc descreveu, só que não quebra, pois o aço é como de uma mola, ele cede. :wink:

Giovani
08/04/2003, 00:45
:D Salve galera!

:D Como prometido, aí estão as barras estabilizadoras do meu jeep. São as "vermelinhas".

fugger
08/04/2003, 01:50
Giovani

:D como vc fez estas barras? E os jumelinhos?

:D Se são "as vermelhinhas" o que é aquela barra meio rosa :D no meio da foto das barra traseira?

SDS

Giovani
08/04/2003, 04:13
Giovani
:D como vc fez estas barras? E os jumelinhos?
:D Se são "as vermelhinhas" o que é aquela barra meio rosa :D no meio da foto das barra traseira?
SDS

:D Olá fugger!

:D Sabia que iam perguntar... É que as "vermelinhas" são laranjadas e a "rosa" é vermelha, entendeu? :lol: :lol: Então, a vermelha ou rosa, é um tirante que evita a torção do eixo nas arrancadas. Quando vc acelera e solta a embreagem ele não "senta" antes de ir pra frente, ele "pula" pra frente. É que diminui algumas lâminas no feixe, e com isso a suspensão cede, torcendo o eixo, o que pode quebrar um cardã.
As barras são do Passat na dianteira e da Pampa na traseira, porém foram retrabalhadas, ou seja foram "entortadas" para ficarem com esse formato. Foram quebradas 1 ou 2 antes de conseguir acertar essas aí. Não recomendo fazer isso. Procure uma que dê certo. Algumas que podem servir: chevete, traseira da Ranger, Dodge Dart. Cada jeep é um jeep diferente. No caminho das barras temos feixe de molas, amortecedores, barras de direção, giro das rodas dianteiras, cardãs. Por isso é preciso procurar uma que sirva no seu jeep.
Os jumelinhos são simples de se fazer, é um ferro chato com dois furos. As buchas são de amortecedores e o "olho" onde estão as buchas foi feito no torno. Acho que é isso... :D

fugger
09/04/2003, 01:56
Giovani

:D estes "jumelinhos", como vc os prendeu a carcaça do diferencial?

Vi as fotos de seu album pessoal! Já terminou a instalação do 4.1mpfi? Possuo um destes carburado (250s) em meu Jeep com caixa 3 marchas de C-10, :evil: é animal :twisted: , mas estou "coçando" para trocar por este novo conjunto. Quando ficar pronto me avise. :D

SDS

Giovani
09/04/2003, 02:13
:D Olá fugger!

8) Os jumelinhos no eixo? Com solda!
8) O conjunto mecânico já está pronto! :wink:

caj
09/04/2003, 14:59
OLá pessoal
existe barra estab. de algum carro que sirva no jipe? Ouvi dizer que a do dodge dart fica boa? tem outra mais nova?
Grato

monge
12/04/2003, 15:33
Giovani no nosso caso que temos SPOA para a sensação de jangada?

O jeep fica mais firme?


[]'s Querendo saber o resuldado.

Eugênio

Giovani
12/04/2003, 21:51
Giovani no nosso caso que temos SPOA para a sensação de jangada?
O jeep fica mais firme?
[]'s Querendo saber o resuldado.
Eugênio

:D Olá Monge!

:D A sensação de jangada desaparece por completo! Vc pode fazer curvas sem medo. E com o tempo irá descobrir que o limite o jeep em curvas é muito maior. Às vezes ele chega a derrapar numa curva, mas não se inclina! :wink: Pra quem usa o jeep no dia a dia é ótimo. Ajuda também naquelas "costuradas" no trânsito, coisa que nem se pode sonhar com um jeep original... :D

monge
12/04/2003, 23:57
Giovani, eu vi as fotos mas não entendi muito bem... se bem que uma imagem vale por mil palavras, mas as imagens ainda estão meio destorcidas.

Já vi uma barra estabilizadora do dodge dart e a sua. A sua me chamou a atenção pq tem uns detalhes diferentes.

Daria pra fazer um passo-a-passo pra ver se o tico e o teco aqui entrem em acordo e entenda a montagem da barra?

E em trilhas? Ajuda ou interfere em alguma coisa?

[]'s querendo firmar o jeep

Eugênio

Giovani
13/04/2003, 00:09
:D Olá Eugênio!

:D É, as fotos não estão muito boas. Quis tirar fotos em close, mas a máquina é uma bicheira, o foco está à uns 2 metros. Mas é o seguinte, ambas as barras foram "entortadas", para ficar naquele formato. Não faça isso, quebrei 2 antes de conseguir. A dianteira é do Passat e nas pontas foram "encaixados" os suportes para o jumelo. A traseira é da Pampa, e o suporte dos jumelos está parafusado no olhal. É nesse parafuso que desconecto nas trilhas. Em trilhas vc perde curso de suspensão, a roda fica no ar facilmente, quando cruza uma erosão por exemplo. :wink:

monge
13/04/2003, 08:40
Giovani, vou ver se acho estas barras por aqui, e tentar montar.

Quando vc diz pra não tentar entortar, como vou fazer para elas "cabere" no jeep?

Digo isso pq não estou me lembrando do formato delas originais.

[]'s

Eugênio

Giovani
13/04/2003, 16:20
:D Olá Eugênio!

:D O negócio é vc achar uma barra que "sirva" no jeep. No momento estou com o mesmo dilema, pois estou montando elas no jeep do meu Brother. Mas como cada jeep é um jeep diferente... As barras que mais chegam perto do ideal são: Ranger traseira, Dodge, Chevette para a traseira do jeep, Corsa. Estou instalando na traseira uma barra "desconhecida", pois serviu perfeitamente, mas até agora não sei de que carro saiu! Ainda vou tentar descobrir. Para a dianteira ainda não sei qual vai dar certo...:wink:

caj
15/04/2003, 10:09
OLá pessoal
Parece que a calibre tem barra estabilizadora no kit de molas misto. na trilha não. alguém já usou esta barra?
Abraços

Giovani
15/04/2003, 18:27
:D Olá Eugênio e PessoALL!

:D Finalmente, acertei uma barra para a dianteira, é a do Corsa 1.6. Porém foi curvada um pouco... É triste, mas não teve jeito... Quem quiser arriscar, esquente a curva e depois dobre em uma prensa. :wink:

Luis Assis
16/04/2003, 01:23
:D :D Finalmente, acertei uma barra para a dianteira, é a do Corsa 1.6. Porém foi curvada um pouco... É triste, mas não teve jeito... Quem quiser arriscar, esquente a curva e depois dobre em uma prensa. :wink:

Giovani,
E qual acabou dando certo na traseira??? Ranger??? :idea:
[]'s
Gustavo

Giovani
16/04/2003, 13:07
:D Grande Gustavo!

:D Sabe que eu não sei!?! Já fui em oficina mecânica, já deitei embaixo de tudo que é carro que apareceu na frente, e ainda não descobri do que é. Mas deu certo! Quando colocar novas fotos do jeep do brother, vou pôr uma dessa bendita! Aí, quem sabe, alguém consegue dizer do que é... :D
:D A da Ranger também dá certo, só que achei muito grossa para a traseira do jeep, que quase não tem peso. Porém já vi na traseira da Ranger Cabine Dupla uma barra mais fina. Essa sim deve servir muito bem... Só que nos desmanches daqui não encontrei nenhuma. :wink:

monge
17/04/2003, 11:56
Pessoal, tem um cara aqui na minha cidade que tá falando que a do chevette dá... eu nem sabia que chevette tinha barra estabilizadora... :) :D

Agora na traseira vi uma revista 4x4 & Cia uma vez que o cara usava a do dodge dard na traseira...

[]'s tentando achar um meio de estabilizar...

Eugênio

Giovani
17/04/2003, 12:50
Pessoal, tem um cara aqui na minha cidade que tá falando que a do chevette dá... eu nem sabia que chevette tinha barra estabilizadora... :) :D
Eugênio

:D Olá Eugênio!

:D A do chevette serve, mas achei muito fraca para a dianteira. Para a traseira até pode ser... Mas o grande "X" da questão é sempre a dianteira, pois essa têm que ficar pelo lado interno do chassi, podendo no máximo ficar em parte, por baixo das longarinas. Tenho uma foto dessa do chevette no meu "álbum pessoal", é a primeira foto, ela está solta em cima do chassi, é uma barra fina, preta e cheia de curvas. :wink:

walter.andreis
06/05/2003, 01:44
As barras são do Passat na dianteira e da Pampa na traseira, porém foram retrabalhadas, ou seja foram "entortadas" para ficarem com esse formato.

Fala Giovani...
Teria problema em "esquentar" a barra para entorta-la? Será que perde muito as caracteristicas de resistencia/flexão da barra? Como vc "retrabalhou" ela? A frio?

[]´s

Giovani
06/05/2003, 02:01
Fala Giovani...
Teria problema em "esquentar" a barra para entorta-la? Será que perde muito as caracteristicas de resistencia/flexão da barra? Como vc "retrabalhou" ela? A frio?
[]´s

:D Grande Walter!

8) É o seguinte: as barras, normalmente são muito "abertas" para caber no jeep. Então o que se faz é dobrar um pouco mais, nas dobras já existentes. Para isso, esquente a curva com maçarico até começar ficar vermelha. Então ponha em uma prensa e curve até onde precisar. Depois deixe esfriar naturalmente... Só ponha na água depois de uns 5 minutos...
Como não é temperada, não tem problema, pois é o tipo de aço, que é específico pra isso. Pode aquecer e esfriar, sem que haja perda de resistência. Só cuide na hora da "prensa". Se não tiver aquecido suficiente, ou a dobra for muito acentuada, ela pode estourar... Ou então pode rachar. Cuide para não pôr uma barra trincada... :wink:

walter.andreis
06/05/2003, 02:17
Giovani,
Sóh pra constar...
Uma dica que me passaram a algum tempo atrás, é esfriar o metal em banho de óleo e não água, assim é mais difícil dele perder as caracteristicas... isto em vias gerais, não somente neste caso específico...
Porém sempre é necessário esperar para que esfrie um pouco antes da imersão....

[]´s

walter.andreis
06/05/2003, 02:19
Ahhh...
Mto obrigado pelas explicações.... hehehehehe
Lembrei de passar a dica e deixei a educação de lado na mensagem anterior! :D :D

[]´s

João Ricardo
27/05/2003, 16:35
:D

:D A dianteira é do Passat e nas pontas foram "encaixados" os suportes para o jumelo. A traseira é da Pampa, e o suporte dos jumelos está parafusado no olhal. É nesse parafuso que desconecto nas trilhas. Em trilhas vc perde curso de suspensão, a roda fica no ar facilmente, quando cruza uma erosão por exemplo. :wink:

Grande Giovani,

Voltando ao assunto........

Observando as fotos que vc. colocou sôbre as barras estabilizadoras e lendo o seu comentário acima, fiquei com algumas dúvidas:

1- Os jumelinhos foram soldados diretamente nos eixos ou vc. colocou algum suporte para eles?
2- Esses suportes são de algum carro ou vc. mandou fazer?
3- Caso tenha utilizado suportes, eles foram soldados um pouco afastados dos eixos (tipo uma base) para que os jumelinhos façam movimento para frente e para trás, conforme qa suspensão trabalhe?
4- O lado da barra, presa no chassis, tem que ficar exatamente no mesmo plano da ponta presa no eixo ou pode ter uma pequena inclinação?
5- A barra panhard pode ser utilizada no lugar da estabilizadora? Faria o mesmo efeito na estabailidade do Jeep?

Obrigado.

[ ]'s com pouca estabilidade.

João Ricardo.
CJ 5 - 63.

Giovani
28/05/2003, 01:27
Grande Giovani,

1- Os jumelinhos foram soldados diretamente nos eixos ou vc. colocou algum suporte para eles?
2- Esses suportes são de algum carro ou vc. mandou fazer?
3- Caso tenha utilizado suportes, eles foram soldados um pouco afastados dos eixos (tipo uma base) para que os jumelinhos façam movimento para frente e para trás, conforme qa suspensão trabalhe?
4- O lado da barra, presa no chassis, tem que ficar exatamente no mesmo plano da ponta presa no eixo ou pode ter uma pequena inclinação?
5- A barra panhard pode ser utilizada no lugar da estabilizadora? Faria o mesmo efeito na estabailidade do Jeep?

:D Grande João Ricardo!

:D Vamos lá:
1. Soldei um olhal no eixo, tipo esses de amortecedor, com um pequeno calço de 1cm, entre o eixo e o olhal, só para o jumelo não pegar no eixo.
2. Esse olhal foi feito no torno e usei buchas de amortecedor.
3. Na 1 já respondi.
4. Pode ter inclinação sim, só cuide para que ela tenha livre movimento em todo curso da suspensão, de forma que não seja ela a bater em algo, antes dos batentes de borracha.
5. Não. A panhard é usada em suspensões com molas espirais para fixar o eixo ao chassi, de forma à evitar o deslocamento lateral do eixo em relação ao chassi. A barra estabilizadora tem a função de segurar o movimento do chassi em relação aos eixos, em uma curva. Evita o tombamento em curvas, o chamado "Body Roll". Tem um tópico aqui no site sobre isso. Ela tira a impressão de "jangada". Vc já tentou fazer um zigue-zague rápido com seu jeep? Parece vai tombar pra cá, depois balança e parece que vai tombar pra lá... Ela elimina esse efeito! :wink:

João Ricardo
28/05/2003, 08:18
Valeu, Giovani.

Muito obrigado pelas informações. :D

Abraços.

João Ricardo.

andretomasi
15/10/2003, 12:42
Aí Pessoal,

Só pra constar, colocamos as barras estabilizadoras no cj.. na traseira a da Ranger mais fina (tem uma grossa e uma mais fina), deu certinho, não precisou adaptar nada, e precisou entortar muito pouco também, praticamente plug´n play :lol: .. essa da ranger tem uma curva que faz o contorno da bola do diferencial, se tivesse uma dessa igual mas com a curva da bola no outro lado, daria pra colocar na dianteira facilzinho, só invertendo.. ou dá pra colocar ela na dianteira e fixar ela pra trás do eixo ao invés de fixar pra frente..
Na dianteira tentamos a do Corsa 1.6, mas como ela não tem nada nas pontas que desse para fixar no eixo, trocamos por uma de Pampa, essa dá um pouco mais de trabalho, é a mesma que o Giovani usa, eu acho :?: mas coube também.

[ ]´s estabilizados

P.S.: Comprei uma máquina digital, finalmente :oops: agora vou tirar as fotos

walter.andreis
18/10/2003, 00:56
P.S.: Comprei uma máquina digital, finalmente :oops: agora vou tirar as fotos

Estou esperando as fotos das barras então!!! :wink:

[]´s

judison
23/10/2003, 17:48
Ola pessoal,

Realmente esse lance de "vai tombar" eh f****.... :)

Como sou leigo e nao vou fazer eu mesmo isso, to coletando informações pra passar pro mexanico :)

No meu caso (CJ5)
na traseira eu coloco a da Ranger (a mais fina) (trazeira da ranger cab dupla)
na dianteira o Giovani deu a dica da barra do Corsa 1.6, mas com o detalhe de "curvar" ela, se alguem tiver alguma outra sugestão...

vou começar a ir nos desmanches e ver se acho uma que fique legal, mas vou ter q analisar bem a foto pra endender direito onde vai essa p*, digo, essa barra :) se bem q meu tempo tem sido curto ultimamente...

PS: Liguei numa pah de lugar, ninguem nunca fez, ou sei lah, ateh me mandaram botar um pneu mais grosso.... (eu acho q ajudaria mas nao seria a solução definitiva)

[]'s desestabilizados
Judison

andretomasi
23/10/2003, 18:28
Judison,

Na traseira pôe essa da Ranger mesmo porque é bem fácil de instalar.. e na dianteira eu usei a do Corcel ou Pampa, até tinha comprado a do Corsa 1.6, mas ela não tem nada nas pontas para encaixar aí tem que criar um "engate" nas pontas.. na da Pampa já vem, é só entortar e encaixar.

[ ]´s

andretomasi
24/10/2003, 20:44
Fotos das barras estabilizadoras, conforme prometido:

Dianteira, da Pampa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/47be569564d2a7d0f6cf08ba2c292e2b.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/414b07a9a270b2270fd7c51a7211640f.jpg

Traseira, da Ranger:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/8e7dc29451610b347eb1c3b3fea17259.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/af4a65f39813e0bf61c9fd6fc2f47434.jpg

Qualquer dúvida, é só perguntar.

[ ]´s

fugger
02/12/2003, 00:13
:) Pessoal

:? Gostei da idéia do markito para o engate da barra estabilizdora, mas acho que não ficou muito operacional. :?

:? Pensei então em fazer um sistema de engate/desengate, por cabo, da mesma de dentro do CJ.

:) Gostaria da opnião de vcs


PS. O desenho esta horrivel e está em .DOC pois o paint é uma m#$%@ e meu negócio é excel. :oops:

andretomasi
02/12/2003, 12:56
Fugger,

Gostei da idéia, mas não sei dizer os prós e contras. Até que alguém teste um sistema desses, vou continuar com minhas porcas-borboleta nas pontas das barras :wink: :lol: :lol:

[ ]´s

Giovani
02/12/2003, 20:53
:) :? Pensei então em fazer um sistema de engate/desengate, por cabo, da mesma de dentro do CJ.
:) Gostaria da opnião de vcs

:D Grande Fugger!!!

:D Como diz a sábia filosofia jipeira: "Na prática a teoria é outra!" :D
:D Só de pensar no trabalho para se fazer isso, nas dificuldades que vc vai encontar, como atrito, sujeira, alinhamento das barras (se não estiverem alinhadas, a luva não volta à encaixar), custo de horas que vc mesmo vai gastar (se mandar fazer, então...), etc. E tudo isso para um único fim: desconectar a barra no início de uma trilha e voltar a conectar, vária horas depois, no fim da trilha! Um parafuso com borboleta é mais garantido, prático e infinitamente mais barato! :lol:
:D Tem certas coisas que nem precisam existir: desconector da barra estabilizadora (dessa forma aí), regulagem de amortecedores no painel (Né Bill??), rodo-ar ( :roll: acreditem, tem gente pensando sériamente nisso), e tantas outras que nem me lembro! Sempre existe aquela famosa parada, antes do início de cada trilha, isso sem contar os inúmeros congestionamentos antes de cada obstáculo, onde se fica às vezes 1 hora, esperando a sua vez de cruzar aquela valetinha rasa... Aproveitem esse tempo, para murchar pneus, regular amortecedores, desconectar os estabilizadores, etc, etc, etc... :wink:
[]'s

monge
03/12/2003, 09:45
Fala Gente... :D

A idéia do rodo ar eu já havia pensado há uns 2 anos atrás... 8)

Mas depois fiquei imaginando as manguerinhas acarrando em tudo em quanto é pedaço de toco, arvore, galho... não ia dar certo. :oops:

Pra funcionar tinha que ser por dentro do eixo, como no Hummer, mas ai ficaria muito caro. :?

Então desisti da idéia. :roll:

[]'s

Eugênio

Giovani
04/12/2003, 20:04
A idéia do rodo ar eu já havia pensado há uns 2 anos atrás... 8)


:shock: :shock: Até tu Brutus????? :lol: :lol:

Paulo Guilayn
08/12/2003, 19:37
Estou para colocar a barra traseira do Chevete na traseira, é uma boa? teria que colocar na dianteira também?

Carvalho
21/03/2005, 23:45
Após analisar várias barras estabilizadoras: opala,chevette,dart,ranger ( não podia ver uma instalada que olhava) aqui sugeridas no site, vi que a barra traseira que o Keko postou pareceu muito boa, só que sai procurando e após encontar a tal da Ranger não deu certo - ficou com o contorno do diferencial invertido - droga!!! até que olhando a barra de uma Blazer (a mais fina ) achei que daria certo e levei no camarada que instala. Ficou blz ,seu término onde fica as bieletas são exatamente na mesma distância do chassi do jeep. Além de ficar esteticamente bonita se encontra mais fácies borrachas para substituir e comprar a própria barra.

fugger
22/03/2005, 08:48
Após analisar várias barras estabilizadoras: opala,chevette,dart,ranger ( não podia ver uma instalada que olhava) aqui sugeridas no site, vi que a barra traseira que o Keko postou pareceu muito boa, só que sai procurando e após encontar a tal da Ranger não deu certo - ficou com o contorno do diferencial invertido - droga!!! até que olhando a barra de uma Blazer (a mais fina ) achei que daria certo e levei no camarada que instala. Ficou blz ,seu término onde fica as bieletas são exatamente na mesma distância do chassi do jeep. Além de ficar esteticamente bonita se encontra mais fácies borrachas para substituir e comprar a própria barra.

Fotos! :D

andretomasi
22/03/2005, 12:35
Fala jmcc,

1 - De qual Ranger tu pegou a barra, que modelo?

2 - Tu tem os eixos originais no CJ? Não colocou a barra virada pra trás, né?

[ ]´s

elcio
22/03/2005, 12:41
Fala jmcc,

2 - Tu tem os eixos originais no CJ? Não colocou a barra virada pra trás, né?

[ ]´s

eu tava suspeitando disso...

Carvalho
22/03/2005, 13:33
Fala jmcc,

1 - De qual Ranger tu pegou a barra, que modelo?

2 - Tu tem os eixos originais no CJ? Não colocou a barra virada pra trás, né?

[ ]´s

1 - Sinceramente não sei de qual modelo da Ranger- sei era fino;
2 - Os eixos são sim originais - A barra coloquei juntamente com outros colegas , em todos os sentidos e sempre ficava com o lado descentralizado do diferencial ao contrário. Será o benedito?? - dito popular potiguar quando uma coisa não dá certa!!!

renzo
22/03/2005, 17:51
OLA PESSOAL

EU TENHO BARRAS ESTAB. NA FRENTE E ATRAS DO MEU JEEP.A QUE SERVIU MELHOR NO MEU CASO,FOI A BARRA DIANT DO OMEGA,MOD ANTIGO.ELA É BEM GROSSA E LIMITA MUITO BEM A TORÇAO.QTO A CONEXAO,O QUE ACHEI MAIS FACIL,PARA EVITAR DE TER PROBLEMA DE ALGUMA COISA ENRROSCAR NAS BIELETAS SOLTAS E TER ALGUMA AVARIA,EU COLOQUEI PARAFUSOS BORBOLETAS,NAS DUAS PONTAS DA BIELETA DO LADO DIREITO.

ENTAO QDO VOU P/ TRILHA,EU SOLTO E TIRO FORA A BIELETA INTEIRA DO LADO DIREITO,VISTO QUE SE DE UM DOS LADOS NAO TIVER PRESO,A BARRA ESTAB. PERDE A FUNÇAO

NAO SEI SE ME FIZ ENTENDER.........QDO DER COLOCO AS FOTOS


QTO A BARRA DO OMEGA,PAGUEI 70,00 E AS BIELETAS EU MESMO FIZ,POIS QUERIA UMAS BEM REFORÇADAS......AS ANTIGAS ENTORTARAM,MAS É MUITO SIMPLES E O RESULTADO É MUITO BOM.

EU COLOQUEI PRIMEIRO ATRAS E DEPOIS NA FRENTE.QDO COLOQUEI A PRIMEIRA,A DIFERENÇA FOI 80%....QDO COLOQUEI DEPOIS NA FRENTE,A DIFERENÇA FOI PEQUENA,POIS O ENTRE EIXO DO JEEP É MUITO CURTO


ABRAÇOS

ferraz
22/03/2005, 18:49
Renzo.
Como fica a viatura na cidade,com ela souta VONTARIA A VALENTIA NAS TRILHAS, pois já houvi falar que fica como uma caminhonete seu conforto, e a segurança de se fazer curvas fica muitisimo melhor é verdade ou é mais lenda doque verdade.

renzo
22/03/2005, 18:56
Renzo.
Como fica a viatura na cidade,com ela souta VONTARIA A VALENTIA NAS TRILHAS, pois já houvi falar que fica como uma caminhonete seu conforto, e a segurança de se fazer curvas fica muitisimo melhor é verdade ou é mais lenda doque verdade.

REALMENTE É VERDADE....A MUDANÇA É DA AGUA P/ VINHO.

COMO FOI DITO NO COMEÇO DO TOPICO POR UM AMIGO.....É POSSIVEL VC SAIR DE TRASEIRA COM O CARRO ,EM VEZ DE ELE TOMBAR EM UMA CURVA.

JA QDO A BIELETA É RETIRADA,O CARRO VOLTA EXATAMENTE A SER COMO ERA ANTES,TANTO NO ASFALTO,COMO NA TRILHA


ABRAÇOS

fernandão
22/03/2005, 20:15
Renzo
e vc vai na trilha :shock:


[]´s :twisted: :twisted: :wink:

Wallace
23/03/2005, 07:42
OLA PESSOAL

EU TENHO BARRAS ESTAB. NA FRENTE E ATRAS DO MEU JEEP.A QUE SERVIU MELHOR NO MEU CASO,FOI A BARRA DIANT DO OMEGA,MOD ANTIGO.ELA É BEM GROSSA E LIMITA MUITO BEM A TORÇAO.QTO A CONEXAO,O QUE ACHEI MAIS FACIL,PARA EVITAR DE TER PROBLEMA DE ALGUMA COISA ENRROSCAR NAS BIELETAS SOLTAS E TER ALGUMA AVARIA,EU COLOQUEI PARAFUSOS BORBOLETAS,NAS DUAS PONTAS DA BIELETA DO LADO DIREITO.

ENTAO QDO VOU P/ TRILHA,EU SOLTO E TIRO FORA A BIELETA INTEIRA DO LADO DIREITO,VISTO QUE SE DE UM DOS LADOS NAO TIVER PRESO,A BARRA ESTAB. PERDE A FUNÇAO

NAO SEI SE ME FIZ ENTENDER.........QDO DER COLOCO AS FOTOS


QTO A BARRA DO OMEGA,PAGUEI 70,00 E AS BIELETAS EU MESMO FIZ,POIS QUERIA UMAS BEM REFORÇADAS......AS ANTIGAS ENTORTARAM,MAS É MUITO SIMPLES E O RESULTADO É MUITO BOM.

EU COLOQUEI PRIMEIRO ATRAS E DEPOIS NA FRENTE.QDO COLOQUEI A PRIMEIRA,A DIFERENÇA FOI 80%....QDO COLOQUEI DEPOIS NA FRENTE,A DIFERENÇA FOI PEQUENA,POIS O ENTRE EIXO DO JEEP É MUITO CURTO


ABRAÇOSNão sei como é a barra do omega e como foi sua instalação, mas dependenddo do tipo de barra tem que soltar os dois lados.

andretomasi
23/03/2005, 17:53
Concordo com o Wallace, senão um lado do eixo vai ficar "pendurado" :roll:

O ideal é borboleta nos dois lados, e um gancho embaixo da carroceria pra segurar a barra depois de solta. Vai que ela gira e enrosca em alguma coisa no chão :shock:

[ ]´s

renzo
23/03/2005, 19:45
OLA PESSOAL

EU TENHO BARRAS ESTAB. NA FRENTE E ATRAS DO MEU JEEP.A QUE SERVIU MELHOR NO MEU CASO,FOI A BARRA DIANT DO OMEGA,MOD ANTIGO.ELA É BEM GROSSA E LIMITA MUITO BEM A TORÇAO.QTO A CONEXAO,O QUE ACHEI MAIS FACIL,PARA EVITAR DE TER PROBLEMA DE ALGUMA COISA ENRROSCAR NAS BIELETAS SOLTAS E TER ALGUMA AVARIA,EU COLOQUEI PARAFUSOS BORBOLETAS,NAS DUAS PONTAS DA BIELETA DO LADO DIREITO.

ENTAO QDO VOU P/ TRILHA,EU SOLTO E TIRO FORA A BIELETA INTEIRA DO LADO DIREITO,VISTO QUE SE DE UM DOS LADOS NAO TIVER PRESO,A BARRA ESTAB. PERDE A FUNÇAO

NAO SEI SE ME FIZ ENTENDER.........QDO DER COLOCO AS FOTOS


QTO A BARRA DO OMEGA,PAGUEI 70,00 E AS BIELETAS EU MESMO FIZ,POIS QUERIA UMAS BEM REFORÇADAS......AS ANTIGAS ENTORTARAM,MAS É MUITO SIMPLES E O RESULTADO É MUITO BOM.

EU COLOQUEI PRIMEIRO ATRAS E DEPOIS NA FRENTE.QDO COLOQUEI A PRIMEIRA,A DIFERENÇA FOI 80%....QDO COLOQUEI DEPOIS NA FRENTE,A DIFERENÇA FOI PEQUENA,POIS O ENTRE EIXO DO JEEP É MUITO CURTO


ABRAÇOSNão sei como é a barra do omega e como foi sua instalação, mas dependenddo do tipo de barra tem que soltar os dois lados.

eu acho que nao me fiz entender.

QTO A DUVIDA DE QUE SE TIRANDO UMA BIELETA,A BARRA PERDE TOTALMENTE A AÇAO,EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA.CERTEZA NAO SO TEORICA ,COMO PRATICA TBEM,TESTADA EM UMA RAMPA RTI.

O QUE ACONTECE,É QUE A BIELETA QUE FICOU NO LUGAR E A BARRA ESTAB.CONTINUAM TRABALHANDO,MAS SEM O PONTO DE APOIO DO OUTRO LADO.

..................ACHO QUE FICA MAIS SIMPLES COM FOTOS.....VOU VER SE POSTO AMANHA

ABRAÇOS

Luca
23/03/2005, 22:57
Concordo contigo, Renzo. Tem que ter as duas pontas presas e os dois mancais amarrados para ter ação estabilizadora. Se uma das pontas tiver solta não haverá atuação.
[]´s

renzo
24/03/2005, 09:10
Concordo contigo, Renzo. Tem que ter as duas pontas presas e os dois mancais amarrados para ter ação estabilizadora. Se uma das pontas tiver solta não haverá atuação.
[]´s

PARABENS LUCA!!!

VC É UM CARA INTELIGENTE!!NAO PRECISEI NEM PASSAR AS FOTOS,P/ VC ENTENDER COMO É QUE FUNCIONA AS COISAS

REFORÇANDO....A BARRA QUE USO É A DIANT DO OMEGA ,PRESA NO CHASSI E COM DUAS BIELETAS DE +OU- UNS 25 CM CADA,PRESA EM UM SUPORTE SOLDADO NO EIXO.A BARRA NAO PRECISA DE MODIFICAÇAO NENHUMA,É PERFEITA P/ O JEEP


ABRAÇOS

renzo
24/03/2005, 09:50
JA QUE ESTOU ESCREVENDO,VOU APROVEITAR E FAZER MAIS UM COMENTARIO!!!!

NORMALMENTE,EU RETIRO A BIELETA P/ FAZER TRILHAS.EM UM FINAL DE SEMANA,RESOLVI FAZER A TRILHA SEM RETIRA-LA......E NOTEI O SEGUINTE:

COMO TENHO BLOQUEIO TRAS E DIANT,O LIMITADO CURSO DE SUSPENSAO NAO AFETYA TANTO O CARRO EM QUESTAO DE TRAÇAO EM PISOS SECOS.O PROBLEMA MAIOR É APOIO DO CARRO.
POR OUTRO LADO,A INCLINAÇAO MAXIMA LATERAL DO CARRO É BEM MAIOR,PORTANTO,A NAO SER QUE SEJA UMA TRILHA PESADA DESDE O COMEÇO,EU RECOMENDO A TRILHA SER FEITA COM A BARRA;E EM UM LUGAR QUE REALMENTE VC PRECISE DE MUITO TRABALHO NA SUSP. TIRE UMA DAS BIELETAS FORA

AGUARDO SUGESTOES E PEDRADAS :P :P :lol: :lol:

Santoro
24/03/2005, 10:36
eu tava querendo instalar as barras no meu cj , mas ainda n fiz , acho q ja acostumei com o efeito canoa dele .... e lha q eu entro quen nas curvas com essa bagaça ... um dia se desse queria ver de fora eu entrando nas curvas , pq deve parecer q vai virar akela bagaça

renzo
24/03/2005, 11:16
eu tava querendo instalar as barras no meu cj , mas ainda n fiz , acho q ja acostumei com o efeito canoa dele .... e lha q eu entro quen nas curvas com essa bagaça ... um dia se desse queria ver de fora eu entrando nas curvas , pq deve parecer q vai virar akela bagaça

OLA SANTORO

O PROBLEMA,É QUE NAO É SO EFEITO.A TENDENCIA DO CARRO VIRAR(BODY ROLL)REALMENTE É MUITO MAIOR DO QUE UM CARRO COM A BARRA.VC FALOU QUE ENTRA QUENTE NAS CURVAS.......QDO EU ENTRO QUENTE NAS CURVAS,EU FAÇO A CURVA DE LADO,SAINDO DE TRASEIRA!!!!,SERÁ QUE VC CONSEGUE FAZER ISSO???NÃO QUE EU SEJA MELHOR DE BRAÇO QUE VC,É QUE COM A BARRA,O CARRO ME DÁ ESSA CONDIÇÃO


ABRAÇOS........... DO SUPER PILOTO

Santoro
24/03/2005, 14:26
sair de traseira n , ate pq n entro tao quente assim , pq senaum a traseira vai longe , ja me falram q com a barra a dif e gritante , ainda pretendo instala-las , so n sei quando .

renzo
24/03/2005, 15:53
sair de traseira n , ate pq n entro tao quente assim , pq senaum a traseira vai longe , ja me falram q com a barra a dif e gritante , ainda pretendo instala-las , so n sei quando .

EU ACHO QUE VC NAO GASTA MAIS QUE 150,00.A BARRA CUSTA UNS 70,00+BIELETAS MODIFICADAS+MAO DE OBRA

ABRAÇOS

Santoro
24/03/2005, 21:44
eu ja tenho as barras , foi umas das primeiras coisas q comprei no ferro velho , sao barras de chevette , so n instalei por preguiça msm ... preguiça n , instalei outras coisas e esqueci delas .... :roll:

Marcos ET
25/03/2005, 14:14
Compei uma do Corcell II, mas tbem ainda nao instalei por pregui... paguei R$ 10,00 por ela e pretendo colocar (quando colocar) SOMENTE no eixo traseiro...

observando o jeep nas curvas mais "radicais", pude perceber que é a roda dianteira que levanta do chão... isso significa que, por exemplo, em uma curva para a esquerda acelerando, a roda dianteira esquerda sai do chao, e a traseira direita "enfia-se" toda dentro da caixa de rodas... colocando a barra estabilizadora na traseira, a tendencia é o jeep inclinar menos e até mesmo nao tirar a roda do chao....

[]'s a todos

Giovani
25/03/2005, 14:56
observando o jeep nas curvas mais "radicais", pude perceber que é a roda dianteira que levanta do chão... isso significa que, por exemplo, em uma curva para a esquerda acelerando, a roda dianteira esquerda sai do chao, e a traseira direita "enfia-se" toda dentro da caixa de rodas... colocando a barra estabilizadora na traseira, a tendencia é o jeep inclinar menos e até mesmo nao tirar a roda do chao....

:D Grande Marcos!!!

:shock: UUUUeeepaaaa!!! Não é por aí.... Ponha 1º na dianteira! Se depois disso sentir que o body roll ainda é grande, ponha outra na traseira. Pode olhar: Land Rover, Toyota, Suzuki, Engesa, etc... :wink: Se a roda dianteira levanta do chão, vc não tem mais o controle. O peso está na frente...

[]'s

Wallace
26/03/2005, 10:24
Concordo contigo, Renzo. Tem que ter as duas pontas presas e os dois mancais amarrados para ter ação estabilizadora. Se uma das pontas tiver solta não haverá atuação.
[]´sA estabilazadora da Cherokee Sport é exatamente assim, mas se soltar somente uma das pontas a porta fixa vai ter atuação da barra estabilizadora sim, mas é menor que com o outro lado ligado.

Com ambas as pontas fixas uma roda influencia na outra.
Com somente uma fixa a rolagem da carroceria incluencia na que esta fixa. Só não faria influencia se a barra fica-se fica na carroceria (ou chassis) em um unico ponto.

Elmer_Jeep
07/04/2005, 12:00
Estava lendo o tópico sobre jumelos revolver e tem muita informação boa sobre suspensão, cardâs, etc.

Acho q foi o Mauro que indicou esse site q traz uma idéia muito interessante sobre desconectar as barras estabilizadoras adaptadas nas viaturas http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas/conector_barraestab.htm

Gostei das dicas e já vou projetar algo parecido pro meu futuro CJ6.

[]'s :D

Carvalho
07/04/2005, 21:06
Esqueçam o qu viram. Barra de Chevette, Corcel II, Ranger......, Vejam a traseira da Blazer barra mais fina. Se fosse original talvez não ficasse tão bom , é só elogio quando olham. Depois posto as fotos

Marcio Vargas
02/08/2005, 10:13
Dando uma sacodida na poeria deste topico...

Tens as fotos???

William_NATAL
02/08/2005, 15:47
No meu jipe eu instalei somente na traseira, ficou otimo, coloquei a barra estabilizadora dianteira do opala (ferro velho), comprei a "acho que se chama beleta" do corcel a 8,00 reais ( ou seja suporte para a barra ser fixada no chassi do cj.) tem que fechar um pouco o angulo o restante é praticamente plug and play.

fugger
13/02/2006, 19:30
Alguém aí já comprou e instalou o kit vendido na Garra4x4x???

comentários?

[]´s

Paulo de Tarso
21/02/2006, 19:28
AMIGO JMCC MANDA AS FOTOS PARA NÓS DO ESTABILIZADOR DA BLAISER.
Aguardando desestabilisado e muito louco :shock:
abraço jeepeiro

Carvalho
05/03/2006, 14:18
Paulo,
Agora sou Carvalho, troquei a identidade :lol: :lol: , no momento estou embarcado em alto mar. Logo que chegar em Natal disponibilizarei fotos, inclusive com outros detalhes. Só te adianto uma coisa começa a procurar a bendita barra que fica ótimo :P . Parece carro de passeio :shock:

Paulo de Tarso
07/03/2006, 15:09
TUDO OK?
eMBARCADO EM ALTO MAR, TAÍ COISA QUE NUNCA FIZ, legal :D .Será que não tem um CJ rebocando este barquinho :?: Brincadeira amigo Carvalho, aguardo fotinhos :shock:
Abraço jeepeiro

Felypenoob
04/04/2006, 05:22
Essas barras resolvem balanceios grandes em velocidades acima de 60km/h?

m.vinicius
28/08/2006, 05:27
galera desculpe resucitar um tópico mais antigo, mas aqui estão os mais experientes no assunto. comprei o kit de barra estabilizadora que é vendido na garra4x4, seu braço achei um pouco curto, senti que o jeep passou a pular mais e bem mais seco que sem eles. quanto ao balanço da carroceria ficou 80% menos. faz sentido se os braços das barras forem mais longos por ser uma alavanca maior, ficar mais suave o retorno da suspensão? se fosse só por mim tudo bem, mas minha filha de dois anos gosta muito de dar umas voltinhas de jeep e com o aumento dos solavancos fica meio desconfortavel para ela. no aguardo

fugger
28/08/2006, 09:49
M. Vinicius

tem fotos da instalação?

[]´s

m.vinicius
29/08/2006, 05:14
vou tirar hoje, a minha maquina estava no trampo, estou levando para casa e posto mais tarde

Celso CJ5 diesel
29/08/2006, 09:07
Pelo visto tem muita gente interessada em barras estabilizadoras, pois, existem dois tópicos ativos sobre o assunto. Se vocês estiverem a fim de ver novidades sobre barras estabilizadoras desconectáveis, deem uma olhada nesta página http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14308&page=7
Celso

Elmer_Jeep
29/08/2006, 09:14
Já viram o esquema da tt4 ??

Coisa de primeiro mundo !!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14308&page=7

[]'s

GBarros
06/12/2007, 22:50
Senhores moderadores, poderiam restaurar as fotos deste tópico para que eu possa ter como base a instalação da barra estabilizadora em meu jipe? Agradeço a~atenção!

Luiz Claudio
07/12/2007, 03:31
Senhores moderadores, poderiam restaurar as fotos deste tópico para que eu possa ter como base a instalação da barra estabilizadora em meu jipe? Agradeço a~atenção!
Feito!!!

[]'s...

GBarros
07/12/2007, 13:58
Obrigado luiz!