PDA

Ver Versão Completa : Apagão



gorbatchev
03/09/2006, 21:11
Caros camaradas, preciso de ajuda.

Já relatei esse problema em outro tópico mas volto a postá-lo aqui em um tópico diferente porque o prblema persiste e aquele tópico era "genérico" demais (haviam várias dúvidas).

Bom, é o seguinte: tem acontecido diversas vezes, depois de andar muito tempo com o Glasnost (meu niva) de quando eu o desligo, ele apaga. A parte elétrica continua funcionado perfeitamente, mas a partida, nada. Nem sinal de motor de arranque. Aí nem o capeta resolve, tem que esperar. Espero uns 15 a 20 minutos e dou no contato e pronto, tudo volta a ser como antes, como se nada tivesse acontecido.

Vejam, isso só acontece quando ando por um longo período (uma hora ou mais). Também não é sempre, mas é muito frequente (que existe uma relação com o aquecimento parece não haver dúvida).

No outro tópico, alguns de vocês (obrigado gente) sugeriram algumas ídéias:

- aquecimento da bobina
- motor de arranque
- mal contato na ignição

Bom, levei no mecânico (aliás, no Hudson, aqui de BH) e ele desmontou, revisou e lubrificou o motor de arranque. Segundo ele, nada de errado havia com o motor. Então acho que podemos descartar essa hipótese.

A hipótese de mal contato faz sentido, mas por que só acontece com o carro quente?

E a hipótese da bobina parece plausível, mas, desculpe a ignorância, ele não deveria pelo menos dar a partida?

Obrigado a todos e abraço.

Gorba

Rones Jr
03/09/2006, 21:45
Transcrevo a dica do site dos camaradas...eu fiz e resolveu. O sintomas do seu eram os mesmo do meu.


" vAdaptação do Relê Auxiliar de Partida



O Nivaleta e o Mouriva tiveram o mesmo problema ao mesmo tempo, em uma viagem que fizemos a algum tempo.

Depois de algumas análises e limpezas, com troca do miolo da chave, automático de partida e revisão nas escovas, descobri o seguinte:

O terra direto da bateria para um dos parafusos de fixação, com cabo de 25mm2, pode ser o cabo terra do MB608, ajuda muito, conforme informado já na lista.


O conector que liga o +15, que vem do miolo de partia deve ser substituído por um com conexão melhor, eu uso um elemento de uma barra sindal, para cabo de 2.5mm2. Esse conector, com sujeira, barro e outros derivados, quando quente, causa uma queda de tensão nos seus terminais, que pode ser medida facilmente, chega a ter de um lado 12v e do outro 8v, uma queda de tensão de 2 volts em uma conexão é muito, principalmente quando esse fio serve para acionar o automático de partida.
No meu caso estou usando um conector melhor, com as pontas dos fios estanhadas.

Da teoria temos, que " Nos metais, o aumento na temperatura aumenta a vibração dos átomos, isso aumenta a dificuldade que os eletrons livres encontram para paddas por entre os átomos, diminuindo a sua mobilidade. Nesta condição a resistividade do material almenta linerarmente com a temperatura." (Analise de Circuitos em corrente contínua - Editora Érica - 1990 - 93 pág 45) junte a isso a um pouquinho de barro e/ou sujeira e pronto, toca empurrar o Niva.

Eu montei um rele auxiliar de partida que pega os 12v direto da bateria e joga no automático, isso ajuda em uma trilha e diminui o esforço do miolo de partida, veja o esquema abaixo.

Uma revisão no motor de arranque, é aconselhavel.

Depois dessa substituição NUNCA mais tive problema de partida no Nivaleta, quando quente ou depois de longas viagens, como era de costume.

Existem outros conectores que substitui, pois só serviam para dar mau contato.

José Julio

Niva - 91 - Nivaleta 1.7 GNV
JPX - 96 - Édizio - py2ej@ig.com.br "








Execução da Adaptação : José Julio

offroad
04/09/2006, 01:55
....Caros camaradas...........depois de andar muito tempo com o Glasnost.....

acho q o problema eh com o pitarás...........rs

offroad
04/09/2006, 01:58
ou vc tem q saci moi hui ...........
nao sei escrever em russo, mas eh assim q pronuncia.....rs

brincadeiras a parte.

ele tem modulo de ignicao ? isso m parece problema no modulo.
sei q alguns fords apresentam esse problema qdo aquecem. dah uma checada ....

abs

christian govastki
04/09/2006, 10:42
Parece bobina, arruma uma emprestada para testar.

Hervé Roberto
04/09/2006, 11:45
Gorba,
não resolveu isso ainda? qualquer dia vai esquentar demais...
eu continuo acreditando que seja problema de "osmar"

NIVA4X4
04/09/2006, 17:40
Pode ser bobina ou talvez por incrivel que pareça mais comigo aconteceu , andei com o nivusca e deixei-o ums tres dias sem ligar nada nem o motor de arranque nem o tradicional estalo do gás entrando em funcionamento , nada e a luz da bateria estava acessa no painel , imaginei de tudo ai fui na bateria a luz verde acesa ,puts pensei em tudo ai como por acaso que so Deus explica tirei o cabo da bateria e reparei que os bornes estavam pretos isso mesmo uma camada preta recobria os contatos ai peguei uma lixa e lixei e as vezes cria essa camada de novo e como ja sei eu vou la e lixo e fica tudo bem , mais eu moro perto da praia pode ser a marezia sei la .
boa sorte e espero que consiga resolver seu problema

guttemberg_machado
04/09/2006, 20:35
Pode ser tudo o que o pessoal já disse mesmo:

- Bobina
- Cabos
- Cabo do motor de partida (relé resolve)
- Motor de partida

mas pode ser ainda problema no automático do motor de partida (eu já tive isso). No meu caso o carro esquentava, ai o automático (conhecido como burrinho, ou bendix) expandia e travava... Só voltava a funcionar quando esfriava... O diagnóstico é simples: Manda alguem virar a chave. pega um martelo ou um cano, vai bem no automático do motor de partida (cilindro, no lado direito do motor, proximo a parde corta fogo) e dá umas batidas nele... se o motor de partida passar a funcionar achou o problema... Pra consertar são outros quinhentos..

Rones Jr
05/09/2006, 09:46
Esse problema é de tirar o sono mesmo....bonito é quando deixamos morrer no meio do engarrafamento...sol a pino...galera xingando...rssssssss.
Ao menos não sou o único....
De qualquer forma achei uma dica dizendo que o arranque do 147 é Plug and Play...vai saber. Mas, se tiver o problema novamento não perco mais meu tempo...

Gustavo Niva
05/09/2006, 11:57
Já são tão comuns essas paradas em engarrafamento que eu nem me estresso mais com o pessoal xingando, relaxo e mando passar... no meu caso eu SEI que é a bobina, mas não ajeitei pq vou tirar o platinado... já comprei o distribuidor e a bobina nova e, essa semana (início do mes.. $$ hehhehe) devo comprar o módulo para botar a ignição eletrônica