PDA

Ver Versão Completa : Exame Anatel - Dicas



Juninho
02/09/2006, 22:11
Marcelino,
Wallace,

No dia 15 próximo haverá o Exame da Anatel para tirar a licença de Radio Amador, e como adquiri meu 1° VHF agra, vou fazer o exame pra poder ficar tranquilo pra poder usar.
Seguinte:

- Vou fazer exame pra classe "D", certo ? Ou Posso fazer para qualquer outra classe que eu deseje ?

- Confesso que não procurei em outros threads dicas a respeito do exame, como o que mais cai na prova, quais os tópicos da legislação que devo atentar na hora de estudar, coisas do tipo que podem facilitar as coisas na hora da prova, portanto, se tiverem alguma dica daquelas imprescindiveis eu agradeceria.

- De posse desta licença eu poderei operar na Faixa do cidadão também (11 metros) ou as licenças são distintas ( não consegui abrir o site da labre, por isso não consegui tirar estas dúvidas por lá ) *minha net é uma m...:)

- Agora uma dúvida de curioso mesmo :
Como funciona no caso de Policiais Militares, Bombeiros, Socorristas, Copel, Ecovias, no que tange a indicativo ? estas categorias tem particularidades por possuirem faixa "propria" de operação ou é necessário que os operadores possuam a licença da anatel ??????

Valeu pela força !

[s]

Cavalcante
03/09/2006, 09:30
Antes que mudem, não sou nenhum dos citados mas vou tentar ajudar:-D , de bicão:

- Vou fazer exame pra classe "D", certo ? Ou Posso fazer para qualquer outra classe que eu deseje ?
Para a classe D, precisa passar nos testes de Técnica, Ética e Legislação.
Você pode prestar a prova também para a classe "C", ´que além da prova da classe "D" inclue uma prova de transmissão e recepção em Código Morse (aliás, não sei se esta informação está atualizada...) ou ainda para a classe B, com a mesma prova da classe C, mais uma prova sobre conhecimentos técnicos. Para a classe "A" é preciso estar a pelo menos 1 ano na classe "B".
Detalhes em: http://www.anatel.gov.br/Tools/frame.asp?link=/biblioteca/normas/normas_mc/norma31_94.pdf. Mesmo que vc não passe nas provas específicas das classes C ou B, se passar na de Técnica, Ética e Legislação, poderá obter o certificado da classe D.

- Confesso que não procurei em outros threads dicas a respeito do exame, como o que mais cai na prova, quais os tópicos da legislação que devo atentar na hora de estudar, coisas do tipo que podem facilitar as coisas na hora da prova, portanto, se tiverem alguma dica daquelas imprescindiveis eu agradeceria.
Outro dia postei um link na seção de Comunicação com provas da Labre. Os gabaritos estão lá também, e vc pode medir se dá pra passar ou passa sem dar:mrgreen:

- De posse desta licença eu poderei operar na Faixa do cidadão também (11 metros) ou as licenças são distintas ( não consegui abrir o site da labre, por isso não consegui tirar estas dúvidas por lá ) *minha net é uma m...
Não. São serviços distintos, a faixa do cidadão (PX) e o radioamador (PY).

- Agora uma dúvida de curioso mesmo :
Como funciona no caso de Policiais Militares, Bombeiros, Socorristas, Copel, Ecovias, no que tange a indicativo ? estas categorias tem particularidades por possuirem faixa "propria" de operação ou é necessário que os operadores possuam a licença da anatel ??????

Apesar de operarem nas faixas de VHF e UHF, os sistemas de comunicação empresariais estão fora da faixa do radioamadorismo, e não obedecem às normas deste. Inclusive, em tese, rádios comerciais não deviam operar nestas faixas, pelo menos nunca para transmissão. A rádio-escuta (só corujar, sem jamais apertar o PTT!) é um assunto meio encardido. Alguns entendem que é legal, porque o sinal está lá no ar, e escutá-lo não faz mal nenhum. Outros entendem que é crime. Já ví muita discussão sobre isso na net, sem definição prum lado ou pro outro...

Juninho
03/09/2006, 10:05
Fala Cava !!!

Reeditando o topico: (não necessariamente nesta mesma ordem :) )
Marcelino,
Wallace,
Cava,

Então vou fazer a classe D mesmo, porque o tal do código Morse éo bicho !

Vou dar (opa!) uma olhada lá no seu tópico (opa!) pra ver as provas e os gabaritos !

Bom, entendo os dois lados ... entendo também como crime, por tratar-se de uma faixa " restrita" porém, a grande verdade já foi dita, a frequência tá lá .. se rádios sem qualquer tipo de alteração conseguem ouvi´l-a .. não há o que se fazer!!!

Valeu a força Cava, na minha opinião vc o Wallace,o Luiz Claudio e o Mestre Marcelino são os caras que mais entendem de radiocomunicação aqui no fórum ! Sempte atendendo a todos que se vêem perdidos como eu !! Forte abraço.

[s]

Cavalcante
03/09/2006, 16:49
Juninho,
Dá uma lida nesse anexo, acho que vai gostar. Em particular o capítulo 7, que pode responder uma parte da sua última pergunta.
Aos demais, o apêndice tem a lista de código Q mais completa e detalhada que já li, além de outras coisas
Era um arquivo do word, que passei pra pdf com latex. Está sem quase todas as figuras, pra ficar mais leve, mas o entendimento não é tão dificultado por isso. O conterrâneo que escreveu, esse sim é fera no negócio!!! Só o currículo (ops) do camarada já dá medo!!!

Juninho
03/09/2006, 23:51
Amanha começo a leitura !!

[s]

Wallace
04/09/2006, 18:04
Fala Cava !!!

Reeditando o topico: (não necessariamente nesta mesma ordem :) )
Marcelino,
Wallace,
Cava,

Então vou fazer a classe D mesmo, porque o tal do código Morse éo bicho !

Vou dar (opa!) uma olhada lá no seu tópico (opa!) pra ver as provas e os gabaritos !

Bom, entendo os dois lados ... entendo também como crime, por tratar-se de uma faixa " restrita" porém, a grande verdade já foi dita, a frequência tá lá .. se rádios sem qualquer tipo de alteração conseguem ouvi´l-a .. não há o que se fazer!!!

Valeu a força Cava, na minha opinião vc o Wallace,o Luiz Claudio e o Mestre Marcelino são os caras que mais entendem de radiocomunicação aqui no fórum ! Sempte atendendo a todos que se vêem perdidos como eu !! Forte abraço.

[s]Não sei muito não, mas tento ajudar com o pouco que sei.
Mais tenho noção do que não sei rs rs isso ajuda a não falar muita besteira rs rs

Juninho
05/09/2006, 22:14
Certeza Wallace ..

Uma das 1° coisas que aprendi aqui no Fórum foi isso .. jamis fale daquilo que você não sabe ... a vítima sempre vai ser você !!

Mas agradeço a atenção de sempre ... dexa eu estuda que se eu não passa vai fica feio !!!

Abraço

thome_sp
06/09/2006, 00:32
na hora de estudar da um atençao especial a legislaçao vigente, principalmente as infraçoes e suas penalidades, habilitaçao de radioamadores, tipos de estaçoes de radioamador,tipos de indicativo regioes do brazil, principalmente ilhas oceanicas, as isençoes para obtençao de licença, da uma olhada nos procedimentos de testes de comprovaçao de capacidade operacional e tecnica, tipos de emissao, faixas e sub-faixas de emissao em cada classe de radioamador, na hora do codigo Q, atente para os codigos utiliados em todos os serviços de telecomunicaçoes que vao de QRA a QUZ( mas tem aqueles mais usados), ja os codigos de QAA a QNZ nao vao haver perguntas especificas para esses codigos pois sao codigos reservados a faixa aeronautica e QOA a QQZ para a faixa maritima, ética é bem instintivo voce só nao passa se for "mal educado", caso contrario ta com tudo a seu favor, forte abraço

Juninho
06/09/2006, 01:14
Beleza ...

Vou repassar a dica pra galera aqui q vai fazer a prova...semana que vem a gente vai ter um cursinho rápido com um Jipeiro que é radioAmador Classe "A" ...

Dia 15 é o teste ...até´lá ..apostila !!!

valeu Cava


Abraço.

André-4WD
17/05/2007, 18:32
E qual foi o resultado do teste? passou?
É dificil? comenta alguma coisa para os que pretendem fazer a prova!!
sds
andre

Murillus
15/10/2007, 19:50
o pessoal de americana tem um material muito bom...

www.crambr.org (http://www.crambr.org)

CABEÇA
22/02/2008, 17:28
boa dica essa.

Garfield
25/03/2008, 23:58
Nossa, ótimo post, eu estou pensando tb eh adiquirir um VHF, e tenho muito interese em fazer esse teste, muitos jipeiros não fazem, mas prefiro ter o teórico para que possa usar mais na lei e com calma. Acho mais seguro hehehehe