Ver Versão Completa : omega 2.2
opa, tava pensando no seguinte, colocar o motor da gm 4cc 2.2 do omega ou vectra com uma caixa do chevette 5 marchas e colocar na t-case do jeep. será q fica mais economico do que o 4cc 4.1 do opala ligado direto na caixa original???? dá pra fazer essa montagem ???? para por num jeep pra 90% asfalto 10% trilha leve.
hpnardino
02/09/2006, 20:50
fica muito bom o motor 2.2 do vectra com a caixa do chevette 5 marchas, inclusive existe capa seca pronta para comprar para ligar o cambio ao motor (são uns caras de brasilia que fazem procure por um topico onde fala de motor de astra lá tem o site dos caras com foto e tudo custo R$600,00), eu estava pensando e chegei a conclusão que um ohc 2.0 para cima dá pau em qualquer ap da vida, por se tratar de um motor com muito mais tecnologia e é cosiderado "quadrado", ou seja muito mais suave o seu funcionamento, mais torque em baixa, já é fluxo cruzado, etc que fazem do ohc chevrolet um super motor é muito mais adaptavel em um jeep.
Pessoal,
A título de informação esse motor GM 2.2 do Omega é o mesmo da S-10 e Blazer 4 cilindros, que por sinal é o mesmo motor 1.8 que equipava o Monza, Kadett, etc.
De moderno ele não tem nada. Ele já nasceu com alguns conceitos diferentes e teve seu fôlego aumentado com a injeção eletrônica, mas dizer que é moderno, não. Ele tem mais de 20 anos de existência.
[s]
e será q precisa trocar os diferenciais, eu tenho o bf161 com caixa de 3m e ele não passa dos 70km/h,será q sem trocar os diferenciais dá pra alcançar uns 80km/h sem o motor ta gritando. e se precisar trocar dá pra trocar só o pinhão. o meu diferencial é original ano 57.
Teseu,
Provavelmente sim, pois esse motor tem um grio mais alto que o BF-161.
Não é possível trocar só o pinhão porque ele é casado com a coroa, tem que ser o par. Na peça tem um número de identificação e tem que ter esse mesmo número na outra.
Se deseja aumentar a relação, colocando uma mais longa, tem que usar o par coroa&pinhão.
[s]
hpnardino
04/09/2006, 08:11
Marcelo,
Com certeza são motores que estão mo mercado a bastante tempo, mas estão na terceira geração, e não foi só a injeção que incrementaram nestes motores.
Alguns itens que fazem do ohc um otimo motor:
Estas palavras são de autoria de um preparador de motor de Brasilia, e comprovadas na pratica, pois minha irmã tem um vectra 2.2 e realmente é um puto motor.
-Válvulas maiores favorecendo torque;
-Comando manso que favorece o torque em baixos regimes de rotação;
-Cabeçote cross-flow favorece ao efeito ram gerando maior potencia final;
-Válvulas acionadas por balanceiros e tuchos hidráulico;
-facilidade de obter potencia com baixo custo;
-peças de reposição são muito idêncicas em todas as familhas;
É por isso e outras coisas que fazem do ohc um motor mais credenciado para nossos Jeep's, não estrou dizendo que o ap não sirva mas, gosto é gosto, eu pessoalmente desisti da instalação do ap no meu.
Hpnardino,
Concordo que esse motores sofreram alterações, assim como muitos outros que nasceram na mesma época. Como o própio Geórgia, AP etc.
Eu particularmente não gosto de motores de giro elevado para jipes. Mas é questão de gosto.
[s]
o cambio do chevette fica na mesma furação do assoalho do jeep ou tem q refurar para passar a manopla???, se tem q refurar o cambio fica mais p/ frente ou p/ traz do original ??????. no forum do motor do astra tem q dá pra adaptar o cambio do chevette direto com o motor só colocando a capa seca do omega ou da s10 sem flange é isso mesmo ???????
hpnardino
05/09/2006, 13:11
Não sei se muda a posição no assoalho, mas a caixa do cheva não encaixa na do omega, tem que usar a capa seca feita pelos caras de brasilia que custa 600 latinhas, e para a reduzida o kit da deep tec que ainda não saiu.