PDA

Ver Versão Completa : Jimny....eis a questão!!!

Vinigp
02/09/2006, 02:35
A bastante tempo tento me tornar um integrante do "mundo 4x4", e ao que me consta estou próximo de realizar tal feito. Se tudo der certo desta vez, conseguirei comprar meu 4X4. Desta forma me ajudaria bastante se os integrantes do fórum me auxiliassem nessa empreitada.
Gostaria de obter algumas informações, opiniões, dicas..... a respeito do Suzuki Jimny. Seria uma "viatura" de uso diário e fds, em trilhas leves e médias, a princípio, já que não tenho experiência, pelo menos com jipes, em trilhas.
Seguem abaixo principais questões a serem levantadas:

Consumo (cidade/estrada)
Desempenho (cidade/trilha);
Tipos de pneus adequados para uso misto (Black Star, BF...);
Capacidade de "upgrade" (suspensão, acessórios, pneus) com sugestões, se possível;
Resistência.......

Obs.: Tenho certeza que não me contentarei em siplesmente passear na lama e que, rapidinho, estarei na buraqueira.:concordo:

Abraços

Emesurf
03/09/2006, 19:30
Sou novo na area, vou responder o que sei...
CONSUMO: o meu faz 10 na cidade e 11,4 na estrada
DESENPENHO: Na cidade é um carro bom e confortável, na estrada, andei bem a 110km/h, não passei disso
Na trilha: " http://www.suzuki.co.jp/jimny/index.html "
Abraço

ricardo sabóia
04/09/2006, 10:26
Amigo o Jimny é excelente ! Econômico (9 Km/l cidade e 11 estrada),confortável,robusto e muito valente.Pneus,proteções,etc..você vai encontrar sem grandes problemas.

Abs, Ricardo.

Vinigp
04/09/2006, 17:41
Caro Emesurf,

obrigado pela resposta.
Mas gostaria de saber se faz ou se já fez alguma trilha com o seu Jimny, caso tenha feito, como foi o desempenho? Ele está original, ou já fez alguma alteração?

Dei uma olhada nos vídeos do link que vc postou, muito bacana!!

Abraço

Vinigp
04/09/2006, 17:48
Ricardo, valeu a atenção.

Você saberia me informar quais as alterações mais comuns em relação a suspensão e pneus para melhoria do desempenho do Jimny em trilhas?

Abraço, Vinícius

Emesurf
04/09/2006, 19:52
Caro Emesurf,

obrigado pela resposta.
Mas gostaria de saber se faz ou se já fez alguma trilha com o seu Jimny, caso tenha feito, como foi o desempenho? Ele está original, ou já fez alguma alteração?

Dei uma olhada nos vídeos do link que vc postou, muito bacana!!

Abraço

Amigo, fiz uma trilha só (o carro está original)... Fui pra Castelhanos (Ilha-bela/SP). O pessoal fala que é uma trilha media, mas como estava seco fui tranquilo(ou quase), ainda não peguei atoleiro.
Estou procurando pneu, ví o genunho 1001 mas estou com medo de colocar porque rodo muito no asfalto...

Joao Paulo
04/09/2006, 20:50
Vinigp,

tenho o meu desde zero, cerca de 60 mil km.
Estou muito satisfeito e com inveja dos europeus, que têm acesso à versão diesel... Veja comentarios abaixo

Abraço.

Consumo
cidade - 8 a 10
estrada - 10 a 12 ou mais

Desempenho
cidade - ótimo, pequeno ágil, a falta de porta malas é facilmente resolvida rebatendo o encosto qdo vou ao mercado
em viagens às vezes coloco um bagageiro em cima
trilha - muito valente, mas com torque em alta.
Vai bem, mas se vc quiser fazer muitas adaptacoes melhor procurar um samurai ou um vitara, que têm mais desenvolvimentos para isso

Tipos de pneus adequados para uso misto (Black Star, BF...)
aqui eu sou 8 ou 80, ou seja, street ou mud.
Uso os BF Mud 215/75 e estou muito satisfeito

Capacidade de "upgrade" (suspensão, acessórios, pneus) com sugestões, se possível;
mais dificil que o irmao mais velho (samurai)
no meu troquei parachoques, guincho e coloquei os Muds, nao mexi na suspensao
para passeios e trilhas leves/médias tá beleza

Resistência.......
é um pequeno tanque de guerra

veja fotos neste thread
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19531

Vinigp
05/09/2006, 15:57
João Paulo,
obrigado pela resposta.

Gostaria de lhe informar que vc é um dos responsáveis por esse meu súbito interesse pelo Jimny, pois "passeando" pelo fórum encontrei o "Formiguinha" e desde então comecei a procurar me informar melhor a respeito deste Suzuki que, pelo que está parecendo, pode ser uma excelente aquisição (relação custo x benefício).

Mais uma vez, obrigado pela resposta. Os seus esclarecimentos foram válidos e acertaram "na veia" das questões que eu tinha dúvida.

Tem fotos do seu Jimny em ação nas trilhas? Se tiver post, por gentileza.

Só mais uma coisa, a sua suspensão é original, mas sabe qual é a melhor forma de levantá-la?

Abraço

Vinícius

Joao Paulo
05/09/2006, 22:22
Vinicius,

legal que o pequeno inseto tenha atraido interesse...
Quanto entrei no forum, nao tinha nenhum jimny - mas agora que os samucas tao ficando mais velhinhos, a geracao dos jimnautas de 98 pra frente tá começando a aparecer - o que é bom, a gente troca mais informacoes, resolve problemas de manutencao, etc.

Segue alguma fotos em ação.

Quanto a suspensao, sei que aqui em SP o Rodrigo mexia (rc4x4.com.br) - vc pode fazer body-lift ou mexer mesmo na suspensao.
Se vc nao for usar pneus maiores que 215/75, acho que nao vale a pena.

Abraço

Joao Baeta
05/09/2006, 23:27
:arrow:Vinigp,
Eu tenho um Jimny td original e BL 2" e com pneus Michellin 215/75 15r e estou 100% sastifeito com ele.. é bem economico (Cidade ele faz 10 e na estrada faz 11.5km/l) E uso muito para etrada de terra na fazenda.....Trilha só faço passeio light ( Eu tenho um Samurai de trilha) E pouco tempo fui com a galera do GruPINHO para Rio búzios pela areia.... fiquei surpreso com o desespenho em areia pois ele é leve d+... E não consegue se atolar!!!!! O Rodrigo Samukanvas dirigiu e gostou muito! Meteu a 1°...2 marcha e o carro sacudiu nos lados e foi 100%!!!!!! Jimny é Valente na areias...!!!!!!!!
Qq coisa pergunte a nós!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abssssssssssssssssssssssssssssss

Vinigp
05/09/2006, 23:42
Abaixo seguem algumas fotos dum Jimny cascudo que encontrei num fórum 4x4 de Portugal (http://www.trilhos4x4.info/forum/).

Apesar da aparência ele sofreu poucas alterações segundo o proprietário: "pneus recip trial 235 x75 x15 ...... mola mabilsa +4cm e amortecedores oldemu, batentes mais compridos, mata bois do discovery com umas pekenas alteraçoes e protecçoes kuanto baste".

Abraço:concordo:

Vinícius

Vinigp
06/09/2006, 00:25
Ah, e a quem interessar possa, encontrei também neste fórum de Portugal (http://www.trilhos4x4.info/forum/), uma relação extraída do site www.jimnyworld.com (http://www.jimnyworld.com) (aparentemente fora do ar) de diferentes tamanhos de pneus com algumas alterações necessárias para suas respectivas instalações.

Tyre Size Suspension Spec Rim Size Body Lift Flares
205/70-R15
(26") Stock (OE) Original Equipment Standard
15 x 5.5" Not Required No Cutting Required

215/75-R15
(28") No lift required for street use. 2" (50mm) lift recommended for trail use. Standard
15 x 5.5" Not Required No Cutting Required, but some rubbing can occur when front wheels are turned.

225/75-R15
(29") 2" (50mm) lift recommended. Standard
15 x 5.5"
15 x 6" or higher width recommended Not Required but 1" body lift would do great things for articulation. A bit of inside flare shaving recommended.

235/75-R15
30x9.5
(30") 2" (50mm) lift for street use 3-4" lift recommended. Brake line extensions needed. 15 x 6"
15 x 7" recommended Minimum 1" body lift is recommended with 3" springs. Some East - West cutting of the flares recommended.

31 x 10.5
(31") 4" lift required
5"+ require longer drop arms. 15 x 7" recommended Minimum 1" body lift is recommended with 4" springs. Some East - West cutting of the flares recommended.
32 x 11.5

(32") 4" lift required
5"+ require longer drop arms. 15 x 7"
15 x 8" Minimum 2 - 3" body lift is recommended with 4" springs. Some East - West cutting of the flares recommended.

Abraços

Vinícius