PDA

Ver Versão Completa : Troca de oléo 5k , realmente necessario ?



JjSc
02/09/2006, 00:25
Pois então, levei uma ranger 2.8 tgv para revisão dos 20.000.
Conversando com o "atendente", ele realmente afirma não ser necessario a troca antes dos 10k do manual.
Será que traz realmente alguma vantagem ? ou essa troca de 5.000 é mais recomenda as versões 2.5 ?

Grato

Abraços
te mais

Walter L. L. Casitta
02/09/2006, 00:47
O manual sugere dois intervalos para troca de óleo: 10000Km para uso normal ou 5000Km para uso pesado. Em qual deles você se enquadra. Na dúvida troque a cada 5000Km.

ojaneri
02/09/2006, 11:12
O manual sugere dois intervalos para troca de óleo: 10000Km para uso normal ou 5000Km para uso pesado. Em qual deles você se enquadra. Na dúvida troque a cada 5000Km.

Lembrando que o uso do carro no transito da cidade lhe enquadra como uso pesado. O anda-para dos engarrafamentos e sinais, e ligar e rodar apenas poucos kms fazem um mal danado pros motores.

Walter L. L. Casitta
02/09/2006, 11:26
Lembrando que o uso do carro no transito da cidade lhe enquadra como uso pesado. O anda-para dos engarrafamentos e sinais, e ligar e rodar apenas poucos kms fazem um mal danado pros motores.
Esse é o meu caso.
Ando 7Km de cada vez. Não dá nem pro motor atingir a temperatura ideal. E pior ainda os primeiros 3Km sempre morro a cima, justamente com o motor frio. Se o meu motor chegar os 200.000Km já tô considerando lucro.

Edintruder
02/09/2006, 16:06
O período de trocas de óleo é inversamente proporcional à durabilidade final do motor. Quanto mais km demorar entre cada troca menos km ele irá rodar antes da próxima retífica.

João Pedro
02/09/2006, 19:37
Esse é o meu caso.
Ando 7Km de cada vez. Não dá nem pro motor atingir a temperatura ideal. E pior ainda os primeiros 3Km sempre morro a cima, justamente com o motor frio. Se o meu motor chegar os 200.000Km já tô considerando lucro.

Sinceramente ñ sei o qto isto pode ser realmente positivo, mas um vizinho, usuário de paicapes desde priscas eras, qdo sai com sua S10 (esta última roda por todo o Brasil - região norte e sul principalmente), que já está com mais de 300.000Km (ano dela - 2002), sempre a traciona ao subir um pequeno aclíve de nossa rua. Ele alega que isto exige menos do motor, pela equalização da tração, qdo ele ainda ñ atingiu a temperatura ideal.
Será que procede?
Como ele tem mais hora de picape que urubu de vôo eu o imito desde então.

murilloaquino
02/09/2006, 20:31
Sinceramente ñ sei o qto isto pode ser realmente positivo, mas um vizinho, usuário de paicapes desde priscas eras, qdo sai com sua S10 (esta última roda por todo o Brasil - região norte e sul principalmente), que já está com mais de 300.000Km (ano dela - 2002), sempre a traciona ao subir um pequeno aclíve de nossa rua. Ele alega que isto exige menos do motor, pela equalização da tração, qdo ele ainda ñ atingiu a temperatura ideal.
Será que procede?
Como ele tem mais hora de picape que urubu de vôo eu o imito desde então.

Haa..axo q isso nao tem nada haver nao.O oleo do motor nao tem nenhuma ligaçao com o do diferencial.A força q o motor ira fazer pra tracionar o carro será a mesma, sendo com 4x2 ou 4x4, a nao ser quando se perde traçao, q precisará de mais força, ou quando se liga a reduzida, q precisa d menos força do motor...

abraços

Edintruder
02/09/2006, 21:43
Se estiver em 4x4high pode até forçar mais o motor pois evita que uma roda destracione, e aí sim, sobe melhor pois usa toda a força do motor, porém se estiver frio dá uma boa forçada térmica nele, porém se for 4x4Low poupa bastante o motor sim, pois permite trabalhar com a redução de esforço.
Se ele está subindo em 4x4high deve estar usando marcha mais curta para o motor estar durando bem.
Para explicar, o maior problema de exigir potência do motor frio é a diferença de dilatação das peças, pois os pistões se aquecerão mais rapidamente que os cilindros e anéis, forçando mais os anéis contra os cilindros e até a saia dos pistões contra o cilindro, causando desgaste irregular e consequente ovalização prematura dos cilindros. Não que aconteça isso da noite pro dia, mas uma exigência dessas de forma contínua e diária pode causar ovalização em cerca de 15000 km, causando até perda de compressão para o cárter.
Onde a temperatura do motor está muito fria, aqui no sul do RS por exemplo onde temos seguidamente temperaturas próximas de 0°C, se abusar muito pode-se quebrar até os anéis de compressão, mas isso ocorre mais em motores a gasolina que diesel.


Sinceramente ñ sei o qto isto pode ser realmente positivo, mas um vizinho, usuário de paicapes desde priscas eras, qdo sai com sua S10 (esta última roda por todo o Brasil - região norte e sul principalmente), que já está com mais de 300.000Km (ano dela - 2002), sempre a traciona ao subir um pequeno aclíve de nossa rua. Ele alega que isto exige menos do motor, pela equalização da tração, qdo ele ainda ñ atingiu a temperatura ideal.
Será que procede?
Como ele tem mais hora de picape que urubu de vôo eu o imito desde então.

murilloaquino
02/09/2006, 22:17
hahah temperatura media d 40º aqui no norte de minas, nao temos esses problemas...
o motor ja acorda aquecido

:P

Edintruder
03/09/2006, 11:43
Mas que maravilha! Agora aqui está 13°C com ventos de 40km/h e rajadas de 60km/h devido a um ciclone extra-tropical aqui na costa. Eu acabei de aproveitar o sol e o tempo seco para trocar as pastilhas de freio.

João Pedro
03/09/2006, 18:26
Mas que maravilha! Agora aqui está 13°C com ventos de 40km/h e rajadas de 60km/h devido a um ciclone extra-tropical aqui na costa. Eu acabei de aproveitar o sol e o tempo seco para trocar as pastilhas de freio.

Edi, com esse frio o certo era fazer sorvete, rrss.

rodrigocockpit
03/09/2006, 19:23
Pois então, levei uma ranger 2.8 tgv para revisão dos 20.000.
Conversando com o "atendente", ele realmente afirma não ser necessario a troca antes dos 10k do manual.
Será que traz realmente alguma vantagem ? ou essa troca de 5.000 é mais recomenda as versões 2.5 ?

Grato

Abraços
te mais
Tenho usado a bastante tempo a seguinte fórmula:
troco somente o óleo a cada 5k, e todos os filtros a cada 10k, e o de ar dependendo do uso, mas normalmente com 20 a 30k.:concordo:

Edintruder
03/09/2006, 21:20
Tenho usado a bastante tempo a seguinte fórmula:
troco somente o óleo a cada 5k, e todos os filtros a cada 10k, e o de ar dependendo do uso, mas normalmente com 20 a 30k.:concordo:

Eu estava trocando tudo aos 5000 km, mas como o filtro do ar custa R$40,00, eu começei a trocá-lo com 10.000km, apenas limpo com ar comprimido e vou virando ele de 90 em 90°. Tenho limpado uma vez a cada 60 dias mais ou menos, o que equivalem a uns 1500 ~2000km.

rodrigocockpit
04/09/2006, 10:25
Eu estava trocando tudo aos 5000 km, mas como o filtro do ar custa R$40,00, eu começei a trocá-lo com 10.000km, apenas limpo com ar comprimido e vou virando ele de 90 em 90°. Tenho limpado uma vez a cada 60 dias mais ou menos, o que equivalem a uns 1500 ~2000km.
Dá pra trocar os filtros a cada 2 trocas de óleo, senão o custo fica muito alto, e a maioria dos usuários, trocam tudo com 10k, acho que com essa km os filtros ainda cumprem bem a sua função!
Eu tb dreno o filtro de diesel de 15 em 15 dias, a bomba injetora é o coração da criança, não é mesmo?:D

Wallace
04/09/2006, 17:37
Não vejo muita vantagem trocar o óleo e não os filtros.
Vai sujar todo o oleo se não trocar o filtro.
Filtro de ar pode usar um K&N que vai durar mais que o motor rs rs

Ric Mac
04/09/2006, 17:47
Concordo com o Wallace, trocar o oleo e nao trocar o filtro nao deve fazer muito bem, ficam 0,5l de oleo velho no filtro, num carter com 7 litros isto equivale a 6,7% de oleo velho no volume total, isto sem contar que se forem misturados tipos de oleos diferentes vai dar kaka.

Homero
04/09/2006, 18:20
Filtro de ar pode usar um K&N que vai durar mais que o motor rs rs

Não sei se é folclore, mas filtro lavavel que normalmente tem que trabalhar empregnado com um pouco de óleo pode contaminar o MAF com esse óleo.Como os motores CR tem MAF pode haver problemas.Isso eu li em foruns de auto (vectra,Astra ,Marea etc).Não sei se é real mas pode fazer sentido

edubelem
04/09/2006, 18:24
Eu acho uma economia besta a troca a cada 10000, mesmo no meu caso que são 9 lts pois se dá algum problema no motor vai ficar aquele sentimento de culpa, eu troco a cada cinco, e o filtro de ar 10000, 15000 ou 20000 dependendo do estado.

Meu avô, eng mec da década de 30, já dizia, dinheiro gasto c/ óleo não é dinheiro jogado fora.

Aqui fizeram um teste em alguns ônibus que passaram a usar óleo p/ 100.000, e a castrol indenizou as transportadoras he he he

Aqui é muito quente, é como o verão de vcs o ano todo, não tem trégua.

Edintruder
04/09/2006, 19:03
Não vejo muita vantagem trocar o óleo e não os filtros.
Vai sujar todo o oleo se não trocar o filtro.
Filtro de ar pode usar um K&N que vai durar mais que o motor rs rs
Wallace,
Quanto custa um filtro K&N para Ranger?

Wallace
04/09/2006, 19:09
Não se o oleo do filtro pode atacar algo, acho que não no caso do K&N, pois uso a uns 5 anos na Cherokee.
Precisa ver direitinho, o da Gasolina é US$ 82,00, me passa as medidas do seu, pois acho que o da diesel deve ser maior e mais caro.

Edintruder
04/09/2006, 20:09
Não se o oleo do filtro pode atacar algo, acho que não no caso do K&N, pois uso a uns 5 anos na Cherokee.
Precisa ver direitinho, o da Gasolina é US$ 82,00, me passa as medidas do seu, pois acho que o da diesel deve ser maior e mais caro.
Assim que eu tiver essas medidas eu te envio um e-mail. Mas é cilindrico com uns 20 cm de diâmetro por uns 35 de comprimento. Porém vou medir certo e ver o diâmetro do vão interno que acopla no suporte.

Leonel Lousa
04/09/2006, 23:23
Pessoal, entre essas marcas de óleo nacional, qual é a melhor para motor a diesel?

Edintruder
05/09/2006, 19:15
É tudo a mesma coisa. Eu uso o Lubrax Top Turbo, mas tem Brutus T5, Castrol....
Vai pelo preço que vai bem.