Conectar

Ver Versão Completa : Manutenção no sistema de arrefecimento

Edu MB
01/09/2006, 21:44
Senhores , alguém tem idéia de como se limpa o sistema de arrefecimento da Defender ? deve ser colocado algum tipo de produto na água antes da limpeza ? é que eu troquei o reservatório da minha e quando fui limpar o reservatório antigo , saiu uma água com aspecto de lama por umas 3 a 4 lavadas . No fórum de picapes 4x4 me aconselharam a trocar a água toda do sistema, mas pela cor da água que saiu do tanque , tô achando que vou ter que dar uma geral no sistema todo , mas não tenho a mínima idéia de como se faz , se alguém puder ajudar , agradeço !
abraço...

slick
01/09/2006, 23:49
Senhores , alguém tem idéia de como se limpa o sistema de arrefecimento da Defender ? deve ser colocado algum tipo de produto na água antes da limpeza ? é que eu troquei o reservatório da minha e quando fui limpar o reservatório antigo , saiu uma água com aspecto de lama por umas 3 a 4 lavadas . No fórum de picapes 4x4 me aconselharam a trocar a água toda do sistema, mas pela cor da água que saiu do tanque , tô achando que vou ter que dar uma geral no sistema todo , mas não tenho a mínima idéia de como se faz , se alguém puder ajudar , agradeço !
abraço...

Lavagem de radiador:

Isto é normal a agua sair parecendo Marrom ,Barro,ferrugem.Nada de espanto Amigo.Coloca uma mangueira com agua corrente,na boca do reservatorio de plastico , deixando a agua sair em baixo, a mangueira do radiador..pode até deixar o motor ligado vai limpando numa boa bloco tampa e radiador em fim todo o sistema.. .Faz mais seguido a lavagem que melhora bastante .Depois Vc coloca etileno glicol (liquido vendido nas Quimicas mais barato)são os mesmos que são vendido em Postos e Lojas de Auto Peças
Espero ter ajudado um Abraço slick

Edu MB
02/09/2006, 19:56
Slick , desculpe mas não entendi muito bem , a água vai sair por onde ? devo desconectar alguma mangueira ? será que não tem nenhum dreno ? eu já procurei , mas não achei nada...
abrigado.

slick
03/09/2006, 14:07
Slick , desculpe mas não entendi muito bem , a água vai sair por onde ? devo desconectar alguma mangueira ? será que não tem nenhum dreno ? eu já procurei , mas não achei nada...
abrigado.
Desculpe Amigo:
Afrouxa a braçadeira da mangueira lá de baixo do radiador,tira a mangueira , agua suja sai por la. Se o radiador não tiver um sangrador, (quando mandei limpar o meu radiador do defender fiz uma sangria lá em baixo uma torneira).Já fiz varias vezes e deu certo, com o meu que não deve ser muito diferente do seu o meu é um Defender 90 ano 98 .Não esquece de apertar bem ,depois a braçadeira da mangueira .Na parte superior do radiador tem uma peça plastica, que tem que abrir sai o ar do sistema todo por ali ,é uma sanguia ,quando estamos colocando agua no radiador.Se não fizer isto depois esquenta o motor por falta dagua,ficando bolhas de ar no sistema.

Edu MB
05/09/2006, 19:36
Valeu Slick , dei uma olhada e devo fazer o serviço logo mais , comprei uns produtos da BARDAHL para ajudar na manutenção e vou aproveitar para trocar a termostática e algumas abraçadeiras.

produtos:
BARDAHL RADCLEAN (para limpeza de radiadores)
BARDAHL RADCOOL PLUS(aditivo para radiadores)

Deixo um alerta pra quem tem Defender , principalmente as mais antigas como a minha , a darem uma atenção para a limpeza do sistema , pois pelo fato do reservatório ser preto , acaba passando desapercebido a quantidade de resíduos que acaba acumulando .

Obrigado pela ajuda ! abraço.

mizo92
22/02/2013, 08:46
meus caros, tô com problema de vazamento numa pecinha que sai na mangueira do reservatorio de expansao, me parece um Y , Não sei a função dessa peça. Alguém sabe o nome dessa peça? posso usar uma peça de outro carro?

396374

mizo92
22/02/2013, 09:04
(edit) duplicou

mizo92
22/02/2013, 15:21
Desmontei esse "Y" e estava com uma rachadura, só que não encontro ela em lugar nenhum pra comprar! alguém saberia onde encontro ela, sem ter q importar? Ela me parecia entupida, na ponta que vai pra valvula termostática.
Tem algum problema em utilizar um simples "T" ou "Y" de metal?

mouramares
22/02/2013, 15:44
Edu...saudaçoes, amigo ja que vc citou esse historico da sua vtr, e agora colocou produtos limpa radiador,etc... cuidado com os selos do motor, pois conforme o historico este carro ta andando com agua pura e isto causa ferrugem e futuramente vazamento nos selos do motor, ao lado do motor de arrangue na parede do bloco existe um dreno para escoar agua do motor, apesar ter trocado a minha agua redcentemente nao retirei este dreno com medo de espanar ou quebrar. Mas coloque agua desmineralizada juntamente com o radiex, assim nao vai formar ferrugem nem barro que coloca em risco sua vtr,,,
abçs
joao

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/113836-aqua-desmineralizada-radiex-orgonico-ou-sintetico.html

vwinit
22/02/2013, 17:33
Mizo, você acha o Y (com as mangueirinhas) para comprar aí em SP.
Já comprei na Tekcom.

Não está entupido ... é uma válvula e só fica aberto um lado mesmo normalmente. O retorno abre depois com pressão na temperatura de trabalho correta e faz o retorno para o vaso ou manda para o radiador...

Abraço!

mizo92
22/02/2013, 18:05
obrigado hailton, vou tentar entrar em contato com a tekcom.

Carrilho
22/02/2013, 18:20
meus caros, tô com problema de vazamento numa pecinha que sai na mangueira do reservatorio de expansao, me parece um Y , Não sei a função dessa peça. Alguém sabe o nome dessa peça? posso usar uma peça de outro carro?

396374

mizo92, a peça é a mesma usada na Sprinter, S10 e Blazer 2.5 diesel, veja site:
Válvula do Ar Quente - Gm - Esr2348 (http://www.qualpeca.com/catalogo/gm/esr2348)

Hugo4x4
22/02/2013, 20:05
Isso ai Carrilho, as peças são as mesmas, esse "y" é um ejetor ou bomba líquido-gás ou Venturi (ver anexo), serve para retirar o ar que se acumula na parte superior do radiador. No manual da Defender tem o mesmo número da peça do catálogo da GM: ESR 2348 porque é a mesma peça. Para verificar se está funcionando devemos provar, soprando, se não estão entupidos os três caninhos.

How the NASH Steam Jet Ejector Works st - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8MvHplOIQCI)

mizo92
22/02/2013, 20:16
Obrigado amigos, vou comprar essa valvula do ar quente, já que são a mesma peça, vou aproveitar e trocar todo o líquido de arrefecimento.

mizo92
24/02/2013, 15:27
A valvula estava entupida.. com tipo um barro e a mangueira também, por sorte percebi, passei um ar sob pressao nela e desentupiu! como eu descarto toda a àgua do sistema? é preciso trocar os bujões de plastico do radiador e da valvula termostatica? onde eu encontro eles?
abraçs

fpc3
03/03/2013, 23:18
óleo soluvel de torneiro mecanico, 200 ml por 7 litros de agua.Espera 30 dias e troca a agua.

abraço...

vwinit
04/03/2013, 00:19
A valvula estava entupida.. com tipo um barro e a mangueira também, por sorte percebi, passei um ar sob pressao nela e desentupiu! como eu descarto toda a àgua do sistema? é preciso trocar os bujões de plastico do radiador e da valvula termostatica? onde eu encontro eles?
abraçs

Troquei por bujões metálicos ...

Mas se você for utilizar de plástico, é o mesmo da Ranger...
Troque o o-ring dos bujões tbm.

pescandoaventuras
08/01/2014, 16:11
Acho esse Y de plástico muito frágil, troquei por um demetal, o pessoal da retifica garantiu que não faz diferença "a válvula", vamosver, eles que retificaram o motor rs...Se alguém souber alguma informação sobre essa válvula servital para o funcionamento do sistema me informem.