Ver Versão Completa : Vitara - quero comprar, mas tenho dúvidas!
Daniel Castanho
01/09/2006, 18:38
Estou pensando em comprar um Vitara para a minha esposa, que usa o carro diariamente para trabalhar (+ou- 6km por dia), para poder dar uma brincada nos finais de semana - trilhas light, onde a minha L200 não passa devido ao seu entre-eixo e angulo de saída..... mas tenho dúvidas se não vou me arrepender.
Tenho pensado em um Metal Top 1.6 8v, entre 95 e 97, mas gostaria de saber como é a manutenção (considerando que estes carros beiram 100.000Km), consumo de combustível e dirigibilidade deste carro em asfalto, lembrando que a minha esposa vai usá-lo no dia-a-dia.
Tenho visto alguns automáticos .... alguém tem algo a comentar?... será que fica muito lento... bebe muito mais?
Andei em um Samurai e fiquei apavorado com a instabilidade acima de 50km/h - acredito que o Vitara seja mais estável.
Conto com dicas e dados sobre o carro.
Abraço a todos,
Daniel
bcantunes
02/09/2006, 07:31
Bom dia!
Tenho um Vitara metal top 3P 97/98 que utilizo no meu dia-a-dia (30 km/dia) e principalmente para viajar (não faço trilhas).
O consumo na cidade fica entre 9 e 10 km/l. Na estrada fica entre 10 e 12 km/l.
A manutenção é parecida ($$) com um carro normal. Um item que é bem caro comparado com os outros carros são os amortecedores dianteiros. O resto, é mais ou menos igual. A disponibilidade de peças é boa em SP, e as peças de consumo (filtros, correias, pastilhas de freio, etc) acho tudo aqui no Rio (mas tenho que ir ao lugar certo).
No quesito direção/conforto o Vitara se parece muito com um carro normal. Sendo ele muito curto e alto e com ótima área envidraçada, manobrar é uma beleza. O conforto também é bom, principalmente porque os Vitaras são sempre completos. (DH, Ar, trava, vidro e espelhos elétricos).
O motor é meio fraco, na estrada a velocidade de cruzeiro é 110-120 km/h. Acima disso, só chapando o pé no fundo com o aumento de consumo, sem necessariamente aumento de velocidade.
Eu estou bem feliz com o meu, mas de vez em quando sinto falta da autonomia/desempenho da minha Courier 1.6.
Como meu objetivo maior é utilisá-lo em viagens pelo Brasil e como a compra do meu foi uma "oportunidade", está valendo bem à pena.
Espero ter ajudado!
Abraços!
Daniel Castanho
03/09/2006, 12:27
Valeu "bcantunes"!
Voce disse que o seu é 97/98. Já é o modelo novo? O motor é 1.6 8V ou 16V?
bcantunes
04/09/2006, 08:08
O meu é 1.6 - 8V.
É o último ano do modelo "velho" - Vitara.
À partir de 99 chegou o modelo novo - "Grand Vitara", que é "outro" carro.
Abraços!
Grassmann
04/09/2006, 10:30
Daniel,
O modelo novo só apareceu em 98. Todos os fabricados até 97 eram "quadrados". Em 98 existiram os dois modelos, e em 99 só o novo.
Quanto à dirigibilidade, parece um carro de passeio, mas "quica" um pouco mais. Nada que assuste, só acostumar. Eu tenho um 97 automático 5 portas, e viajo com ele direto. Até prefiro ele ao carro de passeio que temos. Ando na faixa de 110~120 na estrada, sem stress. O fato de ser automático faz com que o consumo aumente um pouco. O meu faz uns 6,5km/l na cidade e uns 11km/l na estrada. Mas como a proposta é ter um carro off-road, não estou tão preocupado assim com consumo.
A manutenção é tranquila. Os motores Suzuki são muito robustos, e é difícil dar problemas se bem cuidado. O meu está com 143mkm e parece novo. As peças não são tão caras, na pior das hipóteses é mandar trazer de SP, em um dia chega a Londrina.
Suas duas únicas preocupações são encontrar um carro bem cuidado e achar um mecânico que realmente entenda de 4x4. Se levar o Vitara em um mecânico que só trabalhe com carros de passeio, ele vai te desencorajar e achar muitos pseudo-problemas no carro. Infelizmente não posso ajudá-lo nisso. :)
Quando for procurar um carro, não precisa ter medo de carros que rodaram em trilhas. Muitos deles são mais bem cuidados do que carros que só rodaram em asfalto. Verifique muito bem a manutenção dele, se foi bem-feita. Novamente, um bom mecânico pode ajudar neste sentido.
Pode comprar sem medo! E sua esposa vai adorar o carro. Em casa quem usa o Vitara sou eu, mas é uma briga... Prefiro usá-lo porque deixo o carro na rua perto da empresa. E como o Vitara não é visado, e o meu está sempre sujo, diminuímos as chances de roubo. Mas que a esposa vive me cantando pra trocar, isso vive... hehehe... Tenho um amigo que faz trilhas com o dele, e nesse caso a esposa roda com o carro todos os dias e ele fica com o carro de passeio.
Boa sorte na compra!
srgrande
04/09/2006, 16:10
E ai Daniel,
Desacostumou a dirigir carro com entre-eixos curto? Esqueceu do Troller?
Com essa longa L200, a condução é muito mais mansa. P jipe é preciso ter braço p segurar! Se quiser umas aulas, ligue p mim...
Grassmann, falou tudo é por ai...
Olá povo!!!
Tenho um Samurai e só entrei aki pq fiquei preocupado com o depoimento do Daniel.
Ele falou q achou instável o samurai acima de 50km/h? Como assim?! Q modificações tinha o samurai q vc andou??! O meu anda nos 100km/h tranquilo. Só não passar disso.
abraço!!
Nathan
Não se preocupe:stop: Pelo que li no depoimento do Daniel ele deve ter estranhado a forma de dirigir o Samurai (mais rustica, sem direção), e se o mesmo tiver sua altura muito alterada muda mais ainda...ou o samuca estava com problemas...
Pego estradas direto com o meu, em velocidade de até 120 km/h (chega nos 130 embalado!!) e nunca tive problemas...
É tudo questão de costume....
Márcio Magalhães
05/09/2006, 14:14
bcantunes, eu acho muita coisa aqui no Rio e nem preciso ir no lugar certo. São Cricri é uma magavilha!
Quanto ao conforto... eu não acho tão parecido com um carro normal. De verdade. É parecido para nós que acostumamos. Mas a "família" sempre reclama. Se andar atrás então... o 5 portas é diferente.
Eu não suporto mais dirigir carros "normais". Até para tirar o Seat aqui da garagem eu me sinto sufocado. Ele é um foguete... e eu um astronauta espremido lá dentro! rs...
Uma dica ao Daniel Castanho. Não se preocupe também com o ano. Tirando os até 92 que são carburados, a partir de 93 o que conta mesmo é o estado do bicho. O meu é um 93/94. Comprei ele tão barato... e não trocaria pela maioria dos mais novos que eu conheço.
[]´s,
Daniel Castanho
05/09/2006, 19:59
Galera, valeu pelas dicas e informações ..... agora é só preciso achar um carro bom.
"Grassmann", valeu pelo relato detalhado. Só me fala mais duas coisas: como é o automático na trilha? 1) Consigo segurá-lo em 1º reduzida em descidas muito íngrimes, ou ele desembesta? 2) Quando preciso de potência em reduzida para transpor algum obstáculo ou atoleiro, ele responde bem ou fica "pensando"?
Me desculpem os fãs do Samurai. Sei que esse carro é show! O carro que dirigi estava com body-lift e pneus mud. Parecia bem conservado, mas estranhei muito a resposta da direção e acabei assustando para deixar com a minha esposa... tive um Willys que era mais estável que este Samurai! .... não sei se essa instabilidade se deve ao bodylift, ou tinha algum problema com esse carro.
Sr. "Srgrande", não sabia que voce colocava aquele Troller na terra, pensei que era carro de passeio!!!!!! ... quando precisar de umas aulas para andar no asfalto eu ligo pra vc, ok! Rs!
Abraços,
Daniel
Daniel,
realmente esse samuca que você andou devia ter mais problemas do que simplesmente um Body Lift.
O meu é Canvas 97 e com pneus originais anda a 120 na estrada sem perder rendimento e controle. Já com os Geninho 1001 a coisa já muda um pouco de figura... 100km/h é o máximo e olhe lá...
[]´s
bcantunes
06/09/2006, 08:21
Marcio,
Em São Cristovão eu só acho vendedor de autopeça sem paciência para ajudar, sequer me ouvir.
Você tem alguma dica de loja em São Cricri, ou leva o sábado inteiro rodando nas lojas e aguentando vendedor sem saco?
O que eu já encontrei de peça por aqui foi na "Casa do Óleo" perto do Estácio.
Abraços!
Grassmann
06/09/2006, 10:03
"Grassmann", valeu pelo relato detalhado. Só me fala mais duas coisas: como é o automático na trilha? 1) Consigo segurá-lo em 1º reduzida em descidas muito íngrimes, ou ele desembesta?
Tranquilo. Coloca em "L" e deixa na reduzida, que ele desce bem devagar. Nunca tive problemas, mesmo em trechos mais íngremes. Na pior das hipóteses, uma ajudinha no freio, mas isso só em situações extremas mesmo.
2) Quando preciso de potência em reduzida para transpor algum obstáculo ou atoleiro, ele responde bem ou fica "pensando"?
Na reduzida ele vira um tratorzinho. Fica bem ágil. Se precisar pisar, pode pisar que ele responde. Claro que não é a mesma coisa que um Willys com um V6, mas não é muito diferente de um Vitara manual não. Nos atoleiros normalmente passo em "L" reduzida, sem grandes acelerações. Mas se precisar, ele vai em frente.
Pena que estamos um pouco longe... Até tenho parentes em Maringá, mas quando viajo pra lá, vou com o outro carro (É mais rápido). Experimente achar alguém que tenha um desses e dê uma voltinha. Você vai ver como ele tem um excelente custo/benefício.
[]´s
Leandro.
Daniel Castanho
06/09/2006, 12:47
Valeu Leandro ... agora estou mais convecido sobre o câmbio.
Vamos ver agora se consigo encontrar um bom carro sem pagar uma fortuna.
Tem um cara vendendo um 2p Auto 97, com body lift e pneus Mud pedindo $30mil - acho que ele está louco!!!!
Se souber de algo legal aí em Ctba, me avisa.
()s
Daniel
Márcio Magalhães
06/09/2006, 14:14
bcantunes,
Ih, isso é verdade. Sem paciência mesmo. Mas tudo é uma questão de conhecimento e jeito. Cara, quando eu tinha um Niva é que a coisa pegava. Tinha que mentir para qual carro ia a peça! rs... Certa feita o cara disse que não tinha o anel de borracha só porque não estava indo para uma Uno. Em outra oportunidade eu conto a saga que fiz para ele me vender a peça.
Dependendo do que você queira, na Escobar acha-se alguma coisa. Outro dia o cara quis ir até o carro para ver como ficaria a mangueira que eu estava adaptando da saída do filtro de ar até o motor.
Ir com a idéia já pronta ajuda. Saber exatamente o que você quer (qual peça irá ser a substituta ajuda) é fundamental. A pior coisa que tem é chegar com cara de quem não sabe nada. Você pode chegar lá e pedir: "quero uma bomba de gasolina do Corsa!"... se só tiver um modelo mesmo assim o safado vai perguntar: "Que ano?" He he he... se for lá e pedir: quero uma bomba de gasolina Bosh modelo tal, se não tiver da bosh, tem que ter o mesmo tamanho para o pescador que eu estou usando. rs... aí ele te atende de outra forma.
[]´s,
Grassmann
06/09/2006, 15:05
Valeu Leandro ... agora estou mais convecido sobre o câmbio.
Vamos ver agora se consigo encontrar um bom carro sem pagar uma fortuna.
Tem um cara vendendo um 2p Auto 97, com body lift e pneus Mud pedindo $30mil - acho que ele está louco!!!!
Se souber de algo legal aí em Ctba, me avisa.
()s
Daniel
O cara tá louco!
O meu, 5P, inteiraço, não vale R$26mil.
De qualquer forma, se for comprar, compre com calços de suspensão, e não body lift. A menos que saiba onde e por quem foi feito. Body lifts alteram bem mais a estrutura do carro do que o lift de suspensão. Nem sempre o câmbio fica bem acabado no chão do carro, pode ter problemas na flange da direção hidráulica, problemas na fixação dos pára-choques,... Dá uma olhada no fórum e você vai ver outros problemas. Procure pelo "sombra", um Sidekick lá do NE que fez body-lift.
Já viu esses Vitaras? Estão em Londrina e região:
http://www.meucarronovo.com.br/modelocarro2.php?id=267340&posicao=2&total_pesquisa=3 (Londrina)
http://www.meucarronovo.com.br/modelocarro2.php?id=413180&posicao=1&total_pesquisa=1 (Apucarana)
Este está na loja de um conhecido (Roni), aqui em Curitiba:
http://www.meucarronovo.com.br/modelocarro2.php?id=408333&posicao=23&total_pesquisa=34
Fale com o cara, questione sobre o estado do carro. Ele é honesto nas negociações. Se falar que vale a pena ver, posso até dar uma olhada pra você. Veja aí e avise se desejar uma "inspeção" in loco. Esse Vitara, pelas fotos, tem lift de suspensão. De resto, tirando o câmbio automático e a cor, é igual ao meu.
Dá uma olhada no site www.meucarronovo.com.br Se achar algum que queira ver, me avise, que vou olhar pra você. Tem alguns que já conheço. (Tem um vermelho na Stelle há venda há uns 6 meses, com parte elétrica ruim, não pega e já sofreu com água na cabine - tá cheio de jornal debaixo do carpete).
Espero poder ajudá-lo.
[]´s
Leandro.
PS: Só pra reforçar as virtudes do Vitara, há uns meses fiz essa trilha (http://www.fenajeep.org.br/fotos2005/fotospasseio.html) com o Vitara original. Raspou um pouco, mas se saiu muito bem. Todo mundo ficava impressionado com o desempenho dele, principalmente por ser câmbio automático.
Daniel Castanho
06/09/2006, 18:17
Leandro,
Já dei uma olhada nesse de Londrina, mas ele está bem judiado. Toda a parte de baixo do carro está amassada pra valer. Acho que não vale a pena.
Já entrei no meucarronovo e tinha visto estes. Assim que tiver com a grana na mão vou partir pra cima, aí com certeza vou pedir um help aí em Curitiba, se voce estiver disposto, é claro!
Voce tem alguma foto de lift em suspensão? Acho qua ainda não vi isso. Vejo sempre aqueles calços no lugar do coxim da carroceria, entre o chassi e a carroceria (o que eu entendo por body-lift).
()s
Daniel
Grassmann
11/09/2006, 14:18
Daniel,
Não tenho fotos, mas posso tirar depois que lavar o carro... :(
Dê uma olhada neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16573&page=2
Lá tem uma foto do prolongador do amortecedor dianteiro. O kit é formado por 2 alongadores para o amortecedor dianteiro, 2 alongadores para amortecedores traseiros, 4 calços para as molas, e calço pra balança traseira (Este só no kit da Alternativa).
Veja também o relato do colega, ele cita diversos detalhes dos lifts, tanto de suspensão quanto carroceria.
Se quiser umas fotos, me avisa, que eu mando por e-mail (bolha71-pc@yahoo.com)
Grande abraço!
Olá pessoal
Percebi q esse assunto foi encerrado no começo do mês passado, mas me interessei por ele porque a pergunta-nome do tópico " Vitara - quero comprar, mas tenho dúvidas!" é exatamente a dúvida q eu tenho. Mas, pelo visto, o Daniel já tinha um certo conhecimento de 4x4 e eu não tenho nenhum, pois meu carro atual é um Escort. Mas, enfim, sempre fui afim de ter um carro para fazer trilhas leves (não sei como são classificadas, mas enfim...) e q ao mesmo tempo fosse bom para o asfalto, para o dia-a-dia.
Pelas minhas necessidades, percebi q o Sidekick é um carro bem bacana: Cinco portas, porta-malas bom, bom pacote de itens de conforto (AC, VE, TE, DH etc) motor interessante (1.6 16V o que eu vi) que não aparenta ser gastão...
Bom, gostaria de saber quanto o Sidekick aguenta em trilhas, se realmente é bom no asfalto, se é "beberrão" ou não e se dá pra fazer as adaptações dessas peças q aparecem aqui no fórum para o Vitara e Samurai... Eu encontrei um no webmotors q me chamou atenção: é um Sidekick 94/94, 150000Km, com Kit GNV. Cliquem aqui (http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=2950811&tipo=U&carro=SUZUKI_SIDEKICK_METAL_1.6_16V_4P) para vê-lo.
Bom, peço desculpas por estar 'ressucitando' esse tópico e queria dizer q foi justamente ele que me fez me associar ao site (sou novato no site tb...)
Um abraço a todos! Até mais.
Tigdias,
Primeiro vc tem que ter certeze que quer um 4x4 (um pouco de barro nas veias), qto ao Side para passeios, expedições e até trilhas médias vai bem, no asfalto na minha opnião é lento nas retomadas, consumo médios de 9,8km/l na estada e uns 7,5 na cidade (tô usando pneus 235x75-15 e 2" na suspensão) que muda um pouco o comportamento do carro no asfalto, mas melhora na terra, não tive problemas de quebra sérias na viatura por enquanto somente itens de manutenção normal, peças de reposição é meio dificil mas o pessoal por aqui ajuda bastante e tem muitas soluções arquivadas aqui no forum.
Qualquer duvida vai perguntando que o pessoal ajuda...
Abraços,
Grassmann
02/10/2006, 09:16
Tigdias,
O Sidekick é exatamente o mesmo carro que o Vitara 5 portas.
O que ocorre é que o Sidekick foi importado de 92 a 95, e vinha do Canadá.
De 96 a 98 veio do Japão e recebeu o nome de Vitara.
De opcionais muda um pouco, mas nada de extremos. O Sidekick tem regulagem de altura no volante, pode ter cruise control. De resto, é exatamente a mesma mecânica.
O motor 1.6 16V é bom, mas não vá com expectativa de que é um foguete. É valente, aguenta bem o carro, mas ele é meio lento nas retomadas. Mas isso quase todos os 4x4 são.
Antes de comprar, dê uma volta em algum 4x4, veja o que acha. E não compre sem olhar muuuiiiiito. Tem muito carro ruim maquiado por aí...
É, vou querer andar antes, sim, pra conhecer... Valeu pessoal.
O que me preocupa é justamente essa questão do olhar bem antes de comprar... eu não sei o que olhar... rs... aí pensei "levo o carro em um mecânico de confiança...". Mas li aqui no fórum tb que nem todos os mecânicos de carros convencionais manjam de 4x4 e acabam encontrando pseudo-problemas nos carros e não sabem fazer as adaptações. Eu acho q meu mecânico não manja de 4x4, pois nunca vi um na oficina dele.
Aí eu queria saber se alguém conhece alguma oficina na Grande São Paulo, ou um cara que manje, para dar uma olhada no carro.
Grassmann e EduPuga, sei que vcs não são de SP, mas com certeza já ajudaram muito com suas dicas!
Um abraço.
Thiago de Sa
28/11/2006, 14:13
Fala rapaz,
a unica loja 4x4 que recomendo de olhos fechados em Sao Paulo é a Alternativa 4x4 (www.alternativa4x4.com.br (http://www.alternativa4x4.com.br)), fale com o Cesar. Os caras alem de muito bons sao super honestos, nao vao te enganar e manjam demais.
Pessoal,
estou ressucitando de novo esse forum porque tenho uma duvida grande entre comprar um Vitara 97 JLX por R$ 22000 ou um Samuca Metal 1.3 97 pelo mesmo preço. A proposta é ter um carro capaz de fazer trilhas off road leves e usá-lo no dia-a-dia. Como será meu unico carro, precisa ser sobretudo economico na gasolina e na manutencao.
Vou encher vcs de pergunta, espero que possam me ajudar:
Quanto, por ano, em media, vcs que tem os dois carros gastam de manutencao? Dificil encontrar pecas? Moro em Sao Paulo.
Qual o consumo medio de ambos? E a velocidade de cruzeiro?
Existem kits para o Vitara como bagageiro, estribo e quebra-mato?
O Ar-condicionado costuma dar problemas?
Qual o valor do seguro para ambos? Sao visados?
A vantagem do Samuca é que ele tem uma otima procedencia, porque foi revisado e está sendo revendido na propria Alternativa 4x4. A vantagem do Vitara parece ser o preço.
Vou trocar meu Cliozinho 04/04 16V por um deles, chega de 1.0, preciso de um 4x4 na veia!
Abraço e obrigado
Enio CGJC
29/11/2006, 16:26
Fala aí Daniel, tá preocupado com a compra do Vitarinha? Pois vou lhe dizer, faço trilha a mais de 10 anos e se eu tivesse que trocar meu vitara 95 8v metal top, eu trocaria correndo por um outro igualzinho. Más na realidade tenho o mesmo problema que os outros amigos, minha mulher briga comigo todo o dia quando eu vou trabalhar e deixo o Polo 2003 para ela, ela acha o Vitara mais confortável e as seguro, e olha que o meu ta 2 polegadas mais alto que o normal e ainda tá com um pneu de 31 polegadas. Espero sinceramente que tenhas sorte como eu, Abraços Enio CGJC
Grassmann
29/11/2006, 16:52
Fala aí Daniel, tá preocupado com a compra do Vitarinha? Pois vou lhe dizer, faço trilha a mais de 10 anos e se eu tivesse que trocar meu vitara 95 8v metal top, eu trocaria correndo por um outro igualzinho. Más na realidade tenho o mesmo problema que os outros amigos, minha mulher briga comigo todo o dia quando eu vou trabalhar e deixo o Polo 2003 para ela, ela acha o Vitara mais confortável e as seguro, e olha que o meu ta 2 polegadas mais alto que o normal e ainda tá com um pneu de 31 polegadas. Espero sinceramente que tenhas sorte como eu, Abraços Enio CGJC
Pô Enio, em casa é a mesma briga... :putz:
A esposa briga comigo pra dirigir o Vitara. No meu caso o Vitara é até mais confortável que o seu. É um 5 portas 97, com 2" de suspensão e pneus 235.
No final de semana tenho o agravante de que os dois filhos só querem saber do Vitara. Esses dias comentei que tava pensando em vender o Vitara pra pegar um mais novo, e foi uma choradeira só...
Esse não vendo tão cedo! :discordo:
ricardo sabóia
29/11/2006, 18:11
Pois é pessoal, todo mundo fala que mulher é tudo igual ! Não tenho vitara e sim um jimny, mas a briga é a mesma: ela prefere mil vezes andar nele que no pálio que temos ! Toda vez que quero andar no jimny é um "galho" convencê-la a trocar ele pelo pálio! Vender o jimny? Por ela nem pensar.......E olha que ela nem sabe usar a alavanca do 4X4!!!!!
Abs, Ricardo.
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