PDA

Ver Versão Completa : Expedição NIVA na Patagonia

santiagoniva
01/09/2006, 10:11
Bom queria fazer um convite para todo Nivero que goste de viajar e conte com algum tempo livre.
Tenho a intenção de fazer a descida de BR 40 da Patagonia Argentina ate Usuahia, Terra do Fogo. Gostaria de encontrar algum companheiros de viagem de NIVA, seria muito bom si conseguisemos ser 3 carros ou mais. A viagem seria de ums 12,000 Km e levaria aproximadamente um mes para ser realizada.

Eu ja realisei varias vezes esta viajem ja que trabalhaba como guia de montanha na Patagonia, principalmente na area do Monte Fitz Roy (PArque Nacional de Los Glaciares)

E uma viajem e aventura sem igual, o NIVA seria o carro certo, ja que a BR 40 seria pega na altura da Provincia de Mendoza (Monte Aconcagua) de onde de ahi para baixo e so terra e que la se da o nome de "ripio", un tipo de pedra triangular con terra seca especial para cortar pneus..... Como rapido nessas estradas não se consegue dirigiar a mais de 80/90 km, bobeo capotou!!!!

Si tiver algum interesado espero contato de voces, esta viagem deve ser realizada entre os meses de outubro a final de abril.... eu estava pensando en fanl de março.... para dar tempo de juntar todo. Vou começar a postar algumas fotos da Patagonia para voçes conecer um pouco....

danielmanguinha
01/09/2006, 10:15
Olha!

Ia ser uma viagem do caralho... Tem idéia de custo e td mais? Meu Niva é a gás tb, mas eu acho que não iria adiantar muito numa viagem dessas! haehauehuhaea...

Ah, no estado atual do meu nivinha, talvez ele numa faria nem os 1000 km, iniciais... ehehehehe

santiagoniva
01/09/2006, 10:35
Algum dados muito importantes: A Argentina esta bem mas barata que o Brasil para Viajar

A gosaolina na Argentina Custa 1 lt = 1,76 R$ ($2,55). O cambio esta a 1R$ = 1,44$. Mas acontece que na Argentina existe uma excessão economica para os combustiveis ja que a patagonia e considerada la area "desfavoravel economica".... então desde a Area de Rio Colorado na Provincia de la Panpa ate Usuhaia a gasolina Aditivada custa 1 lt 0,86 ctvs R$ (1,25 $). Tambem vale destacar que na Argentina a gasolina não leva alcool ja que o detonante utilizado e a nafta pelo que la tem 98 octanos... E so fazer a prova, cruza a frontera carrega gasolina e o carro voa!!! parese outro motor...

santiagoniva
01/09/2006, 10:39
NA Argentina desde que tu cruza a frontera tem gas em tudo quanto e lado, a vantagem tua seria que ja tem gas desde floripa e lembrar que pela diferença de cambio nossa grana rende 40% a mais .... Ja que la tudo custo como si fosse o dia a dia dáqui.... 1 coca cola 1,50 R$ la... 1,50$

Jbaraqueti
01/09/2006, 11:09
Nossa cara!! Essa viagem iria ser mto legal!! Mas me explica aonde nos encontraríamos? E hospedagem, essas coisas, dormiríamos no carro mesmo? e o frio? Desculpe minha ignorância. Mas tenho uma idéia melhor, tenho um amigo que têm um motorhome mto legal e toparia fazer uma expedição dessas, oq acham?

Rones Jr
01/09/2006, 12:26
dependendo da data....eu to dentro.

shuther4x4
01/09/2006, 12:31
Com certeza deverá ser uma linda viagem.
Vai postando informações sobre a viagem santiago (R$), quem sabe não aparece mais algum "louco" para te acompanhar? Gardenal eu já tomo......
Boa sorte e quem sabe o barnabé aparece também....

santiagoniva
01/09/2006, 15:43
Esa ahi ... estou gostando da galera acompanhar...!!!

Bom . eu moro em Porto Belo do Lado de Florianopolis eu pensei asi:

1 ponto seria a Provincia de Cordoba, lugar onde comensaria o teste dos nivas na montanha. Conheço muito bem a Serra nesse lugar. Com varios amigos colaboramos com a montagem do Circuito do WRC.... donde ja corrierom os NIVAS Rusos. Mas ahi a gente pode visitar o Parque Nacional Quebrada dos Condoritos e pescar truta para começar. Todos os lugares nos Parques Nacionais da Argentina tem Camping organizado ou area de camping (montanha e floresta pelada onde e permitido acampar). As Pusadas na serra som muito baratas pode ir pensando em $40 o casal com cafe da manha (pesos), posadas boasinhas

2 De ahi seguimos para Mendoza a pegar a famosa "Ruta 40" desde San Rafael. Na epoca que estou pensando Março ou Abril ainda não começo a Nevare o clima e ameno..... por mas que tem que lembrar que e cordillera e Patagonia quando chove faz frio!!! no muito mas faz

3 Ahi o caminho segue asi: Malargue, Junin de Los Andes, SC Bariloche, LOs Alerces....
depoius continuo com mas ok

santiagoniva
01/09/2006, 16:00
Depois de Los Alerces que e um parque nacional gigantesco!!!! descemos ate a "Cueva de Las Manos Pintadas" , de Ahi a Los Caracoles, El Chalten onde fica o Parque Nacional de Losa Glaciares... issto e um sonho um parque cheio de geleiras muito trekking para facer; de ahi ao Calafate onde fica a Geleira Perito Moreno a maior de america do sul....

de ahi começa a descida para Usuhaia, de ahi se cruza para chile por Punta Arenas vamos no Parque Torres del Paine... show!!!

Da ums 12000km. 8000km dentro da argentina e 6000 dentro da Patagonia. Issto pelos calculos de gasto de gasolina

Seria vida de barraca e campamento. Lembrem que ja trabalhei varios anos como guia de montanha naquela região. Asi que ajudaria muito na nossa organizasão

santiagoniva
01/09/2006, 16:02
Esqueci... Cordoba fica a 2100 km de Flrianopólis

Asim Seria juntarse em Porto Belo e de ahia sair em direção Porto alegre / Uruguaiana para cruzar a frontera em direção a Cordoba

Fio
01/09/2006, 18:38
Santiago,

me explica só uma coisa, afinal, a gasolina está 1,76 reais ou 1,76 pesos? Eu acho que entendi a sua frase, mas ficou meio confusa...

[]´s

santiagoniva
01/09/2006, 21:54
Seria assim:
1 R$ = 1,44$
1 lts de gasolina desde a frontera argentina ate a linha do Rio Colorado onde começa a Patagonia 2,55 $ = 1,76R$
1 lts dentro a area da Patagonia (hoje confirme ligando para um amigo) 1,40$

Desculpa a confusão, espero ter esclarecido

Sonec@
02/09/2006, 00:24
Fiz a viagem em Dez. 2005 e Jan. 2006

A matéria saiu na revista Planeta Off Road n°1

Alguns questionaram valores.

1) Trajeto:
Ida: BH/MG - Aconcagua - Santiago - Bariloche - Ushuaia

Volta: Ushuaia - Glaciar Perito Moreno - Buenos Aires - Montevideo - Chui - BH/MG

2) Tempo de viagem 30 dias

3) Km total 19 mil km

4) Valor$ 2.500 dolares por CASAL

5) 01 veículo diesel - Korando da Sangyong com 2 casais

6) Tenho tudo em Dados de GPS

7) Não reservamos hoteis... e dormiamos em HOSTELS (Albergues) as estruturas dos Albergues são muito boas e baratas...

Ex. acessem a página do Albergue de Montevideo

www.redhostel.com

Boa Viagem e vale a pena.

Sonec@

santiagoniva
02/09/2006, 10:41
Acho uma boa si tu pode colaborar com a gente matando algumas duvidas e colaborando com informações novas. Ja que a ultima ves que eu fiz o recorrido foi em 1999. Mas com o que tu fala agora ja confirma varias ideas, ja que eu fiz sempre saindo de Cordoba na Argentina.

Tu deciou pela 40? Gostou?

santiagoniva
02/09/2006, 10:42
Tu pasaria para a gente os dados de gps? tem fotos para nos?

santiagoniva
02/09/2006, 14:07
Agora estou colocando Mapas da Patagonia Chilena. O Chile esta dividido por Regiões. A Gentre entraria na 12 Região cruzando de Ushuaia a Puerto Natales

danielmanguinha
02/09/2006, 22:03
Bom, se for essa de R$2500,00 mesmo, eu vou ter que começar a juntar grana agora... e a viagem tem q ser em março ou abril... ehehehe...

santiagoniva
02/09/2006, 22:13
E melhor fazer as contas certas, ja que depende tambem do nivel que se quera ter durante a viagem... mas barraca mas barato......

guttemberg_machado
03/09/2006, 16:48
Pessoal, eu fiz com minha namorada (no Niva Pimenta, 1991) essa viagem em 2005/2005... O objetivo era Ushuaia, mas acabei voltando antes... Foram 9.000km De Campinas a Trelew (ida e volta).

Tenho todos os mapas, dicas de hoteis, postos com GNV, etc... Se precisarem de detalhes podem pedir...

Gutto
Pimenta 1991
São Paulo

Fábio Neves
04/09/2006, 11:49
Gutto,

Cheguei a conversar com vc sobre essa possibilidade de viajar pela América do Sul, tenho um Niva em condições de viagem, mas gostaria de saber se tem uma data especifíca?

Vejo isso como uma oportunidade única!!!

Pessoal, eu fiz com minha namorada (no Niva Pimenta, 1991) essa viagem em 2005/2005... O objetivo era Ushuaia, mas acabei voltando antes... Foram 9.000km De Campinas a Trelew (ida e volta).

Tenho todos os mapas, dicas de hoteis, postos com GNV, etc... Se precisarem de detalhes podem pedir...

Gutto
Pimenta 1991
São Paulo

alexandre roveri
04/09/2006, 16:37
Anota o meu celular ai
Se o Niva de vc´s quebrarem no meio do caminho pel omenos eu fico aqui dando risada !!!!
Maniga se o Niva do Fabio aguenta !!!!!
AAuHuAUHHAuHAuHuahUAhhuA

fernandobordinhon
04/09/2006, 17:18
2500,00 São Dolares, Reais Ou Pesos Amigo ?

guttemberg_machado
04/09/2006, 20:39
Eu só não recomendaria ir no inverno. E no verão eu recomendo ar condicionado. No fim e no começo do ano tem vários loucos do mundo inteiro fazendo essa viagem. No caminho encontramos alemães, italianos, canadenses, americanos de motos.. e muitos europeus de caminhão (unimog), motorhome, etc... Vimos vários brasileiros de troller, l200, uno, palio, doblo, Vimos até uns brasileiros indo "ver o mar do lado de lá" de bicicleta, e ficamos sabendo de um outro que estava indo pro alaska... a pé e ha mais de 5 anos...

Minha dica é: ar condicionado e GNV..

guttemberg_machado
04/09/2006, 20:43
eu não cheguei a gastar 1800 dolares incluindo os consertos e ajustes do niva, que nào foram poucos), mas a viagem foi "low profile" desde o inicio... 2 ou 3 dias de camping, para cada dia de hotel.... Não fiz economia alguma de comida, pois nada era caro.

danielmanguinha
06/09/2006, 10:26
Não deixem esse tópico descer não!!

Jbaraqueti
06/09/2006, 14:03
Então galera!!
Quem estiver mesmo interessado na viagem deve começar a planejar tudo agora, para que não tenhamos mtas dores de cabeça no momento da viagem. Estive pesquisando sobre essa rota e há várias possibilidades de trajeto, para escolhermos uma delas devemos traçar um objetivo, ou seja, se preferirmos rodar menos km e em consequência levar menos tempo, ou se preferirmos conhecer mais cidades e consequentemente rodar mais, gastar mais tempo e $$$. Para qlq uma das opções, devemos planejar tudo mto direito. Tenho informações e contato com pessoas que fizeram dos dois jeitos, cada qual com seu objetivo. Vamos nos movimentar para que essa viagem se realize!!!

Mauricio Rossetto
06/09/2006, 16:33
Amigos, fiquei surpreso com o tema desta expedição e estou comentando com a Lucienne (minha pé de pena piloto para viagens) da possibilidade de fazermos parte deste comboio de Nivas. Estou preparando algo parecido, para Nazca no Peru, passando por Machu Picchu e etc calculando esta mesma data, mas podemos trocar para essa expedição a Patagonia que acredito deverá ser também inesquecível.
Envio algumas fotos do projeto Nazca!
Para esse tipo de evento, não se consegue patrocínio para ajudar? Nois até cola esses adesivos pela viatura!
Estou preparando o Boris III com pistões do Tempra para essas bagunças.
Também tenho o santo GNV.

Márcio Magalhães
06/09/2006, 21:45
Pessoas,

Estou planejando esta expedição para o final do ano que vem. O que está pegando mesmo é o custo da viajem. Não é pouco mesmo. Em princípio vou eu e minha noiva de Vitara e um outro casal de moto.

Talvez eu tenha que redimensionar a coisa toda, pois até Ushuaia é chão pra caramba. Talvez de S.C. de Bariloche eu siga até o Chile e chegar no Pacífico.

Tem muita coisa na net sobre isso, inclusive aqui no 4x4Brasil... do pessoal que foi. Uma planilha bem detalhada de gastos é o pontapé inicial. Ela pode até definir o destino!

Mauricio, antes de Ushuaia a idéia era subir. Mas a questão da segurança no Peru e na Bolívia começa a inviabilizar as coisas.

[]´s,

santiagoniva
07/09/2006, 15:24
E ai não me esquesam, que tem que me pasar a pegar a mi aqui em Porto Belo- SC!!!!

Bom acho como estão falando que a melhor epoca e mitade de março ate abril. Eu sempre tenho viajado entre outubro e abril. Mas não faz tanto calor assim, so si voce decer pela ruta 3 que fas a costa atlantica da Patagonia.... O unico interesante ahi acho que e a Peninsula de Valdes, reserva de pingui e baleia.

Falei com o Eduardo um Argentino de Mendoza, dono de Niva que fez a viagem varias veses, inclusive peru e a bolivia no Niva. (o unico diferencial que ele era propietario de um NIVA modelo 2000, na argentina ainda teve ate 2001) Ele tem muita informação para passar. Inclusive ele me pasou o e-mail do fornecedor de peças lada em Bs As no caso da gente presizar durante a viagem. Mas diz que a viajem no Niva e muito tranquila.

A gente pode pensar em ate raxar algumas peças de reposição para levar durante a viagem.

Eu tenho varios mapas de trekking que vou postar, algums que utilisava ainda quando trabalhaba como guia, la.

santiagoniva
07/09/2006, 15:30
Para quem quiser começar a fazer contato meu mail e santiagovalinoti@gmail.com e meu fone e 47-33698680 a gente pode usar o skype para ficar conetado o grupo da viagem. Meu nome de usuario e santiagoffshore

santiagoniva
07/09/2006, 15:33
Tem algums amigos da argentina que estão queriendo ir junto

emtsuhako
08/09/2006, 20:46
Maurício, é possível conseguir patrocínio sim!!! Mas depende muito da visibilidade que a expedição trará aos patrocinadores... ou seja, tem que ter um apelo muito forte para um bom patrocínio... apelo do tipo, expedição une brasileiros e argentinos em aventura pelas Américas, por exemplo... ou caravana de niveiros em defesa da natureza... e por aí vai... tem que divulgar na mídia... e tem que ser algo muito bem planejado, de preferência um evento que renda a publicação de algum livro que sirva de inspiração aos demais aventureiros...

Santiago, argentinos são benvindos desde que o assunto FUTEBOL fique de fora... rsrsrs... e olha que falo isso com certa experiência pelas minhas idas a Floripa... o assunto sempre esquenta qdo se fala em futebol, mais ainda qdo regada a cerveja... rsrsrs...

Mauricio Rossetto
12/09/2006, 20:12
Vai poder contar piadas de Argentinos? heheheh
Pois fui numa trilha de montanhismo (Pico dos Marins - Piquete) com um grupo de Japoneses de SP, e contei piadas de Argentinos (eram piadas de Japoneses mas adaptadas pra Argentinos), agora posso fazer o contrário...heheheheh
:-P :concordo:

Mauricio Rossetto
12/09/2006, 20:16
Já estou preparando meu Niva pra essa expedição. Que acham de convidar essas revistas de 4x4 pra mandar um caboclo conosco e registrar a brincadeira? Assim até se consegue a divulgação que se espera para patrocínio....

santiagoniva
15/09/2006, 09:43
Bom Edson achei muito boa a tua ideia. Mas me deixa te contar, nao sei se voces ja sabem ... eu sou argentino nacido na cidade de cordoba.... Mas podem ficar tranquilos que toda esa richa ate de footboll que voces escutam ai, e so idiotes inventada pela midia com forca como a GLOBO...... Boa tecnica que eles utilizan para distraer o povo dos fatos verdaderamente relevantes que acontecen no seu pais.
Ao contrario do que se acredita argentino gosto muito mesmo do povo brasilero, e me e dficil ter ouvido falar num brasilero que tenha sido mau tratado quando vsito a argentina. Tenho grandes amigos aqui desde os vrios anos que levo morando na sua terra que sempre agradeco ter me aberto as portas e dado posibilidades muito boas, gracias a deus!!!
Os argentinos gostaremos muito ate demais, de recever voces la!!!!

Com a tua ideia, a gente ate pode organizar un encontro com o club niva da argentina e obter a colaboracao deles emquanto a logistica.
A gente teria muito material resultante de esa viagem..... como... fotografia, video, materias dos diferentes lugares que podem ser escritas, teste de pecas e pneus...... E realizar uma troca com as empresas da area, por pecas e equipamentos.. ate Petrobras que ja tem grande rede de postos na Argentina.
Eu posso pesquizar como funciona o apoio com eles, ja que trabalho como supervisor de mergulho profissional nas Plataformas da Petrobras e conheco algumas pessoas.
O primeiro passo e fazer uma lista me paresse do que presizamos de equipamento e preparacao do carro. E muito importante ir definiendo uma equipe de trabalho que montara a viagem e tera acesso aos beneficios do apoio obtido.

Quando trabalhei como guia de montanha na Patagonia, existia algo parecido numa expedicao de montanha que chamaban de "dereito de participacao": Os organizadores trabalhaban na logistica e faziam uso do apoio obtido, e quem chegar com o bonde andando.... ou fazia um aporte em quanto apoio ou logistica significatico para a expedicao para poder participar ou pagava uma taxa XXX pelo dereito a participar......

Hoje estou embarcado no navio FPSO espadarte, na Bacia de Campos, mas desembarco na quinta feira 21/9, quem quera comecar a botar mas seria a expedicao me va falando, que si queremos fazer em marco .... e muito trabalho pela frente....... Tenho certeza que se a gente conseguir fazer realidade esta viagem sera uma aventura das que numca mas se esquecen!!!!

saibam sempre desculpar meu portunhol!!!! um abraco a todos

Santiago

PS: pode contar piada de argentino na boa!!!

emtsuhako
15/09/2006, 21:16
Maurício, comigo só não pode mexer com meu time de futebol e o meu Niva... hehehe!!! No mais, tudo é benvindo... rsrsrs...

Santiago, não tenho nada contra argentinos... nunca fui pra Argentina, mas conheci muitos argentinos aqui no Brasil mesmo... tive até um professor argentino, torcedor do Boca, do qual meu time é freguês... :( Todos gente boa, principalmente os argentinos do interior... mas, saliento, melhor deixar futebol de lado... rsrsrs...

Na minha opinião, uma viagem longa como essa deverá ser muito bem planejada... o custo da brincadeira não fica só no dinheiro não... tem que levar em conta o estado de nossos Nivas e que adequações teremos que fazer nele para rodarmos tranquilamente na Argentina... minha preocupação maior é a parte burocrática... não gosto muito de fronteira, principalmente dos guardas, tanto do lado argentino como do lado brasileiro... falando em Petrobras, seria legal se pelo menos oferecessem gasolina a preço de custo... e falando em gasolina, os Nivas a álcool teriam condições de rodar pela Argentina, mais ainda na Patagônia que é fria pra caramba??? PRa começar pelo menos a sonhar em fazer essa viagem, tem que começar a listar as dificuldades que iremos encontrar para realizar essa viagem a la Amyr Klink, isto é, sem pensando nos contratempos para estarmos preparados para vencê-los...

nazafks
16/09/2006, 13:29
Ola amigos, tb to me "encarnando" em fazer essa viagem.To em Criciuma SC e tenho um niva 93 1.6 diesel.To a um ano mais ou menos reformando meu jipe e ta quase pronto, faltando apenas detalhes.Essa semana ainda o testei em uma viagem de 850km e o bichinho foi bem pra caramba.Mas enfim, eh bem provavel que se a viagem realmente for feita eu faça parte do grupo.Se precisarem de alguma coisa estamos a disposiçao.

santiagoniva
16/09/2006, 13:37
Bom vamos a esclarecer algumas duvidas...

1 - Na fronteira , para entrar com o carro na argentina, presiza o documento ao dia e algum tipo de seguro (mas como aqui no brasil e obrigatorio o que e pago com o documento no brasil, esta ok) para carro, e a tua identidade, mas si a intencao for entrar no chile ahi presiza pasaporte os carabineros no chile como se chama a policia som barra pesada e incorruptiveis. Tanto na Argentina como no Chile voce so entra com o carro si o DOCUMENTO estiver no nome de alguem presente no carro, no momento e com carteira. Carteira brasilera e aceita para dirigir la sem problema.

2- Na argentina nao tem alcool, somente em ums poucos lugares. A gasolina e de boa qualidade e barata, para regulagem do carro tem que lembrar que la a aditivada e 98 octanos. Mas con certeza chegando no meu estado cordoba, poderiamos refazer uma regulagem de carburador, la tem boms mecanicos. Durante os meses que se pode viajar na Patagonia de outubro a abril as temperaturas vao de 10 graus C ate 30 graus, sempre depende si esta nublado ou na sombra fica frio, mas bateou o sol e fica quente, pego vento e voltou o frio.... asi e patagonia, AAAaaaa a temperatura da agua nos rios e lagos dos parques nacionais no verao e na faixa de 15 a 17 graus C..... ideal para pescar truta patagonica.... nemguem pode esquecer de levar equipamento de pesca de truta!!!

3- Nossos nivas tem que ter caracteristicas basicas:

a- Dois step, e devem ser penus com camara. E ovio pneus em boas condicoes, podem ser 50/50 ou 30/70 a estrada da 40 e de um material chamado "RIPIO"... Un tipo de pedra que varia de 5 a 10 mm, que forma uma estrada abalonada e em partes onde se acumula um efeito paresido a areia....provocando derrapagem se for alta a velocidade.
b - Motor sem vazamento de oleo e com capacidade de rodar 12.000km aprox. (na argentina se consegue tudo tipo de peca de Gol, Fiat 147, Escort, Tempra e NIVA ate modelo 2001)
c- Um guincho no grupo seria suficiente e um compressor para pneus tambem
d- dois macacos altos, cinta de reboque, manilhas, Galon de gasolina e de agua extra ( na ruta 40 tem tranos depois do parque los alerces que pode ter tramos de mas de 300km sem posto para abastecer), Pá, triangulo, extintor (2)
e- Boa iluminacao no carro e instalacao eletrica em boas condicoes (quem utilizar farol sealed beam, levar extra, ja que acho dificil encontrar por la).
f- Equipamento de camping, grupal e pessoal (indumentaria adecuada para trekking, barraca etc)
g- Bagageiro e quebra mato do modelo com tela no farol, devido as pedras que jogam os outros carros (os peores acidentes que acontecem nessa estrada som capotamento por velocidade superior a 80km/h e quebra de parabrisas por causa da pedra!!!)
h- GPS e radio pelo menos dois no grupo, mapas etc....

ok continuem com a lista tenho que ir trabalhar agora. .... mas tarde continuamos

santiagoniva
16/09/2006, 13:43
Ok ate agora os participantes somos:

1- Eu (Santiago)
2- Edson
3 - Nazafks (ala teu nome amigo?)
4 - Mauricio

Bom 4 carros ja e um numero legal. vamos nos pasar nossos dados para comecar a comunicarnos? ok

nazafks
16/09/2006, 14:12
Ola Santiago, meu nome eh Nazareno e pode contatar-me no nazarenofks@hotmail.com

danielmanguinha
16/09/2006, 18:29
Olá!! Bom, parece que vcs podem contar comigo tb... acho que até março eu coloco o Gorba em dia..!!

Márcio Magalhães
18/09/2006, 16:26
Olá,

Um pergunta:

No trajeto, qual é a distância máxima que será percorrida sem postos de gasolina? Salvo engano, tem um trecho que não tem postos.

[]´s,

Jbaraqueti
18/09/2006, 17:25
Podem contar comigo também!! jbaraqueti@ig.com.br!!
Vou com meu niva e minha esposa. Dá pra levar o meu companheiro inseparável? Meu cachorro Basset Hound, o Chicão?

santiagoniva
18/09/2006, 20:19
Se bem me lembro a distancia maxima sem posto de gasolina e de quase 400 km ou 300km entre o Parque los alerces e Bajo Caracol. Mas a ultima ves que fui era o ano 98'. Pode ter mudado e ter postos agora.

santiagoniva
18/09/2006, 20:20
Olá,

Um pergunta:

No trajeto, qual é a distância máxima que será percorrida sem postos de gasolina? Salvo engano, tem um trecho que não tem postos.

[]´s,
Se bem me lembro a distancia maxima sem posto de gasolina e de quase 400 km ou 300km entre o Parque los alerces e Bajo Caracol. Mas a ultima ves que fui era o ano 98'. Pode ter mudado e ter postos agora.

santiagoniva
18/09/2006, 20:22
A sexta quando ja esteja em casa, ja que desembarco na quinta feira. vou comezar a preparar o roteiro mas especifico no mapa e paso para todos voces e ver se aprovam. Pensando numa viagem que nao exceda um mes, ok

Jbaraqueti
19/09/2006, 08:43
Um mês é ótimo. Seria possível dar uma previsão da data, pq preciso avisar no meu trabalho para programar as minhas férias. E o Diesel de lá? Como é? Custo e qualidade.

Mauricio Rossetto
19/09/2006, 11:22
Tambem estou preparando o Boris III pra essa viajem, estou com vários serviços no torneiro, pois já estou de saco cheio desse material que está no mercado que não dura 6 meses, estou colocando tudo Nakata ou TRW e retentores sabó por exemplo. Já era a originalidade, vai virá putaveia.... desculpem o desabafo...

Márcio Magalhães
19/09/2006, 13:25
400Km em estrada de terra sem posto de gasolina é chão pra burro!

Maurício, a qualidade das peças no mercado é a qualidade Lada, seja da Argentina ou da Rússia.

Além dos apetrechos extra, é essencial levar peças sobressalentes. Não é porque vão de Niva, qualquer carro é fundamental que se leve aquelas que mais dão dor de cabeça.

[]´s,

Mauricio Rossetto
19/09/2006, 16:08
Pois é Marcio, tenho dois Nivas, e nem fui ver um Niva aqui em Resende por R$ 3.900,00 porque senão voltava pra Itatiaia com ele, ou seja eu me apaixonei pelo carrinho, rodo nele (Boris III pois o IV estou preparando ainda) em torno de 2 mil km por mês, e posso dizer que "me sinto mais seguro nele" ou seja, nele sei que vou e volto sem medo, ou por questões de ordem natural (tempestades, alagamentos) como também não abusarei dos limites de velocidade, etc, enfim é mais seguro e divertido andar de Niva, e mantendo como gosto sua manutenção pronto para qualquer prova (sou chato nisso) me dói quando não se consegue manter suas condições acima de um rigoroso nível desejado. Viajei mais de 8 mil km somente eu e minha mulher por lugares que depois falaram que fomos loucos de ir sozinhos, mas não tivemos dúvida que conseguiríamos. Agora para esse evento, já estamos nos preparando e com certeza participaremos com a mesma confiança de que será só alegria e adrenalina.

santiagoniva
19/09/2006, 20:33
E chao mesmo, pa burro mas no meio tem varios parques nacionais bem legais para conhecer.. e so levar galao de gasolina extra.... A data que estamos pensando esta entre marco e abril???? ate 15 ou 20 de abril tem que ser o retorno logo comeca a nevar..... e ahi o bicho pega!!!

Márcio Magalhães
20/09/2006, 07:42
Esse é o problema! Galão na Argentina, segundo alguns relatos, é multa na certa. Inclusive tenho isso em uma reportagem de uma revista de turismo (Acho que é a Viaje Mais) que trouxe uma matéria sobre ir de carro para Bariloche.

Eu levantei essa questão porque meu tanque é muito pequeno (os Vitara são 40 litros) e isso se torna um problemão.

Se a polícia argentina multa até com tudo certo, imagine com um galão "ilegal" nas costas? rs...

[]´s,

Gustavo Niva
20/09/2006, 14:34
Alguém já mencionou Carta Verde? É um seguro obrigatório para circular pelo mercosul... procurem na net ou na susep ( www.susep.gov.br )

Márcio Magalhães
20/09/2006, 17:44
Completando o Gustavo... tem também os ítens obrigatórios dos veículos de lá, como dois triângulos, por exemplo. Tem mais algumas coisas que eles pedem que, para nós, não faz muito sentido se não for acompanhado de uma explicação. Eu tenho isso anotado em algum lugar dessa minha coisa organizada aqui! rs...

Parece que a Argentina é a mais chata com relação aos ítens de segurança...

[]´s,

emtsuhako
20/09/2006, 20:25
Santiago, por enqto não tenho certeza se irei... Janeiro de 2007 meu Niva vai pro estaleiro... funilaria, pintura, acabamento... deve ficar pronto em meados de Fevereiro... mas ainda tem os ajustes mecânicos para deixá-lo confiável para uma longa viagem e para isso precisarei colocá-lo a prova em viagens mais curtas... de qq forma, se eu tiver uma grana sobrando, com certeza entro nessa... outra, acho que se eu for, vou querer ficar mais um pouco pra ver neve, mais ainda pq será algo raro de se ver nessas paragens daqui algumas décadas (efeito estufa)...

santiagoniva
24/09/2006, 19:00
O para quem falou que galão da multa não e asi. Tem que tomar cuidado com muito do que se fala nesas materias por ahi. Por causa da situação de postos na Patagonia, muita gente anda com galão de agua e gasolina extra... E Edson situ quer ver neve e so a gente fazer um trekking de aproximação ate campamento base do Fitz Roy o Cerro Torre de algumas horas e estaremos pisando numa gelera.... Depende do equipamento de montanha que a gente levar, ja que as aproximações a areas de gelo e neve som muito perto. Esta semana vou ver o mapa como falei para postar aqui

Ira
24/09/2006, 21:57
creio que isso possa ajudar

normas de circulação na ARGENTINA http://www.niva4x4.com/modules/Upload/uploads/secciones/normas_de_transito_argentina.doc

SITE DE NIVA NA ARGENTINA http://www.imagine.com.ar/niva4x4com/index.php

.

Fio
25/09/2006, 01:51
Galera,

eu sei que vou acabar me dando mal com essa pergunta, mas tem certeza que o Niva é um carro indicado pra esse tipo de expedição? Eu já fiz grandes viagens com o meu, mas nada maior de 1000km ida e volta. E vou dizer minhas impressões:

Ele tem uma péssima autonomia (e modificar isso é quase impossivel)
A relação de diferencial é curta demais. É praticamente impossivel manter médias superiores a 90km/h (e não existem relações mais longas).
Pouco espaço interno se for mais de 2 pessoas no carro.
Alto nivel de ruido e calor interno.

Isso sem falar que é preciso muita paciencia e dinheiro pra deixar o conjunto mecanico/eletrico suficientemente confiável para esse tipo de empreitada.

[]´s

Mauricio Rossetto
25/09/2006, 11:49
Fio, guenta sim: fiz 8000Km num calor da porra, no meio do nada eu e minha mulher somente. Pro cê ter ideia, teve um pequeno trecho de areia de 180 Km em Carolina-MA que ele foi exigido ao máximo: fez 3,5 km por litro. Rodo 2000km por mês com o coitado e faço trilhas em média uma por mês.... Uso o santo GNV claro. Agora quero levar o coitadinho do Boris matar saudade de neve... ele deve ter visto neve antes de sair de lá, da URSS quando era novinho....

Mauricio Rossetto
25/09/2006, 11:57
Uma pergunta: Será bom cambiar dinheiro e levar talvez também dolar ou não é necessário....

Fio
25/09/2006, 15:25
Mauricio,

não tenho dúvidas que ele aguenta. Os problemas que eu apontei foram apenas para ilustrar que a proposta do carro não é bem essa. É claro que já vi pessoas cruzando o continente até de bicicleta, mas tem que ficar muito claro para aqueles que nunca viajaram de Niva, como é o comportamento dele nessas situações.

[]´s

Angelo RJ
25/09/2006, 15:47
Fio,

Estou a 2 meses a procura de um Niva para atender a familia em viagens semanais ao sítio. To procurando um Niva em excelente estado,,,,,,ão será usado para trilhas,,somente estradas de terra com muita lama e poeira.

Me mande mais detalhes do seu carro......motor, consumo, opcionais, combustivel etc ...

Se puder mande fotos tambem.

meu email: mendonca.angelo@gmail.com

santiagoniva
26/09/2006, 12:08
O Mauricio;

Como esta o cambio na argentina compensa levar so trocado o nesesario para cruzar a frontera e chegar em cidade grande para cambiar mas... e trocar de dolar para peso!
O carro aguanta mesmo, tem varioscaras no site da argentina que fizerem a viagem e ainda foram a bolivia e peru, vou pasar o endereço da pagina deles, que nao da para acreditar ver o Niva no Machu Pichu ou en La Paz

Jbaraqueti
03/10/2006, 13:54
E então galera!?? Como estão os preparativos? Parece que o pessoal abandonou o tópico, desisitiram da viagem?

Mauricio Rossetto
03/10/2006, 14:41
Este final de semana estava de Niva no Parque Estadual Intervales/SP e um cara que conhecemos lá fez essa viajem e contou mil detalhes da viajem e fiquei babando ainda mais :dance: :-P

Perguntas:

Sabem quantos já somos? ou seja, quantos vão?

Será até Ushuaia ou será como no mapa abaixo?

Vamos sair pelo Paraguai? seria interessante fazer as compras pra viajem lá..... pneus, material de acampamento, .....motor diesel hehehehhe

Outra coisa: que tal chamar a 4X4&Cia pra fazer a cobertura? Alguem topa levar o reporter no carro como zequinha? hehe. Com uma cobertura de revista acho que temos chance de conseguirmos patrocínio. Estava conversando com uma amiga que me contou que conseguiu patrocinio que deram comida (Nestlé) e gasolina quando fez essa viajem e ainda subiu até as Guianas, e nem teve cobertura de imprensa.
Se acharem legal entro em contato com eles (4X4&Cia).

santiagoniva
03/10/2006, 16:56
Galera desculpa estar desaparecido... estou construindo em casa e eso me tem um pouco atrapalhado..... Mas esta tudo em pe, pela minha parte...
Hoje a noite vou tentar colocar o mapa tentativo para ver sua opinião

Rones Jr
06/10/2006, 16:56
Galera,

Tb estou me impolgando com a idéia. Posso levar repórteres no Shrek...mas se falar mal do Niva vai pro porta malas.!!!!
Acredito que se conseguirmos um apoio da Imprensa podemos agilizar o patrocínio.
To na fita...quero usar os limpadores de farol em seu objetivo: neve!!!!

Rones

emtsuhako
07/10/2006, 13:07
Santiago, eu posso entrar com meu vira-lata na Argentina??? Se eu for, além de navegador, tb quero levar meu fiel amigo canino...

santiagoniva
07/10/2006, 16:54
Na boa e so pegar a guia de transito com o veterinario, para apresentar na frontera. So que tal ves tem algums parques nacionais na Patagonia que tem proibido cachorro... ahi teria que pesquizar mas...

emtsuhako
08/10/2006, 11:57
Santiago, acho que não vai ser possível então... animal doméstico em parque não é uma boa... Valews pela informação!!!

renepeter
13/10/2006, 16:13
Não esqueçam de fazer um site para a viagem, desde a preparação até "as últimas conseqüências"! E de preferência, atualizem na viagem, sempre que possível. Se houver patrocinadores, isso torna o evento mais visível e mais atraente para eles.
Eu vou fazer a viagem em 2007/08 de Motor Home com o Niva na "garupa".
Se alguém puder comprar o Guia YPF e me enviar agradeço muito, agradeço e reembolso, claro!
Boa sorte para os que vão!

guttemberg_machado
13/10/2006, 19:58
E pra quem quiser ir no GNV, lembre-se de que o bico deles é diferente do nosso... Precisa trocar pra poder abastecer por lá... Se alguem tiver interesse, eu vendo o meu por 80 reais (paguei 120)... Usei durante la na Argentina e tirei quando voltei para o Brasil...

Márcio Magalhães
14/10/2006, 14:27
Pessoas,

Quanto ao bico GNV, li relatos que exitem adaptadores!

[]´s,

MADEMAX
14/10/2006, 16:56
Olá galera,

estava planejando descer até Ushuaia de moto, mas por infelicidade roubaram a moto do meu companheiro de viagem, agora estamos palnejando descer de carro, para isso pretendemos comprar um carro que aguente, com o dinheiro que temos disponivel e o niva parece ser uma otima opção, tem algum grupo montado para a viajem entre fevereiro e março de 2007 ? são faceis de encontrar as peças do Niva. Qual seria o consumo médio de um NIVA em GNV para 12000 Km ? poderiam me ajudar ?

Agradeço...

Abços

Mauricio Rossetto
18/10/2006, 14:49
Renepeter, realmente este evento merece um site. Será que algum de nós é informático e poderia construir um site?
Pra animar estou colocando algumas fotos do que provavelmente veremos:

pedrodoniva
18/10/2006, 15:33
Ai camaradas!nesse link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14185
tem gente que não bota fé no nivinha pra expedições! Vcs tem que fazer bonito pra dá um shut up neles!uaheuaheuaheuae
Vamo que vamo ein....um dia quem sabe eu não vá junto?!uaheuae

Mauricio Rossetto
07/11/2006, 19:59
Amigos, li um comentário acima de que o bico de abastecimento de GNV na Argentina é diferente, alguém sabe mais sobre isso? Existe algum adaptador?

j.sebastian
07/11/2006, 20:14
é diferente, sim!

A válvula tem bitola maior... eu tenho as duas válvulas de abastecimento na viatura, e qdo vou para lá uso a deles...

O q o pessoal costuma fazer é comprar uma válvula na primeira convertedora do lado argentino e troca pela brasileira. Na volta, destroca...

Outro problema q enfrentei duas vezes lá, há dois anos, foi q alguns postos se recusam a abastecer o carro brasileiro pq ele não tem a "oblea", o selo de vistoria q tbem deveriamos ter aqui no Brasil... Não adianta mostrar o do Inmetro, q eles não aceitam...

Seba

Mauricio Rossetto
26/11/2006, 17:11
Não entendo por que não conseguem seguir um padrão... Engenharia de mierda!

Mauricio Rossetto
26/11/2006, 17:17
Quem sabe estaremos lá tirando fotos como estas:

Gustavo Niva
02/01/2007, 10:12
Camaradas,
no início de fevereiro estou indo junto a 4 ou 5 motos do rio de janeiro a porto seguro, quase sempre pelo litoral... se alguém interessar manda mensagem privada que eu detalho o roteiro, datas, etc.

Ah, por favor, pessoal do Espirito Santo e Sul da Bahia, me mandem endereços e telefones de mecânicos por ae... todo mundo sabe que niva não quebra, mas não custa nada garantir, né?!

Trajedia
18/01/2007, 15:50
Ola amigo quero parabenizar-te pela viagem a terra do fogo, meus parabens pela sua determinação.
Até o final deste ano pretendo seguir seu exemplo, e se voce tiver um tempinho para trocar um pouco de experiencia e dicas, ficarei muinto grato.

Gustavo Niva
18/01/2007, 15:51
O cara tá indo de Ford KA e os Niveiros não se animam hehehehhe

http://pantanalpatagonia.zip.net/

Mauricio Rossetto
24/01/2007, 20:29
Estou tentando contato com Santiago sem sucesso. Confirmo minha presença no evento e gostaria de saber se já existe numero de pessoas (carros) confirmados, roteiro, etc. Afinal está chegando perto da data... que também precisa-se confirmar.

santiagoniva
25/01/2007, 11:26
Pessoal, desculpem ter sumido todo este tempo, mas a minha vida ficou complicada poco antes do final do ano... separei da Jararaca, o Niva ela deixo medio fudido... etc... Mas estou presizando desta viagem para arejar um pouco a cabeça. Si não consigo ir de NIVA, tentarei acompanhar voces de Moto. Tenho uma XT 600. Devagar começarei a entrar no grupo de novo. Valeou galera

Mauricio Rossetto
25/01/2007, 15:29
Santigo! ano novo vida nova! Veja pelo lado bom, saiu picado pela cobra mas sobreviveu.
Já me separei duas vezes e agora estou a um ano com uma jipeira, montanhista e motociclista maluquinha e vamo que vamo!
Se não conseguir carro, tenho certeza que poderá ir no carro de um camarada! Não se preocupe e venha nos levar para essa aventura, com certeza os ares da Patagonia lhe farão bem. (Estou fazendo um Niva meio motohome, então vou tirar o banco traseiro.:wink: ..)

pedrodoniva
25/01/2007, 15:39
niva motor home?caraca, que sonho cara!!!
poe foto aih pelamordedeus!!!

Mauricio Rossetto
25/01/2007, 15:42
Santiago, temos que começar a definir algumas coisas:

-Data certa (ou começar a prever uma);
-Quantos Camaradas vão, e trocarmos e-mail e telefone, pois teremos que estreitar nosso contato e ver alguns detalhes em equipe;
-Roteiro para nos organizar e buscarmos detalhes, pois creio que quando sairmos não poderemos ficar mudando de idéia, pois teremos pouco tempo (30 dias para fazer de Niva....isto fará parte do desafio).
Tenho vários detalhes que gostaria de discutir, mas temos que definir uma equipe. Por exemplo: Costumo levar componentes do carro para caso de quebra, então se listarmos o que cada um vai levar, não correremos risco de todo mundo levar a mesma coisa, ocupando peso e espaço com redundâncias, por exemplo: todo mundo inventa de levar a bomba de gasolina - basta um ou dois levar uma bomba. Com isso poderemos levar coisas previstas e imprevistas.

Natanael Junior
25/01/2007, 17:24
Muito legal essa idéia de avançar pela Patagônia de nivas!!
Já fui niveiro e sou fã deles.
Fiz a expedição Brushua em 2004 (http://brushua.objectis.net) de defender 90 e qualquer coisa que eu puder ajudar nessa empreitada de vocês, é só perguntar.
A ruta 40, assim como todo aquele pedaço de américa do sul é mágica.
Abraço,

emtsuhako
28/01/2007, 18:51
Colegas, eu gostaria de fazer parte dessa viagem, mas teria que ser para ano que vem e de preferência para ver NEVE, ou seja, teríamos que ir entre final de Fevereiro e começo de Março, certo Santiago?

Maurício, é mais interessante, pra começo, a gente combinar encontro de niveiros aqui mesmo no Brasil para estreitarmos nossas relações (opsss... rsrsrs), que tal? Sei lá, mas ficar de papo sem todos se conhecerem pessoalmente não rola confiança suficiente para fazermos uma expedição dessas... pelo menos é o que eu penso...

Rones Jr
28/01/2007, 20:17
Concordo....podemos fazer o encontro no ES???

Colegas, eu gostaria de fazer parte dessa viagem, mas teria que ser para ano que vem e de preferência para ver NEVE, ou seja, teríamos que ir entre final de Fevereiro e começo de Março, certo Santiago?

Maurício, é mais interessante, pra começo, a gente combinar encontro de niveiros aqui mesmo no Brasil para estreitarmos nossas relações (opsss... rsrsrs), que tal? Sei lá, mas ficar de papo sem todos se conhecerem pessoalmente não rola confiança suficiente para fazermos uma expedição dessas... pelo menos é o que eu penso...

emtsuhako
29/01/2007, 10:02
Por mim pode ser!!!

Mauricio Rossetto
29/01/2007, 17:42
Minha gente, realmente estreitarmos os contatos é importante, e nos conhecermos pessoalmente seria fantástico, mas não sei se conseguiremos nos conhecer (a todos) antes do evento, mas se acabarmos nos conhecendo somente no evento, creio que conseguimos nos organizar pelo menos trocando informações como:
Vai algum mecânico, ou com conhecimentos de mecânica suficientes?
Vai alguém que seja médico?
Enfim, conhecermos alguns detalhes relevantes de cada um.
Organizarmos o que pode ser levado e se possível dividido entre os carros, pois alguém prevenido demais levar 400 Kg de coisas e outro não levar quase nada....por exemplo.
Acho que conseguimos saber um pouco de cada um, informações que sejam relevantes pra expedição.
Marcar pontos de encontro pelo caminho, e termos conhecimento da rota e o tempo que teremos para fazê-la... acho que contaremos com o Santiago para estes detalhes mais precisos.
Pedrinho, não vou fazer grandes coisas não cara, (se fizer) só vou tirar o banco traseiro e tentar montar uma espécie de prateleira atrás do banco do motorista, encaixando um colchonete (que poderemos usar, não sei) e nesta "prateleira" ficaria instalado até uma pequena boca de fogão de acampamento, esse tipo de coisa, como se precisasse acampar dentro do carro.
Talvez esteja precipitando idéias, mas justamente sem um plano de viajem fica complicado....por isso insisto com Santiago no plano de viajem.
Só sei de uma coisa....eu vou.

guttemberg_machado
02/02/2007, 23:41
Se o pessoal que quer fazer essa viagem de niva topar fazer um encontro em Sampa, eu levo, levo as fotos da viagem que eu fiz em 2004 (de niva) e ainda sortei 2 mapas do mercosul.... sendo que um deles tem "POSTOS DE GNV" ahahaha

É so marcar a choppada.

MariusJr.
03/02/2007, 00:08
Infelizmente prá fazer essa viagem não tenho condições, no momento - mais prá frente(bem prá frente) com certeza! Agora se rolar esse encontro de vcs, tô dentro - de bicão! Tanto em Sampa, como no ES.
Inté.

Mário - BH
Nivampiro - Bebedor de Gasolina.

emtsuhako
03/02/2007, 12:10
É mais interessante pensarmos primeiro no encontro e depois na expedição... o encontro serveria para nos entrosarmos e planejarmos como seria essa expedição... estimar custos, o que cada um levaria, planejar o roteiro, verificar os documentos necessários para não pararmos na parte burocrática da polícia de fronteira, etc, etc... eu gostaria de ir no começo do ano que vem, mas não me importo que atrase, principalmente pq é uma viagem longa e é bom ter tudo planejado nos mínimos detalhes...

Gustavo Niva
03/02/2007, 19:20
Vocês vão ter que contratar um seguro chamado Carta Verde... é um seguro obrigatório para carros de passeio que vão cruzar fronteiras no Mercosul...

santiagoniva
08/02/2007, 12:01
Galera desculpem eu estar desaparecido asi, mas com a vagunsa que esta minha vida esta dificil. Agora estou em barcado na P8 e acredito que desembarco pelo dia 12 ou 15 de fevereiro, ai pasarei no RJ, quem morar ai a gente pode tomar um chopp.... conheci um barcinho no grajau.... o Bar do Adão!!! pastel e chopp show de bola..... a noite. Por mas que fique dificil para mi a viagem tentarei acompanhar ate onde puder asi seja de moto. Mas o apoio logistico, fornecere tudo o que se para voces asi que fiquem tranquilos. Ok abraço a todos

Santiago

Mauricio Rossetto
23/02/2007, 18:26
Santiago, você confirma a ida nesta expedição? quem mais confirma?
Santiago, você já têm uma data e uma rota definida?

emtsuhako
24/02/2007, 11:14
Mauricio, eu pretendo ir, mas depende da data e de pré-encontros a serem realizados antes da viagem...

Mauricio Rossetto
01/03/2007, 14:12
E eu que estava querendo agitar patrocínio..... do jeito que vai a coisa :-( ..

Mauricio Rossetto
02/03/2007, 14:31
Amigos,

estive conversando com minha mulher e chegamos a conclusão de que não têm jeito desta expedição se realizar. Respeitamos o que está acontecendo com o Santiago e entendo que não vai dar para organizar a viagem a Patagônia uma vez que sem ele (o idealizador) fica impossível. Vamos adiar este maravilhoso passeio, e creio que se começarmos a nos preparar agora, poderemos faze-la no proximo ano. Até lá se o Santiago não tiver seu Niva de volta, estaremos com os dois Nivas (Boris III e IV) preparados para esta viagem.

Abraços

Mauricio Rossetto
05/03/2007, 11:11
Estimados,

creo que tendremos mas tiempo para entrenar nuestro español.

Mas nesse tempo temos a chance de melhorar nossos carros.
Uma das coisas que gostaria de salientar é a questão de velocidade média, pois estou fazendo várias viagens com o Niva e surgiu uma preocupação: Meu Niva está com o motor original e consegue fazer 1200 Km em 21 horas, ou seja 400 km em 7 horas (Dados obtidos na viagem a Brasília por exemplo, dirigindo ininterruptamente os 1200 Km...uma besteira). Com esse desempenho, fazer 12 mil Km será dirigir todos os dias praticamente durante todo o dia, o que torna a viagem desgastante e estressante. Creio que queremos ficar 2 a 3 dias pelo menos em cada parque, fazendo trilhas a pé, conhecendo os encantos do lugar, etc. e não dirigir todos os dias feito loucos. O que acham?

emtsuhako
05/03/2007, 12:20
Maurício, é isso o que estou fazendo... sendo uma viagem longa, praticamente uma expedição, em terras estrangeiras, aos poucos estou preparando meu Niva para isso... a mecânica agora está perfeita... o isolamento termo-acústico está semi-concluído, mas só terminarei qdo for fazer funilaria e pintura... logo compro bancos Rallie Design... depois guincho e bagageiro... por último, talvez, ar-condicionado... ainda este mês colocarei um Totem Trip... mais pro meio do ano pego um GPS... Minha previsão é fazer essa viagem no final de 2008, qdo já terei concluído meu doutorado, ou no começo de 2009, de preferência um pouco antes da estação fria... falando em frio, vale a pena planejar essa viagem para pegar um pouco de neve (Março adiante) pq do jeito que anda o aquecimento global...

Mauricio Rossetto
06/03/2007, 17:09
Emtsuako, também estou com o BorisIII no auge de sua manutenção, mas estou preocupado com a performance do Niva para expedições longas como essa e a próxima que estou organizando (2009) para Nazca - Peru.
Com o motor original não dá. 60 Km de vel. média nas rodovias é inviável.
Estou com um motor de Niva passando para 1.8 (pistões Tempra) e vamos ver como vai ficar....

emtsuhako
07/03/2007, 21:25
Mauricio, qual a configuração do seu Niva??? Meu Niva, mesmo em rodovias com bastante aclive, faz uma média de 90km/h... Se vc for trocar de motor, eu aconselho que vc troque por um diesel... primeiro pq vc encontra em qq posto e isso é muito importante para quem vai ao Norte brasileiro, onde a gasolina é vendida a preço de ouro e o diesel é mais em conta... depois pq a autonomia é maior...

guttemberg_machado
10/03/2007, 09:46
OPA.... PERU em 2009 eu estou dentro!!!!

RHL
13/05/2008, 11:19
Pessoal, vou dar o meu pitaco nessa história..
Sou o cara do Ford Ka (www.pantanalpatagonia.zip.net (http://www.pantanalpatagonia.zip.net/)).
O que tenho a dizer é o seguinte: Rodei 10.600 km em 23 dias de viagem passando pelo deserto do atacama e descendo o Chile até a região dos Lagos (Pucón), entrei na Argentina por Bariloche e San Martin de los Andes e voltei pra Buenos Aires... Foi um verdadeiro Rally.. dirigi por DIAS seguidos... parando apenas para abastecer e comer... É uma viagem fantástica, mas vocês devem rodar no máximo 600km por dia.. pois senão fica muito estressante e perigoso... (os efeitos da altitude acabam com nós brasileiros).
Rodando os 600 km por dia que eu falei, dá pra conhecer muita coisa interessante, chegar cedo nas cidades, procurar hotel, restaurante... ou seja, se divertir...

Dica: a gasolina na Argentina é PURA, e BARATA. Não tem álcool, o carro fica econômico que é uma beleza! O kazinho chegava a fazer 17 com toda a bagagem e ar ligado!!!
O preço do litro gira em torno de R$1,26

Minha próxima jornada é pra Ushuaia, no inverno de 2009, dessa vez com o Feroza (AP 1.8 Mi)...se alguém se interessar....está aberto o convite

Jfranck
13/05/2008, 15:19
Márcio,

Estou pensando em ir em dezembro de 2009. Como tenho o Niva há pouco tempo, ainda nem experimentei, saiu do mecânico para a pintura, ainda não sei como ele é. Vou experimenta-lo e ver se me adapto. Será que o Niva aguenta uma expedição dessas? Tu achas que o inverno é a melhor época? Eu estava evitando. No inverno, frequentemente, a travesia pelos Andes fica interrompida por vários dias. estou pretendento ir pelo litoral atlântico e voltar pelo Chile. Pretendo fazer em 20 dias. O que achas?

Um abraço,

Jfranck:concordo:

Soldier
13/05/2008, 16:34
Márcio,

Estou pensando em ir em dezembro de 2009. Como tenho o Niva há pouco tempo, ainda nem experimentei, saiu do mecânico para a pintura, ainda não sei como ele é. Vou experimenta-lo e ver se me adapto. Será que o Niva aguenta uma expedição dessas? Tu achas que o inverno é a melhor época? Eu estava evitando. No inverno, frequentemente, a travesia pelos Andes fica interrompida por vários dias. estou pretendento ir pelo litoral atlântico e voltar pelo Chile. Pretendo fazer em 20 dias. O que achas?

Um abraço,

Já ouviram falar na expedição "Mundo por Terra" (http://www.mundoporterra.com.br/) :?:

Trata-se de um casal que está dando a volta ao mundo com um... adivinhem... "Land Rover" :mrgreen:... eles estão documentando cada lugar que visitam no diário de bordo... como eles começaram pela América do Sul, os relatos podem ajudar muito.

Dêem uma olhada nestes links, vale a pena...:palmas:

http://www.mundoporterra.com.br/diario/diario-de-bordo-no-5---peru-1/

Atualmente eles estão no Paquistão, segundo o contador do site com 74.690 kms em 440 dias de viagem...

[]s :concordo:

Jfranck
13/05/2008, 17:07
E ai Soldier?

O que tu achas? O Niva, se bem manutencionado e revisado, aguenta a empreitada? Estou tentando aprender a andar a 100 Km/h depois da segunda multa de mais de R$ 500. Acho que vou me acostumar com essa velocidade para o Niva.
Já li no forum opniões de que o Niva não aguenta.

Um abraço

Soldier
13/05/2008, 17:34
E ai Soldier?

O que tu achas? O Niva, se bem manutencionado e revisado, aguenta a empreitada?

:roll: Opiniões são opiniões, assim como a minha...

O Baré (Thyago Lutz) por exemplo fez uma expedição, se não me engano, do amazonas até o RJ, pelo que sei teve alguns problemas mas chegou bem... O Gil anda de um lado pro outro do Brasil há anos, fora outros casos que outros podem citar... com a manutenção adequada acho possível, mas difícil.

A menos que eu estivesse nadando em dinheiro (o que não é o caso :cry:), o meu Niva que considero em ótimo estado, eu não colocaria neste tipo de expedição, embora seja um sonho meu... mas quem sabe um dia em uma Land... com o Niva Blue aposentado na garagem, pelos bons serviços prestados ;-)

Estou tentando aprender a andar a 100 Km/h depois da segunda multa de mais de R$ 500. Acho que vou me acostumar com essa velocidade para o Niva.
Já li no forum opniões de que o Niva não aguenta.

Um abraço

Cara, pode parecer balela, mas eu nunca havia tomado uma multa por velocidade desde que tirei carta aos 18 anos... cheguei a 180 na Ayrton Senna com um Golf e fui tomar a primeira multa de velocidade em minha vida com o Niva em Ubatuba janeiro último... a foto veio super clara, nem tem como negar... 95km/h em um trecho com máxima de 80km/h... atribuo isso, justamente ao fato de achar que o Niva não anda... vc fica despreocupado com os radares e deixa chegar no limite do permitido... mifu... :putz:

Prieto 4x4
13/05/2008, 17:48
Patagonia????

De Niva????

Eu não iria......mas nem à "pau".:discordo::discordo::discordo::discordo:

Mas cada um sabe o carro e a coragem que tem...

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Se forem de Land, me chamem que eu vou.

:-D:-D:-D:-D

Soldier
13/05/2008, 17:54
Patagonia????

De Niva????

Eu não iria......mas nem à "pau".:discordo::discordo::discordo::discordo:

Mas cada um sabe o carro e a coragem que tem...

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Se forem de Land, me chamem que eu vou.

:-D:-D:-D:-D

Cesar, vc comprou uma Land :shock::?:

Rones Jr
13/05/2008, 18:08
bem....eu andei 1600 km´s em dois dias e meio....de Niva (ex Shrek) quando fui e voltei para o encontro em Itanhadu/MG. Problemas....só uma pane seca (culpa minha!!!!) a duas quadras de casa...rsss

fondevila
13/05/2008, 18:53
Márcio,

Um abraço,

Eu fui no ano passado pra Argentina (num fui até a patagônia mas rodei mais de 6 mil Km...), fui de São Paulo até Foz, entrei na Argentina até Resistência, desci até Cordoba e Buenos Aires e voltei pelo litoral (Uruguai, RS, SC e PR) e o bichinho aguentou o tranco...

Os problemas que eu tive foram:

- Cilindro inferior da embreagem vazou (já tinha levado um reserva e parei num mecânico para trocar...) Deixei uns 20 pesos na mão do mecanico...
- Palheta do limpador de parabrisas quebrou, com o vento contra e a tempestade que caia a palheta do motorista soltou (ficou só o braço...) na emergência eu troquei com a do passageiro e na parada seguinte comprei a peça de plástico que tinha quebrado... menos de 5 pesos...
- Pneu furado... Ná volta no meio do Uruguai furou o traseiro do lado do motorista... Na verdade rasgou bonito num pedaço de metal que eu atropelei... Rodei com o estepe (que é menor que o pneu que eu tenho 215/80/R16 :parede:) até achar um lugar que tinha um pneu do tamanho do meu usado a um preço não muito abusivo... Achei só no Brasil por 90 mangos (salgado!!!).

Onde talvez tenha problema é na Autonomia, no meio da Argentina tinha lugares onde eu percorri 200 Km entre um posto e outro...
Outro ponto que pode dar problema é com a policia local, comigo não aconteceu mas já vi muitos relatos de corrupção...

Eu acho que se a manutenção e o santo estiverem em dia aguenta sim...

Esse ano devo fazer outra loucuras dessa...

Girti
14/05/2008, 00:00
:roll: Opiniões são opiniões, assim como a minha...

O Baré (Thyago Lutz) por exemplo fez uma expedição, se não me engano, do amazonas até o RJ, pelo que sei teve alguns problemas mas chegou bem... O Gil anda de um lado pro outro do Brasil há anos, fora outros casos que outros podem citar... com a manutenção adequada acho possível, mas difícil.

A menos que eu estivesse nadando em dinheiro (o que não é o caso :cry:), o meu Niva que considero em ótimo estado, eu não colocaria neste tipo de expedição, embora seja um sonho meu... mas quem sabe um dia em uma Land... com o Niva Blue aposentado na garagem, pelos bons serviços prestados ;-)

Cara, pode parecer balela, mas eu nunca havia tomado uma multa por velocidade desde que tirei carta aos 18 anos... cheguei a 180 na Ayrton Senna com um Golf e fui tomar a primeira multa de velocidade em minha vida com o Niva em Ubatuba janeiro último... a foto veio super clara, nem tem como negar... 95km/h em um trecho com máxima de 80km/h... atribuo isso, justamente ao fato de achar que o Niva não anda... vc fica despreocupado com os radares e deixa chegar no limite do permitido... mifu... :putz:

Desde que o Niva esteja em bom estado, não creio que haja problema, há Nivas tanto na Argentina como no Chile, portanto haverá quem venda peças e quem conserte, caso seja necessário.
Já viajei muito com meus Nivas, mesmo em lugares remotos, e nunca tive problemas que me impedissem de seguir viagem.

Por falar em THYAGO LUTZ, ele vai estar aqui em São Paulo amanhã, e gostaria de encontrar alguns niveiros, à noite. Provavelmente, iremos nos encontrar na Av. Paulista, pois ele vai se hospedar lá perto.

Alguém se habilita?

Prieto 4x4
14/05/2008, 08:24
Cesar, vc comprou uma Land :shock::?:

Fala aí, Soldier.

É meu sonho de consumo, mas ainda não comprei. Quem sabe um dia......

Mas como vc falou no post acima, pensei que vc tivesse comprado, e estava pensando em ir na sua...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

abs

Cesar

Jfranck
14/05/2008, 08:53
Buenas,

No site www.ruta0.com (http://www.ruta0.com) dá para traçar a rota e ter estimativa de custos de pedágios e combustível, além de indicar as distâncias e tipo de pavimento de cada trecho e informações sobre hospedagem.

Um abraço

Otávio Luiz
14/05/2008, 09:02
Algum tempo atrás lembro de um site de um maluco que fez a Patagônia de Niva, ele e o filho numa Teneré. Tinha até umas fotos e relato.
Se der uma fuçada na net talvez ache alguma coisa, é coisa de 3 a 5 anos pra trás... acho que era naquele site gaucho de jipes e esportes de aventura (esqueci o nome), se é que ele existe ainda...
Eu acho que dá pra fazer, com muito preparo e logística, mas não tentaria sozinho.

Soldier
14/05/2008, 09:20
Desde que o Niva esteja em bom estado, não creio que haja problema, há Nivas tanto na Argentina como no Chile, portanto haverá quem venda peças e quem conserte, caso seja necessário.
Já viajei muito com meus Nivas, mesmo em lugares remotos, e nunca tive problemas que me impedissem de seguir viagem.

Por falar em THYAGO LUTZ, ele vai estar aqui em São Paulo amanhã, e gostaria de encontrar alguns niveiros, à noite. Provavelmente, iremos nos encontrar na Av. Paulista, pois ele vai se hospedar lá perto.

Alguém se habilita?

Gil, na Paulista eu tô dentro :!: Onde e que horas :?:

Fala aí, Soldier.

É meu sonho de consumo, mas ainda não comprei. Quem sabe um dia......

Mas como vc falou no post acima, pensei que vc tivesse comprado, e estava pensando em ir na sua...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

abs

Cesar

Hehehe... quem dera eu pudesse comprar uma Land :roll: sem me desfazer do Niva Blue, que esse agora é relíquia de família... rsrs:mrgreen:

[]s:concordo:

pedrodoniva
14/05/2008, 09:27
Niva na Patagônia? Pq não?????? Só não vou pq nao tenho tempo $$$$..kkkkkkkkkkk
O pessoal não gosta de viajar de niva apenas pela baixa velocidade de cruzeiro??? Vai na boa que ele chega em qualquer lugar. Poxa, gente, ele é Russo!!! Já viram a extensão territorial da Rússia????
A troco de quê a Lada projetaria um carro que não pudesse ir longe?!?!

Quem sabe mais pra frente se marcarem uma viagem em comboio de Nivas... Com várias peças de reposição na bagagem e uma baita paciência, não teria problema algum...

RHL
14/05/2008, 10:06
Pessoal, como ex proprietário de niva, afirmo: O NIVA AGUENTA O TRANCO SIM!!!
Só que veja bem, como todos já têm muitos anos de estrada, ele deve estar muito bem revisado. Lembrem-se se, se o destino for Ushuaia, é uma viagem de mais de 12 mil km, então, qualquer peças que se encontre “meia boca” deve ser trocada por uma nova antes da viagem, e isso inclui escapamento, rolamentos de roda, pastilhas e lonas de freio, bomba de gasolina, reparo do carburador, filtros, BATERIA, etc...
Comecei a preparação do Feroza a uns 5 meses, trocando tudo o que eu vejo que pode vir a dar problema. O motor entrou nessa troca, já que o meu estava abrindo o bico. Fiz um orçamento para retífica e ficaria em 5 mil latinhas! O que eu fiz? Coloquei um AP 1.8 Mi com toda a injeção e periféricos... acho que agora tenho motor por muito tempo J

A manutenção preventiva é uma regra pra esse tipo de viagem, uma vez que estaremos fora de nosso país e sujeitos a qualquer tipo de mecânico... O Niva é barato de revisar, suas peças são beeeem mais baratas que as do Feroza.

Estou com idéia de rodar no máximo 800 km por dia pra Ushuaia, e queremos ir no inverno pela aventura.
Estou providenciando um guinho elétrico pro Feroza, para eventuais resgates...
O caminho de ida é pela ruta 3 (litoral), e depois de Ushuaia iremos até El Calafate, visitar o glacial Perito Moreno. O Parque nacional Torres del Paine também faz parte da lista de visitas J

No blog tem mais detalhes sobre a viagem...
http://pantanalpatagonia.zip.net (http://pantanalpatagonia.zip.net/)

Meu Feroza
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35874&highlight=daihatsu+feroza (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35874&highlight=daihatsu+feroza)

Adaptação do Motor AP
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40003 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40003)

Otávio Luiz
14/05/2008, 10:28
INEMA!!!! http://inema.com.br/Expedicao4xEX/
Só não achei sobre a expedição de Niva, mas tem bastante coisa no site.

Jfranck
14/05/2008, 10:58
Márcio,

No meu Niva não sei o que ainda não troquei. Troquei amortecedores, toda a embreagem, incluindo os cilindros, buchas de suspenção, caixa de câmbio, rolamentos e caixa satélite da caixa de transferência, homocinéticas, coloquei uma junta elástica com homocinética, cruzetas, bateria, bobina, velas, lâmpadas... Agora comprei as rodas do pantanal, quebra mato, estribos e bagageiro. Não troquei algumas buchas e uma homocinética porque o mecânico disse ser desnecessário, mas acho que vou trocar assim mesmo. Agora o Niva está na pintura. Tenho também uma ignição eletrônica para instalar.
Estou em dúvida em relação ao motor. Não sei se transformo outro que tenho em 1.7 com comando esportivo ou coloco um 1.8 ou 2.0. tens idéia do custo de um 1.8 e 2.0?

Um abraço,

pedrodoniva
14/05/2008, 11:05
Márcio,

No meu Niva não sei o que ainda não troquei. Troquei amortecedores, toda a embreagem, incluindo os cilindros, buchas de suspenção, caixa de câmbio, rolamentos e caixa satélite da caixa de transferência, homocinéticas, coloquei uma junta elástica com homocinética, cruzetas, bateria, bobina, velas, lâmpadas... Agora comprei as rodas do pantanal, quebra mato, estribos e bagageiro. Não troquei algumas buchas e uma homocinética porque o mecânico disse ser desnecessário, mas acho que vou trocar assim mesmo. Agora o Niva está na pintura. Tenho também uma ignição eletrônica para instalar.
Estou em dúvida em relação ao motor. Não sei se transformo outro que tenho em 1.7 com comando esportivo ou coloco um 1.8 ou 2.0. tens idéia do custo de um 1.8 e 2.0?

Um abraço,

Em outras palavras, vc tah fazendo um Niva zero quilômetro? kkkkkkk
Muito bom, gostei de ver...coloca fotos do bichinho pintadinho depois!!!
Parabens!

RHL
14/05/2008, 11:38
Márcio,

Acho mais vantagem um motor AP 1.8 com o KIT BR2000 que já vem pronto pra instalar...
O motor AP é mais forte, mais econômico e tem manutenção muito mais barata que o original.
No meu jipe eu estou instalando o AP 1.8 Mi com toda a injeção eletrônica original da Parari, que veio junto com o motor. Você pode por carburado se quiser, mas recomendo que gaste um pouco mais e coloque injetado, é outra vida!
Eu paguei caro no motor/injeção... uma porque estava quase zero km, outra porque aqui em Campo Grande não temos muitas opções de compra...

Se estiver em São Paulo, a coisa fica muito simples..

Abraços

Jfranck
14/05/2008, 13:43
No Inema tem fotos e relatos de expedições à Ushuaia e Machu Picchu feitas por um coléga de trabalho, o Lazareno. Assim que ele se recuperar de uns problemas cardíacos e voltar ao trabalho vou pegar umas dicas.

Assim que o Charrua estiver mais apresentável posto umas fotos. Vou ver se posto umas fotos dele antes da pintura.

O motor vai ter que esperar...o ap 2.0 está muito caro...tem um no Mercado Livre tem um mpfi completo por 7650. Ainda não é para mim...

Abraços

Otávio Luiz
14/05/2008, 13:54
Posta as fotos no Cadastro de Nivas, ou abre um tópico no frota4x4...:concordo:

RHL
14/05/2008, 14:56
No Inema tem fotos e relatos de expedições à Ushuaia e Machu Picchu feitas por um coléga de trabalho, o Lazareno. Assim que ele se recuperar de uns problemas cardíacos e voltar ao trabalho vou pegar umas dicas.

Assim que o Charrua estiver mais apresentável posto umas fotos. Vou ver se posto umas fotos dele antes da pintura.

O motor vai ter que esperar...o ap 2.0 está muito caro...tem um no Mercado Livre tem um mpfi completo por 7650. Ainda não é para mim...

Abraços

Caríssimo, paguei R$ 5.500 reais no AP 1.8 Mi semi-novo com toda a injeção, bomba de combustível, alternador, motor de partida, embreagem, completinho...

baseggiov
14/05/2008, 16:14
Ô Marcio,
Vc comprou o 1.8 Mi 0 km aqui em Campo Grande aonde?

RHL
14/05/2008, 16:24
Não foi zero km não, foi de uma parati que deu perda total, a Parati é uma Crossover ano 2003/2004 com pouca quilometragem, o motor realmente está muito novo. Quem é o mecânico do seu jipe?

baseggiov
14/05/2008, 18:41
Meu mecânico é o JUAREZ, que trabalhava na oficina do LUIZ. Conhece?

RHL
15/05/2008, 00:39
Meu mecânico é o JUAREZ, que trabalhava na oficina do LUIZ. Conhece?

Opa... o Luiz quem cuidava do meu niva, nos idos de 2003.. por onde ele anda? o irmão dele ainda tem a loja?

baseggiov
15/05/2008, 10:53
Parece que o irmão ainda tem loja sim, mas não o conheço. O Luiz está fora do mercado, parece que montou uma loja de não sei o que (conveniência, talvez). O Juarez trabalhava com ele e mexe direitinho.
Ele fez uma MEGA-REVISÃO de entrega do meu Niva.

ramalho-vitoria
15/05/2008, 17:22
Pessoal, como ex proprietário de niva, afirmo: O NIVA AGUENTA O TRANCO SIM!!!
Só que veja bem, como todos já têm muitos anos de estrada, ele deve estar muito bem revisado. Lembrem-se se, se o destino for Ushuaia, é uma viagem de mais de 12 mil km, então, qualquer peças que se encontre “meia boca” deve ser trocada por uma nova antes da viagem, e isso inclui escapamento, rolamentos de roda, pastilhas e lonas de freio, bomba de gasolina, reparo do carburador, filtros, BATERIA, etc...
Comecei a preparação do Feroza a uns 5 meses, trocando tudo o que eu vejo que pode vir a dar problema. O motor entrou nessa troca, já que o meu estava abrindo o bico. Fiz um orçamento para retífica e ficaria em 5 mil latinhas! O que eu fiz? Coloquei um AP 1.8 Mi com toda a injeção e periféricos... acho que agora tenho motor por muito tempo J

A manutenção preventiva é uma regra pra esse tipo de viagem, uma vez que estaremos fora de nosso país e sujeitos a qualquer tipo de mecânico... O Niva é barato de revisar, suas peças são beeeem mais baratas que as do Feroza.

Estou com idéia de rodar no máximo 800 km por dia pra Ushuaia, e queremos ir no inverno pela aventura.
Estou providenciando um guinho elétrico pro Feroza, para eventuais resgates...
O caminho de ida é pela ruta 3 (litoral), e depois de Ushuaia iremos até El Calafate, visitar o glacial Perito Moreno. O Parque nacional Torres del Paine também faz parte da lista de visitas J

No blog tem mais detalhes sobre a viagem...
http://pantanalpatagonia.zip.net (http://pantanalpatagonia.zip.net/)

Meu Feroza
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35874&highlight=daihatsu+feroza (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35874&highlight=daihatsu+feroza)

Adaptação do Motor AP
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40003 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40003)

Prezado Marcio,

Você tem idéia de pra quando é a viagem.

No aguardo ...

RHL
16/05/2008, 15:56
Queremos ir em 2009, na metade do ano. Tem bastante tempo ainda pra fazer revisão nos jipes e guardar uma grana!

ramalho-vitoria
18/05/2008, 06:18
Prezado Marcio,

Meu carro não é um Niva não obstante ter um carinho especial por essa marca e só não tive um por falta de oportunidade.

Entretanto, tenho interesse em fazer parte de qualquer expedição a Patagônia, até como carro de apoio, desde que que não seja no inverno brabão pois já tive experiência até Esquel (Argentina) e o frio e a neve são é cortantes e tiram o prazer de qualquer coisa.

Fico dessa forma no aguardo e vamos nos falando ...

RHL
21/05/2008, 10:04
Ramalho, não tenho mais niva também... hoje tenho um Feroza :)
Ainda estamos estudando a data... é provável que no meio do ano de 2009
Meu blog de expediçoes

http://pantanalpatagonia.zip.net

RHL
26/09/2008, 10:17
e aí, será que rola a viagem pro começo de agosto de 2009?

já estou preparando o feroza a algum tempo...

edneyccruz
26/09/2008, 11:31
Olá, amigos.

Sou novo de Niva e de 4x4, mas estou planejando uma viagem fotográfica até a Patagônia, subindo pelo Chile, passando pelo Atacama, Salar de Uyuni e retornando pelo Pantanal, isso se eu não me empolgar e resolver dar uma passada em Machu-Pichu. HEhehe
Se alguém for afim, me avisem.
Pensei em ir até a Patagônia com vcs e depois sigo o caminho que planejo. Acho que a viagem toda deve demorar alguns meses ja que a idéia é fotografar tudo, escrever sobre os lugares e tentar publicar um livro depois, mesmo que eu mesmo imprima e distribua aos amigos... Hehehehe

Abraços a todos.

BACALHAU
03/11/2008, 17:03
http://br.youtube.com/watch?v=mob6XHFZ1oQ
http://br.youtube.com/watch?v=WbIN1m6HvaI
ALLguém vai?
Estamos (Pangaré e eu) nos preparando para 2010... :roll:

BACALHAU
03/11/2008, 17:04
??? Duplicada