PDA

Ver Versão Completa : Como rebocar ?



Epiro
27/02/2004, 00:41
Gostaria de saber como vocês levam as viaturas de vocês para as trilhas: rebocam, levam na carreta ou vão rodando ?

Faço a pergunta por que está me dando uma enorme vontade de trocar o meu carro de passeio por uma pick-up forte (Tipo Dodge Dakota, Frontier, L200 etc...) para não ter mais que depender de ninguém para levar a minha viatura para as trilhas (nas últimas tem ido na carreta), só que claro que a viatura rebocadora teria que ser movida a Diesel, para que o transporte não se transforme em dissabor financeiro.

Cheguei até a pensar em rebocar o Jipe no meu carro de passeio, mas depois achei isto meio arriscado e desisti da idéia.

E aí, qual a opinião e a experiência de vocês ? 8)

E aí qual é a opinião de vocês ?

Luiz Claudio
27/02/2004, 01:55
Everton,

Acho que vale a pena você dar uma olhada nesse link...

www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=639

Esse assunto foi pauta nesse tópico e talvez você encontre algumas informações interessantes.

[]'s

Epiro
27/02/2004, 14:07
Everton,

Acho que vale a pena você dar uma olhada nesse link...

www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=639

Esse assunto foi pauta nesse tópico e talvez você encontre algumas informações interessantes.

[]'s

Luiz Cláudio, agraceço a resposta e informo que já conhecia o tópico referido por ti, sendo que o que eu queria neste tópico é mais relatos sobre experiências pessoais de cada um, como por exemplo: me disseram que conduzir a viatura com o carro de passeio é perigoso, pois o mesmo não teria estrutura para aguentar o peso do Jipe, que haveria o risco de acidentes etc... Isto é verdadeiro ou não ? Qual a experiência de vocês ?

No tópico referido por ti há mais o relato dos aspectos legais, e pouco de experiências pessoais na condução.

Apenas isto que eu queria.

Abraços.

27/02/2004, 14:24
Alo,

Atualmente puxo meu Samurai com uma Ranger Cab. Dupla Diesel e não tenho nenhum problema. Puxava antes com uma Grand Vitara tambem sem problemas. Creio que a Grand Vitara era até mais indicada pois tinha maior peso no eixo traseiro, mas nunca tive problemas puxando com a Ranger, ate pq a velocidade máxima que ando nessa situação é 80km/l.

Agora, um colega do Jeep Clube puxa o seu Willys com uma Saveiro e disse que nunca teve problemas, claro, que com cautela e velocidade baixa, mas eu não arriscaria.

Se o carro de passeio for um de bom porte (Santana por exemplo) e com um peso razoavel, eu arriscaria puxar o CJ sim, sempre com muito cuidado.

Puxando com uma carreta seria melhor ainda, pois não gastaria pneu nem rolamentos da viatura.

[]s

Eduardo Velo
27/02/2004, 14:30
Uma regra básica sobre isso é o peso do Puxador ser igual ou maior ao Rebocado .
Tomar o max. cuidado nas curvas , principalmente em descida , pq o Rebocado vai pra cima do Puxador . Pra minimizar isso , caso o Rebocado seja + pesado , um piloto nele pode engatar a marcha compatível com a descida pra ajudar o Puxador .

[]s ...

Luiz Claudio
27/02/2004, 14:39
Everton,

Infelizmente vou ficar te devendo um relato de uma experiência pessoal. Eu nunca reboquei um jipe...O máximo foi rebocar uma moto XL no Transmoto (era um sistema em que a roda dianteira da moto ia presa no parachoque do carro, e roda traseira ia rodando no asfalto).
O pouco que eu sei a respeito desse tipo de reboque foi obtido através de informações aqui mesmo no fórum, mas parece que entre o pessoal que usa esse sistema uma opinião é unânime: O ideal é que o carro rebocador seja mais pesado do que o rebocado.
Está rolando um outro tópico com esse mesmo assunto e, mesmo acreditando que você também já tenha visto, segue o link.

www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2289

[]'s

Epiro
27/02/2004, 16:23
Everton,

Infelizmente vou ficar te devendo um relato de uma experiência pessoal. Eu nunca reboquei um jipe...O máximo foi rebocar uma moto XL no Transmoto (era um sistema em que a roda dianteira da moto ia presa no parachoque do carro, e roda traseira ia rodando no asfalto).
O pouco que eu sei a respeito desse tipo de reboque foi obtido através de informações aqui mesmo no fórum, mas parece que entre o pessoal que usa esse sistema uma opinião é unânime: O ideal é que o carro rebocador seja mais pesado do que o rebocado.
Está rolando um outro tópico com esse mesmo assunto e, mesmo acreditando que você também já tenha visto, segue o link.

www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2289

[]'s

Não tinha conhecimento deste tópico não. Valeu pela dica, pois o tópico está muito bom.

Abraços.

Wallace
27/02/2004, 17:10
A recomendação de o rebocador ter maior peso é no caso do rebocado não ter freio de inércia. O que é comum quando se usa o towbar.
Com o freio de inércia, o rebocador pode ser mais leve sem nenhum problema. O que é mais normal nos trailers.
Tem que lembrar também a capacidade de frenagem e de tração do rebocador. Normalmente no manual dos veículos tem tais informações: peso máximo do reboque sem freio e peso total do conjunto quando o reboque tem freio.
Repare que o segundo caso é normalmente da soma dos dois veículos.
No manual também costuma ter o peso máximo vertical que o engate pode receber. Isso vai normalmente obrigar a usar trailer dois eixos no caso de trailer para transporte de outro veiculo.

ojaneri
21/12/2004, 15:50
Eu reboco o meu Samuca com minha Ranger 4x4 2000 TB. Prendo o towbar no parachoque dianteiro do Samurai, coloco o Samuca em neutro, destravo o volante, ligo a parte eletrica e levo o Samuca pra onde for...

Ja levei até Jeri (400 km de ida e 400km de volta) sem maiores problemas.

Acho que a configuração ajuda, pois a Ranger é um veiculo pesado (quase 2ton) e o Samuca tem um pouco menos de 1ton.

Tinha um maluco aqui do Jipe clube que levava o Jeep dele (Willys) puxado por uma Saveiro, e dizia que ia bem, mas eu nao arriscaria chegar perto dessa configuração :-)

RCOSTA69
02/05/2014, 10:16
Gostaria de saber se posso rebocar um jeep por 900 km com uma carretinha igual essa aí da foto. Obrigado.

guilhermeabreu
02/05/2014, 12:25
Em primeiro lugar , vc pretende rebocar com qual carro .

Meu cunhado rebocou o jipe dele com um cambão por 1.200km com uma LAND DEFENDER 110 e não teve problema algum com fiscalização .

Acredito que tem um limite de peso a ser puxado por cada carro , ACHO que se for um carro 1.0 não será permitido por lei

Willian Del Piero Rocha
02/05/2014, 12:38
Guilherme ,na legislação não há nada sobre a potencia ou capacidade do rebocador ,mas tem quer ser com cambão ou towbar ,e colocar a parte elétrica do carro de trás para funcionar conforme o rebocador(setas ,luz de freio ,etc) ,mas eu falo por experiência ,só um maluco puxaria um jeep com um carro de passeio ,corola ,Vectra ,etc ,pois em uma freada o jeep vai sair empurrando tudo e é acidente na certa ,um jeep pesa em torno de 1500kg e um carro de passeio em torno de 1300kg ,pode até rebocar por 3000 km sem problemas ,mas pode dar merda na primeira esquina .Com uma Defender 110 é outra historia ,pesa mais de duas toneladas ,uma Hilux ,L200 ,Amarok ,etc ,vá lá ,mas carro pequeno não ,basta ver no manual que a capacidade de reboque deles é em torno de 400 kg reboque sem freio e 800 kg reboque com freio(apenas uma média). Existem tópicos sobre como rebocar um jeep com segurança. Abç.

guilhermeabreu
02/05/2014, 15:29
Guilherme ,na legislação não há nada sobre a potencia ou capacidade do rebocador ,mas tem quer ser com cambão ou towbar ,e colocar a parte elétrica do carro de trás para funcionar conforme o rebocador(setas ,luz de freio ,etc) ,mas eu falo por experiência ,só um maluco puxaria um jeep com um carro de passeio ,corola ,Vectra ,etc ,pois em uma freada o jeep vai sair empurrando tudo e é acidente na certa ,um jeep pesa em torno de 1500kg e um carro de passeio em torno de 1300kg ,pode até rebocar por 3000 km sem problemas ,mas pode dar merda na primeira esquina .Com uma Defender 110 é outra historia ,pesa mais de duas toneladas ,uma Hilux ,L200 ,Amarok ,etc ,vá lá ,mas carro pequeno não ,basta ver no manual que a capacidade de reboque deles é em torno de 400 kg reboque sem freio e 800 kg reboque com freio(apenas uma média). Existem tópicos sobre como rebocar um jeep com segurança. Abç.

WILLIAN

Beleza bem esclarecedor , falei errado , meu cunhado rebocou com TOWBAR e não com CAMBÃO como falei . E sei tb que puxar com carro pequeno é suicídio , perguntei pq ele referiu ao reboque da foto e tem um UNO puxando, daí me assustei da intenção dele sem saber com qual carro que ele pretende puxar .

Abraço

RCOSTA69
02/05/2014, 15:40
Obrigado Guilherme e Willian. Coloquei a foto com o carro pequeno com o propósito de tirar a minha dúvida, pois tenho um VW FOX 1.6, e queria saber se poderia puxar com ele. Diante das explicações de vcs, eu já desisti dessa ideia. Estou achando caro "pro meu bolso" pagar R$ 2.500,00 para trazer o jeep que estou querendo comprar. Obrigado novamente.

antonio umino
02/05/2014, 16:59
Leva de caminhão....
Tem muito caminhão que vai vasio buscar carga em goiás..melancia, farelo de trigo. etc.
com certeza aí em sua região vc deve conhecer algum que faz o percurso. vai carregado e volta vasio.
aí é só combinar com o motorista e logo está ai.

abçs

Willian Del Piero Rocha
02/05/2014, 18:34
RCOSTA69 ,dependendo de como o jeep estiver e a configuração de motor/cx ,já pensou em tirar um final de semana e busca-lo rodando ???? Um colega do jeep clube comprou um jeep em São bernardo ,saiu daqui do ES de ônibus e depois de fechar o negocio ,o ex dono perguntou como ia mandar o jeep para o ES ,ele respondeu ,andei no jeep senti confiança e vou rodando ,,,,,
Gastou umas 16 horas ,e dá praticamente a mesma distância 915km ,o jeep era motor de opala 4cil ,a cx não lembro ,pneu acho que 31".Segundo ele o jeep veio bem pra caramba ,80 km/h tranquilo, na turma nós falávamos que ele já tinha feito a maior aventura de jeep da vida dele. Pense bem ,que não rode um dia direto ,mas um sábado e um domingo de dar tranquilo .E deve gastar uns 500 reais de combustível .Abç.

xibiu!!!
02/05/2014, 18:41
RCOSTA69 ,dependendo de como o jeep estiver e a configuração de motor/cx ,já pensou em tirar um final de semana e busca-lo rodando ???? Um colega do jeep clube comprou um jeep em São bernardo ,saiu daqui do ES de ônibus e depois de fechar o negocio ,o ex dono perguntou como ia mandar o jeep para o ES ,ele respondeu ,andei no jeep senti confiança e vou rodando ,,,,,
Gastou umas 16 horas ,e dá praticamente a mesma distância 915km ,o jeep era motor de opala 4cil ,a cx não lembro ,pneu acho que 31".Segundo ele o jeep veio bem pra caramba ,80 km/h tranquilo, na turma nós falávamos que ele já tinha feito a maior aventura de jeep da vida dele. Pense bem ,que não rode um dia direto ,mas um sábado e um domingo de dar tranquilo .E deve gastar uns 500 reais de combustível .Abç.

Com certeza , eu faria como sugeriu o amigo Willian Rocha...

Rodrigo Baratti
02/05/2014, 20:21
Vem rodando na maciota e seja feliz!
Meu primeiro Jeep comprei dias depois de fazer 18 anos e rodei de cara 800 km, a maioria pela Fernão Dias ainda com pista simples.
Com 1 cilindro falhando pacas e freio dianteiro direito isolado!! Meio insano pensar nisso hj em dia, mas foi uma bela aventura!

[]'s e boa viagem!

guilhermeabreu
03/05/2014, 00:28
RCOSTA69

Taí um montão de boas opções mas a mais fácil é de pegar um caminhão vazio , ele vai te cobrar no máximo 500 pratas , o pessoal daqui de Campos-RJ que compra carros de leilão em SP trazem nas cegonhas vazias e pagam em torno de 250 pratas por carro , é lucro certo para os motoristas que são empregados e ganham este bico para eles .

Willian Del Piero Rocha
03/05/2014, 10:10
Guilherme ,essa é uma boa opção ,mas tem que lembrar que eles estão fazendo um bico, se a carreta tombar ,o carro for roubado ,ou pegar fogo (estou parecendo o amigo da onça né, rsrsrsrs) ,não tem seguro ,o prejuízo é certo .Na nossa turma quando o passeio é longe ,já fretamos cegonha para levar os jeeps ,mas pela empresa com seguro ,tudo certinho ,e a ultima vez em um trajeto de 160 km mais retorno(320 km) ficou em 230,00 reais por jeep ,carreta com 8 jeeps ,se fossem 7 ,seria rateado pelos 7 ,ficou em 1850,00 reais.Abç.

João Gabriel Merrichelli
28/12/2014, 00:19
A algum tempo ando procurando um jeep para comprar.
Tenho procurado jeeps meio baratos,inacabados,para terminar de reformar.
Acho alguns,mais estão muito longe,tem alguns que chegam a estar a 700 km de mim.
Como a distância é grande o frete sairia caro....
Gostaria de saber se é permitido puxar no cambão.
Andei dando uma olhada aqui no fórum,e cada um fala uma coisa.Uns dizem que pode,outros dizem que não...:confused:
Enfim pode ou não pode ? Eis a questão...


PS:Geralmente os jeeps estão com problema de documentação...

Desnickadu
28/12/2014, 11:08
pode rebocar no TOWBAR (formato de Y )[não no cambão - formato I ], pois no veículo rebocado não pode haver ninguem.
Se o carro vai rodando [seja com 1, 2, 3 ou 4 rodas no chão], os puliça podem pedir o documento e eventualmente fazer a apreensão caso algo esteja errado.
Tem que haver sinalização de setas, posição e freios no veiculo rebocado.

rfdex
28/12/2014, 18:48
É uma discussão antiga. É a mesma situação de um guincho asa delta (daqueles antigos que puxavam os veículos arrastados) puxando um carro pela via. Ainda farei uma consulta expressa ao DENATRAN sobre tal questão. Mas enquanto isso, defenda a tese que o veículo não está sendo "conduzido" (que é a expressão usada no CTB) pela via. Faça uma extensão elétrica para iluminação e ligue na tomada de engate do seu carro para ficar sinalizado na traseira do veículo que está sendo rebocado, como o desnickado falou. O importante é a segurança. Para isso o melhor é usar uma carreta de reboque, seja daquelas que você sobe o veículo inteiro ou então daquelas que prende as rodas dianteiras. Acho mais fácil e viável que cambão para longas distâncias. Abraço!

Supercharger
29/12/2014, 13:26
Já li alguma coisa a respeito, e a conclusão que cheguei é que se tem pneus no chão, é veículo trafegando pela via (ainda que não por meios próprios) e tem que ter documentos em dia. Se estiver sobre carreta ou caminhão, sem tocar na via, está sendo transportado como um produto qualquer, basta ter algo que comprove a origem, como uma NF de compra (caso de leilão), DUT de transferência, etc.

squinzani
29/01/2015, 02:23
se comprar um que esteja funcionando..

já vem rodando, será uma aventura :D (mas faça revisão antes)


lembre-se, rebocar o jeep.. pelo cambão ou não ..depende de qual carro irá puxa-lo, poder de força de motor.. frenagem

eu ja reboquei o meu pelo cambão na cidade apenas... mas na hora de parar nos cruzamentos ou lombadas, principalmente em baixadas... era um sufoco... tinha q começar a reduzir 1 quadra ou mais antes...

lembre disso.

HERICK
29/01/2015, 05:39
Um amigo que se mudou aqui da Capital do RJ para Brasília agora em Janeiro de 2015 transportou via Cegonha a sua VTR por R$800,00 um preço bem conta visto a distância entre as cidades.

João Gabriel Merrichelli
29/01/2015, 10:51
Um amigo que se mudou aqui da Capital do RJ para Brasília agora em Janeiro de 2015 transportou via Cegonha a sua VTR por R$800,00 um preço bem conta visto a distância entre as cidades.
É de fato um preço razoavel

phmatheus
29/01/2015, 22:59
A algum tempo ando procurando um jeep para comprar.
Tenho procurado jeeps meio baratos,inacabados,para terminar de reformar.
Acho alguns,mais estão muito longe,tem alguns que chegam a estar a 700 km de mim.
Como a distância é grande o frete sairia caro....
Gostaria de saber se é permitido puxar no cambão.
Andei dando uma olhada aqui no fórum,e cada um fala uma coisa.Uns dizem que pode,outros dizem que não...:confused:
Enfim pode ou não pode ? Eis a questão...


PS:Geralmente os jeeps estão com problema de documentação...


Sim, é permitido puxar ou rebocar os veiculos com Cambão, o artigo 236 do CTB é bem especifico em dizer que é proibido o reboque de veiculos utilizando cabos FLEXIVEIS (Cordas, Correntes, Cabo de aço, etc.) Inclusive tem algumas lojas grandes de autopeças como AUTOZONE que vendem um Cambão de tubo de aço com um sistema de amortecimento (mola) para impedir o impacto no veiculo da frente, esse Cambão é certificado pelo INMETRO para uma determinada carga (peso do veiculo que está sendo rebocado).

O Artigo 236 não cita nada a respeito de ir outra pessoa dirigindo o veiculo que está sendo rebocado, dessa maneira pode e deve ir um motorista no veiculo de traz.

Agora lembrando o veiculo que está sendo rebocado DEVE ter a documentação e os itens de segurança em dia e respeitar como qualquer veiculo as leis de transito.

Cordialmente
Pedro H. Matheus

Willian Del Piero Rocha
30/01/2015, 08:40
Essa questão realmente merece uma consulta ao denatran ,como disse o Raphael ,, o Pedro está certo ao falar do Art,236 ,sobre a proibição de rebocar com cabo flexível ,e no mesmo artigo não fala nada sobre cambão ou tow bar , se não fala nada ,então é porque pode. Mas a Resolução 197 no Art. 3º diz que " o fabricante do veiculo deve fazer constar no manual a capacidade de reboque do veiculo..." .Olhando por essa resolução ,meu carro por exemplo ,um Vw polo sedan, tem capacidade de reboque sem freio de 450 kg e com freio de 800 kg ,ou seja ,mesmo que eu fizesse um sistema para acionar os freios do Jeep ,eu não posso rebocar com o Polo ,pois ultrapassa a capacidade de reboque.
Por isso que eu acho realmente que devemos "bombardear" o Denatran com um questionamento à esse respeito.

rfdex
30/01/2015, 23:51
Eu já questionei quanto à verificar ou não a documentação do veículo que estiver sendo rebocado. Assim que responderem, aviso. Abraços

phmatheus
31/01/2015, 08:31
Willian, vc esta certo, e não e nem uma questão de lei, mas de física, o bom senso diz que o veículo que esta rebocando deve pesar 1x e meia o peso do veículo rebocado, por uma questão simples, o carro de trás vai empurrar o carro das frente em uma freiada mais brusca, fazendo um L e jogando o carro que esta puxando para fora da pista.

Fora isso existe a questão dos componentes do veículo que não foram projetados para reboque de outro veículo, dessa maneira a sobrecarga vai fazer o veículo quebrar mais fácil.

Existe um outro problema, o da tração, carros com tração dianteira como seu pólo vão perder aderência devido ao peso sobre o engate, fazendo ele patinar e não sair do lugar ( o carro empina a frente )

Esse e um dos motivos que trailers maiores são fixados na caçamba da caminhonete sobre o eixo e não no engate.


Fica a dica, puxar por alguns km e tranquilo, fazer uma viagem e bem diferente...

Grande abraço
Pedro H. Matheus

Walter da Camper
31/01/2015, 12:49
Essa questão da capacidade máxima de reboque já inviabiliza a empreitada. Se o guarda quiser pode enquadrar na infração de exceder a capacidade máxima de carga do veículo (carga rebocada). A multa deve até ser mais barata do que um frete de plataforma, mas há a possibilidade de apreensão ou impedimento de seguir viagem.

Leandro-SC
01/02/2015, 12:11
No towbar vai tranquilo o peso fica minimo pois vc está arrastando o outro veiculo e nao com o peso encima como no caso de uma carretinha.

A lei é simples tem roda no chao precisa ter documento e iluminação, se vc for levar em uma carretinha basta provar que nao é roubado, e a carretinha ter documentos e iluminação

Já puxei um willys com um vectra e foi tranquilo, deixei os pneus traseiro do vectra com 25 libras pra grudar bem no chao e os do jeep com 35 pra ficar bem leve, teve subidas que chegou a ir pra terceira e decidas ia na velocidades do caminhoes bem de boa.

Mesmo que alguem te pegue na questao do peso se vc tiver em dois motoristas habilitados, larga o towbar e sai com os dois carros rodando, vai levar uma multa que acredito ser de leve a media mas nao vai ficar com os veiculos presos se os dois estiverem 100%, preste atenção nos pneus pra fora do paralama, motor que nao seja original e nao constar no doc, essas coisa pode dar rolo e prender o veiculo.

antonio umino
30/10/2017, 11:54
Atualizando o informe sobre rebocar veículo com cambão..
Mudaram a lei ou tem alguma norma sobre o reboque por cambão...
Dizem estar proibido... Qual a opinião dos amigos??
Se alguém souber de alguma resolução sobre o assunto poderia esclarecer/
Pois tem muitos guincheiros que dizem estar probido...
Agradeço se alguem informar..

antonio umino

Pablo.pinto2007
12/05/2019, 14:23
Fala Galera das info!!!

Vou enfrentar essa empreitada agora em Julho... pretendo rodar 2.000 km ao todo puxando meu willys com a Cheroka.
Acredito que pela capacidade de carga ela atenda, já que o jeep é leve... só me resta testar se o jeep vai obedecer o giro (ângulo de caster).

Umino, acredito que não tenha mudado nada na lei, reboque só por cambão, nada flexível.


Vamos que vamos!!!

Pablo





Atualizando o informe sobre rebocar veículo com cambão..
Mudaram a lei ou tem alguma norma sobre o reboque por cambão...
Dizem estar proibido... Qual a opinião dos amigos??
Se alguém souber de alguma resolução sobre o assunto poderia esclarecer/
Pois tem muitos guincheiros que dizem estar probido...
Agradeço se alguem informar..

antonio umino

Rodrigo Baratti
12/05/2019, 18:04
Acho que estão trocando as bolas nessa discussão:

- cambão é uma barra de ferro que une dois veículos para reboque em pequenos percursos até o socorro mecânico, portanto exige que tenha um piloto no veículo rebocado e por isso é proibido para percursos maiores

- towbar é uma triângulo unindo 2 veículos e não exige piloto, portanto, o veículo rebocado se comporta como uma carretinha e é permitido para viagens longas, mas tem que ter iluminação acoplada ao veículo da frente

Acho que é isso.

[]’s

Rodrigo Baratti
12/05/2019, 18:07
Fala Galera das info!!!

Vou enfrentar essa empreitada agora em Julho... pretendo rodar 2.000 km ao todo puxando meu willys com a Cheroka.
Acredito que pela capacidade de carga ela atenda, já que o jeep é leve... só me resta testar se o jeep vai obedecer o giro (ângulo de caster).

Umino, acredito que não tenha mudado nada na lei, reboque só por cambão, nada flexível.


Vamos que vamos!!!

Pablo

Pablo,
Não leve bagagem no jeep, podem encrespar por isso.

Carregue tudo na cherokee, qto mais pesada ela ficar mais seguro será o reboque, óbvio que tem limites né.

[]’s e boa viagem

titanium
13/05/2019, 08:03
Rodrigo está correto.

Quanto mais pesado o rebocador frente ao rebocado, melhor.
Mas é necessário tomar muito cuidado por que o willys pesa de 1 a 1,5ton e o freio ficará totalmente por conta da Cheroka.

Então consideraria necessário fazer uma revisão completa de pastilhas, discos, lonas da Cherokee para prepará-la para um towing seguro.

Quanto ao ajuste de caster/alinhamento, é necessário verificar sim, senão fica puxando pra fora de uma curva.

Só não sei dizer quais os ângulos adequados...




Abraço

Paulo André BR
13/05/2019, 16:31
Olás,

Já usei muito o Towbar para puxar meu Jeep com uma Veraneio.
O Jeep acompanha certinho as curvas, desde que ele esteja com os ângulos de alinhamento corretos.
Se ao dirigir o Jeep, ele já tem boa dirigibilidade, ou seja, volta a direção após uma curva, não tem shimmy, folgas etc...; pode puxar que a direção dele acompanha o rebocador.
Se o Jeep tiver coluna de direção adaptada com trava, deixe a chave no contato para não travar a direção.
Luzes indicativas como já foi dito, e corrente entre o rebocador e o rebocado.
No Jeep ainda pode deixar a caixa de tração no NEUTRO, assim poupa umas engrenagens de girarem a toa... (há quem tire o cardã traseiro, eu nunca), na frente basta desligar a roda livre.

Importante, você não tem como dar ré! Portanto, pense bem no trajeto.
Conseguirá apenas em linha reta, e muita sutileza, porém jamais conseguirá manobrar, pois uma vez que der ré esterçando, o jeep irá esterçar também, porém ele não voltará mais para o centro, muito menos para o sentido oposto. Por isso, se precisar retroceder o caminho, tente ir o mais reto possível e movimentos bem sutis.

E mais importante, já foi dito, mas nunca é demais: Você terá no mínimo 1 tonelada te empurrando no caso de frenagem.
Quadruplique a atenção e tome sempre muita distância.
Nem precisa dizer que a bola e o reboque devem ser resistentes o suficiente, não?!

Boa sorte!

T+

Paulo André BR
13/05/2019, 18:22
Olás,

Já usei muito o Towbar para puxar meu Jeep com uma Veraneio.
O Jeep acompanha certinho as curvas, desde que ele esteja com os ângulos de alinhamento corretos.
Se ao dirigir o Jeep, ele já tem boa dirigibilidade, ou seja, volta a direção após uma curva, não tem shimmy, folgas etc...; pode puxar que a direção dele acompanha o rebocador.
Se o Jeep tiver coluna de direção adaptada com trava, deixe a chave no contato para não travar a direção.
Luzes indicativas como já foi dito, e corrente entre o rebocador e o rebocado.
No Jeep ainda pode deixar a caixa de tração no NEUTRO, assim poupa umas engrenagens de girarem a toa... (há quem tire o cardã traseiro, eu nunca), na frente basta desligar a roda livre.

Importante, você não tem como dar ré! Portanto, pense bem no trajeto.
Conseguirá apenas em linha reta, e muita sutileza, porém jamais conseguirá manobrar, pois uma vez que der ré esterçando, o jeep irá esterçar também, porém ele não voltará mais para o centro, muito menos para o sentido oposto. Por isso, se precisar retroceder o caminho, tente ir o mais reto possível e movimentos bem sutis.

E mais importante, já foi dito, mas nunca é demais: Você terá no mínimo 1 tonelada te empurrando no caso de frenagem.
Quadruplique a atenção e tome sempre muita distância.
Nem precisa dizer que a bola e o reboque devem ser resistentes o suficiente, não?!

Boa sorte!

T+

https://www.4x4brasil.com.br/forum/tecnicas-de-conducao-e-navegacao-off-road/531-conduzindo-com-towbar.html

CAPT GOTTLIEB
04/01/2020, 10:36
Além da legislação, a meu ver um tanto omissa e confusa neste tema, penso ser importante considerar o peso do carro trator e do carro rebocado. Eu já reboco carros com towbar a mais de 25 anos e nunca tive problemas com fiscalização ou acidentes. Os veículos que já reboquei foram Baja, o Buggy e a Gaiola que pesam entre 450 a 650 Kg. Como veículo trator foi usado a Hilux ou o JIPÃO Bandeirante que pesam por volta de 1.900 Kg. Isto significa que grosso modo rebocam algo que pesa um quarto do seu peso (1/4). Além de rebocarem sem esforço, nas descidas sofrem pouco empurrão dos veículos rebocados (leves).

Porém um dia coloquei o towbar no JIPÃO Bandeirante (meu towbar serve em todos os carros, exceto a Hilux) e engatei na Hilux para levá-lo à oficina... e aí deu medo! Os dois veículos pesam quase duas toneladas e o percurso foi de 4 Km, porém com uma descida um tanto inclinada medindo 500 metros. E aí, mesmo descendo em segunda marcha, sem quase pisar no freio e bem devagar foi horrível, pois dava para sentir aquelas duas toneladas empurrando o rabo da caminhonete. Brecar nem pensar, pois o risco de dar um L e capotar seria alto. Graças a DEUS cheguei no plano são e salvo, mas prometi a mim mesmo que nunca mais cometeria tamanha imprudência.

O ideal é o veículo trator rebocar um veículo bem mais leve, com 1/3 ou 1/4 do peso do carro trator. Se for metade (1/2) já vai ser problemático, não no plano, mas nas descidas.

A legislação já foi comentada, mas lembro que no caso de carretas e trailers é obrigatório o uso de freio inercial se o peso for acima de 750 Kg. Seria possível colocar um freio inercial num Jipe que seria rebocado? Teoricamente sim, mas na prática não, pois seria uma tarefa hercúlea e onerosa. Quem desejar transportar (com certa frequência) um Jipe ou veículo com 1,5 ou 2 toneladas pode usar uma carreta com freio inercial, pois nas descidas com o empurrão o freio é acionado e a carreta diminui a velocidade, evitando-se o temido L.

570396 570399 570407 570405 570406

VW BAJA (650 Kg) sendo rebocado pela Hilux ou pelo Bandeirante (1.900 Kg)

570397 570398
Hilux rebocando Buggy com towbar. Munheca com trave, corrente de segurança, chicote de luzes e documentos OK.

570400 570401
Hilux rebocando Buggy-Gaiola para Serra da Canastra (450 Km). Sem problemas.
VW BAJA e BUGGY têm peso inferior a 750 Kg, limite que dispensa o uso de freio inercial para carretas e trailers.

570402 570403 570404

3 fotos e 3 coisas que eu NÃO faria: 1- caminhonete rebocando Jeep. 2- Veículo tipo SW4 rebocando Jeep. 3- Jipão Toyota Band rebocando Jeep.

Os JIPES costumam pesar entre 1500 a 2000 Kg, muito acima de 750 Kg, limite que dispensa o uso de freio inercial para carretas e trailers. Mas nunca vi JIPE rebocado com freio inercial e a meu ver seria impraticável tentar fazê-lo.

Numa cidade próxima de Amparo tem uma pessoa que tem um belo Ford-Mercury 1947 (2 toneladas de peso) e quando vai para alguma exposição de carros antigos usa uma carreta com freio inercial. O veículo trator é uma potente caminhonete. Sem problemas.

Célebre frase do notável político alemão, Otto von Bismarck: “Os cidadãos não poderiam dormir tranquilos se soubessem como são feitas as salsichas e as leis.”
Fazer leis e regulamentos é tarefa difícil e muitas vezes quem legisla tem escasso conhecimento da matéria. Aí entram em cena os assessores, os conselheiros, os peritos, os experts, os palpiteiros e os lobistas para "ajudar". E muitas vezes a lei tem omissões e brechas. Mas o fato da lei não proibir determinado ato perigoso não me obriga ou me aconselha a praticá-lo. Muito pelo contrário, pois a prudência e o bom senso devem estar em primeiro lugar. Na minha opinião é uma temeridade um JIPE ou uma caminhonete rebocar outro JIPE, pois são veículos de peso assemelhado. Abro uma exceção se for por um curto trajeto, em terreno sem declives importantes. Por exemplo, levar o JIPE para uma oficina próxima.

xibiu!!!
01/02/2024, 18:44
Posso rebocar outro veiculo com cambao? | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/posso-rebocar-outro-veiculo-com-cambao/)

581292