PDA

Ver Versão Completa : Substituição da suspenção do samurai helicoidal



diogo ludovico
31/08/2006, 20:45
Beleza galera, procuro uma solução para o meu samuka 97/8 helicoidal, já que a suspenção (molas e amortecedores) tem que ser substituida. Na dianteira molas e amortecedores são originais, as molas já estão arriadas e os amortecedores estourados.... Na traseira as molas estão cansadas, mas os amortecedores (acho que do fusca) ainda estão bons.
Comprei o carro a menos de 2 meses, e não percebi estes problemas:oops:
Bem, achei as molas originais na suzucar, saem a R$ 180,00 o par dianteiro, mas os amortecedores......R$900,00 o par!!:shock:
Pesquisando aki no forum achei varias soluções para a suspenção, incluindo o uso do amortecedor da chevy 500, mas minha questão é: O que teria o melhor custo beneficio, colocar molas originais com o amortecedor da chevy ou partir para um conjunto de mola/amortecedor com maior curso, tipo um lift só que usando molas e amortecedores maiores eliminando os calços. Haveria tal combinação disponivel? :pensativo:
Será que alguem já realizou esta substituição? Alguma recomendação de mola ou amortecedor? uso o carro no dia a dia, e assim preciso de um carro com uma suspenção macia dentro do possivel de um samurai mas ao mesmo tempo resistente para aguentar passeios e espedições de final de semana.... Desde já agradeço a ajuda

Queiroz
04/09/2006, 18:51
Dá uma olhada nesse link.
http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/mecanica_3.htm
O colega melhorou a suspensão do helicoidal. Usei algumas idéias no meu....
Abraço

diogo ludovico
04/09/2006, 21:22
Voce sabe por quanto saiu essa suspenção? para colocar 4 molas de voyage, 2 amortecedores de chevy e dois de kombi clipper sai quase R$500, dai dependendo da diferença vale a pena....

Fabil
05/09/2006, 13:33
Diogo..

segundo infos do Jeanilson ( que fez essa adaptacao do link) a brincadeira ficou na casa dos 3.000,00..

eu estou projetando um kit p/ suspensao do samurai helicoidal, mas te adianto que a nivel de custo nao deve ficar muito diferente disso nao. porem o kit que estou projetando terá algumas melhorias em relacao a esse do link. acredito que dentro das proximas semanas já terei um kit "piloto" pronto p/ testes.
se vc aguentar esperar, talvez já pegue um kit definitivo

T+

diogo ludovico
05/09/2006, 20:21
Valeu, mas por enquanto vou deixa-lo com a suspenção mais proximo do original (menos $$$$), ainda tenho que trocar 2 peneus (600 latinhas), e aida tem um bocado de reparos a serem feitos, mas se que possivel coloque um link detalhado, que com certeza mais para frente assim que estiver com algumas $$$$ a mais providenciarei uma suspenção deste tipo, já que ainda quero colocar peneus 33", mas por enquanto vou ter que rodar de 205 mesmo:(

Fabil
06/09/2006, 09:06
colocar pneus 33' nos eixos originais??? ESQUECE!!! vai quebrar na primeira trilha...

o maximo que os eixos originais aguentam é 31"..

vc quer 2 pneus 205/70-15?? eu tenho aqui dois semi-novos, muito pouco rodados mesmo, te faco a 300,00 os dois.. sao bridgestone ( originais do samurai mesmo)

T+

diogo ludovico
06/09/2006, 22:00
Agora vou ter que ficar do jeito que tá.... Depois de trocar pela 2° vez o retentor interno do diferencial traseiro veio o veredito.....ponta de eixo empenada!:putz: Agora a grana que iria para os peneus vai para uma reforma geral na parte de baixo.....cardans, diferenciais, suspenção completa......
Agora entendo a famosa frase......Jeep não se compra.... se constroi....:twisted: ainda falta a T-case e a caixa de cambio para olhar, mas to com medo......:-(

Joao Baeta
06/09/2006, 22:34
:arrow:Ludovico,
Eu uso o traseiro do Azul- Traseiro do Chevy 500
Até hoje nem deu problema!!!!!
Absssssssssssssssssssssssss

ricardo sabóia
08/09/2006, 11:52
Baeta, o samurai do Diogo é helicoidal e o seu é feixe! Nesse caso os amortecedores são diferentes.Atrás dá p/adaptar agora na frente, vai ter que morrer com os originais! Acho que a única dor de cabeça dos samurais helicoidais, é o projeto da suspensão dianteira com o amortecedor dentro da mola, que além de dificultar qualquer adaptação, ainda tem o incoveniente de quebrar a parte superior da torre (quando tinha o meu,quebrou !).Esse problema a suzuki corrigiu no Jimny que amortecedor e mola são separados,tornando mais resistente e fácil de adaptar um nacional.

Ricardo.

Joao Baeta
10/09/2006, 22:49
Baeta, o samurai do Diogo é helicoidal e o seu é feixe! Nesse caso os amortecedores são diferentes.Atrás dá p/adaptar agora na frente, vai ter que morrer com os originais! Acho que a única dor de cabeça dos samurais helicoidais, é o projeto da suspensão dianteira com o amortecedor dentro da mola, que além de dificultar qualquer adaptação, ainda tem o incoveniente de quebrar a parte superior da torre (quando tinha o meu,quebrou !).Esse problema a suzuki corrigiu no Jimny que amortecedor e mola são separados,tornando mais resistente e fácil de adaptar um nacional.

Ricardo.
:arrow:Entendi...
Que trabalho para trocar os amortecedores do Samurai helicoidal!:mrgreen:
Absssssssssss

Fabil
11/09/2006, 10:43
Ricardo... o meu kit vai resolver esse problema... tirar o amortecedor dianteiro de dentro da mola.... hehhe

T+

ricardo sabóia
11/09/2006, 17:05
Blz Fabil....com essa idéia você vai resolver a vida de muita gente ! Realmente a suzuki poderia ter sido mais camarada e ter tido essa idéia antes de lançar o jimny.O samurai helicoidal, foi "bancada de teste" para o jimny e eles viram a besteira que tinham feito com esse projeto, então separaram o amortecedor da mola e corrigiram no jimny.Pena que existem tantos samurais helicoidais por aí e os donos rezando p/não ter que trocar os amortecedores e morrer numa grana, eu mesmo sofri no bolso (tive um helicoidal por 3 anos) e troquei o par dianteiro duas vezes.Vai fundo com esse projeto, já vi também no teu site as buchas dos braços de suspensão em poliuretano e pelas fotos ficou DEZ !!!

Abs, Ricardo.

Fabil
11/09/2006, 17:54
valeu Ricardo... as buchas ficaram bacanas mesmo... pena que PU é caro, mas duram um bocado...hehehhe no final das contas sai barato...heheh

T+

Fio
12/09/2006, 00:59
Eu já decidi o que fazer quando os meus amortecedores acabarem. Vou mandar recondicionar. É a solução mais barata.

Fabil, parabéns pela iniciativa, mas no meu caso eu fico um pouco reticente em ficar soldando peças no chassis e no eixo do meu carro. Será que seria resistente o suficiente e não acabaria virando pontos de possiveis ferrugens?

Fabil
12/09/2006, 09:22
ô Fio... me diz uma coisa.... vc acha que o seu eixo e chassis foram "fundidos" do jeitinho que vc esta olhando???

tudo ae foi soldado... suportes, longarinas, etc... tudo colado com solda..

desde que vc arrume um soldador COMPETENTE e um processo de solda adequado a resistencia nao sera afetada de forma nenhuma..

mas é aquela historia... soldador experiente cobra $$$$$ caro pela hora de servico..... solda MIG/TIG tb custa caro o servico.... mas é qualidade

se quizer pagar 30 "reau" p/ o serralheiro da esquina "colar" as pecas no seu chassis com eletrodo mais vagabundo que existe ai é outro papo....heheheheheh

T+

Fio
12/09/2006, 18:36
Bom,

no fim das contas era isso que eu queria dizer. Se não for bem feito, não terá a resistencia necessaria que um conjunto de suspensão deve ter, só isso... não precisa ficar nervoso.

E quanto a oxidação, não é nenhuma novidade que pontos de solda são caminhos abertos para a ferrugem, principalmente aqueles feitos após a fabricação do carro. Eles destemperam o aço que perde por sua vez a sua caracteristica anti-oxidante natural de fabrica.

[]´s pela paz

Fabil
12/09/2006, 18:47
ô fio... tô nervoso nao... é que vc é novato aqui no forum e nao me conhece a mais tempo, meu jeitao de falar é assim mesmo, meio curto e grosso... mas tenha certesa de que nao fiquei nervoso com isso nao... heheheheheh

o lance é o seguinte... mesmo em soldas de fabrica o aco sofre mudancas na tempera, e para nao oxidar nada que uma boa camada de fundo anti-corrosivo e tinta por cima......

vc tá muito grilado com isso... se fosse assim, qualquer carro apos uma mera funilaria nao prestaria mais.. enferrujaria tudo... heeheheh

no mais é isso.. se vc prefere a solucao de alto risco ( recondicionar amortecedores) vai nessa... mas quando vc estiver numa estrada de terra a uns 60km/h numa curva e se deparar com as comuns "costelas de vaca" e os amortecedores recondicionados nao cumprirem a sua funcao..... vai ver o mundo de cabeca p/ baixo...

amortecedor é coisa seria... recondicionar nada mais é que fazer um furo , drenar o oleo e colocar oleo mais grosso e só... e o resto do material?? será que nao apresenta fadigas ?

solda bem feita nao quebra..

T+

Felypenoob
12/09/2006, 19:03
Dá uma olhada nesse link.
http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/mecanica_3.htm
O colega melhorou a suspensão do helicoidal. Usei algumas idéias no meu....
Abraço

Hoje em dia eu to com esse samurai :mrgreen:

E essa suspensao me satisfaz demais!

diogo ludovico
14/09/2006, 15:39
É, meu "porkim" tá na oficina, troquei as molas pelas do voyage, os amortecedores traseiros pelos do fusca e na frente coloquei os amortecedores do corsa. Não sei ainda como ficou, mas assim que "testar" o bixim eu mando noticias.

Ivan Pezzoto
08/11/2010, 16:03
Pessoal,
A discussão é antiga, mas talvez possam me ajudar.
Acabei de pegar um Samurai 98, que está com as molas já beeeem cansadas. Como tenho muito o que fazer no carro, não dá para trocar a suspensão ainda.
Qual amortecedor dá para adaptar na traseira? O do Chevy 500?
Na dianteira só o original mesmo?

E as molas? Tem alguma adaptação?

Obrigado,

Ivan