PDA

Ver Versão Completa : espuma café_com_leite no tubo do óleo....

Zepi
31/08/2006, 20:42
Pessoal meu motor willys é aquele que tem um tubo comprido por onde se verifica o nível do óleo e abastece o mesmo,pois bem o problema é que quando tiro a tampa escorre dela uma quantidade de água condensada(acho),como se estivesse evaporando dentro do carter????Na vareta de medição tem uma espuma da cor que mencionei,indicando mistura de água no óleo.
O óleo é novo e troquei a pouco tempo...A junta é de cobre,e já queimei duas vezes a junta e sei bem como é aquele barulho...mas será que pode estar passando água sem ter queimado,ou por quais outros lugares poderia haver essa "infiltraçao"?Mês passado coloquei a junta de cárter também...Acho que não adianta só trocar o óleo,né?Outra coisa,eu ando com gnv,uso muito pouco a gasolina e o motor tem menos dde 20.000 quilômetros rodados.

Obrigado.

DJunior
31/08/2006, 20:51
Zepi, boa noite...

Mesmo a junta sendo nova, pode estar passando água por ela. Se na hora da substituição a área de assentamento da mesma não foi bem limpa, pode estar ocorrendo esta infiltração por algum canal de comunicação. Melhor dos casos.

Pior dos casos: Seu bloco pode estar trincado e/ou com porosidade??????

Abraços e boa sorte.

Dirceu

Zepi
31/08/2006, 21:10
pois é Dirceu...Já estou vendo problemas a frente...tomara que seja o primeiro caso....também é meu primeiro inverno usando gás gnv...agora bloco trincado pelo nosso senhor nem fale isso!!!!

Abraços.

José Augusto
31/08/2006, 21:14
Zepi, concordo com o Dirceu, que está entrando água no óleo não tem duvida e para ter certeza que não está passando pela junta só examinando mesmo, tb não discardo a possibilidade do bloco apresentar algum problema e neste caso dependendo do local não tem remédio...:sad:

Treme Terra
31/08/2006, 22:19
O erro primordial ao instalar uma nova junta de cabeçote no motor BF161 é não seguir o que determina o manual de manutenção Willys. Que orienta a fazer um novo aperto nos parafusos do cabeçote após o funcionamento do motor até atingir a temperatura normal, depois aplicar novamente o torque correto e seguir a sequencia de aperto dos parafusos.
Depois que apliquei isto nunca mais tive problemas com junta de cabeçote.

Zepi
31/08/2006, 22:29
Beleza "treme terra"!
Olha concordo com vc...não houve o reaperto...pior é que não se escuta nada de anormal....amanhã quero ver se resolvo isso....

Obrigado pela ajuda...

Elmer_Jeep
01/09/2006, 10:22
isso ae, em motores antigos é necessário o retorque do cabeçote.

outro ponto importante é que quando a junta queima não adianta aplainar somente o cabeçote, o bloco também sofre deformações na superficie...

[]'s

NMiller
05/01/2012, 00:36
Olá!!
Tenho um CJ5 73 de 6cc
Puxei o tópico antigo, pois também estou com o mesmo problema! Água no óleo!!:sad:
Está baixando muito o nível de água e o óleo está igual a doce de leite, com nível subindo......
O fato é que o cabeçote foi retificado e a junta de cabeçote trocada por uma reforçada feita sobre medida de 4,5mm. Isto tudo feito ha pouco tempo e rodei apenas 150Km...
Fiquei intrigado, acho que o problema é da junta e então perguntei ao mecanico quanto de aperto que foi aplicado? Resposta 5Kg de aperto!:parede:
Acho que o problema está aí, pois verifiquei e vi que deve ser dado aperto e reaperto a quente com peso de 9Kg (60 a 70lbs/pé)..
Apesar de tudo o motor apersentou ronco saudável, apenas trabalhando um pouco cansado posteriormente por causa do óleo que tem água...
Pergunta aos veteranos, será que posso somente reapertar o cabeçote (conforme manual) e está pronto? Troco o óleo, filtro e blz!? :smile:
Ou será preciso fazer tudo de novo? (retirar o cabeçote, verificar na retífica e colocar junta nova)??
Será coisa mais grave?:cry:
Obrigado.

Elmer_Jeep
05/01/2012, 16:09
Tem que verificar a uniformidade das faces do bloco e do cabeçote, corrigir na retífica se necessário, substituir a junta e aplicar o torque correto.
Outra coisa interessante seria mandar pra retífica e fazer o teste de trincas no cabeçote que pode detectar se existe alguma trinca por onde a agua esteja passando pra galeria de óleo.

[]'s

Rafaminc
11/01/2012, 11:05
Olá!!
Tenho um CJ5 73 de 6cc
Puxei o tópico antigo, pois também estou com o mesmo problema! Água no óleo!!:sad:
Está baixando muito o nível de água e o óleo está igual a doce de leite, com nível subindo......
O fato é que o cabeçote foi retificado e a junta de cabeçote trocada por uma reforçada feita sobre medida de 4,5mm. Isto tudo feito ha pouco tempo e rodei apenas 150Km...
Fiquei intrigado, acho que o problema é da junta e então perguntei ao mecanico quanto de aperto que foi aplicado? Resposta 5Kg de aperto!:parede:
Acho que o problema está aí, pois verifiquei e vi que deve ser dado aperto e reaperto a quente com peso de 9Kg (60 a 70lbs/pé)..
Apesar de tudo o motor apersentou ronco saudável, apenas trabalhando um pouco cansado posteriormente por causa do óleo que tem água...
Pergunta aos veteranos, será que posso somente reapertar o cabeçote (conforme manual) e está pronto? Troco o óleo, filtro e blz!? :smile:
Ou será preciso fazer tudo de novo? (retirar o cabeçote, verificar na retífica e colocar junta nova)??
Será coisa mais grave?:cry:
Obrigado.

Já que o problema já está ocorrendo, não custa tentar o reaperto. Se a junta não queimou e não esta escapando compressão, eu tentaria o reaperto antes de abrir tudo denovo.

Só não esqueça de abrir a tampa das válvulas, retirar os balancins e apertar também os parafusos do meio do cabeçote, pois a água deve estar escorrendo pelos canais das varetas, e estes ficam bem nesta linha de parafusos.

No meu BF já abri e fechei o cabeçote duas vezes sem trocar a junta, e não tive problemas, mas sem o reaperto com o motor quente, é uma questão de tempo até a junta ir pro pau.

NMiller
11/01/2012, 19:02
Olá Rafaminc,
Obrigado.
A junta está agentando e olha que fiz duas viagens de 140km cada, logicamente troquei o óleo para não travar o motor com o óleo misturado e lavei o filtro de óleo com gasolina para reaproveitar. Pois, tive de levar o Jeep do Rio para Volta Redonda,RJ
Mas agora o Jeep já está parado e fiz o reaperto com 70lbs/pé com o motor quente, incluindo os parafusos que ficam dentro da tampa dos balancins....O problema é que um destes parafusos, o No11 nao está dando aperto, parace que está abrindo e vou susbstituir, já consegui até comprar em um ferro velho..... Fiquei impressionado com o reaperto nos demais parafusos, foi pelo menos uma volta em cada parafuso ou mais :shock:
No sábado vou retirar o No11 e colocar este "novo", vou trocar o óleo, filtro e espero que corra tudo bem!
Quanto a junta, acho que só aguentou pois foi feita sobre medida (4,5mm) e reforçada, recoberta com "cobre" O cabeçote está baixo demais, pois já levou muitos passes na retífica e acho que se der pau terei que conseguir outro cabeçote :cry: .
Vamos torcer!
Abraços.

NMiller
24/01/2012, 10:31
Problema resolvido!!:euforico:
Troca do parafuso 11 do cabeçote, pois estava prestes a quebrar e já estava esticando sem dar o torque!
Após a troca, foi dar o reaperto e acelerar!
Muito obrigado.

NMiller
08/11/2012, 19:26
:( :cry:Queimou de novo!!!
Junta foi pro saco! Olha que consegui uma junta reforçada e fiz tudo certinho.
Fiz alguns passeios, uma trilha e tudo beleza, mas dois dias depois em uma subidinha começou a embolação e pronto!
Motor aberto e constada a queima! fiquei sem 2 e 3 cilindro, considerando a contagem dos cilindros sentido cabine do Jeep para frente. O problema é que o cabeçote já está muito baixo e acho que não dá mais pra ele. Em Janeiro quando fiz a troca coloquei uma reforçada recoberta com "cobre" feita sobre medida de 4,5mm de diâmetro..... mas queimou
Acho que vou precisar de um novo cabeçote, alguém sabe a medida/altura original do cabeçote do BF161?
Obrigado.

edgar
12/11/2012, 15:14
Nelson, repara no que o Elmer falou sobre verificar o bloco do motor.

Ai vai uma explicação como se faz (em ingreis), as tres latas do kit não chegam a 90 pilas...sei la quantos motores da para verificar em as 3 latas....mas deve durar bastante.

NMiller
19/11/2012, 19:10
Obrigado Edgar! Material interessante mostra até as pequenas trincas do bloco.:concordo:
Aparentemente o problema do meu Jeep é com o cabeçote mesmo.
Consegui um novo e foi para retífica, assim que tiver novidades posto aqui, pois muitas dicas já li no fórum com as experiencias, ajuda e relatos dos colegas. Desta forma, sinto a obrigação de relatar os erros e principalmente os acertos para ajudar os colegas.

NMiller
26/12/2012, 15:44
Olá Pessoal,
Jeep novamente na ativa :dance: e segue a contribuição
Trocada a junta de cabeçote e o cabeçote. Consegui um cabeçote do motor 3000, ficou blz!!
Comparei as alturas dos cabeçotes que estava usando e deste "novo do 3000" !! Pqp + ou - 3mm de diferença.:shock::shock: O cabeçote antigo tava baixo bagarai!
Os cabeçotes foram levados para retífica e as válvulas comparadas, obviamente fiquei com as melhores.....
segue as fotos, vi que este cabeçote do 3000 tem o nome Ford escrito nele (abaixo dos cabos ao lado do filtro de oleo)
Sequencia de fotos: Junta antiga, local onde estourou entre os cilindros e junta nova de 1,5mm altura original já instalada.
Lembro que está junta antiga foi feita com 4mm para compensar a diferença de altura. Abraços.8--)
386897386898386899386900