PDA

Ver Versão Completa : Qual a diferença de pneus?

Andre_Hernandes
31/08/2006, 18:45
Pergunta de leigo.

Mas por exemplo,existem todo o tipo de terreno....e estou reparando que alguns jeeps andam com pneu "liso" ....com menas ranhura em terreno liso oque teoricamente não é bom,em compensação se ve também outros com pneu com estriamento semelhante a de trator.

Existe alguma diferença?
Oque pode influenciar o tipo de pneu no terreno??
É ideal andar com pneu "liso" com uso mais de rua em terreno liso e molhado??

Abraços!

Dieselboy
31/08/2006, 20:08
... estou reparando que alguns jeeps andam com pneu "liso" ....com menas ranhura em terreno liso o que teoricamente não é bom...
André

A ampla gama de pneus existente no mercado visa atender à utilização que cada segmento destina a estes produtos, ou seja quem pretende utilizar um 4x4 em uma trilha com certeza irá escolher um pneu "cravudo" com gomos separados e banda reforçada ao passo que um proprietário de SUV que deseja somente trafegar em boas condições de pavimento irá escolher um pneus de melhor "grip" e com sulcos ou ranhuras que facilitem o escoamento de água.

E por aí vai, portanto cada produto é desenvolvido visando atender um determinado nicho de mercado.

Andre_Hernandes
01/09/2006, 11:34
André

A ampla gama de pneus existente no mercado visa atender à utilização que cada segmento destina a estes produtos, ou seja quem pretende utilizar um 4x4 em uma trilha com certeza irá escolher um pneu "cravudo" com gomos separados e banda reforçada ao passo que um proprietário de SUV que deseja somente trafegar em boas condições de pavimento irá escolher um pneus de melhor "grip" e com sulcos ou ranhuras que facilitem o escoamento de água.

E por aí vai, portanto cada produto é desenvolvido visando atender um determinado nicho de mercado.

Bah!até ai tudo bem..
Mas então porque se ve tantos Jeeps rodando aparentimente com Pneus não apropriado para determinado tipo de terreno.???
Por exemplo o kra vai e soca um pneu largão lah biiito de tudo e logo em seguida soca numa trilha travada lisa.

Daniel Engelbrecht
01/09/2006, 11:39
Pneus sem gomos saltados, ou seja, aparentemente lisos, são melhores para o uso no asfalto e em condições de chuva, porque oferecem maior superfície de contato. Um pneus com desenho agrícola não é apropriado para o uso on road por vários motivos, entre eles a pouca superfície de contato com o asfalto, o que é perigoso especialmente em piso molhado, e até pelo barulho.

Santoro
01/09/2006, 11:42
pq o cara e um animal so por isso hehehe

Dieselboy
01/09/2006, 13:21
Andre_Hernandes

Apenas respondi à sua pergunta conforme ela está na abertura deste tópico.

Qual a DIFERENÇA de pneus?

Andre_Hernandes
02/09/2006, 13:51
Andre_Hernandes

Apenas respondi à sua pergunta conforme ela está na abertura deste tópico.

Qual a DIFERENÇA de pneus?

:concordo::wink:
Relax...brigado!!..Não tava te tirando não viu,perdoa eu.....:dance:

AUHAuAHUahAUHAuhaUaAHahu.....

Agora essa da superficie é legals,quer dizer que para chuva os de desenho agricola não são bons,os "grandes" com maior superficie são melhores.....

Eu pensei que fosse o inverso!
AIAuaHAUhaUHAuhaUah

Hudson Buck
02/09/2006, 17:16
Boa tarde André.

Acho que você esta generalizando demais. O fato do pneu ser "grande", acho que você quer dizer largo, não é o principal fator que irá influenciar a performance do pneu, mas sim o tipo de desenho, como já foi dito lá em cima. Faça um teste você mesmo ou pelo menos imagine: tente correr de chuteria com cravos em um piso rígido e depois tente correr de calçado de sola lisa num gramado molhado ou em uma rua de terra molhada!!!! Entendeu ou vai precisar desenhar!!!rsrsrs!
Abraços.

Andre_Hernandes
03/09/2006, 00:49
Boa tarde André.

Acho que você esta generalizando demais. O fato do pneu ser "grande", acho que você quer dizer largo, não é o principal fator que irá influenciar a performance do pneu, mas sim o tipo de desenho, como já foi dito lá em cima. Faça um teste você mesmo ou pelo menos imagine: tente correr de chuteria com cravos em um piso rígido e depois tente correr de calçado de sola lisa num gramado molhado ou em uma rua de terra molhada!!!! Entendeu ou vai precisar desenhar!!!rsrsrs!
Abraços.

Bravinha você né!!..aUAhauHA..just relax!!

Não não precisa desenhar pois isso ja tenho um "OTIMA" experiencia com motos em relação a pneu com cravo no asfalto,muito obrigado!

Era só um curiosidade oras bolas!Não precisa chutar o pau da barraca.
Acho que precisam desenhar para você a pergunta porque entenderam e responderam muito bem.

Okz.
Me desculpa amiguinho se você se ofendeu com alguma coisa.:concordo:

leopoldo
03/09/2006, 07:47
....com menas ranhura

André, descurrrrpa mas "menas" é F@@@@@@@ddddd#### !

mas um detalhe que ainda não disseram, e só para esclarecer:

os desenhos da bandas, ficou obvio que está ligado ao desenho dos sulcos, e o desempenho está ligado ao projeto daqueles sulcos.

tem pneu até só para alfalto na chuvA (veja o antigo acqua), tem pneu só para lama(veja o tipo agrícola), tem pneu uso misto (mud grabber ou BF), tem pneu com redução de ruído ... acho que agora todos são ... veja como o desenho dos sulcos vai variando conforme vc vira o pneu. Até os mud de hoje são assim.

e fora isso, tem os com câmara (se é que ainda existem) os sem câmara, os diagonais (se é que ainda existem), os radiais ... os que montam por dentro e por fora da roda .... agora tem os que nem roda tem.

e no caso dos sulcos, o que é importante notar é o porque tem grandes sulcos nos modelos fora de estrada:

Esses pneus partem do pricípio da ação-reação .... quanto mais lama é jogada para trás, mais o pneu impulsiona o jeep para frente. Não é para usar ele em baixa velocidade na lama. É para acelerar e, ao flutuar sobre a lama e jogar lama para trás, o jeep desliza para frente.

A teoria é diferente no caso do pneu mais liso, que para tracionar, tem que estar com o máximo de gominhos em contato com o asfalto.

losninjas
03/09/2006, 11:36
Pneus sem gomos saltados, ou seja, aparentemente lisos, são melhores para o uso no asfalto e em condições de chuva, porque oferecem maior superfície de contato.

Errado.. na chuva, um pneus que nao seja aparentemente liso deixa a agua escoar mais facilmente e logo entra em contato com o solo.. ja um pneu liso, ele vai deslizando sobre a agua(conhecida aquaplanagem) pq a agua nao sai facilmente debaixo desses pneus, e dificulta o contato com o solo

losninjas
03/09/2006, 11:42
Errado.. na chuva, um pneus que nao seja aparentemente liso deixa a agua escoar mais facilmente e logo entra em contato com o solo.. ja um pneu liso, ele vai deslizando sobre a agua(conhecida aquaplanagem) pq a agua nao sai facilmente debaixo desses pneus, e dificulta o contato com o solo

um exemplo disso aconteceu comigo: uso pneus michelin ATX( normal de asfalto) no meu samurai e tenho um jogo de cross pra trilhas.. quando passo por agua no asfalto com os cross ele quase nao joga agua pro lado(ele perfura a agua e toca logo a solo) , ou seja ele "afunda" logo, quanto que os michelins ele passam deslizando e , semelhante a um barco, joga a agua pros lado..

acho que nao consegui explicar meu pensamento mais eh mais ou menos isso ai!!

hahahhah

Edintruder
03/09/2006, 12:00
Aproveitando o tópico,
Tudo depende do tipo de desenho. Tem pneus que tem um melhor escoamento lateral que outros. O com escoamento lateral atira menos água para os lados pois cria um fluxo com baixa pressão, o que mantém o contato com o chão, um pneu que não tem escoamento lateral tão efetivo faz o pneu subir na água devido o aumento da pressão entre a água e o solo, causando o efeito de aquaplanagem. Inclusive nesse tipo de situação, pneus MUD se saem melhor na água do que a maioria dos aquatread por aí. O único problema dos MUD é que todos eles são construidos com uma borracha mais dura e dessa forma acabam aderindo menos no piso molhado. Tem muitos variantes sobre pneus.
Dependendo do uso, "menas", os AT se saem melhor devido ao aproveitamento maior do pneu entre todos os terrenos. Mas se você planeja fazer trilhas, escolhe de Mud aos Frontiera (trator).
Eu uso MUD no dia a dia sem problemas, mas no meu caso é o limite, pois se colocar um pneu mais agressivo vais passar a prejudicar o meu uso pois rodo em asfalto e eventuais viagens a 120km/h. Se passar de 100km/h com um frontiera só vai dar pedaços de borracha voando.
"Menas", o melhor é dares uma pesquisada nos sites dos fabricantes que entenderás melhor sobre a performance de cada desenho e pneu.

Andre_Hernandes
04/09/2006, 00:17
Ai ai ai...:putz:"menas" foi horrivel mesmo..Sorry!:roll:

Pow vlws Galera!
Agora estou começando a entender o funcionamento pratico...
Show de bola as explicações........

Abração!!