Ver Versão Completa : Fita de amianto para o escapamento....
Pessoal...vi no site da garra4x4 o anúncio de uma fita de amianto para colocar no escapamento,ela custa 14 reais o metro,tem 3,5mm de espessura e duas polegadas de largura(acho que é isso).
Alguém já usou?Realmente diminui o calor dentro do cofre do motor?
Grato.
Oi Zepi, já fui atrás de imformações sobre amianto no escapamento, descobri q funciona bem, diminui o calor um bom tanto, colocado desde o motor até depois do cambio, mas, veja bem é um produto anti-ecologico, falta grave para nos q temos muita ligação com a natureza, é caro, e o pior vai apodrecendo e caindo aos pedaços em pouco tempo;
Por isso não recomendo o uso desse material, pensa em Manta Termica, funciona melhor, mas, o problema é achar a certa, da uma visitada na parte dos NIVAs, já esta tendo uma boa discussão sobre isso.
Espero ter ajudado!:concordo:
Elmer_Jeep
31/08/2006, 12:37
Já rolou um tópico sobre isso, pesquisa por TERMOTAPE.
Essa fita é vendida em lojas de preparação para motores de arrancada.
[]'s
No Mercado livre tem termotape para vender.
beleza pessoal!Valeu pelaz dicas!Também pelo fato de agrdirem o meio ambiente....não sabia que tinha essa reação....
Obrigado
flaviovs
10/09/2006, 21:28
Amianto causa câncer.
Não é o meio-ambiente que você estará salvando (diretamente). É a sua vida, e a de pessoas que transitam perto do seu jipe.
Sugestão de leitura: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amianto#Patologias_causadas_por_asbesto
leopoldo
10/09/2006, 22:26
A fita de amianto desmancha com as intempéries e jato de água depois de aquecida.
É por isso que a minha foi envelopada com alumínio !
hum...legal essa idéia Leopoldo....
A fita de amianto desmancha com as intempéries e jato de água depois de aquecida.
é verdade....
Envelopou com termotape?
leopoldo
11/09/2006, 19:19
Envelopou com termotape?
:parede: :parede: :parede:
alumínio caramba !
Agora phudeu tudo!
Termotape não é uma manta de alumínio igual a essa que enrolou em seu tubo?
Pelo menos o que me foi explicado é que seria uma manta de aluminio.
Desculpe pela orelhice do amigo leigo e burro!
leopoldo
11/09/2006, 23:04
Termotape não é uma manta de alumínio igual a essa que enrolou em seu tubo?
:discordo:
Existem alguns tipos de fita, uns com alumínio e outras sem.
No meu caso, usei amianto e em cima aluminio desses rolos de supermercado, dobrado na forma de fita e enrolado de tal forma a fazer a proteção.
A prateada aqui na foto é com aluminio. Na verdade deve ser uma manta de material sintético na cor prateada.
A marrom, é em fibra de vidro e já usei no meu coletor de escape.
flaviovs
12/09/2006, 01:08
Agora, Leopoldo, diz aí... Mudou mesmo algo no motor? Consumo? Desempenho?
Ou foi só mesmo no pé, que agora esquenta menos? ;-)
Só uma correção, o amianto causa Cancer e outros males quando inalado, e seu uso é cada dia mais restrito pois os trabalhadores sofrem muito com isso, pois em geral o amianto é moido no processo de fabricação das peças, isso gera pó que então é ianalado.
No caso da peça pronta não penso que o usuário do jeep corra qualquer risco.
Porem, isso não o faz ecologicamente correto, basta de amianto!!!!!!
leopoldo
12/09/2006, 18:00
....Mudou mesmo algo no motor? Consumo? Desempenho?
Ou foi só mesmo no pé, que agora esquenta menos?
:stop:
nunca houve e nem não haveria a possibilidade de mudar algo relacionado ao desempenho.
O problema é que eu já tinha experiência no caso do meu jeep com o motor 302 e chassis curto. O assoalho era uma fornalha depois de um certo tempo rodando. A gasolina chegava a ferver dentro do tanque pois o havia um silencioso em baixo de cada lado da carroceria.
Minha meta era baixar bastante o calor transmitido para o chassis e carroceria. Então, como solução barata, optei pelos materiais que usei.
Com certeza funciona !
:dance:
flaviovs
13/09/2006, 10:57
Só uma correção, o amianto causa Cancer e outros males quando inalado, e seu uso é cada dia mais restrito pois os trabalhadores sofrem muito com isso, pois em geral o amianto é moido no processo de fabricação das peças, isso gera pó que então é ianalado.
No caso da peça pronta não penso que o usuário do jeep corra qualquer risco.(...)
:stop:
Chiari, cê viu a mensagem do Leopoldo:
A fita de amianto desmancha com as intempéries(...)
Por ser composto de partículas muito finas, ao desmanchar parte vai para o ar (e você não vê). Se tiver alguém respirando por perto, essas partículas vão para o pulmão do infeliz, e nunca mais saem de lá.
Imagina você deitado debaixo do carro, e de repente uma ferramenta bate na proteção de amianto que se desmancha na sua cara...
Pode até haver uma forma mais ou menos segura de lidar com o produto, mas que ele é cancerígeno não há a menor dúvida. Por que, então, arriscar?
------------------
Leopoldo, perguntei sobre desempenho e performance porque este é o principal argumento para uso da TERMOTAPE, sendo o produto, inclusive, usado em carros de arrancada.
Sei que não é porque todas usam que é bom...
O argumento técnico (retirado de anúncio no ML): "(...)no escape ela ajuda a reter o calor dos gases dentro do cano de descarga, mantendo a densidade baixa, o que facilita a expulsão dos gases, trazendo benefício no desempenho do carro(...)".
Pra atestar, teria que pesquisar e recaptular velhas aulas de Física, coisa que não estou com o mínimo ânimo de fazer... :dance:
leopoldo
13/09/2006, 12:23
perguntei sobre desempenho e performance porque este é o principal argumento para uso da TERMOTAPE ....
:stop: propaganda é propaganda caro colega.
:discordo: é mentira mas também :discordo: é verdade.
A menos que seu veículo seja turbo comprimido e o cano de descarga até o turbo tenha mais de 1 m, vc provávelmente nunca sentirá qquer perda na performance.
Num carro aspirado, o único benefício além de não queimar a mão tão fácilmente é diminuir a temperatura nos arredores do cano equipado.
Qualquer outro ganho, só com sensores da Enterprise ! :shock:
Pessoal,
Li num site que o pessoal fez um teste mais preciso com a Termotape, e não é de fabricante ou propaganda. Um teste simples porém objetivo.
Realmente diminuiu bastante o calor aos redores do material envolvido com a fita.
http://www.turbocar.com.br/dicas_prep.htm#TERMO
Eles até mencionam que como a temperatura dentro do cofre do motor fica mais baixa, o ar fica mais denso o que "aumenta" a potência. Faz sentido, mas quanto isso se reflete em números? Acredito que muito pouco.
[s] do google,
vavarusso
19/10/2014, 13:54
Pessoal alguma novidade no controle de aquecimento do assoalho do jeep? O meu aquece muito pois a descarga passa embaixo do banco do motorista e a menos de 10 cm. Esquenta até o estribo. Fazer uma calha de alumínio e fixar entre a descarga e o assoalho com separador de material isolante resolve? Ou melhor essa termotape?
Pessoal alguma novidade no controle de aquecimento do assoalho do jeep? O meu aquece muito pois a descarga passa embaixo do banco do motorista e a menos de 10 cm. Esquenta até o estribo. Fazer uma calha de alumínio e fixar entre a descarga e o assoalho com separador de material isolante resolve? Ou melhor essa termotape?
480833
Caro colega Vavarusso, seria mais ou menos assim como a foto? Venho há tempos pensando no caso, mas quem pensa não casa né!
Provavelmente ficaria bom, ainda vou atrás dessas partes em desmanches/ferrovelho para testar.
Termo tape nunca usei. A minha viatura tbém esquenta por demais.
Abs
vavarusso
20/10/2014, 08:51
480833
Caro colega Vavarusso, seria mais ou menos assim como a foto? Venho há tempos pensando no caso, mas quem pensa não casa né!
Provavelmente ficaria bom, ainda vou atrás dessas partes em desmanches/ferrovelho para testar.
Termo tape nunca usei. A minha viatura tbém esquenta por demais.
Abs
Isso mesmo meu caro Luiz, foi isso mesmo que pensei e deve ser mais facil e funcional, vou dá uma passadinha nas concessecionária de jeep(FV) para adquiri uns 3.
Valeu!!!
Christen Eagle
28/10/2014, 08:21
Eu coloquei a fita termica no escapamento e melhorou um pouco o calor do assoalho, mas ainda esquenta um bocado, pretendo instalar a manta aluminizada para reduzir ainda mais. Acredito que a combinação delas deve trazer um resultado melhor. :concordo:
Quanto as marcar de oleo na foto, trata-se de um metodo de renovação continua da lubrificação do meu cambio... kkk
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/christen-eagle-albums-jeep-cj5-1965-picture481908-fita-termica.JPG